Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sábado , 20 de Abril de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

O site da Prefeitura de Cruz das Almas foi invadido por hackers, na madrugada desta terça-feira (18). Ao abrir a página, o internauta se depara com a imagem de um racker identificado como RACKED BY D9Y, com os dizeres: “#VEMPRARUAFSA#VEMPRARUACRUZ# Quinta-Feira, 20, vamos mostrar a forca do povo. HACKED BY D9Y”.

A reportagem do Mídia Recôncavo tentou entrar em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura mas não teve êxito. No último domingo o site da Assembléia Legislativa da Bahia também sofreu ataque cibernético. Até as 7h50min da manhã desta terça-feira o site oficial de Cruz das Almas ainda estava no ar com o ataque do hacker. Informações do Mídia Recôncavo

Por volta das 19h deste último domingo (16), um acidente grave na BA 120, estrada que liga o município de Castro Alves a Santa Terezinha no recôncavo baiano a 190Km de Salvador tirou a vida de um ex-gerente da Cesta do Povo. Segundo informações da Policia, o condutor Ediel Araújo Rosa, morreu no local. A vítima estava em um veículo Fiat Siena, cor vermelho, que acabou colidindo de frente com o carro modelo Ford Fiesta de placa policial  KN 4766, que trafegava no sentido oposto, conduzido por Bertoldo Gonçalves dos Santos. Bertodo foi socorrido pela Unidade Móvel do Samu para o hospital regional de Castro Alves. Com a vítima fatal estava sua esposa que foi socorrida também para um hospital da região. O corpo de Ediel foi encaminhado para o DPT (Departamento de Polícia Técnica) Santo Antônio de Jesus. O sepultamento ocorreu ás 17h desta segunda-feira (17), em Castro Alves. A Bahia News

Pelo menos dez mil pessoas, segundo estimativas da Polícia Militar, e 35 mil de acordo com os organizadores, estão fazendo uma passeata desde o centro de Belo Horizonte em direção ao estádio do Mineirão. Os manifestantes protestam contra o aumento da tarifa dos transportes coletivos, a corrupção e os investimentos direcionados a Copa do Mundo no País. A concentração teve início por volta das 12 horas na Praça Sete de Setembro no centro da capital e fechou algumas das principais vias da cidade. A manifestação é acompanhada por dezenas de viaturas da Policia Militar, inclusive a tropa de choque. O grupo que luta contra os gastos na copa do mundo, por causa da violação de direitos, principalmente com a desapropriação de obras para o mundial, gritaram várias palavras de ordem urante a manifestação. Entre elas, "Não é Turquia, não é a Grécia. É o Brasil saindo da inércia". Durante a passeata várias pessoas foram aderindo ao movimento. Motoristas fizeram um buzinaço, saudando os manifestantes. A área limite é próxima ao Mineirão, e lá a passeata deve parar, segundo o que foi combinado pelos manifestantes junto as autoridades. Bahia Notícias

Após acusar um policial de tentar matá-lo, ser acusado pela ex-mulher de incediar a casa, agredí-la e sumir, o ex-cantor de arrocha e atual gospel, Márcio Moreno, reapareceu na manhã desta segunda-feira (17), de barba, com medo e com sinais de depressão. De acordo com o Bocão News, Márcio foi até o Detran e na recepção do local se disse perseguido e que precisava de ajuda, além e contar que precisava de um serviço para o veículo dele. Por conta da confusão que foi gerada, policiais o encaminharam para um Batalhão de Guarda da Polícia Militar. Ainda não há detalhes sobre o encaminhamento que será dado ao fato.

 

Foto: Bom Dia Feira
Agência ficou parcialmente destruída

O telhado da agência do Banco Bradesco no município de Ipecaetá (BA) desabou na madrugada deste domingo (16) após ação de uma quadrilha que explodiu caixas eletrônicos. Segundo a 57ª Companhia de Independente de Polícia Militar, sediada na cidade de Santo Estevão, ação foi organizada por um grupo de dez homens, que chegaram ao local em dois veículos, uma Toyota/Hilux e um FIAT/Strada. 

