Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Terça , 18 de Junho de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Na noite deste domingo (10), a equipe do Mídia Recôncavo esteve presente no distrito de São José de Itaporã, zona rural de Muritiba, para conferir o segundo dia do Carnaval com Cristo. O evento que conta com a participação de centenas de católicos, teve início neste sábado (9) e vai até a próxima terça-feira (12).

 Proporcionar uma programação cristã para o Carnaval, com animação, momentos de oração, louvor e partilha são os objetivos do evento, que atende crianças, adolescentes, adultos e idosos. Confira a galeria de fotos: 

 

A queda de um poste na região de Recôncavo comprometeu o fornecimento de energia elétrica e, consequentemente, o abastecimento de água na Ilha de Itaparica, na sede municipal de Salinas da Margarida e nas localidades de Encarnação, Conceição e Cairu. Por falta de energia suficiente, as bombas da rede distribuidora não estão funcionando em carga máxima e por isso pouca água está sendo distribuída.

Segundo a Coelba, às 15h desta sexta-feira (8), o fornecimento de energia vai estar regularizado e, só então, a Embasa poderá retomar o pleno funcionamento de suas estações de bombeamento.

 

Todos os dias do maior Carnaval do mundo aqui, no Mídia Recôncavo. Não percam nenhum detalhe através das nossas imagens em alta definição. Estaremos até o último dia da festa transmitindo alegria para vocês.

 

Obs.: Imagens disponíveis apenas no horário dos blocos

 A supertempestade que atinge o nordeste dos Estados Unidos desde, a última sexta-feira (8), já matou ao menos dez pessoas e deixou 700 mil casas sem energia. De acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia, mais de 90 centímetros já foram depositados. A nevasca se estende os Grandes Lagos até a costa do Atlântico. Os estados mais atingidos são Connecticut, Rhode Island, Massachusetts, Milford, Connecticut. A última morte foi de um garoto de 11 anos que ajudava o pai a retirar a neve do carro. O menino entrou no veículo para se aquecer, mas, o pai não viu e ligou o motor do carro e como o cano estava entupido pela neve o gás carbônico produzido matou a criança. 

 Alguns livros didáticos de história do Brasil utilizados pelas escolas militares do país não contém informações imprescindíveis para o entendimento de alguns episódios da ditadura militar (1964-1985). Um livro da coleção Marechal Trompowsky relata que o golpe foi instaurado “por grupos moderados e respeitadores da lei”. A publicação afirma também, que o Congresso declarou a Presidência da República vaga antes de eleger o general Castello Branco presidente, logo após o golpe, mas omite o fato de que o presidente deposto João Goulart ainda estava no país. Em todo o território existem 12 escolas militares com um total de 14 mil alunos matriculados entre o 6º ano e o 3º ano do ensino médio. O livro "500 anos de História do Brasil" diz que a Guerrilha do Araguaia (1972-1975) terminou após "a fuga dos líderes", sem fazer referência às mortes e ao desaparecimento dos guerrilheiros encontrados pelo Exército. 

Já está preso o autor do homicídio de Álvaro Alexandre Oliveira dos Santos, 25 anos, baleado, por volta das 3h da manhã deste sábado (9), nas imediações do Relógio de São Pedro, no Centro. Thiago Adílio da Silva, 28, foi apontado por populares como autor dos disparos que feriu a vítima. Ele foi capturado por uma guarnição da Polícia Militar, minutos depois, quando tentava fugir pela Piedade.

Encaminhado à Central de Flagrantes 2 da Polícia Civil, instalada na Piedade, Thiago foi autuado em flagrante por homicídio pelo delegado Humberto Marino Júnior. Com duas passagens pela polícia por envolvimento em brigas, nos anos de 2005 e 2006, ele nega o crime, mas foi reconhecido por testemunhas, que viram quando fez os disparos, durante a passagem do Bloco do Olodum. A arma ainda não foi localizada.

O aumento de lesões corporais contribuiu para o maior número de ocorrências no segundo dia do Carnaval 2013, em relação ao ano passado. Foram registradas 185 contra 157 do mesmo dia de 2012. Do total, 40 foram apenas de lesões corporais. Também foram contabilizados 13 roubos (contra 20 em 2012), 131 furtos (contra 120), apreendidas 36 pessoas usuárias de entorpecentes, 144 conduzidas a delegacias e 24 presas em flagrante.

 



Realizar ações e interagir com a comunidade são atividades rotineiras na vida dos rondonistas. No município de Brejões, Recôncavo baiano, estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC) realizaram atividades de motivação no ambiente escolar, cinema para as crianças e oficina de direito e cidadania. Os adultos e as crianças do município participaram da programação preparada pelos estudantes do projeto. “Eles são participativos, se apegam, fazem atividades, brincam, compartilham informações. E isso é a essência do Rondon: a troca de informações” destaca o rondonista Josymar Cleiton da UFPE.

Os cursos de pós-graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) estão com inscrições abertas para a seleção de alunos especiais até o dia 18 de fevereiro. Os selecionados terão ingresso no semestre letivo 2013.1.

Estão disponíveis cinco vagas por disciplina no Mestrado em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdades e Desenvolvimento, do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), campus de Cachoeira. As disciplinas ofertadas são: "Avaliação de políticas públicas", "Sociologia das desigualdades no Brasil" e "Problemas e paradigmas da investigação social: desenvolvimento, ciências sociais e segurança". Confira o Edital.

Para o Mestrado Profissional em Educação do Campo, do Centro de Formação de Professores (CFP), campus de Amargosa, também são ofertadas cinco vagas nas disciplinas "Concepções e princípios da Educação do Campo" e "Pesquisa em Educação do Campo". São requisitos mínimos ter concluído a graduação e ter aderência à área Educação do Campo. Confira o Edital.

 

Estudantes com nome sujo na praça poderão conseguir o Financiamento Estudantil (Fies)

 

Estudantes com nome sujo na praça não terão mais restrição para conseguir o Financiamento Estudantil (Fies), programa federal voltado a universitários que estudam em instituições particulares. A nova regra vale também para quem precisa renovar o benefício. Até 2012, estudantes que não conseguissem comprovar "idoneidade cadastral" eram excluídos do programa. Movimentos sociais reclamavam que a regra dificultava a inclusão de estudantes no ensino superior. Em novembro, a ONG Educafro encaminhou representação ao Ministério Público Federal exigindo a mudança. Segundo o documento, "tais exigências têm frustrado na prática a perspectiva de matrícula dos candidatos mais pobres". 

A Procuradoria dos Direitos do Cidadão analisaria o documento neste mês, mas o Ministério da Educação (MEC) se adiantou com a mudança. A nova norma foi oficializada em portaria do dia 28 de dezembro. 

 

Um dos principais destinos turísticos da Bahia e do Brasil

 Quem prefere passar os dias da folia  momesca longe da capital baiana, encontra um pequeno problema pela frente, as muitas possibilidades de viagens pela Bahia. Então, vamos dar uma mãozinha e mostrar aqui algumas opções para você curtir o carnaval.

 

Morro de São Paulo

Um dos principais destinos turísticos da Bahia e do Brasil, Morro de São Paulo localiza-se no município de Cairu, a 60 km de Salvador.O pequeno paraíso nasceu nos arredores da Ilha de Tinharé, ao norte do arquipélago da Baía de Camamu.Os monumentos históricos do local foram fundamentais no período colonial e hoje são protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.As belezas naturais estão divididas em dez praias: Primeira, Segunda, Terceira e Quarta Praias, Praia do Encanto, Guarapuá, Boipeba, Ponta da Pedra, Praia da Gamboa e, por último, Praia do Forte, que só aparece na maré baixa.

 O primeiro homicídio relacionado ao circuito do Carnaval 2013 foi registrado na madrugada deste sábado, 9, na área do Relógio de São Pedro (Circuito Osmar),  durante a passagem do bloco Olodum, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP).

