Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sábado , 07 de Dezembro de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Um transformador de um poste localizado na Praça do Lavrador, em Cruz das Almas, explodiu na manhã deste sábado (12) provocando um susto e correria nas pessoas que frequentavam a feira livre da cidade. Segundo informações de transeuntes que testemunharam a explosão, um funcionário de uma loja de tecidos arriscou a própria vida tentando apagar o fogo com um extintor. Por conta do ocorrido, algumas lojas ficaram sem energia. Funcionários da Coelba estiveram no local verificando a ocorrência. Não houve feridos. Com informações do Paulo Galvão|Forte na Notícia

Os alunos da rede municipal de ensino podem se matricular na rede a partir desta segunda-feira (14). Pais e responsáveis terão o período de 30 dias para encaminhar a solicitação para que a criança possa ser inserida ou permanecer na rede pública de ensino. “A matrícula deve ser feita na escola de interesse do aluno. Ou seja, na instituição que ele deseja estudar”, informou a secretária de educação, Liliam Ribeiro. No ato da matrícula é necessária a apresentação da certidão de nascimento, comprovante de residência e três fotos 3×4 do aluno. O ano letivo terá início no dia 18 de fevereiro. ASCOM

O governo municipal, através da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu mais uma ação para a população de Cruz das Almas. Devido à escassez de água na localidade da Umbaubeira, por causa da falta de chuvas na região, a comunidade estava passando por dificuldades. Nesta sexta-feira (11), um carro pipa abasteceu os moradores da localidade com 8 mil litros de água potável. Luzinete de Jesus, moradora local, falou sobre a necessidade do ato. “Esta água chegou em boa hora. Nós estávamos precisando muito. Ninguém vive sem água”, declarou. De acordo com ela, há seis meses as cisternas secaram, e os moradores locais fazem uma espécie de peregrinação para conseguir água. Eles se deslocam para lugares distantes em busca de água sem qualidade. Segundo o secretário, Ademário Fernandes de Carvalho Filho, a ação foi apenas emergencial. “Este é um paliativo. Mas, nosso objetivo é ampliar a rede de água encanada e proporcionar mais dignidade para os moradores de toda localidade”, informou. ASCOM

Nesta segunda-feira (14), serão reabertos oito Postos de Saúde da Família (PSF’s). O anuncio é do secretário de saúde, André Eloy. O município possui 12 PSF’s, todos foram fechados em novembro do ano anterior.

“A secretaria encontrou a rede completamente deficiente, com problemas estruturais e burocráticos. Além dos postos de saúde da família, a unidade do CAPS, o IPER e a UTI estavam com o funcionamento suspenso, o SAMU e a UPA comprometidos – já que não houve transição. A situação era de total abandono, sendo registradas, inclusive, irregularidades sanitárias”, declarou o secretário. Ele informou ainda que no dia 28 de dezembro foi publicada uma portaria retirando o recurso da unidade de UTI do Fundo Municipal de Saúde. “Estamos retomando o dialogo com o governo do estado, para juntos, buscarmos solução”, esclareceu André Eloy.

O secretário afirmou que mesmo com as restrições, alguns serviços foram reestabelecidos. “Ainda no dia 01, reabrimos a UPA e mantivemos o serviço do SAMU. Das quatro ambulâncias que recebemos sem condições de uso, duas já voltaram pra rua e instalamos o serviço laboratorial e Raio X da UPA”. Ainda segundo o secretário, a falta de dados está prejudicando o encaminhamento de ações. “Todos os arquivos da secretaria foram apagados o que está impossibilitando que a gente avance na velocidade que gostaria, mas, mesmo com essas dificuldades o importante é que estamos vencendo as etapas. Só pedimos um pouco mais de paciência da comunidade para arrumarmos a casa e proporcionar uma saúde de excelência que é o objetivo deste governo”, ressaltou.

