Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sexta , 19 de Julho de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação/ASCOM

A Prefeitura de Governador Mangabeira continua priorizando a modernização e qualificação da saúde municipal. Prova disso são os investimentos realizados no SAMU, que apesar de ser um programa federal recebe todo o apoio da atual gestão. Além da reforma das instalações da Base e a colocação de um novo portão, foi adquirida uma nova ambulância e realizado um curso de capacitação teórico e prático para toda a equipe. E numa iniciativa inédita, também desenvolve o Projeto SAMU na Comunidade, com palestras realizadas em parceria com as instituições locais.

Nesta quinta-feira, (11), Dia do Socorrista, este profissional que dedica sua vida a salvar vidas, o Governo da Mudança atendeu a mais uma solicitação e entregou o novo fardamento para toda a equipe. Importante destacar o trabalho desenvolvido pelo SAMU neste período de festas, de intensa movimentação nas estradas da região. O SAMU de Governador Mangabeira demonstrou grande agilidade e rapidez no atendimento das situações de emergência, inclusive socorrendo casos de outros municípios. E desenvolveu campanhas de orientação para os motoristas.

 

ASCOM

Foto: Divulgação/SSP

Mãe, pai e filho identificados como Marcelo Araújo da Silva, de 41 anos, Carla Marambaia de Souza, de 38, e o filho mais velho, Rhuan Marambaia Araújo, de 18 anos, foram presos em flagrante na manhã de quinta-feira (11/7) por policiais militares, civis e rodoviários federais, acusados de traficar drogas na cidade de Gandu, a 296 km de Salvador.

Segundo o titular da Delegacia Territorial de Gandu, delegado Thiago Campos da Silva, a família de Marcelo gostava de ostentar luxos pela cidade. “Já estávamos investigando ele desde o ano passado”.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) foram apreendidos com a família sete veículos - dois deles roubados e um propriedade da Prefeitura Municipal de Jiquiriçá - quatro motocicletas, aproximadamente 10 gramas de maconha, 79 gramas e 69 trouxinhas de cocaína, 55 gramas e 50 pedras embaladas de crack, uma balança, 67 celulares, quatro folhas de cheque de terceiros, 33 documentos de veículos, 18 relógios de pulso, R$ 581, um simulacro de arma de fogo, além de outros eletrônicos.

O comandante da 60ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Gandu), major Francisco José Moreira, ressaltou que Marcelo é um dos principais responsáveis por parte do tráfico de drogas da região.

“Chegamos na residência dele com o mandado de busca e apreensão e cães farejadores facilitaram o encontro de drogas na casa”, relatou. Policiais da 33ª CIPM/Valença também participaram da operação.

A família foi autuada por tráfico de drogas, associação para o tráfico e receptação. A Polícia Civil continua investigando a origem do material apreendido.

 

Fonte: Aratu

Foto: Divulgação

Após negar, o Governo da Bahia informou, no final da manhã desta sexta-feira (12), que a barragem do Quati, na cidade de Pedro Alexandre, no nordeste da Bahia, se rompeu. De acordo com a assessoria de comunicação do governo, técnicos avaliaram o local nesta sexta e constataram que houve rompimento.

“O Governo do Estado esclarece que, inicialmente, houve o transbordamento da barragem, com rachadura nas laterais. No entanto, a pressão da água acabou provocando rompimento parcial do equipamento”, diz trecho da nota.

Uma nova vistoria será realizada, na tarde desta sexta, para verificar a extensão dos danos e a situação de barragens vizinhas ao Quati.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

Depois de deixar o campo machucado, na partida da última terça-feira (9), quando o Vitória perdeu por 1 a 0 para o Cuiabá, no Barradão, o zagueiro Zé Ivaldo deverá ficar afastado por pelo menos 30 dias. O zagueiro realizou uma ressonância magnética na última quinta-feira (11) e foi constatado que ele teve uma entorse com trauma anterior levando a uma lesão óssea.

