Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sexta , 26 de Abril de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
O portal da cidade corre o risco de ser demolido

O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, o DERBA, moveu uma Ação de Reintegração de Posse da área da BA-502, sentido Muritiba para a BR-101, onde foi construído um portal de acesso à cidade pela gestão anterior. A Prefeitura Municipal foi notificada no dia 06 de junho de 2012 por ocupar uma área indevida, o documento foi assinado pelo então Chefe de Gabinete, Hélio Gonzaga.

A notificação solicitava a interrupção das obras de construção do portal, mas foi ignorada pela antiga administração da cidade. O DERBA alega ser o legitimo proprietário do terreno da BA-502, e tentou um acordo para desocupar e regularizar a faixa de domínio, mas a gestão anterior não se manifestou.

Diante das negativas de um acordo e da continuidade das obras, o DERBA fez um Registro Criminal na Delegacia Circunscricional de Muritiba, no dia 25 de julho de 2012. A construção do pórtico não tinha autorização do DERBA. A atual administração participa de uma audiência – que acontece na manhã desta quarta-feira, dia 6 de março, às 10h45, no Fórum Albérico Fraga – defendendo os interesses do município.

ASCOM


Estão abertas até o dia 11 de março as inscrições para o projeto de extensão Memória, Identidade e Diferença: mapeando e construindo diálogos com as manifestações religiosas, vinculado ao Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). O projeto disponibiliza 30 vagas para estudantes da UFRB, servidores técnico-administrativos e comunidade em geral.

As inscrições podem ser feitas no Núcleo de Atendimento ao Estudante, no Pavilhão de Aulas do campus de Amargosa. É necessário preencher a ficha de inscrição e, caso estudante, apresentar comprovante de matrícula e histórico escolar atualizado. São 25 vagas para estudantes e 5 para servidores e membros da comunidade.

Coordenado pela professora Gleide Sacramento, o projeto Memória, Identidade e Diferença pretende promover e valorizar as múltiplas vozes e realidades culturais existentes em Amargosa. A meta principal é constituir espaços de convivência e troca permanente com os grupos religiosos, para conhecer suas sócio-dinâmicas e ethos, registrar suas memórias e divulgar suas práticas, possibilitando a aprendizagem mútua.

Na manhã desta quarta-feira (06), a equipe do Mídia Recôncavo manteve contato telefônico com o secretário de formação política do Diretório Municipal do PT – Partido dos Trabalhadores de Governador Mangabeira, Derlan Queiroz, que relatou sua insatisfação com o governo da prefeita Domingas Souza da Paixão (PT). De acordo com Queiroz, o Partido não está respeitando seus membros. “Os acordos são feitos de porteira fechada, não estão nos escutando. Por isso reafirmo as palavras do ex-vereador Jair Aragão de que o PT de nossa cidade tem dono.” Desabafou. 

Derlan Queiroz que é ex-secretário de Meio Ambiente do município, foi candidato a vereador e ficou como primeiro suplente pelo PT, na coligação Com Amor de Novo no Coração do Povo I. Com 293 votos (2,30% dos votos), ele garante que vai se posicionar ainda essa semana no programa Comando Geral, na rádio local. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo
Viatura da Polícia Militar no KM 7 da BA 493, que liga os municípios de Sapeaçu e Castro Alves

A Polícia Militar conseguiu recuperar na noite desta terça-feira (5), no município de Castro Alves, a caçamba de placa MYL-3200, que tinha sido tomada de assalto ontem pela manhã na cidade de Alagoinhas. A PM chegou a montar uma barreira na estrada que liga os municípios de Castro Alves Sapeaçu, mas os assaltantes abandonaram a caçamba ao perceberem a movimentação da polícia, usando na fuga uma caminhonete Hilux que era utilizada como escolta pela quadrilha. Houve perseguição, mas o bando escapou da prisão por uma estrada vicinal. A operação contou com o apoio dos pelotões de Castro Alves, Sapeaçu, Conceição do Almeida e Cruz das Almas. A polícia acredita que a quadrilha é composta por quatro integrantes. Informações do Forte na Notícias

