Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sexta , 05 de Junho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Funcionários do posto de combustíveis Capivari, foram surpreendidos por bandidos, na tarde deste domingo (2) que fica localizado às margens da BR-101, em Governador Mangabeira. De acordo com testemunhas, por volta das 14h20min quatro elementos armados, chegaram ao local a bordo de duas motocicletas e anunciaram o assalto. Uma dupla de meliantes abordou os funcionários, enquanto outros dois davam a cobertura. Como não tiveram êxito na ação, devido aos funcionários estarem sem o dinheiro, os bandidos fugiram, porém dois suspeitos foram capturados pela Polícia Militar. A qualquer momento mais detalhes.

O município de Maragojipe é o maior produtor de inhame do Estado. Na comunidade do Batatan, há 23 km da sede, a produção é bastante acentuada. A lavoura de inhame produzida na localidade é comercializada também fora da Bahia, sendo levada para Rondônia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Que o inhame é uma ótima opção no café da manhã, todos já sabem. Mas o produto agora faz parte também das comidas e bebidas típicas das festas juninas.

Bartolomeu Santana, produtor da localidade, produz o licor de inhame. Segundo ele, a receita secreta ainda está em fase experimental. “Estou aprimorando o produto porque vou patenteá-lo”, declara.

O sabor do licor é suave, assim como o suco do produto também. Além disso, o bolo de inhame tem uma ótima aparência e sabor delicioso. Do produto também pode ser feito cuscuz, empanada e panqueca.

De acordo com Bartolomeu, existem 21 variedades da raiz, porém o mais comercializado é o inhame da corte. Segundo o produtor, o que muda é o preço do produto, mas o sabor é o mesmo e as iguarias podem ser feitas com qualquer tipo.

O grupo Samba de Enxada fez uma apresentação para incrementar ainda mais a exposição dos produtos. O grupo, que tem 21 integrantes no total, é do povoado do Batatan e já se apresentou, entre outros lugares, no Campo Grande, em Salvador.

A TVE foi até a localidade para conferir as iguarias feitas com o inhame. A equipe da emissora produziu uma reportagem para mostrar a cultura singular da agricultura familiar da região.

Moradores de diversas ruas da cidade tem reclamado do grande número de animais soltos pelas ruas. Além de cães, galinhas, há também a presença dos de grande porte, como vacas, carneiros, cavalos e jumentos.

Na manhã deste domingo (2), moradores do bairro Chapadinha, em Cruz das Almas, entraram em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo para reclamar o problema, que já se tornou um incomodo na vida de todos. “Faz um bom tempo que convivemos com esse dilema e ninguém toma providencia. Esses carneiros aí na foto não é nem a metade dos que estão soltos aqui no bairro, além deles há porcos, bois, galinhas, patos, cavalos e o mais impressionante é que todos estes animais pertencem a uma só pessoa, parece que vivemos em um pasto a céu aberto, o que coloca em risco a vida de quem transita no local”. Desabafou o morador Jailson Smith. 

Outro problema constante são animais de grande porte soltos na BR 101, trecho de Cruz das Almas, o que tem gerado acidentes constantes. Informações do Mídia Recôncavo

Veja as fotos enviadas pelo Leitor do Mídia Recôncavo! 

O São Pedro de Muritiba acontece na cidade nos dias 28, 29 e 30 de junho, e com um mês de antecedência a Secretaria de Cultura e o Departamento de Comunicação Social já estão divulgando a grade de atrações completa do evento. 

Esta promete ser uma das melhores edições do São Pedro dos últimos anos. E os muritibanos já se preparam pra receber milhares de visitantes e dançar ao som de Flávio José, Virgílio, Estakazero, Canários do Reino, do Forrozão Safado e do Brega e Vinho, além dos forrozeiros tradicionais da cidade.

Autorizado pelo triunfo da última quarta-feira contra o Náutico, o Esporte Clube Vitória recebeu o Vasco da Gama, na noite deste sábado (1º), no Barradão, tentando confirmar a boa fase e galgar a liderança, ainda que provisória, da competição. 

