Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quinta , 14 de Novembro de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Duas manifestações são realizadas na manhã desta terça-feira (29) em rodovias da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), moradores da localidade de Caroba, na região do município de Candeias, fecharam os dois sentidos da BA-522. Segundo a PRE, o grupo pede a construção de passarelas na região. Já na BA-523, populares do distrito de Pindoba, também na região de Candeias, realizam outra manifestação. Não há informações sobre a causa da ação. Por conta do protesto, o trânsito está congestionado no local. Até as 6h50 desta terça-feira a situação não havia resolvida.

Foto: Anderson Bella | Mídia Recôncavo

O presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, APAE, de Governador Mangabeira, concedeu entrevista bombástica ao programa Comando Geral, na Rádio Mangabeira FM e ao site Mídia Recôncavo, onde esclareceu as causas que levaram a suspensão das aulas para os alunos da instituição. Francisco Pereira dos Santos, conhecido por França da APAE, fez um verdadeiro desabafo e disse que a prefeita Domingas Souza da Paixão (PT), está perseguindo o seu trabalho. De acordo com França o repasse referente ao convênio firmado entre a Associação e Prefeitura já te quatro meses em atraso.

Confira os trechos de mais uma entrevista do Mídia Recôncavo.

Mídia Recôncavo - Existem comentários na cidade de que as aulas da APAE estão suspensas. Essas informações são verídicas?

França da APAE - Os professores suspenderam suas atividades, em virtude de já terem três meses sem receber seus salários. Eles foram procurar a prefeita de Governador Mangabeira e ela condicionou o repasse ao fato de eu ter que fazer uma nova planilha, coisa que não existe. Porque quando você firma o convênio, se apresenta uma planilha da qual é aprovada. E a firmação do convênio esta condicionada, a essa planilha. A senhora prefeita quer cobrar de mim a elaboração de uma nova planilha, eu tenho inclusive a cópia do ofício que eu encaminhei e eu vou ler aqui pra vocês.

Depois de ter sido acusada de imitar juradas gringas do The Voice, a cantora Claudia Leitte foi bombardeada pelo colunista Odair Braz Jr. para o R7 Entretenimento: “A competição é difícil, mas Claudia Leitte vence Carlinhos Brown no quesito chatice no The Voice Brasil. Enquanto Lulu Santos e Daniel aparecem numa boa no programa, a cantora enche a paciência com seus trejeitos afetados, suas caras e bocas. Carlinhos até tenta, mas não supera a moça. Dias atrás surgiu a polêmica de que Claudia copia juradas de versões estrangeiras do The Voice. Não sei se faz isso porque não verifiquei, mas se faz alguém deveria dar um toque nela para evitar a chatice das gringas. Mas, vendo a cantora por aí há tanto tempo, o que dá para perceber é que este é o jeito dela mesmo. Então, não importa se copia ou não. Vamos continuar vendo caras e bocas até dizer chega”. Odair vai além e dispara: “O mais engraçado disso tudo é que dá a impressão que Claudia não é lá a favorita dos candidatos. De vez em quando ela se descabela por um competidor, pede para a pessoa escolhê-la como técnica, mas acaba levando um toco. Deve ser reflexo da chatice”. Ao que parece, a cantora carioca não tem agradado muito como jurada do The Voice Brasil. (Holofote)

Estão abertas, até o dia 12 de novembro, as inscrições para o 55º Congresso Brasileiro de Ginecologia e Obstetrícia, que acontece de 13 a 16 de novembro, no Centro de Convenções de Salvador. Podem participar médicos, estudantes da área de saúde, professores e pesquisadores. Serão abordados temas como gravidez de alto risco, câncer de colo do útero, assistência ao parto com ênfase na diminuição à mortalidade, a assistência à mulher vítima de violência, entre outros assuntos. Os interessados devem entrar em contato no site.

Com a mudança da lei das domésticas, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de mensalistas está se reduzindo, enquanto aumenta o percentual de diaristas nas regiões metropolitanas das principais capitais do país: Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Entretanto para a presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), Creuza Maria Oliveira, uma das fundadoras e mobilizadoras do Sindicato dos Trabalhadores Domésticos do Estado da Bahia, “não acho que mudou muito porque a lei ainda não foi regulamentada, mas pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) aponta que  houve aumento de 5% na formalização”.