Os postos de saúde que serão abertas na segunda-feira estão situados na Pumba, Toquinha, Embira, Araçá, Sapucaia, Areal, Vilarejo e São Judas Tadeu. “Todos os postos voltarão a funcionar com as equipes completas com médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, além do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)”. O secretário anunciou ainda o funcionamento dos serviços de vacinação, teste do pezinho e pré-natal. “Priorizamos a atenção básica, em seguida vamos avançar para média a alta complexidade”, finalizou. *ASCOM

Segundo informações divulgada pelo radialista Washington Bahia em seu perfil do Facebook, a banda Aviões do Forró pode ser uma das atrações do São João de Cruz das Almas.

A banda comandada por Solange Almeida e Xand Avião deve se apresentar no dia 24 de Junho no Parque Sumaúma.

Ainda segundo fontes ligadas ao meio artístico, os contatos estão sendo feitos e a atração pode ser confirmada até o início do carnaval. No site oficial da banda só estão disponíveis os shows de Janeiro, Fevereiro e Março. Agora é só esperar! Recôncavo News

A rede elétrica do condomínio popular pertencente ao Programa Minha Casa, Minha Vida, localizado na Tesoura, foi instalada nesta quarta-feira (09). Na semana anterior, o secretário de Infraestrutura, Paulo Moraes, promoveu audiência entre os moradores e a Coelba para discutir o tema. Os moradores comemoraram a ligação. “Nós estávamos a cerca de três semanas sem energia elétrica, precisando morar na casa, mas passando por restrições. Agora, tudo foi resolvido”, declarou a moradora, Débora Barbosa. “Assim que tivemos a informação de que a comunidade estava passando por esta dificuldade, procuramos buscar alternativas. Além de ser um transtorno, os moradores precisavam cumprir a meta da Caixa Econômica para tomar posse das casas, e a falta de energia elétrica estava dificultando o andamento”, disse o secretario, Paulo Moraes. Ascom

O delegado da cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, Laurindo Neto, quer fechar as casas que funcionam como prostíbulos em uma tradicional rua do município, conhecida como Rua do Brega. Evangélico, o titular da delegacia nega motivos de ordem religiosa para por um fim à libertinagem no local, que surgiu há 150 anos. Para ele, é tudo uma questão de segurança, já que os estabelecimentos funcionariam como ponto de encontro de traficantes da região.

“Vou entrar com representação na Justiça para fechar esses bregas, pois eles servem de abrigo para traficantes. No entorno dessas casas de brega circula todo tipo de delinquente”, justificou em entrevista ao jornal Correio. Com a previsão de fechamento dos três estabelecimentos nos próximos meses, as prostitutas temem o futuro. “Sou puta e com muito orgulho. Tem 29 anos que vendo meu corpo nessa rua. Se fechar o brega eu vou pra onde? Para a casa do delegado?”, questiona Vera Lúcia, de 44 anos, que trabalha no local desde menina.

Fonte: Blog do Valente. 

Em almoço realizado em Cruz das Almas no ultimo dia 02 de outubro do corrente ano, reuniu-se os vereadores Gerson Rubronegro e Max Passos, contando ainda com a presença do ex vereador e atual secretatio de esporte, cultura e lazer Mario Araujo e do chefe de transito do Municipio Renan Gonçalves. Ainda estava presente ao almoço o servidor publico federal Sr. Alvino.


O almoço serviu para recepcionar o ex deputado Jonival Lucas Jr e discutir com este meios para solucionar problemas da cidade de Cruz das Almas. É bom sempre lembrar que o ex deputado é o responsavel junto com o prefeito Orlandinho pela construção da praça Ramiro Eloy Passos (multiuso) em nosso municipio.

Prezados leitores,
Este E-mail foi enviado para a Redação do Blog "
Forte na Notícia" , pelo Sr. Antonio Pimentel Ex- Prefeito Municipal de Governador Mangabeira, domingo(4) de outubro de 2009 19:46:52. Que após a leitura resolveu publicá-lo na íntegra!

Prezados(as) Amigos(as),Quando dá ocasião da transmissão do cargo, no início deste ano, alguns delinqüentes, aproveitando-se da ausência de policiamento, desferiram diversas agressões verbais contra minha pessoa, vejamos:Não podia deixar de transmitir o cargo em 01 de janeiro de 2009, pois conforme determina a Resolução 1270/09 do TCM – Tribunal de Contas dos municípios era meu dever.

