Educação e Cultura

Enem 2013: MEC elimina 24 candidatos por postarem fotos em redes sociais

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse neste sábado que 24 participantes foram desclassificados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque postaram fotos em redes sociais, na internet, durante a realização da prova. Segundo o ministro, a maioria deles pagou inscrição para fazer o exame, o que sugere que seriam alunos de escolas particulares ou gente que terminou o ensino médio na rede pública em anos anteriores. Um dos excluídos tem 39 anos. – Identificamos 24 jovens, a ampla maioria pagantes e um de 39 anos, o que é difícil compreender por que tomou uma atitude com essa e anulou a sua participação no exame – disse Mercadante.

Mercadante lembrou que o edital proíbe os participantes de usarem equipamentos eletrônicos dentro das salas, durante a prova. Durante a tarde, com uma simples busca, era possível encontrar imagens de cartões de resposta da prova, feitas por candidatos. Um internauta, por exemplo, publicou imagem do cartão acompanhado dos hashtags #bora #ir #bem na #prova #enem #CursoDireto yeeeeah #UP #UniversidadePositivo.

Usuários da rede reagiram às imagens postadas, alertando que os candidatos seriam eliminados. Em outra postagem, um candidato também deseja boa sorte aos colegas minutos antes das 13h com a foto do suposto cartão-resposta deste ano: "Entrando na Universidade agora para fazer a prova do enem. Boa sorte a todos os que estarão realizando esta prova. #enem".

Houve até mesmo os que publicaram fotos com a intenção proposital de serem eliminados e irem embora antes o horário permitido para deixar o local de prova: "To aqui no #enem nao sei nada (…) e quero ir embora logo.. vou postar essa foto pra ver se algum policial vem me eliminar #enem2013 #enem#DilmaCuzona #eliminado #policiafederal", postou um candidato no Instagran minutos após o início da prova, sendo curtido por mais de 230 pessoas. Informações OGlobo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo