Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 01 de Junho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Beto Macário/UOL
Moradores abandonarem zona rural por água

A distribuição de água sem tratamento por carros-pipa no interior de Alagoas pode ser a causa de doenças diarreicas agudas que causaram a morte de 37 pessoas no período entre 19 de maio e 30 de junho último, de acordo com informação do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

O fato foi revelado nesta quarta-feira (4) em audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados que discutiu a operação, a cargo do Exército, de distribuição de água a 810 municípios nordestinos em estado de calamidade pública devido à seca, por meio de caminhões-pipa.

Segundo nota técnica do departamento do Ministério da Saúde apresentada durante a audiência pública, informações da Secretaria de Saúde de Alagoas dão conta de que "os carros-pipa estão captando água bruta e não estão realizando nenhum tipo de tratamento, antes de disponibilizá-la para a população, o que causa alto risco à saúde". Uol

 

Anderson Bella l Mídia Recôncavo
D. Marizete, mostrando problemas enfrentados no bairro da Tabela

O Mídia Recôncavo, atendendo ao chamado dos nossos leitores, visitou hoje à tarde os bairros da Tabela e da Tesoura, na cidade de Cruz das Almas, e o que se viu foi uma situação de total abandono e descaso com os moradores.

Na rua Amado Queiroz, no bairro da Tabela, dona Marizete Macena, que mora no local à 25 anos, diz que lixo sempre foi jogado no local, mas além desse problema, ainda estão enfrentando o matagal que toma conta na rua. Ela mostra pra nossa equipe uma grande quantidade de entulho jogado próximo a sua casa. "Eles sempre jogam lixo por aqui, mas agora está pior porque além do lixo, tem o matagal!", diz dona Marizete.

Próximo dali, o bairro da Tesoura enfrenta o problema da lama e do esgoto. O morador Elson, revoltado com a situação em que se encontra o bairro, desabafa: "Aqui está uma vergonha! Aqui a gente só é lembrado em tempos de eleição!" Ele diz que moradores do local que tem carro, acabam deixando numa rua próxima, pois correm o risco de ficar atolados, assim como um carro da Embasa, que atolou no momento em que nossa equipe estava fazendo a reportagem.

Ivan Santana Rocha, morador à 57 anos da Tesoura, diz que está revoltado com o poder público da cidade, pois só aparecem promessas de quatro em quatro anos, e nada acontece. Podemos constatar ainda muita lama e buracos próximo ao conjunto habitacional do Minha Casa, Minha Vida. Crianças brincavam em meio ao esgoto ao céu aberto que passa no local.

Em contato com a Secretaria de Serviços Públicos, através do seu responsável, Ronivon Lemos de Carvalho, ele diz que a limpeza é feita frequentemente com a retirada de lixos e entulhos. "Infelizmente o calçamento não foi concluído, o que vem gerando transtornos para com os moradores, devido alguns trechos serem utilizados como deposito de lixo.", disse o secretário.

Ele ainda ressalta que, em parceria com a Secretaria de Obras, irá realizar a melhoria de acesso aos moradores do Condomínio do Minha Casa, Minha Vida. "Estaremos iniciando os trabalhos nesta sexta-feira, na rua Amado Queiroz", concluiu Ronivon.

O Mídia Recôncavo estará acompanhando a luta diária desses moradores, que pagam seus impostos pretendendo, claro, ter uma assistência de qualidade, por parte dos poderes públicos da cidade.   

 

 

Morador Ivan concede entrevista ao Mídia Recôncavo revoltado com a situação do bairro da Tesoura: 

Morador Elson concede entrevista ao Mídia Recôncavo revoltado com a situação do bairro da Tesoura: 

Lançamento contou com a presença de prefeitos, autoridades e convidados


A presidente Dilma Rousseff conversou com um grupo de 18 representantes de movimentos sociais ao desembarcar, nesta quinta-feira (4), na Base Área de Salvador. Os representantes entregaram à presidente reivindicações e apresentaram avaliações sobre a reforma política. 

A viagem da presidente a Salvador estava prevista para o mês passado, mas foi adiada para esta quinta-feira devido à onda de protestos populares que tomou conta do País. 

A presidente lançou na manhã desta quinta-feira (4), no Centro de Convenções da Bahia, o Plano Safra. Ela esteve acompanhada do governador Jaques Wagner e do ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Dilma deve retornar ainda hoje a Brasília.

