Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 16 de Setembro de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

A adolescente de 17 anos suspeita de matar a ex-namorada em Jataí (Goiás) confessou o crime em entrevista a uma TV do estado. A jovem disse que pensou que tudo não passava de "um filme".

Para a Polícia Civil, a adolescente e uma amiga de 16 anos mataram Bianca Mantelli Pazinatto, 18 anos, por motivos passionais. A menor de 17 anos e Bianca, que estudava biomedicina na Universidade Federal de Goiás (UFG), namoraram por 4 meses, mas a adolescente não se conformou com o fim do relacionamento. Ela então chamou a amiga para matar Bianca.

"Foi, tipo, foi aquela história: se não vai ficar comigo não vai ficar com mais ninguém. A gente pensou que fosse um filme", contou a adolescente.

O corpo de Bianca foi encontrado na noite de segunda-feira (29) embaixo da cama da ex-namorada, enrolado em sacos plásticos. A família da universitária
 chamou a polícia quando ela demorou a voltar para casa depois de sair pela manhã. A investigação logo apontou para a adolescente de 17 anos - Bianca deixou o celular em casa e através dele policiais descobriram que ela havia marcado um encontro com a ex-namorada.

Na casa da suspeita, a polícia ainda encontrou um caderno com anotações planejando o crime. Nele, estavam frases como "carregamos a infeliz até o local e queimamos" e uma lista de materiais que seriam necessários para o homicídio, como clorofórmio, luvas e álcool. Mas o crime acabou não saindo como planejado - segundo a adolescente, porque Bianca ficou "muito desesperada".

Divulgação TV Globo

Aline (Vanessa Giácomo) finalmente vai deixar sua máscara cair. A secretária visita Mariah (Lúcia Veríssimo), a ex-amante de César (Antonio Fagundes) e mãe de Paloma (Paolla Oliveira), e deixa claro que está com o dono do San Magno em suas mãos. 'Você não está sonhando muito alto?', pergunta a ex-bailarina. Essa cena vai ao ar nesta quarta-feira (31).



Morreu no início da tarde desta quarta-feira (31), o ex-vice-prefeito e ex-vereador do Município de Governador Mangabeira, José Bispo Bacelar, popularmente conhecido por Zequinha Bacelar. De acordo com informações de familiares, em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, Zequinha estava internado há alguns dias devido a problemas cardíacos, e poucas horas após receber alta médica, acabou sofrendo uma parada cardíaca em sua residência. A Unidade Móvel do SAMU 192 chegou a socorrer a vítima, que não resistiu e morreu no centro médico local. O corpo está sendo velado em sua residência. Uma missa será realizada as 9h das manhã desta quinta-feira, e o sepultamendo está marcado para as 11h no cemitério local.

Natural da cidade de São Gonçalo dos Campos, Zequinha Bacelar conquistou a população de Governador Mangabeira, chegando a ocupar cargos relevantes na sociedade. Foi por diversos anos administrador da exportadora de Fumo Altino da Fonseca, vereador, presidente da Câmara, presidente da CENEC e vice-prefeito. O comerciante que era casado, deixa filhos, netos e um legado de serviços prestados ao município. Informações do Mídia Recôncavo

 

Depois de exibido em festivais de cinema no Brasil e no exterior, o filme documentário de longa metragem Cuíca de Santo Amaro – O poeta mais temido da Bahia entra em cartaz no dia 9 de agosto em salas de Salvador, no Shopping Iguatemi, no Circuito Sala de Arte e no Espaço Itaú Glauber Rocha. A partir do dia 15 de agosto até o final de novembro, o filme será exibido em  29 cidades do interior, cobrindo todas as regiões da Bahia.

O circuito no interior  começa no Teatro Dona Canô, em Santo Amaro. A programação, a partir das 18 horas do dia 09 de agosto, inclui o lançamento do DVD com cinco  extras e material pedagógico, lançamento do livro “A Verve de Cuíca”, recital de poesia popular e debate com os realizadores, num formato que será repetido no circuito alternativo de exibição de filmes em Centros de Cultura e  universidades como UFRB e UNEB.

O padre Roberto Francisco Daniel, o padre Beto, de Bauru (SP), entrou na Justiça para tentar reverter a excomunhão que sofreu da Igreja Católica por defender os homossexuais e para voltar a frequentar a igreja. O padre disse acreditar que, depois das declarações do papa Francisco sobre os gays, a possibilidade de reverter a situação é maior.