Conforme noticiou o site "Bom Dia Feira", foram três explosões, sendo que na última, o teto da agência cedeu. Moradores próximos a agência relataram abalos nas paredes das casas. O banco ainda não informou  o montante roubado dos caixas. Após a ousada ação, o grupo fugiu em direção a localidade de Maria Preta, na zona rural. Uma equipe do grupamento Tático Móvel, composta por cerca de 10 PMs está no local, conforme informou a 57ª CIPM. Durante todo domingo, a cidade recebeu centenas de pessoas que fizeram a prova do concurso público realizado pela prefeitura local.

A Espanha estreou dentro das expectativas na Copa das Confederações. Com quase 75% de posse de bola durante todo o confronto contra o Uruguai, os espanhóis venceram por 2 a 1, em jogo disputado na Arena Pernambuco, no Recife. Soldado e Pedro marcaram os gols da Fúria em partida marcada por muitas vaias no início contra a posse de bola dos espanhóis. Suárez descontou.

Assim, a Espanha assume a liderança do grupo B da Copa das Confederações, com três pontos. A chave tem seu segundo jogo neste segunda-feira, no Mineirão, quando Taiti e Nigéria se enfrentam. O próximo jogo da Espanha é contra o Taiti, quinta, no Maracanã, enquanto o Uruguai joga contra a Nigéria na quinta-feira, na Arena Fonte Nova.

Jogando no campo do adversário e com uma posse de bola quase que total, a Espanha jogou sozinha quase todo o primeiro tempo. A Fúria foi absoluta até os 20 minutos, quando abriu o placar e transformou as vaias da torcida em aplausos. Pedro, atacante do Barcelona, pegou rebote, chutou forte de fora da área e contou com o desvio em Diego Lugano para marcar. Antes Fàbregas tinha acertado a trave.

O site da Assembleia Legislativa da Bahia foi invadido por hackers, na manhã deste domingo (16). Ao abrir a página, o internauta se depara com uma foto da presidente Dilma Rousseff, durante seu discurso de abertura da Copa das Confederações, xingamentos e críticas sobre atuação opressiva da polícia em manifestações que aconteceram durante a semana em todo o país.



Na página também há fotos da polícia atirando e jogando spray de pimenta em manifestantes. A foto da jornalista da Folha, que foi atingida por uma bala de borracha no olho direito durante a cobertura de um protesto em São Paulo, também está no site. 

Os autores do ataque se identificaram como AnonCyber & CyberGhosts e escreveram no topo da página: "Abaixo a ditadura moderna, liberdade de expressão!!! Mídia honesta já!!!". Até o início da tarde de hoje o site ainda estava no ar com o ataque hacker.  Correio



A residência de um aposentado de 74 anos de idade foi invadida por assaltantes encapuzados e armados com revólveres. Segundo informações da Delegacia de Santo Estevão, da ultima quinta-feira (13), por volta das 22h, dois homens armados com revólveres e usando capuz no rosto invadiram a residência de um idoso, amarraram a vítima e levaram cerca de R$ 590 em espécie e aparelhos de celular. O endereço da residência não foi divulgado. A polícia disse apenas que o fato ocorreu no centro da cidade. Não há pistas dos ladrões. Correio da Cidade

 

 Em menos de cinco minutos do início do jogo, a principal esperança da seleção brasileira de futebol, o jogador Neymar marcou um gol contra o Japão, após o atacante Fred ajeitar a bola com o peito na entrada da grande área. Mais de 60 mil torcedores acompanham o jogo no Estádio Nacional Mané Garrincha.

Sob vaias, o presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, e a presidenta Dilma Rousseff declararam iniciada oficialmente a Copa das Confederações 2013, que terá partidas em seis cidades brasileiras: Brasília, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador. 

