Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sexta , 26 de Abril de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Após uma semana inteira de treinamentos, com dois períodos na segunda e quinta-feira, o elenco do Bahia encerrou os trabalhos. Os jogadores se reapresentaram na manhã deste sábado e participaram de uma atividade técnica de posse de bola, comandado pelo técnico Jorginho.

O tricolor segue se preparando para a estreia no Campeonato Baiano, que será no dia 17 de março, contra o 1ª colocado da 1ª fase da competição.

O trabalho começou com os preparadores Dudu Fontes e Anderson Gomes comandando o aquecimento. Os atletas participaram de uma corrida com obstáculos e correram em volta do gramado. Os goleiros também aqueceram com o grupo.

Em seguida, Jorginho comandou o treino técnico, em campo reduzido, junto com os auxiliares Ânderson Lima, Eduardo Barroca e Chiquinho de Assis. O treinador dividiu o campo em três, onde dois times se enfrentavam em cada parte.

O homem que matou a namorada a facadas na última quinta-feira (7) em Santo Antônio de Jesus, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, foi preso na capital baiana na tarde deste sábado (9). De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoas (DHPP), Leandro Pinheiro Macedo, 30 anos, se entregou para a polícia e foi preso no bairro do Uruguai.

Leandro matou Mariane da Cruz de Jesus, 21 anos, após encontrá-la com um suposto amante. O casal morava na cidade de Muniz Ferreira e vizinhos já especulavam que a mulher traia o namorado. Na semana passada, ele seguiu Mariane até Santo Antônio de Jesus e a encontrou na casa de um outro homem, quando os dois estavam vestindo apenas roupas íntimas. O autor do crime relatou que Mariane pegou uma faca e avançou sobre ele. Leandro então tirou a faca dela e a atacou com vários golpes.

Logo após o crime ele foi para a rodoviária e fugiu para Salvador. Já na capital do estado ele alugou um quarto no bairro do Uruguai e hoje confessou o crime para o tio, dizendo que se entregaria. O tio então chamou a polícia, que encaminhou Leandro para o DHPP. Mariane e Leandro estavam juntos a cerca de 5 anos e tinham um filho de 3 anos. Ele confessou o crime para a DHPP, mas afirmou que agiu em legítima defesa.



Eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados nessa quinta-feira, o pastor Marco Feliciano (PSC-SP) é acusado de homofobia e racismo por defensores dos direitos de homossexuais e negros.   Hoje, foi a vez de Xuxa criticar o deputado. "Meu Deus!!! Eu tava lendo agora sobre esse ‘pastor'... que Deus nos ajude. Gente! Socorro! Vamos fazer alguma coisa! Esse deputado disse que negros, aidéticos e homosexuais não têm alma. Existem crianças com aids. Para este senhor elas não tem alma? O que é isso meu povo?", postou a Rainha dos Baixinhos em seu Facebook, que seguiu: "Todo mundo sabe o quanto eu respeito todas as religiões, mas esse homem não é um religioso, é um monstro. Em nome de Deus, ele não pode ter poder."  Segundo a apresentadora, o pastor "não pode ser presidente da comissão de direitos humanos. Ele não pode ter este espaço para usar, pisar e denegrir o ser humano". Terra


A Prefeitura Municipal de Muritiba e a Junta Militar da cidade entregaram na manhã de ontem, dia 5 de março, 42 Certificados de Dispensa de Incorporação para jovens que completaram 18 anos no ano passado, e participaram do Processo Seletivo 2012.

A cerimônia de entrega aconteceu no prédio da Prefeitura, onde participaram o Chefe de Gabinete do município, Antônio Carlos Vilas Boas, e a Secretária da Junta Militar, Jeilda Nóia.

O Alistamento Militar acontece até o dia 28 de junho para os jovens que completam 18 anos em 2013, é necessário portar certidão de Nascimento, uma foto e comprovante de residência. A Junta Militar fica em cima do Banco do Brasil, e funciona das 8h às 12h e das 14h às 17h.

ASCOM Muritiba


O júri popular formado por cinco mulheres e dois homens condenou no início da madrugada desta sexta-feira (23), no Fórum de Contagem, em Minas Gerais, o réu Bruno Fernandes de Souza a 22 anos e 3 meses pelo assassinato e ocultação de cadáver de Eliza Samudio e também pelo sequestro e cárcere privado do filho Bruninho. Dayanne Rodrigues, ex-mulher do jogador, foi absolvida da acusação de sequestro e cárcere privado do bebê.

