Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 18 de Janeiro de 2021
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto : Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia venceu o duelo com o Fortaleza na noite de hoje (11), em partida realizada na Arena Fonte Nova. O jogo foi válido pela 18ª rodada da Série A do Brasileirão. Marcaram para os donos da casa o zagueiro Juninho e o atacante Gilberto, de pênalti. Bergson descontou para a equipe cearense.

Foi a segunda vitória consecutiva do tricolor na competição.

Com o resultado, o Bahia chegou até a nona posição, com 25 pontos. Na rodada seguinte, o Esquadrão tem pela frente o Coritiba, na segunda-feira (16), às 18h, no Couto Pereira.

 

Fonte: Metro1

Foto: Netflix

Sucesso nas redes sociais, a série brasileira ‘Bom Dia, Verônica’, foi renovada para mais uma temporada na Netflix.

O anúncio foi feito na noite da última terça (10) pela empresa, que deu aos fãs um teaser referente aos próximos episódios da produção.

A trama, que tem como protagonista a atriz Tainá Müller e estreou em outubro deste ano, tem roteiro de Raphael Montes, autor do livro homônimo que serviu como base para a produção. O elenco ainda conta com Camila Morgado, Elisa Volpatto, Eduardo Moscovis e César Mello.

Nas redes sociais, o autor celebrou a conquista. “É emocionante ver o público abraçar uma série de suspense que dá voz a temas tão importantes e atuais. Quando uma história nasce da literatura e chega a milhões de pessoas através do trabalho incrível de uma equipe, o sentimento de realização é enorme”.

O serviço de streaming não anunciou a data de estreia da nova temporada.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) voltou atrás da resolução administrativa nº 38, expedida ontem (10), que proibia qualquer ato presencial dos candidatos, e liberou carreatas com a adoção dos protocolos sanitários já recomendados e máximo de 60 carros no evento. A informação foi confirmada ao Metro1 pelo próprio órgão eleitoral.

Também se permitiu a distribuição de material gráfico nos comitês ou diretamente nas residências de eleitores.

 

Fonte: Metro1

Foto : Jefferson Peixoto/Secom

Salvador contabiliza cinco mortes em decorrência do coronavírus e mais 278 casos da doença nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim epidemiológico de hoje (10), divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Com a atualização, a cidade acumula 92.714 casos da doença desde o início da pandemia, 1.025 casos ativos e 2.931 óbitos.

Dos 860 leitos disponíveis em Salvador, 443 possuem pacientes internados. A taxa de ocupação de UTI adulto é de 51%.

 

Fonte: Metro1

Foto: divulgação TRE

Os eventos de campanha presenciais ficarão proibidos na Bahia a partir desta quarta-feira (11). A medida foi anunciada pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Jatahy Júnior. De acordo com a resolução 38/2020, não poderão ser realizados comícios, passeatas, bandeiraços, caminhadas, bicicleatas, cavalgadas, motoatas, carreatas e similares. A proibição vale para todos os 417 municípios baianos.

A determinação do presidente da corte impede também a distribuição de panfletos, folhetos, adesivos, entre outros materiais de campanha. Quem descumprir a medida também pode ser investigado por propaganda eleitoral irregular, abuso do poder político, abuso do poder econômico e/ou crime eleitoral.  Também poderá pagar multa de R$ 5 a R$ 25 mil ou o equivalente ao custo da propaganda, se este for maior.

Fundamentando a decisão do presidente, o TRE divulgou os dados do disque-aglomeração. Desde 31 de outubro, foram recebidas 1135 denúncias, motivando 132 decisões punindo o descumprimento do distanciamento social – 82 apenas no final de semana passado. “Diante desses números, resolvemos baixar a resolução suspendendo todo ato presencial de campanha, tudo isso para preservar o bem maior que é a saúde e a vida”, relatou Jatahy Júnior.