Zé Ivaldo assumiu a titularidade ao lado de Everton Sena, da zaga rubro-negra, que precisará passar por mudanças nos próximos jogos. Na última partida, Ramon foi quem substituiu o jogador. No elenco, o técnico Osmar Loss ainda conta com Carlos e Bruno Bispo.

O outro defensor no elenco, Thales, deve deixar o clube e está em negociação com o Criciúma, próximo adversário do Leão, na próxima sexta-feira (19), às 21h30, no Barradão, válido pela 10ª rodada da Série B.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução

O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), órgão vinculado ao Ministério da Economia, divulgou, na quarta-feira 10, o calendário do novo abono salarial PIS/Pasep – referente ao exercício de 2018 e com pagamentos previstos para 2019 e 2020. De acordo com cronograma publicado no Diário Oficial da União, os benefícios devem começar a ser pagos já no fim deste mês de julho.

Têm direito ao abono salarial trabalhadores que exerceram atividade com carteira assinada por ao menos trinta dias em 2018, recebendo, em média, até dois salários mínimos. É necessário estar inscrito no PIS/Pasep e ter os dados atualizados pelo empregador no sistema.

Os pagamentos individuais devem variar de 84 a 998 reais, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano de referência. O valor do benefício pode ser consultado no aplicativo Caixa Trabalhador, no site do banco ou pelo Atendimento Caixa ao Cidadão, pelo telefone 0800 726 0207.

Foto: Reprodução

Uma mulher foi flagrada por câmeras de vigilância furtando uma televisão de 49 polegadas em uma residência localizada na Rua Pedro Veríssimo, no bairro do Lobato, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. A investida criminosa aconteceu na madrugada de quinta-feira (11).  

Conforme relatado pela vítima durante registro da ocorrência na polícia, a mulher vista nas imagens teria arrombado a casa, no 1º andar, e levado a TV de LED, da marca LG. A criminosa teria usado uma corda feita com tecidos (teresa) para acessar a residência. Vídeos entregues por vizinhos mostram a suspeita saindo do imóvel por volta das 2h45.

Em contato com a dona da casa invadida, populares informaram que a suspeita foi vista na região da Baixa do Fiscal, nas proximidades da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubo (DRFR), que investiga o caso. 

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) ajuizou ação civil para que o empresário Eglius Felipe Bastos remova a Cabana Kebra Mar da Praia de Mucugê em Arraial D’Ajuda – Porto Seguro (BA). A ação busca, ainda, responsabilizar a União e o Município de Porto Seguro pela omissão no dever de proteger o meio ambiente, especialmente áreas não edificáveis, terras de marinha, faixa de praia e restinga.

Segundo a ação, assinada em 17 de junho pelo procurador da República Edson Abdon Peixoto Filho, a área ocupada pelo empreendimento é considerada terreno de marinha e, portanto, bem da União, além de ser tombada como patrimônio cultural, por integrar o município de Porto Seguro. O empreendimento, porém, não possui autorização nem da Superintendência de Patrimônio da União (SPU) e nem do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O MPF destaca que a construção da Cabana Kebra Mar nem sequer poderia ter sido autorizada, pois a União não pode permitir a ocupação particular de áreas de preservação permanente, de uso comum do povo, de segurança nacional, de preservação ambiental e das necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

 

Foto: Reprodução

O Ministério da Economia só irá realizar a divulgação da economia feita com a reforma da Previdência após a aprovação do texto final no segundo turno na Câmara dos Deputados. A justificativa da pasta é que a votação dos destaques torna quase impossível fazer uma estimativa precisa.

“Como uma medida pode influenciar no impacto de outras, estimativas sem o texto final não são fidedignas”, afirmou a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. O texto-base do relator previa uma economia de R$ 987,5 bilhões em dez anos.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros localizou na tarde de quinta-feira (11),  mais um corpo de vítima da barragem da Vale que se rompeu em Brumadinho (MG), em 25 de janeiro.

Ele estava a três metros de profundidade em uma área chamada de Remanso 2, que é a mesma onde outro corpo quase intacto foi encontrado na sexta-feira (5).