Os advogados do padre anunciaram nesta terça-feira, 30, que ajuizaram uma medida cautelar, com pedido e liminar, para suspender os efeitos da excomunhão até o julgamento do mérito de uma ação principal para anular o processo de excomunhão. “Com a liminar, o padre poderá voltar a se comungar e a participar de outros sacramentos da igreja”, explicou o advogado Antônio Celso Fraga.

A ação principal pretende anular o processo de excomunhão, que não teria obedecido ao ordenamento jurídico brasileiro. Segundo Fraga, as ações são contra a Diocese de Bauru, que não teria dado amplo direito de defesa ao padre e obedecido às regras do ordenamento jurídico brasileiro. Fraga ainda questiona a legalidade da excomunhão automática, que estaria em desacordo com a Constituição Federal.

Segundo o advogado, as declarações dadas pelo papa Francisco sobre os gays “são importantíssimas” para conseguir sucesso nas ações. “O papa disse que não cabe a ele julgar os homossexuais e que a Igreja tem de buscar a fraternidade e rever os excessos”, disse Fraga. Para o padre Beto, a situação seria outra, se fosse hoje. “Se fosse agora, após a visita do papa, dificilmente eles teriam me excomungado. Eles entenderiam melhor as minhas declarações”, disse o padre, excomungado há três meses por não se retratar de declarações públicas de defesa dos homossexuais. Estadão

Anderson Bella l Mídia Recôncavo
Praça Senador Temístocles, em Cruz das Almas

Os dados do Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013 foram apresentados pelos coordenadores do trabalho Marco Aurélio Costa (Ipea), Daniela Gomes Pinto (PNUD) e Maria Luiza Marques (FJP), em uma coletiva de imprensa que contou com as presenças do representante-residente do PNUD no país, Jorge Chediek; do presidente do Ipea, Marcelo Neri; e da presidente da FJP, Marilena Chaves.

Segundo Chediak, este ano o Atlas traz algumas características únicas em relação aos demais países: “Estabelecemos um mecanismo de comparatividade de 1991 até 2010, em que cada município possui 180 indicadores a serem analisados”. O representante-residente do PNUD no Brasil adiantou que o próximo passo é disponibilizar dados sobre as regiões metropolitanas.

Marcelo Neri ressaltou que o Atlas tem uma inspiração que parte do global, mas que permite os detalhes com relação aos municípios. Ele acrescentou que antes de qualquer posição que ocupe no momento é um pesquisador e como tal destaca esta série como referência para seu trabalho. "O mais fascinante é entender os detalhes locais. Quem acessar o site poderá fazer uma leitura do seu entorno. Faço um convite a vocês, para que se debrucem sobre esses dados de cada lugar do Brasil, descobrindo o que houve nos últimos 20 anos, de uma maneira comparável. Temos um desafio muito interessante", reforçou.

A presidente do FJP falou da possibilidade que o índice dá de complementar o que já se dispunha. “O trabalho que apresentamos não se restringe ao IDHM. Permite que governantes possam conhecer seus estados nos mais diversos aspectos e conforme uma nova metodologia”, observou Marilena.

Cruz das Almas, Muritiba e Cachoeira tem destaque, em relação ao ranking nacional, em quadro do Mídia Recôncavo

As cidades de Cruz das Almas, Muritiba e Cachoeira despontam na região com o maior IDH, no quadro comparativo feito pelo equipe do Mídia Recôncavo, levando em consideração a proximidade dos municípios. Apesar de serem separadas por uma ponte, São Félix acabou ficando em 6º lugar, em relação a Cachoeira.  Em última posição, no quadro comparativo, Cabaceiras do Paraguaçu aparece com IDH 0,581. 

 

 

 

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

Por Rodrigo Daniel Silva | Mídia Recôncavo

De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o número de empregos com carteira assinada cresceu no mês de junho, em Cruz das Almas. Entre contratações e demissões, o saldo positivo foi de 263 vagas. O resultado é 52% superior ao do mês anterior. No mês de maio, foram criados 174 postos de trabalho.

No acumulado do ano de 2013, Cruz das Almas registrou um saldo de 1139 novos empregos gerados. Em termos setoriais, a Agropecuária apresentou o maior saldo, mais especificamente o Cultivo de Fumo que gerou 171 postos. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Diego Mascarenhas
Registro feito em 2008, em um lixão do Município

Jean Michell Fernandes | Mídia Recôncavo

Segundo dados do censo do IBGE publicado em 2010, 10.659 mil dos 17.889 mil habitantes, quase 60% dos moradores de Conceição do Almeida, no Recôncavo Baiano, não concluíram o ensino fundamental e apenas 879 pessoas frequentam o ensino médio.