Na resolução, o desembargador define que os juízes eleitorais e a coordenadora do plano integrado de segurança do TRE, de ofício ou por provocação, no exercício do poder de polícia, deverão coibir atos de campanha que coloquem em risco a saúde coletiva por violarem as regulamentações sanitárias. É autorizado o uso de reforço policial para garantir o cumprimento da proibição.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Redes Sociais

Um motorista ficou ferido após a carreta que ele dirigia tombar e pegar fogo em Teixeira de Freitas, no sul da Bahia. O acidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (11), no km 858 da na BR-101, no trecho do município baiano. A carreta transportava carga de combustível.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, que atendeu à ocorrência, informações preliminares apontam que o motorista não teria conseguido fazer a curva, perdeu o controle da direção, a carreta foi lançada para a lateral da pista e acabou caindo na ribanceira.

Na queda, a carreta teria desatrelado da cabine, fazendo com que a parte em que o motorista estava ficasse distante do compartimento onde o combustível estava armazenado.

Por causa do impacto da queda, a parte onde estava o combustível acabou pegou fogo e as chamas se espalharam por uma área de vegetação. O Corpo de Bombeiros foi encaminhado ao local para apagar as chamas.

A polícia informou que o motorista ficou preso nas ferragens, mas foi retirado e levado para o Hospital Regional de Teixeira de Freitas. Não há detalhes do estado de saúde dele.

 

Fonte: G1

Foto : José Cruz/Agência Brasil

Como o voto é obrigatório no país, todo eleitor que não comparecer às urnas nos dias 15 e 29 de novembro nas eleições municipais está igualmente obrigado a justificar a ausência, sob pena de ter suspensos diversos de seus direitos civis caso não regularize sua situação na Justiça Eleitoral.

Este ano, os eleitores poderão fazer o procedimento pelo celular ou tablet via o aplicativo e-Título em função da pandemia da Covid-19.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que até o dia das eleições, o e-Título estará atualizado com a nova funcionalidade. A justificativa por outras razões também poderá ser feita pelo e-Título, porém apenas após as eleições, num prazo de 60 dias.

As outras formas de justificar a ausência no dia da votação continuam válidas.

Passo a passo:

1. Baixe o aplicativo e-Título disponível nos sistemas operacionais IOS e Android;

2. Preencha as seguintes informações: nome completo, data de nascimento, tipo de documento (CPF ou título de eleitor), nome da mãe e nome do pai;

3. Responda ao questionário pessoal;

4. Crie senha de seis dígitos >> O e-Título está criado;

5. Clique em "Mais opções", na parte inferior da tela;

6. Clique na opção "Justificativa de ausência";

7. Preencha os dados pedidos e anexe os documentos exigidos, como atestado médico ou de trabalho.

 

Fonte: Metro1

Foto: Ivan Storti/ Santos

Mais sete jogadores do Santos foram afastados por suspeita de terem contraído o novo coronavírus, que provoca a Covid-19. Conforme comunicado emitido nesta terça-feira (10), fora registrados 13 novos casos da doença no departamento masculino do time, sendo sete jogadores e seis membros da comissão técnica.

Por meio de nota, o clube informou que foram afastados os jogadores Jobson, Alex, Jean Mota, Vladimir, Diego Pituca, Alison e Sandry, após teste positivo para o vírus.

Eles estão isolados e aos cuidados do departamento médico do clube. Na segunda-feira (9), Lucas Veríssimo, Madson e João Paulo também receberam diagnóstico de Covid-19. No total, são dez atletas afastados.

O próximo jogo da equipe será contra o Internacional, sábado (14), na Vila Belmiro, às 16h30, pelo Campeonato Brasileiro. O elenco alvinegro iniciaria a preparação para essa partida nesta terça, mas teve de adiar por causa do surto.

O clube não descarta a possibilidade de pedir uma mudança de data do confronto com os gaúchos. O Santos vai fazer novos testes com o elenco na quinta-feira (12). Com informações da Folha de S.Paulo.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

Duas jovens de 12 e 20 anos morreram após se afogarem em um riacho no povoado de Farinha Molhada 1, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Segundo a família, elas foram ao local para tirar fotos.

O caso aconteceu na segunda-feira (9). As vítimas são as primas Camila Silva Dutra, a adolescente, e Andressa Vieira Dutra, a mais velha. Os corpos das duas foram encontrados por um morador do povoado.

Camila foi encontrada boiando, enquanto o corpo de Andressa foi resgatado do fundo do riacho, com ajuda de outros moradores. A prefeitura de Vitória da Conquista emitiu nota de pesar pela morte das duas jovens. Elas estudavam na rede municipal do povoado de Bate Pé.

