Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 01 de Junho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Almeida Notícias

Um corpo humano foi encontrado carbonizado na manhã deste domingo (9), na localidade da Cascalheira, região da Barra do Jaguaritú entre Mutuípe e Jiquiriçá, no Recôncavo baiano. Ao passar pelo local, populares se depararam com o corpo, que aparenta ter sido queimado entre pneus.  A identidade da vítima não foi revelada. A polícia ainda não tem informações sobre quando o crime aconteceu, mas já está investigando o caso. O corpo foi encaminhado para o IML - Instituto Médico Legal, onde será necropsiado.

Fotos: Jared Ivan / Mídia Recôncavo

No início da tarde deste sábado (8), um caminhão tombou na BR 101, trecho de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, moradores informaram que chovia muito no momento do acidente. Ainda de acordo com as informações o motorista perdeu o controle do caminhão de placa OKZ-0837, licença de Catu, bateu no canteiro e tombou na rodovia. Uma equipe do SAMU 192 foi acionada e prestou os primeiros socorros ao condutor, que não corre risco de morte. 

O suspeito está foragido

Policiais do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) estão realizando buscas ao acusado pela morte de Thiago Valentim dos Santos Vidal, 28 anos, ocorrida na madrugada deste sábado (8), no bairro de Piatã. O jovem, que era estudante de engenharia ambiental da Área 1, estava com amigos no Botequim Santa Clara, na avenida Octávio Mangabeira, quando foi baleado.

O suspeito, identificado como Jean Devis Lacese, chegou ao local em um carro branco, por volta de 2h, e efetuou os disparos contra o grupo. Atingido no tórax, na mão e nas costas, Thiago morreu a caminho do Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas.


Thiago foi morto com quatro tiros

Um amigo dele, Tauan Santana Santos, 24, também foi baleado e está internado na unidade de saúde. Jean é ex-namorado de Jamile Paixão, que estava com o grupo de amigos. Segundo a polícia, o homem ficou com ciúmes ao ver a ex no bar e atirou contra os rapazes.

De forma bisonha, com um futebol bizarro e sem apresentar um futebol digno que possa atrair o mínimo de confiança aos seus torcedores, ou simples indícios que isto ainda possa acontecer, o Bahia estreou na segunda fase do Campeonato Baiano fracassando, quando foi derrotado pelo Esporte Clube Galícia, time tradicional, mas recentemente promovido da segunda divisão, de virada, pelo placar de 2 x 1 e continua decepcionando em um Domingo sim, e no outro também.

Rhayner marcou para o Bahia, enquanto Davidson empatou aos 17 minutos do segundo tempo, com um golaço de fora de área e Anselmo virou para dar o triunfo ao Galícia, em clássico reeditado após 15 anos.

O Bahia voltou a mostrar velhas deficiências que, de tão amplas, é até difícil listar. Não jogou nada no primeiro tempo, e foi inoperante e inofensivo no segundo tempo, em uma autêntica jornada infeliz. Jogadores trazidos e apresentados como solução, não fazem jus à contratação e o exemplo de hoje, foi o meia Branquinho, figura inexistente em campo. A reinvenção e a consequente transformação de jogadores de baixíssima qualidade em reforços, como Anderson Talisca e, sobretudo, do lateral Madson, já perdeu a validade e só consegue enganar pouco além de meia dúzia de torcedores, do tipo e estilo apaixonado e sem autocrítica.

Vitória estreou neste domingo, contra o Serrano, no Estádio Roberto Almeida, em Teixeira de Freitas, no Campeonato Baiano, um torneio em que entra como favorito natural. Mas pelo visto, o Leão terá trabalho para conquistar o bicampeonato baiano, diante da trabalheira a que foi submetido, ainda que tenha vencido o Serrano, pelo placar de 4 x 1, que não retratou com exatidão o que foi o jogo durante seus 90 minutos.

Belíssimo primeiro tempo realizaram Serrano e Vitória, com o time da casa mostrando os motivos porque foi o primeiro da primeira fase, surpreendeu positivamente quando, exibindo boa qualidade, dominou parte significativa da primeira etapa, ainda que só tenha obtido uma única chance real de gol, que foi desperdiçada do Fábio Gama.

