Recôncavo, Domingo , 30 de Abril de 2017
Enquete
Entre Aspas
Não tenho dúvidas de que vamos vencer as eleições em 2014
  Disse Rui Costa, durante solenidade para indicação do seu nome como candidato do PT à sucessão estadual.  

Entrevista com o Ex-Prefeito de Governador Mangabeira, Antonio Pimentel

Publicada em 30/10/2015 ás 00:05:11
Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

Ele foi o primeiro prefeito reeleito da história de Governador Mangabeira, administrando o Município entre os anos  2001 a 2008, sendo que também foi membro da UPB – União dos Municípios da Bahia, Diretor-Tesoureiro, Salvador, 2005-2006, gestão do Presidente José Ronaldo de Carvalho. Antonio Pimentel Pereira, 52 anos, é filho do primero prefeito de Governador Mangabeira, Agnaldo Viana e da Professora Isabel Prereira. Pai de um casal de filhos, Pimentel garante que é pré-candidato ao cargo de prefeito do Município.

Atualmente filiado ao PSB, o ex prefeito de Governador Mangabeira concedeu uma entrevista exclusiva ao Mídia Recôncavo, a primeira entrevista para um veiculo de comunicação após tomar a decisão da pré-candidatura.

Pimentel fez um balanço dos seus oito anos como gestor da cidade e se diz orgulhoso por ter contribuído com o seu desenvolvimento. O ex-prefeito que é Desenhista Arquitetônico, Engenheiro e Consultor Governamental, continua atuando no setor público e agora, com mais experiência, garante que está mais preparado para gerir o Município.

Confira trechos de mais uma entrevista EXCLUSIVA do Mídia Recôncavo: 

 

PERGUNTA: Os seus opositores dizem que o Sr. Não tem grupo político para enfrentar as eleições de 2016?

RESPOSTA: não é necessário, nunca os tive, nem quero, sempre atuei como Professor, na verdade sou formador de equipes onde atuo, em 2000 todos que nos ajudaram no processo político participaram do governo, hoje muitos são profissionais formados pela nossa gestão e trabalham em muitos municípios ou simplesmente seguiram fazendo carreira profissional nas suas áreas de atuação e se aperfeiçoaram ainda mais depois, seja com consultorias, pré-moldados, jardinagem, horticultura, comércio, projetos e obras, assim temos que ter é pessoas pensando num objetivo só, “Mudar a forma de gestão da cidade”, na limpeza pública, na arborização e jardinagem, nas obras, nas mais de 30 escolas, nos mais de 10 postos de saúde, nos mais de 30 veículos e máquinas e também na motivação dos mais de 1000 servidores públicos, a gestão deve está a serviço do povo e não de um grupo político, assim para cada tarefa aparecerá a pessoa certa, quem tiver esse interesse junte-se a nós, quem for pela mudança e pelo progresso de Governador  Mangabeira estamos juntos.

 

PERGUNTA: Também dizem que o senhor é um bom administrador, mas não bom político?

RESPOSTA: No serviço público não cabe politicagem, qualquer ato administrativo tem lei dizendo como deve ser feito, por isso não podemos fazer ao nosso bel prazer para agradar politicamente a um determinado grupo político, temos que governar com a lei e para todos, assim não tenho outra saída a não ser me cercar no processo eleitoral e na gestão de pessoas competentes e capazes de fazer cumprir a lei, com Planejamento, Seriedade e Responsabilidade. Caso seja determinação de Deus e do povo de Governador Mangabeira em 2016, não tenho outro caminho senão o da transparência com o uso do dinheiro público como fizemos entre 2001 e 2008, ou seja cada centavo publicado no site da prefeitura dizendo como foi gasto, respeitando os impostos pagos pelo povo. 


Ex-prefeito confere números da sua gestão durante a entrevista

PERGUNTA: Sobre os prováveis candidatos à Prefeito em 2016, o que tem a dizer? 

RESPOSTA: As forças políticas estão se movimentando em torno de três candidaturas, do Vice-Prefeito Luiz de Zuquinha, pelo PRB – 10, candidato da atual gestora Domingas da Paixão, do Ex-vice-Prefeito Dr. Marcelo Pedreira pelo PP – 11, com as propostas que vem apresentando nas eleições de 2008 e 2012 e a nossa candidatura pelo PSB – 40, eu, Antonio Pimentel, filho do ex-Prefeito Agnaldo Viana, acompanho os processos políticos da cidade desde 1978, disputei em 1992 para Vereador, perdendo por apenas um voto para Pedro Borges, perdi também em 1996 para Telinho para Prefeito, já em 2000 para Prefeito, venci Telinho e George Lacerda e em 2004 fui reeleito, venci Zé Santana e Domingas da Paixão, acho que estas forças que falei, em 2016 podem representar em torno 30% cada um, ficando cerca de 10% de indecisos para ver quem governa de 2017 à 2020.