No recôncavo, os percentuais da educação em 2010 deixa o município em último colocado no percentual da população de: 5 a 6 anos de idade frequentando a escola (86.91%), e penúltimo colocado em percentual da população de: 11 a 13 anos de idade frequentando os anos finais do fundamental ou que já concluiu o fundamental (70,01%), 15 a 17 anos com fundamental completo (37,32%). No Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - Dimensão Educação Geral, o cenário não poderia ser diferente, obteve avaliação de 0,479, ocupando a penúltima posição do recôncavo.

Mas, o cenário já foi muito pior, o município obteve notas muito menores, em 1991, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal foi de 0,356, Dimensão Educação 0,173, / Dimensão Longevidade 0,585 / Dimensão Renda 0,447. No ano 2000, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal ficou em 0,482, Dimensão Educação 0,331, / Dimensão Longevidade 0,672 / Dimensão Renda 0,502.



Registro realizado em 2008 (Foto: Diego Mascarenhas)

São dados como este que exemplificam o que foi apontado no levantamento feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que divulgou nesta segunda-feira (29) o "Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013". De acordo com a publicação, a cidade de Conceição do Almeida ficou o IDH em 0,606, ocupando o terceiro pior Índice Desenvolvimento Humano do Recôncavo, perde apenas para os municípios de Cabaceiras do Paraguaçu (IDH 0,581) e Varzedo (IDH 0,586) que até 1989 eram distrito que pertenciam aos municípios de Muritiba e Santo Antônio de Jesus/Castro Alves respectivamente. Em nível nacional, ocupa a posição de nº 3.999 dos 5.570 municípios.

Além da educação, a população de Conceição do Almeida também sofre com a pobreza. De acordo com o dados do censo do IBGE publicado em 2010, 40,56% dos habitantes não tem salário e apenas 36,45% recebem um salário mínimo. Mapa da Pobreza do IBGE publicado em 2003, aponta que 36,53% da população vive em condições de pobreza. Entre os municípios do Recôncavo, Conceição do Almeida ocupa a 16º posição entre os 20 municípios do Recôncavo, com renda per capita média de R$ 290,98, e a penúltima posição entre os municípios do Recôncavo, com PIB per capita de R$ 4.119,56, ficando atrás, apenas de Cabaceiras do Paraguaçu.

Os almeidenses também vivem mais, houve avanço na expectativa de vida em pouco mais de 18% entre 1991 a 2010. De 2005 a 2012, 512 pessoas vieram a óbito, 16,79% por doenças do aparelho do sistema circulatório. O município também não conta rede coletora de esgoto. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

Por volta das 7h15min da manhã desta terça-feira (30), dois bandidos renderam funcionários e levaram cerca de R$ 17 mil de uma casa lotérica na cidade de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano. De acordo com informações da delegacia da cidade, após o assalto, os bandidos abandonaram o veículo utilizado no crime em uma estrada vicinal no bairro do Portão. O Fiar Uno de Placa NOB-4982, licença de Salvador foi encontrado por policiais militares após perseguição, mas ninguém foi preso. As imagens do circuito de segurança irão ajudar nas investigações. 


No veículo foram encontrados equipamentos de antena de TV

A Polícia Civil ficou impossibilitada de acompanhar a operação por falta de viatura, mas já está onvestigando o caso. A Delegacia da cidade possui apenas uma delegada, dois investigadores e uma viatura quebrada, o que não atende a demanda da comunidade. Informações do Mídia Recôncavo

O Papa Francisco disse nesta segunda (29) que os clérigos homossexuais não devem ser “julgados ou marginalizados” e que devem ser integrados à sociedade. “Se uma pessoa é gay e procura Deus e a boa vontade divina, quem sou eu para julgá-la?”, disse o pontífice, em conversa com jornalistas a bordo do avião que o levou do Rio a Roma após a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). 

Questionado sobre o chamado lobby gay do Vaticano, ele disse: “Vocês veem muito escrito sobre o lobby gay. Eu ainda não vi ninguém no Vaticano com um documento de identidade dizendo que é gay”, desconversou. Um relatório secreto do Vaticano, vazado pela mídia italiana, afirma que um grupo de clérigos homossexuais no Vaticano formou um “lobby gay” que vem secretamente aumentando seu controle no interior da Santa Sé.

 

Francisco explicou ainda que, segundo o Catecismo da Igreja Católica, a orientação homossexual não é pecado, mas os atos, sim. “O problema não é ter essa orientação. Devemos ser irmãos. O problema é fazer lobby por essa orientação, ou lobbies de pessoas invejosas, lobbies políticos, lobbies maçônicos, tantos lobbies. Esse é o pior problema”, disse.

