Recôncavo, Quinta , 18 de Julho de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Governo desiste de parceria com médicos cubanos

Publicada em 08/07/2013 ás 11:56:45
A presidente Dilma Rousseff: governo deve anunciar hoje projeto de "importação" de médicos estrangeiros


O Brasil 
suspendeu negociações para trazer cerca de seis mil médicos cubanos que viriam ao país para atuar em regiões com menos de um médico por mil habitantes. Espanha e Portugal continuam como países em que a negociação é tida como “prioritária” pelo Ministério da Saúde.

Hoje, a presidente Dilma Rousseff deve fazer um pronunciamento sobre medidas para a Saúde, que incluem a vinda dos médicos sem a necessidade de eles prestarem o exame Revalide, que iguala os diplomas estrangeiros aos de universidades nacionais.

Segundo o Ministério, o Revalide abriria a possibilidade aos médicos estrangeiros de atuar em qualquer área do país. Já uma permissão temporária poderia limitar a atuação deles às regiões mais necessitadas.

O Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o congelamento das negociações com Cuba, apesar de os médicos da ilha cumprirem os requisitos de língua aproximada ao português e mais médicos por habitante que o mínimo recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Uma possibilidade para o recuo está na polêmica gerada pela vinda de médicos de um regime comunista, alvo de conservadores e visto com desconfiança por alguns médicos brasileiros. Para Cuba, o recuo é bastante negativo: a ilha é especialista na “exportação” de médicos, com mais de 15 mil formados em medicina atuando fora do país, de acordo com o governo cubano. 

Como a exportação de cubanos funciona com um acordo direto com o governo da ilha, como se ela fosse uma empresa que fornecesse os profissionais sob contrato, o pagamento aos médicos é feito por intermédio com o governo, que fica com parte do dinheiro. 

Segundo a agenda da presidente, Dilma fala hoje às 15h em pronunciamento sobre a Saúde no Brasil, um dos cinco pactos anunciados por ela no dia 24 de junho.

Por Redação Mídia Recôncavo l Via Exame
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019
18/07/2019

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Caçamba invade barraca de fogos e deixa mortos e feridos em Muritiba
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.