 

PERGUNTA: Mas também observamos a movimentação do seu irmão Agnaldo Filho, que se diz pré-candidato, como também o Presidente da Câmara Dr. Edgar Henrique. Qual sua avaliação?

RESPOSTA:  Sobre meu irmão, tem dado opiniões como a de se fazer uma ligação direta sem passar pela BR 101 da cidade até a localidade de Mão-divina como forma de criar um novo vetor de desenvolvimento da cidade, sem dúvida qualquer eleitor pode votar e ser votado, e inclusive acho que é muito importante na vida de qualquer cidadão, passar pelo crivo das urnas, é sim um dos maiores desafios da vida, ser votado, mas somente ele pode decidir como deve começar na vida pública. Sobre o Presidente Edgar Henrique, deverá se alinhar com a força política que administra o município hoje, mas tem muito tempo para as eleições e o diálogo é próprio da democracia e não fujo dele, sempre dentro dos limites da legalidade pública. 


"Redução da campanha de 90 para 45 dias, outra medida
muito boa pra reduzir custo."

 

PERGUNTA: Quanto a mini-reforma Eleitoral aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, o que tem a comentar? 

RESPOSTA: Excelente, pra mim que nunca fiz gastos exorbitantes de campanha ficou melhor ainda, fui eleito Prefeito duas vezes e nunca fiz carreatas, gostei, pois acabou a pintura de muro que sujava muito a cidade, aqueles cavaletes na via pública também, carro de som, só pra anunciar eventos políticos, ficou ótimo, também a redução da campanha de 90 para 45 dias, outra medida muito boa pra reduzir custo. Já o fim da reeleição também foi correto, os prefeitos e prefeitas tem que gerir os problemas do município e não pensar em se reeleger usando a máquina administrativa como muitos fazem e depois fazem um segundo mandato comprometido.

 

PERGUNTA: O Sr. tem um grande legado político na cidade, Prefeito por oito anos entre 2001 à 2008, diretor da união dos municípios, resgatou o crédito da prefeitura de Mangabeira na região, mas hoje como se vê nesse momento político? 

RESPOSTA: Me vejo bem, aos 52 anos graças a Deus nunca perdi o centro, sei muito bem o que quero nesse último terço da minha vida, mas do que nunca aqui em cima dessa terra só temos a saúde e a honra, nada mais, o resto se resolve. Só em 2008, ao final do meu segundo mandato, tive uma gastrite e balancei, pensei que ia morrer, mas Deus foi por mim, terminei com tudo organizado e fui lá na prefeitura transmitir o Governo a atual Prefeita Domingas da Paixão como manda a lei. Administrei R$ 100 milhões em oito anos sem maiores problemas, aqui na cidade exerço atividade comercial à 30 anos, e consultoria na região à 07 anos, mas fui professor no Colégio Viana, presidente do Grêmio Estudantil, Diretor da Liga de Futebol, presidente das festividades de São Benedito e da padroeira da cidade Nossa Senhora da conceição, meu legado de trabalho com a cidadania é muito forte, só acredito no trabalho como forma de sobrevivência, é isso que exerço como consultor de prefeituras também e mesmo já tendo uma graduação, mestrado e pós-graduação na área, ano quem vem concluo o curso de ciências contábeis, que pode me ajudar muito no futuro a fazer gestões cada vez mais técnicas e eficientes do ponto de vista das obras e serviços públicos para o município que vivo, que amo e que conheço cada pedaço de chão.

 

BIOGRAFIA

Antonio Pimentel Pereira

Nascimento: 06/08/1963

Naturalidade: Governador Mangabeira, BA

Profissões: Desenhista Arquitetônico, Engenheiro e Consultor Governamental

Filiação: Agnaldo Viana Pereira e Izabel Freire Pimentel Pereira

 

Mandatos eletivos e filiações partidárias

Prefeito de Governador Mangabeira - BA, 2001-2008, Data de Posse: 01/01/2001 e 01/01/2004. PDT, 1991-1999; PV, 1999-2002; PR, 2002-.