Bruno foi condenado a 17 anos e 6 meses em regime fechado por homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, asfixia e uso de recurso que dificultou a defesa da vítima), a outros 3 anos e 3 meses em regime aberto por sequestro e cárcere privado e ainda a mais 1 ano e 6 meses por ocultação de cadáver. A pena foi aumentada porque o goleiro foi considerado o mandante do crime, e reduzida pela confissão do jogador.

Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

O advogado Lúcio Adolfo, que representa o atleta, disse que recorrerá da condenação. O promotor Henry Wagner Vasconcelos de Castro afirmou que esperava pena de 28 a 30 anos de prisão para o réu e anunciou que vai recorrer para aumentar a punição.

A sentença da juíza Marixa Fabiane Lopes Rodrigues foi lida em 19 minutos. Em sua decisão, ela disse que a personalidade de Bruno "é desvirtuada e foge dos padrões mínimos de normalidade" e destacou que "o réu tem incutido na sua personalidade uma total incompreensão dos valores".



A atualização das informações será feita a cada dois meses. A medida pretende proporcionar mais transparência à população quanto aos gastos e investimentos realizados

O Ministério da Saúde publicou uma portaria no dia 15/01/2013, no Diário Oficial da União, determinando que o Governo Federal, estados e municípios realizem uma atualização bimestral das receitas totais arrecadadas e as despesas com ações e serviços públicos de saúde. Os dados serão disponibilizados no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (SIOPS) a cada dois meses.

Anteriormente, os estados e municípios já ofereciam esse tipo de informação no SIOPS, porém não havia obrigatoriedade. Com a medida, o Ministério da Saúde pretende também fiscalizar se os mesmos estão cumprindo com a Emenda Constitucional 29, na qual fica estipulada a quantia de recursos que deve ser empregada na saúde, 12% da receita dos estados e, no mínimo, 15% da receita dos municípios.

De acordo com o Ministério da Saúde, esta será uma forma de proporcionar mais transparência sobre os gastos e investimentos realizados pelas três esferas de governo, federal, estadual e municipal. Para ter acesso ao portal SIOPS, o cidadão deve acessar o site http://siops.datasus.gov.br e se dirigir ao módulo “Dados Informados”. Lá ele também encontrará os dados referentes aos anos anteriores.

O número de mortes por arma de fogo na Bahia aumentou 216,3% entre 2000 e 2010, segundo dados do Mapa da Violência, estudo do Centro Brasileiro de Estudos Latino-Americanos (Cebela) divulgado na quarta-feira (6). 

Quatro cidades baianas estão entre as dez com maior taxa de homicídios por arma de fogo. O estudo contabiliza somente cidades com mais de 20 mil habitantes. 

Simões Filho, novamente, é a líder nacional. Foram 179 homicídios registrados em 2010 e uma média de 141,5 entre 2008 e 2010. Lauro de Freitas aparece em terceiro lugar, com média de 106,6 homicídios nos três anos analisados. 

Aparecem ainda entre os dez primeiros Porto Seguro (taxa de 91,4) e Eunápolis (taxa de 87,4), ambas no sul baiano. 

Em outubro do ano passado, a Polícia Civil divulgou a criação de uma força-tarefa para intensificar as investigações de homicídios nas áreas desabitadas do Centro Industrial de Aratu (CIA), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. 

Dos 46 corpos localizados nos últimos seis meses na região, 16 foram identificados e são de pessoas que moravam em Salvador ou outra cidade da RMS. Apenas uma tinha vínculos com Simões Filho, segundo a assessoria da polícia. A região é considerada um ponto de desova.



A menina de 15 anos que aparece em um vídeo divulgado na última semana, prestou novo depoimento. Seu novo relato não traz muitas novidades no inquérito que o padre Emilson Soares Corrêa responde. Mas as imagens ainda chocam a população de Niterói. Em seu relato, a garota disse que fazia sexo todo mês com o padre na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e que recebia pequenas quantias de dinheiro por isso. Ela confirma ainda que participou do flagra armado pelo pai das duas meninas que acusam o padre de estupro.