Foto: Zevaldo Sousa
Moradores de Maragojipe tiveram que dormir na fila para fazer acompanhamento do Bolsa Família
 
Um erro não justifica outro. Esta deve ser a frase mais marcante que atravessa o município de Maragogipe. Se em diversos outros programas sociais havia irregularidade, porque o Bolsa Família que tem mais de cinco mil famílias para fazer acompanhamento não terá? Se é preciso organizar, que se organize, mas é preciso respeito ao cidadão. (Informações do número de acompanhamento e percentual do Bolsa Família AQUI)
 
 
Na última segunda-feira (4), Nelson Querino publicou em seu Blog Maragojipanidade o seguinte sentimento:
 
Hoje dia (05), me deparei com uma cena um tanto revoltante, eram precisamente, 04h da manhã e encontrei muitas senhoras e crianças, revoltadas na porta da Casa da Cultura, onde muitas diziam ter passado a noite, que era para fazer o acompanhamento do Programa Bolsa Família fiquei revoltado, haja vista que a há anos o acompanhamento são realizados nos PSF’s mais próximo da casa onde residem as famílias mais agora as famílias é que estão vindo de todas as partes da cidade para realizar o procedimento na Casa da Cultura, isto é um absurdo, uma falta de respeito com o Cidadão, que paga seus impostos , famílias e mais famílias ao relento ou enfrentado os perigos das estradas vicinais, assistam o vídeo a baixo e vejam o descontentamento do povo.
 
Com certeza esse secretario e a Prefeita não conhece o município e vida dura desse povo.

 
Segundo as informações que obtivemos, nos anos anteriores, os agentes de saúde ajudavam no processo de coleta de informações na área das comunidades, evitando esse transtorno. Maragogipe tem mais de cinco mil famílias cadastradas, o que deve beneficiar, aproximadamente, 15 mil pessoas. Hoje, segundo informações dos próprios agentes de saúde, a atual administração diz que o modo com que faziam o acompanhamento estava irregular, e por este motivo, a centralização do programa. Pergunta-se: Por quê os agentes de saúde não podem ajudar neste momento, para facilitar e agilizar o atendimento?

Com o aval dos 63 parlamentares, foi aprovado, por unanimidade, o fim do 14º e 15º salários, durante a sessão desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa da Bahia. 

O projeto de autoria do líder do governo, Zé Neto (PT), e coautoria do líder da minoria Elmar Nascimento (PR) entrou na pauta de votação após acordo conduzido pelo presidente da Casa, o deputado Marcelo Nilo (PDT). 

O pedetista marcou para esta quarta (6), a partir das 15h, a promulgação da PEC. Vale lembrar que o Congresso Nacional extinguiu o benefício para senadores e deputados federais em sessão realizada no último dia 27. 

A Câmara Municipal de Salvador foi uma das primeiras a acabar com o salário-extra ainda no fim do ano passado. Fonte/Foto: Metro1.

O cantor Chorão, vocalista da banda Charlie Brown Jr, foi encontrado morto no começo da manhã desta quarta-feira (6), na zona oeste de São Paulo. De acordo com a PM, Alexandre Magno Abrão, 42, foi achado morto por volta das 5h em um apartamento localizado na rua dos Morás, no bairro de Pinheiros. A polícia investiga a causa da morte do cantor. O caso deve ser investigado pelo 4º DP.


Todo mundo sabe que o sertanejo Luciano é noveleiro. Por esse motivo, como não poderia deixar de ser, o irmão de Zezé di Camargo tem acompanhado “Salve Jorge”. Atento ao folhetim de Glória Perez, o cantor reparou nos efeitos do tempo em uma artista veterana que faz parte do elenco da produção. Até aí, tudo bem. O problema foi que o músico resolveu fazer comentários nada agradáveis sobre essa profissional durante um dos shows apresentados no cruzeiro da dupla, “É o Amor”. Segundo o blog do jornalista Leo Dias, Luciano foi bem deselegante ao falar da veterana. “Ela está velha, acabada. E pensar que meu pai já bateu muita p#$%¨&* pensando nela.” Ao ouvir as besteiras ditas pelo irmão, Zezé tirou o microfone do cantor e tentou contornar a situação. Em sua coluna, o jornalista não quis revelar o nome da atriz alvo das alfinetadas por questão de educação.

