Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sábado , 06 de Junho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Câmara PSD

Dois deputados, um deles da Bahia, o federal Fernando Torres (PSD), estão na mira da Polícia Federal, que entrou com pedido junto ao Supremo Tribunal Federal para a abertura de investigação contra ambos. O segundo é Taumaturgo Lima, do Acre. Os dois teriam usado notas fiscais suspeitas de participarem de esquema de lavagem de dinheiro e desvios de recursos de Fundos de Pensão.

Este caso do Fundos de Pensão explodiu na semana passada e envolve milhões de reais. Parte das investigações já tinha sido enviada para o Supremo. Fernando Torres integra o PSD baiano. O valor exato dos desvios se aproxima de R$ 300 milhões, isso durante cerca de 18 meses. De acordo com a Folha de S.Paulo, os dois deputados usaram notas fiscais da MC Incorporações e da Gold Incorporação e Consultoria para justificar o gasto de verbas de gabinete e pedir ressarcimento à Câmara dos Deputados. Informações de Bahia Notícias

Foto: Ilustrativa

Um acidente na BA-046, que liga Santo Antônio de Jesus a cidade de Nazaré, deixou pelo menos uma pessoa gravemente ferida, na noite de ontem, segunda (7). A colisão ocorreu entre um carro modelo Siena, com licença de Teolândia e uma carreta com placa de Salvador.

Segundo informações de populares, o motorista do carro, identificado como Carlos Conceição, perdeu o controle do veículo por isso causou o acidente. Este foi encaminhado ao Hospital Regional em estado grave. O motorista da carreta, André Góes dos Santos, foi socorrido no local com ferimentos leves.

Foto: Ag. Haack

O troca-troca partidário na Assembleia Legislativa da Bahia praticamente não muda a composição geral da casa, que passa de 47 para 46 governistas, enquanto a oposição aumenta em um parlamentar e chega a 17 membros. Isso porque a deputada Graça Pimenta deixou o PR (governista) para ingressar no PMDB (minoria). No entanto, as mudanças efetivadas até o último sábado (5) alteram os blocos partidários e dá mais força para DEM e PMDB, mas enfraquece o Partido da República.

Com a adesão de Elmar Nascimento e Sandro Régis, que eram do PR, e Targino Machado, que era do PSC, o Democratas passa a ser a terceira maior bancada da Casa, com sete integrantes, atrás apenas do PT (14 deputados) e PSD (nove), que perdeu um político, já que Maria Luiza foi para o PSC. O deputado Carlos Gaban (DEM) deve pedir a liderança da bancada do partido, que passou de quatro para sete integrantes e ganhou o direito de formar um grupo único, não mais coligado com o PMDB. Com isso, Gaban teria de deixar a vice-liderança da oposição, que deve ter um novo membro.

O PMDB vai precisar encontrar outro partido para se agrupar, já que tem apenas cinco deputados – com a chegada de Bruno Reis (ex-PRP) e Graça Pimenta –, o que pode resultar em uma mudança na liderança, atualmente de Luciano Simões (PMDB). Para ter uma bancada a legenda precisa de, pelo menos, seis parlamentares.

Foto: Grande Bahia

Conforme a pesquisa feita pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), o índice de domicílios sem qualquer tipo de esgotamento sanitário no estado diminuiu de 13,1% para 5,6%, com maior redução na zona rural, de 35,8% para 18,4%. Entre 2006 e 2012, também foi apurado crescimento do percentual de domicílios com acesso à energia elétrica, de 92,8% para 98,6%.

Ainda conforme a Pnad, diminuiu na Bahia o percentual de pessoas de 15 anos ou mais que eram analfabetas, de 18,6% para 15,9% no período analisado. Segundo dados do IBGE, a população baiana passou para 14,3 milhões de pessoas em 2012, o que representa crescimento de aproximadamente 500 mil pessoas em relação a 2006 (13,8 milhões).

Foto: Repórter Urgente
Carro utilizado pelos bandidos

Uma tentativa de assalto terminou em acidente, ontem, segunda (7), no Km 06 da BR 420, em Riacho da Lama, no município de Laje.