O relato da menor se aproxima muito do depoimento da outra menina, de 19 anos, também seduzida com presentes, segundo a delegada Marta Dominguez, da Deam de Niterói. Ela, porém, deixa claro que, apesar de a menina ser menor de idade, o ato sexual não configura crime. “Ela tinha mais de 14 anos e não houve violência ou ameaça”.

Mesmo que o depoimento da menor não tenha produzido efeitos no inquérito, a situação do padre ficou mais complicada ontem. Um novo relato da menina de 19 anos, que também aparece no vídeo, resultou em novo indiciamento do padre por estupro. A jovem relatou à delegada que o padre a convenceu a fazer sexo oral com ele quando ela tinha apenas 13 anos. O episódio teria acontecido na banheira de hidromassagem em formato de coração que o padre tinha em sua casa paroquial.

Foto: Maurício Medeiros

Cerca de 50 funcionários da Santa Casa de Misericórdia de Cruz das Almas realizaram na manhã desta quinta-feira (7) uma manifestação na frente da unidade de saúde para cobrar à APMI (empresa responsável pela administração do local desde maio de 2012) o pagamento do 13º e os salários de janeiro e fevereiro. Os serviços continuam normais, mas os trabalhadores garantem que, caso os débitos não sejam quitados, eles declararão greve na segunda-feira (11).

Luciana Pontes, coordenadora administrativa da APMI, disse à reportagem do Bahia Recôncavo que o atraso nos salários é decorrente da falta de repasse da Prefeitura. “Eles exigiram uma série de certidões que antes não eram necessárias”, alegou.
A coordenadora garantiu que, caso o repasse de janeiro seja feito até esta sexta-feira (8), a empresa pagará o 13º e o salário de janeiro dos funcionários no mesmo dia. “A documentação para receber o repasse de fevereiro nós entregamos no último dia 01 de março”, disse Luciana.

O secretário municipal de Saúde, André Eloy (PMDB), falou para o Bahia Recôncavo, por telefone, que o atraso no repasse aconteceu em função da constatação de “irregularidades e vícios” encontrados no contrato firmado entre a gestão anterior e APMI, mas não exemplificou quais. “Exigimos certidões que antes não eram pedidas”, confirmou.

Foto: Ueviton Santana

Dois bandidos abordos de uma motocicleta preta, com a placa suspensa, assaltaram mais uma vez. De acordo com a Polícia Militar, os dois criminosos chegaram em uma moto  e um deles rendeu os frentistas com uma pistola em punho.  

A investida criminosa ocorreu por volta das 20h desta quinta-feira (7), quando os frentistas do Posto de combustível Tyream, próximo ao terminal rodoviário da cidade de Cruz das Almas, estavam se preparando para mudança de plantão, “Eles chegaram usando capacetes e o carona apontou uma pistola em nossa direção, pedindo que entregasse o dinheiro”. Contou uma dos frentistas que não quis ter a identidade revelada.

Dr. Paulo Freire

O conceituado médico cirurgião, Dr. Paulo Freire, concedeu uma entrevista ao programa Comando Geral, da rádio Mangabeira FM, na tarde desta quinta-feira (07), discutindo temas referentes a saúde. Os ouvintes participaram através de ligações telefônicas e torpedos, com perguntas que deixou o experiênte profissional em uma "saia justa". Confira!

Ouça a entrevista:

 

Chegou em Cruz das Almas a  Clínica Viver

Oferecendo serviços de Clínica Geral, Clínica Cirúrgica, Cirurgia Ambulatorial, Pequenas Cirurgias, Fisioterapia e Psicologia.

Na direção do Dr. Paulo Freire

Estamos localizados na Rua Professor Mata Pereira, 291, próximo a Santa Casa de Misericórdia, em Cruz das Almas. Telefone: 3621-4104. Aceitamos convênios!

Clínica Viver, cuidando da sua saúde!

 

 Está circulando na internet um vídeo que mostra o deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP), que também é pastor evangélico, pedindo dinheiro para os fiéis de sua igreja, a Catedral do Aviamento da Assembleia de Deus. O pastor também repreende um fiel que doou o cartão sem a senha para sacar o dinheiro. "É a última vez que eu falo. Samuel de Souza doou o cartão, mas não doou a senha. Aí não vale. Depois vai pedir o milagre para Deus e Deus não vai dar. E vai falar que Deus é ruim", diz durante a celebração na igreja. O pastor é o indicado do PSC que assumiu a presidência da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Mas seu nome é alvo de protestos por declarações consideradas homofóbicas e racistas de autoria do pastor.