Msn


Durante a sessão  na Câmara Municipal de São Francisco do Conde,  na tarde desta terça-feira (05) o vereador reeleito  Sandro Valença (PHS) foi preso após o pedido da Justiça local. Segundo informações, o edil é suspeito de  ter assassinado o  adolescente Mesaque dos Santos Celestino, no último mês de fevereiro. De acordo com as informações da Polícia Civil, o jovem era funcionário do acusado, e teria furtado aparelhos de som de um trio elétrico do edil.  Mesaque foi torturado até a morte. Segundo testemunhas,  a vítima  teve o corpo coberto por pneus e depois atearam fogo contra o mesmo. O vereador foi encaminhado à delegacia local, onde se encontra preso.  O corpo de Mesaque foi encontrado na localidade de Jeari, entroncamento de Santo Amaro da Purificação. Os advogados de  Sandro alega inocência do seu cliente  e afirmaram  que irão recorrer da sentença. Informações do Mídia Recôncavo

Na tarde desta terça-feira (05), o elenco do Bahia se reapresentou e treinou no Fazendão. O técnico Jorginho comandou um trabalho tático, onde privilegiou a organização da defesa. A atividade durou aproximadamente uma hora e meia.

O trabalho começou com o aquecimento com bola, comandado pelos preparadores Dudu Fontes e Anderson Gomes. Neste momento os goleiros trabalhavam fundamentos da posição, com Ricardo Palmeira e Maurício Aguiar.

No trabalho tático, Jorginho primeiro conversou longamente com os jogadores da defesa. Em seguida, a atividade começou e o treinador corrigia o posicionamento e passava orientações aos atletas.

O técnico escalou Marcelo Lomba; Neto, Titi, Brinner (Demerson) e Jussandro (Magal); Fahel, Diones (Toró) e Hélder (Anderson Talisca).

Após a atividade tática, Jorginho ainda trabalhou exaustivamente as bolas paradas. Novamente com foco na defesa, o técnico treinou escanteios e faltas laterais.

A cidade de São Francisco do Sul (SC) saudou com muito brilho a participação dos dois baianos na etapa da Travessia da Enseada, prova do Circuito Mercosul, que contou com duas travessias.No sábado, um percurso de 3km, e no domingo de 1.700 km.

Os organizadores estimam que um público estimado em mil pessoas acompanhou  ss eventos que reuniram 300 atletas ao todo, sendo 6 PNE.

A paratleta Mônica Veloso, nadadora do Esporte Clube Vitória/CODES/Embasa/Hammerhead, vencedora da Categoria PNE, superou muitas adversárias sem deficiência, e duelou no mar com atletas normais para alcançar a linha de chegada, com o tempo de 0`35`27, o percurso de 1.700 km, superando 25 mulheres e 32 homens.

Enfrentando correntes frias e uma maré bastante suja de matéria orgânica, Mônica nadou num pelotão bastante forte, logo atrás da elite, garantindo assim  sua posição no pódio.

Mônica parte agora para Brasília para treinamento e de lá direto para Manaus, onde fará o Circuito Loterias Caixa Etapa Norte/Nordeste, para nadar cinco provas de piscina, buscando índices para os Campeonatos Brasileiros do Comitê Paraolímpico Brasileiro.

Outro baiano que fez sucesso foi Leonardo Landim Curvelo, amputado de um braço após um acidente. Leo, como é conhecido, nadou os percursos e foi campeão nos dois. Ele já fez uma travessia Mar Grande/Salvador, e acompanhará Mônica Veloso a Manaus, fazendo parte da equipe da ABAD (Associação Baiana de Atletas Deficientes).