A vítima foi o empresário Lourival Santos Costa, 73 anos, de Santo Antônio de Jesus, que foi interceptado por quatro individuos a bordo de um carro, modelo Honda Civic, cor branca, de Feira de Santana. Os indivíduos fizeram vários disparos, por causa disso, o empresário perdeu o controle do carro e capotou o veículo. Lourival foi socorrido pelo Hospital Ranulfo José de Almeida, em Laje, e passa bem.

Numa entrevista a Rádio Líder FM/Laje, a vítima conta como foi o acidente. “Eles bateram o carro deles ao lado do meu e perdi a direção. Foi quando eu virei e fiquei preso ao cinto de segurança. Quando eu consegui me soltar, eles já não estavam no local, andei por 3 Km e pedir ajuda. Foi quando uma topique parou e me trouxe para o hospital”, conta.

O veículo utilizado no crime estourou o pneu e já foi conduzido para a Depol de Laje, segundo testemunha que não quiseram se identificar, os quatro elementos passaram correndo na localidade até utilizarem um transporte alternativo (topique branca) e fugiram em direção a BR 101. Há informações de que populares viram homens suspeitos saindo de um topique branca na região de Mutuípe. A polícia investiga o caso.

A Secretaria da Educação da Bahia divulgou que iniciará hoje a distribuição de tablets educacionais para os professores da rede (efetivos e Reda). Segundo a secretaria, a ação é em comemoração ao dia do professor, comemorado no próximo dia 15 de outubro.

A “Ação de Valorização do Professor – todo professor merece reconhecimento”, também beneficiará os docentes com projetores multimídia e lousa digital. O investimento, em parceria com o governo federal, é da ordem de mais de R$ 12,5 milhões.

Hoje terça (8), uma solenidade acontece em Salvador às 9h, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), com a presença de 120 professores, e simultaneamente, em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), pelo sistema de videoconferência do IAT, com a participação de 1.200 docentes. Na ocasião, o secretário Osvaldo Barreto também lançará o Prêmio Professor e do Selo Gestão Escolar. A previsão é que 30 mil tablets sejam entregues gradativamente.

Foto: Correio

Quatro homens envolvidos com a explosão de três caixas eletrônicos do Banco do Brasil da cidade de Laje, a 226 quilômetros de Salvador, na última sexta-feira (4), estão presos. Policiais civis e militares localizaram Sérgio dos Santos Oliveira, 29 anos, Cássio Jesus dos Santos, 36, Ivan Santos Rosa, 44, e José Carlos Santos Oliveira, 23, no município de Elísio Medrado.

Foram apreendidos com eles dois carros roubados, armas, munições, e uma motocicleta. Os outros integrantes do bando que conseguiram fugir com o dinheiro, estão sendo procurados.

O Fiat Strada prata e o Gol 1000 vermelho utilizados pelos bandidos na fuga, foram interceptados na localidade de Serrote. Houve troca de tiros, e Vanderson Ferreira dos Santos, 42, morreu ao chegar ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus. O Gol, com seis assaltantes a bordo, conseguiu furar o cerco policial, sendo abandonado na BA-026.

Uma escopeta calibre 12, um revólver 38, municiado, farta munição, um colete balístico, dois celulares, duas máscaras “brucutu”, um pé de cabra, duas barras de ferro e partes de um caixa eletrônico do banco estavam dentro do Fiat Strada.

Foto: Anderson Bella | Mídia Recôncavo

Por volta das 19h30min desta segunda-feira (07), um homem sofreu tentativa de homicídio na localidade de Baixinha, zona rural de Cabaceiras do Paraguaçu. Deraldo Moreira da Silva, 36, foi encontrado agonizando no chão após receber diversos golpes de facas na região do torax e abdomen. A vítima foi socorrida por populares para a UPA de Cruz das Almas. Moradores do distrito de Geolândia, que fica próximo ao local do crime, entraram em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo para informar a tragédia e clamar por justiça. O estado de saúde de Deraldinho, como a vítima é conhecida, é considerado grave. A polícia civil investiga as motivações e autoria do crime.

No fim da tarde de ontem terça (8), uma motociclista perdeu o controle da moto ao tentar fazer uma ultrapassagem, no quilômetro 219 da BR-101. Segundo informações da polícia, a piloto Maria Creusa Caldas, de 46 anos, não conseguiu ultrapar um ônibus de linha, da empresa Camurujipe, por isso atingiu a lateral do automóvel, logo depois ainda colidiu com uma topique que também fazia transporte de pessoas no momento do ocorrido.