O folião Álvaro Alexandre Oliveira dos Santos, 25 anos, foi baleado por volta de 3h da manhã e o suspeito de ser autor dos disparos, identificado como Thiago Adílio da Silva, 28, tentou fugir pela Praça das Piedade. Contudo, foi preso momentos depois por uma guarnição da Polícia Militar.

A arma do crime não foi encontrada e o suspeito negou ter efetuado os disparos. Mas, testemunhas o apontaram  como autor do crime. Thiago, que possui duas passagens pela polícia por envolvimento em brigas, foi autuado em flagrante por homicídio.

 

 Depois de anunciar a demissão de Arnaldo Lira a diretoria do Bahia de Feira agiu rápido e confirmou na tarde desta sexta (8) acerto com o treinador Nazareno Silva, de 55 anos.

O novo treinador volta a trabalhar no Bahia de Feira depois de quase quatro anos. Antes da contratação de Arnaldo Lira quem comandava o Tremendão era o agora atual treinador.

 Nazareno tem passagem por clubes como Caxias, Figueirense, Avaí, Marcílio Dias, Brusque (SC), Fluminense de Feira, Confiança e o Bahia de Feira.A diretoria irá apresentar oficialmente o novo treinador nesta domingo (10) pela tarde.

Oficialmente, o Carnaval de Maragojipe terá início neste sábado, 09 de fevereiro. Por volta da meia noite acontecerá uma das mais antigas tradições da nossa folia. Dezenas de 'almas' saem às ruas de Maragojipe, anunciando a todos a chegada da festa mais popular do planeta. A saída do secular Bloco do Silêncio acontece na frente do Cemitério Municipal, percorrendo as ruas e becos da cidade. Sem dúvida, uma manifestação cultural sem igual e que a cada ano impressiona a todos pela sua criatividade.

Antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, na Boca do Rio

A derrubada da antiga sede de praia do Esporte Clube Bahia, na Boca do Rio, foi suspensa quando os operadores de máquinas já estavam no local, nesta sexta-feira (8). O serviço foi embargado porque os responsáveis não haviam solicitado o alvará de demolição à Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). A assessoria de comunicação do Esporte Clube Bahia informou que a empresa terceirizada contratada para demolir as estruturas da antiga sede, a Ambiental Serviços e Comércio, desconhecia a necessidade do alvará, uma vez que já havia sido assinado um termo de ajustamento de conduta (TAC) do Ministério Público. De acordo com reportagem publicada no A Tarde, a promotora do Ministério Público, Rita Tourinho, responsável pelo TAC, afirmou que a obrigatoriedade não precisa estar especificada no acordo. A assessoria de imprensa da Sucom lembrou  por sua vez que  o termo não  dispensa à empresa do cumprimento dos trâmites legais. O clube está sujeito a multa pela ausência do alvará  e as obras só poderão ser retomadas após a obtenção do documento e a  consequente  autorização do órgão fiscalizador. O Esporte Clube Bahia informou que já providencia o alvará para que a demolição prossiga  logo após o Carnaval. 

Diversos ônibus foram incendiados

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo confirmou nesta sexta-feira (8), que vai acontecer a transferência de pelo menos 20 presos de alta periculosidade para penitenciárias federais. A decisão foi tomada a partir da avaliação das forças de segurança do Estado. Por questão de segurança não foi informada a data nem a lista dos detentos que deixarão Santa Catarina nos próximos dias. A medida integra o conjunto de ações que o governo do Estado vem tomando para conter a onda de ataques criminosos e de vandalismo registradas em Santa Catarina nos últimos 10 dias.

Colombo reafirmou que por questões técnicas não recorreu à Força Nacional de Segurança e garantiu que as Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar Rodoviária, agentes penitenciários e Polícia Federal estão trabalhando de forma integrada. 