Foto: Clécia Rocha

Antes de iniciar as aulas da rede municipal, a Justiça Local de Olindina-Ba, lançou na manhã da última quinta-feira dia (28) de fevereiro, a tão polêmica portaria de combate a evasão escolar do Toque de Estudo e Disciplina (TED). Idealizada pelo magistrado José Brandão, a portaria do TED alerta aos pais ou responsáveis sobre a responsabilidade na matrícula e acompanhamento da frequência escolar do menor/filho.

De acordo com a portaria, o pai ou responsável que não cumprir o que está determinado no TED, poderá ser enquadrado no art. 246 do Código Penal, que considera crime de abandono intelectual, não matricular o filho a partir dos quatro anos de idade.

Segundo a portaria do juiz Brandão, nas escolas públicas ou particulares, é obrigatório o hasteamento solene da Bandeira Nacional, durante o ano letivo, pelo menos uma vez por semana, isso conforme está descrito na Lei 5.700/70. “Com o hasteamento, deverá ser executado o Hino Nacional, isso em escolas públicas e privadas de ensino fundamental (Lei 12.031/09), sob pena de multa de 1 a 04 salários-mínimos contra aos professores ou diretores de escolas responsáveis”, descreve a portaria.

Três bandidos mortos em confronto com policiais militares da 67ª Companhia Independente da PM (CIPM) na BR-101, próximo ao distrito de Humildes, na zona rural de Feira de Santana, são velados na Câmara Municipal de Ibirapitanga, no sul baiano, terra natal dos ex-criminosos. Alberlan Nascimento, conhecido como Morceguinho, Índio e Kekeu da Kombi, que possuem diversas passagens pela polícia e são acusados de realizar diversos assaltos na região, roubaram um veículo Chevrolet Celta com placa de Serrinha no último sábado (2).

Os policiais foram rapidamente acionados e na perseguição, o veículo capotou e caiu em uma ribanceira. Segundo a polícia, ainda vivos, os acusados saíram do carro e tentaram fugir realizando diversos disparos contra os PMs, que reagiram e balearam quatro ocupantes.

Apenas um resistiu aos ferimentos e foi encaminhado, em estado grave, ao Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana. Um revólver calibre 38 foi apreendido na ação. Conforme apurou o Bahia Notícias, o pedido para que os corpos fossem velados na Casa do Povo foi feita pela mãe de um dos mortos ao vereador Welligton Santos de Paulo (PSD).

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo
O esgoto do Residencial Cruz das Almas segue a céu aberto até chegar nas águas do Capivari

Na manhã desta terça-feira (05), moradores da localidade da Linha, no município de Cruz das Almas, fizeram ligações para a rádio Liderança FM, denunciando o depósito de esgoto no Rio Capivari.  O crime ambiental foi constatado pela equipe do Mídia Recôncavo, que registrou imagens do desrespeito com a natureza. “Não aguentamos mais essa fedentina, precisamos de providências.” desabafou uma moradora.

Em contato com a secretaria de Meio Ambiente de Cruz das Almas, o secretário Ademario Fernandes de Carvalho Filho, informou que a Átrio Construtora, responsável pela construção e manutenção do Residencial Cruz das Almas já foi notificada, porém até o momento não resolveu o problema. Ainda de acordo com o secretário, a Construtora alega que na antiga gestão, existiam dois funcionários responsáveis pelo serviço de manuseamento da máquina que faz a purificação do esgoto, porém, esses já não fazem parte do quadro de funcionários do Município. “Vamos ter que notificar a construtora novamente, a população e o meio ambiente não podem pagar por isso.” relatou.

A ambientalista Telma Lobão relatou que nunca viu uma água tão nojenta quanto aquela. A medida correta seria a interdição do conjunto até solucionar o problema. “As nascentes e riachos da cidade não são respeitadas, todas recebem esgoto doméstico. Já visitei o Rio Capivari e vi animais mortos e trabalhos de macumba. De acordo com a Legislação Ambiental, o que está acontecendo no local constitui crime, que pode acarretar do pagamento de multas a prisão dos responsáveis.” Desabafou em entrevista ao Mídia Recôncavo

Veja as fotos:

Essa semana, além de diversos bairros da capital baiana, quatro cidades foram beneficiadas: Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus e São Miguel das Matas.  O deputado estadual Alan Sanches, presidente do PSD em Salvador e líder do partido na Assembleia Legislativa, amplia a atuação da “Caravana da Saúde” para o interior do estado. Trata-se de projeto pioneiro desenvolvido por ele, que leva atendimento a mais de quatro mil pessoas todos os meses em Salvador, onde um consultório móvel, adquirido com recursos próprios, disponibiliza serviços médicos e odontológicos de forma gratuita. Nos últimos dias, além de diversos bairros da capital baiana, cujo atendimento é diário, três cidades foram beneficiadas: Conceição do Almeida, Santo Antônio de Jesus e São Miguel das Matas. Mutuípe será a próxima.

 De acordo com o deputado Alan Sanches, o projeto, que já existe há mais de 10 anos, tem como objetivo único, amenizar os problemas do setor de saúde que atinge todo país. “Nós temos que fazer nossa parte. Começamos em Salvador, nos bairros periféricos, nas comunidades carentes e hoje ele já é realidade no interior do estado.

Candidatos pré-selecionados na primeira chamada da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta terça-feira, 5, para comprovar as informações nas instituições de ensino. A perda do prazo ou a não comprovação dos dados implicará, automaticamente, a reprovação do candidato. No site do programa estão detalhados os procedimentos necessários para obter a bolsa de estudo. Além de documentos pessoais, o candidato deve apresentar comprovantes de residência, de rendimento e de conclusão do ensino médio, entre outros.   

Aqueles que não forem pré-selecionados terão uma segunda chance no dia 8 de março, quando vai ocorrer a segunda chamada da lista de espera. Os convocados na segunda chamada devem comparecer aos locais indicados entre os dias 8 e 13 de março. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior para cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Para o primeiro semestre deste ano, foram oferecidas 162.329 bolsas. O balanço final do programa registrou 1.032.873 inscritos. Tem direito à bolsa integral o candidato com renda familiar per capita até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa.



A seis dias do julgamento sobre o assassinato da advogada Mércia Nakashima, o advogado Mizael Bispo de Souza está abatido, extremamente magro e com sintomas de estresse pós-traumático. A avaliação é do psicólogo Haroldo Lopes, que foi convidado pelo réu para visitá-lo no Presídio Militar Romão Gomes, onde está detido há um ano. “Ele se emocionava muito ao falar da ex-namorada Mércia Nakashima e dizia sentir muita saudade dela”, afirma. Segundo o psicólogo, Mizael contou ter sonhado com ela toda vestida de branco. “Nesse momento, se debruçou no parlatório e chorou compulsivamente.”

Na opinião de Mizael, diz o psicólogo, estão pegando pesado com ele e essa pressão o está fazendo sofrer. “Segundo alega, o que mais o magoa são as pessoas dizerem que foi expulso da PM, quando, na verdade, foi obrigado a se aposentador por invalidez em razão de um choque elétrico. Ele também reclama do procedimento da polícia nas investigações.” Em carta enviada ao psicólogo pedindo para ir visitá-lo, Mizael fez o seguinte comentário: “Juro que, independentemente de ser condenado ou absolvido, sou inocente. O que me deixa mais triste é que, independentemente do que vier a  acontecer, a verdadeira pessoa que matou Mércia continuará  em liberdade”.



A Reitoria da Universidade Estadual de Feira de Santana ( UEFS) informa que está sem receber dinheiro do governo do Estado, e isto impossibilita os pagamentos das contas de água, energia elétrica e telefone, além das despesas dos estudantes que estão fora do país, em intercâmbio internacional.

Leia na íntegra a nota divulgada pela UEFS:

 

SOBRE A EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA DA UEFS EM 2013, RESTOS A PAGAR E DESPESAS DO EXERCÍCIO ANTERIOR  

Nestes primeiros meses de 2013, a UEFS não tem conseguido regularizar débitos contraídos ao final do ano de 2012. O grande volume de recursos retidos pelo Tesouro Estadual (inclusive os relativos ao presente exercício) e as dificuldades operacionais do novo Sistema de Planejamento, Contabilidade e Finanças (FIPLAN) atingem os mais diversos serviços e projetos institucionais.