O Vitória, surpreendido, demorou a entrar no jogo e baseado apenas na qualidade técnica dos seus jogadores, acabou abrindo o placar com o artilheiro Dinei, aproveitando jogada de Escudero, de forma injusta, em um momento em que o Serrano ainda era melhor em campo. Mas quando pensamos que a situação se normaliza, o time da casa, que não se abateu, empatou com Jadilson, que mandou uma bomba de fora da área, no entanto, aos 37 minutos, o goleiro Gil do Serrano, colabora, falha, e Marquinhos coloca novamente o Vitória na frente e o primeiro tempo se finaliza com uma ótima partida de futebol, aliás, fato pouco comum nesta competição.

Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

A procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) protocolou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) representação contra Luiz Alberto Silva dos Santos, deputado federal, por propaganda eleitoral antecipada, no município de Maragojipe, há 133km de Salvador, às margens da BR-420 e em distritos da região. A representação traz pedido liminar de retirada de outdoors no prazo de 48 horas, sob pena de multa de mil reais por dia.

A propaganda antecipada foi feita por meio de outdoors espalhados, em pelo menos três locais diferentes, com a mensagem: “Complexo Industrial em Maragojipe vai gerar 20 mil empregos para o recôncavo. Uma luta do mandato do dep. Luiz Alberto. Um 2014 de muitas conquistas”. Na peça publicitária o texto acompanha uma foto do deputado e o símbolo do PT – Partido dos Trabalhadores.

Segundo o procurador Regional Eleitoral, José Alfredo, “está evidenciada a intenção de expor exacerbadamente a figura de pretensa candidatura no inconsciente coletivo do leitor.” Isso porque, para o procurador, além do fato de o deputado estar em seu quarto mandato, a mensagem da suposta criação de 20 mil novos postos de trabalho, associada ao nome, cargo, fotografia, símbolo do partido e ano da eleição, demonstra escancaradamente a intenção eleitoreira da peça publicitária.

Além do pedido liminar, a PRE requer a condenação do representado ao pagamento de multa no valor de 25 mil reais, considerando a ostensividade da propaganda e o alto custo do meio publicitário utilizado.

Norma - De acordo com o art. 36 da Lei n. 9.504/97, “a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 5 de julho do ano da eleição”. As propagandas divulgadas antes desse período constituem fraude à legislação, pois difundem, em época proibida, o nome e a imagem de um eventual candidato com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes que aguardam o período eleitoral autorizado por lei para iniciar a divulgação de suas propagandas.

 

Confira a íntegra da representação.

 

Fotos: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

O município de Muritiba não para de receber novos investimentos por parte do Governo Municipal. Na próxima quarta-feira (12), a população irá receber mais um benefício, dessa vez a nova Praça do Bonfim, que foi totalmente reconstruída e modernizada com recursos do Governo Federal, em parceria com a Prefeitura Municipal. O que tem chamado a atenção da comunidade é a maneira com que o prefeito do município tem acompanhado os trabalhos realizados por sua gestão. Roque Isquem (PDT), acompanha dia e noite o andamento das obras, o que segundo os moradores tem feito a diferença. A Praça ganhou um novo coreto em eucalipto tratado, iluminação com lâmpadas de vapor metálico, bancos e lixeiras, paisagismo e plantas de diversos tipos, a exemplo de Ipês, Acácias, Felícias, Palmeiras Triangulares entre outras. “Após a Festa do Bonfim ainda iremos implantar o sistema de internet grátis e acrescentar mais árvores, o que garantirá mais sombra para os moradores e visitantes do local.” disse o Gestor.

Veja as fotos:

Foto: Mídia Recôncavo

Por volta das 17h deste sábado (8), um homem foi encontrado morto na área que pertence ao IF Baiano, no bairro do Portão, em Governador Mangabeira. O corpo foi encontrado por um vigilante, próximo a uma fonte, localizada no meio da mata. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, a Polícia Militar informou que a vítima aparenta ter cerca de 30 anos e provavelmente não era morador do local. Ainda de acordo com as informações, o tiro atingiu o pescoço e teria saído pela cabeça. O corpo foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal de Santo Antonio de Jesus, onde será necropsiado.

Quem não conseguiu comprar os ingressos para assistir aos jogos da Copa do Mundo 2014 em Salvador ainda terá uma chance de ver as melhores seleções do mundo bem de pertinho e, melhor, ganhar dinheiro com isso. A CSM Brasil está selecionando mil pessoas na capital baiana para atuar no setor de alimentos e bebidas da Arena Fonte Nova. As oportunidades são para o setor operacional de bares e lanchonetes do estádio, nas funções de supervisor, coordenador, caixa e vendedor. Para disputar uma vaga neste time, basta ter mais de 18 anos de idade. Como será dado treinamento, previsto para acontecer nos meses de maio e junho, não é exigido experiência na área. A seleção inclui triagem de cadastro e entrevista presencial. Para se candidatar, é necessário preencher o formulário de inscrição até 15 de março no portal www.querovestiracamisa.com. A contratação será entre os meses de março e abril. No país, as vagas chegam a 12 mil para atuação nos estádios.

