Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Domingo , 20 de Setembro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Imagem: Reprodução / Reuters / Science@NASA

A sonda New Horizons, da Nasa, que passou nove anos em viagem para estudar Plutão e o Cinturão de Kuiper, começou a mandar dados sobre suas condições neste final de semana. O aparelho estava em estado de hibernação para suportar a distância de 4,8 bilhões de km entre a Terra e o planeta anão. De acordo com o G1, a observação científica de Plutão, suas muitas luas e outros corpos no quintal congelado do Sistema Solar começam em 15 de janeiro. O Cinturão de Kuiper é a última região inexplorada do sistema. "É difícil subestimar a evolução que está acontecendo em nossa visão da arquitetura e do conteúdo de nosso Sistema Solar como resultado da descoberta do Cinturão de Kuiper", disse o cientista Alan Stern, líder da pesquisa. A sonda deve fazer sua maior aproximação de Plutão em 14 de julho.

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Documentos apreendidos pela Operação Lava Jato dão conta de que o senador Aécio Neves (PSDB-MG) teria sido pressionado pela Construtora Norberto Odebrecht para esvaziar a CPI da Petrobras. De acordo com a Folha de S. Paulo, os papéis estavam em um escritório da UTC Participações, em São Paulo, e também dizem que teria "escalado" dois colegas, Álvaro Dias (PR) e Mario Couto (PA), para "fazer circo" na comissão. Ainda segundo as anotações apreendidas pela PF, a CPI não parecia ser um desafio sério para as empreiteiras, porque os políticos não queriam apurar nada, apenas “gerar noticiário”. O manuscrito diz que a "CPI no Senado está esvaziada (apuração). Problema maior será no Judiciário". Procurada pela reportagem, a assessoria do senador negou que ele tenha conversado ou sido procurado pela Odebrecht. "Os nomes que representam o PSDB na CPI, como previsto pelo regimento, foram indicados pelo líder do partido no Senado, senador Aloysio Nunes, e são dois dos mais combativos senadores do partido", disse a assessoria.

Arquivo Pessoal

Após sair de casa no domingo (7) para fazer prova de um concurso, uma jovem identificada como Beatriz de Jesus da Silva, 20 anos, desapareceu em Mata de São João, na Região Metropolitana de Salvador. De acordo o portal G1 Bahia, a mãe da garota, Patrícia de Jesus, informou que a Beatriz – que é filha única e mora com ela, era “caseira” e não se envolvia em conflitos. "Ela não tem namorado, não usa drogas, não gosta de beber, não é de festas. É uma menina caseira. Não sei mais o que fazer porque ela é minha filha única e eu ligo para os números dela e o celular já está desligado. Não sei mais o que eu faço", relata. A moça saiu de casa às 8h25 com R$ 4, o celular e uma caneta e se dirigiu ao Colégio Monsenhor Barbosa, onde faria a avaliação. Ela ligou para a mãe para avisar que havia chegado. A mãe suspeitou que ela deveria ter ido para o Colégio Rosa Vieira, que fica a uma distância maior de sua casa. Conforme a lista de presença dos candidatos, Beatriz não fez a prova nessa escola. “As listas do Colégio Monsenhor Barbosa, aqui perto de casa, já foram levadas pela empresa que organizou o concurso e por isso a polícia ainda não conferiu se tem o registro de que ela fez a prova lá", conta. Com a demora da filha, Patrícia ligou várias vezes para o celular da jovem, que já estava desligado. Mesmo sem 24 horas de seu desaparecimento, a polícia registrou o caso, mas pediu a sua mãe que prosseguisse as buscas. "Toda a população está me ajudando. Todos saíram de suas casas para procurar ela. Já fui em Dias D'Ávila e Camaçari, procurei nos hospitais e nada”, afirmou Patrícia, que acrescentou que, de acordo com a polícia, o celular de Beatriz deverá ser rastreado nesta terça-feira (9).

A CEADEB - Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado da Bahia, acaba de anunciar a compra da Rádio Vox AM. O anúncio foi feito pelo Pr. Hesron Gonçalves, membro da CEADEB, na noite desta segunda-feira (09).