Decorria mais de trinta anos, que não havia uma transmissão de cargo em Governador Mangabeira e conforme meu juramento em primeiro de janeiro de 2001, estive presente na Prefeitura Municipal, para entregar as chaves à prefeita eleita Domingas Souza da Paixão, que desde o dia 10 de dezembro já ocupava com a sua equipe de governo, um espaço com gabinete, e sala de reunião, dispondo de telefone, computador, internet e impressora, para entender melhor o funcionamento da gestão municipal.

O Senhor Leonel Oliveira Neto (Processo 2736944-/2009), conhecido como Leonel da Petrobrás, se regogizou da não presença da polícia no evento, dizendo que “ladrões e marginais”, não precisam de proteção policial, entre outras situações, como: “acabou a mamata, saí ladrão, vão embora lote de ladrões e corruptos”.

O Senhor Diógenes. Antonio Santos Oliveira (Processo 2737003-9/2009), conhecido como “Bin de Lúcia”, de igual forma na saída do Prefeito sainte com seus assessores do Paço municipal, criou um corredor polonês com seus comparsas, onde gesticulava, colocava o dedo em riste e chamava grosseiramente o Prefeito de “ladrão, vagabundo e mercenário” entre outras palavras de baixo calão.

O Senhor Marcos Paulo de Oliveira, conhecido como “Homem Fera”, encheu a mão de moedas e de forma agressiva oferecia ao Prefeito, com intenção de insinuar “desonestidade, roubo e agressivamente chamando de ladrão, corrupto, mercenário. etc”.

O Senhor Pedro Antonio Borges da Silva (Processo 747/08), Conhecido como “Pedro Borges”, no dia da apuração das eleições, em comício no comitê da candidata vitoriosa, ao lado da casa do prefeito de então, discursou dizendo, “Vai embora da cidade ladrão, corrupto, etc”, vizinho a residência onde moro com a minha família.

o Senhor Nilson José Oliveira de Jesus (Processo 2755394-8/2009), conhecido com “Louro de Lúcia”, às 6:00 hs da manhã de segunda-feira após a apuração, postou seu veículo em frente a minha casa, com o som bastante alto e gritou “,Acorda ladrão vai trabalhar”, repetindo o gesto em frente à prefeitura municipal.

Como acredito em um país, onde poderemos viver em paz, com segurança, com nossos direitos de cidadãos assegurados pelas instituições, principalmente a justiça, não poderia deixar de acionar os meus agressores no Fórum local, por “Injúria, calúnia e difamação”, entre outros crimes previstos em lei, considerando que participei de diversas eleições na cidade e nunca agi desta maneira contra quem quer que seja, que sempre procurei como gestor, prestar contas de cada centavo, com transparência, refletindo-se nas aprovações das minhas contas pelo TCM e CGU – Controladoria Geral da União. Cada um tem uma ação diferente e agora em 22 de outubro de 2009, menos de um ano da ocorrência dos fatos, já estão sendo intimados pelo Juiz da Comarca local para se explicarem em audiência e provar a quem em Governador Mangabeira – BA e região devo, como cidadão e como gestor, qual servidor ou fornecedor deixei de pagar todos os direitos ou fiz alguma proposta indecente, nestes oito anos de 2001 à 2008, administrando cerca de R$ 100 milhões de reais. Creio que a justiça será feita, pois em processo similar, conforme arquivo anexo, o Ex-Presidente Collor, hoje Senador da República, conseguiu uma indenização por “Danos Morais” de R$ 50.000,00 (Cinqüenta mil reais) do jornalista Franklin Martins, hoje ministro do Governo Federal, por tê-lo chamado de “Corrupto, ladrão e chefe de quadrilha”.

