Recôncavo, Segunda , 20 de Novembro de 2017
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Café com Canela é cinema de andar na rua de sandália!

Publicada em 12/11/2017 ás 18:58:25

  Café com Canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa é cinema de andar na rua de sandália, de visitar o amigo e tomar um café para jogar conversa fora. Mas, não é um café qualquer. Tem doce no amargo da vida.

 

No filme, temos muitos personagens e certa demora para entendermos de fato do que se trata a trama. Há uma preparação extensa, uma necessária imersão no dia-a-dia da comunidade de Cachoeira e São Félix, duas cidades do Recôncavo Baiano. Para quem não sabe, Cachoeira e São Félix são separadas pelo rio Paraguaçu. Uma ponte secular as liga.

Escutaremos anúncios fúnebres em carros de som, teremos churrascos, cerveja, “contação de causos”, “tiração de onda” e pirraça entre amigos que se gostam. A representação da baianidade típica aflora, sem nenhuma vergonha. Muito pelo contrário. “Borá acordar, cambada de Erê!!”, grita a personagem! “Enchendo o rabo de maniçoba?”, fala outro. Onde mais escutar isso? Os diálogos, os toques e músicas reafirmam o Recôncavo.

Mas, voltando à história, Violeta anda de bicicleta por Cachoeira. Ela labuta com um riso no rosto. Sempre de alto astral, mas com perrengues diversos superados em sua história e que a deixaram ainda mais forte. Há boa dose de experiência e sabedoria na juventude de Violeta. Dia desses, ela vai até São Félix e se depara com a sua antiga professora, Margarida, que vive, há anos, o sofrimento insuperável da perda do filho. A vida de Margarida desmoronou e os fantasmas habitam sua casa.

Em princípio, Margarida não quer o carinho de Violeta, mas a jovem insiste! Ela não esquece do passado, quando precisou da ajuda e Margarida não titubeou e a acolheu. Violeta não desiste do outro. Os encontros e cafés com canela carregam a possibilidade de cura.

Em Café com Canela a fala possui papel de extrema importância. Fala-se muito de si e do outro, xinga-se com naturalidade! Café com Canela é filme popular, sem frescura nenhuma. O rosto da população está no centro do enquadramento.

Há, no filme, uma liberdade invejável de quem está disposto ao erro. Existe no filme uma coragem na experimentação e busca de uma articulação própria.

Gostaria de destacar, ainda, a participação do ator Babu Santana. Vale dizer que Babu é um excelente ator e que já fez muitos filmes. Pode-se dizer que ele foi massacrado no cinema, com poucas chances de interpretar personagens diferentes. Via de regra, ele era escolhido para fazer o bandidão, o traficante... Em Café com Canela ele é Ivan, médico e gay!

Tenho por mim que a sessão de Café com Canela, no Espaço de Cinema Itaú Glauber Rocha, será uma das mais emocionantes do Panorama!

Por Cláudio Marques - cineasta e coordenador do Panorama Coisa de Cinema

SERVIÇO

Competitiva Nacional VI - 12 de novembro, às 19h55, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha - Ingressos: R$ 10 | R$ 5

Filmes:

Nada, de Gabriel Martins (MG)

Travessia, de Safira Moreira (RJ)

Café com Canela, de Glenda Nicácio e Ary Rosa (BA)

- Em Cachoeira, o filme será exibido no dia 14/11, às 19h, no Cine Theatro Cachoeirano. Dia 13/11, às 17h, haverá uma sessão gratuita na Sala Walter da Silveira.

 

Fonte : Correio

 

Por Redação Mídia Reconcavo
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017
20/11/2017

Entrevistas
Governador Mangabeira: Programa ‘Prefeitura em Movimento’ ganha destaque e coloca município como referência de gestão pública
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Marcia escreveu para Midiareconcavo
"Parabens ao melhor de todos os sites da regiao. Eu ja estava com saudades da informação de todos os lugares em primeira mao."
simone escreveu para planejar concursos
"Bom dia, gostaria de uma justificativa da empresa pois, estou tentando a horas realizar minha inscrição no concurso e até o momento não obtive êxito, o que está ocorrendo com o site. Agradeço desde de já."
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.