E Leão não decepcionou a torcida rubro-negra que compareceu em bom número e, após dominar todos os 90 minutos de jogo, com folga e tranquilidade, venceu o time carioca por 2 x 0, tornando-se o novo líder do Campeonato Brasileiro, ganhando assim, não tão somente os três pontos, como também moral, elevando a estima e adquirindo respeito para a sequência do torneio. 

O primeiro tempo de jogo foi completamente rubro-negro, que mandou e desmandou na etapa, sendo o dono de todas as ações ofensivas, de todas as chances de gols e acabou vencendo por apenas 1 x 0, com Dinei marcando para o Leão, em uma ótima jogada de Escudero aos 31 minutos de jogo. Foi nítida a superioridade do Leão, diante de um adversário que não ameaçou o goleiro Wilson em momento algum. 

No segundo tempo, Renato Cajá, outra vez machucado, deu lugar a Vander, mas quem melhorou substancialmente foi o Vasco, que teve um gol anulado equivocadamente pelo Arbitro Heber Roberto Lopes, atendendo sinalização do assistente, mas quando o Vasco da Gama ganhava prumo e buscava rumo e até incomodava, Renato Silva derruba Victor Ramos dentro da área e é pênalti para o Vitória. Dinei bate e converte, fazendo 2 x 0 para o Vitória, sepultando o inicio de reação do time carioca.

Foto: Gaguinho/Mídia Recôncavo
Seu Sebastião teve morte natural

Uma das maiores personalidades do município de Governador Mangabeira, Sr. Sebastião, de 109 anos, morreu as 19h deste sábado (1) em sua própria residência, no Sítio Sebastian. Conhecido por ter uma boa memória e participar diretamente dos principais fatos históricos do município, Sebastião Pereira dos Santos deixa 4 filhas, 40 netos, 60 bisnetos e 10 tataranetos. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, sua neta Gleide Pereira informou que a morte foi provocada por causas naturais, em função da idade avançada do seu avô. O sepultamento será realizado no cemitério de Governador Mangabeira, porém o horário ainda não foi confirmado. Informações do Mídia Recôncavo

Em seu show no Clube Monte Líbano, na madrugada deste sábado (1º), Daniela Mercury conversou com jornalistas antes de subir ao palco. Ao ser questionada sobre como os filhos reagiram ao saberem do relacionamento dela com Malu Verçosa, a cantora disse que eles não veem preconceito. "Meus filhos  são treinados desde pequenos. Tratamos tudo com muita naturalidade. Eles não fazem diferença entre gente. A minha filha de 15 anos me falou que nas escolas os amigos comentaram e me deram força dizendo que eu era corajosa. Ainda desejaram felicidade para mim e para a Malu. Estou adorando essa história toda. Sou um elemento transformador”, falou. Tranquila e sempre sorridente, Daniela ainda falou que nunca escondeu sua opção sexual.   "Eu nunca saí do armário pois nunca estive nele. Sou uma militante social. A evolução sexual já aconteceu e todo mundo agora só quer viver em paz", disse ela. No próximo domingo (2), Mercury participará da Parada Gay de São Paulo.  "Já me chamaram algumas vezes mas a agenda nunca batia. Estarei lá nesse ano tocando como DJ e cantando com banda ao vivo. Seremos a primeira banda ao vivo nesse evento", finalizou. O Fuxico

 

Além do São João, Cachoeira prepara também uma grande festa para o dia 25 de junho, quando a cidade se torna capital do estado. As celebrações pela transferência da capital são prestigiadas por políticos e autoridades de todo o país. Este ano, o orador da sessão solene em homenagem a data será o juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos (foto), ex-titular da Comarca de Cachoeira.

As celebrações em homenagem a Independência começam neste sábado (1), às 19h30, com a tradicional levada dos mastros por autoridades e populares da Câmara de Vereadores para os bairros do Caquende e Ponta da Calçada, onde serão fincados e permanecerão até o final das comemorações.