O Plano Safra específico para o semiárido visa aumentar a segurança produtiva e melhorar a estrutura dos produtores rurais durante a estiagem, permitindo que o Nordeste conviva com a seca. O programa é uma extensão do Plano Safra da Agricultura Familiar. 

Durante o lançamento do plano, a presidente entregou 323 máquinas – 130 retroescavadeiras e 193 motoniveladoras –, voltadas para a agricultura e abertura e manutenção de estradas vicinais na Bahia, e fez também a entrega simbólica de 250 ônibus escolares do Programa Caminho da Escola, de um total de 500 que o estado está recebendo. 

Também foi assinada na ocasião ordem de serviço para execução, por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e da Parnaíba (Codevasf), para implantação de 38.252 cisternas no semiárido da Bahia.
Estadão Conteúdo.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo
Armandio chegou a realizar cursos de artesanato na cidade

Um homem foi morto a tiros por volta das 7h20min da manhã desta quinta-feira (4), dentro de sua própria residência, na localidade de Jacarezinho, zona rural de Cabaceiras do Paraguaçu. De acordo com informações da delegacia da cidade, Armandio Alves Passos, 46, conhecido por rasta, foi alvejado por dois elementos que chegaram ao local a bordo de uma motocicleta. A vítima possuía passagens pela polícia e chegou a prestar serviços na Prefeitura local dando cursos de artesanato, compartilhando as técnicas que adquiriu durante o período em que ficou preso. O corpo será encaminhado para o DPT – Departamento de Polícia Técnica de Santo Antonio de Jesus. A Polícia Civil investiga o caso. Informações do Mídia Recôncavo

Ingerir uma colher de sopa de farelo de trigo espalhado sobre a comida é uma boa opção para resolver problemas de constipação intestinal. As fibras contidas no farelo agem como um laxante natural.

Essas fibras existentes no farelo evitam a diverticulite, uma doença que provoca a inflamação do intestino, prisão de ventre e dor abdominal. Além de agir com um laxante natural, as fibras do farelo agem como agente anticancerígeno.

O farelo ajuda na imunização por meio do controle do estrogênio. Ele é capaz de reduzir o nível desse hormônio no sangue. O estrogênio é um hormônio que, desequilibrado, é um dos responsáveis do surgimento do câncer de mama. Juntamente com as fibras, os médicos recomendam também a ingestão de muito líquido.

A médica, Liane Leal, com outras colegas de profissão


Médicos baianos e estudantes de medicina realizaram na tarde desta quarta-feira, 03, no centro de Salvador, uma passeata contra a importação de médicos estrangeiros e a aplicação do que a categoria chama de Revalida, uma prova para revalidação do diploma médico. É intenção do governo Dilma Rousseff autorizar a vinda ao Brasil de 6.000 médicos formados em faculdades cubanas, sem revalidação do diploma estrangeiro.

A equipe do Mídia Recôncavo conversou, com exclusividade, com médicos que participavam do movimento. A médica Liane Leal Sacramento conta que o ato foi pacifico,  "Uma grande manifestação médica! Formamos um tapete branco na Praça Castro Alves e reivindicamos melhorias na saúde e a valorização do nosso trabalho médico".  

A médica clinica geral, Daniela Lopes, que esteve na concentração do ato,  diz que a classe não é contra a importação dos médicos em si. "Que venham! Mas que façam a prova! Sabemos das deficiências das faculdades lá fora! Trazer médicos sem capacidade é irresponsabilidade! Na maioria dos lugares o que falta são condições do médico trabalhar", acrescentou ela.

No ano de 2012, 182 profissionais que estudaram em faculdades cubanas se inscreveram para revalidar seus diplomas no Brasil, e apenas 20 foram aprovados. O total de médicos com diplomas estrangeiros, inscritos para revalidação em 2012, foi de 884, dos quais somente 77 foram autorizados a atuar no país, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM).

Daniela, que atende em hospitais públicos municipais no recôncavo, diz que o problema está mais no sistema, do que na aparente falta de médicos. "Um médico, com condições de trabalho, pode fazer o serviço de três que estão sem condições!", desabafa.

"Paciente com fratura no braço, se for prontamente operado, libera a vaga do hospital pra outro! Mas se falta material pra cirurgia dele, ele fica lá... Ocupando leito, superlotando o sistema!", explica Daniela.

