Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quarta , 12 de Agosto de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto : Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Caixa começa a pagar hoje (6) saque emergencial, que visa reduzir impacto financeiro do coronavírus, do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores nascidos em fevereiro.

Ao todo, mais de R$ 37,8 bilhões serão liberados, para aproximadamente 60 milhões de pessoas. O depósito será realizado por meio de crédito na Conta Poupança Digital, aberta automaticamente pela instituição bancária.

O valor do saque em questão é de até R$ 1.045, considerando a soma dos saldos de todas as contas ativas e inativas que possuam saldo no FGTS.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas vem informar que ontem, 03 de julho, registramos mais 08 casos confirmados para COVID-19 no nosso município.

Apresentamos 126 casos confirmados para COVID-19, e destes 47 (quarenta e sete) ATIVOS, sendo acompanhados pela vigilância em saúde, estando agora 05 destes internados.

Informamos que mais 03 pacientes receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar e já são 77 os pacientes RECUPERADOS da Covid19.

A distribuição geográfica da contaminação no município se apresenta da seguinte forma: 17 pacientes da zona rural e 109 da zona urbana.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 421 pessoas, e dessas, 36 (trinta e seis) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 109 registra ainda 181 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Corpo de Bombeiros

Dois corpos do naufrágio ocorrido no Rio Paraguaçu na tarde da última quarta-feira, 01, em Cabaceiras do Paraguaçu, foram encontrados na manhã deste sábado, 04, próximo ao local do acidente. No total, cinco pessoas desapareceram após uma canoa motorizada afundar durante a travessia perigosa em um trecho com profundidades que ultrapassam 50 metros.

Segundo informações de um leitor do Forte na Notícia, os corpos são de uma adolescente de 14 anos e uma criança de 8, que não tiveram as identidades divulgadas. De acordo com o pescador identificado como “Gigante”, as buscas pelo restante das vítimas serão intensificadas no decorrer do dia com a ajuda de mergulhadores da Marinha e do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta sexta-feira (03) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 27 (vinte e sete). Dos pacientes que constam como confirmados, 17 (dezessete) estão recuperados e 10 (dez) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde permanece com 42 (quarenta e dois), 19 (dezenove) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados e 46 (quarenta e seis) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 04 (quatro) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 01 (um) caso ativo, 01 (um) caso recuperado e 02 (dois) óbitos.

Foto: Divulgação

A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta sexta (3) o Auxílio Emergencial a mais 6,8 milhões de beneficiários, todos fora do programa Bolsa Família.

Veja quem recebe:

- 5,2 milhões de trabalhadores do primeiro lote (que receberam a 1ª parcela até 30 de abril), nascidos em setembro e outubro, recebem a terceira parcela.

- 1,4 milhão de trabalhadores do segundo lote (que receberam a 1ª parcela entre os dias 16 e 29 de maio), nascidos em setembro e outubro, recebem a segunda parcela.

- 200 mil novos aprovados, nascidos em setembro e outubro, recebem a primeira parcela.

Os recursos serão liberados em um primeiro momento por meio da poupança social digital, de maneira escalonada, conforme o mês de aniversário do trabalhador, para pagamento de contas, boletos e compras por meio do cartão de débito digital. Saques e transferências serão liberados em datas posteriores (veja ao final da reportagem os calendários de crédito e saque)

Na quinta-feira (2), terminou o prazo para se cadastrar para receber o Auxílio Emergencial.

A segunda parcela para os aprovados do terceiro lote (que receberam a primeira entre os dias 16 e 17 de junho) ainda não tem data definida.

