Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quarta , 19 de Junho de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Mais uma vez “As Caretas”, grupo de mulheres que todas as terças–feiras de Carnaval, percorrem as ruas da cidade de Jiquiriçá, no Recôncavo baiano, mais uma vez abrilhantaram a festa e deram um show de criatividade, irreverência e personalidade. Com figurinos dos mais diversos, porém mantendo viva a chama de uma tradição que atravessa anos e passa de pais para filhos, conforme destacaram a Reportagem da Criativa On Line, Daiana e Naira Rauedys que contribuem para que a tradição de suas avós seja mantida e revigorada a cada ano. A equipe de reportagem através do repórter Magno Bastos e Murylo Moura acompanharam a festa, ao lado de Gilson Sales e Carlos Sales que registraram tudo.

Antes de qualquer coisa, FELIZ ANO NOVO A TODOS!

Atrasado? De forma alguma, é isso mesmo. Passado o carnaval, o ano, de fato, agora começa.

E vamos direto ao assunto.

Boa sorte é o que podemos desejar a um aventureiro. E não poderia ser diferente diante da desconfiança que o cerca, reflexo da dúvida na sua capacidade em obter sucesso, reforçado, ou no caso em foco, mais enfraquecido, pelo seu nebuloso e deformado caráter, além da falta de capacidade em estabelecer bons relacionamentos interpessoais.

Alguns dirão ser preconceituosa tal avaliação. E é compreensível que assim pensem. Não os contestarei na forma de pensar, assim como espero que também compreendam nosso ponto de vista, que encontra-se alicerçado no entendimento que aquilo que se obtém forçosamente, mediante chantagem, não se pode enxergar promissor.

Duvide quem quiser duvidar, mas o lobby que se iniciou logo após as eleições não possuía outra intenção senão a chantagem típica, suja e barata com o intuito de alcançar o objetivo (presidência). E o pior foi que acabou dando certo. A coisa foi tão redondinha que os seus parceiros, que por aí diziam “nunca”, “de jeito nenhum”, se viram impedidos sequer de questionar. E como bons meninos, sem fazer careta, provaram logo de cara, porém, a muito contragosto, e ainda sorrindo, o sabor amargo da imposição de “quem pode”, mostrando a quem deve “ter juízo”, que a obediência é fundamental e assim será, do início ao fim. ‘Ai de quem ficar reclamando por aí...’ (certamente assim pensou a alcaide).

Ponto para o executivo que se livrou de um problema e deixou a bomba acesa nas mãos daqueles que hoje já perceberam a sua importância e real missão: Decorar a cartilha em cujas páginas só está escrito AMÉM.

Como recompensa à fidelidade demonstrada veio a redução dos subsídios (por que não avisou antes?), que proporcionou a apenas um os louros da posição adotada, mas que bem poderia ter sido compartilhado entre todos (não fosse o mesmo narcisista por excelência), mesmo por que até onde se sabe a decisão não foi unilateral (comum aos ditadores), ou foi? Não percam a calma... Já foi prometido que depois do carnaval tudo voltará ao normal. A questão é: de quem será a culpa? Cuidado vereador Albano, vai sobrar para o senhor! – o culpado de todas as horas...

Com a palavra aqueles que, sabe Deus, ainda querem ser tratados como “fiéis colegas de bancada” pelo seu presidente, depois que foram jogados de encontro à opinião pública. Ou também não foram? Bom, não dá pra reclamar nem lamentar mesmo não é? Agora é tarde, ou talvez não. Enfim, levante as mãos quem estiver insatisfeito. Só não vale ficar, um em cada canto da cidade, a resmungar.

No entanto, é apenas o começo, assim como começo hoje a utilizar desse espaço concedido pelo amigo Anderson Bella – não sei até quando ele vai querer – para expor minhas opiniões.