De acordo com o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, o corpo está quase completo, faltando apenas um dos membros inferiores, mas, devido ao estado avançado de decomposição, não foi possível verificar nem sexo nem idade aproximada da vítima.

 

Fonte: UOL

Foto: Ilustrativa

Uma criança de dois anos e outra de três foram resgatadas por policiais militares após ficarem trancadas em uma casa por dois dias, sem qualquer supervisão de um adulto, no município de Paulo Afonso, norte da Bahia. Conforme a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o imóvel estava com forte cheiro de gás.

Segundo informações da SSP, uma equipe do 20ª Batalhão da Polícia Militar recebeu uma solicitação do Conselho Tutelar de Paulo Afonso, na tarde de quarta-feira (10), e enviou uma equipe ao local. Ao chegar na casa, os policiais e uma conselheira abriram a porta do imóvel com a ajuda de um chaveiro.

O órgão informou que as crianças foram levadas para a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) e depois encaminhadas para o abrigo do Conselho Tutelar. Os pais delas serão autuados por abandono de incapaz e estão sendo investigados por tentativa de homicídio.

 

Fonte: G1/BA

Foto: Divulgação

Uma mulher grávida do terceiro mês de gestação foi vítima de tentativa de feminicídio e deu entrada na emergência do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus na manhã de quinta-feira (11). De acordo com informações, a mulher identificada pelo prenome Nilda, de 27 anos, residente na cidade de Itatim, foi atingida na cabeça por disparos de armas de fogo dentro da própria residência.

A vítima foi encontrada por familiares que acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Polícia Militar, onde foi encaminhada para o hospital local, mas posteriormente transferida para o HRSAJ. De acordo com populares, Nilda estava sendo ameaçada pelo namorado, que é o principal suspeito do crime. A Polícia Civil está investigando o crime. O estado de saúde de Nilda é grave.

 

Fonte: Voz da Bahia

Foto: Reprodução

José Henrique Santos de Sena, 19 anos,  assassinou o pai, identificado como José Barbosa de Sena, de 61 anos, e feriu a companheira da vítima, Rosana Aélo Souza, 55 anos, na Avenida Nestor Duarte, em São Caetano, na madrugada desta sexta-feira (12).

O crime aconteceu na residência da família, quando durante uma briga, o filho golpeou o genitor com uma faca várias vezes. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.

O acusado foi preso em flagrante, e foi direcionado para o Hospital Geral do Estado (HGE) para cuidar de ferimentos. Policiais aguardam liberação médica de José Henrique para levá-lo ao Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).

Fonte: BNews

Foto: 67ª CIPM

Um interno que fugiu da Comunidade Socioeducativa Zilda Arns Zilda em abril deste ano foi localizado por policiais Militares do Emprego Tático Operacional (Peto 67), na tarde desta quinta-feira (11) com drogas, rádios transmissores e um revólver.

A guarnição estava realizando rondas pela Rua A, do residencial Aviário IV, no bairro Aviário em Feira de Santana, quando recebeu a informações de que um homem que carregava uma mochila estava traficando drogas.

Segundo a polícia, ao perceber a presença dos policiais ele tentou fugir, mas foi alcançado. Com ele foram encontrados: 551 buchas de maconha; 01 pedra média de craque; R$ 15 reais; 03 rádios transmissores; 01 revólver calibre .38 sem numeração; 6 munições Cal.38 e parte de uma aparelho sonoro, marca Pioneer.

Todo o material encontrado foi apresentado na Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Feira de Santana (DTE/Feira). A fuga de 24 internos do Zilda Arns ocorreu no dia 12 de abril após um motim.

O fugitivo tem 19 anos e reside no conjunto Paulo Souto, região do bairro Aviário.

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Reprodução

Termina hoje (12) o prazo para que os candidatos pré-selecionados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementem a inscrição no site do programa na internet.

Para garantir a vaga, o candidato deve prestar informações como nome do fiador, caso seja necessário, e o percentual de financiamento.

A relação com os pré-selecionados já está disponível no site do Fies desde a última terça-feira (9).

