Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 22 de Abril de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação/SEAL

Um mistério ronda o destino dos homens envolvidos na caçada ao terrorista mais procurado pelos EUA. Mais de 20 soldados dos SEAL (unidade de operações especiais da Marinha dos EUA) que participaram da missão se suicidaram ou morreram em combate em outras missões no Afeganistão.

As mortes cobrem mais da metade da equipe que encontrou e matou o terrorista saudita em Abbottabad, no Paquistão, em 2 de maio de 2011. Entre os mortos está Job Price (foto), de 42 anos, comandante da missão. Ele teria cometido suicídio em 22 de dezembro de 2012.

Antes disso, em 6 de agosto de 2011, um acidente de helicóptero matou 20 dos soldados participantes da missão. O portal MSNBC trocou o texto da notícia sobre o acidente, negando que os soldados tenham participado da captura e morte de Bin Laden.

O jornal britânico Guardian e alguns blogs americanos noticiaram as mortes e notaram que elas aconteceram justamente com os soldados da unidade 6 dos SEAL. As Forças Armadas americanas abriram uma investigação para apurar a circunstância das mortes. Será apenas acidente ou queima de arquivo?

Informações da Uol

Foto: Reprodução Midia Recôncavo
Daniel e Fábio estavam a bordo de uma motocicleta modelo cinquentinha

A equipe do Mídia Recôncavo manteve contato na manhã deste sábado (30), com a delegacia de polícia do Município de Governador Mangabeira e foi informada que o corpo do jovem de pré-nome Fábio, que morreu em um acidente envolvendo uma motocicleta e uma carreta na noite desta sexta-feira (29), ainda não foi encontrado. De acordo com a Polícia Civil, as primeiras informações deram conta de que o corpo teria sido localizado na Pedra do Cavalo, porém foi constatado que apenas o rastro de sangue seguia até o local. Ainda segundo a Polícia, o corpo de um homem com as mesmas características foi encontrado na manhã deste sábado, em um matagal próximo a cidade de Feira de Santana, e familiares da vítima já estão a caminho do local para fazer o reconhecimento.  Informações do Mídia Recôncavo

A novela acabou. A prefeita da Cidade, Karina Silva, na manhã desta quarta-feira (27) concedeu uma entrevista coletiva aos veículos de comunicação locais, com a finalidade de falar e esclarecer assuntos relacionados ao São João de Amargosa e divulgar a Grade Oficial do São João.


Confira a Grade Oficial: 

Aviões do Forró
Maria Cecília e Rodolfo 
Humberto & Ronaldo 
Fala Mansa 
Edu e Maraial 
Cacau com Leite 
Alceu Valença 
Israel Novaes 
Dorgival Dantas 
Seu Maxixe 
Chambinho do Acordeon 

Fonte/Foto: Amargosa News.


Cristina Santos Pita | Ag. A TARDE
Jair Souza Freitas confecciona bonecos do Judas em Cachoeira

A população de Cachoeira, no Recôncavo baiano, mantém viva há mais de 60 anos a tradição religiosa da Semana Santa de queimar o Judas. O evento, que acontece no sábado de Aleluia, 30, e no domingo de Páscoa, 31, será realizado em diversos bairros da cidade histórica do recôncavo baiano. Entre eles, um que se destaca na comemoração é o bairro dos Currais Velho.

As atividades são realizadas com o apoio da prefeitura através da secretaria municipal de Cultura e Turismo. No município são oito queimas de Judas, além do Currais Velho, acontece no bairro do Caquende, e em seis localidades da zona rural.

Além da queima do Judas, a comunidade poderá se divertir, a partir das 20h de sábado, com as bandas Coração Xonado, New Gueto, Muvuca, Godi, DJ Samir Suzart e Arte Interior. Na madrugada de domingo acontece a queima de Judas com a leitura do testamento. A brincadeira seria uma maneira de os católicos se vingarem da traição de Judas contra o filho de Deus, Jesus. Antes de o boneco 'morrer' enforcado, como o traidorbíblico, tem que apanhar e ser bastante xingado.