No mais, fica a reflexão que a quem possui reconhecida competência no exercício de suas atribuições, desejar sucesso ainda é pouco, ao tempo em que, por aqui, a corrente positiva precisa se fortalecer mais e mais pois apenas desejar sorte não será suficiente.

Então MUITO BOA SORTE PRESIDENTE, pois com certeza, vai precisar!

 

Abraços!

Postado em: Coluna de Cláudio Santana

Ivan Clarett
Ivan Clarett



Morreu na noite de ontem (12), o médico cirurgião geral e escritor Ivan Claret Marques Fonsêca, natural de Santo Estevão, nascido na Fazenda Riacho do Cipó. Prestes a completar 74 anos, o médico santo-estevense iniciou sua carreira em  1964, quando formou-se em Medicina pela Faculdade Baiana.

Durante sua trajetória como médico, e também escritor, o santo-estevense já foi reconhecido por diversos trabalhos realizados, dentre eles a conquista do Prêmio Global 500 de Ecologia no México, que tinha como objetivo principal a preservação da Mata Atlântica, a premiação ocorreu no ano de  1990. Antes de Ivan, quem antes tinha ganhado esse prêmio foi Chico Mendes.

Em Santo Estevão o médico e escritor Ivan Claret deixou sobrinhos, cunhadas e vários irmãos, dentre eles o médico e ex-prefeito Antenor Marques Fonseca, o farmacêutico Renato Marfon, o advogado Almir Fonseca, o comerciante Martim Fonseca, a professora Iracema Marques.

Ivan escreveu vários livros dentre eles O Cigarro Mata.


Confira algumas realizações de Ivan Claret 


            Desde 1973, publica trabalhos sobre ecologia e vem realizando campanhas a nível de município e região, contra o desmatamento, queimadas, uso indiscriminado de inseticidas e fungicidas, campanhas de arborização urbana, de proteção de nascentes e rodovias, dedicando-se especialmente à conservação do solo e preservação dos remanescentes da Mata Atlântica; campanhas contra o cigarro e prevenção de acidentes de trânsito.

Foto: Paulo Galvão
Polícia já registrou este mês 5 assaltos em Cruz das Almas

Enquanto o folião brincava o carnaval em Salvador cercados durante a festa por 24 mil profissionais da área de segurança pública, uma onda de violência durante o feriadão assustou moradores e comerciantes de Cruz das Almas. Só na noite desta terça-feira (12), dois homens montados em uma moto de cor preta, (sem placa), um deles armado com uma pistola automática, assaltaram o Postos de Combustíveis Palmeiras e Pinheiro, durante uma ação rápida e muito bem planejada. Por volta das 19h, três frentistas do Posto Palmeiras foram os primeiros a serem abordados pela dupla criminosa que roubou em torno de R$ 200,00 em dinheiro, depois de apontar a arma em direção à cabeça das vítimas. Assim que deixaram o local, os bandidos renderam e tomaram parte do dinheiro dos frentistas do Posto Pinheiro, depois fugiram tomando destino ignorado. Só este mês, o Posto Palmeiras contabiliza prejuízos provenientes de três assaltos. Os frentistas revelaram a nossa reportagem que estão convivendo com o medo e a insegurança no trabalho “ Eles sabem que temos dinheiro e mãos, somos alvo fácil”, desabafa. A Polícia Militar realizou buscas por toda cidade, mas não houve prisões. As imagens do circuito interno de segurança dos postos devem ajudar a polícia na identificação dos bandidos. Segundo dados da Delegacia de Polícia da cidade, 17 ocorrências relacionadas aos crimes de: ameaça, roubos de moto, lesão corporal e tentativa e homicídio, foram registrados entre os dias 9 e 12 deste mês. Com informações do Forte na Notícia

Foto: Anderson Bella
O veículo arrebentou a mureta e caiu nas margens de um riacho que passa por baixo da ponte