Petrobras prepara proposta de metodologia para reajustar preços de combustíveis, atualmente subsidiados pela estatal. O documento será apresentado na próxima reunião do Conselho de Administração, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, dia 22 de novembro. A proposta foi aprovada pela Petrobras, mas o conselho pediu esclarecimentos, segundo o diretor Financeiro de Relações com Investidores, Almir Barbassa. De acordo com Barbassa, a proposta deve permitir melhora no caixa e na alavancagem, que é a possibilidade de fazer empréstimos para investir.

O cálculo será feito com base no câmbio e nos preços praticados no mercado internacional. “Não sei se vai ser um gatilho, o que vai ser. O importante é que trará a previsibilidade”, disse o diretor. Barbassa não deu detalhes sobre a proposta, mas adiantou que a metodologia deixa a possibilidade de aumentar ou reduzir preços, dependendo do cenário. “A metodologia leva tanto a aumento quanto a redução [de preços]. É uma metodologia de aderência aos preços internacionais. Se estamos [com preços] defasados para menos, leva a mais; se for defasado para mais, leva a menos”, explicou.

Nos últimos anos, para não influenciar na inflação, Petrobras tem assumido a diferença entre o preço mais alto de importação do diesel e da gasolina e o valor praticado no mercado interno. Porém, ao arcar com o custo, a companhia tem menos recursos para investir. O impacto no caixa, com o subsídio, tem preocupado investidores e pode afetar o plano de negócios da empresa. Almir Barbassa deu entrevista após detalhar os resultados financeiros do terceiro trimestre. No período houve queda de 45% no lucro líquido, em relação ao trimestre anterior, ficando em R$ 3,395 bilhões. No entanto, o acumulado do ano, o lucro líquido cresceu 29% na comparação com o mesmo período do ano passado e somou R$ 17,289 bilhões. Informações Agencia Brasil

Foto: Cruz na Tela

Por volta das 10h da manhã de hoje, segunda-feira (27), um adolescente de apenas 16 anos foi capturado pela Polícia Militar no Bairro Sorriso (antiga Banguela), após denúncias de tráfico de drogas. A PM informou que o meliante já havia sido apreendido em outro momento, por comercializar os entorpecentes. Dessa vez, foram encontrados junto ao indivíduo 32 pedras de crack. O adolescente está na 27ª CIPM, em Cruz das Almas, sob a disposição da justiça.

Imagens retiradas do livro memorial da ERF

Os ex-alunos da Escola da Família Rural- EFR do Padre Julião, no distrito de Guapira, em Maragojipe, resolveram criar um reencontro entre todos os que fizeram parte da história do centro educacional, para homenagear a memória do Padre.

O reencontro está marcado para o dia 3 de novembro e espera ex-alunos, ex-professores, ex-funcionários e familiares que tem o mesmo sentimento de saudade da escola. A EFR, que já foi uma referência no município, está desativada desde o ano de 2003, por falta de recursos.

Segundo a Professora Romilda Carmo, uma das mentoras do reencontro, na ocasião também acontecerá uma mesa-redonda para avaliação de propostas sobre a reativação da escola.

“Além de um momento de descontração e reencontro, queremos lançar propostas para a reativação, mas precisamos de recursos para isso. Todos têm uma paixão enorme pela EFR e queremos apoio, para que ela volte ao pleno funcionamento com antes”, comenta.

As inscrições para participar do encontro podem ser feitas pelo telefone, 75 99750464 / 82152286.

Foto: Correio da Cidade

Um homem morreu após ser baleado na noite de ontem, domingo (27), em frente ao cemitério municipal, em Santo Estevão. Segundo populares, Jocimar Santana Serra dos Santos, 26 anos, estava acompanhada da namorada, que também foi alvejada. Ela conseguiu ser encaminhada ainda com vida para o Hospital Municipal Dr. João Borges de Cerqueira e logo transferida para Feira de Santana. A namorada, cujo nome não foi revelado passa bem, Jocimar veio a óbito no local. A polícia investiga o caso. 

Cinco presos fugiram do Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, neste domingo, 27. Eles escaparam por um buraco feito no banheiro de visitantes. Até a manhã desta segunda, 28, nenhum tinha sido recapturado. A fuga foi percebida ao ser realizada a verificação dos internos após as visitas. De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), os detentos não deveriam entrar nesse espaço para visitantes, que dá acesso ao teto do Complexo Penitenciário e que tem ligação com a ala de enfermaria.