No vídeo, Feliciano incita os fieis a doarem R$ 1.000, mas para quem não pode oferecer toda a quantia, o pastor diz para doar R$ 500. Segundo o pastor, o fiel pode fazer a "oferta" de diversas formas. A igreja aceita dinheiro, cheque, cartão, depósito bancário e até moto. Também aceita cheques pré-datados para 90 dias. "Isso não te quebra o coração, você vai ficar mesmo com esse dinheiro na carteira?", questiona o pastor. "Esse foi o que acreditou", diz o pastor ao pegar o cheque de um fiel.



Preso ao sair da sessão da Câmara Municipal de São Francisco do Conde, o vereador Sandro Valença da Silva (PHS), 42 anos, apontado como mandante de um assassinato, não foi apresentado ontem, como anunciou a Polícia Civil. Mas o segurança dele, Márcio Vítor dos Anjos, 23, acusado de executar a ordem, foi apresentado na sede da instituição, na Piedade. “É um direito constitucional ter preservada sua imagem, qualquer cidadão tem esse direito”, afirmou Domingo Arjones, um dos advogados do vereador preso na Polinter. De acordo com as investigações, Sandro ordenou a morte de Mesaque Celestino, que furtou equipamentos de som do comitê de campanha do vereador. Três seguranças de Sandro estão foragidos. A vítima, Mesaque dos Santos Celestino, foi torturada e morta em 23 de fevereiro de 2012. O corpo foi encontrado carbonizado seis dias depois em São Sebastião do Passé.  “Mesaque teria furtado caixas de som do vereador. Os quatro homens que faziam a segurança do vereador torturaram (a vítima) para ele dizer onde estavam as caixas”, explica o delegado Bruno Oliveira, titular da unidade de São Sebastião do Passé. O corpo foi identificado como sendo de Mesaque por meio de exame de DNA. (Correio)


Foto: Ueviton Santana

De acordo com o Tenente Valdomiro Suzart, comandante dos Serviços Táticos da 27ª Companhia Independente da Polícia Militar da cidade de Cruz das Almas, várias abordagens foram efetuadas na manhã desta quinta-feira (7), em uma estrada que fica nos fundos da rodoviária do município. 

Ainda de acordo com o Tenente, um casamento de ciganos estaria acontecendo em um local conhecido como Solar Eventos e o numero de ciganos que se deslocava de outras cidades, com destino a o evento, estava sendo muito grande e a intenção da PM, era de tirar de circulação qualquer arma de fogo que estivesse sendo transportada por algum deles. A nossa reportagem acompanhou os trabalhos de perto e conversou com alguns soldados, que nos informaram que nenhum revólver foi encontrado no poder dos gajões. Cruz na Tela


Bruno Fernandes chegou, na manhã desta quinta-feira (7), ao Fórum Pedro Aleixo, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, sob forte esquema de segurança para o quarto dia de julgamento. A sentença do goleiro e de sua ex-mulher, Dayanne Souza, deve ser anunciada pela juíza Marixa Fabiane Lopes ainda na noite desta quinta, após a decisão dos jurados. A sessão pode durar pelo menos nove horas. O promotor Henry Vasconcelos pretende pedir a condenação do goleiro. A pena máxima prevista é de 30 anos de prisão. Segundo Vasconcelos, não houve confissão por parte do réu e, portanto ele irá recorrer caso seja concedida qualquer redução de pena para o acusado. A acusação reforçará no debate que o ex-goleiro foi o mandante do crime. Bruno é acusado por homicídio triplamente qualificado, sequestro, cárcere privado do bebê Bruninho e ocultação de cadáver de Eliza Samúdio. O promotor irá “pedir por todos os crimes e acho que ele terá como base os 20 anos de homicídio qualificado de Macarrão, mas, enquanto este teve atenuantes, Bruno terá agravante pelo mando". Com informações do Estado de Minas.

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo
Zona rural de Santo Estevão

Moradores da comunidade de Uruçu, zona rural de Santo Estevão reclamam na insegurança no local. De acordo com uma moradora que preferiu não se identificar, motociclistas passam pela região usando máscaras e armas, deixando a comunidade em pânico.