Na manhã desta terça-feira (12), um grave acidente na BR 101, por pouco não tirou a vida de cinco pessoas de mesma família. Um veículo Corsa Classic, com placa policial JQV-7744, licença de Feira de Santana, perdeu o controle após ser ultrapassado em local proibido por um veículo não identificado, rompeu uma mureta de proteção e caiu de uma ponte que separa os municípios de Cruz das Almas e Muritiba. Em entrevista ao Mídia Recôncavo o senhor Luis Carlos Brito Machado, 43, condutor do veículo, disse que foi um milagre todos terem escapado com vida. A família se deslocava do município de Mutuípe sentido Feira de Santana e graças ao uso do cinto de segurança e da cadeirinha da criança conseguiram se salvar sem maior gravidade.

Ainda de acordo com Luis Carlos, sua esposa levou uma pancada na cabeça e chegou a desmaiar, porém foi reanimada e socorrida por uma equipe do SAMU 192 de Cruz das Almas. O condutor se emocionou a relatar o momento do acidente. “Estava com minha esposa, minha filha, meu genro e meu neto de dois anos. Deus me salvou... da situação que ficou o carro, qualquer pessoa diria que não escapou ninguém com vida, foi um milagre.” Concluiu em lágrimas. Todos passam bem.

Ouça a entrevista com o condutor:

Veja as fotos:

 
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local e destacou a importância do uso de equipamentos de proteção. "Os equipamentos realmente salvaram essas vidas." relatou um policial. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Filippo Monteforte/AFP



Poucas horas depois do anúncio do Papa Bento XVI que ele deixaria o posto de líder mudial da Igreja Católica, um raio atingiu a Basílica de São Pedro no Vaticano. O fenômeno foi registrado e aconteceu por volta das 18h no horário local (15h horário na Bahia), segundo a agência AFP. O fotógrafo Filippo Monteforte trabalha para a agência de notícias italiana ANSA.  A imagem foi assunto de discussão nas redes sociais esta noite, e várias pessoas questionaram sua autenticidade. Embora alguns renomados fotógrafos tenham afirmado que existe a possibilidade da foto ser autêntica, não é possível confirmar se a data da imagem é mesmo do dia da renúncia do Papa, como divulgada pela agência.

Foto: Anderson Bella
Muita animação no Carnaval 2013 em Cruz das Almas

No início da tarde desta terça-feira (12) a equipe do Mídia Recôncavo registrou a animação de foliões, que ao som de um mini-trio elétrico desfilavam pelas ruas de Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. Debaixo de muito calor, moradores e turistas curtiam marchinhas de carnaval, tocadas por músicos de uma Charanga.

 

Uma ótima opção de lazer para as pessoas que optaram pela tranqüilidade de cidades do interior. “Esse é o melhor carnaval do mundo!” disse um folião que sumiu no meio da multidão. Informações do Mídia Recôncavo

 

Quatro pessoas morreram e seis ficaram feridas durante o desfile de carnaval em Santos, no litoral paulista, na madrugada desta terça-feira (12/2), após acidente com um carro alegórico da escola de samba Sangue Jovem, na passarela do samba Dráusio da Cruz, na zona noroeste da cidade. Os feridos foram encaminhados ao pronto socorro central de Santos.

O curto-circuito ocorreu por volta da 1h25 da madrugada, segundo os bombeiros, e foi provocado quando o alto do carro da escola Sangue Jovem, ligada à torcida do Santos, encostou na rede primária da concessionária de energia CPFL, já na área de dispersão.

O samba enredo da escola de samba, formada por integrantes da torcida organizada do Santos Futebol Clube, prestava homenagem a Pelé. O carro alegórico contava com a presença do antigo parceiro de ataque do de Pelé, o ex-centroavante Coutinho. Porém, o ídolo santista e crianças que desfilaram no veículo saíram ilesos, minutos antes do acidente acontecer.

"Parece que na hora que o carro foi fazer uma manobra encostou na rede elétrica", disse à Reuters por telefone o soldado Milani, dos bombeiros. Das quatro pessoas morreram, três eram condutores do carro alegórico. Uma mulher que estava sentada na calçada, próximo ao carro, também morreu em consequência do choque elétrico.