A lista serve para que esses estudantes tenham a oportunidade de preencher vagas que não forem ocupadas. Essa etapa ocorre de 15 de julho a 23 de agosto.

Com financiamento a juro zero, o Fies é voltado para estudantes com renda familiar mensal bruta por pessoa de até três salários mínimos.

Para concorrer ao financiamento, o candidato precisa ter feito qualquer uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado média igual ou superior a 450 pontos nas questões e não ter zerado a redação.

 

P-Fies

O resultado para o Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) foi divulgado no último dia 9.

Diferentemente do Fies, no P-Fies os juros são variáveis e as condições são definidas pela instituição de ensino e pelo banco.

Para participar, o estudante precisa ter renda familiar mensal bruta por pessoa de até cinco salários mínimos.

Os aprovados no P-Fies devem comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição com a qual fecharão o contrato para validar suas informações.

O P-Fies é por chamada única, sem lista de espera.

 

Fonte: Agência Brasil

 

Foto: Reprodução

Morreu na noite de quinta-feira (11), na BR-420, rodovia que liga as cidades de Catu e Pojuca, o soldado da Polícia Militar Tiago dos Anjos Santos. 

Segundo informações da 32ª CIPM, onde o militar era lotado, ele não estava em serviço e conduzia uma motocicleta, sentido Pojuca, quando colidiu com um animal que estava na pista, por volta das 19h.

O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre o sepultamento do soldado. Em nota, a 32ª CIPM lamentou a perda.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) escolheu a cidade de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, para usar o "drogômetro", para testes. O aparelho aponta se os motoristas usaram drogas através da saliva.

De acordo com informações da PRF, na quarta-feira (10), primeiro dia de operação, metade dos testes feitos acusaram a presença de drogas ilícitas no organismo dos motoristas.

"O etilômetro é mais simples que o drogômetro. O etilômetro só detecta uma substância que é o álcool. O drogômetro detecta a anfetamina, cocaína, maconha, então por ter uma gama maior de detecções de substâncias, ele vai funcionar um pouco mais lento que o etilômetro, que é mais dinâmico", disse um dos agentes da PRF.

Um motorista, que preferiu não revelar a identidade, confessou que usou uma droga ilícita para conseguir dirigir durante a madrugada.

"Usei o Rebite ontem, devido a carga de horário, precisamos chegar com dois, três dias no local, são cargas agendadas. Precisamos usar [as drogas]", disse o motorista.

Segundo o órgão, Feira de santana foi escolhida estrategicamente para a realização dos testes, por ser o maior entroncamento rodoviário do nordeste e um dos principais do Brasil.

O "drogômetro" já existe em vários países, há mais de 10 anos. O Ministério da Justiça e Segurança Pública pretende implementar no Brasil com o objetivo de aumentar a segurança nas estradas.

Em 2015, foi aprovada a lei do descanso, que limita a carga horária exaustiva do caminhoneiro. Os caminhoneiros precisam fazer um exame tecnológico para exercer a profissão.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Wesley Safadão precisou deixar o palco da Exposição Agropecuária de Imperatriz, no Maranhão, antes da hora de encerramento do seu show.

De acordo com informações, o forrozeiro foi pego de surpresa pela organização do evento, tudo porque policiais alegaram que o espaço não tinha alvará de funcionamento para apresentações até a madrugada.

Por meio das redes sociais o artista lamentou o fato, sem comentar o motivo que o fez deixar o palco. “Me perdoem, eu gostaria de encerrar o show de forma correta”, disse.

A assessoria do cantor informou que os policiais agiram sem o conhecimento do documento, já que o local tinha a autorização para que a apresentação continuasse até às 4h.

Wesley subiu ao palco por volta da 1h e o show foi interrompido por volta das 2h40 da manhã. Os policiais que estavam presentes entenderam que o evento não tinha alvará para funcionar até tarde, mas eles tinham sim autorização para tocar som até às 4h. Faltava pouco para o show do Wesley acabar, não teria problema. Os policiais agiram sem o conhecimento do documento, segundo a organização do evento

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Reprodução

Uma barragem se rompeu no povoado de Quati, que fica em Pedro Alexandre, localizada a cerca de 435 km de Salvador, na manhã desta quinta-feira (11). Conforme a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas que caem na região do Rio do Peixe contribuíram para o rompimento da estrutura. Não há registro de feridos.