Transferências e saque em dinheiro

Para quem vai fazer o saque em dinheiro, os pagamentos começam em 18 de julho e vão até 19 de setembro. O calendário inclui a terceira parcela, a segunda parcela para os aprovados no lote 2 e a primeira parcela para os aprovados do lote 4. Veja abaixo:

18 de julho – nascidos em janeiro - 3,4 milhões de pessoas

25 de julho – nascidos em fevereiro - 3,1 milhões de pessoas

1º de agosto - nascidos em março - 3,5 milhões de pessoas

8 de agosto - nascidos em abril - 3,4 milhões de pessoas

15 de agosto – nascidos em maio - 3,5 milhões de pessoas

29 de agosto – nascidos em junho - 3,4 milhões de pessoas

1º de setembro – nascidos em julho - 3,4 milhões de pessoas

8 de setembro – nascidos em agosto - 3,4 milhões de pessoas

10 de setembro – nascidos em setembro - 3,4 milhões de pessoas

12 de setembro – nascidos em outubro - 3,4 milhões de pessoas

15 de setembro – nascidos em novembro - 3,2 milhões de pessoas

19 de setembro – nascidos em dezembro - 3,3 milhões de pessoas

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas passou pelo processo de desinfecção de todo o ambiente nesta quinta-feira (02). A ação é parte do plano de contingência contra a disseminação do coronavírus. Após uma funcionária testar positivo para covid-19, a Casa Legislativa foi fechada, os funcionários foram orientados a permanecerem em casa e foi realizada a higienização especial do local.

“Desde que iniciou a pandemia adotamos todas as medidas de proteção orientadas pelas autoridades de Saúde no sentido de proteger os nossos servidores e prevenir a disseminação do vírus. Fizemos a doação de máscara para todos, disponibilizamos álcool gel, adotamos escala de trabalho para reduzir o número de pessoas no ambiente de trabalho, suspendemos os atendimentos, e a as Sessões Ordinárias acontecem fechadas, sem permitir acesso do público, mas mesmo assim tivemos esse caso na Câmara e foram necessárias medidas como a de desinfectar toda a Câmara”, explicou o presidente da Câmara, Renan de Romualdo.

A Instituição está fechada desde quarta-feira (01) e só retomará suas atividades na próxima segunda-feira, dia 06 de julho. Além disso, foi enviado para a Secretaria Municipal de Saúde uma relação com nomes, telefones e endereços de todos os funcionários da Câmara para que seja realizado o acompanhamento.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

O prefeito Orlando Peixoto Pereira Filho (PT) anunciou em entrevista à Rádio Excelsior Recôncavo FM que será publicado nesta sexta-feira (3) um novo decreto que suspende o funcionamento dos estabelecimentos comerciais não essenciais de Cruz das Almas a partir de segunda-feira.

A medida, conforme Orlandinho, será realizada devido o crescimento dos casos de coronavírus nas últimas semanas. Durante a entrevista concedida ao jornalista Mário Jorge, o Prefeito disse que já existem casos onde não é mais possível identificar a fonte de contaminação, ou seja, indícios de transmissão comunitária.

Disse ainda que não pode atribuir o crescimento dos casos apenas ao funcionamento do comércio ou ao período do São João. "São vários fatores envolvidos, não podemos dizer que trata-se apenas de uma motivação ou de outra, mas uma combinação de fatores que tem provocado esse crescimento", afirmou.

O decreto com as novas medidas vai vigorar de 6 a 13 de julho.

Segundo o último boletim epidemiológico, Cruz das Almas tem 118 casos confirmados de coronavírus. 74 recuperados, 42 ativos, 4 internados e 2 óbitos.

 

Fonte: Programa Conexão Excelsior

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas vem informar que ontem, 02 de julho, registramos mais 04 casos confirmados para COVID-19 no nosso município.

Apresentamos 118 casos confirmados para COVID-19, e destes 42 (quarenta e dois) ATIVOS, sendo acompanhados pela vigilância em saúde, estando agora 04 destes internados: em Hospital Público referência para COVID-19 (02), Hospital Particular (01) e na UNIDADE COVID19 (01).

Informamos que mais 04 pacientes receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar e já são 74 os pacientes RECUPERADOS da Covid19.