Foto: Ramon Souza
Estrada da Zona Rural de Dom Macedo Costa

Quem trafega pelas estradas da zona rural de Dom Macedo Costa, sabe os problemas que vem enfrentando por causa dos buracos nas estradas da zona rural. Um dos principais pontos que está mais danificado é a via que liga Dom Macedo Costa as seguintes localidades: Quebra Machado, Três Cruzeiros, Boa Paz, Jacarandá e Gandu. O que vem oferecendo risco maior é uma ladeira conhecida como Ladeira da Ponte onde é constante o tráfego de ônibus escolares do município. A Prefeitura por sua vez justifica que encontraram as estradas nestas condições por falta de manutenção. Ciente da situação, o Prefeito José Fróes, através do Governo do Estado, protocolou Oficio de Solicitação na primeira semana de Janeiro/2013, para receber horas de Patrol e máquinas para recuperação das estradas vicinais. Caso o governo não atenda a solicitação a prefeitura tomará providências para melhorar as condições das estradas do município. Informações do Mídia do Recôncavo

Foto: Mídia Recôncavo

Por volta das 21h20min desta sexta-feira (29), um grave acidente envolvendo uma motocicleta modelo cinquentinha e uma carreta, tirou a vida de duas pessoas na BR 101. A colisão ocorreu próximo a entrada da cidade. As vítimas foram identificadas como Daniel Almeida Sampaio, que trabalhava como vigilante na Prefeitura da cidade e Fábio da rua 2 de Julho. De acordo com informações colhidas pela equipe de reportagem do Mídia Recôncavo, que se encontra no local, o corpo de Daniel ainda permanece no acostamento e o de Fábio foi arrastado pela carreta, cujo o rastro de sangue segue até a Pedra do Cavalo. A Polícia Rodoviária Federal está tentando localizar ocorpo de Fábio e identificar a placa da carreta, que fugiu sem prestar socorro. Informações do Mídia Recôncavo

 Obs.: Cenas fortes! Proibido para menores de 18 anos.

Um encontro realizado na sede da Secretaria Estadual do Turismo, entre o titular da pasta, Domingos Leonelli, o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, e empresários fabricantes de fumo do Recôncavo definiu o período para a oficialização do mais novo roteiro turístico da Bahia: a Rota do Charuto. O lançamento será feito durante o II Salão Baiano de Turismo, a ser realizado de 10 a 14 de abril, no Centro de Convenções, em Salvador.

A rota passa por 12 municípios do Recôncavo Baiano e inclui visitas a três fábricas: Dannemman, em São Félix; Menendez, em São Gonçalo dos Campos; e Leite Alves, em Cachoeira, além de uma “Casa de Cultura”, em Cruz das Almas, que conta com produtos produzidos por pequenos fabricantes.

Atualmente, os passeios turísticos são realizados de forma experimental por empresas de Salvador, que comercializam os roteiros do Recôncavo. O tour inclui visita às fábricas e aos seus centros culturais, onde o turista pode presenciar o processo de fabricação, conhecer a história dos charutos e conferir exposições que detalham o antigo funcionamento das indústrias.

No Sábado de Aleluia, à noite, a comunidade Muritibana realizará a  Queima do Judas, após quase dez anos de interrupção. Segundo os organizadores, a falta de apoio, fez com que a tradição fosse interrompida. Esta tradição perde-se no tempo e tem um caráter simbólico dos males e da purificação, através do fogo. Além de ser marcada expressão sátirica das pessoas locais. 

É uma festa tipicamente profana, com origem no imaginário cristão, segundo o qual Judas entregou Jesus à morte, tornando-se por isso um traidor. 

Diz à lenda que a queima do Judas, não é só o queimar de um boneco de palha, mas, também, a representação, no adro da igreja, de um trabalho artístico. Explora-se o aspecto crítico, humorístico. No final, pela meia-noite, lê-se o célebre “Testamento do Judas” que consiste em deixar uma “herança” aos jovens solteiros da cidade, onde se ridicularizam os vícios e costumes populares.

A queima do traidor de Cristo encontra-se agendada na cidade serrana para três datas diferentes, a primeira acontece neste sábado (30), há segunda manifestação será dia 06 de abril. A última apresentação será realizada no dia 13 de abril. Após vários anos, a tradição volta à tona em Muritiba, com o apoio da prefeitura local, os organizadores já preparam as edições do evento, que pretende levar muitas pessoas a praça pública. Após a queima do Judas, shows musicais irão acontecer. Informações do Mídia Recôncavo


Foto: Divulgacao/Petrobras



A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) marcou para os dias 14 e 15 de maio, no Rio de Janeiro, a 11ª rodada de licitações de 289 blocos para exploração e produção de petróleo e gás natural, autorizadas em janeiro deste ano.

Os blocos a serem licitados localizam-se em 11 bacias sedimentares nas regiões Sul, Sudeste e Nordeste, sendo 123 em terra e 166 em mar.

Segundo a ANP, a rodada busca “descentralizar geograficamente a atividade petrolífera, como forma de induzir a redução de desigualdades regionais e sociais” e “fixar empresas nacionais e estrangeiras no País”.

A oferta de áreas terrestres particularmente nas bacias do Recôncavo, Sergipe-Alagoas, Potiguar e Espírito Santo procura incentivar a participação de empresas de pequeno e médio porte. Também serão licitadas áreas em Barreirinhas, Ceará, Foz do Amazonas, Pará-Maranhão, Parnaíba, Pernambuco-Paraíba e Tucano Sul.

Foto: Agência Senado

O PSDB planeja contratar um dos estrategistas da campanha do presidente dos EUA, o democrata Barack Obama, para ajudar a candidatura do senador Aécio Neves à Presidência nas eleições de 2014. A articulação para trazer David Axelrod, ex-funcionário da Casa Branca e conselheiro político das campanhas presidenciais do mandatário americano, foi feita pelo novo marqueteiro do tucano, Renato Pereira, com auxílio do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, que tem proximidade com o ex-presidente dos EUA Bill Clinton. Informações da Folha

É costume, pelo menos a partir do século segundo, a comemoração da Sexta – feira santa. Nesse dia relembra a Igreja o dia da morte do Salvador. Santo Ambrósio (333-397) chama a sexta-feira santa de “Dia da amargura”; no tempo de Tertuliano (160-220) era chamado “Dia da Páscoa”, ou seja: passagem do Senhor pela morte. Tanto no Oriente como no Ocidente existia já o costume de não se celebrar a eucaristia nesse dia. Em alguns lugares, lá pelo século sétimo, era mesmo costume que as Igrejas ficassem fechadas o dia inteiro. Foi sempre um dia dedicado à contemplação dos sofrimentos de Jesus. Em vez da Eucaristia, neste dia celebra-se uma ação litúrgica que compreende três partes: 1. Leituras e orações; 2. Adoração da Cruz; 3. A comunhão.

Liturgia da Paixão

A primeira parte da liturgia de hoje reproduz as antigas assembléias cristãs de leitura da palavra de Deus e de orações, celebradas durante a semana. A Eucaristia era celebrada somente nos domingos. Até o ano 500 era essa a única função litúrgica da sexta-feira santa; começava à tarde, às três horas, quando terminava o jejum solene. Inicialmente havia três leituras, como também as encontramos na liturgia atual. Seguem-se as solenes orações que, como sempre eram rezadas antes do Ofertório da Missa. Depois do século VI essas orações desapareceram da liturgia, restando apenas na sexta-feira santa. Hoje em dia elas foram novamente introduzidas na liturgia e já estamos acostumados com elas: são as orações dos fiéis que rezamos na missa principalmente dos domingos.

