Recôncavo, Terça , 22 de Setembro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

UFRB integra parceria que desenvolve novo respirador artificial de baixo custo

Publicada em 25/08/2020 ás 17:05:07
Foto: Divulgação

Um respirador artificial de baixo custo adaptado com reanimador manual (Ambu) está sendo desenvolvido através de um projeto do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em parceria com a FESF-tech, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) e a Unopar Candeias.

O projeto, que possui apoio financeiro da Embaixada dos EUA, foi dividido em três etapas: sistema de automação, ensaios laboratoriais e protótipo. A iniciativa está em fase adiantada de desenvolvimento e tem previsão de ser disponibilizado ao Sistema Único de Saúde (SUS) após os ajustes do sistema eletrônico e ensaios laboratoriais já em meados de setembro.

Segundo o docente coordenador do projeto, Fábio Lora, a iniciativa demonstra o quanto a Universidade Pública, através da UFRB, pode atender a comunidade com soluções interdisciplinares.”Essa parceria apresenta o CETENS como um centro de tecnologia e inovação para desenvolvimento de projetos em engenharias com impacto social, retornando à comunidade as competências oriundas do corpo técnico especializado”, afirma. O docente falou ainda do cronograma de atividades. “Levando-se em conta o atual estágio dos trabalhos, projeta-se que até o final de setembro o protótipo do equipamento deva ser entregue para os testes em ambiente relevante, ou seja, já poderá ser testado pelos profissionais de saúde da área e, posteriormente, homologado pelos órgãos competentes”, disse.

O diretor da FESF-tech, Alisson Sousa, destacou a importância da parceria das instituições. “Enquanto instituição do SUS da Bahia, seguimos nossa missão de trazer sempre soluções inovadoras para a saúde. Em articulação com universidades e parceiros, contribuímos com a pesquisa aplicada destinada ao enfrentamento à Covid-19 e desenvolvimento tecnológico no estado Bahia”, comenta.

 

Fonte: UFRB

Por Thiele Teles
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

22/09/2020
22/09/2020
22/09/2020
22/09/2020
22/09/2020
22/09/2020
22/09/2020
22/09/2020
22/09/2020
21/09/2020

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.