Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Domingo , 21 de Abril de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Foi um verdadeiro arrastão o que aconteceu na noite desta sexta-feira (21), em Cruz das Almas. Uma das novidades da grade de atrações do São João 2013, o Bloco Itinerante, com o Chiclete e Banana, atraiu milhares de pessoas pelas ruas da cidade.

Antes do show, o líder da banda, Bel Marques, falou da sua expectativa de se apresentar em Cruz das Almas após 21 anos. “Estamos ansiosos por este show. É sempre um prazer estar em Cruz das Almas. Ainda mais com o trio elétrico. Tomara que este formato de festa se mantenha”.

A apresentação foi um sucesso. O público entoou vários hits antigos do grupo de axé. Durante o percurso, fãs ergueram cartazes apaixonados, declarando o seu amor ao Chiclete com Banana.

Logo após o Bloco Itinerante, a banda Oito 7 Nove 4, iniciou a noite de atrações na Praça Senador Themístocles, seguida da dupla Bruno & Marrone. Mais dois shows estão programados para a madrugada: a banda Esrakazero e o forrozeiro Del Feliz.

A banda Oito 7 Nove 4 foi a primeira atração do São João de Cruz das Almas 2013, na Praça Senador Themístocles, na noite desta sexta-feira (21). O grupo, formado há dois anos e liderado pelos irmãos Rafa e Pipo Marques, já ganha destaque no cenário musical baiano.

Com o axé como carro chefe e um estilo empolgante, os meninos comandaram a multidão misturando sucessos do ritmo baiano de vários artistas, garantindo um “gosto” especial aos festejos juninos. Um grande público lotou a praça para ver de perto a energia da banda.

“É bom demais ver jovens fazendo uma festa dessa”, disse Julieta Mota, de Salvador, que participa do São João de Cruz das Almas há vários anos, ao lado de familiares. Para ela, a programação tem que ser mesclada, para agradar a todos. “Cada um tem sua preferência”, afirmou a professora, que aguardava mesmo era o show de Bruno e Marrone.

A dupla goiana Bruno & Marrone, que há quase três décadas roda o Brasil embalando os românticos com suas canções, se apresenta neste momento no São João de Cruz das Almas, pela primeira vez. Na bagagem – e no show – sucessos do novo DVD, “Porta da Frente”, que traz sucessos como “Vidro Fumê” e “Juras de Amor”.

Com uma agenda lotada o ano inteiro, para a dupla no São João tem um sabor especial. “O calor humano é mais forte porque a festa é em praça pública, gratuita, atrai um público maior”, observa Bruno, prometendo retribuir esse calor com um repertório recheado de sucessos. “Esse contato com as pessoas é sempre muito gostoso”, resume.

Para Marrone, a festa junina significa também o retorno às origens e estar em Cruz das Almas representa possibilita isso. “Estamos felizes em saber que saímos de outro estado e que a Bahia nos aceitou. Nós batalhamos e esse é o resultado, a resposta à nossa música”, afirma.

O romantismo continua sendo o principal ingrediente do trabalho dos autores do inesquecível sucesso “Dormi na praça”. Segundo eles, “essa marca não morre nunca”. Já são 27 anos de carreira, 18 CDs e 6 DVDs gravados.

Bruno & Marrone é a segunda atração do palco principal na noite desta sexta-feira (21). Antes deles, se apresentou a banda Oito 7 Nove 4, levando o axé para o reino do forró, e ainda terá os shows de Del Feliz e Estakazero. A Praça Senador Themístocles está completamente tomada por uma multidão. É o São João Terra e Semente – A Festa de Nossa Gente.

Com muita animação o vaneirão invadiu a Praça Senador Themístocles nas primeiras horas da madrugada, a banda cruzalmense Laços de Forró, participante assídua do São João de Cruz das Almas, encerrou a programação de quinta-feira (20). Foi o início dos cinco dias de grandes apresentações da festa, que este ano tem nada menos que 30 dias de duração.

Três bandas animaram a plateia: Brega e Vinho, Caviar com Rapadura e Laços do Forró. A “pisadinha”, mistura de forró com pagode, estilo musical adotado pela Brega e Vinho, contagiou a todos. Já a banda Caviar com Rapadura mesclou o seu repertório com músicas de sucesso e antigos hits que sacudiram o público.

Durante a festa foi evidenciada a presença de muitas famílias se divertindo em todo o circuito da festa. Pais e filhos brincavam e dançavam com descontração. Altemar Dias, cruzalmense, aprovou o novo formato da festa. “Eu achei muito legal trazer a festa para a praça. Ficou mais cômodo. Pude até trazer minha família. Está  muito bom”, declarou.