Já estou preparando também, processo similar contra o jornalista Hugor Sales, responsável pela editoração do informativo da prefeitura municipal de Governador Mangabeira – BA, por ter colocado na edição de setembro de 2009, notícia mentirosa, com relação à entrega de casa popular no meu governo e também quanto a legalidade de deixar despesas em restos à pagar, onde através de um trocadilho maldoso, tenta me colocar como devedor de fornecedores da prefeitura, o que não foi verdade, pois deixei o dinheiro em caixa, atendendo ao que diz a legislação, com isso tenta de forma grotesca afetar a minha honra e moral.

Vou continuar acreditando na justiça, pois assim como um dia este país, conseguiu colocar a inflação em patamares suportáveis, vamos, em futuro bem próximo conviver com nossos direitos sendo respeitados.

Antonio Pimentel , Ex- Prefeito Municipal de Governador Mangabeira - BA

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento rural sustentável, a Secretaria de Agricultura em parceria com o SENAR realizou na comunidade da Caatinguinha nos dias 23 a 25/09 um curso de tratoristas, capacitando 15 agricultores com aptidões para operar máquina agrícola, visando a geração de emprego e renda no Município, o que consequentemente traz a melhoria na qualidade de vida do agricultor familiar.

Diante de todas as ameaças e desafios encontrados ao publicar notícias como essa, conseguimos nos munir de forças através de amigos, parceiros da Justiça e TCM para continuar mostrando para a população o descaso que vem acontecendo em Governador Mangabeira.

Sabemos que a atual Administração do Município tem realizado grandes ações, até mesmo inexistente no passado, mas isso não deve justificar o abandono de serviços implantados pela gestão anterior.

O que pedimos para esses governantes é algo muito simples "zelem pelo que é nosso".

Não permitiremos no mural de recados difamação, calunia contra quem quer que seja, mas exigimos providências na recuperação imediata da quadra poliesportiva que já nos deu bastante alegrias outrora.
 

 

QUADRA DA SEDE
Abandono (em apenas 09 meses de Governo)














Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

A FEBACAM - Federação Baiana de Câmaras Municipais e a Câmara Municipal de Ribeira do Pombal, no intuito de promover o fortalecimento da classe dos parlamentares municipais e criar a 10ª Regional da Federação, realizaram nos últimos dias 02 e 03 de outubro de 2009 o 1º Seminário gratuito na sede do Poder Legislativo Municipal da cidade de Ribeira do Pombal - Ba.

Além da criação da Regional da Federação, eleição e posse dos seus membros, no Seminário foram abordados os seguintes temas:

 

- Análise Técnica dos Índices da Saúde e Educação - Dr. Antonio Dourado (Coordenador CAM - TCM-BA);

 

- Atribuições do Poder Legislativo - Dr. Jones Couto (Procurador Jurídico da FEBACAM);

 

- Transparência das Contas Públicas - Dr. Luís Eduardo Lopes (Técnico da CAM - TCM-BA);

 

- Técnica de Fiscalização das Contas Publicas - Dr. Rogério Rocha (Superintendente Contábil da FEBACAM);

 

- Licitação Pública e Seus Detalhes - Prof. Geraldo Viana (Pós Graduado em Auditoria Publica);

 

- PEC dos Vereadores - Deputado Federal José Carlos Aleluia.

 

O Encontro contou com o apoio do Dr. Jones Couto, TCM e INCCAPP - Assessoria Municipal.

 

O Presidente da FEBACAM Albano Fonseca Ferreira Sales (Governador Mangabeira) relatou sua satisfação com o evento e disse que a união entre os parlamentares nesse momento tem se tornado um pouco difícil, já que os mesmos estão desacreditados com tantas instituições de faz de contas que estão aí. “Foi justamente por isso que criamos a FEBACAM, uma Federação que vai envolver os vereadores de todos os municípios do estado da Bahia e fazer de uma vez por todas o fortalecimento do parlamentarismo baiano.

O Vereador Max Passos do município de Cruz das Almas, esteve hoje à tarde com o Presidente do PTB-Bahia, Jonival Lucas, visando o apoio para implementação de melhorias naquele município. "Jonival tem sido um grande parceiro para Cruz das Almas e com certeza fará de tudo para nos ajudar", disse Max Passos.