A Associação Médica Brasileira, junto com o Conselho Federal de Medicina, Federação Nacional dos Médicos e Associação Nacional dos Médicos Residentes, emitiram uma Carta Aberta à população brasileira, se posicionando ao anuncio feito pelo governo federal, de contratação de 6 mil médicos cubanos para trabalhar no interior. "O caminho trilhado é de alto risco e simboliza uma vergonha nacional.  Ele expõe a população, sobretudo a parcela mais vulnerável e carente, à ação de pessoas cujo conhecimentos e competências não foram devidamente comprovados. Além disso, tem valor inócuo, paliativo, populista e esconde os reais problemas que afetam o Sistema Único de Saúde (SUS)", diz a nota.

O Brasil forma aproximadamente 15 mil médicos por ano, totalizando cerca de 400 mil médicos no país; é o segundo país no planeta em formação de médicos. 

Michel Teló é o intérprete da música que virou hit no mundo todo


O lucro do hit Ai Se Eu Te Pego já chegou a R$ 10 milhões, informou a coluna Retratos da Vida, do jornal Extra. Devido a uma disputa pela autoria da música, o dinheiro segue bloqueado. As estudantes paraibanas Marcella Quinho Ramalho, Maria Eduarda Lucena dos Santos e Amanda Borba Cavalcanti de Queiroga querem tirar de Sharon Acioly o direito de ser uma das autoras da canção. O grupo diz que criou a música durante uma viagem para Disney.

 

A turma de Sharon garante que a criação da música aconteceu durante uma brincadeira no Axé Moi, em Porto Seguro, com três amigas, Karine Vinagre, Amanda Cruz e Aline Medeiros. O advogado de Sharon vai à Paraíba nesta quinta (4), onde corre o processo, para tentar agilizar a ação. Além de processar o grupo de Marcela, Maria e Amanda, vai mover uma ação contra a empresa de Teló para que o escritório do cantor faça uma prestação de contas de toda a arrecadação do hit.

 

Ipea aponta criação de mais de 300.000 postos de trabalho entre 2009 e 2012

 

Entre janeiro de 2009 e dezembro de 2012, foram criados 304.317 postos de trabalho de jornada integral para profissionais de nível superior no Brasil. O dado consta do estudo Radar – Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A carreira de analista de TI (tecnologia da informação) foi a que registrou maior expansão no período, com a criação de 49.535 vagas.

Segundo o estudo, cinco áreas responderam por mais de 40% dos postos de trabalho de nível superior criados no país. Na prática, a cada cem novos empregos, 40 eram destinados aos seguintes profissionais: analistas de TI, enfermeiros, profissionais de relações públicas e publicitários, secretários executivos e farmacêuticos.

Em números absolutos, os estados que mais criaram vagas para esses cinco profissionais foram São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O Rio de Janeiro integra o grupo em quatro dos cinco casos: ficou abaixo dos demais apenas na criação de oportunidades para secretários executivos.

O Ipea analisou ainda a criação de vagas frente à população dos estados. O levantamento mostra que profissionais de TI são requisitados principalmente nos estados da região Sul e em São Paulo. Já os enfermeiros têm mais oportunidades no Acre, Bahia, Espírito Santo, Sergipe e Tocantins.

Os dados foram extraídos do dados Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Os valores foram atualizados para preços de dezembro de 2012, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Dessa forma, excluiu-se o efeito da inflação no período.

Mídia Recôncavo

O movimento de volta às atividades no Cahl (Centro de Artes, Humanidades e Letras) da UFRB, em Cachoeira, foi tranquilo nesta quarta-feira, 03. Porém, alunos do curso de jornalismo estão procurando o NUAC (Núcleo Acadêmico do Cahl) para regularizar a matricula referente ao semestre, já que encontraram problemas durante todo o periodo de matriculas pelo Portal Sagres. 

A cidade de Cachoeira, no entanto, já tem sua rotina alterada devido à volta de estudantes de outras cidades e estados. 