A distribuição geográfica da contaminação no município se apresenta da seguinte forma: 17 pacientes da zona rural e 101 da zona urbana.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 409 pessoas, e dessas, 33 (trinta e três) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 108 registra ainda 179 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Dois passageiros de um ônibus que tinha saído de São Paulo com destino a Bahia, foram flagrados por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) quando desembarcavam do coletivo, na BR-101, em Cruz das Almas, na madrugada desta sexta-feira, 3, por volta das 04h30.

Segundo informações do superintendente de trânsito e transporte, Hebert Cruz, os passageiros afirmaram que estavam indo para a localidade da Pumba quando foram abordados e encaminhados para um local específico onde foi feita a triagem e a verificação da temperatura corporal com o uso de um termômetro digital infravermelho.

Além disso, responderam perguntas sobre eventuais sintomas da doença, só então puderam ser liberados mediante o preenchimento de um cadastro que vai permitir o monitoramento pela Secretaria de Saúde.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (02) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 22 (vinte e dois). Dos pacientes que constam como confirmados, 17 (dezessete) estão recuperados e 05 (cinco) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde caiu para 42 (quarenta e dois), 19 (dezenove) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados e 43 (quarenta e três) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 03 (três) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 01 (um) caso ativo, 01 (um) caso recuperado e 01 (um) óbito.

Foto: ASCOM/Prefeitura de Cruz das Almas

Quase 50 atendimentos suspeitos de Covid-19 em um único dia, esse foi o número que o prefeito Orlandinho de Cruz das Almas informou em entrevista concedida ao radialista Washington Bahia no programa “Bom dia Cidade” da rádio Excelsior Recôncavo.

Segundo o gestor, o número de atendimentos no Centro de Atendimento Covid-19 em Cruz das Almas teve um aumento alarmante, e que medidas devem ser tomadas nos próximos dias para conter o crescimento do vírus na cidade.

Uma das medidas deve ser o fechamento do comércio por uma semana, Orlandinho confirmou que vai se reunir com representantes do comércio local para negociar medidas para controlar a quantidade de pessoas no centro da cidade, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas e aumentar o isolamento social.

 

Fonte: Recôncavo News

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quarta-feira (01) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 20 (vinte). Dos pacientes que constam como confirmados, 16 (dezesseis) estão recuperados e 04 (quatro) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde permanece com 50 (cinquenta), 27 (vinte e sete) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados e 35 (trinta e cinco) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 03 (três) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 01 (um) caso ativo, 01 (um) caso recuperado e 01 (um) óbito.

Foto : Reprodução

Uma pequena embarcação com seis pessoas virou ontem (1) no Rio Paraguaçu, próximo ao povoado de Tupiaçu (Cabaceiras do Paraguaçu). Segundo o Corpo de Bombeiros, apenas um senhor de 72 anos conseguiu chegar até a margem e relatar o ocorrido. Os demais ocupantes encontram-se desaparecidos. Trata-se de um homem de 50 anos, um adolescente de 13, e três crianças (duas meninas e um menino).

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi gerada no início da noite pelo Centro Integrado de Comunicação (Cicom/193) de Santo Antônio de Jesus e repassada para o Cicom de Feira de Santana. As equipes estão realizando as buscas nesta quinta-feira. Ainda não há detalhes sobre as circunstâncias do naufrágio, sem sobre o grau de parentesco dos ocupantes.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas vem informar que hoje, 01 de julho, registramos mais 08 casos confirmados para COVID-19 no nosso município.

Apresentamos 114 casos confirmados para COVID-19, e destes 42 (quarenta e dois) ATIVOS, sendo acompanhados pela vigilância em saúde, estando 03 destes internados em Hospital Público referência para COVID-19 (02) e Hospital Particular (01). Um paciente recebeu alta hospitalar hoje.

Informamos que mais 03 pacientes receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar e já são 70 os pacientes RECUPERADOS da Covid19.