Diante da reação do público, Blatter chegou a pedir fair play (que significa jogar limpo, ter espírito esportivo) à torcida. "Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?". Em seguida, a presidenta Dilma declarou aberta a competição e todos os torcedores ficaram de pé para ouvir os hinos do Japão e do Brasil. Agência Brasil

Ueslei Marcelino/Reuters
Dilma teve dificuldade para falar no Mané Garrincha

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada na abertura da Copa das Confederações, neste sábado, antes do jogo entre Brasil e Japão, no Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha). O público estava aplaudindo tudo antes, até quando houve saudação aos voluntários e quando foi tocado o hino do Japão. Mas, quando a presidente fez um breve pronunciamento na tribuna, declarando aberta oficialmente a competição, recebeu vaias de parte do público que lotou a arena na capital federal.

Diante das vaias, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que estava ao lado de Dilma na tribuna do estádio e também fez um pronunciamento oficial, chegou a pedir educação aos torcedores. "Amigos do futebol brasileiro, onde está o respeito e o fair play, por favor?", disse o dirigente suíço, aumentando o constrangimento do momento.

Antes disso, Blatter fez um breve discurso. "Prezados amigos do futebol, estamos todos reunidos hoje para uma verdadeira festa do futebol no país pentacampeão. É um grande prazer, em nome da Fifa, dar as boas-vindas e agradecer as autoridades brasileiras, lideradas pela presidente Dilma Rousseff", declarou o presidente da Fifa, em português.

Dilma foi vaiada duas vezes pelo público, quando foi anunciada oficialmente e quando foi citada por Blatter. Ela ficou com o semblante fechado ao lado do cartola da Fifa e apenas declarou aberta a competição. "Declaro oficialmente aberta a Copa das Confederações Fifa 2013", discursou a presidente, visivelmente constrangida com a situação. Leia mais.

A vendedora pernambucana Jucy Silva, 26 anos, decidiu fazer uma supresa para o namorado no Dia dos Namorados, quarta-feira (12), e acabou surpreendo milhares de internautas e virou sucesso na web. A imagem em que aparece embrulhada para presente para o namorado foi compartilhada por mais de 7 mil usuários do Facebook e ganhou centenas de comentários e curtidas.

O jornalista, escritor, publicitário, fotógrafo e poeta, Damário Dacruz, terá sua obra imortalizada em uma website: www.damariodacruz.com.br. O lançamento acontece neste sábado (15/06), a partir das 20h, no Pouso da Palavra, na cidade de Cachoeira, Recôncavo baiano, local onde o escritor foi condecorado com o título de “Cidadão Cachoeirano”, em 2005. O lançamento é aberto ao público.

Produzido pela Baluart, com financiamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Demanda Espontânea, o site desvela a trajetória pessoal e profissional do artista, além de trazer parte da sua obra digitalizada em acervo. São poesias, fotografias, foto-poemas, cartazes e livros.

Fundado por Damário Dacruz nos anos 90, o Pouso da Palavra servia de palco às diversas manifestações culturais da região. O lançamento do site integra a programação dos festejos da “Ressaca de Santo Antônio” e conta com a participação das rezadeiras de Cachoeira, apresentações musicais, sarau literário e a abertura da exposição coletiva de artes visuais - “Xangô Menino”.

Acervo

Com o lançamento do site, o Pouso passa a abrigar todo o acervo do artista, devidamente restaurado e catalogado, incluindo manuscritos originais, rascunhos de caderno, anotações pessoais, recortes de jornal, poemas e as fotografias tiradas em todo o mundo. O trabalho de pesquisa e recuperação da obra do “Fotógrafo da Poesia”, como era chamado, ainda resultou na descoberta de poemas inéditos e fotografias nunca publicadas, segundo contou a produtora e uma das idealizadoras do projeto, Lívia Cunha. “Isso deverá acarretar em novos livros, mas ainda sem previsão de publicação”.