 

De acordo com o colunista Jaíro Costa Junior, do Correio, o presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, embarcou nesta terça para Brasília disposto a dar o troco na presidente Dilma Rousseff, com quem está engasgado desde a eleição de 2010, quando perdeu de surpresa o apoio da petista na reta final do primeiro turno para o governo. Na reunião da Executiva nacional do partido, o peemedebista engrossa o coro dos que preferem perder o lugar de vice na chapa de Dilma em troca de liberdade nas disputas regionais. O que reduziria as chances de um segundo palanque do PMDB para a presidente em diversos estados. Entre os quais, a Bahia.  Publicamente, Geddel afirma que vai  escolher a melhor opção política para a legenda. Em conversas reservadas com aliados, porém,  já dá como favas contadas o cargo de  vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, para negociar sem constrangimentos o apoio a outro candidato ao Planalto, como parte da tática de unir as oposições em  torno de um só nome.

 Uma novidade virá à tona em "Amor à Vida" (TV Globo). Paloma (Paolla Oliveira) descobrirá que é fruto de um relacionamento extraconjugal de César (Antonio Fagundes), vai conhecer a mãe biológica e pedirá perdão a Pilar (Susana Vieira).

Segundo  Extra, a pediatra vai pedir a Rafael (Rainer Cadete), advogado do hospital, para tentar encontrar sua origem - ela tem certeza que é adotada, como já lhe disse no passado Félix (Mateus Solano). O advogado vai descobrir que Paloma não nasceu no hospital da família e nem Pilar teve uma filha lá. Ele conta que a médica só recebeu documentos como filha dos Khoury quando tinha 1 ano e meio.

Paloma então vai em busca dos pais verdadeiros. Ela marca um jantar com Pilar e César e diz que tem certeza de que é adotada. O pai vai negar, mas vendo o desespero de Paloma, a avó Bernarda (Nathalia Timberg) vai revelar. "Você é filha do seu pai com outra mulher", chocando todos.

Pilar surpreende com o resto da história. "Queria muito ter uma filha. Tive problemas de concepção, então, decidi adotar uma menininha. Nos inscrevemos em programas de adoção, mas não conseguíamos uma menina. Então, um dia, ele (César) apareceu com você. Fizemos novos papéis, registramos você como nossa filha". Ela conta ainda que só descobriu que a filha era fruto de um caso do marido bem depois da adoção.

Foto: Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo

Após passar os festejos juninos, o município de Cruz das Almas, localizado no Recôncavo baiano, volta a chamar a atenção no cenário político. Recentemente o atual prefeito Dr. Jean (PMDB), concedeu entrevista ao Mídia Recôncavo fazendo declarações bombásticas sobre a política local. Após anúncio do vereador Zé Raimundo, sobre uma possível saída do Partido dos Trabalhadores, o prefeito relatou que estaria “namorando” com o parlamentar. Questionado pela reportagem sobre o significado dessa palavra, Dr. Jean relatou que o vereador Zé Raimundo sempre teve uma “postura elegante” na política de Cruz das Almas e que já participou do seu grupo político no passado, e quem sabe, se agora ele não volta para sua casa de origem.

“A intenção da nossa bancada é que ele fique com a gente, mas até o momento ele não tem nenhum compromisso político com o grupo. Tenho informações de que existem dois partidos que ele está querendo se filiar, um deles seria o PDT, soube disso por outros vereadores. Seria muito bom para nossa base se Zé Raimundo viesse para cá, pois ele é um vereador municipalista. “Já estivemos juntos em Brasília, fomos ao gabinete do deputado federal Luiz Alberto (PT), onde conseguimos uma emenda para Cruz das Almas, que foi a pavimentação de uma rua na localidade de Touquinha, próximo a empresa Fumex.” Declara Dr. Jean.

Quando questionado se o posicionamento ferrenho de oposição praticado pelo vereador iria gerar resistência caso viesse para seu grupo político, Dr. Jean disse não ver problema algum. “Casos mais extremos já aconteceram na política nacional, vejam a situação de Lula e Maluf, que se juntaram em São Paulo para vencer as eleições”. Respondeu.

Vereador Zé Raimundo disse que continua na oposição

Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo na noite desta terça-feira (2) o vereador Zé Raimundo contestou as declarações do prefeito Dr. Jean. O petista revelou que realmente divulgou que poderia sair do Partido dos Trabalhadores, e que tem sido assediado por alguns membros do grupo do prefeito, mas em momento algum pensou em fazer alianças. “Realmente já fiz parte do grupo de Dr. Jean, mas não pretendo mudar minha postura de oposição a esse projeto político que está instalado em nosso município.” Desabafou.

