Recôncavo, Quinta , 29 de Junho de 2017
Enquete
Entre Aspas
\"A vida precisa ser comparada sempre a uma roda gigante, uma hora por cima, outra por baixo\"
  Disse Desconhecido  

Entrevista: Prof. Gilberto Romano fala sobre o livro ‘Direito Internacional Público’

Publicada em 28/02/2015 ás 07:30:50
Foto: Reprodução Mídia Recôncavo

A equipe do Mídia Recôncavo entrevistou o Prof. Gilberto Romano R. de Jesus, para falar sobre a obra de sua autoria que será lançada no próximo de 5 de março.  Intitulado de Direito Internacional Público: sua interdisciplinaridade com os ramos do direito interno brasileiro, o livro foi fruto da tese de Doutorado em Direito Internacional do referido professor que leciona desde o ano de 2002 em diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação, tendo já sido coordenador de curso de Administração na FACTAE (Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein) em Cruz das Almas/Bahia; na UNEB (na coordenação da pós-graduação em Gestão Estratégica do Desenvolvimento Sustentável e do Meio Ambiente); no curso de Direito da FASER (Faculdade Sergipana) e nos cursos de Administração e de Gestão da Faculdade São Salvador. Acompanha a entrevista:

Mídia Recôncavo - Como surgiu a idéia do livro?

Gilberto Romano - A idéia do livro surgiu fruto da minha tese de Doutorado em que foquei meus estudos no intuito de demonstrar a visão interdisciplinar do Direito Internacional com os demais ramos do direito brasileiro.

Mídia Recôncavo - Qual o público-alvo que visa atingir o livro?

Gilberto Romano - Estudantes, profissionais e docentes nas áreas não só do Direito, mas também nas áreas da Economia, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Sociologia, Antropologia, dentre outras.

Mídia Recôncavo - Por que a escolha da temática interdisciplinaridade?

Gilberto Romano - O estudo interdisciplinar é algo importante para o conhecimento de qualquer acadêmico e profissional, pois afinal, por mais que você se interesse pelo estudo de uma área, é importante sempre estar atento que os ramos do saber se inter-relacionam e por isso, a necessidade de sobrevivência no mercado, faz com que tenhamos a exigência de sermos interdisciplinares em nossos estudos, em nossos conhecimentos, na nossa forma de ver, entender e atuar em qualquer área do saber.

Mídia Recôncavo - Atualmente o Prof. Gilberto Romano dedica-se apenas a docência em Direito Internacional?

Gilberto Romano - Sou docente da disciplina de Direito Internacional Público no curso de Direito da Faculdade Dois de Julho; ensino Direito Civil e Processo Civil na Universo (Salvador-Bahia) e em Direito Civil na Faculdade da Cidade do Salvador. Além da docência também sou Coordenador II da antiga Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Mídia Recôncavo - Em menos de 2 semanas de pré-lançamento do livro, a Editora informa no site da mesma que os exemplares encontram-se esgotados. A que você atribui a este sucesso de vendas de seu primeiro livro em sua carreira?

Gilberto Romano - Acredito que pelo fato de ser um livro em uma área tão promissora do conhecimento e pelo fato de que por ter um caráter multidisciplinar e ter tido um bom marketing de pré-lançamento, isso contribuiu no sucesso das vendas. Aproveitando o ensejo, agradeço a todos aqueles que compraram e que a leitura do livro sirva de aprimoramento nos conhecimentos de cada leitor.

Mídia Recôncavo - O Prof. Gilberto Romano possui quase 13 anos de docência a nível de graduação e pós-graduação, tendo passado por instituições de ensino de renome como a UNEB. Em que função, o profissional Gilberto Romano se considera melhor: como professor, como coordenador de curso ou como diretor acadêmico, tendo em vista que já teve a oportunidade de ocupar as 3 funções?

Gilberto Romano - A minha trajetória acadêmica foi repleta de surpresas, comecei a dar aulas aos 22 anos, hoje caminhando pros 36, vejo uma trajetória bonita e sinto orgulho de ter sido coordenador, diretor acadêmico e hoje continuar sendo professor a nível de graduação. Acredito que cada experiência faz com que sejamos cada vez melhores, pois nunca seremos perfeitos no que fazemos profissionalmente, porque afinal, sempre teremos erros e são com estes que aprendemos. Fui coordenador de curso de graduação em 3 faculdades, sendo uma delas na Graduação em Direito e acredito ter feito um bom trabalho, assim como quando ocupei a direção acadêmica de uma faculdade também. Em resumo, acredito ter sido um bom coordenador de curso, um bom diretor acadêmico, e estar sendo um bom professor de graduação.

Mídia Recôncavo - O que mudou na vida profissional do Prof. Gilberto Romano depois da publicação do primeiro livro?

Gilberto Romano - Meu próprio reconhecimento, passei a acreditar mais no meu potencial; aumentaram os convites para ensinar em algumas faculdades tanto como professor quanto coordenador, e sem sombra de dúvidas, o amadurecimento profissional e a sensação de um dentre tantos sonhos realizados.

Mídia Recôncavo - Qual a mensagem que o professor deixaria para quem comprou seu livro e quem ainda pretende comprar?

Gilberto Romano - Para quem já comprou, tenha um bom êxito na leitura. O conteúdo do livro foi fruto de muita pesquisa e de extrema dedicação. Quem ainda pretende comprar, adquira se realmente gostar da área ou tiver curiosidade sobre o Direito Internacional Público e quiser entender ou aprimorar seus conhecimentos em tal ramo jurídico

Evento: Lançamento do livro Direito Internacional Público

Data: Dia 05 de março (Quinta-Feira) as 15:30
Local: Auditório da sala do Cineteatro do MGB no Corredor da Vitória.
Cidade: Salvador – Bahia
Entrada: Gratuita

Por Redação Mídia Reconcavo
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

29/06/2017
29/06/2017
29/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017

Entrevistas
Entrevista com o Ex-Prefeito de Governador Mangabeira, Antonio Pimentel
Galeria de Fotos
Muritiba: Final do Campeonato Interbairros 2015


Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
simone escreveu para planejar concursos
"Bom dia, gostaria de uma justificativa da empresa pois, estou tentando a horas realizar minha inscrição no concurso e até o momento não obtive êxito, o que está ocorrendo com o site. Agradeço desde de já."
curioso, Governador Manga escreveu para Anderson Bella
" Anderson em nossa cidade a coisa pegou fogo na escolha do presidente da câmara a situação esperava uma coisa e foi outra dai a edil da situação baixou o nível como é peculiar da parte dela afinal é filha da prefeita e acha q todos tem q obedecer a ela mas quebrou a cara . tomara as coisas comecem a mudar em nossa cidade pq parece q n temos governantes. obrigado "
Podcast
Duda Macedo, Jorge França e o Ovo
Prefeito Duda Macedo discute ao vivo com radialista