A distribuição geográfica da contaminação no município se apresenta da seguinte forma: 16 pacientes da zona rural e 98 da zona urbana.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 374 pessoas, e dessas, 23 (vinte e três) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 107 registra ainda 177 casos descartados para Covid19.

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas vem informar que hoje, 01 de julho, registramos mais 08 casos confirmados para COVID-19 no nosso município.

Apresentamos 114 casos confirmados para COVID-19, e destes 42 (quarenta e dois) ATIVOS, sendo acompanhados pela vigilância em saúde, estando 03 destes internados em Hospital Público referência para COVID-19 (02) e Hospital Particular (01). Um paciente recebeu alta hospitalar hoje.

Informamos que mais 03 pacientes receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar e já são 70 os pacientes RECUPERADOS da Covid19.

A distribuição geográfica da contaminação no município se apresenta da seguinte forma: 16 pacientes da zona rural e 98 da zona urbana.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 374 pessoas, e dessas, 23 (vinte e três) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 107 registra ainda 177 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

O Governo da Mudança através de muito esforço criou uma alternativa para valorizar os artistas locais e fortalecer a cultura do nosso município. A festa continua, hoje tem mais Arraiá Virtuá com Samba de Roda Unidos para Sambar, Nei Santana, Grupo Raízes, Marquinhos Além do Arrocha e Sheila Sales.

Vamos festejar cada um em sua casa. Fique ligado no Facebook da prefeitura e também no YouTube da Moderna Publicidade. Aguardamos você!

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Os brasileiros afetados pela pandemia do novo coronavírus – que provoca a Covid-19) – que ainda não solicitaram o auxilio emergencial têm até às 23h59 desta quinta-feira (2) para realizar o pedido.

O auxílio emergencial de R$ 600 é um benefício financeiro destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos, desempregados e pessoas de baixa renda e tem por objetivo fornecer proteção emergencial.

Inicialmente proposto para vigorar por três meses, com o pagamento de três parcelas de R$ 600, o benefício foi prorrogado por mais dois meses, com o pagamento de mais duas parcelas.

Pelas regras, até duas pessoas da mesma família podem receber o auxílio. Para as famílias em que a mulher seja a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente é de R$ 1.200.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Carol Garcia/GOVBA

O Hospital de Campanha do Fazendão, em Salvador, vai encerrar as atividades até domingo (5). A unidade atende pacientes de baixa complexidade, crônicos e de longa duração sem suspeita ou confirmação de estar com coronavírus.

Cerca de 100 pacientes crônicos e de longa duração foram atendidos no espaço. Nenhum dos que deram entrada foi contaminado pela Covid-19.

Agora, os equipamentos do hospital serão redistribuídos para a rede estadual. Já os profissionais de saúde que trabalhavam na unidade, vão retornar aos centros estaduais de referência em Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), Diabetes (Cedeba) e Idoso (Creasi).

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas informa que uma funcionária da Casa Legislativa testou positivo para coronavírus, além disso, outros dois servidores estão em isolamento domiciliar por apresentarem sintomas suspeitos e aguardam a realização do exame pela Secretaria Municipal de Saúde. Esclarecemos ainda, que ao apresentar os sintomas respiratórios, os funcionários foram imediatamente afastados.

Vale ressaltar que, após ter conhecimento do caso positivo, foram adotadas algumas medidas previamente planejadas no Plano de Contingência. Sendo assim, a Instituição será fechada a partir desta quarta-feira, para realizar a desinfecção de todo ambiente e só retomará suas atividades na próxima segunda-feira, dia 06 de julho. Além disso, foi enviado para a Secretaria Municipal de Saúde uma relação com nomes, telefones e endereços de todos os funcionários da Câmara para que seja realizado o acompanhamento.