A Prefeitura de Pedro Alexandre decretou estado de calamidade e emergência após o município ter sido tomado pela água.

A preocupação da gestão de Coronel João Sá, cidade que fica a 45 km de Pedro Alexandre, é com as famílias que moram às margens do Rio do Peixe, que corta a região. A água que vazou da barragem segue o curso do rio e, por volta das 15h30, já havia chegado a João de Sá. Há confirmação de risco de invasão de casas e de prejuízos materiais por todo o município.

Desde o início da manhã, a administração de Coronel João Sá, que fica em um nível abaixo da barragem e é cortado pelo Rio do Peixe, pede para cerca de 120 famílias que moram às margens do rio deixem o local. No total, 300 pessoas vivem na área considerada com risco de ser atingida pela água.

A Defesa Civil local informou que acionou o Corpo de Bombeiros de Paulo Afonso para ajudar nos atendimentos da região. Escolas foram disponibilizadas pelo município para abrigar a comunidade. As escolas são: Colégio Municipal Maria Dalva, no Ruy Barbosa, Juracy Magalhães e também no Paraíso Infantil.

Foto: Reprodução

Um motorista alcoolizado bateu o veículo que dirigia, em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR- 367, próximo de Eunápolis, na noite de quarta-feira (10).

De acordo com a PRF, o condutor do veículo foi identificado como Cleber Santos de Bispo, 44 anos, ele seguia sentido Porto Seguro, quando tentou uma ultrapassagem em um caminhão baú, no trecho de curva e bateu na viatura, que seguia sentido contrário.

A colisão entre os veículos deixou o carro dos policiais com um pneu estourado, além dos vidros e carroceria danificadas. Já o veículo do acusado ficou com para-choque e carroceria com prometidas.

O acusado fugiu do local do acidente, mas foi preso, em Porto Seguro. Ao ser submetido ao teste do bafômetro, foi comprovado o teor de álcool, no sangue, além do permitido, que é de 0,04 mg. Os policias também descobriam que Cleber acumulava multas no valor de R$ 8 mil.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução

Moradores do bairro Santa Cruz e de outras localidades do município de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia, estão bastante preocupados porque, nos últimos meses, vários escorpiões têm aparecido na região e invadido as residências. Em uma das casas, nove escorpiões foram encontrados nos últimos dois meses.

Conforme a coordenação municipal de endemias, em 2019, 800 residências foram visitadas por agentes e 300 escorpiões foram encontrados. Em 2018, 700 casas foram visitadas e 600 escorpiões foram achados e capturados.

Os bairros onde mais escorpiões foram encontrados foram Campinhos, Vila Elisa, Esplanada do Parque e Morada dos Pássaros.

A salgadeira Sonaide Souza Lima colocou sete dos nove escorpiões que encontrou em casa em recipientes. Ela mora na residência, que é alugada, há dez meses.

Ela conta que o primeiro animal que avistou no imóvel estava na parede. O escorpião caiu no chão quando ela estava mexendo num armário da cozinha. Outro escorpião foi visto, dias depois, caminhando pela sala.

"Olha o tanto. Só aqui tem cinco, mais os filhotinhos. E tem também os grandes e mais esse aqui, fora os que a gente matou e jogou fora", diz ela, enquanto mostra os potes.

O coordenador de endemias da cidade, Eliezer Almeida, destaca que os agentes realizam visitas nas casas e passam orientação aos moradores. Diz que não é usado veneno no combate aos escorpiões, porque eles são resistentes.

"Os escorpiões devem ser controlados eliminando-se a fonte alimentar deles. É preciso manter o entorno da casa limpo, além do seu interior. Limpo de entulhos, de mato, de restos de materiais de construção, de qualquer tipo de material que venha ser esconderijo para eles", afirma.