Ainda segundo as informações, no último domingo, três bares da região foram assaltados. “Não conseguimos mais sair de casa. Estamos acuados”, revelou a moradora.

Para ela, a ausência de policiamento no local é uma das causas que terminam deixando os bandidos em situação confortável para agir. “Nossa comunidade é próxima a Rafael Jambeiro e não vejo viaturas de nenhuma das duas cidades por aqui. Isso nos deixa ainda mais preocupados”, explicou.

Correio da Cidade

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo
Sede do Exército - Tiro de Guerra de Cachoeira

Diversos assaltos a estabelecimentos comerciais, na cidade de Cachoeira, são atribuídos a Leandro do Espírito Santo Rios, o “Léo Guachinim”, de 22 anos e Gilvan Aragão dos Santos, 37, presos, na segunda-feira (4/3), naquele município, com sete pedras de crack, 12 trouxas de maconha e um revólver calibre 38, municiado. Investigadores da Delegacia Territorial (DT/Cachoeira), surpreenderam a dupla na localidade Alto da Pitanga. Leandro, que já tem passagem na delegacia, por tráfico, e Gilvan, foram autuados em flagrante por porte ilegal de arma e tráfico de drogas, pelo delegado titular André de Oliveira Alves. Eles permanecem custodiados na delegacia à disposição da Justiça criminal. Também está custodiado na DT de Cachoeira, por arrombar um estabelecimento comercial na cidade, Luiz Cláudio Cerqueira, de 32 anos. Flagrado por policiais militares locais no interior de um armazém que tinha acabado de arrombar, no domingo (03), Luiz foi encaminhado à unidade policial, onde foi autuado em flagrante por furto qualificado.

Tribuna

Caio Jr. relacionou 20 jogadores para o jogo-treino desta quinta-feira, às 15h30, contra o Botafogo, no Barradão. O técnico incluiu o recém-contratado goleiro Wilson e o lateral-esquerdo Mansur, recuperado de uma lesão no adutor da coxa direita. 

A relação foi divulgada depois do treinamento técnico da tarde desta quarta-feira, no Barradão. 

Foram relacionados: 

Goleiros – Wilson e Deola; Laterais – Nino, Marcos e Mansur; Zagueiros  - Victor Ramos, Gabriel Paulista e Cardoso; Volantes – Luís Alberto, Gabriel Soares, Cáceres, Michel e Rodrigo Mancha; Meias – Vander, Renato Cajá e Escudero; Atacantes – Dinei, Marcelo Nicácio, Alan Pinheiro e Maxi Biancucchi. Os jogadores não convocados para o jogo-treino vão treinar no campo 1 do CT Manoel pontes Tanajura. 

Treinamento

Nesta quarta-feira, à tarde, Caio relacionou o time base para o jogo-treino e comandou um treino técnico-tático. Exaustivamente trabalhou a bola parada ofensiva e defensiva. 

Enquanto os jogadores que formam o time base – Nino, Victor Ramos, Cardoso e Marcos; Michel, Luís Alberto, Renato Cajá e Escudero; Maxi Biancucchi e Marcelo Nicácio – trabalhavam sob comando de Caio, os demais participavam de um joguinho em campo reduzido orientado pelo assistente técnico Eduardo Duca. 

O meia Leilson treinou com o professor Lucas Vinícius, e Neto Coruja na academia de musculação. 

Deu positivo – lesão grau 1 – o exame feito pelo zagueiro Reniê com o médico José Olímpio Azevedo na clínica Santa Bárbara. A previsão inicialmente é de afastamento do jogador até segunda-feira.

Informações do Futebol baiano

Na tarde desta quarta-feira (06), o elenco do Bahia se reapresentou e participou de um jogo-treino contra a equipe sub-20, no Fazendão. O técnico Jorginho comandou a atividade, que foi bastante disputada e teve muitos gols.

O treinador procurou observar e passar orientações ao provável time titular, que estreia no Campeonato Baiano no domingo, dia 17 de março, contra o 1º colocado da 1ª fase da competição. O jogo-treino terminou 5 a 0 para a equipe profissional com gols de Adriano, Obina, Fahel, Neto e Ryder.