O vereador ainda lembrou que seu nome estaria sendo veiculado no palco durante os festejos do São João, porque teria conseguido recursos junto a Petrobrás na ordem de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para patrocínio do evento. Relatando ainda que conseguiu o patrocínio por vários anos e seria uma injustiça da sua parte se ausentar porque outro grupo está no poder. “Quero deixar bem claro que apesar de tudo isso continuo no PT, fazendo oposição ao governo de Dr. Jean”. Concluiu.

O Mídia Recôncavo questionou a Zé Raimundo sobre o que teria motivado sua saído do PT. O vereador respondeu que tem interesse em ser candidato a prefeito do Município, e que após uma conversa com o ex-prefeito Orlandinho (PT) resolveu permanecer na sigla, e tentar uma disputa interna para ter seu nome escolhido para concorrer em 2014.

Os comentários sobre uma possível aliança entre o vereador Zé Raimundo e Dr. Jean tem sido cada vez mais comuns em círculos de bate-papo no município, porém com as novas declarações a população percebe que não passam de especulações. Informações do Mídia Recôncavo

Cloves Rocha Oliveira é acusado de abuso de poder político

 A Promotora Ítala Maria de Nazaré do Carmo Braga pediu ao Juiz Eleitoral a cassação do mandato do Prefeito Cloves Rocha Oliveira, eleito em 2012 pela segunda vez no município de Castro Alves que fica a 189 km da capital.

De acordo com a Promotora, o Prefeito Cloves e seu vice, Jorge Gomes, praticaram abuso de poder político durante as eleições municipais de 2012. Em documento do parecer, que o Bocão News teve acesso, a Promotora relata que no ano das Eleições Municipais o prefeito autorizou propagandas das suas obras na Prefeitura Municipal divulgando o seu nome e o do seu vice. O relato comprova ainda, com depoimentos colhidos do programador e do diretor da Rádio Clube AM de Santo Antônio de Jesus, que o prefeito sabia do risco que estava correndo em veicular as propagandas.

A promotora cita ainda o assessor de Gabinete da Prefeitura de Castro Alves com “um depoimento claramente inverídico e ardiloso” quando o mesmo diz que o prefeito não tinha conhecimento do que ia ao ar. O processo está na 43ª Zona Eleitoral aguardando a decisão do Juiz Eleitoral. A prefeitura de Castro Alves esteve envolvida em outro escândalo quando policiais federais efetuaram a prisão do Secretário de Administração do município Fabrício Figueiredo envolvido em desvio de dinheiro da Merenda Escolar em Novembro de 2010.

Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo
Entrada da rua, enfeitada por moradores

 

A rua popularmente conhecida como Ilha das Cobras, na cidade de Muritiba, chamou a atenção dos moradores e turistas que passaram pela cidade no mês de junho. Através de iniciativa popular, com apoio da Secretaria de Cultura da cidade, moradores se uniram e enfeitaram toda a extensão da rua com bandeirolas, detalhando enfeites dos postes de iluminação e um belo portal, ao lado do Colégio Polivalente.

O resultado de tanto esforço, foi uma brilhante ornamentação, que destacou a rua durante os festejos juninos na cidade. "Muito bonito! Seria interessante se todos os bairros fizessem o mesmo!", diz Carolina Mathias, de São Gonçalo dos Campos. Mídia Recôncavo 

Reprodução Internet
Concurso terá 100 vagas para auditor-fiscal do trabalho

 

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou na última segunda-feira (1º) o edital para o concurso de auditor-fiscal do trabalho (AFT). São 100 vagas, sendo 05 para candidatos com deficiência, e a remuneração inicial é de R$14,280 para a jornada de 40 horas semanais. 

As inscrições serão realizadas de 8 a 29 de julho, através do site: 
www.cespe.unb.br/concursos/mte_2013. A taxa é de R$130.

Para concorrer a uma das vagas, é preciso ter graduação em qualquer área. As provas objetivas serão realizadas no dia 8 de setembro e as discursivas no dia 6 de outubro nas 26 capitais e no Distrito Federal. 

A seleção abrangerá provas discursivas e objetivas, além de sindicância de vida pregressa do candidato.  A distribuição das vagas entre as unidades administrativas do Ministério do Trabalho e Emprego, para fins de lotação dos candidatos aprovados, será divulgada após o resultado final do concurso.