O acidente aconteceu por volta das 17h30, no trevo de acesso ao distrito de São José do Itaporã. A motociclista, munícipe de Governador Mangabeira, foi socorrida pela SAMU e levada para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, com escoriações no ombro esquerdo e suspeita de fratura no joelho direito.

Foto: Embasa BA

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) convocou mais 56 candidatos classificados no último concurso público, realizado em 2009, conforme publicação no Diário Oficial do Estado na última sexta (4), para preencher vagas em Salvador e unidades regionais de Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Feira de Santana, Irecê, Itabuna, Jequié, Senhor do Bonfim e Vitória da Conquista.

Os convocados devem comparecer nesta quinta-feira (10), às 8h, na Universidade Corporativa da Embasa (UCE), localizada no Parque Deputado Paulo Jackson, Avenida Juracy Magalhães, s/n, Lucaia, Rio Vermelho, em Salvador, com a documentação requisitada em edital disponível no site da empresa. Na ocasião, os candidatos serão encaminhados para exames médicos admissionais. Informações Ascom

Foto: Panoramio

O corpo de um jovem foi encontrado na manhã de ontem, segunda (7), na Ponte do Cajá, em Maragojipe. A polícia informou que Carlos Melo da Cruz, de 21 anos, sofreu um afogamento no local, e foi encontrado já morto pelo Corpo de Bombeiros. Há informações de que a vítima tomava banho no rio com um amigo,  na tarde de domingo, com um colchão inflável, quando desapareceu. O sepultamento está previsto para hoje, terça (8).

Foto: ABr

O Sindicato dos Médicos divulgou que amanhã, terça-feira (8), os médicos brasileiros realizarão um protesto contra a MP 621, alertando para os prejuízos ao SUS e à saúde da população, resultantes desta medida do Governo Federal.

De acordo com o Sindimed, as entidades médicas orientam aos médicos a trabalharem, neste dia, de preto ou com uma tarja preta e a esclarecerem os pacientes sobre o caráter eleitoreiro e paliativo do programa Mais Médicos. Na Bahia, haverá uma concentração em Salvador, na praça das gordinhas, em Ondina, a partir de 16h.

A proprietária de um veículo modelo Renault Clio, roubado em Salvador, e recuperado, esta semana, em Santo Amaro, reconheceu, na Delegacia Territorial daquele município, Leonardo Santos Alves, de 26 anos, e Edilson do Nascimento Farias, 27, como dois dos assaltantes que a atacaram com uma faca, no dia 28 de setembro, e subtraíram seu carro. Eles estão presos na DT/Santo Amaro, desde o dia 30 de setembro, quando policiais militares o flagraram, em companhia de um adolescente, assaltando uma loja de calçados, no distrito de Acupe.

Outro criminoso, ainda não identificado, que aguardava os comparsas no Renault Clio, de cor preta, fugiu ao perceber a chegada dos PMs. Uma equipe da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Amaro) passou a persegui-lo e houve troca de tiros. Nas imediações da praia de Cabuçu o veículo caiu em uma ribanceira, tendo o assaltante conseguido evadir-se.

Autuados em flagrante por roubo, Leonardo e Edilson informaram, no interrogatório, residir em Salvador, e que decidiram viajar até Santo Amaro com o Renault Clio para praticar assaltos naquela região. O adolescente envolvido no roubo à loja de calçados foi ouvido e liberado. A polícia busca identificar o assaltante que tombou o veículo, já devolvido à dona. Informações da Polícia Civil

Foto: ABr

Pelo menos 10 dos 26 secretários de Estado e outros 10 políticos ocupantes de cargos no Executivo, com pretensão de disputar as eleições para deputado federal e estadual em 2014, deverão deixar o governo até o dia 31 de dezembro. A legislação eleitoral diz que o prazo de desincompatibilização é de seis meses antes da eleição, marcada para 5 de outubro. Mas o governador Jaques Wagner (PT) já comunicou que quem for se candidatar terá de entregar o cargo no final deste ano.

O aviso foi dado na última reunião do conselho político, em agosto e informado às bancadas de deputado federal e estadual. Ao sugerir a antecipação da desincompatibilização aos secretários e demais integrantes do governo, Wagner justificou: "A intenção é preservar o equilíbrio da disputa eleitoral".