Foto: Paulo Galvão

Um acidente entre um ônibus da empresa Camurujipe que faz a linha Rafael Jambeiro – Salvador, e uma moto de placa NTK-7182, deixou o mototaxista de prenome Evandro com uma pequena lesão na perna direita, na tarde desta sexta (8) na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas. Segundo o motorista do ônibus de prenome Mauro, ele foi forçado a fazer uma convergência a direita porque uma carreta interditou a avenida durante uma manobra em frente a uma empresa. O mototaxista conta que só escapou com vida porque conseguiu pular da moto segundos antes da colisão. Agentes da SMTT registraram a ocorrência. Com informações do Forte na Notícia

Sem ter para quem apelar ou mesmo chamar a atenção para o grave problema que enfrentam, alguns moradores da Katiara em Amargosa, distante 220 km de Salvador, realizaram uma manifestação na tarde desta sexta-feira. Um grupo de moradores, representando todos os que residem na localidade, queimaram pneus na BA 026, via principal, na entrada da cidade como forma de protesto pelo não abastecimento de água pela Embasa no local há vários dias. Muitas pessoas estão comprando a água de carros pipas e com isso pagando duas vezes pelo serviço que não deixa de ser cobrado pela Embasa, conforme destacou um morador.

 

O ex-vocalista da Banda A Bronkka, Igor Kanário, poderá se apresentar de carreira solo no Carnaval sem correr risco de pagar as multas determinadas pela Justiça. Segundo a decisão o Tribunal de Justiça da Bahia, o artista deveria cumprir o contrato com a empresa Showmix Produções, vigente até setembro de 2014. De acordo com matéria publicada no Bahia Notícias, o mandado de segurança com pedido de liminar da desembargadora Rosita Falcão é contrária à determinação que chegou a impor penas de sanções de até R$ 50 mil. Segundo a nova decisão, a ação anterior foi posta às vésperas do Carnaval, período mais lucrativo para o artista e sem direito ao contraditório. Clique aqui para ver na íntegra o mandato de segurança.

 

Nesta quinta-feira (07), o governo municipal se reuniu com a empresa MAF Projetos e Obras para discutir a agilidade no processo de recuperação das ruas da cidade. A empresa foi a responsável pelas obras de esgotamento sanitário que aconteceu recentemente na cidade. “As obras deixaram inúmeros problemas como buracos e deficiências no calçamento de diversas ruas. Nosso objetivo é que os danos sejam reparados”, justificou o prefeito em exercício, Ednaldo Ribeiro. Participaram também da reunião o secretário de Infraestrutura, Paulo Moraes; o secretário de Serviços Públicos, Ronivon Lemos de Carvalho e engenheiro civil, Waldenito Oliveira, representante da MAF Projetos e Obras. Durante a audiência foram apresentadas pelas secretarias um levantamento das áreas que apresentam problemas. “Entregamos formalmente para empresa um relatório, inclusive fotográfico, dos locais que apresentaram problemas após as intervenções das obras realizadas por ela”, informou Paulo Moraes.

No encontro ficou acordado que os reparos serão iniciados o mais breve possível. Ednaldo Ribeiro afirmou que o governo municipal vai acompanhar as novas obras. “Solicitamos mais empenho da empresa e vamos realizar vistorias constantemente para garantir que o serviço seja finalizado com qualidade”, afirmou o prefeito em exercício.
 
Ascom

Imagem do mesmo local onde a foto antiga foi tirada na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Nesta fotografia antiga, vê-se que as pessoas utilizam-se do guarda-chuva e a praça encontra-se tomada pela enxurrada que cobre grande parte da calçada. Nota-se também que o prédio onde hoje funciona a farmácia de Ciro apresentava duas janelas à esquerda e uma porta à direita, no andar de baixo. Hoje, são três portas. Gostei mais da foto antiga, que me pareceu mais bucólica, sem a "poluição visual" atual. E vocês, o que acham?