"A CEADEB comprou a Rádio VOX AM1600, sediada no município de Muritiba e a meta da convenção é adquirir também uma emissora de TV", disse o pastor durante a última Santa Ceia realizada no templo sede da Assembleia de Deus em Cruz das Almas.

Presidida atualmente pelo Pastor Valdomiro Pereira da Silva, a convenção estadual foi fundada há setenta e quatro anos, desde 27 de abril de 1936, ocasião em que a mesma foi instituída como pessoa jurídica de direito privado, de caráter religioso, social, educacional e sem fins lucrativos.

Fundada em 1º de maio de 1964, com uma potência inicial de 250w, a Rádio VOX surgiu de uma ousada iniciativa do Sr. Gileno Amado Dias (já falecido). Gileno marcou época ao projetar aquela que mais tarde se tornaria a terceira mais antiga emissora de rádio do Estado da Bahia.

A emissora ainda teve como proprietário o Sr. Ezequiel Vasconcelos, que logo em seguida passou a direção da emissora para a Santa Casa de Misericórdia de São Félix, que por sua vez,  vendeu ao empresário Jorge Ômega, que conseguiu maior visibilidade a emissora ao fazer grandes investimentos em todas as áreas da rádio muritibana.

De acordo com o Pr. Hesron, que é pastor presidente da Assembleia de Deus em Cruz das Almas, a Rádio Vox iniciará a sua programação evangélica a qualquer momento. Informações da Agência Novas Notícias

Cobra de 5 metros atraiu curiosos em Itacaré

Populares e policiais militares capturaram uma cobra sucuri de, aproximadamente, 5 metros hoje pela manhã na Coroinha, em Itacaré. A descoberta do animal na praia atraiu centenas de curiosos. Foi preciso reforço para a captura e encaminhamento para a colônia de pescadores do município, segundo  o site Itacaré Notícias.


Cobra é carregada por populares em Itacaré (Foto Joel Longo).

Foto: Portal Bahia News / Jefferson Oliveira / Leandro Alves

Homens fortemente armados explodiram, na madrugada deste sábado (22), dois terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal, localizados no estacionamento do Boulevard Shopping, em Feira de Santana. De acordo com seguranças do shopping, o estabelecimento estava fechado no momento da explosão, portanto não houve controle de passagem do veículo utilizado na ação. A polícia informou que os suspeitos, que estavam encapuzados, utilizaram um carro do modelo Spin, que foi abandonado após a fuga. Dentro do veículo, a polícia encontrou um bilhete de pedágio que indicava passagem por Simões Filho por volta de 2h da madrugada. A placa do carro era clonada. Até o momento, não há maiores informações sobre os criminosos ou sobre a quantia levada. O Boulevard Shopping esclareceu, em nota, "que mantém um sistema de segurança preventiva e vigilância formado por câmeras de segurança e por profissionais que cobrem toda a extensão do empreendimento". O centro comercial afirmou que não houve nenhum ferido e que irá colaborar com o trabalho da polícia para solucionar o caso. Informações Bahia Notícias

Foto: Divulgacão/Polícia Federal

O Ministério Público Federal no Ceará vai realizar uma perícia no celular de um dos candidatos que supostamente recebeu, antes da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema da redação por mensagem. Na última sexta-feira (21), o MPF reuniu-se com procuradores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na quarta-feira (19), a procuradora da República Nilce Rodrigues enviou um ofício requisitando as providências tomadas pela autarquia para apurar a suposta violação. A assessoria do órgão informou que o Inep apresentou, por ofício e também presencialmente, toda a logística de segurança envolvida na elaboração e aplicação do exame. O MPF aguarda o resultado da perícia no aparelho celular e das investigações para decidir os próximos passos. Em entrevista coletiva na semana passada, o presidente do Inep, Francisco Soares descartou a possibilidade do Enem 2014 ser cancelado. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 deste mês. Mais de 6,2 milhões de candidatos participaram do exame em mais de 1,7 mil cidades em todo o país. Informações Metro1