Foto: Anderson Bella
Padre Antonio Rebouças

Na manhã desta segunda-feira (11), em entrevista exclusiva ao Mídia Recôncavo, o Padre Antonio Rebouças, da Paróquia de São José em Cruz das Almas, falou da surpresa que teve ao saber da renúncia do Papa Bento XVI ao pontificado no próximo dia 28 de fevereiro.

Ainda de acordo com o Padre Antonio, com a renúncia de Bento XVI, um novo conclave deverá acontecer para a eleição do novo Papa logo em breve.

Segundo o Pároco, ainda não se pode fazer previsão sobre alguma mudança na Igreja Católica diante do fato. “Penso que a Igreja vai continuar com sua missão de evangelizar... vão existir muitas especulações, mas logo tudo volta ao normal.” Relatou.

Quando questionado sobre os possíveis critérios de idade para escolha de um novo Papa, Padre Antonio relatou que é possível que isso aconteça, pois João Paulo II foi eleito com 58 anos e Bento XVI com 78. “Podemos esperar que levem em consideração a eleição de um candidato mais novo, mas principalmente as condições físicas, a saúde.” Conclui.

Ouça a entrevista:

Muitos estudos buscam a relação entre o sono e a composição corporal. Atualmente, já se sabe que existe sim essa relação, e que uma rotina com boas noites de sono influencia de modo positivo a composição corporal.

 

Portanto, indivíduos que dormem pouco, apresentam propensão para comer mais. Nesses indivíduos, há maior atividade cerebral nas áreas relacionadas à recompensa através dos alimentos, fazendo-os comer mais como forma de gratificação.

Além disso, o sono modula as funções hormonais do organismo e o metabolismo da glicose. Portanto, dormir menos, afeta o metabolismo de vários hormônios e reduz a tolerância à glicose.

Alguns dos hormônios que podem ser afetados pela falta de sono, são a leptina e a grelina. A grelina (hormônio da fome) está aumentada após noites mal dormidas, já a leptina (hormônio da saciedade), fica diminuída.

O bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida e ex-reitor do Santuário Nacional, monsenhor Darci Nicioli, de 53 anos, afirmou nesta segunda-feira (11) que a decisão do Papa Bento XVI de renunciar ao cargo "dói no coração". Bento XVI fez o anúncio pessoalmente, falando em latim, durante um encontro de cardeais. 


Ele deixa o pontificado em 28 de fevereiro. Segundo Nicioli, cinco cardeais brasileiros são candidatos a ocupar o posto - dom Raymundo Damasceno, atual arcebispo de Aparecida e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Cláudio Hummes, de 78 anos, arcebispo emérito de São Paulo, Odilo Scherer, de 63 anos, atual cardeal arcebispo de São Paulo, dom João Braz de Aviz, de 66 anos, que mora em Roma e é prefeito das congregações dos religiosos em Roma, e dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, atual arcebispo emérito de Salvador (BA)."Todos os cardeais com menos de 80 anos são candidatos e podem votar na escolha do novo Papa, mas sabemos que depende do espírito santo.

Foto: Anderson Bella
Antiga estação de trem - Cachoeira - Bahia

As ministras do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Miriam Belchior, e da Cultura (MinC), Marta Suplicy, anunciaram no último dia (30) a 44 prefeitos de 20 estados brasileiros investimentos que somam R$ 1 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, o PAC Cidades Históricas, na restauração de monumentos e de espaços públicos de sítios tombados. Confira a lista de cidades selecionadas . A reunião aconteceu de manhã, no MPOG.

As cidades baianas representadas foram: Itaparica, Maragojipe, Salvador e Santo Amaro. Porém cidades como São Felix e Cachoeira também poderão ser beneficiadas.