 

Foto: Saulo Galvão/ Site Bode Assado

Uma carreta carregada de combustível explodiu na quinta-feira (6), na BR-116, na Bahia. De acordo com informações da Delegacia de Polícia de Tucano, o condutor do veículo morreu no local do acidente. Ainda segundo a polícia, o motorista perdeu o controle e capotou às margens do km -294. De acordo com informações da PRF, não há identificação da vítima, já que todos os documentos foram queimados no incêndio. O motorista seguia em direção ao norte de Feira de Santana. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Euclides da Cunha. Informações G1

Foto: Divulgação
As matrículas já começaram e vão até o próximo dia 12

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) divulgou, nesta sexta-feira, 7, o resultado da 2ª chamada dos candidatos aprovados no processo seletivo de 2014. A matrícula dos convocados vai até o dia 12 de fevereiro. O estudante deve se encaminhar à Coordenação de Registros Escolares (CORES) do campus onde o curso é ministrado ou para quem foi aprovado para a capital, à GRA de 3º Grau do Campus Salvador.

 

Fotos: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve realizando uma blitz na tarde desta sexta-feira (7), na BR 420, que liga os municípios de São Felix e Maragojipe, no Recôncavo baiano. A barreira policial que aconteceu no KM 116, trecho entre Nagé e Coqueiros, tem o objetivo de coibir o tráfico de drogas, porte ilegal de armas, roubo de veículos, transporte de passageiros e a fiscalização de animais soltos nas rodovias. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo a PRE informou que tem realizado abordagens com frequência na rodovia, que possui um grande índice de motoristas e motociclistas trafegando de maneira irregular, contrariando o Código de Transito Brasileiro. Até às 15h, quatro motos haviam sido apreendidas. 

Foto: Ilustrativa

O ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), determinou nesta sexta-feira (7), liminarmente, que pelo menos 40% dos empregados da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), em greve desde o dia 29 de janeiro, devem permanecer em atividade em cada uma das unidades da empresa. Vitral fixou multa diária de R$ 50 mil, a ser paga pela Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, em caso de descumprimento da decisão, mas atendeu apenas parcialmente ao pedido liminar interposto pela ECT, que queria permanência mínima de 80% do pessoal no trabalho.

 

Divulgação/ Polícia Civil
Vanderlon dos Santos Vanderlei, de 21 anos, foi conduzido à 18ª Delegacia

Vanderlon dos Santos Vanderlei, de 21 anos, foi preso, nesta sexta-feira, 7, sob suspeita de tentar matar a facadas o comerciante José Francisco de Almeida dentro do estabelecimento da vítima no bairro do Inocoop, em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador. De acordo com a Delegacia Territorial(DT), Vanderlon recusou-se a pagar a conta das bebidas que havia consumido no bar de José Francisco, o que gerou uma discussão. Ainda segundo a polícia, o suspeito desferiu vários golpes que atingiram José Francisco na cabeça, costas e braço direito. Populares que estavam no local conseguiram dominar o agressor e chamar a polícia. José Francisco foi socorrido pelos PMs, levado ao Hospital Geral de Camaçari e já teve alta médica. Informações A Tarde

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na tarde desta quinta-feira (6) a tabela oficial de jogos do Campeonato Brasileiro que será disputado neste ano. Como já estava previsto, apesar das brigas judiciais, os jogos contam com a presença do Fluminense, enquanto a Portuguesa irá disputa a Série B da Competição. A estreia do Bahia será diante do atual campeão brasileiro, o Cruzeiro, no dia 20 de abril, na Arena Fonte Nova. Já o Vitória encara o Internacional, fora de casa, na abertura da competição nacional. O primeiro clássico BaVi do Brasileirão de 2014 acontece já na 4ª rodada do Brasileirão, no dia 11 de maio e terá mando de campo do Bahia. Bahia e Vitória encerram o campeonato diante de Coritiba e Santos, respectivamente, no dia 07 de dezembro.Clique aqui e confira a tabela completa do Brasileirão. Informações Bocão News

Foto: Ilustrativa

A medição da qualidade da banda larga móvel no país em dezembro, feita pela Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel), apontou que a TIM foi a operadora que teve mais indicadores abaixo da meta, com 16 ocorrências. O levantamento considera medições da banda larga móvel em 16 estados, em dois quesitos: velocidade instantânea e velocidade média. A Oi obteve o segundo pior resultado na banda larga móvel em dezembro, com 11 indicadores abaixo da meta. A Vivo não alcançou as metas em 8 casos, e a Claro em 6.