Foto: Júlio César - Gaguinho

Na intenção de melhorar a vida dos muritibanos, o governo federal disponibilizou para o Município a quantia de 10,3 milhões de reais para realização das obras do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, porém, não é isso que estamos presenciando na cidade, ruas intransitáveis, esburacadas, existem locais que foram feitas as escavações e até hoje não fizeram a recuperação do calçamento. Sem contar que as que foram feitas, estão totalmente irregulares.

A população está revoltada, pois a prefeitura está presenciando tudo e não está fiscalizando as obras, o que “com certeza” irá trazer transtornos ainda maiores, já que existem buracos tão profundos que a qualquer momento se tem o risco de ocorrer um grave acidente


Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu entregou para cada gari do Município um kit de uniformes composto de calça, blusa, bota e luva, dando condições de segurança, conforto e higiene para o desenvolvolvimento de um trabalho tão importante nas ruas da cidade.


A prefeita Romildes elogia constantemente o trabalho de todos os funcionários e disse especialmente aos garis que a cidade deve muito a eles porque devido ao esforço de cada um, Cabaceiras tem se tornado a cidade mais limpa do Recôncavo.


De acordo com informações do Diretor de Urbanismo José Roque, desde o primeiro dia do novo governo, os garis têm trabalhado diuturnamente para manter a cidade cada vez mais limpa. “Não tem sido tarefa fácil manter o que esse profissionais estão fazendo, estamos incentivando de todas as maneiras, mas o principal é a auto-motivação de cada um, algo que eles têm de sobra. Relata José Roque.

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

Composto por uma equipe qualificada, o Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu tem disponibilizado um ótimo atendimento para o quadro de funcionários da instituição. Segundo o servidor efetivo Bartolomeu, que ingressou no Município desde sua fundação, em toda sua história de vida na Prefeitura jamais presenciou um setor tão organizado. “Aqui o funcionário tem um tratamento especial, Alex e Nilton disponibilizam para nós um atendimento com muita qualidade. Fico muito feliz quando meus colegas passam na sala que trabalho para protocolar um documento e comentam do bom tratamento recebido pela equipe do Departamento Pessoal”. Enfatiza.O Diretor de Recursos Humanos Alex Machado Oliveira tem se empenhado bastante no processo, de acordo com suas informações as maiores dificuldades foram encontradas no primeiro mês da nova gestão, já que não foi encontrado nenhum arquivo nos computadores. “se não tivéssemos contratado uma empresa para nos auxiliar, com certeza o processo seria muito mais lento.” Relata.Com o inicio do Governo “O progresso é o povo que faz”, foram feitas modificações em todos os setores da Prefeitura, salas modernas com internet, ar condicionado, boas condições de higiene, e o principal, todas com profissionais qualificados para servir bem ao cidadão.

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo




A equipe do Mídia Recôncavo compareceu na tarde desta sexta-feira (25/09) no antigo EFAP, localizado no bairro do Portão e percebeu a insatisfação dos jovens do local sobre a falta de assistência dada ao esporte. Muitos reclamam sobre o estado em que se encontram as estruturas esportivas na localidade, quando então os mesmos pediram para que tirássemos fotos e mostrassem para as pessoas de fora que a imagem de “Administração Modelo” mostrada em diversas fachadas não passa de faz de contas.
 

 

Vale salientar que as fotos acima comprovam a veracidade desses fatos, pois os jovens que ainda escolhem o esporte para seu meio de lazer estão correndo riscos de quebrarem seus tornozelo sao pisarem em 1 (um) dos mais de 100 (cem) buracos de formiga localizados no campo society.
 

 

Já o campo maior, onde a Administração passada gastou recursos financeiros do povo mangabeirense com nivelamento e plantação de grama, agora está totalmente abandonado, tomado pelo mato e inclusive com as traves arrancadas.

 

 

 

Pedimos providências por parte do poder executivo e nos deixamos a disposição da Assessoria de Comunicação da prefeitura através do e-mail: midiareconcavo@hotmail.com, para assim que for solucionado o problema possamos mostrar para os nossos leitores.