Não há detalhes sobre o sepultamento das duas vítimas. O caso é acompanhado pela delegacia da cidade, que trata as mortes como acidente.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Divulgação

O Brasil contabiliza 162.672 óbitos e 5.679.212 contaminações em decorrência da Covid-19, de acordo com boletim das 13h divulgado hoje (10) pelo consórcio de veículos de imprensa - formado por O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, Uol e O Estado de S. Paulo.

Pela manhã, às 8h, o consórcio publicou a primeira atualização do dia com 162.638 mortes e 5.675.775 casos.

Ontem (9), às 20h, o balanço indicou 162.638 mortes confirmadas, sendo 264 em 24 horas. Desde então, 7 estados atualizaram seus dados: BA, CE, GO, MG, MS, RN e TO.

Os dados não contabilizam o estado do Amapá, que pelo sexto dia seguido não teve atualizações em 24 horas.

 

Fonte: Metro1

Foto: Polícia Rodoviária Federal

Quatro das cinco pessoas que morreram em um acidente na BR-423, na região da cidade Águas Belas, no Agreste de Pernambuco, no domingo (8), eram da mesma família. As vítimas são da cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador.

Entre os mortos no acidente estão duas crianças – uma de dois anos de idade e um bebê de 3 meses. As outras duas vítimas são um homem, pai das crianças, e a avó. Os nomes deles não foram divulgados.

A mãe das duas crianças mortas, uma jovem de 24 anos, ficou gravemente ferida no acidente e segue internada em estado grave em um hospital pernambucano, nesta terça-feira (10).

A jovem foi identificada como Ayane Pergentino Ramalho. Ela sofreu politraumatismo e passou por uma neurocirurgia.

Abalada, a família das vítimas em Feira de Santana não quis dar entrevista, mas informou que eles voltavam de uma viagem à Paraíba.

O sepultamento deles será realizado na tarde desta terça-feira, no Cemitério Celestial, em Feira de Santana. O velório aconteceu durante toda a manhã.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) ainda não sabe o que causou o acidente. Os dois veículos bateram de frente na região da rodovia que fica entre as cidades de Águas Belas (PE) e Ouro Branco (AL). A batida foi tão violenta, que os carros foram destruídos e destroços ficaram espalhados pela pista.

A quinta vítima que morreu estava no outro veículo. É uma mulher, que não teve nome e idade divulgados. Ela chegou a ser transferida para um hospital de Águas Belas, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informação sobre a cidade onde ela morava.

A mulher estava acompanhada de um homem, que também teve ferimentos e foi transferido para um hospital de Garanhuns. Não há detalhes se ele continua hospitalizado, nem o estado de saúde dele.

 

Fonte: G1

Foto : Antonio Augusto/Ascom/TSE

O Código Eleitoral estabelece que, cinco dias antes da eleição e 48 horas após o pleito, ou seja, a partir de hoje (10) nenhum eleitor pode ser preso. As exceções são caso ocorra o flagrante, casos de desrespeito ao salvo-conduto de outros eleitores ou que exista contra o indivíduo uma sentença por algo que não cabe fiança, como racismo, tortura ou terrorismo.

Desrespeito ao salvo-conduto acontece, por exemplo, quando a pessoa é flagrada constrangendo a liberdade de votar de outro eleitor.

A determinação já está valendo para os candidatos desde o dia 31 de outubro. Concorrentes têm imunidade que começa a contar 15 dias antes da eleição. Isso acontece para garantir que os candidatos possam exercer seu direito democrático e impedir que sejam afastados da disputa.

 

Fonte: Metro1

Foto : Ingrid Anne/Semcom

A primeira vacina contra o coronavírus apresenta uma taxa de eficiência de 90%, de acordo com uma análise preliminar anunciada pela desenvolvedora americana Pfizer, em conjunto com a alemã BioNTech. Pesquisadores anunciaram a novidade como "um grande dia para a ciência e humanidade". Ao todo, 43,5 mil pessoas foram testadas em seis países, sem maiores danos à saúde dos voluntários.