As ministras também anunciaram o acesso a R$ 300 milhões para proprietários de imóveis de 94 cidades que têm conjuntos tombados pelo IPHAN. “É um financiamento em excelentes condições (reajuste pela TJLP + 1% ao ano e prazo de amortização de 25 anos, pela Caixa Econômica Federal – CEF), que, além de recuperar um imóvel importante, permite o resgate amplo de regiões”, detalhou a ministra Marta Suplicy.

Os objetivos dessas ações avançam em tornar o patrimônio cultural indutor de geração de renda, agregação social e afirmação da identidade das cidades históricas. Os investimentos também contribuem para o desenvolvimento urbano das localidades.

Cronograma – Até dia 19 de fevereiro as cidades selecionadas deverão, com o apoio do IPHAN em cada estado, definir sua lista de obras prioritárias. Durante o mês de março, essa lista será submetida à aprovação das instâncias de gestão do PAC, que definirá a previsão de investimentos para cada cidade.

O ultimo Censo realizado pelo IBGE revelou uma tendência cada vez mais crescente no território brasileiro, que é o aumento gradual e constante da população urbana. Na região do recôncavo não é diferente, as cidades cada vez mais estão ganhando moradores na Zona Urbana e perdendo moradores na Zona Rural.  Neste levantamento realizado pelo Recôncavo News com base nos dados dos Censos realizados pelo IBGE, destacaram-se com as maiores taxas de crescimento entre 2000 e 2010 as cidades de Santo Antônio de Jesus com crescimento de 13.026 habitantes no período, seguida por Cruz das Almas com 10.293, Santo Estevão com 8.014 e São Francisco do Conde com 5.542.

Por outro lado, outras cidades se destacaram negativamente e perderam habitantes em seu Centro Urbano, são elas: Conceição do Almeida com -392 e Nazaré das Farinhas com -150. Outra cidade que aparece bem abaixo das expectativas é Santo Amaro da Purificação, com crescimento urbano de apenas 73 habitantes em 10 anos.


Confira abaixo o ranking das cidades que mais aumentaram o número de habitantes em sua Zona Urbana:

Cidade                                                 Censo 2000             Censo 2010             Crescimento
 
1. Santo Antônio de Jesus                 66.245                       79.271                       13.026
 
2.  Cruz das Almas                              39.604                        49.879                       10.293         

3.  Santo Estevão                                19.693                        27.707                        8.014

Por volta das 11hs da manhã desta segunda-feira (11), policiais da 27ª CIPM de Cruz das Almas prenderam o jovem Luiz Fernando, 18, morador do bairro Areal. De acordo com reportagem do Cruz na Tela, a prisão aconteceu no momento em que uma guarnição da Polícia Militar realizava rondas de rotina e resolveu abordar o elemento. Para a surpresa dos policiais, Luiz Fernando estava com posse de 10 trouxinhas de maconha, que para a polícia poderiam está sendo comercializadas no local. Ele foi apresentado à delegacia e ficou preso a disposição da justiça.

Fotos: Fábio Souza

Por volta das 6 horas e 30 minutos da manhã desta segunda feira, 11, aconteceu um grave acidente na BA-001, que liga a cidade de Santo Antônio de Jesus, a Nazaré das Farinhas, a 230 km de Salvador.

O acidente foi entre um carro de passeio, Gol prata de placa policial JRR-9342, com licença de Salvador, conduzido pelo pastor da igreja Universal, Anderson Xavier dos Santos, de 32 anos, residente em Santo Antônio de Jesus e uma moto POP de cor laranja, de placa OLA-3405, licença de Sapeaçu, pilotada por Ronald de Lisboa Sampaio, de 27 anos. Diante do impacto da colisão frontal, Ronald não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Deu entrada na emergência do hospital regional de Santo Antonio de Jesus, neste domingo, 11, a senhora Maria Emília de Jesus Souza, de 44 anos, residente da rua Orlando Souza, Município de Sapeaçu. Segundo informações prestadas no momento da internação, Maria diz que foi vitima de bala perdida por arma de fogo. "Quando transitava na rua onde moro, fui surpreendida com um disparo que atingiu minhas nádegas" finalizou. De acordo com informações do Barriga Notícias a vitima foi socorrida por uma equipe do SAMU até o HRSAJ, Onde permanece em observação médica.