Os governos federal e da Bahia e representantes da indústria no estado promovem, na quarta (3) e quinta-feira (4), em Salvador, o workshop regional do Plano de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais para o setor de Petróleo, Gás e Naval, com foco no polo de Maragogipe-São Roque. O evento vai reunir representantes de diversas instâncias ligadas ao projeto na região, com o objetivo de fortalecer parcerias e debater ações estratégicas para a operacionalização das atividades em todas as suas esferas de governança.  A programação do workshop regional inclui uma visita ao Estaleiro Enseada da Paraguaçu, em Maragogipe. Entre os participantes do evento estão representantes da Área de Energia da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Petrobras, MDIC, BNDES, Ministério de Minas e Energia (MME), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, SICM e Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

 

Bahia Notícias

Foto: Rogério Rocha/Brumado Notícias

O ex-prefeito do município de Lagoa Real, José Luciano de Oliveira Rocha, morreu na madrugada desta quinta-feira (28) vítima de infarto fulminante. Ele atuou de 1993 a 1996. Luciano também foi vereador nos anos de 1990 a 1992 e secretário municipal em 2012. Atualmente, ocupava a pasta de secretário municipal de Recursos Hídricos. O atual gestor da cidade, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), conhecido como Zezinho, decretou feriado e luto oficial por três dias pela morte do aliado político. Informações do site Brumado Notícias.

Foto: Ueviton Santana - Cruz na Tela



Foi preso por policiais Civis da 5ª delegacia do bairro Periperi em Salvador, Leandro de Jesus Nascimento, 27 anos, vulgo “Léo preto”, morador do bairro Adelaide Menezes em  Sapéaçu. De acordo com o investigador Janio Pinheiro, da delegacia do município, apartir do momento em que tomou conhecimento do paradeiro de (Léo Preto), que é apontado como traficante periculoso, começou a buscar informações e de imediato entrou em contato com os policiais da Capital baiana informando as características do foragido. 

 Ainda de acordo com o investigador, trata-se de um individuo muito perigoso e inclusive, existe uma prisão preventiva em seu desfavor, o que o levou a fugir da cidade. Ele é suspeito de ter matado a tiros, um homem conhecido por (Junior Preto) em 2012 e também de ter assassinado, (Binho de Rosa), fato ocorrido na fazenda Touro  no mesmo ano. A prisão acorreu na manhã desta quarta-feira (27) em uma operação comandada pelo delegado Borba, juntamente com o Policial Civil, Junior Muniz e outros. O acusado será transferido para o complexo policial de Sapeaçu e ficará a disposição da justiça. Informações do Cruz na Tela


O comandante do 5º Pelotão da 24ª Companhia Independente de Policia Militar (CIPM), em Capim Grosso, no centro norte baiano, tenente Marcos José de Souza, foi morto a tiros no final da tarde desta quinta-feira (28). De acordo com a polícia, o PM, que estava de folga, foi alvejado com vários tiros ao descer do seu carro em um posto de combustíveis da cidade localizado no Km 2 da BR-407. De acordo com o Bahia Notícias, dois homens em duas motos efetuaram os disparos. De acordo com a assessoria da PM, diligências são realizadas na tentativa de localizar e prender os autores do crime. Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O tenente tinha 44 anos de idade e 23 anos na corporação.

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo
Um dos veículos envolvidos no acidente segue para Conceição do Almeida

No início da noite desta quinta-feira (28), dois veículos colidiram na BR 101, próximo a entrada no município de Cruz das Almas. Os motoristas alegaram que o acidente ocorreu devido à intensidade do transito com o feriadão da Semana Santa. O veículo Gol de placa JQZ-6913, licença de Salvador, colidiu no fundo do Gol de Placa TYE-1728, licença de Camaçari. A Polícia Rodoviária Federal registrou a ocorrência e após constatar que não houve vítimas, liberou os veículos. Informações do Mídia Recôncavo