Estavam presentes no evento, o prefeito, Dr. Jean Silva, o vice-prefeito e coordenador da festa, Ednaldo Ribeiro, os secretários municipais e vereadores. Ascom



Aos que reclamam da falta de foco. O problema de protestar no Brasil é que são tantas causas pertinentes, que se cada um dos milhares de manifestante segurasse um cartaz diferente, ainda assim sobrariam algumas centenas de motivos para reclamar. Mas isso significa que não podemos levantar todas essas bandeiras de uma vez? Claro que não! Precisamos continuar a luta até conseguir tudo e não devemos aceitar nada menos que isso.

Tarifa de ônibus, se eles dizem que é caro para o estado custear tudo, eu sei de onde podemos tirar essa verba, é só diminuir o salário dos políticos, quantos bilhões vamos economizar? E só com esse golpe resolveremos algumas de nossas queixas, além de que ladrão não vai se candidatar pra receber pouco, então de quebra ainda teremos políticos mais honestos. 

Não tem dinheiro pra investir em hospitais? Para de roubar, quantos milhões perdemos todos os anos com desvio de verba publica? Podemos ver isso em todas as esferas, municipais, estaduais e federais, vamos combatendo, a ideia não é ajudar o povo? A ideia não é tirar a população da miséria, Dona Dilma? Pois bem, para de passar a mão na cabecinha de ladrões engravatados como Renan Calheiros, Marco Feliciano e cia, bota essa galera pra fora, limpa a casa. 

Não tem dinheiro pra educação? E pra onde está indo todo o meu dinheiro? Os brasileiros pagam imposto sobre TUDO, como é possível que não sobre nada pra investir em educação? Vou dar uma dica, sabe essas noticias que encontramos todos os dias que falam de escolas com computadores acumulando poeira dentro de suas caixas por falta de espaço para instalação, reformas que demoram anos e alunos tendo que estudar nos corredores por isso? Então, faz escola fingindo que a FIFA ta fiscalizando, presta atenção nas minucias, não compra computador (superfaturado para desvio de verba) se não tem lugar pra colocar, antes disso, constrói o lugar, mas se liga, é mais importante construir a sala a tempo do começo das aulas do que o estádio a tempo do começo dos jogos.

Os problemas são muitos e as soluções estão ai, falta vontade, falta honestidade. O que sobra é a malandragem, os espertinhos, os egoístas. Sobra gente recebem alguns milhares de reais todos os meses pra criar projetos homofóbicos num país que já exclui suas minorias, sobra bala de borracha, bomba de gás lacrimogênio. Falta vergonha na cara desses que vivem de discurso. E não, não estou demonizando as lideranças atuais como se a oposição representasse o contrário disso, de forma alguma, a oposição faz parte da sujeira e está só esperando uma oportunidade para fazer o brasileiro de bobo. Chega disso, a internet é nossa arma, a rua é nosso palanque, façamos bom uso dela. Vamos a luta. O que queremos? QUEREMOS TUDO.

Queremos que a PEC 37 seja derrubada junto com seus idealizadores, não queremos que o ministério publico seja proibido de investigar ninguém, queremos o direito de investigarmos nós mesmos! E queremos investigar! Queremos derrubar toda essa corja que se esconde atrás de promessas e brincam de batata quente com a culpa de todos os problemas brasileiros. Queremos plebiscitos! Queremos opinar! A urna é uma arma, mas depois de eleito o politico não deve ter todo o poder, pois queremos garantir que ele vá cumprir o que prometeu para ganhar nosso voto! Temos que ir pra rua, temos que reclamar de tudo, temos que mudar tudo e não podemos nos acomodar com migalhas, o Brasil está acordado, falta agora concretizar essa luta e buscar resultados reais, a soma foi feita, mas precisamos lutar pelos resultados! 

NÃO SE ACOMODEM! Não façam vista grossa para nada, vivam seu protesto, sejam honestos. Não virem a cara para problemas pequenos de cidades pequenas, ouçam cada música no volume máximo, cada centavo tirado do seu bolso, cidadão, é importante. Vamos lutar e vamos lutar por tudo. O governo do povo é o povo que faz. Pesquisem, se informem, descubram as irregularidades locais, nacionais, estaduais e COBREM solução. CHEGA DESSA PALHAÇADA. Não vamos deixar essa chama apagar. Hoje, tenho orgulho de ser brasileiro, mas não quero de forma alguma admitir amanhã que foi tudo fogo de palha. Não vamos deixar isso acontecer, amigos. O poder é nosso.

Raphael Mota da Costa da Paz, um jovem de 19 anos, estudante de Direito.

Manifestações assustam delegações europeias no Brasil

A Copa das Confederações pode ser cancelada pela Fifa. Os protestos que se alastraram pelo Brasil nas últimas semanas já geraram reclamações de algumas delegações e a entidade máxima do futebol já estuda o que fazer, segundo informações da agência Reuters. Se não houver garantia de segurança, os cartolas podem cancelar o evento.