Foto: Reprodução

Um padre foi preso junto a outras duas pessoas na Paróquia São Judas Tadeu, no município de Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, pela posse de 200 kg de maconha e um revólver calibre 38, escondido entre as imagens no altar da igreja. Os nomes dos suspeitos e outros detalhes da prisão não foram divulgados pela Polícia Civil, que ainda investiga os envolvidos. De acordo com moradores da região, celebrações rotineiras não eram realizadas há algum tempo na igreja, que estava fechada nesta sexta-feira (21). Investigações da polícia apontam que o padre seria o líder do esquema de tráfico de drogas e teria um relacionamento com um homem, também preso. Por meio de comunicado, a Arquidiocese de Olinda e Recife afirmou que o religioso Mário Roberto Gomes não faz parte do clero da Igreja Católica e que a Arquidiocese não administra nenhuma paróquia com o nome de São Judas Tadeu na cidade. A única igreja católica é a de Nossa Senhora Rainha da Paz. Informações Bahia Notícias

Foto: Reprodução/Acorda Cidade

Uma mulher de 54 anos morreu na última sexta-feira (21) ao cair no fosso do elevador do edifício de 14 andares onde trabalhava, em Feira de Santana, município a 109 km de Salvador. Segundo informações do site Acorda Cidade, Ana Lúcia dos Anjos Souza, que era secretária de uma clínica do edifício, retornava do horário de almoço com uma colega quando o equipamento teve uma falha e parou entre o 5º e o 6º andar, ficando desnivelado. Na tentativa de socorrer as vítimas, funcionários do prédio conseguiram tirar a colega que acompanhava Ana Lúcia, mas a secretária tentou sair por conta própria e caiu no fosso. Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros chegaram ao local para prestar socorro, mas Ana Lúcia já havia morrido vítima de afundamento de crânio. Informações Metro1

Foto: Divulgação / Daniel Lira

Em homenagem ao mês da consciência negra, um debate discutirá o “Empoderamento das Mulheres Negras” a partir das 19h desta quarta-feira (19) no salão nobre do Instituto Central de Educação Isaías Alves (ICEIA), na Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento é realizado pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), da área de Sociologia, e contará com a participação do Instituto Odara, representado por Márcia Nascimento, da arquiteta Rosenilda Sousa, da Diretoria de Projetos da Superintendência de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado (SEDUR) e a estilista eidealizadora da NEGRIF, Madalena Bispo, responsável pela criação de uma moda afrobrasileira voltada ao público adulto e infanto-juvenil. Na ocasião, serão discutidos temas como valorização da beleza negra, ideologia do branqueamento, racismo, emancipação das mulheres, sexismo, violência e opressão e terá um momento de discussão com a participação do público. Informações Bahia Notícias

Na noite desta terça-feira, 18, o prefeito Roque Isquem, do município de Muritiba, no Recôncavo baiano, conseguiu mais uma vitória em sua carreira política. O gestor conseguiu articular o sucesso do seu candidato, Clementino Pereira Fraga Filho, conhecido como Keleu, (PP), que venceu a disputa pela presidência da Câmara por 6 votos a 5. O principal desafio do gestor, foi enfrentar a infidelidade do vereador Uélito Cerqueira dos Anjos, conhecido por Zé Bim, que faz parte do seu partido PDT. Zè Bim se lançou candidato à presidente, mesmo sabendo que não teria o apoio do prefeito e acabou sendo derrotado.

Esse ano, Roque Isquem conseguiu um fato inédito no município, fazer de todos os seus candidatos os mais votados e de maneira esmagadora. O feito chamou a atenção de políticos da região, que se uniram com o ex-prefeito Epifânio Marques Sampaio, o Babão, para tentar impedir mais uma vitória do pedetista. Deram-se mal.

Lutando contra as adversidades, Isquem demonstrou muita serenidade, habilidade e maturidade política. Reuniu com alguns aliados e vereadores e foi à luta. Com o resultado, Roque cravou seu nome na história, como um dos maiores articuladores políticos do Recôncavo baiano.