O ato simboliza a delimitação do território livre de Cachoeira do domínio de Portugal, após a proclamação pela Câmara de Vereadores de Cachoeira do príncipe D. Pedro como regente do Brasil, em 25 de junho de 1822. 

O governo do estado também participa dos festejos, através da Secretaria de Cultura, promovendo mais uma vez a Rota da Independência que, entre suas novidades, trará para a cidade a Biblioteca Móvel da Fundação Pedro Calmon. Entre os dias 25 de junho e 10 de julho, a Rota da Independência passará por Cachoeira, Muritiba, Maragojipe, Governador Mangabeira, Santo Amaro, São Gonçalo dos Campos e Santo Antônio de Jesus. Portal A Ponte

Foto: André Gonçalves/Mídia Recôncavo

Por volta da 00h30min deste sábado (1), um leitor do Mídia Recôncavo entrou em contato com a redação para compartilhar as imagens que marcaram a abertura do São João 2013 em Cruz das Almas. André Gonçalves destacou a importância do evento para a comunidade. “A queima de fogos foi muito bonita, digna da abertura do melhor São João do Mundo. Esperamos que a paz reine nos próximos 30 dias de festa.” Relatou. 

No primeiro dia do evento, o palco foi armado na Rua Rio Branco, onde moradores de diversas classes sociais festejam animados o início do período mais badalado na região. Duas guarnições do Tático Móvel da Polícia Militar garantem a segurança dos foliões. Informações do Mídia Recôncavo

Veja as fotos enviadas pelo Leitor do Mídia Recôncavo! 

Exército realizando treinamento na Captação Pedra do Cavalo

Cerca de 70 homens do Exército fizeram treinamento na área da Captação Pedra do Cavalo, localidade do Serra, município de Conceição da Feira. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Mídia Recôncavo, o grupo faz parte do 35º Batalhão de Infantaria, unidade do Exército Brasileiro, sediada em Feira de Santana. Com o objetivo de fazer o reconhecimento da área, os homens realizaram várias simulações de supostos atentados terroristas, com o intuito de prevenir algum atentado que venha interromper o abastecimento de água em Salvador no período da Copa das Confederações, pois o equipamento é responsável por 60% do abastecimento de água da população soteropolitana. As informações dão conta de que a Hidrelétrica Pedra do Cavalo, que fica localizada entre os municípios de Governador Mangabeira e Cachoeira, também abrigou militares do mesmo grupo. 

Após reconhecimento das áreas realizado entre os dias 26 e 28/05, o Exército deve retornar com sua equipe no período de realização dos jogos internacionais, que serão realizados entre os dias 15 e 30 de junho. Informações do Mídia Recôncavo

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciou as inscrições para o programa de estágio. Os interessados têm até o dia 21 de junho para se candidatar a uma das 80 vagas oferecidas em Salvador e outros 13 municípios baianos, nos níveis técnico e superior. Para concorrer, os estudantes precisam pelo menos 50% do curso concluído e média global igual ou maior que 6,0 no histórico escolar. O estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de renovação. A Embasa definiu duas modalidades de inscrição, de acordo com o município em que desejam atuar. Para as vagas de Salvador, Simões Filho, Candeias, Camaçari e Alagoinhas os estudantes participarão da seleção na modalidade de edital, que está disponível no site do IEL, Instituto Edivaldo Lodi (IEL). A efetivação da inscrição deve ser via e-mail para ielembasa@gmail.com, seguindo as instruções contidas no edital. Já os interessados nas vagas para os municípios de Barreiras, Paulo Afonso, Senhor do Bonfim, Caetité, Itabuna, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana participarão da seleção na modalidade de captação de estudantes. Neste caso, devem se inscrever no site do IEL, de acordo com a localidade escolhida e entrar em contato por telefone com uma das unidades do instituto, demonstrando interesse em participar especificamente da seleção da Embasa. 



O ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, 55, disse nesta sexta-feira (31) que está curado do câncer no cérebro e garantiu que não vai desistir de lutar após passar no mês passado por uma nova cirurgia para a retirada de um tumor no cérebro. “Esse tumor pegou o cara errado mesmo, não vou deixar [o câncer] me matar. Se eu morrer, é porque me pegou desprevenido. Não vou morrer tão cedo”, disse Oscar. 