 

Divulgação l TV Globo
Thiago Fragoso e Marcello Antony em cena da novela da Globo

 

A novela Amor à Vida, da Globo, está no olho do furacão.

De acordo com o colunista Flávio Ricco, do jornal Diário de S. Paulo, a todo o momento chegam denúncias sobre coincidências do folhetim, no que diz respeito aos papéis de Marcello Antony e Thiago Fragoso, com as séries americanas de sucesso.

Agora se fala que a história da adoção também é bem parecida com a de Bryan (Andrew Rannells) e David (Justin Bartha) no The New Normal, da NBC.

Além disso, são apontadas igualdades entre trechos do enredo e personagens da novela brasileira com os das séries Brothers & SistersGrey's Anatomy. Como mais evidente, o desejo dos dois em adotar uma criança, usando uma amiga como barriga de aluguel. Em ambas as situações, os envolvidos têm as mesmas profissões: um é chef de cozinha e o outro, advogado.

Quanto à Grey's Anatomy, que também se passa num hospital, se fala em cópia de cenas inteiras e que os criadores das respectivas séries Jon Robin Baitz e Ken Olin (Brothers & Sisters) e Shonda Rhimes (Greys Anatomy) estariam constituindo advogados no Brasil para entrar com processo de plágio na Justiça.

Ainda de acordo com o jornal, o autor Walcyr Carrasco, convidado a se manifestar, disse que não estava sabendo, "mas de qualquer maneira, não é por se passar num hospital que as tramas são parecidas. São totalmente diferentes".
 

Marcos Rocha l Leitor Mídia Recôncavo

A vista é considerada uma das mais belas do recôncavo baiano, porém, para se chegar até Ponta de Souza, em Maragogipe, turistas passam por um verdadeiro sufoco. O primeiro susto é a estrada: Lamas e buracos podem fazer com que a viagem seja interrompida à qualquer momento. Alguns chegam a desistir de chegar ao local. 

Outro problema relatado por um leitor do MR são as placas de sinalização. Se você não estiver acompanhado de alguém que conheça o local, certamente só chegará ao destino se tiver muita sorte, pois não existem placas identificando o acesso. Comerciantes do local relatam que tem dias que não vendem nada. Mídia Recôncavo

Estreou na segunda-feira passada, 24, a nova novela das onze da Globo, “Saramandaia”, de Ricardo Linhares. A trama, que é remake de Dias Gomes, teve em sua primeira semana uma audiência abaixo das novelas antecessoras, “Gabriela” e “O Astro”.

Segundo dados do IBOPE, “Saramandaia” obteve média de 20 pontos, sendo sua maior audiência 27 e sua menor 14. No mesmo período, “Gabriela” teve 24 pontos, e “O Astro” ficou com 25 pontos. Apesar da primeira semana não tão boa assim, o folhetim ainda está acima da meta para o horário, que é de 18 pontos.

Cada ponto em SP equivale a 62 mil televisores ligados.

 

Os filhos desnaturados que se cuidem. Uma lei que entrou em vigor hoje na China exige que os cidadãos do país visitem seus pais idosos regularmente, ou ao menos mantenham contato com eles, sob risco de processo. A medida foi recebida com ceticismo e até deboche por muita gente, que rejeita a intromissão do Estado em assuntos de família e duvida que a lei possa ser aplicada.

Para outros, essa emenda à lei de proteção aos idosos serve de alerta para os desvios que a urbanização acelerada impôs à tradição chinesa de unidade familiar. Somam-se a isso a política de filho único e o rápido envelhecimento da população e o resultado é um número cada vez maior de idosos abandonados. Ninguém parece saber muito bem como a nova lei irá melhorar a situação, já que ela não especifica a regularidade com que os pais devem ser visitados nem a punição que será aplicada aos que a ignorarem.

Especialistas criticam o conteúdo vago da lei, observando que ela errou o alvo, já que a responsabilidade de assistência social deve ser dividida com o Estado. Segundo números oficiais, 45% dos chineses não têm plano de aposentadoria. “O foco deveria ser assegurar aposentadorias e benefícios sociais adequados aos idosos, algo mais fácil de implementar”, disse ao jornal estatal “Global Times” o sociólogo Yu Shaoxiang.