Robson, Beto, Roque Isquem, Zé Baiaco, Gonzaga, Keleu e Jó

O candidato de Roque Isquem, Keléu, contou com o seu próprio voto, dos vereadores Jó, Zé Baiaco, Gonzaga, Beto e Robson. Já Zé Bim, teve seu voto e dos vereadores Zé Carlos, Ule, Pastor Marcos e Valmir Simões. Um fato que chamou a atenção foi o discurso do vereador Zé Carlos, que afirmou que seu voto para Zé Bim, que pertence ao partido de Roque Isquem, foi uma orientação do seu grupo político, liderado pelo ex-prefeito Babão.

Ainda durante o momento da votação, Roque Isquem entrou na Câmara, o que causou um alvoroço geral, sendo aplaudido de pé pelos presentes. Com mais essa vitória, Isquem retorna o foco para sua gestão, que também é destaque a região. No início do ano, o gestor foi considerado o segundo melhor prefeito da Bahia, ficando entre os 100 melhores do Brasil. “Todo dia 12 entregamos uma obra ou equipamentos para a nossa comunidade. E posso garantir que faremos isso até dezembro de 2016.” Comemora.

O presidente da Câmara de Lauro de Freitas, vereador Gilmar Alves de Oliveira, foi punido nesta terça-feira (18) pelo Tribunal de Contas dos Municípios por praticar irregularidades em procedimento licitatório para a locação de veículos, no valor global de R$ 67.950,00, no exercício de 2013. A denúncia foi formulada pela vereadora Milena Macedo Silva. De acordo com conselheiro Fernando Vita, relator do processo, foi comprovada a inexistência da definição de preço, data da assinatura, período de vigência e dotação orçamentária. Ao gestor, foi aplicada uma multa de R$ 5 mil e, em razão de não ter sido demonstrada a existência de desvios ou o não recebimento do serviço contratado, deixou-se de determinar o ressarcimento do montante despendido com a locação dos veículos. Cabe recurso da decisão. Informações Bocão News

Foto: Divulgação

O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) foi absolvido por unanimidade pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da acusação de dano contra o patrimônio público referente à ocupação realizada pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) à sede do Incra em Salvador, em 2001, que tinha o parlamentar entre os líderes. A decisão foi baseada na inexistência de provas de que o petista tinha relação direta frente aos atos de depredação do prédio do Incra, que para o STF, tem materialidade demonstrada nos laudos periciais, mas “a autoria, por outro lado, mostra-se comprometida”. “Embora se possa concluir que o réu cumpria papel de liderança, não há indicação segura de que tenha sido ele o autor dos danos ou que tenha dado ordem e incentivado a conduta danosa”, afirmou o ministro Teori Zavascki, relator da ação. O parecer de Zavascki foi seguido pelos outros membros da segunda turma: os ministros Celso de Mello, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Cármen Lúcia. “Essa não é uma vitória de Valmir, mas dos movimentos sociais. Condenar Valmir seria condenar a luta dos movimentos. E, portanto, a decisão unânime do STF é uma prova inconteste da legitimidade da luta popular”, avalia Márcio Matos, integrante da direção nacional do MST. Assunção apontou o esforço de seu advogado, Aton Fon Filho, como determinante para sua absolvição. “O empenho da defesa neste caso foi o diferencial para esta decisão do STF, além de não ter provas contra mim, o advogado defendeu os movimentos sociais e sua postura diante da luta pela terra”, disse o deputado. Informações Bahia Notícias