O ex-jogador da seleção conta que está sendo tratado com radioterapia de segunda a sexta-feira e que vai precisar de 30 sessões no total para concluir o tratamento. Ele também passará por quimioterapia, por meio de comprimidos ministrados diariamente. “Neste momento eu estou curado, já venci e ele [o câncer] não vai voltar”, afirmou Oscar. 

Em maio de 2011, o “Mão Santa” - apelido que traz desde os tempos de atleta - já havia retirado um nódulo esférico de 7 cm da cabeça, no início da luta contra o câncer. A cirurgia do mês passado obrigou Oscar a cancelar duas palestras. Ele informou que deve participar de outra atividade no dia 10 de junho. 

“Vou continuar fazendo palestras, viajando pelo Brasil e para os Estados Unidos. Até mandei fazer um terno na Inglaterra e sapato para a cerimônia do hall da fama”, disse. Ele será homenageado pela Fiba (Federação Internacional de Basquete) no mês de setembro. 

Sobre sua recuperação, Oscar fez um paralelo com os Jogos Pan-americanos de 1987, nos Estados Unidos, quando a seleção brasileira derrotou os anfitriões e ficou com a medalha de ouro. “O Pan vai servir de motivação também. Todo mundo estava desacreditado na seleção.” 

Oscar citou apenas um arrependimento na carreira, em uma partida nos Jogos de Seul-1988. “A única coisa que me arrependo é de não ter tentado um tiro de três pontos do meio da quadra no jogo contra a Rússia, em 1988. Isso podia ter nos levado para [a disputa do] título olímpico.”

Por volta das 12h05min desta sexta-feira (31) um grave acidente deixou morto o diretor administrativo da Faculdade Adventista da Bahia, em Cachoeira. Elton Santos de Oliveira, 48, bateu seu veículo modelo Honda Fit, de placa MPX-4316, licença de Parnamirim – RN, com uma motocicleta modelo Honda Titan, de placa NZY – 6903, licença de Santo Amaro – Ba, conduzida por Edvaldo Gonçalves da Ressurreição, que foi encaminhado em estado grave para um hospital em Feira de Santana. O acidente ocorreu na BR-101, imediações do km 192, no trevo de acesso à cidade de Conceição da Feira. 

De acordo com informações da Polícia Federal a
 esposa da vítima, Cláudia Anjos de Oliveira, também estava no veículo e foi atendida por uma equipe do SAMU 192 com lesões pelo corpo. Funcionários da Universidade lamentaram a morte do colega. “Pessoa extremamente cristã, competente, carinhosa, cuidava dos funcionários do IAENE. Foi uma perda irreparável.” Relatou o Pastor André Rivas. 

Elton trabalha no campus da Faculdade desde 2012, onde se destacou ao liderar uma grande reengenharia na área técnico-administrativa da instituição. A vítima deixa três filhos. Informações do Mídia Recôncavo

Confira as imagens! 

A Petrobras aprovou três grandes projetos de investimento na Unidade de Operações de Exploração e Produção da Bahia. Os projetos preveem, além da ampliação de instalações da companhia na região, a perfuração de 26 novos poços de produção e 227 intervenções em poços já existentes, com o objetivo de aumentar o fator de recuperação de petróleo em campos maduros da área. 

As principais características dos projetos aprovados são o baixo tempo de retorno e a rápida geração de caixa, que contribuirão para aumentar a produção de petróleo e gás de concessões maduras, abrangendo os campos de Miranga, Água Grande, Taquipe e Candeias, dentre outros do Recôncavo Baiano. 

O campo de Candeias foi o primeiro campo de petróleo com produção comercial no Brasil. O poço descobridor daquela jazida foi o Candeias-01, que começou a produzir em 14 de dezembro de 1941. Esse poço está em produção até hoje e opera de forma automatizada. Esses projetos fazem parte do Plano de Negócios e Gestão para o período 2013-2017 (PNG), que prioriza a continuidade da atividade exploratória nas áreas das concessões vigentes, buscando incorporar reservas e produção.

Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias

O presidente regional do PMDB e vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, colocou em dúvida a renovação da parceria PT-PMDB nas eleições de 2014. Em entrevista à Rede Tudo FM 102,5 nesta quarta-feira (29), o peemedebista elogiou os pré-candidatos da oposição e deixou em aberto a possibilidade de fechar com um deles na Bahia. “Não há essa obrigatoriedade de a posição nacional do PMDB ser acompanhada necessariamente nos Estados”, declarou.

Foto: Gustavo Lima / Agência Câmara

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) cassou o mandato do deputado federal Cláudio Puty (PT). Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Ministério Público Eleitoral (MPE) acusou o parlamentar de compra de voto, abuso de poder econômico e conduta vedada nas eleições de 2010, segundo o Globo. Com base em investigações da Polícia Federal sobre um esquema de corrupção na Secretaria de Meio Ambiente do Pará, o MP apresentou três ações para pedir a cassação do petista. De acordo com os procuradores, documentos e escutas telefônicas revelaram a ligação de Puty, então chefe da Casa Civil do governo paraense, com o esquema. Segundo a investigação, ele utilizou seu cargo para conseguir apoio político e votos. Em troca, liberava autorizações definitivas de exploração florestal. 

O Recôncavo Baiano é um dos principais destinos para quem pretende viajar no São João. Quem quer curtir a festa em Cabaceiras do Paraguaçu vai contar com uma programação que se estende de 22 a 24 de junho. Com o tema “São João Nossa Gente 2013”, os festejos juninos terão como atrações Chambinho do Acordeom, Sutak de Luxo, Osvaldinho, Dr. Da Sanfona, Frank e Alex, Virgílio, Forrójão e Rasga Tanga, que prometem agitar os forrozeiros junto com os Cruzeteiros do Forró e Acarajé com Camarão.

Destaque da programação deste ano, em Cabaceiras do Paraguaçu, Chambinho do Acordeom, além de músico, é ator. Selecionado entre mais de cinco mil candidatos, o artista foi escolhido para interpretar o cantor e compositor Luiz Gonzaga, no filme Gonzaga, de pai para filho. Com seu estilo único, Chambinho promete fazer o público dançar muito forró, xote, xaxado, baião e arrasta-pé. No repertório também não faltarão músicas autênticas do Nordeste, inspiradas no Rei do Baião, Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Zé Ramalho e Trio Nordestino.

Para compor a tradição da festa no coreto da cidade, o forró estilizado vai ficar por conta da banda Forrozão, do Bonde do Sucesso e Grupo Motivo. Para completar o que já é bom, um arraia, com muita animação ,será montado na praça principal, abrindo espaço a toda a população, que também vai poder provar as delícias típicas da época.

O município de Cabaceiras do Paraguaçu é conhecido por ter uma população receptiva e hospitaleira. A cidade é muito calma, ideal para quem quer relaxar, com segurança, entrando no clima interiorano.

Para mais informações sobre o São João em Cabaceiras do Paraguaçu, basta entrar em contato com a Prefeitura local pelo telefone (75) 3681-1129. Já as linhas do sistema intermunicipal de transporte podem ser consultadas pelo site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).


Programação

22 de junho – Sábado

22h Sutak de Luxo

24h Osvaldinho Dr. Da Sanfona

02h Frank e Alex

Evangélicos de várias igrejas percorreram as ruas do centro de Cruz das Almas na noite desta quinta-feira (30), durante a Marcha “Paz e Vida”. Animados, eles cantaram músicas juntamente com as bandas Ministério Fé Brasil, Sandro Narizeu, Art’Trio, e seguiram atrás do Trio Fé Brasil, 100% consagrado a Jesus, inaugurado no encontro. Aproximadamente cinco mil pessoas participaram do evento. A concentração aconteceu nas proximidades da Praça Multiuso, e seguiu pelas ruas da cidade rumo à Av. Cruz das Almas. 