Segundo informações da rádio CBN, a Fifa já trabalha para ser compensada pelos prejuízos, caso a Copa das Confederações, evento-teste para a Copa do Mundo de 2014, com duração entre 15 e 30 de junho, seja cancelada.

Os rumores foram reforçados pelo jornalista Juca Kfouri. De acordo com ele, “no lado legal, há certa confiança da Fifa de que, se a competição for cancelada, o governo brasileiro pode ser processado pela falta de segurança”. Para ele, nem mesmo o Mundial do próximo ano está garantido.

Os protestos que reuniram mais de 1 milhão de pessoas na última quinta-feira (20) são voltados com os governos municipais, estaduais e o federal, nos quais os manifestantes pedem melhores serviços para a população, como saúde, educação e transporte público, e o fim da corrupção. Além disso, os gastos de mais de R$ 90 bilhões com a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, também são alvos da ira popular.

A Seleção Brasileira desembarcou por volta das 17h desta quinta-feira, 20, no Aeroporto Internacional de Salvador. No sábado, 22, o Brasil encara a Itália pela terceira rodada da Copa das Confederações, na Arena Fonte Nova. A delegação brasileira já se deslocou com destino a um hotel em Stella Maris, onde ficará hospedada durante a sua passagem pela capital baiana. Nesta sexta, 21, a Seleção Brasileira treinará no Estádio de Pituaçu. Já a delegação italiana chegou pela manhã. A Azurra treinará no Barradão também nesta sexta. A Tarde


Investigadores da 4ª Coordenadora Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus) prenderam, na madrugada desta quinta-feira (20/6), Alexsandro dos Santos Sandes, o “Leléu”, de 25 anos, que desferiu vários tiros de revólver contra a viatura daquela unidade, quando cruzava a ponte D. Pedro II, em Cachoeira. Ninguém ficou ferido. Com passagens por tráfico de drogas em delegacias da região, Leléu disse que conseguiu a arma junto a um traficante do bairro Viradouro, cujo nome é mantido em sigilo, mas não soube explicar porque atirou contra os policiais, que retornavam de uma operação realizada em São Félix. O revólver, calibre 38, foi apreendido e encaminhado para perícia. Encaminhado para a Delegacia Territorial (DT), de Cachoeira, Leléu foi autuado em flagrante, por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo, pelo delegado titular André de Oliveira Alves, que já solicitou mandado de prisão preventiva contra ele. Leleu agora encontra-se custodiado na unidade policial, à disposição da Justiça. Tribuna da Bahia

Foto: Almiro Lopes

O trânsito para quem quer sair de Salvador para curtir o feriadão de São João está encontrando bastante dificuldades na manhã desta sexta-feira (21). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além das complicações causadas pelo grande buraco na BR-324, uma manifestação impede a passagem dos veículos.

De acordo com a PRF, os manifestantes se concentraram na região do km 615, sentido Feira de Santana, após o buraco. Os manifestantes protestam contra um acidente que aconteceu nesta quinta-feira (20), onde uma pessoa ficou gravemente ferida.

Os manifestantes ocupam toda a via e a PRF ainda não tem previsão de quando pista será liberada. Eles orientam que os motoristas deem um tempo antes de sair para evitar ficar preso no engarrafamento.

Quem vai sair de Salvador pela rodoviária também vai precisar ter paciência na manhã de hoje. O trânsito está bastante lento para quem segue na avenida Paralela, sentido rodoviária. Já na ACM, próximo a entrada do terminal, o trânsito está congestionado.

Ainda de acordo com a Transalvador, o trânsito também está bastante complicado na região do Comércio, para quem sai de Salvador pelo Sistema Ferry Boat, e no bairro de São Cristóvão, para quem escolheu ir para cidades do interior pela estrada CIA/Aeroporto.

Nas últimas 24 horas, a Transalvador registrou cinco acidentes com sete pessoas feridas. Já nas rodovias federais, apenas um acidente foi registrado na manhã de hoje, mas ninguém ficou ferido. Correio

Fotos: BK2

Protesto ocorre na tarde desta quinta-feira (20) em Feira de Santana, interior baiano. Mobilização que teve início por volta de 16h30, critica transporte local, PEC 37, Cura Gay e TV Globo. Além destes temas, diversos outros são levantados através de faixas e cartazes; a exemplo da reivindicação de redução de tarifa de transporte e instauração de uma CPI.