Foto: Reprodução / AFP

Um japonês de 24 anos foi detido em Saitama, Centro do Japão, por fingir que estava infectado com o vírus ebola. O homem chegou a chamar uma ambulância para um resgate. Segundo a polícia local, Haruki Shimizu foi acusado de obstrução fraudulenta, porque a ligação que fez levou seis funcionários do centro de saúde de Sakado a se equiparem com roupa de proteção e se deslocarem até a área onde disse que vivia. O “trote” manteve a prefeitura de Saitama e um hospital local em estado de alerta até a noite de quarta-feira (12), acrescentaram fontes policiais. O caso ocorreu na terça-feira (11). Ele alegou que tinha voltado de uma viagem internacional no dia anterior e que estava com 38 graus de febre. Ainda de acordo com a polícia, Shimizu acrescentou que a “infecção” poderia ter “sido na Libéria”. Ao se defender, Haruki Shimizu negou ter feito a ligação e disse que foi um conhecido que a realizou. Segundo último levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), o ebola já ocasionou a morte de mais de 5 mil pessoas, com mais de 14 mil casos confirmados em oito países.  Informações Agência Brasil

Foto: Reprodução

O vereador de Teixeira de Freitas Gilberto do PT revelou, em discurso na Câmara Municipal nesta quarta-feira (12), um contrato firmado entre a Casa e um restaurante da cidade para fornecimento de cartuchos de impressoras. Ele conseguiu a informação após solicitar a descrição dos gastos da Câmara. A empresa Waggi Restaurantes Ltda. foi contratada pelo valor de R$ 7,5 mil. O vereador também questionou a suposta contratação de uma empresa com endereço residencial, para treinar funcionários da Câmara, no valor de R$ 43.250. Em outro contrato, uma empresa de produtos alimentícios fornece material de limpeza, com custo de R$ 67,3 mil. Em resposta, o presidente da Câmara disse que tem feito uma gestão transparente e digna e alega que Gilberto cometeu uma injustiça. Segundo ele, o restaurante citado seria o mesmo que entrega refeições aos vigilantes da Casa, e que tem, no mesmo CNPJ, uma subcategoria de objeto da empresa para trabalhar com fornecimento e recargas de cartuchos. Informações do SulBahia News.

Imagem Ilustrativa

Por volta das 21:20h, da noite desta terça-feira, 11, o vereador José dos Santos Sampaio, conhecido como Zé Baiaco, teve seu veículo, um Fiat Uno verde, de placa JQD-8565, tomado de assalto no povoado do Beija Flor, distrito de São José, zona rural de Muritiba. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, Baiaco informou que foi abordado por dois elementos que estavam em um Ford Fiesta de cor branca. "Eles fizeram uma ultrapassagem e começaram andar bem devagar em minha frente, fiquei um pouco desconfiado, mas segui minha viagem. Eles pararam o carro e anunciaram o assalto, levando meu carro, dinheiro e todos os meus pertences.". A Polícia Cilvil investiga o caso.

Foto: Reprodução

A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho absolveu o Município de Cruzeiro do Sul (RS) do pagamento do adicional de insalubridade a uma agente comunitária de saúde. De acordo com o relator, ministro Alexandre Agra Belmonte, as atividades desenvolvidas em atendimento residencial são eventuais, diferentemente do que acontece em hospitais, ambulatórios e enfermarias, onde o contato com pacientes e com material infectocontagiante é permanente.

O direito ao adicional foi reconhecido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS), que entendia que, como agente de saúde, a trabalhadora tinha contato com pessoas portadoras de doenças infectocontagiosas nas visitas às casas de pacientes e postos de saúde, "expondo sua própria saúde em risco potencial de adquirir doenças". O TRT destacou que a perícia técnica constatou trabalho insalubre em grau médio.

TST

Mas no TST, o ministro Agra Belmonte citou vários precedentes do TST com julgamento contrários. Segundo o relator, apesar da existência de laudo pericial constatando a situação de insalubridade, não existia, no caso, contato permanente com material infectocontagioso, "razão pela qual não se insere na NR-15 da Portaria nº 3.214/78 do Ministério da Saúde".