A caminhada foi acompanhada por agentes da Superintendência Municipal de Transito e pela Polícia Militar, que além de organizarem o transito, garantiram também a segurança das pessoas. Muitos aproveitaram o momento para oração, reflexão e pedir paz entre as famílias. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Radar Notícias

Uma mãe foi internada em um hospital após tentar vender o filho por R$ 2 e em seguida, curiosamente, sem êxito na comercialização, tentou colocar a criança ao lado de um cachorro de rua.  Segundo o site Radar Notícias, o caso aconteceu em Itabuna, na Avenida Princesa Isabel, no bairro São Caetano, durante a madrugada desta quinta-feira (30). Ainda segundo publicação, a mulher foi identificada como Luciene Barbosa, e parecia estar transtornada. Ela teria procurado algumas pessoas no posto para oferecendo a criança. Conversando sozinha ela caminhou até um bar e ao mesmo tempo amamentava a filha. De acordo com a polícia, testemunhas teriam relatado que entre palavras confusas, a mulher  chegou a falar com um cachorro: “toma para você cuidar, já que o pai não quis, ele se separou de mim”, apontando o recém-nascido para o animal. Com a chegada do Samu, mulher e criança foram atendidas no local e encaminhadas para um o Hospital de Base na região estão sob observação médica.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

O delegado da polícia civil de Governador Mangabeira, Dr. Fred Alberto Barreto Costa, concedeu uma entrevista ao programa Comando Geral, da rádio Mangabeira FM, na tarde desta quarta-feira (29). Durante conversa com o apresentador Anderson Bella, o agente falou sobre sua saída, e atuação como delegado do município desde ano de 2007. Dr. Fred também relatou a expectativa para seu novo projeto profissional, que será o comando da delegacia de Muritiba. 

Ouça a entrevista: 

Já foram anunciadas as principais atrações do São João 2013 de Cachoeira. A festa começa na sexta-feira, dia 21 com o Festival de Quadrilhas e o tradicional Concurso Garota Feira do Porto. Entre as estrelas que passarão pelo palco da Feira do Porto, estão confirmadas as presenças de Alceu Valença; Cangaia de Jegue; Flávio José; Garota Safada; Gilberto Gil; Saulo Fernandes; Sine Calmon; Targino Gondim; Virgílio, entre outros. Confira a programação:

PROGRAMAÇÃO DO SÃO JOÃO FEIRA DO PORTO 2013

DIA 21/06 (SEXTA-FEIRA)
18h – Abertura oficial do São João 
Feira do Porto com a participação
das autoridades e da Filarmônica
Lyra Ceciliana (repertório junino) 
18h30 – Entrega das premiações
do concurso de decoração de bairro
e concurso de decoração
das fachadas das casas
19h – Concurso Garota Feira do Porto
20h – Apresentação dos finalistas
do Festival de Música Junina
22h – Ville Mania (Vanessa Aragão)
00h – Nenho Falando de Amor
02h – Cheiro Perfumado

DIA 22/06 (SÁBADO)
14h – Samba de Roda Filhas de Yamim
16h – Samba de Roda Filhos de Nagô
18h – Samba de Roda Esmola Cantada
20h – Forrózão Arrebenta
22h – VIRGÍLIO
00h – Danton e Ases do Forró
02h – Forró Garota Safada

DIA 23/06 (DOMINGO)
14h – Samba de Roda do Varre Estrada
16h – Samba de Roda Filhos da Barragem
18h – Apresentações de Quadrilhas
20h – Nereida Vieira
22h – TARGINO GONDIM
00h – CACAU E CAETANO
02h – CANGAIA DE JEGUE

Já estão abertas as inscrições para o XV Congresso Brasileiro de Mandioca (CBM), que vai acontecer de 21 a 26 de outubro, no Bahia Othon Palace Hotel, em Salvador (BA). O evento será realizado pela Sociedade Brasileira de Mandioca (SBM) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia. Saiba mais.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) criou o primeiro curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda em uma instituição pública de ensino superior no estado da Bahia. Os interessados devem ficar atentos ao cronograma do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2013.2 e optar pela nova graduação do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL).