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

Criado pelo governo federal em 1995, o PDDE tem como objetivo prestar assistência financeira - em caráter suplementar - às escolas públicas. Os recursos recebidos anualmente pelas unidades poderão ser aplicados em várias ações como manutenção da estrutura física e pedagógica das escolas, auxiliando na melhoria da qualidade do ensino público.

 

Até 2008, o PDDE contemplava apenas as escolas públicas de ensino fundamental. A partir de 2009, o programa foi ampliado para toda a educação básica, passando a abranger as escolas de ensino médio e da educação infantil

 

Para prestar toda a assistência, informações e orientações sobre como gerir e aplicar os recursos do PDDE, gestores das escolas municipais estão passando por um processo de formação oferecida pela Secretaria Municipal de Educação, contando com apoio do Controle Interno Municipal e de uma empresa de Assessoria em Contabilidade.

 

As reuniões começaram no dia 14 de setembro, com a presença da Secretária Municipal de Educação Maria da Conceição de Souza Silva e a Coordenadora Pedagógica Maria José Sacramento da Silva, que juntas participaram de 25 a 28/08 do Encontro para Integração das Ações Educacionais promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em parceria com a União dos Municípios da Bahia (UPB), União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O encontro com os gestores municipais, segundo a Secretária é para passar também muitas informações adquiridas relacionadas ao PDDE. Mais um encontro deve ser marcado para outubro com os mesmos gestores, para que possam esclarecer dúvidas e dificuldades encontras na administração dos recursos do Programa.

 

Santo Amaro-(Gustavo Medeiros)Ministro da Educação diz que até 2º semestre de 2010 será implantada uma unidade no município.

A bancada da Bahia na Câmara dos Deputados, liderada pela deputada federal Lídice da Mata (PSB), em audiências com o ministro da Educação, Fernando Haddad, solicitou a expansão das universidades federais no estado.

 

 

 

Segundo a assessoria de Lídice, apesar da recente criação de Universidades Federais no estado como a do Vale do São Francisco e a do Recôncavo Baiano o estado da Bahia continua com a segunda menor taxa de vagas em ensino superior federal per capita do país.

 

 

 

O mapa desses índices parece preocupar os reitores das três universidades federais no estado que procuraram ajuda da bancada baiana no Congresso Nacional para tentar reverter o quadro. Lídice da Mata apresentou as reivindicações, em especial, a de expansão da UFRB para a cidade de Santo Amaro e a criação de uma unidade de ensino superior que consiga atender o sul e o extremo sul do estado.

 

Alice Portugal (PCdoB-BA) e Emiliano José (PT-BA) também manifestaram suas preocupações com o baixo índice de vagas per capita em universidades federais no estado. “Corremos o risco de terminar o Governo Lula com os mesmos índices anteriores, é preciso reverter isto” alerta Emiliano.

 

Os reitores também expuseram as principais dificuldades enfrentadas pelas universidades que dirigem e traçaram um panorama do ensino superior federal no estado.

 

 

 

O reitor da Universidade Federal da Bahia, Naomar Almeida , disse que “de Amargosa até o extremo-sul do estado, assim como no oeste, não há uma universidade federal, o que representa um grande vazio na região”.

 

Haddad disse aos parlamentares durante a audiência que será possível atender até o 2º semestre de 2010 a reivindicação de implantar uma unidade da UFRB na cidade de Santo Amaro. Em parceria com o governo do estado, que vai ceder o prédio, o MEC vai garantir os recursos necessários para o funcionamento da unidade.
Fonte: Rede Almeidense

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

A Prefeitura de Cabaceiras do Paraguaçu prorrogou a data de vencimento da cota única do IPTU 2009. A medida foi tomada devido aos estudos feitos pelo Departamento de Tributos com intenção de incentivar os cidadãos a pagarem seu IPTU.

Dessa forma os carnês atualmente com vencimento em 15/09/2009 serão pagos sem multas e juros até o dia 15/10/2009. Vale salientar que não foi prorrogado o desconto, apenas os pagamentos sem multas e juros.