As companhias planejam uma aplicação emergencial para aprovar a vacina o mais rápido possível, com possibilidade de ser utilizada até o final do ano. Pelo menos doze vacinas desenvolvidas em todo o planeta já chegaram ao estágio final de testes. No entanto, a vacina da Pfizer é a primeira a divulgar os resultados.

A análise experimental utiliza o código genético do vírus injetado nos voluntários para desenvolvimento de uma espécie de treinamento para o sistema imunológico. São necessárias duas doses em um intervalo de três semanas. As empresas farmacêuticas indicam uma imunidade de uma semana após a segunda dose da vacina.

Além do Brasil, a vacina está sendo testada em Estados Unidos, Alemanha, Argentina, África do Sul e Turquia. Ao todo, a Pfizer avalia a possibilidade de desenvolver 50 milhões de doses até o fim do ano e até 1,3 bilhão até o fim de 2021.

 

Fonte: Metro1

 

Foto : Reprodução / Instagram

Durou pouco a estadia do atacante Gustavo Custódio no Incheon United, da primeira divisão da Coreia do Sul. Um dos destaques do time de transição do Bahia, o atleta anunciou hoje sua saída da equipe estrangeira.

"Hoje comunico minha saída do clube, com a rescisão amigável. Agradeço pela oportunidade de ter me aberto as portas e a todas as pessoas que me ajudaram na minha adaptação. Tem coisas que não entendemos, mas assim é o futebol", afirmou, em postagem no Instagram.

Gustavo chegou ao Bahia sem custos no ano passado, após disputar o Baianão pelo Jequié. Ele disputou 22 jogos pelo time de transição e marcou três gols. Nas redes sociais, torcedores do tricolor baiano pedem a volta do jogador.

 

Fonte: Metro1

Foto: Matheus Morais/bahia.ba

O governador Rui Costa (PT) disse na manhã desta segunda-feira (9), durante a assinatura de ordem de serviço para a construção da nova rodoviária de Salvador, que a Bahia, hoje, está distante de ter uma segunda onda de contaminação da Covid-19. Apesar disso, ele reforçou o pedido para que as pessoas usem máscaras ao sair de casa e comentou sobre as aglomerações nas campanhas políticas no interior.

“Ver hoje nas ruas de qualquer cidade da Bahia as pessoas sem máscara é um grande risco. A gente reitera o apelo para que a população continue usando máscara ao sair de casa, isso diminui substantivamente. Se há unanimidade no mundo sobre que medida adotar, a gente pode dizer que existe uma: o uso de máscara. Isso está mais do que comprovado que diminui o contágio”, disse o governador, que comentou sobre as aglomerações em cidades do interior.

“Eventualmente, temos números aí de infectados que tem a ver com as aglomerações nas campanhas eleitorais. Infelizmente, eu diria que a paixão e a vibração termina provocando essas aglomerações. Quanto menor a cidade, é mais paixão envolvida na eleição local. Nas cidades maiores, não estamos tendo problemas com isso, como Salvador, Feira, Conquista e Juazeiro. Nessas cidades maiores, eu diria que têm menos paixão envolvida e as campanhas estão sendo feitas em carreatas, que não geram aglomerações. Paixão humana quando se tá reunido você não controla, não tem jeito, não adianta criar uma situação de força do Estado que não vai resolver”, afirmou Rui.

O governador também descartou que a Bahia possa, neste momento, contrair uma segunda onda de contágio da doença, mas reiterou que o quadro pode mudar em poucos dias.

“Falta só uma semana, alguns dias para a eleição. A gente torce e reza para que não se tenha grande repique. Até agora, graças a Deus, o que teve de forma substantiva e que podemos relatar é que parou de cair a doença, mas ainda não houve uma elevação da curva em cidade nenhuma. Há uma flutuação natural do retorno da contaminação, mas nada ainda que provoque pânico ou sinalize uma segunda onda. Por enquanto. Estou dizendo isso hoje, mas pode ser que daqui a uma semana esteja dizendo outra, nós temos agora uma reta final de campanha e pode ser que o quadro mude, mas hoje, posso afirmar que nada sinaliza uma segunda onda. Espero que possa repetir a mesma coisa na próxima segunda feira”, completou Rui.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Instagram/ Globo/ Paulo Belote

A parceria ainda não é aquela que os fãs esperavam, mas a proximidade mostra que falta pouco para isso acontecer.

