Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quarta , 19 de Junho de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Durante exibição do programa da Tarde desta segunda-feira (22), sob o comando de Britto Jr., Ticiane Pinheiro e Ana Hickmann, uma situação constrangedora e inusitada foi ao ar – ao vivo. Em meio à participação do candidato derrotado a prefeito de São Paulo, Celso Russomano, que respondia a perguntas sobre defesa do consumidor, uma mulher de prenome Cláudia fazia uma reclamação por telefone. Ainda no ar, ao vivo, ela se exaltou, chamou o programa de “ridículo” e, para desespero dos apresentadores – com exceção de Britto, que ficou calmo durante todo o tempo –, disparou: “A Record é um lixo”. Confira o vídeo abaixo:

Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo
Fiat Punto, 0km, na Geocar Veículos

A Geocar Veículos tem uma oferta imperdível pra você, leitor do Mídia Recôncavo! Fiat Punto 1.4, 2014, 0km, com ar condicionado, direção hidráulica, vidro e travas elétrico, airbag duplo e freios abs, por R$ 38.590. Essas e outras ofertas você encontra na Geocar Veículos, que fica na Av. Getúlio Vargas, no centro de Cruz das Almas. 

Tudo sobre o Fiat Punto 2014

O Novo Punto chegou repleto de novidades e mudanças para valorizar ainda mais seu visual esportivo. Com um rico e elegante acabamento interno e ainda mais tecnológico, o Novo Punto vem mais uma vez enfatizar o prazer de dirigir, aliando conforto e segurança. Composta por quatro versões de acabamento, quatro motorizações e dois tipos de câmbios, a gama do Novo Fiat Punto demonstra a força das pistas com beleza e elegância. Todas as versões – Attractive, Essence, Sporting, e T-Jet foram renovadas para confirmar o sucesso deste carro que é referência do mercado automotivo.

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, por iniciativa do vereador Josenir de Andrade Rodrigues – DEM (Nego da Farmácia), homenageará no próximo dia 29/07, na Sessão Solene do aniversário da cidade, o Sr. Luiz Antonio Santana Caldas, conhecido popularmente no município como Caldas, com a Comenda 29 de Julho. A honraria é concedida a personalidades que tenham relevantes serviços prestados ao município.

Caldas está a exercer o cargo de Assessor Especial na prefeitura de Cruz das Almas, mas tem inúmeros serviços prestados ao município dentre estes foi presidente da Associação de Moradores que abrangia os bairros: Tiradentes, Dona Rosa e antiga Banguela durantes os anos de 2001 à 2003 desenvolvendo vários projetos sociais e cursos de capacitação profissional destacando-se a criação da cooperativa de vassouras, gerando vários empregos e sendo destaque em sua criação, vinculada em jornal de grande circulação no nosso estado com o seguinte titulo Cooperativa de Vassouras gera empregos em Cruz das Almas.

Em 2011 entre 1.700 delegados estaduais representando os 417 municípios na 8ª Conferencia Estadual de Saúde, sendo 174 vagas para a 14ª conferência Nacional de Saúde, foi eleito delegado para representar Cruz das Almas e a Bahia, em Brasília, no seguimento de cidadão usuário do serviço do SUS evento importante para a melhoria da Saúde Pública nos município e estados. Assim sendo faz-se um breve resumo do seu comprometimento com o social, o que levou o vereador Josenir de Andrade Rodrigues (Nego da Farmácia) a indica-lo a receber esta honraria.

Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo

O trecho já é perigoso. O mato toma conta da pista que, sem acostamento, divide-se entre carros, motos, caminhões e vans. Durante à noite, a falta de iluminação faz com que, na primeira curva, o motorista se depare com a vista da iluminada cidade heroica, Cachoeira. Mas o condutor tem que contar com a sorte para não encontrar nenhum animal circulando pela pista, o que é comum. Tudo isso acontece na BA 502, mais precisamente no trecho que liga as cidades de Muritiba e São Félix.

Uma ladeira com curvas sinuosas, onde muitos motoristas invadem à contramão para escapar dos buracos. No mês passado, um carro virou na pista quando tentou desviar do buraco que aparece na foto que ilustra a matéria.

O comerciante Isaac Pinheiro, que todos os dias trafega pela estrada, teme um acidente a qualquer momento, "Perigoso! Ônibus sobe essa ladeira e as curvas são bem fechadas. Imagina se ele pega um carro na contramão?", alerta ele.

A ausência de sinalização horizontal deixa o trânsito ainda mais perigoso em partes importantes do trecho. O representante de vendas, Rodrigues Melo, que atua na região, desabafa. "Nesse lugar falta tudo: Placas, pintura no chão, manutenção do asfalto e a gente nunca vê ninguém fazendo nada para melhorar isso!".


                                                  

'Falta de sinalização no asfalto causa acidentes', diz instrutor

O instrutor de direção Wellingthon Rogério, de 24 anos, explica que a sinalização de solo é até mais importante que as placas. "O motorista as vezes é desatento e com a sinalização no asfalto fica mais fácil perceber para onde virar ou parar. É bom sempre que as duas existam", disse. Rogério explicou que, na ausência de uma das sinalizações, são grandes as chances de um acidente. "A sinalização de direção para onde virar, por exemplo, é fundamental para evitar uma colisão, na minha opinião", completou.

 

 

Trecho virou piada na internet

Nas redes sociais circulam imagens com piadas e brincadeiras, fazendo referencia ao estado que se encontra o trecho da BA 502. 