Casos recentes de abandono e maus-tratos a idosos causaram choque. Um dos mais comentados foi o de um agricultor da província de Jiangsu (leste), que manteve a mãe de 100 anos morando num chiqueiro. Ainda assim, para muitos parece absurdo usar a lei em nome da unidade familiar. “Cuidar dos pais é uma obrigação moral. Se isso vira uma lei, é sinal de que a situação é grave”, lamenta Bai Yu, 32, que trabalha numa firma de relações públicas em Pequim. Natural de Helongjiang, província no extremo norte do país que fica a mais de 1.000 km da capital, ela diz que simplesmente não tem tempo nem dinheiro para visitar os pais regularmente. “Eles entendem isso”, diz. FolhaPress

Dilma Rousseff chegará nesta quinta-feira (04) a Salvador. A presidente vem à capital baiana para anunciar o Plano Safra do Semiárido, na Cerimônia que devem acontecer no Centro de Convenções da cidade.

Entre as principais medidas do Plano Safra do Semiárido, está a suspensão das dívidas dos produtores até o fim de 2014. Além disso, os produtores terão desconto de até 85% para liquidar operações de crédito contratadas até 2006 com dinheiro do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE) ou do Tesouro Nacional.

A visita da presidente estava prevista apara acontecer no dia 21 de junho, mas, por conta das manifestações que atingiram Salvador, com milhares de pessoas, foi adiada para o início desse mês. Valera Noticias

Foto: Itacília Lôbo/Metropress

Foi ouvindo gritos de "Fora, Wagner" e "Traidor" que o governador Jaques Wagner fez o início do cortejo do 2 de julho, nesta manhã. Pendurados nas grades que separam as comitivas dos espectadores, populares hostilizaram o petista. Metro1

Ascom l Gov. Mangabeira

Dia 01 / 07 - Segunda-Feira

18hs - Apresentação de Quadrilhas Juninas 

20hs - Rafa Marques
22hs - Forró Safado
 
0h - Edu & Maraial 
02hs - Brega & Vinho 

Dia 02 / 07  - Terça-Feira

08hs - Hasteamento das Bandeiras - Paço Municipal 

16hs - Grupo Bom D+ 
19:30 - Gasparzinho 
22hs - Calcinha Preta 
0h - Bonde do Calypso

Reprodução Internet
O caso faz parte da investigação denominada “Operação Sanguessuga”, conhecido também como máfia das ambulâncias.

 

O Ministério Público Federal (MPF) na Bahia denunciou, na última terça-feira, 25 de junho, o ex-prefeito da cidade de Muritiba/BA, Epifânio Marques Sampaio (Babão), e outras seis pessoas pela aquisição de ambulância superfaturada no ano de 2004. O caso faz parte da investigação denominada “Operação Sanguessuga”, realizada no ano de 2006, que desarticulou a organização criminosa responsável pelo fornecimento ilícito de ambulâncias, odontomóveis, veículos para transporte escolar, unidades de inclusão digital e equipamentos médico-hospitalares em todo o país.

Além do ex-prefeito, o MPF denunciou os membros da comissão de licitação de Muritiba, à época, que participaram da fraude nas duas licitações que possibilitaram a aquisição dos itens superfaturados. Ainda, entre os denunciados estão os empresários Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Darci José Vedoin, sócios das empresas beneficiadas pelo crime, e um funcionário do grupo criminoso, responsável pelo contato com os municípios baianos envolvidos no esquema.

Os itens superfaturados foram adquiridos com recursos, no montante de R$ 100.000,00 repassados ao município a partir de um convênio celebrado com o Ministério da Saúde, visando o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na ocasião, o município realizou duas licitações forjadas, a primeira destinada à aquisição de uma unidade móvel de saúde, e a segunda à aquisição de equipamentos médico-odontológicos para esta ambulância. Apurou-se que as supostas concorrentes eram empresas do mesmo grupo, chefiado pelos dois empresários denunciados, assim como as vencedoras, as empresas Planam e Unisau Comércio e Indústria.

O superfaturamento da ambulância foi objeto de reprovação das contas do município relativas ao convênio, pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2012. O Tribunal levou em consideração o relatório da auditoria conjunta realizada pela Controladoria Geral da União e pelo Departamento Nacional de Auditoria do SUS, e determinou ao prefeito e à Planam a devolução de cerca de 35 mil reais ao erário – que corresponde à diferença entre o valor pago pela ambulância e o praticado pelo mercado – além do pagamento de multa de cinco mil reais.