Um bafafá fora dos circuitos do Carnaval de Salvador. De acordo com informações divulgadas pelo colunista Léo Dias e reproduzida no Bocão News, a assessora de Daniela Mercury, Fabiana Crato, ao chegar em casa flagrou sua namorada aos beijos com a cantora. Ainda de acordo com o colunista, a chapa esquentou e o resultado é que Fabiana rompeu sua parceria de trabalho com Daniela. A cantora baiana, de 47 anos, começou o ano de 2013 solteira, depois de anunciar sua separação do empresário italiano Marco Scabia, com quem se casou em Roma, em 2009. Daniela e o empresário adotaram três crianças durante o relacionamento. Daniela é mãe, também, de Gabriel e Giovanna, de seu primeiro casamento.

O domingo do Carnaval de Todas as cores arrastou uma multidão pelas ruas de Amargosa, no Recôncavo baiano. Blocos de caretas, Travestidos, Periguetes, Escolas de Samba, Batucadas, Blocos independentes, enfim, teve de tudo e a festa continua.

Segunda-feira), tem muito mais alegria com várias bandas. Confira a programação:

 

SEGUNDA-FEIRA (11/02)

BANDA FANTOCHES                      14 HORAS

SOCIEDADE ALTERNATIVA          17 HORAS

SAMBA ESTILO                                 20 HORAS

CARAS BALA                                     23 HORAS

TURMA DO DAM                            01 HORA

Bento XVI diz não ter mais forças para exercer o cargo

O papa Bento XVI anunciou na manhã desta segunda-feira (11) que sairá do cargo no dia 28 de fevereiro. Em um comunicado, feito pessoalmente, falando em latim, durante o consistório para a canonização de dois mártires. O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido. Em comunicado, Bento XVI, que tem 85 anos, afirmou que vai deixar a chefia da Igreja Católica Apostólica Romana devido à idade avançada, por “não ter mais forças” para exercer o cargo.

O pontífice afirmou que está “totalmente consciente” da gravidade de seu gesto. Bento XVI tinha programado uma visita ao Brasil para o mês de julho deste, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Esta é a primeira vez que um papa renuncia em quase 600 anos. O cargo ficará vago até a eleição do próximo papa.

Luís Miranda: “Não sei viver sem o Carnaval da Bahia”

Luís Miranda aproveitou o quarto dia do Carnaval em Salvador na noite deste domingo (10). “Não sei viver sem o Carnaval da Bahia”, disse o ator que nasceu em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano em entrevista a Contigo. Além de comemorar o sucesso do filme De Pernas Para O Ar 2, em que interpreta Mano Love, ao lado de Ingrid Guimarães, o ator ainda falou sobre os projetos para 2013, durante sua passagem pelo Camarote Contigo!, na capital baiana. “Eu vou ter um programa no canal fechado, mas eu não posso ainda dar detalhes, mas adianto que será algo muito bom”.

O Centro de Preservação Cultural (CPC) da USP promove no dia 24 de março, às 11 horas, uma apresentação do Mestre Ananias e grupo “Garoa do Recôncavo”.

O grupo formado no ano de 2000 é o único grupo da capital paulistana que faz o samba de viola com características tradicionais da região do Recôncavo Baiano.

Liderado por Mestre Ananias, fazem o samba chula e o corrido, modalidades do samba de roda da região, ao som da viola machete, instrumento que caracteriza a modalidade. Em sua formação possuem também as sambadeiras que formam a roda com suas saias características e cantam e dançam ao centro da roda no decorrer da manifestação.