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

Numa travessia a saveiro no Rio Paraguaçu pelas comunidades quilombolas e ribeirinhas dos municípios de Cachoeira, São Félix e Maragojipe o Travessia das Artes levará oficinas e espetáculos de memória, contação de história e dança para toda a comunidade. A proposta é proporcionar a fruição da arte e da cultura para comunidades historicamente excluídas, estimular o desenvolvimento de formas de fazer arte e cultura a partir dos bens locais e provocar a investigação e valorização da memória e história oral do território sob metodologias arte-educativas. As histórias orais e memórias do lugar se transformarão em belos enredos de teatro e performance. 

Os artistas oficineiros se instalarão nas comunidades de Iguape, Pilar e Ponta de Souza, ficando três dias em cada uma delas. O saveiro desembarcará em todas as comunidades as 17 horas com o espetáculo Travessia da Memória e nos dias seguintes desenvolverão as oficinas que culminam em um espetáculo próprio, em cada comunidade. 

Dia 19 de Julho, foi na Fazenda do Pilar, na localidade da Lavandeira, ficando até dia 21. No dia 02 de Agosto chega ao Iguape na frente da Igreja de São Tiago, onde fica até o dia 04. E de 09 à 11 de Agosto o Travessia das Artes vai atracar em Ponta de Souza. 

Uma mulher foi encontrada morta na zona norte de Eunápolis e a vítima estava com a cabeça esmagada. O corpo em estado de decomposição ainda não foi identificado. De acordo com o Departamento de Polícia Técnica a mulher foi assassinada de modo brutal em uma área de pastagem no bairro Alecrim II, mas só foi encontrada no domingo (21).

O cadáver apresentava diversos ferimentos, possivelmente provocados por golpes de madeira, principalmente na cabeça, que estava esmagada. A arcada dentária se desprendeu do crânio, mostrando a violência do crime. No abdômen e tórax da mulher foram vistas pelo menos 15 perfurações que podem ser de faca. A mulher de aproximadamente 28 anos estava seminua. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal e o caso deve ser investigado. Informações e foto Radar64

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo
Sede do Cartório, na Rua Anfilófio de Castro

Na manhã da última sexta-feira (19) a reportagem do Mídia Recôncavo acompanhou de perto o drama do cidadão que precisa dos serviços de Tabelionato no Cartório da cidade de Muritiba, no Recôncavo baiano. Apesar do bom atendimento da equipe de funcionárias, a condição oferecida pelo Estado tem deixado a desejar.

Um dos principais problemas é no momento do pagamento do DAJ – Documento de Arrecadação Judicial. Devido a problemas de conexão, que já se estende desde o início do ano, as funcionárias não conseguem imprimir o documento via internet, obrigando as pessoas a se deslocarem para estabelecimentos comerciais que disponibilizam do serviço.

Como se já não bastasse o constrangimento de sair do local sem o boleto, o valor cobrado pelo serviço particular chega a ser maior que o do DAJ. Em um escritório localizado a cerca de trezentos metros do Cartório, foi cobrado pelo serviço de uma única impressão à quantia de R$ 6,00 (seis reais).  “Um absurdo, mas não tive outra opção. Estou vindo de Salvador só para resolver essa documentação, e devido à necessidade tive que pagar. ” Desabafou um cidadão.

No último dia 26 de março, a Bahia comemorou um ano da privatização de parte dos cartórios extrajudiciais. Embora possua 1.412 cartórios em atividade no estado, após um ano, apenas 145 optaram pelo novo regime, dos quais 15 atuam em Salvador. Os demais continuam geridos pelo Tribunal de Justiça da Bahia com seus servidores, que é justamente o caso da cidade de Muritiba. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Wagner Almeida | Mídia Recôcavo
Promotor Millen Castro explica o que é improbidade administrativa

Por Rodrigo Daniel Silva | Mídia Recôncavo

Improbidade administrativa, você já ouviu esse termo? “Não”, disse a costureira Beatriz Souza. Imagina o que isso significa? “Também não”, ela respondeu rindo. A improbidade administrativa é um termo jurídico usado para definir atos de agentes públicos ou de particulares envolvidos com a Administração Pública que, no exercício da função, desrespeitem a lei de forma grave, conforme esclareceu o promotor de justiça Millen Castro.

Entre os exemplos de improbidade estão a contratação de servidor público sem concurso, o desvio de verbas de um setor para outro sem autorização legal e a realização de despesas em valor superior ao mercado. Mas isso não é corrupção? “Não exatamente”, garante Castro. “A corrupção”, explicou o promotor, “é apenas uma das formas de improbidade administrativa. O gestor público pode estar praticando um ato de improbidade e não ser corrupto. A corrupção ocorre quando se desvia o dinheiro para beneficiar alguém indevidamente”.

O agente público (prefeito, governador etc.) que pratica improbidade administrativa pode ser punido com diversos tipos de pena, como o pagamento de multa de até 100 vezes o seu salário, perda dos direitos políticos, devolução do valor desviado, entre outras. Se a ação também for considerada corrupção, a pessoa pode responder igualmente por este crime, cuja pena é prisão de até 12 anos.

E a pessoa que exerce função pública sem remuneração (como os mesários, jurados e voluntários)? Ela pode ser punida por improbidade administrativa se violar os deveres de legalidade ou obtiver vantagem indevida no exercício do cargo?  “Sim”, assegura Castro. Para a lei, “a pessoa também é considerada funcionário público, para efeito de responsabilidades”. Ainda segundo o promotor, até mesmo empregado de empresa privada que preste serviço ao Poder Público é também, segundo a lei, tratado como servidor público.