Foto: São Roque Online

 A Secult - Secretaria Municipal de Cultura e Turismo informa à população que o São João de Maragojipe está confirmado para os dias 22, 23 e 24 de junho. Tradicionalmente no jardim do Caijá, a 26ª edição do Forró do Cais começa a tomar forma através das ornamentações e estruturas que já estão sendo instaladas. Serão 12hs de forró ininterruptas, em uma das mais belas paisagens de Maragojipe: o cais do Caijá. Os distritos de Coqueiros, Nagé e São Roque não vão ficar de fora, e também vão aproveitar o arrasta pé com diversas atrações.

Confira abaixo a grade da programação:

Sede

Sábado, 22/03:

Iracema

Wellington Pacheco

Tempero Nordestino

Júlio Cesar

Rala Fivela

Cicinho de Assis

Domingo, 23/06:

Thaís Ramos

Apimentada

Galácticos do Forró

Paulinho Boca

Sobe Poeira

Virgílio

Segunda, 24/06:

Keridões do Forró

Toté

Xote Bacana

Lui Muritiba

Márcia Short

Jô Miranda

São Roque

Sábado, 22/06:

Mamede de Xander

Fi de Zé

Jajah Nascimento

Domingo, 23/06:

Iracema

Doce Pecado

Forró Pra Você

Segunda, 24/06

Márcia Short

Jailson Veira

Julio Cesar

Coqueiros

Domingo, 23/06:

Fi de Zé

Ikon Matone

Segunda, 24/06:

Edson Soares

Thais Ramos

Nagé;

Domingo, 23/06:

Ronaldo Luis

Bigdal

Segunda, 24/06:

Julio Cesar

Ikon Matone

Foto: Leomir Santana
A bala atingiu a parede do Colégio

Na manhã desta quinta-feira (20) um tiroteio envolvendo a polícia e um jovem, menor de idade, deixou uma professora levemente ferida no braço. A professora teve apenas ferimentos leves, provocados pelos estilhaços da parede atingida pelo disparo. De acordo com o site Recôncavo Online os tiros aconteceram em frente ao Colégio Sacramentinas, localizado na Praça Manoel Vitorino, centro de Cachoeira. Segundo informações de populares, o menor foi apreendido pelos policias, mas já foi liberado. As aulas seguem normalmente no colégio.

Um homem cometeu suicídio por enforcamento por volta das 12h desta quinta-feira (20), nos fundos de um posto de combustível às margens da BR 101, em Governador Mangabeira. Carlos Raimundo dos Santos, 55, conhecido por Carlito, amarrou uma corda no telhado de um local que funciona como depósito, e se jogou de cima de um banco de madeira. De acordo com informações da Polícia Militar, amigos alegaram que o homem apresentava sinais depressivos e dizia está ouvindo vozes. A tragédia chocou a população mangabeirense, já que a vítima era membro de uma família bastante querida. O corpo foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal de Santo Antonio de Jesus. Informações do Mídia Recôncavo

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

20 DE JUNHO

(Palco Principal)
20:00 Brega e Vinho
22:00 Caviar com Rapadura
00:00 Laços do Forró

21 DE JUNHO

(Palco do Coreto)
10:00 às 14:00 Trio de Forró (Tonhe)
16:00 às 18:00 Xote Interior
Itinerante Forró do Bosque 
18:00 Chiclete com Banana

(Palco Principal)
Praça Senador Themístocles 
22:00 Oito 7 Nove 4
23:00 Bruno e Marrone
01:00 Del Feliz
02:30 Estakazero

22 DE JUNHO

(Palco do Coreto)
10:00 às 12:00 Trio de Forró (Tonhe)
12:00 às 15:00 Cumade Sebastiana
17:00 às 19:00 Edinho Silva

(Palco Principal)
20:00 Karranka e Sua Gente
22:00 Frank Aguiar
00:00 João Lucas e Marcelo
02:00 Daniel Vieira
04:00 Capital do Forró

23 DE JUNHO 

(Palco do Coreto) 
17:30 às 20:00 Xote Interior

(Palco Principal)
20:00 Alex e Ronaldo 
22:00 Rasga Tanga
00:00 Flavianny Moreira
02:00 Santana
04:00 Sarapatel com Pimenta

24 DE JUNHO

(Palco do Coreto)
12:00 às 14:00 Edinho Silva
Itinerante Forró do Bosque 
14:00 Tuca Fernandes

(Palco Principal)
18:00 Chambinho do Acordeon
20:00 Cangaia de Jegue
22:00 Adelmário Coelho
00:00 Aviões do Forró
02:00 Karrasco do Forró

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

A Superintendência da Polícia Rodoviária Federal na Bahia realizará a Operação Festas Juninas 2013 da 00:00 hora do dia 20, quinta-feira, até meia noite do dia 24, segunda-feira, e de 00:00 hora do dia 27, quinta-feira, até a meia noite de 2 de julho, terça-feira. Durante toda a operação, serão priorizadas ações preventivas para redução da violência no trânsito e de acidentes relacionados, em especial, ao excesso de velocidade, embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas e à inobservância do uso do cinto de segurança. Durante a Operação Festas Juninas, estima-se um aumento de mais de 50% no fluxo de veículos nos dias de maior movimentação.

Durante a Operação Festas Juninas, estima-se um aumento de mais de 50% no fluxo de veículos nos dias de maior movimentação, saídas e retornos, por isso a PRF divulga algumas rotas alternativas para auxiliar no planejamento das viagens juninas:

Este ano a Operação Festas juninas contará com um reforço significativo de policiamento, em virtude de ocorrer durante a Operação Copa das Confederações, que motivou o envio de forças especiais para a Bahia somando-se ao esforço operacional local. A intensificação da fiscalização e do controle do trânsito deverá ocorrer em todo o estado, com o trabalho direcionado para as localidades de maior fluxo de veículos e ocorrências de acidentes, como a BR-101, que passa por Santo Antônio de Jesus, Cruz das Almas e Cachoeira. Os policiais intensificarão a fiscalização principalmente quanto ao excesso de velocidade, às ultrapassagens indevidas, ao consumo de bebidas alcoólicas, à fiscalização de motocicletas e ciclomotores, ao uso de cinto de segurança, aos equipamentos obrigatórios e sistema de iluminação e sinalização dos veículos, ao transporte irregular de passageiros, ao uso da cadeirinha para crianças, às restrições do trânsito de combinações e demais veículos portadores de AET.

 

 

Reprodução Internet

Destaque em todo o Brasil e também no mundo, as manifestações, inicialmente chamada de "Movimento Passe Livre", começam a ganhar corpo em várias cidades do interior do Brasil. Na Bahia, mais de 20 cidades já tem horários e datas marcadas para que os jovens ganhem as ruas em apoio aos manifestantes das grandes capitais e, também, pedir mais saúde, educação e protestar contra os altos custos da Copa.

O movimento já ofusca as noticias sobre a Copa das Confederações, e promete surpresas para o jogo de hoje da seleção brasileira, em Fortaleza, contra o México. No Recôncavo Baiano, Cruz das Almas é a primeira cidade a aderir ao movimento, que já conta com mais de 800 participantes em um evento criado nas redes sociais convocando a população para se reunir na praça Senador Temístocles,  hoje, às 15 horas. O local é o mesmo onde será realizado o São João da cidade, um dos mais procurados da Bahia, a partir de amanhã.

Mas é em Cachoeira que poderá acontecer uma das maiores manifestações do Recôncavo, que está prevista para o dia 25 de junho, às 8 da manhã. Neste dia, Cachoeira se torna capital da Bahia, e conta com um grande ato cívico e a presença do Governador do Estado, que abre os festejos em comemoração ao 2 de julho, data da independência da Bahia.

Cerca de 800 pessoas, também, já confirmaram presença nessa manifestação e, segundo um texto que está circulando na rede, o movimento é pacifico, livre, de cunho social e apartidário. "Vamos reivindicar melhorias em todos os setores: Mais Mobilidade - Mais Educação - Mais Segurança Pública - Mais Saúde - Não a PEC 37 - Não a PEC 215 - Não ao Estatuto Nascituro - Não a Bolsa Estupro - Queremos o que é nosso - Isso Vai Refletir Nas Urnas.", diz o texto.

Maragojipe também prepara uma manifestação para amanhã, em frente a Câmara de Vereadores. Na Capital, a manifestação está marcada para amanhã, dia 20, às 14 horas, saindo do Campo Grande em direção a Fonte Nova.  Informações do Mídia Recôncavo

Edgard Abbehusen/ Mídia Reconcavo
James Lester (à esquerda) e o Professor Drº Medson Janer

O secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, James Lester Magalhães, anunciou um audacioso projeto de capacitação para educação no campo, que irá beneficiar mais de 250 famílias da zona rural de Muritiba, a cerca de 120 km de Salvador.  Segundo o secretário, a ideia surgiu numa visita do prefeito Roque Isquem ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, em Brasília, e foi colocada para a secretaria colocar em prática. "Realizamos uma audiência pública, com pouco mais de 200 pessoas, onde falamos sobre agricultura familiar e apresentamos o projeto, que foi recebido com muita satisfação pela população", disse James.

O projeto de educação no campo irá trabalhar as cadeias produtivas da região, elaborando plano de negócio, através da pedagogia de alternância.  Em reunião com professores, diretores e lideranças rurais, James Lester apresentou o professor doutor Medson Janer da Silva, engenheiro agrônomo e presidente do Instituto Acácia de Agricultura Familiar, com vasta experiência no assunto, quando foi aberta uma mesa de debates sobre o projeto.