Informamos ainda que, todas as medidas de proteção orientadas pelas autoridades de Saúde estão sendo adotadas pela Câmara desde o início da pandemia. Algumas ações, como: doação de máscara, disponibilidade de álcool gel, escala de trabalho para reduzir o número de pessoas no ambiente de trabalho, suspensão de atendimentos, realização das Sessões Ordinárias fechadas, foram adotadas para prevenir a disseminação do vírus.

 

Ascom – Câmara de Vereadores de Cruz das Almas

Foto: Divulgação

O Governo da Mudança através de muito esforço criou uma alternativa para valorizar os artistas locais e fortalecer a cultura do nosso município. A festa continua, hoje tem mais Arraiá Virtuá com Edy Kovsky, Dy Souza e Love Dream.

Vamos festejar cada um em sua casa. Fique ligado no Facebook da prefeitura e também no YouTube da Moderna Publicidade. Aguardamos você!

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Uma servidora da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas testou positivo para Covid-19. A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira, 1⁰, pelo radialista Whasington Bahia, da Excelsior Recôncavo, 105.1. A mulher encontra-se em isolamento domiciliar e se recuperando da doença.

Segundo a reportagem, outros dois servidores devem realizar o teste nos próximos dias, depois de apresentarem os sintomas do coronavírus. Com cerca de 40 funcionários entre contratados e efetivos, a notícia deixou os parlamentares bastante preocupados com a possibilidade de uma transmissão comunitária.

Avisada do ocorrido, a secretária de Saúde solicitou que a Câmara adote medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus. O último boletim epidemiológico divulgado pelo município revela que a cidade possui 106 casos confirmados da doença.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto : Elza Fiúza/ABr

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), pautou para hoje (1º) o projeto que prevê o adiamento da eleição municipal prevista para o mês de outubro. No pleito, serão escolhidos prefeitos, vices e vereadores.

A PEC, aprovada pelo Senado na última terça-feira (23), adia para 15 e 29 de novembro o primeiro e o segundo turnos da disputa municipal. As datas oficiais são 4 e 25 de outubro.

Em entrevista ontem (30), Maia afirmou que deve haver uma definição sobre o assunto nesta quarta. “Acho que está bem encaminhado o diálogo para que a gente possa votar amanhã [quarta]”, afirmou.

Nos corredores do Legislativo, o Centrão condicionou o apoio à matéria à inclusão de contrapartidas, como até R$ 5 bilhões para prefeituras enfrentarem a pandemia da covid-19 e a retomada dos programas de partidos no rádio e na TV. Hoje, só é permitida a publicidade eleitoral.

Políticos divergem sobre a aprovação da proposta. Advogado eleitoralista, Neomar Filho salienta que a mudança pode alterar os prazos ligados ao pleito.

"É importante salientar que prazos como os de filiação partidária, e de domicílio eleitoral, não serão reabertos. Ou seja, os prazos vencidos até a data da promulgação da nova regra não serão retomados. A partir da definição de uma nova data para a realização do pleito, as convenções partidárias, o registro de candidatura, propaganda eleitoral, terão novas datas para serem realizados".

 

Fonte: Metro1

Foto : Divulgação

O governo federal confirmou ontem (30) a prorrogação do auxílio emergencial de R$ 600 a trabalhadores informais, autônomos, desempregados e microempreendedores individuais (MEIs), cuja renda foi reduzida durante as medidas de isolamento social para tentar conter a transmissão do coronavírus. Serão liberados mais R$ 1.200 nos próximos dois meses.

O governo vinha sendo pressionado pelo Congresso a prorrogar o benefício, apesar do custo do programa emergencial. A estratégia adotada nesta terça foi estender o auxílio com o mesmo valor atual (R$ 600), sem precisar enviar um novo projeto para o Congresso.

A decisão de manter o valor por mais dois meses é diferente daquela anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro ao lado do ministro Paulo Guedes (Economia) na última quinta-feira (25). Eles informaram em live que deveria haver uma prorrogação do auxílio por mais três meses em parcelas de R$ 500, R$ 400 e R$ 300.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas vem informar que ontem, 30 de junho, registramos mais 10 casos confirmados para COVID-19 no nosso município.