A direção do Complexo Penitenciário suspeita que houve facilitação de familiares de presos na fuga. Por isso, será aberto inquérito policial para apurar o fato. Quando forem recapturados, os detentos passarão por novo julgamento por conta da fuga, segundo a direção. Os presos que fugiram foram identificados como Flávio Bastos Carneiro, Lucas Oliveira de Jesus, Evanildo Mascarenhas Santos, Douglas Barreto Medrado e Edson Silva Fonseca. A Seap não soube informar quais delitos foram cometidos pelos criminosos. Eles estavam detidos no módulo 5 do Complexo Penitenciário, onde são abrigados 449 internos. Informações ATarde

Por volta das 22h de ontem domingo (27), uma mulher de 26 anos, foi socorrida pela equipe do SAMU para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, depois de ter pulado do 1º andar de um prédio na Urbis 1 e ter fraturando o seu tornozelo. A vítima declarou que o motivo por ter pulado do prédio foi a ação abusiva de um homem, cujo nome não foi revelado, ao tentar praticar a força relações sexuais com a mesma. A vítima ainda declarou que o indivíduo trancou todas as portas da casa para ela não sair, por isso se jogou do prédio abaixo. A Policia investiga o caso.

Nascida em Barreiras, mas moradora de Luís Eduardo Magalhães (a 940 km de Salvador), a jovem Patrícia Cristiane Guerra, 18 anos, vai representar o Brasil no concurso Miss Latina Del Mundo, em maio de 2014. Ela é Miss Luís Eduardo Magalhães e ficou em 2º lugar no Miss Bahia Universo 2013, cursa o quarto semestre de Administração na Faculdade Aroldo Horácio Ferreira (FAAHF) e foi a representante do estado no concurso realizado semana passada em Porto de Galinhas (PE), quando foi eleita Miss Brasil Latina.

Embora tenha nascido em Barreiras, ela diz que sempre morou em Luís Eduardo, desde o tempo que era um distrito e tinha o singelo nome de Mimoso do Oeste. Filha de sulistas, apesar de cursar administração, Patrícia quer seguir a vida de modelo. Para o concurso do ano que vem ela está se preparando com dieta e muita malhação. "Isto já é uma rotina pra mim", disse Patrícia, destacando que sempre teve apoio dos familiares e conta com especial colaboração de amigos, artistas e empresários.

O evento de 2014 ainda não tem um local definitivo, no entanto, ressaltou que deverá acontecer em Punta Cana, na República Dominicana, ou em Cancun, no México. Ela acrescentou que sonha em trazer o título para o Brasil e para a Bahia. "Para isso conto com a torcida dos baianos", finalizou. Informações ATarde

 

Um congresso cujo objetivo era mobilizar os alunos, a comunidade local, e a população em geral para o conhecimento das riquezas e o poder de desenvolvimento social do Recôncavo Baiano, foi o motivo do encontro de milhares de pessoas na Faculdade Adventista, em Cachoeira, neste último final de semana. O III Congresso Científico, com o tema, “RECÔNCAVO 2023, propondo uma agenda de pesquisa e desenvolvimento para a região", apresentou à população, em formato de trabalhos teóricos acadêmicos, a oportunidade de um crescimento sustentável, politicamente correto e socialmente aceitável para a região. Segundo a instituição, a região vive em uma nova era, e a luta deve ser contínua para o crescimento de grandes empresas, centros universitários e cidades.

No segundo dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2013, o Ministério da Educação desclassificou mais 12 candidatos que postaram imagens das provas e dos cadernos de respostas nas redes sociais. Ontem, 24 estudantes também foram eliminados pela prática. O ministro Alozio Mercandante (Educação) informou que o número ainda pode crescer porque o sistema de monitoramento continua. "É atitude que só prejudica eles". No ano passado, 65 candidatos foram eliminados por postarem fotos na rede social quando já estavam no local de prova.

Neste domingo, os alunos que responder a 90 questões objetivas (de múltipla escolha) sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias. O tema da redação foi: "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Ontem, os estudantes responderam a 90 questões objetivas de ciências humanas e ciências da natureza. A prova foi considerada multidisciplinar, como de costume, mas também explorou conteúdos com profundidade.

Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano --um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. Em relação ao ano passado, um aumento no número de inscritos de 23,87%. A previsão é de que os gabaritos do exame sejam divulgados na próxima quarta-feira (30). A prova é utilizada na seleção de todas as universidades federais, pré-requisito para o acesso a programas como Ciência sem Fronteiras, Prouni e Fies, e certifica conclusão do ensino médio. Informações Folha

PROVA AMARELA

01 B02 E03 D04 B05 C06 C07 B08 E09 A10 A11 C12 C13 A14 C15 D16 E17 A18 B19 B20 B21 C22 B23 C24 E25 D26 B27 D28 A29 B30 C31 A32 E33 E34 C35 C36 A37 C38 E39 B40 A41 B42 C43 B44 A45 C46 A47 B48 A49 A50 B51 C52 B53 C54 B55 E56 B57 D58 B59 B60 E61 D62 A63 A64 B65 C66 E67 A68 E69 A70 E71 B72 E73 C74 D75 D76 B77 A78 B79 B80 C81 E82 C83 D84 D85 B86 B87 D88 B89 B90 A

PROVA AZUL

01 E02 A03 E04 B05 A06 B07 B08 B09 B10 C11 C12 D13 E14 A15 B16 E17 D18 B19 B20 C21 E22 D23 B24 D25 A26 B27 C28 A29 E30 E31 C32 C33 B34 C35 B36 A37 C38 C39 C40 A41 C42 A43 C44 C45 A46 B47 B48 E49 D50 A51 B52 E53 B54 D55 A56 B57 A58 A59 A60 B61 C62 B63 C64 B65 C66 A67 E68 B69 E70 C71 D72 E73 B74 C75 E76 C77 D78 B79 D80 B81 B82 A83 D84 B85 A86 E87 B88 D89 B90 A

PROVA ROSA

01 C02 B03 A04 C05 E06 B07 A08 B09 B10 D11 A12 B13 B14 B15 B16 C17 C18 D19 E20 A21 E22 A23 A24 C25 C26 A27 B28 C29 E30 D31 C32 C33 B34 C35 A36 E37 E38 B39 E40 D41 B42 C43 C44 A45 C46 D47 B48 A49 B50 C51 E52 C53 D54 B55 D56 B57 B58 A59 A60 A61 B62 E63 B64 D65 E66 A67 B68 C69 B70 B71 E72 D73 A74 A75 E76 B77 A78 -79 E80 C81 D82 B83 C84 B85 C86 B87 A88 E89 D90 B

PROVA CINZA/BRANCA

01 C02 D03 E04 A05 B06 C07 E08 D09 B10 B11 B12 C13 B14 D15 A16 B17 C18 A19 E20 E21 B22 E23 D24 B25 C26 C27 B28 E29 B30 A31 B32 E33 A34 C35 B36 A37 C38 A39 C40 C41 A42 C43 C44 A45 C46 B47 E48 B49 D50 A51 B52 C53 B54 B55 A56 E57 B58 E59 D60 A61 A62 -63 E64 C65 D66 A67 A68 E69 B70 C71 B72 C73 D74 B75 A76 B77 B78 B79 E80 C81 D82 A83 E84 B85 D86 B87 B88 A89 D90 B

* Fique ligado! Este não é o gabarito oficial.

Novas comarcas receberam juízes de direito no próximo dia 29 de Outubro. Os magistrados  foram selecionados pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.  Ao todo 29 municípios baianos serão beneficiados, no ato que o TJ Bahia intitula de maior nomeação dos últimos 20 anos.  A instituição argumenta que os profissionais estão indo para regiões onde existia uma maior necessidade, como Oeste e região do São Francisco.  De acordo com o TJ Os novos juízes puderam optar por onde iriam atuar com base nas suas respectivas classificações após aprovação no concurso público. Os novos mediadores da Lei estão participando de um curso de formação com 480 horas a fim de adquirir habilidade profissional para exercer a função.

Cachoeira ficou fora da lista; 3 cidades da região foram contempladas:

Apesar de a região encontrar-se com cidades sem juízes há anos como Cachoeira, onde até protesto de advogados foi realizado a fim de sensibilizar o TJ-Bahia, em relação a causa, não será desta vez que a cidade será contemplada.  As únicas do recôncavo que foram beneficiadas, segundo a lista publicada, são Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus  e Castro Alves.