Segundo Belmonte, a decisão do Regional contrariou a Súmula nº 448 do TST, que diz que é insuficiente a constatação da insalubridade por meio de laudo pericial para que o empregado tenha direito ao respectivo adicional. De acordo com a norma, a atividade insalubre deve estar classificada em relação oficial elaborada pelo Ministério do Trabalho. Na votação da Terceira Turma, ficou vencido o ministro Maurício Godinho Delgado. Informações do Governet

Na manhã dessa segunda-feira, 10, familiares e amigos do senhor Teobaldo Coelho de Jesus, conhecido como “Uba”, procuraram a reportagem do Mídia Recôncavo para informar sobre o seu desaparecimento desde o último dia 31 de outubro. De acordo com as informações, o pedreiro de 72 anos, viajou para visitar uma conhecida na cidade de Jequié, e já teria voltado para a cidade de Governador Mangabeira, onde reside, mas até o momento não chegou em sua residência, no bairro do Portão.

Preocupados, eles pedem para compartilhar a reportagem nas redes sociais e qualquer informação entrar em contato através do telefone 75 – 8165-5243 ou enviar e-mail para midiareconcavo@hotmail.com.

Foto: Reprodução

O agricultor, Edilson Bispo Sousa, 45 anos, morreu envenenado por uma cobra, no sábado (8), na região da Limeira, município de Vitória da Conquista. O homem estava em um bar no povoado, quando apareceu uma cobra coral. Embriagado, Edilson resolveu matar o animal esmurrando. O homem foi picado na mão e revidou com uma mordida na cabeça da cobra. Retornou para a casa e logo após voltou para o bar. Sentou-se próximo a porta do local e morreu em seguida. Moradores do povoado estão chocados com o caso.

Foto: Reprodução

A Receita Federal libera nesta segunda-feira (10), às 9h, a consulta ao penúltimo lote regular da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2014, que contempla 2.146.926 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,3 bilhões. No lote, foram incluídos também contribuintes liberados da malha fina das declarações entre os anos 2008 e 2013. O crédito bancário será realizado no dia 17 de novembro, como antecipou ontem (6) a Agência Brasil, totalizando o valor de R$ 2,4 bilhões. Desse montante, R$ 84.723.702,42 referem-se aos contribuintes atendidos pelo Estatuto do Idoso e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O CPF dos beneficiados será disponibilizado na página da Receita na internet. A consulta também poderá ser feita pelo telefone 146 ou por meio de tablets e smartphones com os sistemas iOS (Apple) ou Android. Depois desse lote, o contribuinte que espera a liberação da restituição terá a última chance em dezembro.

Sheila Marsh, de 77 anos, estava no estágio final de um câncer e tinha um último desejo: despedir-se de seus dois cavalos. Isso parecia ser difícil de ser realizado, já que ela estava internada no hospital e não podia sair de lá - o ambiente de um hospital não é o mais adequado para animais. No entanto, o Royal Albert Edward Infirmary, em Wigan, no norte de Inglaterra, concedeu uma autorização especial para que os animais pudessem ser levados até o lado de fora do edifício, e Marsh foi levada até seu encontro. Marsh faleceu pouco depois de dizer adeus aos animais. "Ela chamou gentilmente por um dos cavalos, e ele foi até ela e abaixou sua cabeça carinhosamente e encostou em seu rosto", disse a enfermeira Gail Taylor.

Marsh trabalhava em uma pista de corrida de cavalos e tinha seus animais da espécie. "Foi algo muito importante para minha mãe. Ela era uma das pessoas mais batalhadoras que você poderia conhecer e faria qualquer coisa por alguém", disse sua filha, Tina. Pauline Law, diretora da enfermaria, disse que estar envolvida no episódio foi um privilégio. "Foi incrível poder dar esse apoio em um momento tão crucial", afirmou. "É totalmente correto fazer de tudo para que nossos pacientes tenham cuidados personalizados, dignos e com compaixão. Sempre buscaremos fazer isso." Informações da BBC