Por Arivaldo Almeida Costa Costa

Foto: Anderson Bella
Praça da Caatinguinha - Zona Rural de Cabaceiras do Paraguaçu

A população da zona rural de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano tem vivido momentos de terror. Na tarde desta quinta-feira (7), aconteceu um homicídio na localidade de Timborinha, onde a senhora Antônia Maria da Conceição Silva, 36, proprietária do “Bar da Boa” foi alvejada por quatro tiros. Já no início da tarde desta sexta-feira (8), um leitor do Mídia Recôncavo entrou em contato com nossa redação para relatar que dois elementos a bordo de uma motocicleta, surpreenderam feirantes e aposentados que se deslocavam em um micro-ônibus do centro da cidade para o distrito de Tupiaçu. Após interceptarem o veículo na localidade da Caatinguinha, um dos bandidos foi até a porta e obrigou feirantes e aposentados entregarem todo o dinheiro. Em seguida deram tiro para o alto e fugiram sem deixar pistas. A Polícia Militar foi acionada. Informações do Mídia Recôncavo

Com o tema Resgate da Folia, o Carnaval Cultural de São Francisco do Conde abriu suas portas já na quinta-feira, dia 08 de fevereiro, com o tradicional “Grito do Carnaval” puxado pelo Bloco Resgate da Folia, às 19:30h, saindo da Cubamba (Praça Carolina de Freitas), em direção a orla da cidade. Já hoje, sexta-feira, dia 08, o “Grito do Carnaval” será dado pela dupla Rick e Rock, às 19:30h, no Mercado Cultural. O Desfile Infantil e o Concurso de Fantasias acontecem dia 09 de fevereiro, sábado, às 14 horas, também no Mercado Cultural.

10 de fevereiro, domingo de carnaval, a partir das 13 horas, o Mercado Cultural volta a ser da criançada. Baile Infantil com palhaços, maquiadores e cabeleireiros para animar a todos. Serão distribuídas, ainda entre os pequenos, guloseimas de diversos tipos. Nesse mesmo dia, grupos culturais, afoxés, mascarados e blocos carnavalescos garantem a folia nas ruas.

O cantor Igor Kannário, ex-vocalista da banda A Bronkka, se manifestou pela primeira vez depois que por meio do Bocão News, o advogado Edson Nuno, que representa o empresário da Bronkka, Beto Bonfim revelou que o Kannário pode cair na gaiola a qualquer momento por não cumprir o contrato firmado com a produtora ShowMix.  

“Querem calar a voz que ah favela abraça de verdade mais deus estar no comando. Bom dia galeraaaaa deus e justo vai ter Kannario no carnaval de salvador”, postou o pagodeiro na manhã desta sexta-feira (8).

Uma quadrilha especializada em assalto a caixas eletrônicos foi presa em Santo Estevão, na tarde desta quinta-feira (7). De acordo com policiais militares da 57ª CIPM, os assaltantes abriram o caixa eletrônico que fica no Centro Cultural Themístocles Pires de Cerqueira, na Praça Sete de Setembro, no centro da cidade. O equipamento pertence à Caixa Econômica Federal.

Os bandidos usavam roupas e equipamentos de uma empresa que presta serviço de segurança do próprio banco. Mas como estavam usando um veículo GM Celta, o que não é comum para o transporte de valores, policiais desconfiaram e começaram a perseguir a quadrilha.

A perseguição seguiu por várias ruas do centro da cidade, a Avenida José Botelho, nos bairros da Urbis, Caminho do Oeste e Poeirão, onde só pararam após bater em uma árvore. Houve troca de tiros mas ninguém foi ferido.

Juarez Adriano Gomes da Silva, de 31 anos, Edmilson Mendes de Souza, 39 e Cláudio Ferreira Souza, de 36 anos foram presos em flagrante. No interior do veículo a polícia encontrou coletes, fardas da empresa e cinco malotes com dinheiro, além de armas de fogo. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia, com a presença da sub-gerente da Caixa Econômica Federal. Como os malotes do caixa eletrônico estão sem chaves, a quantia ainda não foi levantada.

Duas viaturas da PM e uma da Polícia Civil fez parte da operação que prendeu os assaltantes. Todos os presos são de São Paulo e a polícia afirma que são integrantes de uma quadrilha especializada nesse tipo de assalto. A polícia agora vai investigar como os assaltantes tiveram acesso aos equipamentos da empresa de segurança. A polícia investiga se há foragidos.

Correio da Cidade

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.