O vereador petista Manoel da Paixão de Jesus Santos, 46 anos, da cidade de Nazaré das Farinhas, no recôncavo baiano, acusa policiais militares de agressão. De acordo com o edil, o mesmo encontrava-se na localidade de Ilha das Cobras, quando foi abordado pelos PMs. Manoel, afirmou em entrevista a Andaia Fm,  que chegou  a se identificar como vereador do município, mas foi destratado pelo Tenente, comandante da guarnição,  que segundo o edil, afirmou não querer saber a identidade do abordado.  Manoel destacou que foi agredido pelos policiais durante a revista, sendo que ele se encontrava com a família, no momento da ação. “Eles deram chutes nas minhas pernas. Ainda estão doloridas. Acredito que tudo isso por ser negro e morar em um bairro periférico da cidade. Cheguei a chorar, diante da humilhação e racismo sofrido, na frente de meus filhos e esposas.” O advogado de Manoel relatou que irá até última instancia da Justiça. Mas os culpados irão ser responsabilizados pelos seus atos. Manoel destacou que além das agressões físicas, as verbais também ocorreram. Antes de ser eleito no último pleito, Manoel trabalhava como vigilante.  Informações do Mídia Recôncavo

Romário diz que del Nero é chefe do "cartel"

Numa tarde agitada na Câmara, o deputado federal Romário de Souza Faria (PSB-RJ) recebeu na terça-feira a reportagem do Estado em meio a três reuniões, telefonemas de outros parlamentares, recados de seus assessores e muita correria, literalmente. Toda vez que cruzava alguma área pública do Congresso, Romário acelerava o passo e deixava todos para trás. É uma estratégia para fugir das fotos com fãs, o que ele não evita se for abordado. Numa conversa que se estendeu pelos Anexos II e IV do Congresso, pelos corredores de acesso ao plenário e ainda em seu gabinete, Romário fez duras críticas à cúpula da CBF e chamou o vice-presidente da entidade, Marco Polo del Nero, de chefe do "cartel" da entidade. Também acusou os dirigentes da confederação de superfaturamento na compra de terreno para a nova sede da CBF. Ele parecia seguro e tranquilo, apesar do assédio de todos os lados, e demonstrou intimidade com seu papel político. Em relação às críticas de Romário aos dirigentes, a assessoria de imprensa da CBF disse que só se manifestaria mais efetivamente ao tomar conhecimento de todo o teor da entrevista.


Estadão

Foto: Adair Soares - Midia Recôncavo

Duas pessoas ficaram feridas e um cavalo morreu, por volta das 4h40, desta quinta-feira (28), depois que o veículo Prisma atropelou o animal na BR101, proximidades do trevo de acesso a Muritiba. O condutor do veículo, Valter Queiroz Brito, 34, residente em Sapeaçu, foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192) e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (24h), de Cruz das Almas, onde deu entrada com corte na cabeça e pancadas pelo corpo. Já o passageiro de prenome Cláudio, sofreu um corte na cabeça e escoriações pelo corpo, sendo transferido para o Hospital Regional de Santo Antônio. Não há informações sobre seu estado de saúde. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o animal estava na pista e o motorista do Prisma não conseguiu desviar a tempo. Familiares das vítimas relatam que no mesmo local onde aconteceu o acidente, outros três cavalos pastavam livremente as margens da rodovia. Informações do Forte na Notícia

Confira as fotos exclusivas do Mídia Recôncavo:

 

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é candidato a ocupar a cadeira de número 36 da Academia Brasileira de Letras, que ficou vaga em virtude do falecimento do jornalista João de Scantimburgo, ocorrido na última sexta-feira (22).

A formalização da candidatura foi feita na tarde desta quarta-feira, após a sessão da saudade em homenagem a Scantimburgo, que se encerrou por volta das 17 horas. O acadêmico Celso Lafer trouxe de São Paulo a carta formalizando a candidatura de FHC.

O secretário geral da academia, Geraldo Holanda Cavalcanti, no exercício da presidência da ABL, determinou à secretaria que considere oficialmente inscrito ex-presidente.