Entre os secretários que já confirmaram que vão disputar a Câmara dos Deputados, segundo informou o secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, estão os secretários petistas Jorge Solla, da Saúde, e Robinson Almeida, de Comunicação. Também já confirmaram que vão concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa os secretários Eduardo Salles (PP), da Agricultura; Wilson Brito (PP), da Integração Regional;  e Paulo Câmara (PDT), da Ciência e Tecnologia.

Ainda sem definição e na condição de potenciais candidatos está a secretária de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Moema Gramacho (PT). Se disputar, a ex-prefeita de Lauro de Freitas deverá entrar na coligação para deputado estadual. O secretário do Turismo, Domingos Leonelli (PSB), também não fechou questão, mas pode disputar a Câmara Federal. Cícero Monteiro, do Desenvolvimento Urbano, é potencial candidato a deputado federal. Almiro Sena (PRB), da Justiça; Ney Campello (PCdoB), da Secopa; e Elias Sampaio (PT), da Promoção da Igualdade, poderão disputar uma vaga na Assembleia. Informações Voz da Bahia

Foto: Panoramio

A Secretaria de Infraestrutura de São Félix divulgou que reabrirá amanhã terça-feira (8), a via de acesso à cidade pela BR-101, próximo a Pedra do Cavalo. O local foi fechado no último dia 16 de setembro para a recuperação completa do calçamento da rodovia.

Foto: Riane Barbosa | Mídia Recôncavo

O radialista Luan Lopes, filiou-se na última sexta-feira (4), ao Partido Solidariedade, liderado na Bahia pelo Deputado Federal Marcos Medrado. O convite foi feito na última segunda-feira (30), pelo próprio deputado também radialista, numa reunião em seu escritório político na capital baiana.

O vereador de Cruz das Almas Elias de Gogó, já havia oficializado o seu ingresso na mesma sigla (Veja Aqui), recém criada na Justiça Eleitoral, na última sexta-feira (4), para disputar uma vaga na Assembléia Legislativa da Bahia.

Segundo Luan Lopes, o Solidariedade será uma válvula de escape para os cidadãos cruzalmenses que tem vontade de fazer uma nova era na política local. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, o jovem radialista externou sua grande satisfação de estar incluído em um partido que significa um novo tempo para política brasileira. "Solidariedade é o reflexo de tudo que a população vem buscando atualmente nas manifestações populares", ressalta.

Foto: G1

Está pronto para ser votado próxima quarta-feira (9) - na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) - o projeto de lei que responsabiliza dirigentes de entidades desportivas profissionais por dívidas temerárias assumidas em seus mandatos e deixadas para os seus sucessores. Os dirigentes receberão as sanções civis previstas na Lei Pelé (Lei 9.615/1998).

Relator da proposta (PLS 429/2012) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), que já aprovou o texto original do projeto, o senador Alvaro Dias (PSDB-PR) também é responsável pelo relatório sobre a matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Na CCJ, Dias propôs duas emendas. Uma substitui, na ementa do projeto, o termo “ex-dirigentes” por “dirigentes”, já que, para ele, a norma pretende regular a conduta dos atuais dirigentes das entidades desportivas profissionais. A segunda emenda é apenas de redação. Se aprovada na etapa atual, o PLS 429/2012 segue direto para a Câmara, a menos que haja recurso para votação no Plenário do Senado.

Ao apresentar o projeto, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) ressaltou que o objetivo é contribuir para evitar que diretores desportivos deixem dívidas insolvíveis, que seus sucessores nunca consigam pagar. Outra finalidade é impedir que os atuais dirigentes utilizem créditos antecipados de forma irresponsável, sem que sejam posteriormente responsabilizados. Informações Bocão News

Foto: Blog FTC

A segunda fase do vestibular de Medicina da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), que aconteceria neste domingo (6), em Salvador, foi cancelada. De acordo com a coordenadora do processo seletivo, Ana Paula Amorim, a medida foi tomada após alguns candidatos encontrarem um erro nas provas.

"Em um dos tipos de prova, alguns candidatos encontraram erros de impressão. Pra garantir que não cometamos nenhuma injustiça, nós cancelamos. A gente ainda está identificando o motivo do erro", relata Ana Paula.