 

Durante décadas, o Vaticano considerou o homossexualidade como uma “desordem” e o antecessor de Francisco, Bento XVI, formalmente barrou homens que o Vaticano considerava “profundamente” homossexuais de entrar no sacerdócio. 

 

Sacerdotisas não - Francisco afirmou categoricamente que a proibição de mulheres sacerdotes na Igreja Católica é “definitiva” e já foi estabelecida pelo papa João Paulo II. Ele disse ainda que gostaria que elas tivessem mais papéis de liderança nas atividades pastorais e de administração. “Pensem que Nossa Senhora é mais importante que os apóstolos. A Igreja é feminina, é mãe. Não fizemos ainda uma profunda teologia da mulher”, declarou Francisco. 

 

A Igreja afirma que não pode ordenar mulheres porque Jesus só escolheu homens para serem seus apóstolos. Defensores do sacerdócio feminino dizem que ele estava agindo conforme os costumes daquele tempo. 

 

Banco do Vaticano - O pontífice também comentou a reforma do Instituto para Obras da Religião (IOR), o banco do Vaticano. Ele afirmou que não notou resistência dentro da cidade-estado com relação à reforma da Cúria e que não sabe como acabará a reforma da instituição, mas que o importante “é a transparência e a honradez” e que vai ouvir as recomendações de uma comissão que criou para definir se o banco deve ser reformado ou mesmo fechado.

 

Francisco comentou o caso do monsenhor Battista Ricca, que após ser apontado pelo próprio papa para um cargo importante no Banco do Vaticano foi acusado de manter relações sexuais com garotos de programa quando trabalhava na embaixada do Vaticano em Montevidéu e de manter um amante. “No caso monsenhor Ricca, eu fiz o que o direito canônico dita, que é a investigação prévia. E, nesta investigação, não se encontrou nada sobre o que ele foi acusado. Não encontramos nada”, disse.

Nas últimas duas décadas, o Índice de Desenvolvimento da Educação no Brasil passou de 0,279 para 0,367, um aumento de 128% de 1991 para 2010. No entanto, o indicador de acesso ao conhecimento é o que apresenta o menor valor absoluto e está longe do nível de excelência. Nenhum dos estados brasileiros atingiu nível de educação considerado "muito alto" pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Apenas Distrito Federal e São Paulo apresentam patamar considerado alto, de 0,742 e 0,719, respectivamente. Na Bahia as coisas são mais preocupantes ainda. O estado ocupa a 22ª posição entre as 27 unidades federativas do país. Para medir o índice educacional, são considerados dados de escolaridade da população adulta e a inclusão de crianças e jovens na escola.

Foto: Divulgação

Uma manobra perigosa e irregular terminou com a morte do comerciante José Bonfim da Silva, 37 anos, que colidiu de frente com um veículo modelo van, na Avenida Rio de Janeiro, no bairro Pedra do Descanso, em Feira de Santana. Conforme matéria do site Acorda Cidade. 

Segundo informações do Departamento de Polícia Técnica (DPT), o comerciante conduzia uma motocicleta (Honda Fan 125, placa  JSS-0123) por volta das 18h50 de domingo (28), quando colidiu em uma van de transporte alternativo (placa JRN- 5095), da localidade KM 14. O condutor da van, Lourival Santana Duarte, evadiu-se do local.

 
Uma testemunha relatou para agentes da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT) que o motociclista teria saído da rua Bem-te-vi e entrou na avenida pela contramão, provocando o acidente.
Com o impacto da colisão, o capacete da vítima ficou preso no para-brisa da van. O corpo foi encaminhado para o DPT.

Foto: Divulgação

Brasília - As novas cédulas de R$ 2 e de R$ 5, que entraram em circulação nesta segunda-feira (29), têm uma camada protetora contra sujeira, disse o diretor de Administração do Banco Central (BC), Altamir Lopes. Na solenidade de lançamento das cédulas, ele explicou que a proteção tem como objetivo impedir o desgaste rápido das notas, que são as mais manuseadas, por serem de baixo valor.

As cédulas de R$ 2 e de R$ 5 concluem o lançamento da nova família de notas do real. De acordo com Lopes, a substituição das cédulas antigas está mais adiantada nas notas de maior valor, cujas novas versões saíram há três anos. Segundo o diretor do BC, 71,3% das cédulas de R$ 100 e 63,8% das de R$ 50 foram trocadas. Quanto às notas de R$ 20 e de R$ 10, já foram substituídas 31,3% e 36,9%, respectivamente.