Correio

De acordo com informações colhidas pelo Mídia Recôncavo, uma ambulância da cidade de Santo Amaro da Purificação, conduzia no início da semana um paciente para o Hospital Geral do Estado, mas antes de chegar ao destino, foi detida por policiais no posto da Polícia Federal no município de Simões Filho. De acordo com a denúncia realizada ao Portal, o veículo foi escoltado por uma viatura da PRF até a capital. Sendo que ao deixar o paciente na unidade hospitalar, o motorista da ambulância foi obrigado a retornar a Simões Filho, onde o carro encontra-se apreendido. De acordo com as informações, os documentos estariam atrasados e o veículo sem condições adequadas para o uso. Informações do Mídia Recôncavo

Enquanto a organização do São João desmente as atrações que vazaram na internet na última semana, a imprensa continua divulgando a grade da maior festa de Amargosa, o São João da Cidade Jardim.

Depois da divulgação da presença do cantor Dorgival Dantas, agora o Amargosa News revela o nome da segunda banda que irá se apresentar no São João de Amargosa. Trata-se da banda Cacau com Leite que se apresentará no terceiro dia de festa, dia 21 de junho (sexta-feira).



A Caixa Econômica Federal abre nesta quinta-feira (28) as inscrições do concurso público para 72 vagas e formação de cadastro de reserva para os cargos de médico do trabalho e engenheiro - área civil. O médico do trabalho atuará em programas de medicina e segurança no trabalho e prevenção e assistência à saúde, visando a preservar a saúde e a integridade física e mental dos empregados. O salário é de R$ 4.158. O candidato deve ter curso de graduação em medicina e registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), e certificado de conclusão de curso de especialização em medicina do trabalho, ambos registrados até a data de admissão. A jornada de trabalho é de 4 horas diárias, caracterizando 20 horas semanais.

O engenheiro civil atuará como agente promotor do desenvolvimento do ambiente em suas diversas dimensões, de forma a contribuir para a garantia da viabilidade econômica e social dos projetos da Caixa e propiciar melhoria da qualidade de vida da população brasileira. O salário é de R$ 8.315. O candidato deve ter curso de graduação de nível superior, bacharelado, em engenharia civil e registro no respectivo conselho de classe. A jornada de trabalho é de 8 horas diárias, caracterizando 40 horas semanais.

Cruz das Almas recebe neste final de semana o Festival Recôncavo Rock Pop, que vai contar com shows apenas de bandas baianas. No sábado, 30, se apresentam Blefe, Infusa, The Gins! e Os Filhos de Seu Rock; enquanto no domingo, 31, é a vez de a cidade receber as bandas Cascadura, Mang Mama e Nove Meia Nove. O festival acontece na Praça Multiuso da cidade, famosa no estado por suas festas no período junino.




deputado Marco Feliciano (PSC-SP) chegou na tarde desta quarta-feira (27) para presidir pela terceira vez a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara. Mais uma vez, encontrou o plenário tomado por manifestantes. Ele chegou a pedir a prisão de um manifestante que o chamou de "racista". "Mantenham a calma. Eu não vou ceder à pressão. Vocês vão ficar sem voz de tanto gritar", disse aos manifestantes que gritavam e apitavam. A comissão chegou a restringir o acesso ao plenário para evitar tumulto, mas não adiantou e a sessão teve que ser transferida para uma sala maior. A Polícia Legislativa foi orientada a recolher os apitos dos manifestantes. Um manifestante chamou o deputado de "racista" e Feliciano pediu para que a Polícia Legislativa o retirasse do plenário. "Aquele senhor de barba vai sair preso daqui porque me chamou de racista", disse o deputado, citando o Código Penal.

"Sou negro, pobre e gay, por isso que me prenderam", disse Marcelo Régis Pereira, que se identificou apenas como manifestante. Pereira, no entanto, não foi preso -- foi levado pela Polícia Legislativa para um local reservado na Câmara.

Entrevistas
Aniversário da Cidade: Ex-prefeito Antonio Pimentel faz avaliação sobre o cenário político e revela propostas para Governador Mangabeira
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.