Foto: Reprodução/Iconosquare

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 65 candidatos foram eliminados por uso indevido de celulares, segundo informações divulgadas na noite deste sábado (8) pelo Ministério da Educação (MEC). No ano passado, 47 inscritos foram excluídos da avaliação. No comunicado, o ministro da Educação, Eduardo Paim, lamentou profundamente a morte da candidata Edivania Florinda de Assis, 32, em Olinda (PE), que segundo laudo do Instituto Médico-Legal (IML) faleceu de edema agudo pulmonar após passar mal minutos depois de ter entrado no Colégio Santa Emília, onde faria o exame. Neste domingo (9), os participantes responderão as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação, e matemática e suas tecnologias, no tempo máximo de 5 horas e 30 minutos. Os portões serão abertos às 11h e serão fechados às 12h, (horário da Bahia, que valerá para todo o país). O concorrente deve estar documento de identificação original com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta esferográfica preta em material transparente. A nota do Enem é utilizada para o ingresso em instituições federais de ensino superior,  além de permitir acesso ao Programa Universidade para Todos (ProUni), ao Financiamento Estudantil (Fies), ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e ao Ciência sem Fronteiras

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

O Ministério da Saúde, por meio das secretarias estaduais e municipais, tenta identificar as meninas de 11 a 13 anos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV). Dados da pasta indicam baixa adesão neste segundo momento da cobertura vacinal. No primeiro mês de aplicação da segunda dose, 914 mil adolescentes foram imunizadas. O número representa 18,4% do público-alvo, formado por 4,9 milhões de meninas de 11 a 13 anos. A vacinação da segunda dose começou no dia 1º de setembro. O último balanço do governo mostra que, desde 10 de março, quando a imunização passou a ser ofertada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), 4,5 milhões de meninas receberam a primeira dose da vacina, o que representa 92,6% do público-alvo. O SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os últimos dois subtipos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. Cada adolescente deve tomar três doses da vacina para completar a proteção: a segunda, seis meses após a primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. As informações são da Agência Brasil.

Foto: Tatiana Azeviche/Setur
Festa D'Ajuda em Cachoeira

Cidade que respira história e cultura, o município de Cachoeira, um dos principais destinos do turismo religioso da Bahia, realiza a Festa D’Ajuda a partir de domingo (9). O evento, que acontece há mais de 400 anos, atrai devotos católicos, principalmente do Recôncavo, até o dia 25 próximo. 

Unindo o sagrado e o profano, com tríduo, procissão, missa, fanfarras, terno e samba de roda, a programação será aberta com o Bando Anunciador, às 10h, com um desfile na Praça Maciel, seguido de charangas e caminhões alegóricos. Após uma pausa, a festa é retomada na madrugada do dia 15, com o Terno do Silêncio, que, ao contrário do nome, desfila ao som das fanfarras, acompanhado pelo público, numa alegre algazarra. 

O ponto alto é no dia 23, quando a festa chega a reunir cerca de 15 mil visitantes. Nesse dia, no Largo D’Ajuda, acontecem shows de grupos de samba de roda da cidade e apresentação do Terno da Alvorada. A criatividade dos participantes na hora de montar as fantasias - como homens travestidos, ‘cabeçorras’ e pierrôs -, é o que mais chama a atenção dos visitantes. 

Ocupação 

Uma das figuras mais aguardadas é o mandu, personagem que se apresenta com uma vestimenta formada por um cabo de vassoura atravessado nas costas, um paletó velho, um lençol amarrado da cintura à cabeça, além de anáguas e uma peneira. De acordo com o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, José Luiz Bernardo, a rede hoteleira da cidade, que conta, em média, com 750 leitos, atinge, 90% de ocupação nesse período. 

 

Foto: Mídia Recôncavo

Por volta das 13h desta sexta-feira, 07, a Polícia Civil de Muritiba prendeu Adeilson Santos Conceição, 24, conhecido por “Júnior de Menor”, residente em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, a polícia informou que Júnior foi preso logo após assaltar a Farmácia Jacuípe, na Praça Matriz de São Pedro. Durante depoimento o criminoso que foi preso em flagrante portando uma faca tipo peixeira, confessou que realizou assaltos em diversas cidades da região, inclusive o do escritório da empresa Brasilgás, na ultima segunda-feira, 3, no município de Governador Mangabeira. De acordo com os policiais, a população enfrentará dias mais tranquilos de hoje em diante, já que o meliante assumiu a autoria da maioria dos assaltos realizados nos últimos tempos. Júnior se encontra a disposição da justiça.

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.