As novas cédulas trazem elementos adicionais de segurança, como número escondido, marca-d'água e alto-relevo, já presentes nas de R$ 50 e R$ 100 e de R$ 10 e R$ 20, lançadas respectivamente em 2010 e 2012.

O número escondido - numeral com o valor da nota - fica visível quando a cédula é colocada na posição horizontal, na altura dos olhos, em local com bastante luz. A marca-d'água revela o valor da nota e a imagem do respectivo animal: a tartaruga marinha, na nota de R$ 2, e a garça, na de R$ 5. O alto-relevo pode ser sentido pelo tato em diversas áreas da parte da frente das cédulas.

As novas notas encerram o ciclo de substituições iniciado pela autoridade monetária em 2010. Naquele ano, foram divulgadas imagens dos seis novos modelos. As cédulas da segunda família do real trazem o valor da nota no canto superior direito.

O Banco Central esclarece ainda que as notas antigas não perderão valor. Elas serão substituídas gradualmente no dia a dia, conforme forem tiradas de circulação por causa do desgaste natural.

Ana Paula Arósio, 38 anos, foi chamada novamente pela Globo para voltar à TV. Desta vez, ela foi convidada para integrar o elenco de "Joia Rara", próxima novela das 18h, mas recusou a proposta, segundo o jornal Diário de São Paulo. Antes, a atriz já havia sido sondada pela Record. 

Ana Paula está longe da televisão desde o seriado "Na Forma da Lei" (2010). Em 2011, ela foi escalada para protagonizar a novela "Insensato Coração", mas desistiu de participar da trama em cima da hora. A emissora precisou chamar Paola Oliveira às pressas para substituí-la.

"Preparei a Paola em dois dias. Trancamos ela no quarto com o texto, foi uma loucura. O figurino foi todo refeito às pressas", afirmou na época o diretor Dennis Carvalho.

Cresce o número de mulheres que não mudam de sobrenome após o casamento. A informação vem de uma pesquisa realizada pelo site inglês especializado em casamentos Wedding Days.

Segundo o levantamento, 26% das entrevistadas irão manter o nome atual e não vão adotar o sobrenome da família do marido. "As mulheres acham que mudar o nome é seguir uma ideologia patriarcal e não querem sentir que estão abrindo mão de sua própria identidade em benefício dos maridos", disse Elki Parmar, porta-voz da empresa.

A pesquisa também identificou outros comportamentos que estão mudando. Nove por cento das mulheres disseram que vão usar um vestido de cor diferente, dispensando a tradição do uso do branco. Apesar disso, 76% admitiram que não abrem mão de serem conduzidas pelo pai até o altar.

A parceria entre a Record com a produtora Contém Conteúdo está cada vez mais estreita. Todo fim de ano, desde 2008, a emissora exibe os telefilmes adaptados de obras de grandes escritores brasileiros. As duas acabaram de fechar mais uma produção.

Para 2014, ano do centenário de Dorival Caymmi, a produtora fará um documentário sobre o músico, intitulado de “Caymmi e o Mar”. A verba vem do artigo 3ºA da Lei do Audiovisual.

No fim do ano passado, a parceria levou ao ar “Milagre dos Pássaros”, baseada na obra de Jorge Amado.

Foto: Roquinaldo Freitas l Mídia Recôncavo

Em entrevista ao Mídia Recôncavo, após sessão solene em comemoração aos 116 anos de emancipação política da cidade de Cruz das Almas, o vereador de oposição, Max Passos (PP) disse que esperava alguma novidade no discurso do prefeito Dr. Jean (PMDB), "Eu espero que a prefeitura municipal comece realmente a trabalhar em Cruz das Almas! Que comece a dizer pra que veio!", concluiu.

Veja matérias especiais e exclusivas do Mídia Recôncavo, nos 116 anos de Cruz das Almas: 

ESPECIAL: Paulo Azi, presidente do DEM, diz que possívelmente será candidato a deputado federal em 2014

ESPECIAL: Paulo Souto diz que qualquer pronunciamento sobre pleito ao governo de 2014 pode dificultar alianças.

ESPECIAL: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar", diz deputado do PMDB

ESPECIAL: Bruno Reis, deputado estadual, afasta rumores sobre a aproximação política entre ACM Neto e o PT

ESPECIAL: Prefeito Jean pede que Deputado Federal Luiz Alberto mande emendas pra Cruz das Almas

ESPECIAL: "O poder executivo ainda não disse pra que veio", afirma o vereador Max Passos

Foto: Roquinaldo Freitas l Mídia Recôncavo
Foto: Arte Mídia Recôncavo

Edgard Abbehusen

Durante discurso na sessão solene em comemoração dos 116 anos de Cruz das Almas, o prefeito Dr. Jean (PMDB) aproveitou para fazer um pedido ao Deputado Federal Luiz Alberto, do PT, "Peço que o senhor, Deputado Luiz Alberto, nos mande, ao menos metade das emendas que mandou pra Cruz das Almas na gestão passada!".