Segundo o professor, o trabalho irá girar em torno do desenvolvimento rural sustentável, visando o desenvolvimento sócio, econômico e ambiental da zona rural do município. "Iremos formar agentes rurais, que irão se capacitar por 12 meses, 510 horas ao todo, em um final de semana por mês, para receber informações técnicas de 13 conteúdos disciplinares de educação, agricultura, pecuária e, também, humanística social.", explicou ele.

Esses agentes rurais irão transferir esses conteúdos para 50 alunos, da rede municipal, selecionados em edital aberto pela Prefeitura da cidade. Cada aluno deverá buscar, na sua localidade, duas famílias para repassar o conteúdo, "Eles serão  multiplicadores, terão três semanas para vivenciar, na prática, o que aprenderam na sala de aula, fazendo a ligação entre a prática, a teoria e a identidade do local" disse o professor. Existem hoje em Muritiba 28 comunidades rurais, com o distrito de São José do Itapora e o Sub Distrito de Caatinga Seca, e a intenção é que todas sejam atingidas. 

Para o secretário James Lester, esse é um projeto que pretende cuidar da base, sem bandeira política, que visa o desenvolvimento rural do município. "A secretaria plantou a semente, agora é regar e adubar pra ela agora brote o fruto pra toda a comunidade", comemorou. O projeto está previsto para ser executado entre julho e agosto de 2013, e com um diferencial a mais: Os agentes rurais solicitaram, na reunião, a capacitação como curso de pós graduação lato sensu, o que foi de imediato providenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente. A Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias irá certificar os alunos, que pagarão R$ 50 reais para participar do curso cooperativo de capacitação lato sensu sobre Educação do Campo, Pedagogia de Alternância e Agricultura Familiar. Informações do Mídia Recôncavo

Luís Carlos Ferreira da Silva, de 21 anos, foi executado na madrugada desta quarta-feira (19), no conjunto Cordeirópolis, no bairro Mangabeira, em Feira de Santana, a 109 quilômetros de Salvador. Segundo informações do Acorda Cidade, o jovem foi assassinado quando dormia no quarto de casa. Luís foi atingido com vários tiros no tórax, antebraços e queixo.  

De acordo com a polícia, os assassinos invadiram a residência e efetuaram os disparos. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A polícia investiga a autoria assim como a motivação para a execução que assustou os moradores do 
conjunto Cordeirópolis.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

A Companhia de Teatro Cecéu do Parque Histórico Castro Alves, unidade vinculada à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC), realiza no dia 22 de junho, a partir das 20h, em Cabaceiras do Paraguaçu, mais uma edição do projeto Cortejo Cênico Forró do Cecéu. Em 2013, o projeto que homenageia o poeta baiano Castro Alves, também conhecido como Cecéu, contará com a presença da cantora Belpa e da Banda Forró de Três. O evento será realizado em parceria com a Prefeitura Municipal e é gratuito.

O Cortejo Cênico convida a comunidade e visitantes a participarem vestidos a caráter com figurinos típicos do São João. A concentração acontecerá na Praça São Francisco e seguirá com o público até a Praça Castro Alves, no centro do município de Cabaceiras, localizado a cerca de 170 quilômetros de Salvador. Criado em 2005, o Cortejo tem o objetivo principal de enaltecer os laços comunitários e valorizar os tradicionais festejos juninos do interior do estado.

O projeto mobiliza a comunidade de Cabaceiras com a participação de grupos culturais, quadrilha e bandas de forró tradicional que, além de contribuírem para o desenvolvimento turístico e cultural do município, firmam um novo evento no calendário festivo da cidade. A atividade também atrai a atenção da comunidade para as ações culturais e educativas desenvolvidas pela Companhia de Teatro Cecéu através do Parque Histórico Castro Alves.

Serviço:

O que: Cortejo Cênico Forró do Cecéu
Quando: 22 de junho, a partir das 20h.
Onde: da Praça São Francisco à Praça Castro Alves, Centro, Cabaceiras do Paraguaçu.
Realização: PHCA/DIMUS/IPAC e Prefeitura Municipal de Cabaceiras
Gratuito.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

Cerca de 200 mil pessoas deverão embarcar na Estação Rodoviária de Salvador, no período de 18 a 24 de junho, para passar o São João no interior do estado, segundo estimativa da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (AGERBA).

O diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessôa, informa que, no mesmo período, as empresas vão disponibilizar 1.900 horários extras, além dos 540 horários regulares cumpridos diariamente. O movimento de saída de Salvador irá começar a se intensificar a partir do dia 20. 

Os destinos mais procurados são Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antonio de Jesus, Senhor do Bonfim, Piritiba e todo extremo Sul, que abrange Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, parte do Litoral Norte e Chapada Diamantina e todo o Recôncavo Baiano (Cachoeira, São Félix, Maragogipe, Conceição do Jacuipe e Conceição de Feira), e cidade tais como Vitória da Conquista.