Apresentamos 106 casos confirmados para COVID-19, e destes 37 (trinta e sete) ATIVOS, sendo acompanhados pela vigilância em saúde, estando 04 destes internados em Hospital Público referência para COVID-19 (03) e Hospital Particular (01). Um paciente recebeu alta hospitalar hoje.

Informamos que mais 05 pacientes receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar e já são 67 os pacientes RECUPERADOS da Covid19.

A distribuição geográfica da contaminação no município se apresenta da seguinte forma: 15 pacientes da zona rural e 91 da zona urbana.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 285 pessoas, e dessas, 17 (dezessete) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 106 registra ainda 174 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

Alimentar através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, distribuiu dia 24, o total de 314 kits de produtos da agricultura familiar, para as famílias em situação de vulnerabilidade social, na forma estabelecida pela  Lei Municipal N. 652, de 12 de dezembro de 2019, que instituiu a Política Municipal de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar – PMAF. Os alimentos foram encaminhados para as crianças que fazem parte do programa Criança Feliz, CRAS, CREAS e algumas igrejas que ajudam a identificar famílias que necessitem de ajuda e por ventura ainda não estejam cadastradas nos órgãos sociais.

Infelizmente, o município não oi contemplado no convênio esse ano e mais de 1200 munícipes deixaram de ser atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos - PAA que era uma parceria entre o Governo do Estado e Prefeitura Municipal que comprava o os alimentos nas mãos dos agricultores locais e distribuía os alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para se ter uma ideia, uma parcela de quase 70% da população da nossa cidade vive de agricultura e o Governo Municipal não mede esforços para levar dignidade ao homem do campo e ajudar a quem mais precisa.

Graças a organização e empenho do Governo da Mudança em continuar a  amparar a quem mais precisa, assim que soube da triste notícia de não ser contemplado pelo programa esse ano, o Executivo encaminhou à Câmara Municipal o projeto de lei no fim do ano passado, que instituía o PMAF com recursos próprios e dessa forma não prejudicava o pequeno agricultor e não deixava de atender aos mais necessitados. O Projeto foi aprovado e assim a Prefeitura teve condições de continuar o PMAF por conta própria. Dessa vez, os itens comprados pela Prefeitura com os agricultores foram: aipim, milho, laranja, farinha de mandioca e amendoim.

Apoiar a agricultura familiar e a população em situação de vulnerabilidade social é um compromisso do Governo da Mudança, que busca atender as demandas da população sem distinção e cuidar de quem mais precisa, pois somente assim poderemos fazer uma Mangabeira cada vez melhor.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Andrea Rego Barros/Fotos Públicas

O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) aponta que nas últimas 24 horas, a Bahia registrou mais um recorde nesta crise sanitária: foram notificados 3.840 novos casos de Covid-19, representando uma taxa de crescimento de +5,5%.

Ainda segundo o boletim, 53 pessoas morreram em decorrência do novo coronavírus e 3.813 foram curadas, até as 18h desta terça. No último domingo (28), o estado contabilizou 3.251 novas notificações, este era o maior número em apenas um dia.

Essa atualização eleva o número total de infectados no território baiano para 73.307 casos confirmados e 1.853 óbitos, desde o início da pandemia. Destes, 47.759 casos são considerados curados, 23.695 ainda encontram-se ativos e 8.724 profissionais da saúde foram positivados para a doença.

As confirmações da Sesab ocorreram em 385 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (47,05%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Itajuípe (1.898,39), Gandu (1.539,98), Ipiaú (1.510,69), Uruçuca (1.271,99) e Itabuna (1.210,00).

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 162.200 casos descartados e 75.726 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde.

Em relação aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 916 leitos exclusivos para o coronavírus, 718 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 78%.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.