Fotos: Calila Notícias

MPF alega que loja de calçados que oferecia o “possante” precisava de registro do sorteio. Campanha nas emissoras de TV e uma promoção que pretendia premiar um cliente sortudo com o carro dos sonhos da grande maioria dos brasileiros. Tanta expectativa criada e um desfecho: Nada de sorteio. A loja de calçados que pretendia sortear um automóvel Camaro, estimado em 200 mil Reais, teve a promoção suspensa pelo Ministério Público Federal. A alegação do MPF é que o sorteio precisava ser registrado na Caixa Econômica Federal, que regulamenta ou não promoções deste tipo desde 1971, através de uma lei federal. De acordo com a lei, qualquer sorteio de grande abrangência, seja de uma Ferrari de brinquedo ou de um Camaro de verdade, precisa ser registrado em duas instâncias: Na Caixa Ecônomica e no Ministério da Fazenda. Através de uma ação civil pública, o sorteio do Camaro Amarelo, tema de uma música de grande sucesso no meio sertanejo, foi suspenso. A promoção fazia parte de uma agressiva campanha publicitária para alavancar as vendas da rede, uma das maiores do estado, na época do dia dos namorados.


A rede de loja de calçados é grande, com sedes em vários municípios da Bahia e também em Feira de Santana. O motivo para a não realização da campanha é que a loja não tinha uma autorização prévia para a divulgação da promoção. Apenas um número de autorização foi divulgado, mas seria apenas o registro do pedido. A autorização teria sido indeferida.


A produção do Varela Notícias entrou em contato com dois telefones da rede de lojas Real Calçados, alvo da ação do Ministério Público federal, mas não obteve sucesso na busca por respostas. A empresa, dona de 50 lojas, não possui site nem telefone de atendimento ao consumidor. Um dos telefones acionados por nossa reportagem é de uma das maiores lojas da rede, localizada em Feira de Santana. Uma mulher, gerente da unidade e identificada como Anete, afirmou que só a matriz poderia dar qualquer esclarecimento.

Algumas atrações já foram confirmadas para animar o São João no município de São Felipe, no Recôncavo baiano. De acordo com o site JC Radialista, este ano o evento que acontecerá entre os dias 22 e 24/6, contará com as presenças de João Almeida, Arnaldo Farias, Los Primos, Rasga Tanga, Robson Farias, Mamulengos, Forrozeiros, Carimã, Veneno de Mulher. Teremos o Arrastão da Galera com Trio elétrico percorrendo as principais ruas da cidade.

Foto: Juraci Rebouças

Depois de mais de 9 horas de julgamento e, a exatamente às 18:40 minutos da última quarta-feira (12), o Conselho de Sentença entendeu que o réu Antônio dos Santos, acusado de ter assassinado Antonio Pinto Barbosa de 22 anos com um tiro de espingarda há 20 anos na localidade de Cajazeiras, zona rural de Maragojipe, foi culpado pela morte do jovem.

O réu recebeu a condenação de 9 anos de reclusão em regime fechado pelo crime de homicídio simples, contrariando a tese da Promotora de Justiça Drª Neide Reimão Reis de homicídio qualificado. A sessão do Júri foi presidida pela Juíza de Direito Drª Ana Lúcia Ferreira de Souza que está respondendo como substituta da  Vara Criminal da Comarca de Maragojipe. *Maragojipe 24 Horas

O treino de véspera de jogos da Copa das Confederações e Copa do Mundo são sempre iguais, todos são de responsabilidade da FIFA e têm a duração de apenas uma hora. Na maioria das vezes, é realizado no local da partida, como foi ontem o trabalhoda Seleção Brasileira no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. 

O estádio será o palco da estreia do Brasil neste sábado, contra o Japão, às 16 horas. Na coletiva de imprensa, que antecedeu o treino oficial, o técnico Felipão confirmou a escalação da equipe que entrará em campo neste sábado: a mesma que começou jogando o amistoso contra a França no último domingo. 

Felipão aproveitou a hora de treinamento para fazer os últimos ajustes e realizou um trabalho tático, que terminou com finalizações. 

