Recôncavo, Quinta , 29 de Junho de 2017
Enquete
Entre Aspas
\"A vida precisa ser comparada sempre a uma roda gigante, uma hora por cima, outra por baixo\"
  Disse Desconhecido  

Entrevista: Padre Antônio fala sobre a verdadeira comemoração do natal

Publicada em 13/12/2013 ás 15:54:45
Fotos: Riane Barbosa | Mídia Rcôncavo

Antônio Rebolças Santana, 59 anos, mais conhecido como Padre Antônio da Paróquia São José, é um homem humilde e sábio que nasceu em Castro Alves- BA e está há 13 anos em Cruz das Almas trabalhando para a pregação do evangelho no município. Padre Antônio concedeu uma entrevista exclusiva à redação do Mídia Recôncavo  para falar sobre o natal e a verdadeira forma de comemorar esse dia. Acompanhe:

O que o Sr. costuma fazer no natal?

Faço um trabalho de evangelização, conscientização, através dos encontros que são realizados por diversos grupos em toda a área da paróquia. As comunidades se reúnem no que nós chamamos de Novena do Natal em Família. Nesse encontro procuramos enfatizar o verdadeiro sentido do natal cristão.

Como comemora o natal?

Quase que não tenho tempo pra comemorar como os outros. Não consigo comemorar com a família por conta das atividades que tenho. Minha forma de comemorar é fazendo as missas. No dia 24 a noite por exemplo, realizo uma missa às 19h, depois tenho outra às 20h, mais uma às 22h. Por alguns anos tem sido assim. Essas atividades terminam por volta das 23h no dia 24. No outro dia pela manha já tem uma missa às 8h e continua durante todo o dia. Esse ano tentei me organizar pra ir à casa da minha mãe, mas já estou vendo que não vai dar. Então, onde eu estou comemoro junto com as famílias e compartilho as alegrias.

Sabemos que nesse dia muitas famílias se reúnem e comemoram. Mas as festas não correspondem ao motivo original devido. O que as pessoas deveriam realmente comemorar?

No próprio evangelho que narra o nascimento de Jesus um anjo diz: "Não temais, pois anuncio-vos uma grande alegria, que o será para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu-vos um Salvador, que é o Messias Senhor." (Lc 2, 10-12) O profeta Isaias diz assim. “O povo que andava na escuridão, viu brilhar uma luz”. E olha que o profeta Isaías escreveu isso 700 anos antes do nascimento de Jesus Cristo. Ele profetizou que haveria alegria e paz. Estou muito feliz porque em Novembro deste ano tive a oportunidade de pisar lá nessa terra onde nasceu Jesus. Foi uma emoção muito grande.

Então o motivo da nossa comemoração deve ser: “Estamos salvos, estamos salvos! A salvação chegou. Nós que estávamos perdidos temos um Salvador, O Messias”. O fato é histórico, mas a mensagem continua. Devemos lembrar e fazer homenagens à Jesus pois Ele é o nosso Salvador. Infelizmente muitas famílias ainda não têm essa consciência. Então fica aí a mensagem para aqueles de boa vontade, que testemunhem do verdadeiro sentido do natal.

Qual é a essencia do natal?

A grande alegria de sabermos que temos um salvador, que temos paz verdadeira. Eu não gostava da ideia de ver muita alegria no dia do natal, pessoas se encontrando, muitos gestos de solidariedade e quando chegava o dia 25 as pessoas se perguntavam, “como foi o natal?” Eu considero isso muito pouco. Eu acredito que, o que se celebra no natal é para ser prolongado na vida. E é claro, no fim do ano devemos comemorar e celebrar as conquistas e dificuldades vencidas. Partilhar a luz da palavra de Deus e se deixar iluminar pela palavra.

O senhor acredita na teoria de que Papai Noel foi criado para tirar o foco do verdadeiro sentido do natal?

Eu não tenho elementos para sustentar e afirmar que essa teoria seja verdadeira. Não vejo nada de mais no Papai Noel, desde que haja equilíbrio. Essa história pode até ser verdadeira, mas eu não tenho elementos para afirmar essa acusação. Infelizmente o comercio e mídia visam o lucro em cima do natal. E as pessoas se deixam seduzir. Mas que pensem nos irmãos necessitados, não só nesta época, mas sempre. Apoio a ideia de que devemos ter cuidado para que o Papai Noel não se torne a figura central do natal, pois quem realmente merece esse lugar é Jesus Cristo, O Messias, O Salvador, O filho de Deus.

Vemos muitas mobilizações de solidariedade nessa época, e passando essas datas as ações diminuem ou acabam. Como reagir a isso?

Tudo bem que nesses dias temos momentos fortes de solidariedade, fraternidade, boa convivência entre as pessoas e famílias. Mas essas ações precisam continuar. Porque as pessoas não precisam de alimento, atenção, sorrisos, saúde, só no natal. As pessoas precisam ter essa consciência.

Deixe uma mensagem de Natal para a população do recôncavo.

Que todas as pessoas, homens e mulheres de boa vontade, independentemente de credo, nível social, econômico, cultural, se dêem as mãos para acolherem O Salvador, que já se encontra em nosso meio. E como sinais da nossa acolhida ao Salvador, acolham também uns aos outros. E sobre tudo os pequenos e os que sofrem. Essas pessoas precisam um pouco mais de atenção e carinho. Que todos se deixem guiar pela força que brota da celebração do natal. Desejo à todos um feliz natal e que o ano novo seja repleto das bênçãos de Deus.

Por Riane Barbosa
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

29/06/2017
29/06/2017
29/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017
28/06/2017

Entrevistas
Entrevista com o Ex-Prefeito de Governador Mangabeira, Antonio Pimentel
Galeria de Fotos
Muritiba: Final do Campeonato Interbairros 2015


Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
simone escreveu para planejar concursos
"Bom dia, gostaria de uma justificativa da empresa pois, estou tentando a horas realizar minha inscrição no concurso e até o momento não obtive êxito, o que está ocorrendo com o site. Agradeço desde de já."
curioso, Governador Manga escreveu para Anderson Bella
" Anderson em nossa cidade a coisa pegou fogo na escolha do presidente da câmara a situação esperava uma coisa e foi outra dai a edil da situação baixou o nível como é peculiar da parte dela afinal é filha da prefeita e acha q todos tem q obedecer a ela mas quebrou a cara . tomara as coisas comecem a mudar em nossa cidade pq parece q n temos governantes. obrigado "
Podcast
Duda Macedo, Jorge França e o Ovo
Prefeito Duda Macedo discute ao vivo com radialista