Segundo a coordenadora, o processo seletivo foi remarcado para 19h de segunda-feira (7). Ela conta que 200 candidatos foram convocados para participar da segunda fase do vestibular. Informações do G1

Foto: Bahia Notícias

 A decisão da ex-senadora Marina Silva de se juntar ao já pré-candidato à presidência, Eduardo Campos (PSB), mexeu também com os dirigentes baianos da Rede Sustentabilidade e com os postulantes do partido a algum cargo em 2014.

Júlio Rocha, ex-petista, advogado e um dos responsáveis pelo partido na Bahia, informou que os líderes e candidatos da Rede devem se filiar ao PSB. “A decisão não é pessoal, é uma orientação da Rede enquanto partido. Eu devo me filiar ao PSB, assim como Rose Bassuma também deve ir. Os candidatos do nosso partido devem se filiar ao PSB para concorrer por eles, mas depois, com a Rede formada, irão migrar”, esclareceu.

Apesar da fusão selada no sábado (5), Rocha fez questão de pontuar que o partido dele e Marina nada tem a ver com os socialistas. “A Rede é uma coisa, o PSB é outra. Eles entendem que estamos apenas ‘abrigados’ lá”, garantiu.  Quando questionado sobre a escolha da ex-senadora, Júlio disse que a deliberação foi bem aceita aqui na Bahia e elencou os motivos da decisão.

“O PSB, em vários lugares, tem uma composição distinta, mas é um partido mais próximo da esquerda. É diferente do PPS que tem uma história de flexão pro centro. O PPS tem aliança com o PSDB”, finalizou. A fusão Marina-Campos, contudo, não significa o fim do esforço para costurar a Rede Sustentabilidade. “Vamos continuar coletando assinaturas. Ir para o PSB não era o nosso sonho. O nosso sonho é a Rede”, confessou. Informações do Bahia Notícias

Foto: Voz da Bahia

Uma colisão entre duas motos na BR-101, próximo a Santo Antônio de Jesus, foi fatal para duas vítimas. O acidente aconteceu na noite de ontem, domingo (6).

A PRF informou que Valério de Souza, 33 anos, que morava na zona rural de Itaparica, colidiu frontalmente com outra motocicleta pilotada por Oldair Santana, morador do Recanto dos Prazeres, em Santo Antônio de Jesus. 

Ainda de acordo com a polícia, Oldair foi socorrido pela SAMU e levado ao Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Já Valério morreu no local do acidente. Testemunhas que estavam presente no momento do acidente, informaram que a tragédia aconteceu por causa de uma tentativa de ultrapassagem.

Foto: Ilustrativa

Cinco bandidos invadiram uma casa, na localidade de Pau Ferro, zona rural de Muritiba, e levaram uma quantia de R$2.500 reais. O assalto aconteceu na noite de ontem, domingo (6), por volta das 22h. Segundo informações da Polícia os criminosos ainda assaltaram um bar próximo ao local e fugiram a bordo de um veículo no modelo Gol, na cor cinza, que também foi roubado pelo bando. A polícia investiga o caso. 

Foto: Blog do Povo
''Eu tenho certeza que ACM Neto vai está conosco em 2014'' diz Geddel

Na manhã deste domingo (06), o presidente estadual do PMDB Geddel Vieira Lima, concedeu por telefone uma entrevista EXCLUSIVA ao site Mídia Recôncavo, para avaliar os últimos acontecimentos da política nos níveis estadual e nacional. O ex-ministro destacou as filiações dos deputados Bruno Reis e Graça Pimenta ao PMDB e falou sobre sua aproximação com o governador de Pernambuco Eduardo Campos, que é pré-candidato a presidente da república pelo PSB. O líder político deixou escapar que também tem conversado com Aécio Neves (PSDB).

Confira trechos de mais uma entrevista EXCLUSIVA do Mídia Recôncavo:

Mídia Recôncavo – Qual sua avaliação sobre as filiações dos deputados Bruno Reis e Graça Pimenta ao PMDB?

Geddel – Muito otimista! Eu acho que a vinda da Graça e do Bruno fortalece muito o PMDB e o nosso projeto de liderar uma ampla coligação de partidos, que possa apresentar para a Bahia um projeto alternativo a esse que aí está. A filiação do Bruno Reis tem um significado ainda mais especial. Ela sinaliza claramente o avanço das mudanças que temos tido com o Democratas e com o prefeito ACM Neto, nessa política do apoio, da atitude, para que possamos montar uma chapa forte e fazer uma disputa que nos leve a vitória no ano que vem.