Formação instrumental: Mestre Ananias (voz principal e atabaque), Rica (viola machete), Candi (viola caipira), André (cavaco e 2ª voz), Rodrigo Minhoca (pandeiro e 1ª voz), Mansa (pandeiro e coro), Pedro (marcação e coro), Fernanda Guimarães, Claudinha, Flávia Santos, Patrícia Avelar e crianças do projeto social (sambadeiras).

Morena sofre ao perceber que caiu novamente nas mãos dos traficantes

O drama de Morena só aumenta. Depois de ser dopada e mandada de volta para o bordel na Turquia, a namorada de Théo vai viver momentos de tensão nos próximos capítulos. Tudo começa quando uma das traficadas descobre que está grávida e é obrigada a fazer um aborto. A jovem será levada pela quadrilha para uma clínica clandestina e acabará morrendo.

De acordo com Brown, Afródromo desfila para "fazer a miscigenação do carnaval"

Um dia de celebração à cultura negra e homenagens aos 70 anos da guitarra baiana. Assim ficaram marcados os desfiles de domingo, 10, no Circuito Osmar (Campo Grande-Sé), área mais tradicional do Carnaval de Salvador. Comandados por Carlinhos Brown, cerca de 10 mil integrantes de blocos afros e 450 percussionistas iniciaram os festejos, dando espaço à mistura de raças, culturas e ritmos. A festa despontou com uma prévia do novo circuito carnavalesco que deve tomar conta das ruas da capital, em 2014: o Afródomo.

Tema do Carnaval 2013, a guitarra baiana também foi homenageada pelos recém-completos 70 anos de história. Liderando o bloco "Coruja", a cantora Ivete Sangalo recebeu o guitarrista Armandinho. Juntos, os artistas cantaram músicas de antigos carnavais, como o clássico "Vida Boa". Armandinho ainda acompanhou Ivete nas músicas "Real Fantasia" e "Dalila", ambas do repertório da cantora.

A descoberta de carne de cavalo em lasanhas supostamente produzidas com carne bovina colocou em questão uma cadeia alimentar complexa, tomando uma dimensão europeia na forma de escândalo no Reino Unido, queixa na justiça na França, matadouros identificados na Romênia, investigações e ameaças de sanções.
Neste sábado, o grupo sueco Findus anunciou, através de sua subsidiária na França, que entrará com um processo contra um fornecedor não revelado, após a descoberta de carne de cavalo em seus produtos que deveriam ser feitos com carne exclusivamente bovina. "Fomos enganados", declarou France Matthieu Lambeaux , CEO da Findus em um comunicado. "Há duas vítimas: a Findus e o consumidor. Apresentaremos queixa", acrescentou.
A descoberta de carne equina provocou um escândalo no Reino Unido, onde os cavalos são muito respeitados e comer sua carne é tabu. Foram retirados dos supermercados todos os produtos produzidos na França, de onde veio a carne, e na Suécia.

A festa começou nas ruas com os blocos independentes. Ao som de marchinhas, quem reuniu os amigos, se organizou, fez camisas e se fantasiou abrilhantou o carnaval 2013.
Era possível ver facilmente famílias inteiras reunidas para curtir o carnaval, ou até mesmo, participar dele. Seja com uma máscara, com um chapéu... nesta festa vale de tudo em nome da alegria.
A programação do palco principal começou com um som típico do carnaval de Maragojipe: as marchinhas mais conhecidas foram tocadas pela banda que acompanhou Mamede. Filho da terra, ele representou bem o som que mais refere à tradição do carnaval da cidade.
Logo em seguida, o artista Paulinho Boca, cantor e compositor de inúmeros carnavais baianos, assumiu o palco. A Prefeita Vera da Saúde aproveitou a oportunidade para fazer a abertura oficial do Carnaval 2013, e reforçou o que já havia dito: que apesar das dificuldades, o carnaval estava nas ruas.

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.