RECOMENDAÇÕES E FISCALIZAÇÃO

A AGERBA recomenda que os passageiros procurem chegar à Estação Rodoviária de Salvador com antecedência mínima de 20 minutos do horário marcado para viagem, evitando, assim, possíveis transtornos no momento do embarque. 

O box de atendimento da Ouvidoria da AGERBA, na Estação Rodoviária de Salvador, ampliou o atendimento ao público trabalhando em regime de plantão. Em relação às reclamações, os usuários podem procurar os postos da AGERBA nos terminais rodoviários e a Ouvidoria do órgão, através do telefone 0800-071-0080. O atendimento ao público é realizado pelo posto da agência, que atende das 7h às 18h. 

DIREITOS E DEVERES

A Agência também está distribuindo nos terminais rodoviários do Estado a cartilha “Direitos e deveres dos usuários do serviço público de transporte rodoviário intermunicipal de passageiros”.

Além de citar os principais direitos e deveres dos passageiros, a cartilha informa que a finalidade da Agerba é “exercer a regulação, o controle e a fiscalização dos serviços públicos delegados nas áreas indicadas, especialmente a de transporte intermunicipal de passageiros”.

Lojas Americanas, Cacau Show, Subway, Banco Itaú e Banco do Nordeste, são alguns exemplos de grandes redes de lojas ou bancos que recentemente estão se instalando em Cruz das Almas. A cidade já possui grandes redes de lojas com matriz em outras cidades que estão instaladas no centro comercial, como: Insinuante, Ricardo Eletro, Lojas Maia/Magazine Luiza, Lojas Guaibim, GBarbosa, Fama Móveis, Mapron, dentre outras.

Depois de passar um grande período sem grandes investimentos no comércio, a cidade vive um "Boom" de Crescimento, principalmente no setor de comércio e serviços e construção civil.

Muito desse crescimento se deve a criação da UFRB, com a reitoria instalada na cidade o número de alunos passou de 400 na época da Escola de Agronomia para atuais 3.500 alunos, e a tendência é de que até 2020 cerca de 10 mil estudantes estejam morando e consumindo na cidade universitária. Recôncavo News

A promoção do grupo empresarial Real Calçados, que sorteia um Camaro amarelo  está de volta. Por meio de nota, a Caixa Econômica Federal informou  que a empresa apresentou sua defesa, prestou os esclarecimentos necessários e sanou as pendências documentais que faltavam. 

Agora o sorteio da promoção  está regularizado e autorizado.  O Ministério Público Federal por meio de uma concessão de tutela antecipada  havia suspendido o sorteio.  A decisão foi informada na manhã de sexta-feira (14) no Programa Acorda Cidade pelo advogado Rogério de Araújo Melo. 

 

Ele afirmou que foi procurado por alguns consumidores, também por pequenos empresários que se sentiram lesados pela promoção, e por isso ele emitiu um parecer jurídico e orientou que as pessoas procurassem o Ministério Público Federal.

De acordo com o advogado, existe uma lei de 1971 que regulamenta todos os sorteios de abrangência nacional e determina que qualquer tipo de sorteio deve ser previamente autorizado pela Caixa Econômica Federal ou pelo Ministério da Fazenda.

Rogério explicou que a campanha tem abrangência estadual, pois existem lojas em várias cidades da Bahia. De acordo com ele, a loja não tinha uma autorização prévia para a divulgação da promoção. 

 “Eles chegaram até a divulgar um número de autorização, mas na realidade era apenas o número do pedido. A autorização já estava indeferida. Eu não sei dizer os motivos da não autorização, porque a Caixa fiscaliza diversos fatores”, afirmou.

 

 Veja a nota da Caixa Econômica na íntegra

Caixa Econômica Federal informa que a empresa Real Calçados protocolou pedido de autorização para realização sorteio, mas antes da autorização ser concedida a empresa iniciou a promoção do sorteio, segundo denuncia de terceiros. A Caixa seguindo a legislação, nos termos da lei nº 5.768, de 20/12/1971 e do Decreto nº 70.91 de 09/08/1972, abriu processo administrativo PAF nº 0217/2013, para apuração dos fatos. O referido processo já foi finalizado e arquivado, a empresa Real Calçados apresentou sua defesa, prestou os esclarecimentos necessários e sanou as pendências documentais que faltavam. Sendo assim, o sorteio da promoção da Real Calçados está regularizado e autorizado pela Caixa Econômica Federal. 