Mídia Recôncavo – Recentemente a imprensa divulgou informações de que Eduardo Campos ofertou o apoio do PSB a sua candidatura na Bahia. Essas informações são verídicas?

Geddel – Eu tenho conversado muito com Eduardo Campos, é um amigo fraterno, que tenho uma relação de absoluta paz. Tenho conversado com ele, com o senador Aécio e com aqueles que estão mais vinculados com a oposição da Bahia. Quando muitos dizem que na política ainda é cedo para falar algumas coisas, as pessoas pensam que isso é coisa de político que não quer falar. Mas os fatos confirmam, vocês vejam aí o movimento ontem de Marina Silva, que inquestionavelmente no ponto de vista político mexe muito com esse quadro. Vamos aguardar agora o desdobramento, pois primeiro estamos consolidando a aliança estadual e eu estou muito feliz com os avanços, para depois sentarmos em uma mesa e discutir qual é a posição em relação ao processo nacional.

Mídia Recôncavo – Como o senhor analisa a adesão de Marina ao PSB?

Geddel – É um fato político importante, vamos ver agora o resultado eleitoral disso. Vamos ver como é que os brasileiros de uma forma geral vão avaliar. Mas inquestionavelmente que dar uma robustez a candidatura do governador de Pernambuco Eduardo Campos, que aliás vem fazendo um governo de excelência em Pernambuco. Me alegra em relação a comunidade pernambucana e me entristece pelos baianos, que toda a comparação que fazemos em qualquer área Pernambuco está muito a frente por conta de uma administração eficiente em relação a Bahia. Dentre outras coisas, a Bahia vive um momento de uma situação complicada, sem capacidade de investimento e até atrasando salários dos funcionários públicos, que é muito grave.

Mídia Recôncavo – Em nota a imprensa, o senador Aécio Neves disse que a decisão de Marina foi uma resposta ao PT. O senhor acredita nessa hipótese?

Geddel – A ex-senadora Marina Silva vinha se queixando muito de interferência dos setores do PT, principalmente na questão de reconhecimento de firma nos cartórios. Ta muito revoltada com aquilo que ela ta chamando de chavismo, onde o PT ta tentando fazer um partido único, ter uma política sem concorrentes e isso pode ter tido influência na decisão de Marina.

Mídia Recôncavo – Qual a sua avaliação sobre o governo da Bahia?

Geddel – Se vocês observarem os números da segurança pública irão observar que se matou mais na Bahia no ano passado, do que em toda a guerra do Afeganistão. O Estado não tem um projeto de segurança pública e eu tenho defendido claramente que se discuta a implantação de cargos e salários dos policiais, que discuta a incorporação da GAPE para que esteja na reserva, tentar resolver esse entre e sai de armas e drogas, enfim, construir um efetivo policial do tamanho das necessidades da Bahia. Tem saída. Se você vai na educação, o único programa do governo é o TOPA, o Todos pela Educação, que alfabetiza adultos. A educação não pode ter programas apenas para os adultos, tem que se tentar estabelecer metas para o aprendizado, a construção de creches. A criança no primeiro momento necessita de uma educação de qualidade e isso não permite que ela volte depois de idosa para buscar a alfabetização. Falando da saúde da Bahia, nós encontramos postos sem médicos, hospitais sem vagas e muitas pessoas morrendo por falta dos serviços. O caminho está aí, onde outros estados mostraram resultados positivos, enquanto a Bahia foi o estado que menos desenvolveu Programa de Saúde da Família no Nordeste. Se você vai para Pernambuco vai ver que o estado ganhou o prêmio da ONU de Polícia e Segurança, reduzindo em quase 40% o índice de homicídios. Eu tenho absoluta certeza que nós podemos ter um governo melhor.

Mídia Recôncavo – Já existe algum acordo para ACM Neto apoiar sua candidatura em 2014?

Geddel – Estamos caminhando bem pra isso. Eu tenho certeza que ACM Neto vai está conosco. Já estamos conversando com Paulo Souto, o PSDB e outros partidos que fazem oposição na Bahia.

Mídia Recôncavo – O PMDB da Bahia irá apoiar a reeleição da presidenta Dilma Rousseff?