Jorginho escalou: Marcelo Lomba; Neto, Brinner, Titi (Demerson) e Jussandro (Magal); Fahel, Diones, Hélder (Ryder) e Rosales (Marquinhos); Adriano e Souza. A equipe sub-20, do técnico Sérgio Araújo jogou com: Omar; Railan, Robson, Maracás e Carlos; Amorim, Paulista (Laércio), Gustavo (Diego) e Patrick (Diogo); Judicael (Everson) e Matheus.

Na segunda parte do trabalho, Jorginho mudou a equipe e escalou o seguinte time: Douglas Pires; Pablo, Danny Morais, Demerson e Magal; Toró, Anderson Talisca, Marquinhos e Zé Roberto; Souza e Douglas.

Já o sub-20 atuou com: Renan; Railan, Cláudio, Diego e Vitor; Laércio, Carioca, Guilherme e Diogo; Jimmy e Éverson. O segundo tempo terminou 4 a 0, gols de Douglas, Anderson Talisca e Souza (02).

Informações do Futebol baiano

Em 14 de março, Dia da Poesia e aniversário de Castro Alves (14.03.1847 – 06.07.1871), a Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) e a Fundação Pedro Calmon (FPC), unidades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult/BA), promovem uma comemoração festiva para marcar a passagem dos 166 anos de nascimento do trovador baiano. A atividade será promovida no Parque Histórico Castro Alves, unidade vinculada à DIMUS/IPAC situada na fazenda onde nasceu o poeta, em Cabaceiras do Paraguaçu. O evento conta com o apoio da prefeitura do município.

Um dos destaques da programação do dia 14 é a premiação dos cinco primeiros colocados no 12º Festival de Declamação de Poemas de Castro Alves, evento que reunirá, no dia 9 de março, a partir das 13h, no Parque Histórico Castro Alves, pessoas de diversas regiões do estado e de todas as idades para entoar os versos do poeta baiano.  A comemoração inclui ainda a reabertura da exposição do acervo do Parque, lançamento e distribuição do livreto comemorativo Tragédia no lar, de Castro Alves, publicado pela FPC, a edição especial do Projeto Leituras Públicas com o poeta Marcos Peralta, que fará a leitura do livreto Tragédia no lar, sessão solene, missa festiva, maratona do poeta e apresentação de dois grupos culturais. Ao longo do dia, o FeiraMóvel instala uma pequena feira de livros que serão vendidos a preços módicos; promovendo, assim, a democratização do acesso ao livro.

Programação:

5h – Alvorada


A polêmica medida de proteção á infância do Toque de Acolher, que ganhou repercussão nacional  e reduziu consideravelmente o índice de drogas nas escolas e criminalidade envolvendo crianças e adolescentes no município de Santo Estevão-Ba, poderá voltar a ser uma realidade na região, sobretudo como funcionava antes, com a realização de rondas noturnas pelas ruas da cidade, com o objetivo apenas de proteger a criança e o adolescente em situação de risco.

A esperança de retorno do Toque surgiu com a chegada do novo juiz, Ricardo Medeiros Netto, recém cheagado na Comarca de Santo Estevão. Segundo o magistrado, a medida de proteção que teve como autor o juiz José Brandão, foi algo que repercutiu positivamente na Comarca. “Não sou eu que estou afirmando e emitindo opinião própria, as estatísticas estão aí e comprovam os efeitos da medida”, relatou.

O juiz afirmou que pretende trabalhar muito em Santo Estevão, para ele, o apoio logístico dos municípios é essencial, embora seja atribuição do Estado investir na área de Segurança Pública.

Os impactos da implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu (EEP) e da ponte Salvador-Itaparica, no Recôncavo baiano, foram discutidos nesta quarta-feira (6) durante encontro promovido pela Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan) com os prefeitos e representantes dos municípios de Nazaré, Aratuípe, Jaguaripe, Muniz Ferreira e Salinas das Margaridas, na sede do órgão, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Na ocasião, os representantes das prefeituras pediram apoio ao Governo do Estado para a instalação do Polo Industrial do Recôncavo Baiano, empreendimento que dará suporte ao EEP, em uma área de aproximadamente oito milhões de metros quadrados, localizada no município de Nazaré. Segundo eles, a área reúne uma série de características que favorecem a implantação, dentre elas, a proximidade do estaleiro, rodovias e uma rede de gasodutos.

