Recôncavo, Domingo , 30 de Abril de 2017
Enquete
Entre Aspas
Não tenho dúvidas de que vamos vencer as eleições em 2014
  Disse Rui Costa, durante solenidade para indicação do seu nome como candidato do PT à sucessão estadual.  

Entrevista: Prof. Gilberto Romano fala sobre o livro ‘Direito Internacional Público’

Publicada em 28/02/2015 ás 07:30:50
Foto: Reprodução Mídia Recôncavo

A equipe do Mídia Recôncavo entrevistou o Prof. Gilberto Romano R. de Jesus, para falar sobre a obra de sua autoria que será lançada no próximo de 5 de março.  Intitulado de Direito Internacional Público: sua interdisciplinaridade com os ramos do direito interno brasileiro, o livro foi fruto da tese de Doutorado em Direito Internacional do referido professor que leciona desde o ano de 2002 em diversos cursos de Graduação e Pós-Graduação, tendo já sido coordenador de curso de Administração na FACTAE (Faculdade de Ciência e Tecnologia Albert Einstein) em Cruz das Almas/Bahia; na UNEB (na coordenação da pós-graduação em Gestão Estratégica do Desenvolvimento Sustentável e do Meio Ambiente); no curso de Direito da FASER (Faculdade Sergipana) e nos cursos de Administração e de Gestão da Faculdade São Salvador. Acompanha a entrevista:

Mídia Recôncavo - Como surgiu a idéia do livro?

Gilberto Romano - A idéia do livro surgiu fruto da minha tese de Doutorado em que foquei meus estudos no intuito de demonstrar a visão interdisciplinar do Direito Internacional com os demais ramos do direito brasileiro.

Mídia Recôncavo - Qual o público-alvo que visa atingir o livro?

Gilberto Romano - Estudantes, profissionais e docentes nas áreas não só do Direito, mas também nas áreas da Economia, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Sociologia, Antropologia, dentre outras.

Mídia Recôncavo - Por que a escolha da temática interdisciplinaridade?

Gilberto Romano - O estudo interdisciplinar é algo importante para o conhecimento de qualquer acadêmico e profissional, pois afinal, por mais que você se interesse pelo estudo de uma área, é importante sempre estar atento que os ramos do saber se inter-relacionam e por isso, a necessidade de sobrevivência no mercado, faz com que tenhamos a exigência de sermos interdisciplinares em nossos estudos, em nossos conhecimentos, na nossa forma de ver, entender e atuar em qualquer área do saber.

Mídia Recôncavo - Atualmente o Prof. Gilberto Romano dedica-se apenas a docência em Direito Internacional?

Gilberto Romano - Sou docente da disciplina de Direito Internacional Público no curso de Direito da Faculdade Dois de Julho; ensino Direito Civil e Processo Civil na Universo (Salvador-Bahia) e em Direito Civil na Faculdade da Cidade do Salvador. Além da docência também sou Coordenador II da antiga Secretaria de Indústria, Comércio e Mineração (atual Secretaria de Desenvolvimento Econômico).

Mídia Recôncavo - Em menos de 2 semanas de pré-lançamento do livro, a Editora informa no site da mesma que os exemplares encontram-se esgotados. A que você atribui a este sucesso de vendas de seu primeiro livro em sua carreira?

Gilberto Romano - Acredito que pelo fato de ser um livro em uma área tão promissora do conhecimento e pelo fato de que por ter um caráter multidisciplinar e ter tido um bom marketing de pré-lançamento, isso contribuiu no sucesso das vendas. Aproveitando o ensejo, agradeço a todos aqueles que compraram e que a leitura do livro sirva de aprimoramento nos conhecimentos de cada leitor.

Mídia Recôncavo - O Prof. Gilberto Romano possui quase 13 anos de docência a nível de graduação e pós-graduação, tendo passado por instituições de ensino de renome como a UNEB. Em que função, o profissional Gilberto Romano se considera melhor: como professor, como coordenador de curso ou como diretor acadêmico, tendo em vista que já teve a oportunidade de ocupar as 3 funções?

Gilberto Romano - A minha trajetória acadêmica foi repleta de surpresas, comecei a dar aulas aos 22 anos, hoje caminhando pros 36, vejo uma trajetória bonita e sinto orgulho de ter sido coordenador, diretor acadêmico e hoje continuar sendo professor a nível de graduação. Acredito que cada experiência faz com que sejamos cada vez melhores, pois nunca seremos perfeitos no que fazemos profissionalmente, porque afinal, sempre teremos erros e são com estes que aprendemos. Fui coordenador de curso de graduação em 3 faculdades, sendo uma delas na Graduação em Direito e acredito ter feito um bom trabalho, assim como quando ocupei a direção acadêmica de uma faculdade também. Em resumo, acredito ter sido um bom coordenador de curso, um bom diretor acadêmico, e estar sendo um bom professor de graduação.

Mídia Recôncavo - O que mudou na vida profissional do Prof. Gilberto Romano depois da publicação do primeiro livro?

Gilberto Romano - Meu próprio reconhecimento, passei a acreditar mais no meu potencial; aumentaram os convites para ensinar em algumas faculdades tanto como professor quanto coordenador, e sem sombra de dúvidas, o amadurecimento profissional e a sensação de um dentre tantos sonhos realizados.

Mídia Recôncavo - Qual a mensagem que o professor deixaria para quem comprou seu livro e quem ainda pretende comprar?

Gilberto Romano - Para quem já comprou, tenha um bom êxito na leitura. O conteúdo do livro foi fruto de muita pesquisa e de extrema dedicação. Quem ainda pretende comprar, adquira se realmente gostar da área ou tiver curiosidade sobre o Direito Internacional Público e quiser entender ou aprimorar seus conhecimentos em tal ramo jurídico

Evento: Lançamento do livro Direito Internacional Público

Data: Dia 05 de março (Quinta-Feira) as 15:30
Local: Auditório da sala do Cineteatro do MGB no Corredor da Vitória.
Cidade: Salvador – Bahia
Entrada: Gratuita

Por Redação Mídia Reconcavo
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

26/04/2017
26/04/2017
26/04/2017
26/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017

Entrevistas
Entrevista com o Ex-Prefeito de Governador Mangabeira, Antonio Pimentel
Galeria de Fotos
Muritiba: Final do Campeonato Interbairros 2015


Mídia TV
VT Prefeitura de Muritiba: Mais de 250 famílias recebem água no Pernambuco
Mural de Recados
simone escreveu para planejar concursos
"Bom dia, gostaria de uma justificativa da empresa pois, estou tentando a horas realizar minha inscrição no concurso e até o momento não obtive êxito, o que está ocorrendo com o site. Agradeço desde de já."
curioso, Governador Manga escreveu para Anderson Bella
" Anderson em nossa cidade a coisa pegou fogo na escolha do presidente da câmara a situação esperava uma coisa e foi outra dai a edil da situação baixou o nível como é peculiar da parte dela afinal é filha da prefeita e acha q todos tem q obedecer a ela mas quebrou a cara . tomara as coisas comecem a mudar em nossa cidade pq parece q n temos governantes. obrigado "
Podcast
Duda Macedo, Jorge França e o Ovo
Prefeito Duda Macedo discute ao vivo com radialista