Os cantores Luan Santana e Gusttavo Lima irão participar da segunda edição do reality show ‘O Próximo Nº1 VillaMix’, programa realizado pela Cervejaria Brahama e pelo festival VillaMix para descobrir a nova voz do sertanejo.

Com início no sábado (7), a jornada em busca do nº1 terá 6 episódios, que irão ao ar sempre aos sábados, às 20h no Youtube e contará ainda com a participação de outros grandes nomes do gênero como Matheus e Kauan, Cesar Menotti & Fabiano e Lauana Prado e apresentação de Mariana Rios, Livia Andrade e Rafa Kalimann.

Em cada episódio, dois artistas ou duplas, disputarão a preferência do público para representar o seu artista na grande final e concorrer ao título de Próximo Nº1.

Além das batalhas dos candidatos, os episódios serão recheados de apresentações musicais dos artistas e muita interação com o público através das redes sociais.

A grande final está marcada para o dia 12 de dezembro, quando os músicos convidados trazem os vencedores de seus times para a batalha final em uma grande noite, cheia de emoção e muita música, para o público escolher quem será o Próximo Nº1 desta segunda temporada.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução

Duas lanchas bateram na noite de quinta-feira (5), na região de Morro de São Paulo, no baixo sul da Bahia. O caso foi confirmado pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).

De acordo com a delegada Argimária Freitas de Souza Soares, que investiga o caso, um homem de nacionalidade argentina morreu no acidente. O corpo de Ruan Andres Vilalva foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Valença. Não há informações se outras pessoas ficaram feridas na batida.

Ainda segundo a delegada, o consulado argentino já tem conhecimento do caso. Além disso, foi instaurado um inquérito para apurar as causas do acidente.

Argimária Freitas afirmou que Ruan estava na lancha "Bruno David", que acabou afundando. Segundo a delegada, a outra lancha envolvida na batida, "Big Z", estaria transportando pessoas que estavam em uma festa na praia da Gamboa.

O marinheiro da lancha onde estava o argentino foi ouvido pela delegada, e os responsáveis pela outra embarcação serão ouvidos na tarde desta sexta feira.

Através de nota, a Capitania dos Portos informou que assim que tomou conhecimento do caso, uma equipe de Busca e Resgate (SAR) foi deslocada para o local do ocorrido, a fim de ampliar as informações e prestar o auxílio necessário.

"As causas e responsabilidades pelo ocorrido serão determinadas por meio de inquérito administrativo a ser instaurado pela Marinha do Brasil", diz a nota

 

Fonte: G1 BA

Foto: Sesab / Divulgação

Morreu na manhã desta sexta-feira (6), na Maternidade de Referência José Maria de Magalhães Netto, em Salvador, uma das gêmeas siamesas que passaram por cirurgia de separação, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (6). As irmãs Aila e Maila nasceram em 29 de outubro, na mesma unidade de saúde onde foi realizada a cirurgia.

A operação foi finalizada por volta das 3h03 desta sexta. Não há detalhes do horário exato da morte da recém-nascida Maila.

Após a cirurgia, as irmãs seguiram em observação já que, apesar da cirurgia ter ocorrido bem, o bebês tinham condição de saúde grave, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab)

O procedimento foi feito por Célia Britto, cirurgiã da maternidade, e também pelo cirurgião pediátrico de Goiás, Zacharias Calil. Inicialmente, a previsão era de que o procedimento fosse feito dentro de um mês, mas precisou ser antecipada após piora no estado de saúde de uma das irmãs.

"Elas estavam estáveis até quarta-feira [4] de tarde, quando subitamente elas tiveram uma piora clínica, o que nos fez diagnosticar um processo inflamatório intestinal, que é uma enterocolite necrosante, patologia típica de pacientes prematuros. E em decorrência dessa patologia, que leva à necrose do intestino e de órgãos como estômago, intestino delgado e grosso, tivemos que adiantar a cirurgia, na tentativa de salvar as duas gêmeas", explica Célia Brito.

O cirurgião pediátrico Zacharias Calil também falou sobre o procedimento.