Em Castro Alves, o Juiz Carlos Roberto Alves, responderá pela vara Cível e Criminal.  Santo Antônio de Jesus receberá a juíza  Fabiana Federico Soares,  ficará responsável  pelo Juizado Especial Cível – JE, todavia finaliza a lista a cidade de Conceição do Almeida com o magistrado  José Teles Basto Junior, comandará  a Jurisdição Plena da comarca.  A cidade de Monte Santo que se tornou nacionalmente conhecida após uma suposta ação de adoções ilegais autorizadas por um juiz, receberá uma nova profissional que comandará a  Vara Cível e Crime da cidade; Sirlei Caroline Alves será a nova titular. Todos os juízes  foram aprovados no último concurso realizado em 2012.  Outras cidades do recôncavo continuam na luta por um Juiz; Cachoeira, São Félix, Muritiba e Mangabeira, continuam sem os magistrados. Informações Voz da Bahia

Acompanhe o caso, clique aqui.

Na manhã do último sábado (26), enquanto o geógrafo e sociólogo Demétrio Magnoli debatia na Flica, um grupo de estudantes deu início a um protesto sob brados de 'racista' e 'fora, Magnoli!'. O ato foi pautado pelas opiniões desfavoráveis de Magnoli com relação às cotas raciais.

Dois estudantes, seminus, se pintaram na frente do professor, causando tumulto e interrompendo o debate. Uma faixa a favor das cotas também foi estendida. "Demétrio talvez seja um dos maiores racistas do Brasil. Ele fez campanha 10 anos atrás contra as cotas raciais, quando o projeto estava sendo implantado", diz Alane Reis, estudante de jornalismo da UFRB.

A professora da UFBA, Maria Hilda Baqueiro Paraíso, que também compunha a mesa, tentou negociar com os estudantes, mas não obteve sucesso. Os seguranças presentes no evento não conseguiram conter o tumulto, que só se dispersou quando a produção do evento propôs uma reunião com representantes do movimento. A pauta será uma possível mudança do tema da mesa, de preferência para um que contemple a questão racial no Brasil. Magnoli comparou os manifestantes aos fascistas de Mussolini e arrematou: "No poder, esse grupo fuzilaria os seus opositores". Encerrada, a mesa foi cancelada. Informações Ibahia

Foto: BlogdoValente

Um acidente entre uma Kombi e uma carreta que aconteceu na noite de ontem sábado (26), fez pelo menos uma vítima fatal. A colisão aconteceu por volta das 00h, nas proximidades do posto de combustível 101, na altura do trevo de acesso à Dom Macedo Costa. De acordo com testemunhas, o motorista da Kombi, José Silvestre Campos Filho (Zé Raposa), 52 anos, colidiu com o fundo da carreta, o que fez com que seu veículo ficasse totalmente destruído. Ainda segundo testemunhas, o causador do acidente teria sido o caminhoneiro que saiu do posto e adentrou na rodovia em baixa velocidade. A vítima foi conduzida ainda com vida para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, mas devido à gravidade dos ferimentos não resistiu e veio a óbito. A Polícia Rodoviária Federal informou que o motorista da carreta fugiu sem prestar socorro.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse neste sábado que 24 participantes foram desclassificados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) porque postaram fotos em redes sociais, na internet, durante a realização da prova. Segundo o ministro, a maioria deles pagou inscrição para fazer o exame, o que sugere que seriam alunos de escolas particulares ou gente que terminou o ensino médio na rede pública em anos anteriores. Um dos excluídos tem 39 anos. - Identificamos 24 jovens, a ampla maioria pagantes e um de 39 anos, o que é difícil compreender por que tomou uma atitude com essa e anulou a sua participação no exame - disse Mercadante.

Mercadante lembrou que o edital proíbe os participantes de usarem equipamentos eletrônicos dentro das salas, durante a prova. Durante a tarde, com uma simples busca, era possível encontrar imagens de cartões de resposta da prova, feitas por candidatos. Um internauta, por exemplo, publicou imagem do cartão acompanhado dos hashtags #bora #ir #bem na #prova #enem #CursoDireto yeeeeah #UP #UniversidadePositivo.

Usuários da rede reagiram às imagens postadas, alertando que os candidatos seriam eliminados. Em outra postagem, um candidato também deseja boa sorte aos colegas minutos antes das 13h com a foto do suposto cartão-resposta deste ano: "Entrando na Universidade agora para fazer a prova do enem. Boa sorte a todos os que estarão realizando esta prova. #enem".