Jeitinho

No início de janeiro deste ano, o jornal britânico Financial Times publicou que um estrangeiro, antes de vir para o nosso país, tem que aprender uma palavra: jeitinho. Na definição do jornal, jeitinho brasileiro é “um hábito nacional de contornar regras ou convenções através de táticas criativas e às vezes ilegais”.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo
Seu Antonio exibe com orgulho a produção de fumo

 Depois de quatro anos enfrentando um forte período de estiagem, produtores de fumo da zona rural de Cabaceiras do Paraguaçu, no Recôncavo baiano, renovam suas esperanças. Na manhã deste domingo (21) a reportagem do Mídia Recôncavo esteve presente na propriedade do Sr. Antonio da Silva Sampaio, morador da localidade de Lagoa Seca.  No início do mês de junho o produtor plantou 13 mil pés de fumo, em uma área de 5.400m² da propriedade.  O primeiro corte das folhas já aconteceu na semana passada, e seu Antonio garante que já foram colhidas mais de dez arrobas de um produto de qualidade. A estimativa é de que a produção chegue a um total de noventa arrobas (mil e trezentos e cinquenta quilos).


Esse ano a produção de fumo no Recôncavo surpreendeu os agricultores

Apesar do intenso trabalho na lavoura, a maior parte dos lucros não fica com a família de seu Antonio, pois a produção é vendida para atravessadores, que revendem para as grandes empresas por um preço bem mais elevado. Outro desafio para os pequenos produtores rurais é a falta de mão de obra, o que aumenta ainda mais o custo da produção. A diária de um trabalhador chega a custar R$ 30. “Até concluir o processo de produção, temos que usar bastante mão de obra terceirizada, o que diminui o nosso lucro e nos desanima para futuras produções”.  Desabafa.

Apesar do período prolongado de chuva na região, a água não foi suficiente para encher as cisternas e os reservatórios naturais, que secaram devido a maior seca dos últimos anos.  Mas para os agricultores de Cabaceiras a chegada da chuva representa esperança para um planejamento melhor na produção dos próximos anos. Informações do Mídia Recôncavo 

O poder intriga. A pessoa revestida de poder - qualquer um, de síndico a gerente, oficial ou político - deveria dar ouvidos ao que dela dizem seus subalternos. Vox Populi...

Mas não é o que acontece em geral. Prestamos mais atenção ao juízo dos pares e superiores, em busca de reconhecimento de quem tem poder de ampliar nosso poder. Assim, sobre os subalternos desaba aquele nosso outro lado perverso que tanto enumeramos em esconder aos olhos dos superiores.

Todavia, cavalo indomado, se não somos contidos pelas rédeas da boa educação, ai dos subalternos! Dê a uma pessoa despreparada uma fatia de poder, e saberá quem de fato ela é.

O poder, ao contrário do que se diz, não muda as pessoas. Faz com que se revele. É como o artista a quem faltavam pincel, tintas e tela, ou o assassino que, afinal, dispõe de arma.

O poder sobe à cabeça quando já se encontrava destilado, em repouso, no coração. Como o álcool, embriaga e, por vezes, faz delirar, excita a agressividade, derruba escrúpulos.

Uma vez investida de função, ou cargo, título ou prebenda, a pessoa despreparada se crê superior e não admite que subalternos contrariem sua vontade, suas opiniões, suas idéias e seus caprichos. Leia-se o conto "O Espelho", e entenderão o que digo.

Nele, um tratado completo de patologia do poder, o jovem Jacobina, de origem pobre,  é nomeado alferes. Descobre, pois, que "cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora; outra que o olha de fora para dentro...".

Há casos, por exemplo, que um simples botão de camisa é a alma exterior de uma pessoa - e assim também a polca, o voltarete, um livro, uma máquina, um par de botas, uma cavatina, um tambor etc".

Recolhido à Fazenda da tia, Jacobina se espanta por todos o tratarem de "senhor alferes". Sua "alma exterior" anula a "interior". Esses fazem do poder serviço e não temem o juízo de seus subalternos, nem mesmo críticas. Pois sabem que somos todos feitos de barro e sopro, e o que importa na vida é a bagagem subjetiva, não adereços objetivos".

Uma Crônica de Frei Beto

Reprodução Internet
Nota divulgada no site da UFRB

Na última sexta-feira, 19, alunos do 5º semestre do curso de Serviço Social da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, protestaram nas redes sociais contra as péssimas condições de salas do CAHL (Centro de Artes, Humanidades e Letras), localizado no Quarteirão Leite Alves, em Cachoeira. Alunos postaram fotos, em um grupo no facebook, onde apareciam assistindo aula usando máscaras, devido ao forte cheiro de mofo na sala. Uma professora também foi fotografa lecionando com uma máscara. 

O Mídia Recôncavo entrou em contato com alunos do curso e, também, com a direção do CAHL. A diretora do centro, Professora Georgina Gonçalves, que estava em uma reunião na reitoria da UFRB, em Cruz das Almas, nos respondeu, através de sua assessoria, que todas as medidas estariam sendo tomadas com brevidade. 

Neste sábado, 20, uma nota divulgada no site oficial da UFRB, anuncia a interdição das salas 1,2 e 3, a partir desta segunda-feira, 22 de julho, para serem feitos os serviços de manutenção.


Veja abaixo nota na integra:

Repetidamente a Direção deste Centro tem apontado as condições de degradação física do Quarteirão Leite Alves e solicitado aos órgãos competentes sua manutenção. Meses atrás, o Movimento Estudantil construiu um dossiê no qual apontava os mesmos problemas, exigindo que tomássemos as providências necessárias. Além dos estudantes, os servidores técnicos administrativos e servidores docentes também reclamam, cotidianamente, das condições de funcionamento das dependências onde trabalham.