"Os escorpiões se alimentam, basicamente, de baratas, grilos, aranhas e outros insetos. Então, a fonte alimentar principal dele na zona urbana é a barata. Onde tiver barata, vai ter escorpião. Isso é fato. Para se eliminar, precisa se distanciar a fonte alimentar da nossa moradia", completa.

 

Fonte: G1/BA

Foto: Reprodução

Um homem de 57 anos teve cerca de 80% do corpo queimado na madrugada desta quinta-feira (11), no distrito Itiúba, zona rural do município de Taperoá, na região Sul da Bahia. De acordo com familiares do agricultor Manoel de Jesus Souza, a companheira de um dos filhos dele foi responsável pelo ataque. A jovem de 18 anos, de prenome Letícia, está foragida.

Segundo Mirian Gonçalves Souza, filha da vítima, informou com base nos relatos de parentes que a suspeita teria passado o dia de ontem (10) brigando e ameaçando o namorado Misael Gonçalves Souza (também filho da vítima), de 23 anos, suspostamente por ciúme. Letícia e Misael são pais de uma menina de 2 anos.

Conforme relatado pela família, por volta da meia-noite, a jovem jogou gasolina no telhado da casa do namorado. Parte da residência foi incendiada e Manoel, que foi dormir na casa do filho para evitar o pior, acabou atingido pelas chamas enquanto dormia na cama. O colchão e o móvel ficaram totalmente destruídos.

"Ela tem muito ciúme, é uma pessoa descontrolada e fica perseguindo meu irmão o tempo todo, mas a gente não imaginava que fosse chegar a este ponto", contou Mirian por telefone.

Manoel foi socorrido para um hospital na cidade de Ilhéus. O estado de saúde da vítima é considerado grave.

O caso foi registrado na Delegacia de Polícia de Taperoá, que investiga a ocorrência. Até às 11h desta quinta, a suspeita não havia se apresentado ou encontrada, conforme apurado com a unidade policial.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução

Mais um caso de suspeita de dengue hemorrágica é registrado em Santo Antônio de Jesus. De acordo com o secretário de saúde, Leandro Lobo, uma criança que reside na Urbis IV está internada no Hospital Regional (HRSAJ) com fortes suspeitas da doença e já foi regulado para o Hospital Universitário na capital. “Ela será atendida, e fará todos os exames necessários para chegar à conclusão se é dengue. Tenho monitorado todos os casos que estão no hospital. A Secretaria de Saúde do Estado tem oferecido campanha de combate à dengue, feito uma ampla convocação de fortalecer o atendimento a atenção primária, mas tudo isso só vai funcionar com o casamento do poder público e da população”, frisou.

Este é o terceiro caso. Em junho, uma jovem diagnosticada com a doença morreu e outro morador teve fortes suspeitas, sendo atendido pelos médicos do HRSAJ. Na última entrevista à Rádio Andaiá no final do mês de junho, o secretário informou que eram 84 casos notificados, mas o número subiu e hoje já tem 166 casos de dengue notificados neste ano.

 

Fonte: Blog do Valente

Foto: Reprodução

Aconteceu na tarde desta quarta-feira, 10, a solenidade de posse do novo colegiado escolar. O evento que visa celebrar a formação de um conselho formado por gestores; professores; funcionários; estudantes; pais; mães ou responsáveis pelos estudantes e representante da comunidade local por meio de eleição direta e secreta envolvendo todas as pessoas da escola, foi realizado no Centro Municipal de Apoio Pedagógico. O colegiado tem mandato de dois anos e se reúne mensalmente para colaborar com a melhoria da escola.

De acordo com o Secretário de Educação, Mário Araújo Dos Santos, o colegiado existe para ampliar a ação democrática dentro das unidades escolares e diminuir possíveis burocracias. “O colegiado tem principais funções: deliberativa; consultiva; avaliativa e mobilizadora, isto é, elaborar decisões; assessorar a gestão da Unidade Escolar; fiscalizar o cumprimento de ações pedagógicas; estimular a comunidade escolar, dentre outras” completou. O evento contou com a participação do prefeito Orlandinho e do vereador Thiago Chagas.