Os jogadores rubro-negros voltaram a treinar à tarde. Um treino físico com o preparador Solivan Dalla Valle. A novidade foi o meia Vander, que machucou o cotovelo no jogo-treino de sábado, contra os juniores. O exame feito pelo jogador na clínica Santa Bárbara deu negativo, e ficou constatado que ocorreu um trauma.

Somente o zagueiro Reniê, que fará exame ainda esta semana – está com suspeita de estiramento muscular – e o atacante Willie ficaram de fora dos treinamentos.

Neto Coruja treinou com o professor Lucas Vinícius, responsável pela transição do jogador entre o departamento médico e o físico. Nesta terça-feira, haverá treinamento no turno da tarde, às 15h30, no campo 1 do CT Manoel Pontes Tanajura.


Informações do Futebol baiano


Após participar de um treinamento coletivo na manhã desta segunda-feira (04), à tarde, o elenco do Bahia voltou a trabalhar no Fazendão. Os jogadores participaram de um  divido em quatro atividades.

Sob o comando dos preparadores Dudu Fontes, Anderson Gomes e Vitor Gonçalves, e avaliação do fisiologista Maurício Maltez, os atletas trabalharam três das quatro atividades na academia do clube.

Enquanto um grupo realizava um treino aeróbico, outro fazia um reforço na musculação e o terceiro participava de um trabalho de Core, que é um fortalecimento muscular que estabiliza o centro do corpo, este último com o fisioterapeuta José Dourado Neto.

Após isso, os jogadores desceram para o campo e participaram de um circuito de corrida com obstáculos. Os únicos atletas que treinaram com bola foram os goleiros Marcelo Lomba, Omar, Douglas Pires e Renan, que foram ao gramado desde o início das atividades e trabalharam forte com os preparadores Ricardo Palmeira e Maurício Aguiar.

Após as atividades, o elenco foi liberado e se reapresenta nesta terça-feira às 16 horas, quando treina no Fazendão.

 

Informações do Futebol baiano

Foto: Correio da Cidade

O lavrador Hermes Julio de Oliveira, de 60 anos foi vítima de uma ação perversa de assaltantes que o amordaçaram e espancaram, deixando hematomas no rosto e em várias partes do corpo.

Na madrugada do último sábado (2), ao perceber que barulhos estranhos em frente a sua residência, situada na comunidade rural da Caatinguinha, resolveu sair para a área externa do imóvel. Ao abrir a porta, o idoso foi surpreendido por dois assaltantes, que de imediato renderam a vítima com uma faca.

O idoso foi amarrado na cama com um cinto e em seguida espancado pelos bandidos. Ainda dentro da casa, eles mataram uma ovelha da propriedade rural, levando o fígado e o coração do animal.

O dinheiro reservado para a feira do idoso, que mora sozinho foi levado pelos assaltantes.

Essa é a segunda vez que a vítima tem sua casa invadida por ladrões. Há três meses, dois bandidos invadiram a propriedade do idoso para roubar.

Na localidade, esse tipo de assalto tem sido comum desde o ano passado. Temerosos, vizinhos relataram a polícia casos em que idosos tiveram seus lares invadidos e foram espancados por marginais.

Foto: Ueviton Santana
A vítima agonizou por cerca de 20 minutos antes de morrer

Foi morto na tarde desta segunda-feira (4), por volta das 14hs, Sérgio Bispo Santos, 39 anos, conhecido por  “Sardinha”, que morava no Conjunto Habitacional, Minha Casa minha Vida, próximo a UFRB em Cruz das Almas. Dois homens de moto foram vistos perseguindo a vítima e disparando vários tiros em sua direção. 

O crime ocorreu no Loteamento José Augusto Sampaio, nos fundos de um local conhecido como “Pulo do Bode”. A nossa reportagem chegou  após alguns minutos dos disparos e flagrou  Sérgio ainda agonizando por cerca de 20 minutos, até que não resistiu e morreu. 

