Recôncavo, Terça , 09 de Março de 2021
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

PF cumpre mandado de prisão e 10 de busca e apreensão em operação contra fraudes na previdência em Sapeaçu

Publicada em 04/02/2021 ás 08:50:15
Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) cumpre um mandado de prisão preventiva e outros 10 de busca e apreensão em uma operação contra fraudes na Previdência Social no Recôncavo Baiano, na manhã desta quinta-feira (4).

O mandado de prisão é para o chefe da agência da Previdência Social na cidade de Sapeaçu. De acordo com a PF, foram detectadas várias fraudes na concessão de benefícios na cidade, em favor de supostos segurados especiais rurais do INSS.

Essas concessões iam de benefícios de aposentadoria por idade, a pensão por morte e salário maternidade. Segundo a PF, as evidências indicam que o próprio chefe da agência concedia os benefícios, o que não é previsto pela legislação.

O prejuízo estimado aos cofres públicos é de mais de R$ 2 milhões, relativos à fraude de ao menos 132 benefícios. A Justiça também determinou o afastamento do servidor e suas funções públicas e a proibição do acesso dos investigados a qualquer agência do INSS.

As investigações apontam ainda que o servidor concedia os benefícios a dois grupos de intermediários com atuação na região, sendo um deles ligado ao Sindicato de Trabalhadores Rurais de Santo Antônio de Jesus, cidade que fica a cerca de 30 km de Sapeaçu.

Dos 10 mandados de busca e apreensão, em endereços ligados aos grupos criminosos investigados, seis são em Santo Antônio de Jesus e os outros quatro são em Sapeaçu.

Os envolvidos vão responder por organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos em sistema informatizado, corrupção passiva e ativa.

A operação foi batizada de Palha Grande em alusão ao nome do município onde ocorriam as fraudes. Sapeaçu, em tupi-guarani, significa “Sapé Grande”.

 

Fonte: G1 BA

Por Thiele Teles
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

05/03/2021
05/03/2021
05/03/2021
05/03/2021
05/03/2021
05/03/2021
03/03/2021
03/03/2021
03/03/2021
03/03/2021

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.