Na semana que termina estudantes e uma professora do Curso de Serviço Social exprimiram de forma veemente e criativa sua insatisfação com o agravamento da situação das dependências físicas do prédio, denunciando a falta de condições para realização dos cursos, especialmente, em algumas salas aulas.

Mesmo que haja por parte das instâncias responsáveis pela manutenção predial da universidade o reconhecimento da necessidade de medidas para solução dos problemas apontados, até aqui todas as providencias adotadas têm se mostrado paliativas e/ou emergenciais.

Diante da condição crítica com a qual nos defrontamos, não resta à Direção do CAHL, outra alternativa senãoinformar que, na próxima segunda-feira e terça-feira, dias 22 e 23 de julho, todas as atividades acadêmicas planejadas para as salas 1, 2 e 3 estão suspensas para que serviços de manutenção sejam realizados, o mais rapidamente possível.

Reconhecemos os prejuízos que esta decisão acarreta para o cumprimento de nossos objetivos acadêmicos, mas não nos parece restar outra resposta possível à situação em que nossa comunidade se encontra.

 

Atenciosamente, 

Direção e Núcleo Administrativo do Centro de Artes, Humanidades e Letras da UFRB

Em 20 de julho de 2013.   

 

 

Lucas do Rio Verde, no norte do Mato Grosso, é uma cidade tomada pela ansiedade. Seus 45 000 habitantes poderiam estar usufruindo da riqueza produzida por uma década próspera de agronegócio. Em vez disso, aguardam o desenrolar da investigação que, no último mês, resultou no bloqueio dos bens das empresas BBom e TelexFree, suspeitas de ter implantado portentosos esquemas de pirâmide financeira. No país inteiro, estima-se que mais de 1,3 milhão de pessoas tenham investido suas economias nesses dois negócios que, tudo indica, usavam a venda de produtos como rastreadores de veículos e pacotes de telefonia para encobrir uma falcatrua. Só os sócios da TelexFree tiveram mais de 6 bilhões de reais congelados. Ou seja, os moradores de Lucas do Rio Verde não foram os únicos a embarcar na provável armação. Mas, na cidade, é possível observar de maneira dramática os efeitos do caso. Não apenas aqueles que "investiram" sentiram o baque. “A economia local quase parou depois do bloqueio. Tudo enfraqueceu como não se via há muito tempo”, conta a promotora do Ministério Público Estadual do Mato Grosso Fernanda Pawelec, uma das primeiras a investigar a atuação dessas companhias no país, em janeiro de 2013. Vendedores do comércio varejista ouvidos pela reportagem se mostraram desolados. “O último mês foi muito difícil. Quase ninguém compra. Não há dinheiro circulando”, disse a gerente de uma rede varejista local. Como quase todas as pessoas abordadas na cidade, ela preferiu não ter seu nome associado à história.

Há indicadores contundentes da maneira como as pessoas se envolveram nos negócios de TelexFree e BBom. Segundo funcionários da Caixa Econômica Federal ouvidos pelo site de VEJA em Lucas do Rio Verde, o volume de depósitos na poupança caiu 30% no auge da euforia com o esquema, e não se recuperou. Muitas pessoas, além disso, comprometeram todo o salário em diferentes bancos, levantando dinheiro em empréstimos consignados para aplicar nas empresas que, em tese, lhes dariam um retorno extraordinário. O número de empréstimos continua alto. "Mas parece que agora as pessoas estão pegando dinheiro para rolar outros compromissos", diz um funcionário da Caixa.

Anderson Bella l Mídia Recôncavo
BA 491

A equipe do Mídia Recôncavo flagrou dois menores a bordo de uma motocicleta, na BA 491, que liga as cidades de Governador Mangabeira e Cabaceiras do Paraguaçu. Além do fator idade, os menores estavam sem equipamentos obrigatórios de segurança. Segundo o artigo 162, da Lei nº 9503/97, do Código de Trânsito Brasileiro, dirigir veículo  sem possuir Carteira Nacional de Habilitação ou Permissão para Dirigir é uma infração gravíssima, com o pagamento de multa e apreensão do veículo. Crianças e adolescente pilotando motocilcetas já virou rotina na rodovia, informa moradores do local.

Lembrando ainda que entregar, permitir ou autorizar a direção a um inabilitado menor de idade, o dono do veiculo também será responsabilizado. Informações do Mídia Recôncavo.

Ao que parece a novela “Flor do Caribe”, tem agradado bastante a alta cúpula da Globo. Além de uma produção caprichada, com visuais paradisíacos e um bom elenco, a audiência da trama não tem deixado a desejar. O folhetim de Walther Negrão conseguiu atingir seu principal objetivo: reverter o péssimo resultado da antecessora, “Lado a Lado”.

E graças ao bom resultado, a Globo decidiu esticar a novela em mais duas semanas além do previsto para o término. A novela, que teria seu último capítulo exibido no dia 6 de setembro, só deixará o ar no dia 20. “Joia Rara”, a substituta, estreará na grade do canal três dias depois.

Com o adiamento do fim e a duração total de 167 capítulos, “Flor do Caribe” será novela mais longa do horário das 18h na Globo desde “Paraíso” (2009).

“ALÉM DO HORIZONTE” E “EM FAMÍLIA”

Vale lembrar que “Além do Horizonte” (título provisório), nova novela das 19h, e “Em Família” (título provisório), nova novela das 21h, também já tem suas possíveis datas de estreia. A primeira começa no dia 4 de novembro e a segunda vai ao ar no dia 20 de janeiro de 2014. Essas datas ainda podem sofrer alterações. 

Fotos: Drielle Costa | Mídia Recôncavo
O prédio pode desabar a qualquer momento

Por Wagner Almeida | Mídia Recôncavo

A sede do Rotary Clube em Cachoeira está interditada e não pode funcionar devido ao risco de desabamento do prédio ao lado. Parte do edifício vizinho desabou no ano passado e, segundo o escritório técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) de Cachoeira, pode cair a qualquer momento.

A reportagem do Mídia Recôncavo entrevistou algumas pesspas que enfrentam o drama. “Há mais de quatro anos não podemos desenvolver todas as nossas atividades por causa da interdição de nosso prédio. Vejo que esta situação prejudica a nós e a toda comunidade, que era beneficiada com os nossos projetos sociais”, lamentou a presidente do Rotary Clube de Cachoeira, Úrsula Freitas.

Romário Gomes, proprietário do prédio ao lado do Rotary, disse que espera aprovação do IPHAN para demolir o edifício e reconstruir a fachada conforme o modelo original. Ele explica que já tentou participar de vários programas de financiamento, mas não obteve êxito até o momento.


Projetos sociais realizados pelo Rotary Clube estão parados
 

Segundo o IPHAN, o imóvel foi selecionado pelo Programa Monumenta, iniciativa federal para financiamento a juro zero para reformas e recuperação de fachadas, mas não recebeu o benefício, porque o proprietário descumpriu com os prazos e apresentação da documentação necessária à Caixa Econômica Federal.

A situação se encontra indefinida, pois o IPHAN não aprova a construção de uma réplica do prédio e exige um projeto arquitetônico contemporâneo, pois segundo a entidade, essa liberação incentivaria o descaso com o patrimônio cultural da cidade.

Processo judicial

O escritório local do IPHAN encaminhou um processo ao Ministério Público da Bahia solicitando medidas punitivas contra o proprietário do imóvel. Uma cópia do processo também foi enviada à autoridade julgadora da instituição para calcular a multa pelo dano. O processo ainda está em andamento.

Segundo Karina Lira, chefe do escritório técnico do IPHAN em Cachoeira, Romário teria descumprido todas as notificações e estava ciente da responsabilidade pela preservação do prédio.


Moradores que transitam no local enfrentam o risco do desabamento

Ela contou que, em vistoria realizada pelo órgão em novembro de 2011, já estava constatado o risco iminente de desabamento. “Espero que ele seja punido não só pelo IPHAN ou pelo Ministério Público, mas que também tenha perda de posse de seu imóvel pela prefeitura, já que ele abandonou o prédio e demonstrou agir de má fé, permitindo que houvesse essa tragédia”, afirmou a arquiteta Karina Lira.

Legislação

Segundo os artigos 17 e 18 do decreto-lei número 25 de 30 de novembro de 1937, “As coisas tombadas não poderão, em caso nenhum, ser destruídas, demolidas ou mutiladas, nem, sem prévia autorização especial do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, ser reparadas, pintadas ou restauradas, sob pena de multa de cinquenta por cento do dano causado.

“Sem prévia autorização do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, não se poderá, na vizinhança da coisa tombada, fazer construção que impeça ou reduza a visibilidade, nem nela colocar anúncios ou cartazes, sob pena de ser mandada destruir a obra ou retirar o objeto, impondo-se neste caso a multa de cinquenta por cento do valor do mesmo objeto.” Informações do Mídia Recôncavo

Os tambores vão soar e anunciar o início da grande festa do esporte. Vai começar a maior competição de futebol amador do país. A partir do dia 28 de julho, a bola rola no Campeonato Intermunicipal da Bahia. A dez dias da abertura da competição, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) traz um aperitivo e apresenta ao torcedor os candidatos ao título da edição 2013.

Serão 66 Seleções dos quatro cantos do Estado em busca do mais cobiçado troféu do futebol baiano. Nesse ano, além dos já tradicionais municípios, que sempre marcam presença, algumas novidades vão esquentar ainda mais a disputa.

O total de 22 cidades, que estavam afastadas da competição volta com força total nessa temporada. Outras seis farão suas estreias no evento que movimenta, além do esporte, a economia e o comércio do Interior baiano.

Bom Jesus da Lapa, Caldeirão Grande, Candeias, Capim Grosso, Cipó, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Floresta Azul, Barro Preto, Itaberaba, Itagimirim, Itapé, Itapebí, Lauro de Freitas, Mundo Novo, Pau Brasil, Poções, Ruy Barbosa, São José da Vitória, Terra Nova e as campeãs de 1987 e 1997, Itajuípe e Vera Cruz, respectivamente, voltarão aos gramados.

Foto: Ricardo Silva l Mídia Recôncavo

O mofo é um fungo que pode provocar crises de alergia ou até uma infecção mais grave, como a pneumonia. Segundo os médicos, em pessoas alérgicas, o fungo e a poeira agem como um gatilho, desencadeando essas reações.

Alunos do CAHL (Centro de Artes, Humanidades e Letras), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cachoeira, estão sendo obrigados a assistir às aulas usando máscaras, para se proteger do mofo presente nas paredes da sala.  Segundo Deise Peixoto, estudante do curso de Serviço Social, a sensação é horrível. " Imagine como se sente um discente que está num ambiente em que se defende a garantia dos direitos de forma igualitária, no caso do curso de Serviço Social, e se vê numa situação dessa de total violação de seu direito enquanto estudante e cidadão", relata.