"Tinham que ser separadas, não tinha opção. Infelizmente era um quadro esperado: ou você faz ou morre as duas", disse o médico.

A bebê Aila possui cardiopatia, mas está com saúde estável e segue em tratamento na maternidade. Ela deve passar por outra cirurgia, mas ainda não há data prevista.

"Ela está bem, já está se recuperando, tem um plano pós-operatório dentro do esperado, já com redução das medicações. Ela está reagindo dentro do esperado para o primeiro pós-operatório de uma cirurgia grave, onde a irmã com uma necrose intestinal importante, comprometia a vida dela", completa Brito.

Após o nascimento, a Sesab explicou que, na avaliação preliminar, as gêmeas siamesas estavam interligadas pelo fígado.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Arquivo pessoal

Um médico de Rondônia viralizou nas redes sociais após compartilhar imagens da cerimônia de casamento dele... com ele mesmo. A festa aconteceu no dia 27 de outubro, em Itacaré, no sul da Bahia, como um ato simbólico de amor próprio, após rompimento do relacionamento com o noivo.

Diogo Rabello conta que o casal já estava com data marcada para o casamento, quando o relacionamento acabou.

“Eu estava noivo, e nós tínhamos uma data marcada para nosso casamento, em Itacaré, e no meio do caminho a gente acabou terminando. Porém, a gente passa por aquele processo de ‘onde foi que eu errei? O que eu fiz de errado?’, sendo que eu me conheço e eu sei que fui verdadeiramente na relação”, disse o médico.

Com a desilusão amorosa, Diogo conta que passou a se conhecer melhor. Durante momentos de autoanálise, ele optou por selar um "pacto de amor próprio" com o ato simbólico do casamento.

“Fazendo essa análise, eu comecei a descobrir meus pontos fortes, os meus valores e aí pensei: ‘Se eu entreguei minha vida a uma pessoa, e ela recusou, a única pessoa que vai me valorizar de verdade vai ser eu mesmo. Então não pensei duas vezes. Vou casar comigo, fazer esse ato simbólico para poder divulgar para as pessoas que o primeiro amor que que você tem que ter é o amor a si mesmo", falou.

"Eu fiz isso como uma manifestação, para que as pessoas busquem encontrar o amor dentro de si, e não esperar que alguém venha completa-las”, diz Diogo Rabello.

Com a cerimônia acompanhada pela família e pelos amigos, Diogo conta o que aprendeu ao praticar o amor próprio, e dá conselho para quem está passando pela mesma situação de término de relacionamento.

“Eu aprendi que a gente precisa amadurecer, eu aprendi que tudo na vida são lições. Eu acho que foi necessário eu passar por isso, para eu descobrir o meu valor. Então a lição é: ‘Curta sua vida, curta a viagem, curta todas a suas experiências e tente tirar o melhor proveito de tudo’. Então, o que poderia ter sido uma tragédia, eu disse que fiz uma comédia, um casamento divertido com minha família e com meus amigos”.

"Coisas boas e ruins vão acontecer nas nossas vidas, e a gente que escolhe como vai responder a elas".

O médico fala também que recebeu críticas na internet, mas que também teve retornos positivos de pessoas que se identificaram com ele.

“Eu recebi tantas mensagens de pessoas dizendo que ficaram inspiradas, que era uma coisa que precisava ouvir, que passou pela mesma situação. As críticas que recebi simplesmente desaparecem no meio de tanto de agradecimento. Eu recebi pouca crítica, e quando aparece, eu nem procuro saber”, afirma.

Apesar do casamento simbólico com ele mesmo, Diogo não desistiu do amor romântico.

“Não desisti do amor. Ainda vou realizar meu sonho de achar um companheiro para poder crescer junto, construir uma família, viajar o mundo e ajudar o mundo também. Então, estou solteiro, apesar de casado”.

“A lua de mel eu acho que estou tendo todo dia, comigo mesmo”.

 

Fonte: G1 BA

Foto : Divulgação

A Caixa paga hoje (6) o auxílio emergencial para 3,4 milhões de brasileiros nascidos em abril. Benefício segue até dezembro.