O prefeito da cidade de Ibicuí, no sul da Bahia, morreu na manhã desta segunda-feira (17). De acordo com Gilnay Santana, vice-prefeita do município, Abel Cornélio de Moraes Filho (PDT) passou por uma cirurgia no esôfago, em Salvador, e após alta médica voltou para casa. Ele sentiu-se mal no sábado (15) e foi levado para um hospital em Vitória da Conquista, na região sudoeste.

O prefeito teve duas hemorragias e chegou a respirar com a ajuda de aparelhos. Abel Filho tinha 50 anos. Ele deixa três filhos. O prefeito foi eleito em 2012 e estava pela primeira vez, após três tentativas, à frente da gestão municipal de Ibicuí. O corpo dele deve chegar ainda nesta segunda-feira na cidade e será velado na quadra da Escola Municipal São pedro. O enterro será na terça-feira (18), no cemitério da cidade.

A vice-prefeita, Gilnay Santana, informou que foi decretado luto oficial de três dias no município. Ela assume, automaticamente, a gestão da cidade. A terça-feira, por conta do sepultamento, será feriado em Ibicuí.

Santana informou ainda que não haverá alteração no tradicional festejo junino da cidade. Já a festa dos servidores do município, que seria realizada na quinta-feira (20), foi cancelada por causa da morte do prefeito. Fonte: G1.

No último sábado (15), por volta das 5h da manhã, cerca de três bandidos armados assaltaram diversos açougueiros no CASE – Centro de Abastecimento de Santo Estevão. O local abriga aos sábados uma das maiores feiras-livres da região. A polícia não tem pistas dos suspeitos.

Assalto a bar – Um bar próximo ao estádio municipal também foi alvo dos bandidos. De acordo com relatos, os homens que chegaram armados de revólveres renderam vários clientes e o dono do estabelecimento comercial. Os bandidos usaram de violência e chegou a bater nas vítimas.

Arrombamento de residência – Na madrugada de ontem (17), a casa de um professor também foi assaltada. Os bandidos levam TV de Led, celular, dinheiro e uma bicicleta de competição esportiva. No momento do arrombamento, a família do professor estava em casa e por sorte não chamou a atenção dos bandidos.

Gritos de socorro - Por volta das 2h da manhã desta terça-feira (18), vizinhos de uma residência próxima à Lagoa Santana ouviram gritos de pedidos de socorro e perceberam que bandidos tentaram arrombar uma residência, mas se assustaram e fugiram. Os cães da casa chegaram a ser mortos para facilitar o assalto. 

Na semana passada foram registrados na Depol de Santo Estevão pelo pelos cinco arrombamentos à residências, estabelecimentos comerciais e à uma escola pública. Correio da Cidade

Com o objetivo de revelar jovens talentos da fotografia brasileira, a revista Fotografe Melhor e a Canon promovem uma nova edição do Concurso Universitário Canon-Fotografe. Os interessados devem enviar até três fotos relacionadas ao tema "Meu olhar sobre o Brasil".

Os três primeiros colocados receberão como prêmio três câmeras incríveis, repletas de recursos, além de uma assinatura da revista Fotografe Melhor.

As inscrições vão até o dia 15 de julho de 2013 e a participação é aberta a qualquer estudante universitário em território brasileiro. O participante deve comprovar a matrícula em qualquer curso universitário, de graduação ou pós-graduação.

As fotografias podem ser digitais, de filme negativo ou diapositivo e o envio das fotos deve ser feito via Correios, com as imagens impressas em papel fotográfico no tamanho mínimo de 15 x 21 cm e máximo de 20 x 30 cm.

O regulamento completo e a ficha de inscrição estão na revista Fotografe Melhor ou no site www.concursouniversitario.com.br. A página da internet traz também dicas de fotografia atualizadas semanalmente.

Ficha Técnica
6o Concurso Universitário de Fotografia Canon-Fotografe
Promoção: Editora Europa – revista Fotografe Melhor
Inscrições até 15 de julho de 2013
Outras informações, acesse
www.concursouniversitario.com.br

Sobre a Editora Europa
Fundada há 26 anos, a Editora Europa é uma empresa de capital 100% brasileiro. Atualmente, com mais de 100 funcionários, publica 16 revistas, afora guias, livros ilustrados e literatura.

Sobre a Revista Fotografe Melhor

A mais destacada revista do segmento de fotografia na América Latina é referência para fotógrafos profissionais e experts. De testes de câmeras
recém-lançadas a reportagens técnicas e perfis de grandes fotógrafos, a
revista Fotografe Melhor mantém atualizados quem é ligado em fotografia.


Informações para a imprensa
: Aida Lima (11) 3038-5118; 7885-0894
ou eventos@europanet.com.br

Entrevistas
Aniversário da Cidade: Ex-prefeito Antonio Pimentel faz avaliação sobre o cenário político e revela propostas para Governador Mangabeira
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.