Banheiro feminino sem portas no CAHL/UFRB (Foto: Ricardo Silva / Mídia Recôncavo)

Por volta das 13:00 horas dessa sexta-feira, 19, alunos do curso de Serviço Social do 5º semestre se manifestaram em um grupo do CAHL, nas redes sociais, publicando fotos e chamando a atenção para uma situação que vai desde a sala de aula com forte cheiro de mofo, até problemas na climatização e má conservação dos banheiros.

"O CAHL está sucateado! O ar condicionado da sala 09 fez um barulho insuportável, o professor teve que desligar", relatou um aluno nos comentários. Outros alunos relatam que o reboco está caindo na sala 01, e o banheiro feminino está sem as portas.

 


"Com mofo não dá, precisamos respirar", diz cartaz feito por alunos. (Foto: Ricardo Silva l Mídia Recôncavo)

Segundo Ricardo Silva, também do 5º semestre, o ato é contra a falta de condições estrutural do CAHL, "Uma sala com problema de infiltração e paredes mofada, levando ao aparecimento de problemas de saúde dos discente e até mesmo dos docentes, e agravando a situação de algumas colegas que já apresentam o quadro de alergia, saindo da aula passando mal", conta o aluno.

DIRETORIA

A equipe do Mídia Recôncavo entrou em contato com a UFRB para saber detalhes do fato. A professora Georgina Gonçalves, diretora do Cahl, através de sua assessoria, informou que tem conhecimento das más condições alegadas pelos estudantes, pois também frequenta o local diariamente.

Segundo ela,  já foi solicitado da PROGEP ( Pró-Reitoria de Gestão de Pessoal UFRB) uma analise das condições do espaço físico do Cahl. "Eles vão proceder com essa analise, pra depois disso, tomar as providencias necessárias quanto ao problema", afirmou a assessoria.  

 

 

Núcleo Administrativo (NUAD) do CAHL

 

Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, o chefe do Núcleo Administrativo do CAHL - NUAD, Elton Vitor Coutinho, nos enviou a seguinte nota:  

"Prezad@s, temos ciência dos problemas de infra-estrutura que a UFRB enfrenta. Já fizemos a solicitação ao setor responsável, antes mesmo da divulgação das imagens, a fim de solucionar essa questão o mais rápido possível. Lidamos com uma equipe de manutenção que atende a todos os Centros da Universidade e, por isso, nem sempre podemos resolver essas e outras questões de imediato. Entendemos que a "manifestação" de vocês é legítima e por isso pedimos desculpas pelos transtornos. Já estava agendada uma visita da equipe de manutenção para a próxima terça-feira (23). Mas, percebendo a urgência do caso, me articulo nesse momento para que a equipe faça o serviço necessário já amanhã, sábado (20).

Elton Vitor Coutinho
Chefe do Núcleo Administrativo (NUAD) do CAHL"

 

 

O ator Sandro Rocha, que participou do filme "Tropa de Elite" e era um dos principais divulgadores da Telexfree, empresa investigada por formação de pirâmide financeira, publicou na terça-feira um vídeo no qual afirma que vai deixar a empresa. Ele disse ainda que cerca de 900 pessoas o questionaram no Facebook pelo envolvimento com a empresa , mas que ele apenas se sente responsável pelas pessoas da sua rede, chamada de "Elite Group".

No início de julho, a Justiça Estadual do Acre suspendeu os pagamentos e as novas adesões de clientes à empresa, que vende planos de minutos de telefonia de voz por IP. A empresa garantia remuneração aos sócios a partir da venda de produtos em sites e por meio da adesão de novos membros.

No vídeo de 42 minutos disponível no YouTube, o ator pede "reflexão" e "serenidade" às pessoas que atuaram na empresa. Segundo ele, o caso da Telexfree vem há um mês ocupando a sua mente e tirando seu sono, principalmente após a Justiça ter retido o dinheiro dos membros dos grupos.

Ele afirmou que o que a Justiça fez contra a empresa foi uma "barbaridade", mas afirmou que após várias tentativas de entrar em contato e depois de ouvir a posição da empresa, optou por deixar o grupo e que espera que a situação se resolva, mas que não volta para a Telexfree. Ele afirmou que também temparado na empresa e que é apenas "um divulgador como você, quando eu entrei ninguém veio me ajudar." "Quisera eu poder resolver os problemas da empresa, se pudesse faria isso."

Entenda
A Justiça do Acre impediu em junho a atividade da TelexFree sob pena de R$ 100 mil a título de multa por nova adesão por considerar que a empresa atuava com o intuito de formar uma pirâmide finaceira. A pirâmide é caracterizada quando o organizador da empresa remunera seus antigos sócios com taxas de adesão cobradas dos novos sócios, e não com o lucro do empreendimento.

No início de julho, os advogados da empresa levaram o caso ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) na tentativa de derrubar a liminar, mas o STJ decidiu que ainda falta esgotar a instância judicial local para que o STJ possa avaliar qualquer medida urgente relativa ao caso.

A empresa alega que a atividade não é "pirâmide financeira", mas sim marketing de rede, fato que o STJ não pode avaliar no processo porque envolve análise de circunstâncias factuais. De acordo com a medida cautelar pedida pela empresa, a TelexFree atua desde 2012 e tem alto grau de satisfação entre usuários e divulgadores. Para a empresa, a ação civil pública movida pelo Ministério Público do Acre seria com base em "ocorrências isoladas" registradas no Procon local. A medida cautelar impediria "grave dano", como a quebra da empresa.