Os participantes discutiram também o crescimento demográfico do Recôncavo, a partir da concretização dos empreendimentos e considerando o novo vetor de crescimento de Salvador, com a construção da ponte. Além disso, o atendimento à população que residirá no entorno do estaleiro e do futuro polo industrial.

O Vereador Zé Bim da Saúde, indicou na última sessão realizada na Câmara a implantação do Núcleo  de realizações de exames médicos, na localidade de São José do Itaporã, distrito da cidade de Muritiba, no recôncavo baiano.  Segundo o edil, o sistema após ser implantado minimizará os transtornos existentes no distrito que conta com aproximados 12 mil habitantes. Em contato com O Mídia Recôncavo, Zé Bim destacou que a comunidade é constituída em sua maioria por famílias  carentes, que não  tem condições de estarem se deslocando para realizações de exames mais complexos. O vereador sinalizou que o prefeito Roque Isquem  já teria ciência sobre a importância da indicação.

Mineradora:

O edil ressaltou em plenário, que solicitou da Secretaria de Meio Ambiente do município um relatório completo sobre as licenças ambientais da Mineradora Pedra do Cavalo, empresa localizada na entrada da cidade. Para Zé Bim,  a atividade exercida pela mesma estaria gerando prejuízos ao meio ambiente, e  comunidade próxima do local. O edil sinalizou, que o secretário  responsável pela pasta, comprometeu-se em  adquirir junto a Mineradora  toda documentação e encaminhar cópias a Câmara, a fim de ser avaliada pela Casa.

Ouça a entrevista: 

Em depoimento prestado nesta quarta-feira (6), o ex-goleiro Bruno afirmou que pode ser culpado da morte de Eliza, mas alega que não ordenou o assassinato. "Como mandante, dos fatos, não, eu nego. Mas de certa forma, me sinto culpado", disse Bruno, após ser questionado pela juíza se é culpado das acusações. No início do depoimento, ele contou como conheceu Eliza em uma festa na casa de um amigo em 2009. Segundo o réu, os dois só tiveram relação sexual uma vez, da qual nasceu o filho do jogador. O atleta ainda relatou que discutia muito com Eliza. Segundo o ex-jogador do Flamengo, ela disse ao jornal Extra que ele a estava ameaçando. Por isso, parou de ter contato com a ex-modelo e deixou Macarrão responsável por falar com ela. O goleiro afirma que as declarações de Eliza estavam atrapalhavam sua vida profissional e que isso incomodava muito seus amigos e familiares. Bruno afirma que sempre ajudou Eliza financeiramente, entretanto, a jovem sempre queria mais. Ele definiu seu primo Jorge Luiz Rosa como um menor “problemático”.

Foto: Clécia Rocha

O juiz Ricardo Medeiros Netto, convocou para a tarde desta terça-feira (05) uma reunião com as autoridades dos três municípios que compõem a Camarca, sendo eles: Santo Estevão, Ipecaetá e Antônio Cardoso. O encontro teve como objetivo discutir assuntos ligados á segurança pública nos três municípios.

Da reunião participaram os prefeitos prefeitos das três cidades,  Marcell Gomes do município de Ipecaetá, Orlando Santiago de Santo Estevão e Baixa Fria de Antônio Cardoso. Além dos chefes de Executivo, também foram convocados, o capitão da PM, Evandro,  a delegada Joselita de Paula que responde pela Polícia Civil em Santo Estevão, e o delegado Marcelo Neves que por hora é responsável pelas Delegacias de Ipecaetá e Antônio Cardoso.

Segundo o juiz Medeiros Netto, a reunião serviu também para que ele se apresentasse aos prefeitos, já que o mesmo é recém chegado na Comarca com apenas dois mêses de atuação. “Para tratar da segurança pública dos municípios é preciso que todos se unam em prol do bem estar da sociedade, e para isso também se faz necessário o apoio logístico dos prefeitos, antes de qualquer coisa, foi necessário fazermos uma reunião para ter a certeza de que podemos contar com o apoio das três cidades. Se conseguirmos isso, poderemos até mesmo alcançar um nível zero de violência na Comarca”, disse.

Entrevistas
Aniversário da Cidade: Ex-prefeito Antonio Pimentel faz avaliação sobre o cenário político e revela propostas para Governador Mangabeira
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.