A denúncia, de autoria da procuradora da República Melina Flores, que integra a Divisão de Combate à Corrupção do MPF/BA, requer a condenação dos sete acusados pela aquisição de itens superfaturados, crime previsto no art. 96 da Lei 8666/1993, que institui normas para licitações e contratos da administração pública. A norma estipula pena de detenção de três a seis anos e multa pelo crime. Os denunciados não foram acusados pelo crime correspondente à fraude licitatória (art. 90 da Lei 8666/93) por ter sido alcançado pela prescrição.

Informações do Ministério Público Federal
Procuradoria da República na Bahia

Anderson Bella l Mídia Recôncavo

Um jovem foi assassinado  com vários tiros na cidade de Maragojipe, segundo informações do Blog do Zevaldo Sousa. Hilton Bispo Brito, também conhecido por Elton, foi assassinado por volta das 18 horas deste domingo, 30 de junho, no bairro da Comissão, próximo a Estação de Tratamento de Esgoto da Embasa, também conhecida pela população como Pinicão. Este é o décimo assassinato contabilizado, nas mesmas condições, na cidade.

A Policia Civil, através do Delegado Adeilton Pereira, informou que está tomando as medidas necessárias. 

Cláudia Brandão e o Forrozeiro Val Macambira

 

Muritiba encerrou na noite deste domingo, 30, mais uma edição do São Pedro na Serra. Esse ano, passaram pelo palco grandes artistas do cenário nacional do Forró, como Flávio José, Virgilio e Estakazero. Para Adriana Cavalcanti, de Vitória da Conquista, e que sempre passa o período junino na cidade, as atrações desta edição foram as melhores dos últimos anos. "Muito bom! Liguei pra minhas amigas de Vitória (da Conquista), comentei sobre as atrações e elas estão aqui! Curtindo junto comigo!", disse ela.

Na noite sábado, o artista Lui Muritiba se apresentou no palco trazendo a sua "Forrança" e cantando para o povo da sua terra um forró de qualidade. Depois, foi a vez de Virgilio e Canários do Reino.

Uma das atrações mais esperadas, a Banda Estakazero, lotou a praça da Matriz encerrando uma das melhores edições do São Pedro na Serra dos últimos anos. Para a Secretária de Cultura, Desportos, Lazer e Turismo, Cláudia Brandão, será uma festa que ficará na história da cidade. "As pessoas brincaram em paz e vieram mesmo pra curtir os artistas!", disse ela.

Preocupada e sempre presente em todos os momentos do evento, no palco durante a apresentação das bandas, a secretária diz que uma de suas maiores preocupações era com os barraqueiros da festa. "Eles acabaram os seus produtos, pois a festa lotou! Sempre perguntava a eles como foram as vendas, todos os dias!", comenta satisfeita.

Com destaque para estrutura e uma decoração que abrilhantou o período junino na cidade, Cláudia Brandão agradece a sua equipe "Apenas sete pessoas, que chega junto comigo em qualquer problema: Jair, Denilson, Naíze, Jaque, Simone e Dé, todos sob o meu comando!", e faz um desabafo: "Alguns acreditavam que eu iria destruir a Secretaria de Cultura, e, graças a Deus, estou dando o meu sangue e mostrando como se faz um trabalho bonito. Essa é a minha resposta! Sem a interferência de ninguém, apenas com total apoio do prefeito! E gostaria de deixar claro: Sou eu que faço toda a programação da festa! Além de colocar a mão na massa pra o que der e vier! Não sou secretária apenas de gabinete!" diz ela.

Cláudia destaca ainda um detalhe que deixou a festa mais bonita: "Onde chego, São Pedro desliga a torneira e faz o sol brilhar", brinca ela, fazendo referencia aos dias de sol durante todo o mês de junho, nos eventos do "Esperando o São Pedro" e, principalmente, os três dias do São Pedro na Serra. "Quem faz o bem, só recebe o bem", comenta.

Agora, a Secretaria de Cultura prepara a cidade para receber recursos junto ao Sistema Nacional de Cultura. "Não é só festa profana! Estamos nos preparando para a Conferencia Municipal de Cultura, que será ainda esse mês,  e em breve Muritiba estará recebendo recursos para realizar eventos culturais!", finaliza.

 

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.