 

Michael Schumacher, que sofreu uma lesão cerebral grave após sofrer um acidente de esqui, está com dificuldade para acordar do coma. O piloto, que teve a sua sedação reduzida, ainda não conseguiu acordar espontaneamente e segue em estado vegetativo permanente. Embora siga sem reação, o ex-piloto não sofreu morte cerebral e pode sair do estado em que permanece.  

O alemão está internado no Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, na França, desde o dia 29 de dezembro. Schumacher já passou por suas neurocirurgias, para amenizar a pressão intracraniana e controlar a hemorragia interna. O piloto foi mantido em coma induzido e com a temperatura corporal reduzida artificialmente em, desde o dia 29 de janeiro, a sedação começou a ser retirada gradualmente. O ex-piloto, no entanto, não reagiu ainda. Segundo informação confirmada em comunicado oficial emitido pela porta-voz do alemão,  Sabine Kehm, o processo para que o ex-piloto acorde do coma pode "ser muito longo e durar até seis meses".

 

O Ministério da Educação (MEC) abriu processo seletivo simplificado para contratação temporária em postos de trabalho de nível superior. São oferecidas 60 vagas, com salários de R$ 6.130,00 ou R$ 8.300,00, a depender do posto de trabalho escolhido. As vagas são para Atividades Técnicas de Complexidade Intelectual, nos postos de trabalho de Analista Contábil, Analista Educacional, Analista de Política Regulatória, Analista Processual,  Analista Processual – Regulação da Educação Superior e  Analista Processual – Supervisão da Educação Superior; e para Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial, de Tecnologia da Informação e de Engenharia Sênior, nos postos de Especialista em Processos de Negócios e Especialista em Regulação da Educação Superior.

Os interessados podem se inscrever a partir do dia 14 deste mês até o dia 5 de março, através do site www.cespe.unb.br/mec_14_temporario. É necessário pagar taxa de inscrição de R$ 100, para os postos de Atividades de Complexidade Intelectual, e de R$ 110 para os postos de Atividades Técnicas de Complexidade Gerencial, de Tecnologia da Informação e de Engenharia Sênior.

A seleção será composta de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, previstas para serem aplicadas no dia 27 de abril. Mais informações podem ser obtidas no edital, publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (7). O edital também pode ser conferido neste link. Informações iBahia

Foto: Divulgação
Cantor, que já homenageou Dorival Caymmi,fará referência ao reggae

O Parque da Cidade, no Itaigara, é palco neste domingo, 9, da segunda das três apresentações do cantor Saulo Fernandes, dentro do projeto Canto de Rua. A ação, que já homenageou Dorival Caymmi, em janeiro, faz neste mês de fevereiro referência ao reggae, em show gratuito a ser realizado às 11h, no Anfiteatro Dorival Caymmi. De acordo com Saulo, o tema da vez foi escolhido devido à forte influência do ritmo jamaicano na Bahia. Como convidados especiais estão nomes de peso como Lazzo Matumbi, Serginho (vocalista da banda Adão Negro) e Jeremias e Isaac (filhos do reggaeman baiano Edson Gomes). A participação extra fica a cargo do grupo Quabales - projeto socioeducativo formado por jovens do Nordeste de Amaralina e comandado pelo integrante do grupo musical Stomp, que se apresentam na área verde do Parque da Cidade. Informações A Tarde

Foto: Ilustrativa / Google

O adolescente identificado como Elian Gomes dos Santos, 13 anos, foi eletrocutado enquanto empinava pipa na tarde da ultima quinta-feira (6), no município de Guanambi no sudoeste baiano. De acordo com a publicação do Blog Brumado Notícias, a pipa se enroscou na rede elétrica e o menino teria tentado recuperá-lo utilizando um pedaço de ferro. A descarga elétrica provocou queimaduras graves no jovem. De acordo com informações dos familiares, fornecidas ao blog, no momento do choque, o corpo de Elian foi arremessado contra um muro. O adolescente foi socorrido e encaminhado para o centro cirúrgico da unidade de saúde. Informações Bocão News