Para amanhã, estreia da Seleção, foram vendidos mais de 70 mil ingressos e como o treino desta sexta-feira foi aberto ao público, os jogadores e integrantes da comissão técnica já conseguiram sentir um pouquinho do ambiente de como será a partida. (CBF)

ASSISTA AO VIVO 

Brasil x Japão ( 
AQUI) ou AQUI ou AQUI)

Informações do Futebol baiano

Estão abertas as inscrições do OURUA, Cultura Arte e Educação. O Ourua terá duração de cinco meses e desenvolverá ações de formação de educadores, oficinas de arte e programação artística periódica nas cidades de Cachoeira, Maragogipe e São Félix. Seu público alvo são crianças, adolescentes, educadores (formais e não formais) e a comunidade. As inscrições são gratuitas. 

As Oficinas oferecidas são: Teatro para Iniciantes, Contação de Histórias, Dança Contemporânea, Formação Afro-Indígena e Educação Patrimonial, Oficina de Arte Educação e Investigação da Memória Oral, e Escrita Criativa: Dedinho de Prosa, Cadinho de Memória . 

Para inscrever-se baixe a ficha de inscrição 
AQUI preencha e envie para o email inscricoesourua@gmail.com, ou nas escolas das três cidades e na sede da Casa de Barro. 

Consulte nosso calendário de atividades 
AQUI 

A abertura do projeto é dia 15 de julho e contará com Mesa de Abertura e Palestra Musical Afro-Barroca com Mateus Aleluia, no Auditório da UFRB em Cachoeira. 

Confira a descrição das Oficinas 

Ed. Patrimonial e Formação Afro- Indígena (140 h): A oficina objetiva promover discussões e reflexões a respeito do tema, para que os educadores possam desempenhar, nesse processo de construção identitária, o papel fundamental de mostrar aos alunos que todas as raças presentes no Brasil têm e tiveram importâncias iguais na formação da cultura brasileira, ao mesmo tempo leva seus participantes a uma imersão no patrimônio local, como investigadores deste, além de promover discussões a respeito dos temas abordados, para uma efetiva construção do saber patrimonial, fornecendo-lhes ferramentas para serem multiplicadores do conhecimento construído.

 Os dias de São João também serão bastante animados em São Félix. De 21 a 24 de junho, a Praça José Ramos, na Cidade Presépio, recebe o Forró do Aconchego, com a participação de atrações como Osvaldinho, o Dr. Da Sanfona (foto), de Fortaleza; Rony Macedo, Trio Araponga e Xote Balada. Os shows são gratuitos. Confira a grade completa: 

21 de junho (sexta-feira)

19h: Osvaldinho, o Dr. Da Sanfona
22h: Rony Macedo E Banda

22 de junho (sábado) 

12h: Samba de Roda Varre Estrada
13h30: Trio Araponga
15h: Forró Calça Curta
16h30: Forrozão Ô Vai Ou Arrebenta
18h: Os Mamulengos

23 de junho (domingo) 

12h: Samba de Roda Salva-Vidas
13h30: Samba de Roda Filhos de Nagô
15h: Xote Balada
16h30: Simone Mel
18h: Trio Xodó

24 de junho (segunda-feira) 

12h: Samba de Viola
13h30: Samba de Roda Filhos de Coqueiro
15h: Zarabumbeia

Portal A Ponte

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios, na sessão desta quinta-feira (13/06), votaram pela procedência parcial da denúncia contra o ex-prefeito de Conceição do Almeida, Adaílton Campos Sobral, por ilícitos cometidos no exercício de 2011.

O relator do parecer, Conselheiro José Alfredo Rocha Dias, imputou uma multa de R$ 5 mil ao gestor, que ainda pode recorrer da decisão.

A denúncia, formulada pelos vereadores Antônio José Rodrigues, Antônio Carlos Souza Neiva, Cláudio Rodolfo Borges Coni e Julival de Souza Neiva, acusa o gestor de haver gasto de forma exagerada o montante de R$ 450.000,00 na contratação de bandas musicais, apresentando falhas, a saber: não comprovação da exclusividade de representação de empresas contratadas pela Comuna, objetivando a apresentação de bandas e artistas diversos; indevida utilização da figura da inexigibilidade licitatória , posto que as bandas em tela não seriam consagradas pela opinião pública e pagamentos efetivados ao arrepio das normas legais, inclusive a servidor municipal, agredindo os artigos 62 e 63 da Lei Federal nº 4.320/64, bem assim o inciso III do artigo 9º da Lei de Licitações.

Por fim, denuncia a acumulação irregular de cargos públicos por João Amâncio dos Santos Neto, que seria simultaneamente Escrivão na Delegacia do Município de Conceição do Almeida e ocupante de cargo comissionado.

A relatoria, por entender que realmente houve as irregularidades citadas e como o gestor não as descaracterizou, fez duas advertências ao denunciado:

a) absoluta necessidade de rigoroso cumprimento das normas Lei de Licitações, da Lei Federal nº 4.320/64, das Instruções e orientações expedidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, evitando-se a reincidência no cometimento das irregularidades consideradas procedentes nos presentes autos;

b) considerados os gastos globais, que alcançam o montante de R$ 450.000,00, ainda que a delação não mencione agressão ao princípio constitucional da razoabilidade, que os recursos públicos devem ser aplicados rigorosamente em atendimento ao interesse público.

Salientou ainda que os gastos com festividades devem merecer rigoroso controle e parcimônia, tanto mais quanto se sabe que os municípios enfrentam dificuldades financeiras para o atendimento aos limites de gastos fixados na Carta Federal, na Lei de Responsabilidade Fiscal.

Foto: Almeida Noticias

Um homem de 33 anos morreu eletrocutado na tarde desta quinta-feira (13), na cidade de Mutuípe, no Recôncavo baiano. A vítima, que era pintor, estava trabalhando em uma obra quando se chocou na rede de alta tensão. Wilson Alves de Jesus, 33, era casado, e deixa uma filha e esposa grávida. Após a tragédia o corpo foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal de Santo Antonio de Jesus.

Reprodução

 O ”Domingão do Faustão” vai começar mais cedo nesse domingo. Depois da saída de Gugu Liberato da Record na última semana, a emissora teve de reorganizar a sua grade de programação. Rodrigo Faro e seu ”O Melhor do Brasil” foram escolhidos para substituir o "Programa do Gugu" das 15h30 às 19h30. A Globo, por conta da Copa das Confederações, resolveu antecipar o programa de Fausto Silva, que vai bater de frente com Rodrigo Faro neste domingo.

É a segunda vez no ano que o ”Domingão” entra no ar antes do jogo. A última vez tinha sido em 10 de fevereiro, quando o programa começou às 16h40.
A emissora tinha a opção de exibir a partida entre México e Itália, que começa às 16h, mas preferiu esperar pelo jogo Espanha e Japão, que começa às 19h. Com isso, o Fantástico também muda de horário, e vai ser exibido logo após a partida.
As informações são de Fernando Oliveira, do iG.

Foto: Edgard Abbehusen/Mídia Recôncavo
Dilson Oliveira, em entrevista ao Mídia Recôncavo

Moradores da cidade de Muritiba, à 120 km de Salvador, estão usando as redes sociais para expor as reclamações referentes a cobrança do IPTU – Imposto Predial e Territorial Urbano. O aumento, segundo a prefeitura da cidade, é baseado na Lei Municipal 721 do ano de 2005, que só agora foi colocada em vigor. Dilson dos Santos Oliveira, chefe do Setor de Tributos do município, conversou com a nossa reportagem para esclarecer alguns pontos que vem sendo questionados pela população. A conversa foi logo após Dilson sair do plenário da Câmara de Vereadores, no dia 11 de junho, onde debateu o assunto junto com os edis da cidade.

MR: Dilson, algumas pessoas postaram nas redes sociais que o aumento chegou a 200% em cima do valor venal do seu imóvel.

Dilson: Primeiro que o aumento não foi de 200%. Estamos cobrando o IPTU com 5,78% em cima do valor venal, que é o valor de base para calculo do IPTU. Existem ruas, por exemplo, como na rua Francisco Paraguai e a rua Lions Clube, de casas que baixaram o valor, com relação a medida de área de terreno e área do imóvel.