Houve até mesmo os que publicaram fotos com a intenção proposital de serem eliminados e irem embora antes o horário permitido para deixar o local de prova: "To aqui no #enem nao sei nada (...) e quero ir embora logo.. vou postar essa foto pra ver se algum policial vem me eliminar #enem2013 #enem#DilmaCuzona #eliminado #policiafederal", postou um candidato no Instagran minutos após o início da prova, sendo curtido por mais de 230 pessoas. Informações OGlobo

Vilson Caetano, doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP e pós-doutor pela Universidade Júlio Mesquita (UNESP), lançará dois livros infantis e outras quatro publicações voltadas para o público adulto, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), com apoio do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP). As obras resgatam a memória popular da comunidade onde está inserido Estaleiro.

As histórias, populares nas comunidades quilombolas em Maragojipe, vêm sendo transmitidas sem registro escrito por gerações e as obras de Vilson irão eternizar os contos “O Menino que a Caipora Carregou” e “Vovó do Mangue & Vovó do Mato”. As demais publicações disseminam e valorizam costumes da região por meio do “Dicionário de Sotaque”, “A Medicina Quilombola”, “Cartilha Quilombo” e “O Dendenzeiro”. Informações e foto: Divulgação

Estão abertas as inscrições para a seleção simplificada de 13 vagas para técnicos de níveis médio e superior da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A contratação será em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As inscrições vão até o dia 1º de novembro e devem ser realizadas através do site da Setre.

É necessário ter experiência mínima de seis meses, comprovada através de carteira de referência ou declaração do(s) empregador(es), ou na Carteira de Trabalho e Previdência Social. A jornada de trabalho é de 40h semanais e a remuneração, para nível superior, será de R$ 1.049,72, acrescido de uma gratificação de função, no valor de R$ 1.372,31. Já para o nível médio, o salário base será de R$ 685,75, acrescido de uma gratificação de função no valor de R$ 458,49.

O endividamento das famílias brasileiras com o sistema financeiro cresceu em agosto pelo oitavo mês consecutivo e bateu novo recorde. O valor total das dívidas correspondia, naquele mês, a 45,36% da renda do trabalhador nos últimos 12 meses, segundo dados do Banco Central, ante 45,10% em julho (recorde anterior). No final do ano passado, estava em 43,44%. Em agosto de 2012, em 43,80%. Se forem descontadas as dívidas imobiliárias, o endividamento ficou em 30,38% da renda em agosto, ante 30,41% em julho. Nesse caso, o recorde continua sendo os 31,51% registrados em agosto de 2012. Informações Agência Estado

Foto: Mídia Recôncavo
O Boiadeiro fica localizado no centro da cidade

No final da manhã deste sábado (26), uma casa de produtos agropecuários foi assaltada na Praça Castro Alves, centro de Governador Mangabeira, a 136 km de Salvador. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, o proprietário Antonio Pimentel, relatou que dois elementos que estavam a bordo de uma motocicleta foram responsáveis pelo assalto. A loja o Boiadeiro, que também funciona como posto de atendimento bancário, fica a cerca de cem metros do Departamento da Polícia Militar, o que não inibiu a ação criminosa. A quantia levada pelos bandidos não foi revelada.


De acordo com o empresário a organização do transito pode inibir os assaltos

Diante da situação de insegurança, a empresa decidiu enviar um ofício para a Prefeitura, solicitando providencias sobre a organização do transito no local. De acordo com Pimentel, criar estacionamentos exclusivos para motos e melhorar as condições de estacionamento de veículos pode ser fundamental para a solução do problema.

Confira o ofício que será enviado à Prefeitura:

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-BA) Luiz Henrique Amaral, afirmou que com o aumento da cobrança de ICMS sobre bebidas alcoólicas, o produto ficará mais caro a partir de janeiro de 2014. A elevação no porcentual do ICMS terá impacto médio de R$ 0,26 por garrafa de 600 ml, de acordo com cálculos da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). Amaral declarou que hoje, vivemos uma equação perigosa, "o serviço é caro para o cliente e a arrecadação é baixa para o proprietário. Isso não é bom porque compromete o investimento no setor”, declarou em entrevista à CBN.

 

O filme investiga a lenda e os fatos por trás de Serra Pelada, local no sul do Pará que ficou conhecido como o maior garimpo a céu aberto do mundo. Na década de 1980, cerca de 100 mil pessoas se deslocaram até a região, extraindo 30 toneladas de ouro e marcando para sempre a geografia local. O filme tem a direção de Victor Lopes, e o elenco brasileiro com os atores, Wagner Moura, Matheus Nachtergaele, Juliana Cazarré, Sophie Charlotte. Veja o trailer:

 

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.