Geral

Incêndio atinge cerca de 50 hectares na Serra da Bandeira, em Barreiras

 O comando do 14º Batalhão da Polícia Militar divulgou neste sábado (21/10), os resultados da operação “Nazaré em Paz”, realizada na região. Por volta das 22h30 de sexta, foram presas três pessoas suspeitas de receptação de veículo roubado e furto de gado em propriedades rurais de Aratuípe. Eles foram identificados como: João Paulo de Jesus Santos, de 32 anos; Raimundo Bonfim Souza Costa Filho, 31, e Marcio Lima da Silva, 18.

Na ação policial, as guarnições de serviço de Aratuípe e Nazaré realizavam patrulhamento quando nas proximidades do Trevo de Aratuípe, os policiais se depararam com um veículo, modelo Ônix, cor branca, com vidros escuros, em atitude suspeita.

Ao realizar consulta da placa através do Sistema do DETRAN, foi constatado que era fria. “Ao realizar nova consulta pela numeração do chassi, constatou-se que o veículo era roubado e a placa original OZI-3790, tinha licença de Simões Filho”, disse o coronel Oliveira.

O trio foi apresentado na Delegacia de Santo Antônio de Jesus e segue à disposição da justiça.

Um incêndio florestal está devastando a fauna e a flora na Serra da Bandeira, nos arredores de Barreiras (a 858 km de Salvador), desde esta sexta-feira, 20. A estimativa é que uma área de cerca de 50 hectares já foi atingida.

A queimada teve início na parte baixa da serra, ao lado da BR-242, em uma área de reserva pertencente ao 4º Batalhão de Engenharia e Construção. Por causa da fumaça e a proximidade das chamas, o trânsito foi interrompido na rodovia por mais de duas horas na tarde desta sexta.

Apesar do esforço da equipe do Corpo de Bombeiros da cidade, com auxílio de prepostos do Exército e reforço de duas equipes do PrevFogo/Ibama, o fogo se alastrou rapidamente e já chegou na parte alta da serra, onde fica o aeroporto.

Dois aviões tipo Air Tractor já estão atuando no combate, jogando água nos focos localizados em lugares de difícil acesso. Foram encaminhados para Barreiras, por meio do Programa Bahia Sem Fogo do governo do estado.

Neste sábado, 21, um dos focos chegou perto de residências nos arredores dos bairros Vila Rica e São Sebastião. “Conforme o vento vira de lado, muita fumaça vem por cima das casas. Esta noite foi difícil a gente dormir, principalmente para quem já tem problemas respiratórios”, afirmou a comerciária Janete Dantas.

Conforme dados do Programa do Monitoramento de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), só no município de Barreiras 79 focos já foram registrados. Na Bahia, 2.803 focos foram identificados pelo programa este mês.

Desde o início do ano, o programa localizou 6.885 focos na Bahia, um crescimento de 19% se comparado com o mesmo período de 2016.

Fonte: A Tarde

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo