Recôncavo, Domingo , 30 de Abril de 2017
Enquete
Entre Aspas
Não tenho dúvidas de que vamos vencer as eleições em 2014
  Disse Rui Costa, durante solenidade para indicação do seu nome como candidato do PT à sucessão estadual.  

A leitura pode contribuir para o crescimento de uma sociedade melhor, diz Nazarete Brandão

Publicada em 08/01/2014 ás 18:54:40
Fotos: Riane Barbosa | Mídia Rcôncavo

Em homenagem ao Dia do Leitor, comemorado na última terça-feira 7 de janeiro, o Mídia Recôncavo conversou com Maria Nazarete de Carvalho Leal Brandão, diretora da Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, em Cruz das Almas. Nazarete, como é mais conhecida, é funcionária pública há 20 anos e durante os últimos 7 anos tem atuado na biblioteca, como diretora geral. Como dirigente, ela afirma ter sempre procurado realizar ações nas escolas do município para incentivar os alunos à irem buscar o conhecimento através da leitura na biblioteca.

“A minha missão é trabalhar para o público, e me esforço para fazer o melhor para acrescentar na educação do município”, afirma. O grande prazer de Nazarete pelo trabalho é facilmente notado, prova disso são os resultados que a biblioteca municipal tem alcançado ao longo de sua gestão. Um deles foi a classificação como uma das melhores bibliotecas municipais, segundo a Gerência de Bibliotecas Públicas, e outro ganho foi uma bolsa de estudos doada para a diretora cursar a graduação em biblioteconomia, na Faculdade Universo, em Salvador.

Nesta entrevista, uma mulher apaixonada pela educação e pela leitura conta como é fácil ter acessos a livros, leitura e educação, e a importância da leitura para a vida.

Explique sua visão sobre a importância da leitura e qual é a sua avaliação dos leitores de hoje:

Eu sempre gostei muito de ler, de escrever, isso vem de cedo. Sempre me imaginei no meio da educação, e hoje sou Pedagoga.

Acredito muito no poder que tem a leitura. E por entender essa importância, faço um apelo às escolas, aos professores... É também um dever da escola influenciar a criança a ser um leitor. Às vezes a gente acaba pensando que a família é totalmente responsável pela educação e motivação pela leitura, mas não podemos generalizar. Há famílias com estruturas culturais diferentes, que por muitas vezes não tem essa atenção para com a criança. Então acredito que os professores primários deveriam estar sempre relembrando a importância da leitura para o crescimento cultural. Eu sempre estudei em escola pública, e adquiri esse gosto pela leitura, nessa rede. Então não podemos achar que numa instituição pública não tem qualidade de ensino. Isso vai da vontade de cada um. O costume das pessoas é querer corrigir esse problema quando o indivíduo já está maduro, mas está errado. Precisamos construir uma boa base na motivação pela leitura logo nos primeiros anos. Se isso realmente acontecer vamos poder ver a diferença lá na frente. É claro que a escola incentivando a leitura não vai conseguir transformar o mundo, mas a leitura pode realmente contribuir para o crescimento de uma sociedade melhor.

É triste ver alguns dados informando que durante os anos de 2007 até 2011 o Brasil teve uma queda no número de leitores assíduos. Fico triste também quando vejo esses jovens escrevendo errado. Acredito que isso é por causa da falta de vontade na leitura. Preguiça. Todos só querem viver no mundo tecnológico, querem crescer, mas esquecem da base, do conhecimento. E isso é adquirido com os estudos, com a leitura. O livro é o portal do conhecimento, da informação e da boa escrita.

A biblioteca  municipal é bem frequentada?

Sim. Mas ainda esperamos que mais estudantes e amantes da leitura venham frequentar a biblioteca. Em registro de empréstimos, por exemplo, temos em média 25 solicitações diárias. Esse número varia para mais e para menos.

Estou feliz pelo resultado da nossa biblioteca. A Biblioteca Municipal de Cruz das Almas foi classificada como uma das melhores bibliotecas municipais, segundo a Gerência de Bibliotecas Públicas. É claro que temos muitos ajustes para fazer e muitas ações para serem regularizadas, mas é uma biblioteca bastante estruturada mesmo. A gente tem essa sorte. Só precisamos que o público venha conferir.

Temos a opção de empréstimo de livros, que já é liberado para as pessoas a partir de 16 anos. É preciso trazer a carteira de identidade e comprovante de residência originais, e duas fotos 3x4. Disponibilizamos o empréstimo de dois livros e uma revista pelo período de uma semana.

Numero total do acervo?

Temos em torno de 31 mil livros, sendo que 3 mil desse número são periódicos (revistas), temos também exemplares em braille. Além de que frequentemente recebemos doações de editoras, munícipes e de ex frequentadores da biblioteca.

Temos um acervo muito amplo que vai de, saúde, educação, filosofia, química, romances, assuntos específicos, revistas, livros infantis. Isso tudo é do público e está aqui, para que o público tenha domínio. São deles. Temos a opção de empréstimo, o público tem que acordar e vir ler.

Que diferença tem a biblioteca municipal de cruz das almas, para uma biblioteca particular?

Temos uma preocupação com o público que atendemos. Acredito que esse é o diferencial, o atendimento, porque essa instituição é do público. Então me esforço para que esse seja o diferencial. Já que em relação ao acervo, estamos muito bem. Até melhores do que algumas instituições particulares.

Um livro que você indica:

“A menina que roubava livros”, eu gosto muito.

Deixe uma mensagem para quem não gosta de ler:

Você que ainda está dormindo, e não sabe que o livro é o portal do conhecimento, da informação e da sua boa escrita, acorde!! Venha para a biblioteca pública municipal tomar domínio dos seus livros. Eles te pertencem. Comece a ser um leitor, porque vai fazer a diferença pra você no futuro. Ler é um ato de viajar sem asas. O livro é como um jogo, você começa a “jogar” e vai querer avançar nas fases. Faça o teste. O livro só faz contribuir.

Por Riane Barbosa
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

26/04/2017
26/04/2017
26/04/2017
26/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017
25/04/2017

Entrevistas
Entrevista com o Ex-Prefeito de Governador Mangabeira, Antonio Pimentel
Galeria de Fotos
Muritiba: Final do Campeonato Interbairros 2015


Mídia TV
VT Prefeitura de Muritiba: Mais de 250 famílias recebem água no Pernambuco
Mural de Recados
simone escreveu para planejar concursos
"Bom dia, gostaria de uma justificativa da empresa pois, estou tentando a horas realizar minha inscrição no concurso e até o momento não obtive êxito, o que está ocorrendo com o site. Agradeço desde de já."
curioso, Governador Manga escreveu para Anderson Bella
" Anderson em nossa cidade a coisa pegou fogo na escolha do presidente da câmara a situação esperava uma coisa e foi outra dai a edil da situação baixou o nível como é peculiar da parte dela afinal é filha da prefeita e acha q todos tem q obedecer a ela mas quebrou a cara . tomara as coisas comecem a mudar em nossa cidade pq parece q n temos governantes. obrigado "
Podcast
Duda Macedo, Jorge França e o Ovo
Prefeito Duda Macedo discute ao vivo com radialista