Segundo o Ministério da Justiça, a empresa estaria ofendendo os princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o dever de transparência e boa-fé nas relações de consumo, além de veiculação de publicidade enganosa e abusiva. Caso seja confirmada a violação aos direitos e garantias previstos no Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser multada em cerca de R$ 6 milhões.

 

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo/TRE
Lapa Tricolor e Durval Grande correm o risco de perder o mandato

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) propôs duas ações de decretação de perda de cargo eletivo contra os vereadores de Sapeaçu/BA, a 156 km de Salvador, Durval Santana de Souza (Durval Grande) e Antonio Lapa Silva de Santana (Lapa Tricolor), por desfiliação partidária sem justa causa. De acordo com a PRE, os políticos comunicaram ao juízo zonal sua desfiliação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) no último dia 25 de maio, sem que houvesse qualquer dos critérios de desfiliação por justa causa previstos na legislação sobre o assunto.

Em contato com a Reportagem do Mídia Recôncavo, os vereadores alegaram que estão entrando em um novo partido, e que seus advogados já estão em Salvador adotando as providências cabíveis esclarecer as dúvidas da Procuradoria.

O procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga afirma que são consideradas justa causa a incorporação ou fusão do partido, a criação de novo partido, a mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Esses critérios são definidos pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 22.610/2007.

De acordo com o procurador, antes de pertencer ao partido, o mandato pertence ao povo, que escolhe as diretrizes e ideais que deverão nortear a condução do Estado, razão pela qual o cargo não pode ser objeto de conchavo ou negociata que retire da soberania popular o poder/direito de escolha que lhe é inerente.

Na ação protocolada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/BA), a PRE requer a decretação da perda do cargo eletivo de Durval Santana de Souza e Antonio Lapa Silva de Santana e que a decisão seja comunicada à presidência da Câmara de Vereadores de Sapeaçu para que emposse os respectivos suplentes.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

Moradores da localidade de Carro Quebrado, zona rural de Muritiba, a 140km de Salvador, realizaram uma manifestação por volta das 5h30min da manhã desta sexta-feira (19), fechando os dois lados da rodovia no km 215 da BR 101, trecho entre os municípios de Governador Mangabeira e Cruz das Almas. De acordo com Leonardo Oliveira, um dos lideres do manifesto, o motivo do protesto seria chamar a atenção das autoridades para que seja instalado um redutor de velocidade no local, que fica em frente a escola Municipal Lindaura Marques Sampaio. “Aqui já morreram mais de cinquenta pessoas nesse trecho. Tem dia que levamos mais de trinta minutos para atravessar uma criança para essa escola. Já está na hora de resolvermos isso.” Desabafou.


O manifesto gerou um congestionamento de cerca de 12km

Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, o Agente Especial Barbosa, da Policia Rodoviária Federal, relatou que a Polícia está no local para tentar negociar com os manifestantes e fazer a liberação da rodovia.  “Nosso trabalho é sempre coibir o fechamento completo da rodovia.” Completou. A Polícia Militar também esteve no local. O movimento gerou um engarrafamento de cerca de 12km. Por volta das 7h30min o transito foi liberado.


PRF tentando liberar a rodovia

Nas últimas 24 horas a PRF registrou 20 acidentes, com sete feridos e uma morte nas rodovias federais que cortam a Bahia. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Divulgao



Uma criança de dois anos acordou, sentou no caixão e bebeu um copo de água durante seu próprio velório no sábado, em Belém, segundo parentes e pessoas presentes no local. Depois disso, o menino Kelvys Simão dos Santos foi levado para o hospital, mas chegou morto.

A Polícia Civil do Pará investiga se houve erro médico na declaração da “primeira morte”, mas, na ilha de Cotijuba, em que o fato ocorreu, há quem diga que foi um milagre ou algo sobrenatural. Havia cerca de 50 pessoas no velório.

Kelvys foi internado em um hospital estadual com febre e falta de ar na sexta-feira. À noite, o hospital constatou a morte da criança. A declaração de óbito aponta como causa da morte insuficiência respiratória, broncopneumonia e desidratação.

As cavidades de seu corpo foram tamponadas e Kelvys foi colocado em um “lençol de cadáver”, que é uma espécie de saco plástico, para depois ser levado à funerária

Segundo o hospital, ele passou cerca de três horas sem poder respirar. A família, porém, diz que retirou os algodões de suas narinas e boca e abriu o saco plástico.

Durante o velório, segundo a pastora Maria Raimunda Batista, ele “estava se mexendo o tempo todo”.

O pai do menino, o agricultor Antônio dos Santos, diz que por volta das 14h as pessoas presentes começaram a fazer massagem cardíaca no menino, até que ele cuspiu restos de algodão que haviam sido colocados em sua boca.

Logo depois, diz, o menino sentou no caixão e disse “Pai, água”.

“O povo entrou em pânico, a avó dele desmaiou. O pai e a mãe dele ficaram muito felizes”, disse a pastora. O menino foi levado ao hospital imediatamente, segundo o pai, mas já chegou morto.

INVESTIGAÇÃO

O pai do menino diz acreditar que a criança reagiu aos medicamentos que haviam sido dados no hospital na tentativa de ressuscitá-lo depois que o óbito já havia sido declarado, e por isso acordou no velório.

A direção do hospital afirmou, em nota, que só será possível esclarecer o episódio caso o corpo da criança seja exumado.

De acordo com a Polícia Civil, a depender dos depoimentos colhidos na fase preliminar da investigação pode ser determinada a abertura de inquérito e feito o pedido de exumação.