Foto: Ilustrativa

Dois homens foram mortos após assaltarem um policial civil em Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador, na noite de quinta-feira (6). Em uma motocicleta, Márcio de Oliveira Rodrigues, 18 anos, e Igor Talison Gomes dos Santos, 19, abordaram o policial Reginaldo de Assis na Rua Uirapuru, no bairro da Santa Mônica, por volta de 20h. Os dois conseguiu tomar uma bolsa de Reginaldo e fugiram. Logo em seguida, eles encontraram a carteira de identificação do policial e retornaram atirando contra ele. Reginaldo revidou e atingiu os dois assaltantes.  Márcio morreu no local. Já Igor ainda foi levado para o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), mas não resistiu. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios de Feira de Santana. O policial não ficou ferido. Informações Correio

Foto: Ilustrativa

A Secretaria do Turismo da Bahia abriu inscrições para o Programa de Implantação da Rede de Inovação em Gestão do Turismo. Serão ofertados cursos de qualificação a gestores municipais (secretário ou diretor de turismo) via ensino a distância (web) e presencial, com aulas em Salvador, três dias por mês, durante seis meses. O Programa abrangerá uma carga horária de 248 horas e estará fundamentado em teorias e práticas contemplando os seguintes conteúdos: cenários da administração pública com ênfase em gestão do turismo; conceitos fundamentais do turismo; legislações; planejamento estratégico, governamental e orçamentário; elaboração e gestão de projetos; convênios e contratos; captação de recursos; SICONV; estudos de boas práticas de gestão do turismo; modernização da gestão pública municipal; rede de inovação, dentre outros. Cada município poderá designar até três participantes, sendo necessária a designação de um servidor de cargo efetivo da prefeitura, de modo a possibilitar a continuidade dos resultados propostos.

Foto: Elói Correa

A Praça Padre Matheus, em Santo Antônio de Jesus, foi o local escolhido pela Secretaria Estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para estacionar o ônibus do Porcon Móvel, veículo que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) e integra as ações do programa estadual Pacto pela Vida. O veículo ficará na cidade entre 17 e 19 de fevereiro. Os servidores orientarão a população sobre as relações de consumo e visitarão estabelecimentos do Centro do município para fiscalizar se o Código de Defesa do Consumidor está sendo cumprido. Informações ASCOM

De acordo com o diretor de cultura Jackson Ribeiro, o projeto está sendo concluído. “Já está quase tudo idealizado para nossa festa junina, que este ano homenageará a Copa do Mundo. O São João é a nossa principal atração e fazê-lo no ano da copa será ainda melhor”, informou. Jackson também ressaltou que algumas mudanças estão sendo implementadas para tornar a festa ainda mais animada. “Em 2014 teremos muitas novidades para que a diversão seja garantida, assim como o resgate das tradições juninas. Peço a todos que aguardem”, concluiu. O chefe de gabinete Sandro Malaquias elogiou o andamento da preparação dos festejos juninos. “É muito bom saber que temos uma equipe capacitada para tratar da cultura e do entretenimento do nosso município. O São João é uma festa que reúne famílias e mantém acesa a tradição do povo nordestino e por isso será sempre visto como uma das festas prioritárias do Governo Municipal”, contou.  É importante ressaltar que a Prefeitura Municipal busca neste festejo potencializar o turismo cultural, tanto na sede quanto nas comunidades rurais. Informações ASCOM 

Ainda neste ano, a Bahia vai ganhar mais 20 bases móveis de segurança. A previsão  do comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Alfredo Castro, é que a licitação seja lançada depois do Carnaval. "A partir daí, são 45 dias de processo licitatório, mais 180 para começar a funcionar", prevê. Segundo ele, o orçamento para dez bases virá de um empréstimo do Banco do Brasil, e as outras dez sairão da execução orçamentária da Polícia Militar. Hoje já existem dez bases móveis, que atuam em Porto Seguro, Valença, orla marítima de Salvador (3), Centro Histórico (2), São Cristóvão e Nordeste de Amaralina (2).  Elas possuem a mesma estrutura de um módulo policial, com a vantagem de poderem se deslocar, de acordo com a demanda.  As novas ainda não têm endereço, porque isso irá depender de onde estiverem as chamadas "manchas criminais" no momento em que forem concluídas, mas segundo o coronel Castro, serão divididas entre a capital e o interior do estado.  Como resultados das bases, que foram implantadas há cerca de um ano, ele cita a Fazenda Cassangi, em São Cristóvão, que era uma área de desova e hoje não é mais. Informações Bocão  News

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.