Sobre as palavras do prefeito, o deputado Luiz Alberto disse, em entrevista exclusiva ao Mídia Recôncavo, que emendas não vão para mãos de prefeitos, "Eu tenho dito a ele (a Dr. Jean) que continuarei fazendo as mobilizações por recursos e investimentos em Cruz das Almas, com ele! Esses recursos não é para o prefeito, é para a população.", enfatizou. 

Veja matérias especiais e exclusivas do Mídia Recôncavo, nos 116 anos de Cruz das Almas: 

ESPECIAL: Paulo Azi, presidente do DEM, diz que possívelmente será candidato a deputado federal em 2014

ESPECIAL: Paulo Souto diz que qualquer pronunciamento sobre pleito ao governo de 2014 pode dificultar alianças.

ESPECIAL: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar", diz deputado do PMDB

ESPECIAL: Bruno Reis, deputado estadual, afasta rumores sobre a aproximação política entre ACM Neto e o PT

ESPECIAL: Prefeito Jean pede que Deputado Federal Luiz Alberto mande emendas pra Cruz das Almas

ESPECIAL: "O poder executivo ainda não disse pra que veio", afirma o vereador Max Passos

Foto: Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo

Rodrigo Daniel Silva l Edgard Abbehusen

“Unidade” é a fórmula para vencer as eleições em 2014. É o que acredita a oposição baiana. "A oposição vai repetir em 2014, a receita que deu certo em 2012, que é a unidade. Nós nos unimos e vencemos as eleições nas duas principais cidades da Bahia”, disse o deputado estadual Bruno Reis, do PRP.

Questionado se a oposição terá apenas um candidato, o deputado garantiu que sim. “Essa será a fórmula da unidade”, afirmou Reis. Ele afastou ainda possibilidade de uma aproximação política entre ACM Neto, prefeito de Salvador, e o Partido dos Trabalhadores (PT) “Há uma parceria de trabalho, prefeitura e governo do Estado. Porém, parceria política, não”, assegurou o deputado estadual e amigo pessoal de ACM Neto. 

Veja matérias especiais e exclusivas do Mídia Recôncavo, nos 116 anos de Cruz das Almas: 

ESPECIAL: Paulo Azi, presidente do DEM, diz que possívelmente será candidato a deputado federal em 2014

ESPECIAL: Paulo Souto diz que qualquer pronunciamento sobre pleito ao governo de 2014 pode dificultar alianças.

ESPECIAL: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar", diz deputado do PMDB

ESPECIAL: Bruno Reis, deputado estadual, afasta rumores sobre a aproximação política entre ACM Neto e o PT

ESPECIAL: Prefeito Jean pede que Deputado Federal Luiz Alberto mande emendas pra Cruz das Almas

ESPECIAL: "O poder executivo ainda não disse pra que veio", afirma o vereador Max Passos

Fotos: Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo

Rodrigo Daniel Silva

O deputado estadual Pedro Tavares, do PMDB, defendeu a união dos partidos de oposição para as eleições de 2014. “Precisamos mostrar para a Bahia uma nova proposta de trabalho”, afirmou ele. Tavares participou da Sessão Solene Comemorativa pelos 116 da Independência de Cruz das Almas e disse que estava “alegre” em poder comemorar está data junto ao povo.

Na ocasião, ele avaliou que Geddel é um grande nome ao governo do estado. Contudo, quando o assunto é a defesa da candidatura pemedebista, ele ressalva: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar. Vamos lutar pela unidade”.

Tavares ainda salientou que o desgaste do Partido dos Trabalhadores (PT) se deve, principalmente, a atuação do governo com os servidores públicos. Para ele, havia uma grande expectativa na administração petista. "O PT mostrou que a realidade era outra e acabou desencadeando greves. Isto mostra que os servidores não estão contentes com a forma de o governo atuar”, concluiu.

Veja matérias especiais e exclusivas do Mídia Recôncavo, nos 116 anos de Cruz das Almas: 

ESPECIAL: Paulo Azi, presidente do DEM, diz que possívelmente será candidato a deputado federal em 2014

ESPECIAL: Paulo Souto diz que qualquer pronunciamento sobre pleito ao governo de 2014 pode dificultar alianças.