O hospital deixou a investigação a cargo da polícia. “Se a criança estivesse viva, ela não ia aguentar ficar tanto tempo tamponada. Por isso que achamos estranho e queremos também uma explicação”, afirmou a diretora do Hospital Regional Abelardo Santos, Vera Cecim.

 

Sertão Notícias

 

Foto: Anderson Bella/Midia Reconcavo



Por volta das 19h20min desta quinta-feira (18), um homem levou um tiro durante uma tentativa de assalto na localidade do Aporá, zona rural de Cabaceiras do Paraguaçu. Valdemar Ribeiro de Oliveira, 45, conhecido por Vavá de Beca estava pilotando sua motocicleta quando foi abordado por dois elementos armados. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo a vítima disse que tudo aconteceu muito rápido, e só percebeu que foi baleado na perna ao se aproximar da sua residência, que fica cerca de 5km de distância do local. “Eu estava subindo a ladeira quando avistei os dois elementos armados. A moto estava em alta velocidade e não deu para parar. Ouvi um barulho de tiro, mas não percebi que fui atingido. Graças a Deus estou vivo.” Desabafou.

Valdemar foi encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus, onde serão realizados exames para atestar seu estado de saúde.

Violência na Zona Rural


Localidade de Cerquinha vive momentos de terror com a violência

Durante a madrugada desta quinta-feira, elementos armados assaltaram três residências na localidade da Cerquinha, levando pânico aos moradores do local. De acordo com informações de moradores em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, a zona rural de Cabaceiras tem vivido momento de terror com o alto índice de violência. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Aline Portela l Mídia Recôncavo
O presidente da ALBA, Marcelo Nilo

Por Rodrigo Daniel Silva | Mídia Recôncavo

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Nilo (PDT), participou nesta quinta-feira (18) do lançamento do livro Hansen Bahia, na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira.

Em entrevista ao portal Mídia Recôncavo, Nilo reafirmou o desejo de administrar o estado da Bahia. “Eu estou sentado na segunda cadeira mais importante do estado (a de presidente da Assembleia Legislativa). Eu quero subir mais um degrau. A próxima é a de governador”, disse.

Ele ressaltou ainda que está preparado política e administrativamente para o cargo. Indagado se aceitaria ser candidato a vice numa possível chapa para governador, o presidente respondeu que não. “Vice não tem tinta na caneta, é um cargo decorativo”, salientou.

Ele defendeu ainda a extinção do cargo de vice. “Não tem mais sentido vice-prefeito, governador, vice-presidente. É uma despesa para o erário, sem retorno. O que é que vice faz? Com todo respeito, só faz receber o salário no fim do mês.”, concluiu. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Paulo Galvão

A câmara de Vereadores de Cruz das Almas, por iniciativa do vereador Elias Nascimento – PSDB,  homenageará no próximo dia 29/07, na Sessão Solene do aniversário da cidade, o jovem radialista Luan Lopes com a Comenda 29 de Julho. A honraria é concedida a personalidades que tenham relevantes serviços prestados ao município.

O jovem  radialista já trabalhou na Rede Líder , Rádio Alvorada, Rádio Cruzeiro da Bahia, Rádio Panorama,  foi assessor de comunicação da Câmara de Vereadores de Salvador, analista técnico da Fundação Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia,  recentemente assumiu o cargo de diretor de relações institucionais no governo municipal e atualmente trabalha na Rádio Vox.

Para o autor da indicação, o que levou  a homenagear o radialista é pela forma de trabalho sério, comprometido e imparcial do comunicador. Para o vereador, Luan Lopes, é um exemplo para juventude, um cidadão que não conhece o significado da palavra impossível – declara.

Em entrevista a jornalista Marilia Moreira, do Bahia Notícias, o orgulho do Recôncavo, Edson Gomes, que anda sumido, falou sobre música e o atual momento político do Brasil. Natural de Cachoeira, o regueiro já fez muito sucesso, muitos discos e shows, e hoje vive longe dos holofotes em São Félix, cidade vizinha à sua terra natal.

Trilha sonora de muitos protestos e passeatas, algumas das músicas de Edson Gomes podem ter mais de 20 anos, mas não perderam a vitalidade, nem saíram das cabeças das pessoas. Basta iniciar o refrão “esse sistema é um vampiro”, que todos seguem o “ô ô ô ô ô”, mesmo inconscientemente. O cantor, no entanto, abusa da consciência, da espiritualidade e da maneira atenta de observar o mundo para compor.

“Há mais de 20 anos que estou nessa luta por direitos, por melhorias, por qualidade de vida. E agora eu vejo a população nesse levante e sinto uma satisfação muito grande em ver que a minha luta não foi e não tem sido em vão”, contou ao fazer referência aos protestos que aconteceram no Brasil durante as últimas semanas.

Para ele, no entanto, essas manifestações, ao se pautarem em tantos anseios, deixa de lado o que é prioridade para a sociedade: saúde e educação. “Emergencial é a saúde, que está mesmo no buraco. Mas não podemos construir uma nação produtiva sem educação. Educação para mim é tudo”, sentenciou.

Edson Gomes também não deixou de falar sobre o lado espiritual e a conexão que tem com o transcendental.  “Não tenho mais interrogação nenhuma relativa ao meu lado espiritual porque todas elas já foram respondidas. As informações que existem na Babilônia são falsas, são enganosas. Eu também tinha essas informações, mas eu encontrei o caminho verdadeiro, da liberdade das coisas verdadeiras e hoje todas essas interrogações já foram respondidas”, disse.

Com a agenda de shows vazia, o cantor se aventura na gravação de um novo disco, ainda sem previsão de lançamento. 

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.