Recôncavo, Segunda , 19 de Outubro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Prefeitura de Salvador inicia processo de desativação de leitos exclusivos da Covid-19

Publicada em 17/09/2020 ás 16:43:53
Foto: Julyane Galvão

A prefeitura de Salvador começou, nesta quinta-feira (17), o processo de desativação de leitos clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que estavam sendo usados de forma exclusiva por pessoas com a Covid-19.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, a decisão de desativar os leitos foi tomada por causa da queda estabilizada do número de pacientes contaminados. Na quarta-feira (16), a capital baiana registrou uma taxa de ocupação de leitos de UTI exclusivos para Covid-19 de 39%.

Nesta quinta, 10 dos 20 leitos de terapia intensiva implantados no Hospital Municipal de Salvador (HMS), para cuidar dos infectados, já foram disponibilizados para outras demandas de saúde. Trinta vagas na enfermaria também foram liberadas.

A prefeitura informou do início da pandemia até agora, foram implantados 253 leitos intensivos e 271 clínicos para tratar pacientes com a Covid-19.

Ainda segundo a assessoria da prefeitura, o sistema público de saúde Salvador atendeu, inclusive, pacientes vindos do interior e de outros estados. O investimento total do município no enfrentamento à crise sanitária foi de R$ 412 milhões.

Flexibilização

Além da desativação dos leitos, Salvador vive uma fase de flexibilização e retomada das atividades econômicas desde julho, quando shoppings e outros setores do comércio começaram a reabrir.

Na semana passada, o prefeito ACM Neto autorizou a abertura de cinemas, teatro casas de shows e centro de convenções em Salvador. As atividades foram retomadas nesta quinta.

No decreto, estão especificados todos os protocolos que cada setor deve seguir, para conseguir retomar as atividades.

Segundo o prefeito, os cinemas devem seguir um protocolo setorial de reabertura e terá o horário de funcionamento de segunda a domingo, das 12h às 23h. A venda de ingressos deverá ser preferencialmente por meio digital.

Os teatros e casas de espetáculo poderão funcionar sem restrição de horário, com capacidade máxima de 100 pessoas por apresentação, em cada sala de espetáculo (com capacidade limitada ainda às medidas de distanciamento das cadeiras). A venda de ingressos também deverá ser preferencialmente por meio digital.

Os centros de convenções e eventos terão horário e dias livres de funcionamento. Será obrigatória a organização do fluxo de movimentação, para evitar cruzamentos entre as pessoas e aglomerações. O uso de máscaras será obrigatório, inclusive para apresentadores e palestrantes. Ficam proibidas feiras e similares.

Nesta quinta, o prefeito ACM Neto voltou a falar sobre a reabertura das escolas e liberação das praias na capital. Há pouco mais de um mês, ele já havia dito que "no caso da educação infantil, faz sentido que as aulas não voltem esse ano".

Neto repetiu o posicionamento e falou que segue buscando um alinhamento com o governo do estado, para que os protocolos de retomada sejam feitos com segurança. O prefeito reiterou que não há previsão para a retomada das aulas.

Perguntado sobre a reabertura das praias, o ACM Neto também voltou a repetir que a capital está cada vez mais próxima disso, mas que os protocolos estabelecerão dias e horários para a retomada e que a questão ainda está sendo estudada.

 

Fonte: G1 BA

Por Thiele Teles
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

19/10/2020
19/10/2020
19/10/2020
19/10/2020
19/10/2020
14/10/2020
13/10/2020
13/10/2020
13/10/2020
13/10/2020

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.