Geddel – Como disse antes, no momento certo sentaremos na mesa com os partidos de oposição aqui na Bahia, que com certeza vão estar juntos, para discutir o que será melhor para nosso estado.

Foto: Anderson Bella | Mídia Recôncavo
Rodoviária de Sapeaçu, no Recôncavo baiano

A redação do Mídia Recôncavo recebeu diversas denuncias dos moradores do município de Sapeaçu, a 150km de distância de Salvador, relatando o abandono e a falta de segurança enfrentada pelos usuários da rodoviária local. A reportagem esteve na cidade e acompanhou de perto o drama vivido pela comunidade.


Vista interna da Rodoviária de Sapeaçu

Taxistas, moto taxistas, usuários e comerciantes reclamaram da situação caótica em que o prédio se encontra. “Estamos sem água, sem luz e sem segurança. Minha lanchonete já foi assaltada 17 vezes.” Desabafa um comerciante que preferiu o anonimato.


Vazamento nos banheiros leva mau cheiro para a área externa

O estado dos banheiros também não agrada os taxistas. De acordo com a classe, além da limpeza deficiente, eles sofrem com o mau cheiro, que acontece por conta de um vazamento escoado para a área externa. O mato toma conta do telhado, o que tem causado infiltração nas paredes. Outro problema apontado pelos profissionais é a falta de pavimentação, o que gera lama na época da chuva e muita poeira durante a estiagem.


Invasão do mato pelo telhado causa infiltração nas paredes

Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo o prefeito do Município, Jonival Lucas (PTB), informou que o projeto para a recuperação da Rodoviária já se encontra no Ministério do Turismo, aguardando apenas uma resposta por parte do Governo Federal. “A população tem o direito de reivindicar. Não vejo problema algum nisso. O projeto para a recuperação de toda a área já se encontra no Ministério do Turismo, o que comprova nossa preocupação com o dia a dia da cidade.” Esclarece o gestor, que não deu prazo para início das obras.

Diante das dificuldades enfrentadas pelos Municípios brasileiros por conta das constantes quedas de receitas do FPM – Fundo de Participação do Município, as Prefeituras enfrentam dificuldades para realizar obras tão importantes para a comunidade, e tornam-se reféns, dependendo em sua maioria dos convênios com os governos Estadual e Federal. Enquanto isso o cidadão que precisa dos serviços públicos e pagam seus impostos, clamam por melhorias em diversas áreas em todo o País.

Foto: Anderson Bella | Mídia Recôncavo
Delegacia da Cidade de Muritiba, no Recôncavo baiano

Por volta das 20h30min deste sábado (5), três pessoas foram baleadas durante uma tentativa de assalto na localidade de Cachoeirinha, zona rural de Muritiba. De acordo com informações da Polícia Militar em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, Eliana dos Santos Januário, 25, Denivaldo Januário, 30, e Beatriz dos Santos da Silva, 20, estavam a bordo de uma motocicleta modelo Honda Fan 125, de placa NYZ-6675, licença de Cachoeira, quando receberam voz de assalto ao atravessarem uma linha de trem. O condutor não obedeceu a ordem dos bandidos e tentou fugir. Todos os três ocupantes foram baleados. O estado de Eliana, que recebeu um tiro nas costas, é o mais grave. As vítimas receberam os primeiros socorros no hospital da cidade e depois foram transferidas para o HGE - Hospital Geral do Estado. A Polícia Civil vai investigar o caso.

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) decidiu anular as provas do último concurso para técnico-administrativo em educação realizado, após denúncias de plágio feita pelas redes sociais, sobre as questões da prova.

Uma sindicância foi aberta para apurar as supostas irregularidades, e a universidade em nota anunciou na última sexta (04), que anulou a avaliação realizada nas cidades de Cruz das Almas, Feira de Santana, Cachoeira e Amargosa e suspendeu as etapas seguintes.

O Reitor em exercício Sílvio Luiz Soglia, divulgou em nota que constatou e concluiu a existência de infringência a algumas cláusulas do contrato nº 11/2013, firmado com a Fundação de Apoio a Educação e Desenvolvimento Tecnológico – Fundação CEFETBAHIA para a realização do referido concurso. Ainda não foi divulgado datas para a abertura de um novo edital.

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.