ESPECIAL: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar", diz deputado do PMDB

ESPECIAL: Bruno Reis, deputado estadual, afasta rumores sobre a aproximação política entre ACM Neto e o PT

ESPECIAL: Prefeito Jean pede que Deputado Federal Luiz Alberto mande emendas pra Cruz das Almas

ESPECIAL: "O poder executivo ainda não disse pra que veio", afirma o vereador Max Passos

Foto: Roquinaldo Freitas l Mídia Recôncavo

Rodrigo Daniel Silva l Edgard Abbehusen

O ex-governador da Bahia, Paulo Souto, concedeu uma entrevista exclusiva ao Mídia Recôncavo na tarde dessa segunda-feira, 29, após sessão solene na Câmara de Vereadores da cidade de Cruz das Almas, onde ele representou o prefeito de Salvador, ACM Neto, como orador oficial da solenidade.

Souto parabenizou a população cruzalmense, salientando o histórico da cidade no trabalho pelo desenvolvimento do recôncavo. Sobre as eleições de 2014, o ex governador, comedido, disse que o momento é de luta pela união dos partidos de oposição, "O que eu quero é que PSDB, PMDB, Democratas, PV, PPS e demais partidos estejam unidos!". Ele acredita que qualquer pronunciamento sobre sua vontade, ou não, de ser o candidato ao governo, pode dificultar possíveis alianças.

Em relação as manifestações que vem ocorrendo no país, Paulo Souto diz que elas servem de alerta para todos os políticos, "O compromisso deles não termina no dia da eleição, começa no dia da eleição. É preciso que os políticos estejam sempre sintonizados com o desejo da população.", encerrou. 

Veja matérias especiais e exclusivas do Mídia Recôncavo, nos 116 anos de Cruz das Almas: 

ESPECIAL: Paulo Azi, presidente do DEM, diz que possívelmente será candidato a deputado federal em 2014

ESPECIAL: Paulo Souto diz que qualquer pronunciamento sobre pleito ao governo de 2014 pode dificultar alianças.

ESPECIAL: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar", diz deputado do PMDB

ESPECIAL: Bruno Reis, deputado estadual, afasta rumores sobre a aproximação política entre ACM Neto e o PT

ESPECIAL: Prefeito Jean pede que Deputado Federal Luiz Alberto mande emendas pra Cruz das Almas

ESPECIAL: "O poder executivo ainda não disse pra que veio", afirma o vereador Max Passos

Foto: Roquinaldo Freitas l Mídia Recôncavo
Paulo Azi (DEM), em entrevista ao Mídia Recôncavo

Rodrigo Daniel Silva

Em entrevista ao portal Mídia Recôncavo, o presidente estadual do DEM, Paulo Azi, declarou que tem recebido incentivo do prefeito de Salvador, ACM Neto, para ser candidato a deputado federal. “Esse é um desejo. É possível que efetivamente a gente possa enfrentar esse desafio”, disse Azi, que também é deputado estadual.

Veja matérias especiais e exclusivas do Mídia Recôncavo, nos 116 anos de Cruz das Almas: 

ESPECIAL: Paulo Azi, presidente do DEM, diz que possívelmente será candidato a deputado federal em 2014

ESPECIAL: Paulo Souto diz que qualquer pronunciamento sobre pleito ao governo de 2014 pode dificultar alianças.

ESPECIAL: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar", diz deputado do PMDB

ESPECIAL: Bruno Reis, deputado estadual, afasta rumores sobre a aproximação política entre ACM Neto e o PT

ESPECIAL: Prefeito Jean pede que Deputado Federal Luiz Alberto mande emendas pra Cruz das Almas

ESPECIAL: "O poder executivo ainda não disse pra que veio", afirma o vereador Max Passos

Foto: Roquinaldo Freitas l Mídia Recôncavo

Rodrigo Daniel Silva l Edgard Abbehusen

Nesta segunda-feira (29), o ex-governador da Bahia, Paulo Souto, o presidente do Democratas na Bahia, Paulo Azi, prefeitos, vereadores e representantes da sociedade civil do Recôncavo baiano participaram da Sessão Solene Comemorativa pelos 116 anos da Independência de Cruz das Almas, na Câmara de Vereadores da cidade.

Representantes de outras cidades do recôncavo foram prestigiar a sessão especial, como o vereador da cidade de Governador Mangabeira, Albano Fonseca (PDT), e, representando a Câmara de Vereadores da cidade de Muritiba, o vereador Uélito Cerqueira (PDT).