Criado no dia 08 de dezembro de 2008, o Blog do estimado amigo Natanael Luis tem mudado a trajetória da comunicação do Recôncavo. Na

oportunidade lembramos-nos do esforço deste jovem amigo em aprender a manusear o Blogger, sempre perguntando, consultando, pesquisando na internet para futuramente garantir aos leitores a qualidade, hoje, notória em sua página.

Até agora lembramos o título da primeira matéria “DELEGADOS CIVIS NÃO ADEREM À GREVE”. Naquele momento sentíamos que ali estavam sendo abertas as portas para um blog de muito sucesso.
Completando hoje 08 meses e 16 dias, o Natanael Luis Atualidade sempre foi palco de muita polêmica, pois, com o leque no meio político a página teve oportunidade de servir ao leitor em quase que tempo real, informações do cenário político municipal, estadual e nacional.
Parabéns Natanael! O Recôncavo te agradece.

 

O prefeito Tato Pereira ao lado do secretário de Obras e Meio Ambiente, Edgar Moura, do vereador Carlos Pereira, assessores e lideranças comunitárias, inaugurou ontem, à noite, a obra de pavimentação com paralelepípedo da Avenida Tiradentes(2.900 m²), na sede do distrito da Opalma. A obra, uma antiga reivindicação dos moradores locais foi executada com recursos próprios do município e integra o projeto de desenvolvimento integrado do meio rural de Cachoeira.

 

Em seu discurso, o prefeito Tato Pereira reafirmou o compromisso de levar mais benfeitorias para as comunidades da zona rural e anunciou a aquisição de uma nova ambulância, além de citar os investimentos já feitos na Opalma. Ele citou a importância da construção da escola creche do povodo denominado Buraco da Raposa, em seu primeiro mandato, para as crianças daquela localidade. Tato Pereira também citou a construção da praça da Opalma e a reconstrução dos dois colégios, implantação do Posto de Saúde da Família, extensão da eletrificação rural e melhoria de estradas vicinais.

 

O prefeito garantiu, após ouvir a reivindicação de um antigo morador que reclamou das péssimas condições da estrada da localidade conhecida como Brasília, que na primeira quinzena do próximo mês, a prefeitura irá recuperar todas as vias que ainda não foram beneficiadas no distrito da Opalma. Tato Pereira também destacou a pavimentação asfáltica da estrada que liga a Opalma ao São Francisco do Paraguaçu, já devida autorizada pelo governador do estado da Bahia, assinalando que esta foi uma reivindicação de seu governo. "Nós oferecemos, há um ano no dia 25 de Junho, ao governador Jaques Wagner, a contrapartida de R$ 1 milhão do município para a execução dessa obra que vai mudar defintivamente a vida das milahres de pessoas que vivem e trabalham na região do Vale do Iguape".

Foto: Anderson Bela - Mídia Recôncavo

Ao longo dos últimos 09 (nove) meses a Prefeitura de Cabaceiras tem buscado implementar novas praticas administrativas para o Município, portanto no equilíbrio das (Receitas x Despesas), porém sem deixar de se preocupar com as diversas demandas da população, o que faz a Administração, inegavelmente, avançar muito na prestação de serviços de saúde, educação, assistência social, iluminação pública, manutenção das estradas vicinais, limpeza, ajardinamento, entre tantas outras ações que tem melhorado a vida da estimada população.

Ocorre que, os municípios brasileiros têm enfrentado a pior crise financeira dos últimos tempos, somente no tocante do Fundo de Participação dos Municípios tivemos uma redução de quase R$ 424.000,00 (quatrocentos e vinte e quatro mil reais), comparado com o ano de 2008, no período de janeiro a agosto, o que nos força a adotar medidas urgentes de redução de despesas, principalmente no tocante a pessoal, pois alem de termos de cumprir às exigências do Ministério Público no sentido de extinguir os contratos temporários e preparar a realização de concurso público, somos obrigados a cumprir índices de despesa de pessoal estabelecidos na Constituição Federal e na Lei de Responsabilidade Fiscal, para que não soframos pesadas sanções perante o TCM.