De acordo com 
o projeto de criação do curso, o objetivo é formar pessoas capazes de compreender, refletir e interferir no processo de comunicação. Para o professor Robério Ribeiro, membro da Comissão do Curso de Publicidade e Propaganda da UFRB, a atividade publicitária aumentou a sua influência e importância na Bahia, especialmente com as novas mídias e tecnologias de informação que tornam a profissão ainda mais vasta e requisitada pelas empresas.

O novo curso, sensível a esta realidade, também enfatiza as dimensões culturais e sociais das comunicações, compreendendo o fomento à cultura e à educação como a melhor forma de preservação e avanço da sociedade brasileira. Ribeiro acredita que o curso atende uma antiga demanda social para formação pública de profissionais de comunicação nesta habilitação. "Ampliando os espaços de ensino, bem como do exercício profissional, poderemos evitar o êxodo de estudantes que buscam, em cursos particulares em Salvador e até na região sudeste do país, uma capacitação nesta área", aponta.

Santo Amaro, a 72 km de Salvador, é o município sede para o novo curso. Trata-se de uma extensão do CAHL, localizado em Cachoeira. Ao todo, serão ofertadas 30 vagas nos turnos matutino e vespertino. Inicialmente, as aulas serão ministradas em um espaço cedido pela Prefeitura de Santo Amaro, a Escola Doutor Araújo Pinho. O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão do CAHL será o responsável pela graduação.

Expansão – O novo curso de Publicidade e Propaganda está entre os projetos de expansão da UFRB, que prevê a criação de novos cursos e campi. O Centro de Tecnologia Aplicada à Produção de Cultura (CECULT), com foco multidisciplinar nas áreas de engenharia do espetáculo, cenotecnia, música popular, gestão de cultura, turismo e arte-educação, também terá sede no município de Santo Amaro. A previsão é que as aulas neste Centro tenham início ainda em 2014.

Mergulhado em uma crise que já se estende desde os primeiros dias de 2013, o Esporte Clube Bahia jogou hoje à noite no Estádio Metropolitano de Pituaçu, contra o Coritiba, em jogo que foi marcado pela ausência quase absoluta da sua torcida, que aderiu a campanha “público zero” e compareceu em número reduzidíssimo, aliás uma medida acertada do torcedor, que não viu o Bahia fracassar novamente, quando empatou em 0 x 0 contra o time paranaense. 

O primeiro tempo de jogo foi estabelecido pelo equilíbrio, etapa pouco movimentada, raras oportunidades de gols e um erro grave do árbitro, que deixou de marcar um pênalti claro favorável ao Coritiba. O Bahia pouco ameaçou ainda que o adversário pelo jogo deste noite, se mostrou vulnerável e só faltou qualidade técnica ao time do Bahia para encerrar o primeiro tempo vencendo pelo placar mínimo. 

No segundo tempo até que o Bahia melhorou substancialmente criando algumas chances, foi melhor durante os últimos 45 minutos, mas como habitual e como sempre, não teve qualidade e força suficiente para traduzir em gols a total predominância desta etapa, inclusive com Marquinhos Gabriel, perdendo um gol incrível que poderia mudar completamente a história do jogo. 

Péssimo resultado, mas diante os constantes fracassos do tricolor, não perder e não levar gols, curiosamente parece ainda que pequeno, um avanço. Com o resultado, o time do Deputado Marcelo Guimarães, soma seu primeiro ponto e se coloca na décima sexta posição do Campeonato Brasileiro da Série A, até o complemento da rodada. 

O Esporte Clube Bahia volta ao campo de jogo para uma nova edição do seu calvário no próximo Domingo, quando enfrentará o Internacional de Porto Alegre, às 18h30 no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. Já o Coritiba, um dia antes, no Serra Dourada pega o Goiás. 

Em alguns momentos, confira todos os detalhes da partida e, logo após, o vídeo com os melhores momentos e toda movimentação pós-jogo de Bahia x Coritiba, partida que valeu pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, edição 2013.

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.