Além da cerimônia de posse, a Unidade Escolar Clodoaldo Gomes da Costa fez uma apresentação sobre a história de Clodoaldo Gomes da Costa (o qual dá nome a Unidade Escolar) e personagens icônicos da educação brasileira.

Vale lembrar que as ações prioritárias do colegiado são: acompanhamento e avaliação do Projeto Pedagógico da Escola, do Plano de Gestão e do Regimento Escolar; monitoramento e parceria com o corpo docente e equipe gestora; participação no planejamento e articulação com a equipe gestora, incentivando o desenvolvimento de ações para a integração dentre a escola, a comunidade e o território.

ASCOM

Foto: Divulgação / Defensoria Pública da Bahia

Uma unidade móvel da Defensoria Pública da Bahia vai estar no dia 23 de julho no Conjunto Penal de Feira de Santana para que cerca de 600 detentos sejam assistidos e tenham suas situações revistas. A medida poderá reduzir a quantidade de presos que se encontram em situação provisória, reduzindo a superlotação da unidade.

Segundo Liliane Miranda do Amaral, coordenadora da 1ª Defensoria Pública Regional, “essa medida tem o objetivo de identificar prisões ilegais e que precisam ser revista por cada juízo". "Consequentemente, este trabalho contribuirá para a redução da população carcerária, dentro dos limites legais, que passa uma lotação”, disse. “Nós utilizamos essa unidade móvel como uma das maneiras de driblar a ausência da Defensoria Pública, ainda conjuntural, em todas as comarcas da Bahia. Os detentos que estão na unidade há muitos anos e que não tem acesso a um advogado poderão receber orientações jurídicas. A situação de cada preso será analisada através dos seus antecedentes criminais”, alega.

O diretor do Conjunto Penal, Allan Araújo, diz que muitos custodiados já cumpriram a pena. “Sabemos que nem todos têm acesso a um advogado, por conta de recursos financeiros. Dessa maneira, o Estado realiza ações para analisar a situação destas pessoas que estão com a sua liberdade privada, independente do que ele tenha praticado”, disse. “Às vezes, o detento só precisa passar por uma audiência, mas está esquecido há 2, 3 anos, sendo que a sua pena foi de 2. É importante frisar que nem todos os detentos assistidos receberão o alvará de soltura. Os casos serão observados, de forma particular”, salienta.

Uma alternativa para a redução de detentos na unidade penitenciária seria a utilização de tornozeleiras eletrônicas para presos que estão em regime semiaberto, mas não há previsão de quando os equipamentos vão chegar. Alan explica que as tornozeleiras também apresentam um custo menor. “O gasto mensal por detendo, em um sistema público, custa em média R$ 3.200, sendo que o valor de uma tornozeleira eletrônica é de R$ 200. Esse mecanismo gera uma redução financeira, mas devemos analisar outras questões, como por exemplo: o perfil deste preso e o crime que foi praticado”, disse.

 

Fonte: Bahia Notícias

 

Foto: Reprodução

O jogador Mario Balotelli é o motivo de uma grande polêmica na Itália. O atacante pagou 2 mil euros, cerca de R$ 8,5 mil, para um funcionário de um restaurante se jogar ao mar, apenas de cueca, com uma moto.

O atleta, que está sem clube, pode responder processo por três crimes. De acordo com a imprensa italiana, a polícia napolitana acusa Balotteli de incitação ao crime, aposta ilegal e danos ao meio ambiente.

Ocorrido na capital da Campânia, o episódio foi filmado e publicado pelo próprio Balotelli em seu perfil no Instagram. Ele entrega uma quantia para Catello Buonocor, que conta o dinheiro, fica apenas de cueca e acelera em direção ao mar.

Questionado sobre o caso, Buonocor disse que não via problema algum em jogar sua moto ao mar após receber 2 mil euros (R$ 8,5 mil), pois o veículo está avaliado em apenas 600 euros, cerca de R$ 2,5 mil.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Caçamba invade barraca de fogos e deixa mortos e feridos em Muritiba
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.