MR: E qual a base legal para isso?

Dilson: A Lei Municipal 721/2005, aprovada pelos vereadores da epoca, que foi criada pra resolver algumas questões como atividades de alvarás e com relação à Lei 116 do ISS (Imposto Sobre Serviço) e o IPTU do município, criando sua planta genérica e bases  de calculo para a cobrança.

MR: E porque só depois de 8 anos essa Lei foi colocada em vigor?

Dilson: As leis quando são criadas, geralmente entram e vigor no ano seguinte a sansão do prefeito. No caso da Lei 721, optamos primeiro por implantar o código de atividades, que também estava defasado. Começamos a trabalhar com o BCI (Boletim de Cadastro Imobiliário) do IPTU, que é o recadastramento do IPTU. Esse recadastramento foi concluído no final de 2007 e inicio de 2008. 

MR: Você acabou de sair do plenário da Câmara de Vereadores, onde foi questionado pelo edil José Carlos Brandão Filho (PR), que a Lei de Avaliação Cadastral é inexistente na Lei 721, o que impossibilitaria a aplicação da mesma. Esse empecilho existe?

Dilson: Dr. Zé Carlos, que também era vereador quando a Lei foi aprovada em 2005, está equivocado. A lei que regulamenta a cobrança do IPTU é a Planta Genérica de Valores e, sem dúvidas, já existe e não tem nenhum ponto legal que impossibilita a ação de cobrança do IPTU.

MR: Dentro de toda essa polemica, as pessoas questionam se esse aumento não poderia ser gradual - aos poucos. Existiu essa possibilidade?

Dilson: O IPTU está sendo cobrado de uma forma justa e dentro da lei. E não existe lei, embasamento legal, para se fracionar o IPTU. O que pode ser feito, e é o que já vem sendo feito, é dividir o pagamento até dezembro de 2013.

MR: Erros de medidas das casas e estabelecimentos comerciais, também estão sendo questionados, o que essas pessoas devem fazer?

Dilson: Todo e qualquer contribuinte que tiver qualquer dúvida em relação a medida e valor venal do seu imposto, pode procurar o Setor de Tributos,  das 8 ás 16 horas, de segunda a sexta, para que possamos esclarecê-las.

MR: Com toda essa polemica, criticas e questionamentos em redes sociais, a arrecadação (pagamento do IPTU), sofreu impacto?

Dilson: É natural que haja esse impacto no primeiro momento. Isso já era previsto. No entanto, não está havendo evasão. As pessoas estão pagando o IPTU normalmente. Fizemos a mudança na forma de pagamento, com divisão até dezembro e, mesmo assim, as pessoas estão preferindo pagar a taxa única, para aproveitar o desconto de 20%.  A pessoa vai ao Setor de Tributos, tira às dúvidas, a gente explica com calma, ela entende e paga. 

 

Trocando em miúdos:

Valor Venal: “Para entender o que é valor venal é importante considerar que tudo isso passa a ser desconsiderado no valor final. Poderíamos trocar o “venal” por puro, limpo, sem considerar fatores externos. É basicamente um cálculo que considera o valor gasto na construção do imóvel mais o valor estimado do terreno, considerando sua metragem. Geralmente é a prefeitura da cidade quem calcula esse preço, cálculo esse importante para cobrar, por exemplo, o IPTU. Aliás, caso tenha a curiosidade de saber o valor de seu imóvel, basta checar no carnê do imposto. Por isso, é importante diferenciar “valor venal” de “valor de mercado”. Quase sempre, o valor venal é bem abaixo do que o valor de mercado. Isso porque o valor ofertado geralmente é formado a partir de mais critérios, incluindo aí a temida especulação imobiliária.” (José Neves – CRECI 71537)

 