Desse total, 666,3 mil vão receber parcelas do auxílio principal, de R$ 600. Outros 2,8 milhões serão contemplados com a segunda parcela Auxílio Emergencial Extensão, de R$ 300.

Assim que depositados, os valores já podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas. Apesar disso, ainda não será possível sacar ou transferir o dinheiro.

 

Fonte: Metro1

Foto: Antônio Augusto/Ascom TSE

Termina nesta quinta-feira (5) o prazo para solicitação da 2ª via do título de eleitor. Mas se perder o prazo, o eleitor poderá votar sem problema. Basta apresentar um documento oficial com foto ou por meio do aplicativo e-Título , que pode ser baixado gratuitamente no celular nas versões ios ou android.

No próximo dia 15, eleitores de todo país, menos do Distrito Federal, irão às urnas. O voto para vereador será o primeiro. O eleitor digitará cinco números na urna eletrônica. Na sequência, vai digitar outros dois números para o cargo de prefeito.

De acordo com as regras sanitárias definidas pela Justiça Eleitoral para as eleições, por causa da pandemia do novo coronavírus, as seções serão equipadas com álcool em gel, que deverá ser usado antes do cidadão usar a urna. O uso de máscara é obrigatório.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Diego Vara / Agência Brasil

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 1.423 novos casos de Covid-19, e 29 óbitos pela doença, segundo dados divulgados ontem (4) pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Dos 355.753 casos confirmados desde o início da pandemia, 343.114 já são considerados recuperados e 4.928 encontram-se ativos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 7.711.

Os casos confirmados de coronavírus ocorreram em todos os 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (25,94%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (8.686,00), Almadina (6.606,88), Itabuna (6.565,90), Madre de Deus (6.485,56) e Aiquara (6.185,34).

A Sesab destaca que os 21 óbitos contabilizados desde o último boletim, de ontem (3), ocorreram em diversas datas. De acordo com a pasta, a existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação.

Na Bahia, dos 1.958 leitos disponíveis, 880 possuem pacientes internados. A taxa de ocupação de UTI adulto é de 53%.

 

Fonte: Metro1

Foto: Arquivo pessoal

Diana Gabriel, a prima de Esdras Ferreira, o homem de 26 anos que desapareceu no emissário de Arembepe, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, contou ao G1, na noite desta quarta-feira (4), que o homem desapareceu após salvar duas pessoas que estavam se afogando no local.

“As pessoas que estavam lá disseram que ele foi tentar salvar duas pessoas. Ele viu as duas pessoas se afogando e saiu para ajudar . Ele conseguiu ajudar. Ele conseguiu salvar as pessoas, mas acabou se afogando", contou.

O caso ocorreu no domingo (1º). A família afirma que buscou auxílio, mas não havia salva-vidas no local. Ainda de acordo com Diana, Esdras é morador de Catu, cidade cerca de 90 km distante da capital baiana, mas parentes dele têm uma casa em Arembepe, onde ele passava o dia com familiares.

“A gente tem uma prima que mora em Arembepe. Ele foi passar o dia quando aconteceu isso. Ele tinha acabado de chegar no local. Foi coisa de 20 minutos e aconteceu isso", explicou Diana.

O Corpo de Bombeiros atua no local desde o dia do ocorrido para tentar achar Esdras. Até as 21h50 desta quarta, ele não havia sido localizado.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução/TV Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta para o perigo de chuvas intensas para várias cidades da Bahia nesta quarta-feira (4). O aviso chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

De acordo com o Inmet, o perigo é para as áreas da Chapada Diamantina, Recôncavo Baiano, a região do São Francisco e para as regiões norte, nordeste, oeste, sudoeste e sul da Bahia.

A previsão de volume de chuva é entre 30 e 60 mm por hora. Ventos intensos entre 60 e100 km por hora também devem ser registrados. Em Salvador, o dia segue nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas.

No interior da Bahia, o governo declarou situação de emergência em nove cidades por causa das chuvas. Os municípios são:

- Almadina;

- Coaraci;

- Ibicaraí;

- Ibicuí;

- Irecê;

- Itabuna;

- João Dourado;

- Juazeiro;

- Lapão.