O prefeito de Cruz das Almas, Dr. Jean (PMDB) fez um balanço da sua administração e parabenizou Cruz das Almas. O orador oficial da solenidade inicialmente seria o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que não pode comparecer por causa de um compromisso em Brasília, no entanto, mandou como seus representantes o deputado estadual e amigo pessoal, Bruno Reis (PRB), o deputado estadual e presidente do Democratas na Bahia, Paulo Azi, e, para substituí-lo como orador oficial, o ex-governador da Bahia, Paulo Souto.

Informações do Mídia Recôncavo

Veja matérias especiais e exclusivas do Mídia Recôncavo, nos 116 anos de Cruz das Almas: 

ESPECIAL: Paulo Azi, presidente do DEM, diz que possívelmente será candidato a deputado federal em 2014

ESPECIAL: Paulo Souto diz que qualquer pronunciamento sobre pleito ao governo de 2014 pode dificultar alianças.

ESPECIAL: "Do mesmo jeito que Geddel pode ter o apoio, ele pode apoiar", diz deputado do PMDB

ESPECIAL: Bruno Reis, deputado estadual, afasta rumores sobre a aproximação política entre ACM Neto e o PT

ESPECIAL: Prefeito Jean pede que Deputado Federal Luiz Alberto mande emendas pra Cruz das Almas

ESPECIAL: "O poder executivo ainda não disse pra que veio", afirma o vereador Max Passos

 

CONHEÇA A HISTÓRIA DA EMANICIPAÇÃO POLÍTICA DE CRUZ DAS ALMAS

A emancipação política da cidade de Cruz das Almas iniciou-se em meados do século XIX, por Alvará Régio do Príncipe Regente Dom João, de 22  de janeiro de 1815, onde foi oficialmente elevada à condição de Freguesia, com o nome da Nossa Senhoras de Bonsucesso de Crus das Almas, tendo como matriz a Igreja de Outeiro Redondo até o alvorecer da República. Fora assim, na data, criado o distrito de Cruz das Almas. Porém, a escrituração continuou nos livros de Outeiro Redondo até 1857, quando foi aberto o primeiro livro separado de Cruz das Almas.

O Padre Teodório Correia Mendes Ferreira é considerado o primeiro pároco da Freguesia de Cruz das Almas, pois em 1815 consta sua assinatura como vigário encomendado em livro de Outeiro Redondo, porém citando Cruz das Almas. O primeiro vigário a assinar em livro separado de Cruz das Almas, independente do livro da escrituração de Outeiro Redondo foi o Padre José A. Cerqueira de Matto Grosso, que pode ser considerado o segundo vigário da paróquia. O terceiro vigário foi o Padre Pedro, o quarto foi o Padre Francisco e o quinto o Cônego Antônio da Silveira Franca.

Com o emprego do senador Temístocles da Rocha Passos e Manoel Caetano Passos, "o Velho", e contando com a colaboração do deputado José Joaquim de Almeida, que em 29 de julho de 1987, foi sancionada a Lei Estado da Bahia, o Conselheiro Luiz Viana, que alçava o distrito de Cruz das Almas à categoria de Vila e Município, com território desmembrado de São Félix. Na ocasião, ficou constituído das freguesias de Nossa Senhora do Bonsucesso de Cruz das Almas e Nossa Senhora da Conceição do Sapé. Em 03 de outubro de 1987, foram realizadas as primeiras eleições em que foi eleito o Cônego Antônio da Silveira Franca como primeiro Intendente de Cruz das Almas. Na mesma ocasião, foram eleitos os seguintes membros do Conselho Municipal: Coronel Temístocles da Rocha Passos, Capitão José Lino de Queiroz, Capitão Januário Rodrigues Vellame, Capitão Francisco Eloy da Silva, Capitão Euthymio Ferreira Bráulio, Capitão Alfredo Borges de Barros, Doutor Antônio Maria Garcêz.

Os Intendentes e os Conselheiros eleitos prestaram juramento e tomaram posse em Sessão Solene, realizada no dia 1º de dezembro de 1897. Após a leitura da Ata, passou-se a realizar a votação da Mesa permanente e consequentemente a apuração das cédulas de votação, sendo eleitos os seguintes nomes: Presidente - Conselheiro Municipal Temístocles da Rocha Passos por 6 votos, Vice-presidente - Dr. Antônio Maria Garcêz, 1º Secretário - Capitão José Lino de Mores, 2º Secretário, Euthymio Bráulio, todos com 6 votos. Fonte: Informativo Câmara de Vereadores Cruz das Almas.

Foto: Mídia Recôncavo

Uma homenagem aos 116 anos de Emancipação Política do Município de Cruz das Almas.

29/07/2013

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Fúria do mar causa destruição em Arembepe - BA
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.