Cálculo do IPTU: O cálculo é extremamente complexo e envolve uma série de variações. Vamos tentar esclarecer aqui algumas questões para clarear as coisas. Para se analisar o valor de quanto você irá pagar, calcula-se antes de tudo a planta proprietária genérica dos valores totais dos imóveis, o PGVI (Planta genérica de valores imobiliários). O documento inicial analisará o valor total pelo metro quadrado de cada parte da cidade. Com isso, para a descoberta do valor bruto, aplique o valor venal dos imóveis nas alíquotas. Existem ainda as faixas de dedução, maiores conforme o valor venal do imóvel. São através dos valores dos imóveis que são definidas as alíquotas. No entanto, existem muitas controvérsias, não pelo cálculo, mas pelas variações que ela gera em algumas situações. O custo dependerá do estado da infraestrutura ou melhorias investidas no local, dependendo da qualidade de cada via, se é um bairro nobre, dentre outros fatores monitorados pela prefeitura. (José Neves – CRECI 71537)

Foto: Correio da Cidade

 

Um adolescente de 17 anos foi apreendido com 94 pedras de crack e um revólver com numeração raspada. A Polícia Civil de Santo Estevão vinha investigando o menor por tráfico de drogas. A apreensão aconteceu na tarde desta quarta-feira (12), na residência do adolescente, no bairro do Caminho do Oeste. No quarto do menor, além da droga e do revólver calibre 32, os policiais encontraram oito munições e um cartucho deflagrado, três aparelhos de celular e três câmeras digitais.

Em entrevista ao Correio da Cidade, os pais do menor que se mudaram de Feira de Santana para Santo Estevão há cinco meses, afirmaram saber da existência da arma e da prática de tráfico de drogas, mas afirmaram que não denunciaram por medo. “Ele é extremamente agressivo. No quarto, onde foram encontrados os produtos, nossa entrada era proibida”, disse a mãe do menor infrator. O pai do adolescente admitiu que sabia que o filho usava arma de fogo e confirmou que a droga encontrada em casa era mesmo do garoto. Os pais estão detidos na Depol e podem responder criminalmente pela ação do filho. Correio da Cidade
Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

A população da localidade de Queimadas, localizada na zona rural de Governador Mangabeira está revoltada com uma espécie de cerca viva que invadiu as principais estradas vicinais que dão acesso a comunidade. De acordo com os moradores, um fazendeiro resolveu introduzir as plantas com espinhos ao redor de sua propriedade para evitar a invasão da área, porém, o que seria uma solução para ele, tornou-se um grande problema para os moradores. A reportagem do Mídia Recôncavo foi até o local para conferir de perto os transtornos enfrentados pela população.


Durante o período chuvoso poças de água aumentam o sofrimento

Os ônibus escolares e veículos de grande porte já não conseguem mais passar pelas estradas. Outro problema causado pelos arbustos é a escuridão, já que as lâmpadas dos postes de iluminação pública não conseguem alcançar o local de passagem para motoristas e pedestres. “Não queremos saber de quem é a responsabilidade, se é da prefeitura ou do fazendeiro, queremos nosso direito de ir e vir, afinal de contas pagamos nossos impostos.” Desabafou uma moradora. A comunidade ameaça procurar a justiça caso o problema não seja resolvido de imediato. Informações do Mídia Recôncavo

Município da Bahia, localizado no Recôncavo baiano, a cerca de 160 km da capital, Cabaceiras do Paraguaçu comemora nesta quinta-feira (13), o seu 24º aniversário de emancipação política. Conhecida por ser a terra natal do poeta das Américas Antonio Frederico de Castro Alves, a pequena cidade também ganha destaque com a hospitalidade do seu povo. Apesar de sofrer com as fortes estiagens provocadas pela seca, Cabaceiras possui lindas belezas naturais, tendo como seu principal atrativo o Rio Paraguaçu. Todos os anos a data é comemorada com Alvorada de Fogos, Hasteamento de Bandeiras, Missa Festiva e Sessão Solene. Cabaceiras tem uma área territorial de 226,015 KM² e 17.327 habitantes de acordo com o censo 2010. Informações do Mídia Recôncavo

Entrevistas
Aniversário da Cidade: Ex-prefeito Antonio Pimentel faz avaliação sobre o cenário político e revela propostas para Governador Mangabeira
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.