Segundo o Secretário Municipal de Finanças Sammy Gesteira Roiter, essa queda nas receitas dificulta bastante o desenvolvimento do Município, já que com uma arrecadação tão baixa, foi necessário tomar decisões drásticas com a redução de funcionamento dos serviços prestados à população. “tivemos inclusive que demitir funcionários, pois com a diminuição dos recursos, automaticamente aumentou o índice máximo de gastos com o pessoal que é de 54%.” Relatou Sammy. Reportagem: Anderson Bela - Mídia Recôncavo.

 

O projeto de cultivo de ostras em cativeiro, em Cachoeira, já dá os primeiros frutos e garante renda para 18 famílias. Criado pela Seagri, por meio da Bahia Pesca, no Recôncavo baiano, o projeto proporciona, a cada mês, a retirada de 100 dúzias de ostras, produzidas em mesas suspensas sobre as águas dos manguezais da Baía do Iguape. Cada mesa tem entre 30 a 40 suportes e produzem ostras que chegam a 15 centímetros, três vezes maiores que o produto importado dos estados do Sudeste e Sul do País. Pelo projeto, as famílias apreendem técnicas de produção e controle de qualidade e criação de estruturas associativistas para a comercialização do produto. Todo o trabalho é feito nas comunidades remanescentes de quilombos de Dendê, Caongi, Calembá e Engenho da Ponte. Além da Baía do Iguape, entre os municípios de Cachoeira e Maragogipe, a Bahia Pesca desenvolve pesquisas nos projetos de ostreicultura nas localidades de Ponta Grossa, Baiacu e Jiribatuba, Maragogipinho, no município de Aratuípe, e na Ilha Branca, município de Jaguaripe.

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

Segundo informações postadas no Blog Muritiba News “abaixo”, a aprovação da Lei Estadual n.º 9.386 em 12 de janeiro de 2005, que redefiniu os limites do município de Governador Mangabeira, automaticamente reduzindo a área de Muritiba, foi um ato de negligência do prefeito de 2005 Roque Isquem, porém, o que o vereador esqueceu de relatar foi que a Lei teve apenas “aprovação” em 2005, sendo totalmente estudada e reestruturada no ano de 2004, período em que o prefeito era o Senhor Epifânio Marques Sampaio “Babão”, tendo o próprio responsável pelo Blog Muritiba News como Presidente da Câmara.

 

 

Acompanhe a publicação do Muritiba News:

 

 

“Em 12 de janeiro de 2005, na gestão do ex-prefeito Roque Isquem, foi aprovada, pela Assembléia Legislativa do Estado da Bahia, a lei estadual n.º 9.386, que redefiniu os limites do município de Governador Mangabeira. Com a lei, Muritiba perdeu boa parte do seu território, que passou a pertencer à cidade vizinha. Assim, a entrada de Muritiba pela Av. Paulo Souto, que leva à Br 101, pertence, hoje, a Governador Mangabeira. Da mesma forma, grande parte da localidade do Gravatá de Baixo e toda a extensão de terra que margeia a Br 101, de Governador Mangabeira à ponte Pedra do Cavalo, hoje pertence àquele município.

 

 

 

O prejuízo é enorme para Muritiba. Com a redução do território, Muritiba teve perda de arrecadação de FPM (Fundo de Participação dos Municípios), sua principal fonte de receita. O FPM é repassado aos municípios de acordo com a extensão territorial da cidade, dentre outros critérios. De outro lado, Muritiba não pode construir qualquer obra em sua entrada e ao longo da Br 101, pois tudo, a partir de 2005, faz parte do território de Governador Mangabeira. Só para citar um exemplo, hoje o Terminal Rodoviário de Muritiba, que o prefeito Epifânio Marques Sampaio pretende construir, não poderá ser edificado na entrada de Muritiba, próximo à Br 101, pois o local pertence a Governador Mangabeira.”

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.