A equipe do (SAMU192), chegou para prestar os socorros, muito após ser acionada pela polícia. A guarnição do 1ª Pelotão esteve presente juntamente com os guerreiros do Tático Móvel da 27ª CIPM. Cerca de cinco cartuchos de pistola 380, foram encontrados pelos soldados  a alguns metros do corpo. Os assassinos conseguiram fugir e a polícia acredita que o crime pode ter relações com o mundo das drogas. O levantamento cadavérico foi feito e o corpo foi removido para o IML de Santo Antônio de Jesus. 

Informações do Cruz na Tela


A carga tributária brasileira correspondeu a 36,27% do Produto Interno Bruto em 2012, de acordo com cálculo feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e divulgado nesta segunda-feira. No ano anterior, o estudo apontou uma participação de 36,02% do PIB, enquanto em 2000 era de 30,03%. Pelas contas do instituto, cada brasileiro pagou 8.230,31 reais em tributos ano passado, 460,37 reais a mais do que em 2011. Foram arrecadados no Brasil 4,36 bilhões de reais diários em tributos, ou mais de 50 mil reais por segundo. Para a instituição, o baixo resultado da economia no ano passado, de 0,9% de expansão do PIB na comparação com 2011, e a alta arrecadação explicam o aumento da carga tributária. Em 2011, a arrecadação do país tinha chegado a 1,49 trilhão de reais e, no ano passado, avançou para 1,59 trilhão de reais. Em termos nominais, segundo o IBPT, a arrecadação tributária aumentou 7,03% e o PIB 6,26%. “O IBPT havia previsto uma pequena queda da carga tributária de 2012, mas a surpreendente arrecadação de novembro e dezembro e o fraco desempenho do PIB resultaram em novo recorde histórico”, disse nesta segunda-feira, em nota distribuída à imprensa, o presidente do Conselho Superior e coordenador de estudos do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral. Para ele, as desonerações no ano passado “não afetaram” a arrecadação. Leia mais em Veja.

“Eu saio com uma mão presa e você com a outra na mesma algema”. A afirmação foi atribuída ao secretário de Governo de Alagoinhas, João Rabelo, pelo ex-titular da pasta, Jucélio Carmo, em entrevista à Rádio 93 FM, na última sexta-feira (1º). Durante a entrevista, Jucélio relatou um episódio que teria se passado no gabinete do prefeito Paulo Cézar Simões (PDT), que cumpre seu segundo mandato. Segundo ele, o pedetista teria dito em “alto e bom som” em seu gabinete, e na presença de várias pessoas, que “João Rabelo era ladrão”, e que deveria sair da prefeitura algemado. Segundo informações do vereador Radiovaldo Costa (PT), Rabelo, então secretário de Relações Institucionais, teria dito que a sua algema levaria o prefeito junto, numa alusão à cumplicidade do gestor municipal em eventuais ilícitos. A entrevista teve grande repercussão na cidade e vereadores de oposição querem instalar uma CPI para apurar a troca de acusações. “Qualquer tentativa de impedir ou dificultar a realização dessas ações, significará a falta de transparência, o impedimento aos esclarecimentos das denúncias e a confirmação de que existe algo de podre com o patrimônio e os recursos públicos da população de Alagoinhas”, afirma Radiovaldo.

Bahia Notícias

Um caixa eletrônico foi destruído por explosão na cidade de Rafael Jambeiro, distante cerca de 217 km de Salvador, na madrugada desta segunda-feira. O internauta Eddy Santana, que mora próximo ao local do crime, relatou a situação por meio da ferramenta colaborativa VC no G1 e enviou fotos. “Eu ouvi [o barulho da explosão] e pensei: ‘se não for um meteoro deve ser explosão’. Pensei que fosse no comércio. Olhei no relógio e eram 4h em ponto. Tinha uma multidão e aí fui lá olhar”, relata o leitor. (G1)

Entrevistas
Aniversário da Cidade: Ex-prefeito Antonio Pimentel faz avaliação sobre o cenário político e revela propostas para Governador Mangabeira
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.