 

Atividades Comunitárias:

Presidente do Grêmio Estudantil - CECOM, 1976-1977,

Presidente da Festa de São Benedito, 1991,

Diretor da Liga Desportiva Mangabeirense, 1992,

Presidente da Festa de Nossa Senhora da Conceição, 1992, Sócio-fundador do CDL – Clube de Dirigentes Lojistas, 1995, Gov. Mangabeira, BA

 

Atividades Profissionais

Auxiliar Administrativo, Viana e Andrade Advocacia, Salvador, BA, 1978 - 1979;

Desenhista Arquitetônico, Divimax – Estruturas, Salvador, BA, 1980-1981;

Professor Secundário, CECOM, Governador Mangabeira, BA, 1982-1986;

Desenhista Arquitetônico, Suerdieck SA - Charutos, Cruz das Almas, BA, 1983-1984;

Agrônomo – Extensionista e Projetista de Construções Rurais– EMDER LTDA – Lençóis, BA, 1986-1988;

Sócio-gerente – Peagro – LTDA, Governador Mangabeira, BA, 1985-1992;

Sócio-gerente - Camponês – LTDA, Governador Mangabeira, BA, 1992-2009;

Professor Universitário, Escola de Agronomia – UFBA (UFRB) , 1997-1999;

Professor de Ensino Fundamental, Colégio Acadêmico, Cruz das Almas, BA, 1998-1999;

Professor Universitário, FTC – Faculdade de Tecnologia e ciências – Pós de Gestão Pública, 2013;

Consultor Governamental, CGM – Gestão Governamental LTDA, Salvador, BA, 2009;

Prefeituras que desenvolveu serviços de Auditoria e Gestão Governamental:

América Dourada - BA

Araci – BA

Cabaceiras do Paraguacú - BA

Conceição da Feira – BA

Cachoeira – BA

Caculé – BA

Cairu – BA

Castro Alves - BA

Cipó – BA

Conceição do Almeida – BA

Conceição do Jacuípe - BA

Contendas do Sincorá – BA

Ipecaetá – BA

Itaberaba - BA

Lapão – BA

Maragojipe – BA

Morro do Chapéu – BA

Muniz Fereira – BA

Riacho de Santana – BA

Salvador – BA

Santo Antonio de Jesus - BA

Santo Estevão - BA

Teofilândia – BA

 

Estudos e Cursos Diversos:

 

Ensino Fundamental 1ª à 4ª Série, Escola José Bonifácio, Gov. Mangabeira, BA, 1970 - 1973;

Ensino Fundamental 5ª à 8ª Série, CECOM, Gov. Mangabeira, BA, 1974 - 1977;

Ensino Médio 1ª básico, Colégio Estadual Luiz Viana, Salvador, BA, 1978;

Desenhista Arquitetônico, Liceu Salesiano, Salvador, BA, 1979-1980;

Engenheiro Agrônomo, Escola de Agronomia – UFBA, Cruz das Almas, BA, 1982-1985;

Mestre em Recursos Hídricos, Escola de Agronomia – UFBA, Cruz das Almas, BA, 1998-2000;

Especialista em Gestão Pública. FESMIP, Salvador, BA, 2005

Especialista em Auditoria Governamental, Universidade Católica, Salvador, BA, 2006-2008;

Cursando Ciências Contábeis, Universidade do Paraná, Cruz das Almas, Ba, 2013...

 

Por Redação Mídia Reconcavo
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

26/04/2017
26/04/2017
26/04/2017
26/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017

Entrevistas
Entrevista com o Ex-Prefeito de Governador Mangabeira, Antonio Pimentel
Galeria de Fotos
Muritiba: Final do Campeonato Interbairros 2015


Mídia TV
VT Prefeitura de Muritiba: Mais de 250 famílias recebem água no Pernambuco
Mural de Recados
simone escreveu para planejar concursos
"Bom dia, gostaria de uma justificativa da empresa pois, estou tentando a horas realizar minha inscrição no concurso e até o momento não obtive êxito, o que está ocorrendo com o site. Agradeço desde de já."
curioso, Governador Manga escreveu para Anderson Bella
" Anderson em nossa cidade a coisa pegou fogo na escolha do presidente da câmara a situação esperava uma coisa e foi outra dai a edil da situação baixou o nível como é peculiar da parte dela afinal é filha da prefeita e acha q todos tem q obedecer a ela mas quebrou a cara . tomara as coisas comecem a mudar em nossa cidade pq parece q n temos governantes. obrigado "
Podcast
Duda Macedo, Jorge França e o Ovo
Prefeito Duda Macedo discute ao vivo com radialista