Doações

O Corpo de Bombeiros divulgou uma campanha para receber donativos para as vítimas da chuva que atinge a Bahia. Roupas em bom estado para uso, alimentos não perecíveis e água já podem ser entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) da capital e interior. É importante que as roupas estejam limpas e os alimentos sejam verificados o prazo de validade.

O objetivo é que os donativos sejam entregues o quanto antes. As equipes dos bombeiros já estão atuando em cidades como Itabuna, Irecê, Vitória da Conquista e Rio de Contas, cidades mais atingidas pelo alto índice pluviométrico. Os trabalhos acontecem em conjunto com as defesas civis municipais.

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) deu início nesta terça-feira (3) às atividades da VI Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia – Reconcitec 2020. No formato virtual, toda a programação está sendo transmitida ao vivo pela TV UFRB, com tradução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. A cerimônia de abertura aconteceu às 10h com a participação do reitor Fábio Josué, do vice-reitor José Mascarenhas e do pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Maurício Ferreira.

O reitor Fábio Josué abriu os trabalhos, saudando todos os participantes do evento. Em sua fala, destacou como a Reconcitec tem se firmado cada vez mais como “um espaço de sistematização e socialização do conhecimento produzido no âmbito do Recôncavo da Bahia, em especial da UFRB”. Sobre o tema desta edição – “Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: conectando Universidade e Sociedade” -, ele afirmou que “as universidades possuem uma posição estratégica na concretização desses objetivos, pela sua capacidade de investigação, de reflexão sobre a realidade e de produção do conhecimento”.

De forma complementar, o reitor ressaltou o grande potencial das universidades em articular gestores públicos e sociedade no enfrentamento dos desafios postos ao desenvolvimento sustentável. “Especialmente no caso da UFRB é preciso reconhecer o papel desta universidade para sua região. Ao fazermos um balanço de seus 15 anos de existência, podemos seguramente afirmar as contribuições desta instituição em seus territórios de abrangência, nas dimensões de inclusão social, dinamização da economia local e formação nas diversas áreas do conhecimento”, disse, apontando que é preciso ir além: “tornar essa relação com os territórios ainda mais orgânica, pulsante e que se revele em cada ação de nossa instituição”.

Passando a palavra para o vice-reitor José Mascarenhas, também este destacou a importância da Reconcitec para a UFRB e toda a sua comunidade acadêmica. “A Reconcitec chega a sua sexta edição e já alcança três reitorados da Universidade. Ao abordar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nesta edição, o evento mostra o quanto está conectado com os desafios que são apresentados para o mundo e para as instituições. E, este momento, a UFRB não se furta dessas aproximações e da busca de soluções para esses desafios”, disse.

O pró-reitor Maurício Ferreira, da PPGCI, falou da experiência de coordenar pela primeira vez uma edição da Reconcitec no formato virtual, o que irá agregar à história de seis anos do evento. Para ele, ao congregar diversas atividades paralelas, a Reconcitec se torna “um importante espaço de diálogo sobre as políticas de pesquisa, pós-graduação, permanência qualificada e extensão da UFRB, e também de apresentação das ações realizadas pelos programas e projetos inseridos em diversos territórios de identidade do Estado da Bahia”.

Conferência de abertura – Com o tema “Desigualdades sociais, Universidade e Desenvolvimento Sustentável”, a primeira conferência da Reconcitec 2020 foi proferida pela Profª. Drª. Edna Maria de Araújo, docente do Mestrado Profissional em Saúde da População Negra e Indígena da UFRB, líder de grupo de pesquisa e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdades Sociais em Saúde (NUDES) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e coordenadora do Grupo Temático Racismo e Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

A professora Edna Maria fez um apanhado dos avanços e retrocessos na agenda para o desenvolvimento sustentável proposta pela ONU, em que reúne como um plano global 17 objetivos para acabar com a pobreza, proteger o planeta e garantir que todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade até 2030. Para ela, os desafios ainda são grandes para universidades e sociedade, sendo que o racismo estrutural nas instituições brasileiras e a segregação social limitam ainda mais oportunidades para a população negra.

A programação da Reconcitec segue até o dia 06 de novembro, com mesas redondas, conferências, apresentações de trabalho no formato de vídeo-pôsteres e performances artísticas.

 

Fonte: UFRB

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.