Recôncavo, Sexta , 14 de Dezembro de 2018
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Jorge Rodrigues, organizador do pregão da Festa do Bonfim de Muritiba fala sobre suas experiências nesta celebração cultural

Publicada em 14/01/2018 ás 08:00:26
Foto: Raul Santos

Professor Jorge Rodrigues, um dos organizadores do pregão anunciador da Festa do Bonfim na cidade de Muritiba, no recôncavo baiano, deu uma entrevista exclusiva ao Mídia Recôncavo, venha conferir.

 

O que é o pregão da Festa do Bonfim?

O pregão ele é considerado como um Bando Anunciador, ele acontece 15 dias antes da festa para anunciar tanto a parte religiosa e quanto a parte profana, mas aconteceram intrigas entre a parte religiosa e o prefeito da época e com isso, houve um rompimento. Então consideramos que nem sempre o pregão relata a parte musical/profana. O pregão era feito com mascarados e carros alegóricos para animar a população, hoje em dia prevaleceu apenas os carros alegóricos passando pelas principais ruas da cidade.

 

Quando começou a fazer as pranchas?

Eu também sou organizador de uma quadrilha, e em 2008 a quadrilha Nova Geração completava 20 anos, desde sempre pensávamos em comemorar essa data, então, decidimos fazer a prancha para divulgar os 20 anos da quadrilha e foi a partir dela que comecei a fazer as prancha.

 

Há quanto tempo participa do pregão e qual o tema deste ano?

Participo a 10 anos do pregão e o tema desse ano será “Nova Geração em a liga da Justiça”, na qual iremos sair com a fantasia dos super heróis. Não será apenas um, serão diversos super heróis como destaque, porém, um será escolhido entre cerca de quarenta pessoas para ser um super herói surpresa.

 

Porque a escolha do nome “Nova Geração” tanto para a quadrilha, quanto para a prancha?

O nome da quadrilha “Nova Geração” surgiu através do grupo de jovens, depois começamos a participar do grupo de teatro, da quadrilha, da dança, e assim surgiu o nome, que já diz tudo. No começo tínhamos muita dificuldade de manter, fazíamos de tudo para arrecadar fundo, pois a quadrilha a gente só dançava duas vezes, que era no São Pedro de Muritiba e em uma festa particular nossa, e com o tempo, vários jovens da comunidade foram entrando no grupo e a quadrilha foi se tornando popular. Nesses trinta anos, apenas três anos a quadrilha não saiu, mas agora em 2018 se Deus quiser, ela vai sair e o tema será os trinta anos dela, então iremos contar uma história central. Desta forma, por ser duas coisas que gosto muito, acabo fazendo uma junção, sempre colocando esse nome em tudo.

 

Qual a importância dessa celebração cultural para o recôncavo?

Eu acho que o pregão é considerado cultural por ele ser nosso, é algo que identifica nossas raízes, e sabemos que o recôncavo baiano é o que traz a maior parte dessa cultura. O pregão atrai cavaleiros, bicicletas enfeitadas, jegues, pranchas, mascarados, é onde colocamos a cultura na rua. Essa celebração não é apenas uma festa, é uma divindade cultural, é a marca do nosso município.

 

Hoje será o pregão, como está à expectativa para este evento?

Como já disse, além de participar da prancha, eu participo da comissão organizadora, e os participantes da quadrilha, a vizinhança, todo ano sempre ajudam a montar, então eu garanto que da nossa parte estamos fazendo o melhor. Se em 2017 já foi ótimo, esse ano a expectativa está melhor ainda, acreditamos que vai ser sucesso.  

 

Para finalizar, qual mensagem pretende deixar para nossos leitores?

Convido a todos para participar do pregão. E aos cavaleiros, pedimos que participe, mas que às 18 horas encerre para não maltratarem os animais. Controlem as bebidas e curtam bastante em paz. Esse ano o percurso será um pouco diferente, saíra da Vila Residencial, a partir das 14 horas e encerrará na Praça do Bonfim.


Carro alegórico (prancha) no pregão de 2015. Foto: Arquivo Pessoal

 

 Informações Mídia Recôncavo/ Cristhiele Teles e Raul Santos

 

 

Por Redação Mídia Reconcavo
Related Posts with Thumbnails

Leia Também

14/12/2018
14/12/2018
14/12/2018
14/12/2018
13/12/2018
13/12/2018
13/12/2018
13/12/2018
13/12/2018
12/12/2018

Entrevistas
Organizadores do “Bloco As Muriquetes” falam sobre a expectativa deste evento que vem animando os muritibanos a cada ano
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.