Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sábado , 24 de Agosto de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

Nos dias 23 e 24 de novembro a cidade de Governador Mangabeira, no Recôncavo da Bahia, recebe o IV Utopia Festival de Teatro, com o título “O Mundo é o Nosso Palco”. Um evento que tem o objetivo de educar a população para a apreciação da arte teatral, lazer e convivência social. O programa acontece no Centro Cultural Esportivo, às 18h30.

Durante os dois dias de evento, serão apresentados quatro espetáculos de grupos diferentes de várias cidades. Esses grupos se apresentarão com peças adultas, infantis e infanto-juvenis. Além das peças teatrais, cada noite será mediada também por artistas da Música Popular Brasileira da própria região e grupos de dança. Segundo os organizadores, este festival é uma continuidade ao evento que foi iniciados no ano de 2010, com o fim de comemorar os dez anos do grupo.

Locais para a compra dos ingressos: Sogil- Seta Representações – Radio WR / Brasil – Grupo Teatral Frutos da Utopia.

Foto: Anderson Bela | Mídia Recôncavo

As comemorações nacionais do Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de novembro - completam 35 anos em 2013. No ano passado, dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) apontam que mais de 1.000 cidades no Brasil tiveram feriado nessa data.

O município de Cruz das Almas foi o primeiro da Bahia que aderiu a data como feriado municipal. O Projeto de Lei Nº 080/09, do vereador  Zé Raimundo foi sancionado  pelo  então  prefeito  Orlandinho em 2010, a partir daí Cruz das Almas é mais um dos municípios Brasileiros que param suas atividades com o objetivo de cumprir projetos em comemoração a data. Leia mais.

O 20 de novembro foi consagrado por representantes e lideranças do movimento negro brasileiro como o dia de homenagem à imortalidade de Zumbi dos Palmares (1655-1695) e os ideais de liberdade que simbolicamente o líder negro representa. A ideia foi discutida, em 1971, por iniciativa do Grupo Palmares, de Porto Alegre, e assimilada, em 1978, durante o Congresso do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, mais tarde rebatizado Movimento Negro Unificado (MNU).

Desde então, teve início a luta da comunidade negra pelo reconhecimento de Zumbi como herói nacional, ainda hoje considerado por muitos como um símbolo “perigoso”, devido à sua capacidade, ainda que simbólica, de recuperar o negro como agente histórico em busca da própria liberdade. Reportagem: Anderson Bela - Mídia Recôncavo.

 

Leo Waddell nasceu menina mas vive como menino desde os cinco anos

Uma clínica pública tem causado polêmica na Inglaterra ao tratar crianças transexuais, com menos de 12 anos, dando a elas bloqueadores hormonais preparativos para operações de mudança de sexo. De acordo com o site do jornal Daily Mail, o procedimento é feito por outros médicos do país apenas após os 16 anos. O tratamento, feito para frear os efeitos da puberdade e prevenir que as crianças desenvolvam as características sexuais do gênero que nasceram, já foi realizado em mais de 20 jovens que sofrem com transtorno de identidade de gênero.

O uso da medicação foi iniciado em 2011, na Tavistock Clinic, em Londres, como parte de um estudo em que os especialistas queriam avaliar os benefícios das substâncias caso começassem a ser introduzidas mais cedo na vida dos pacientes. Na época, o local recebeu pedidos de 142 crianças, entre 11 e 15 anos, enviados por pais e profissionais de educação. Bahia Notícias

Uma briga entre integrantes das duas maiores torcidas organizadas de Salvador terminou com a morte de um adolescente na tarde deste domingo (17), no Largo do Tanque. De acordo com informações divulgadas pela Polícia Militar, a confusão começou em um ponto ônibus, quando torcedores vestidos com camisas da torcida Bamor iniciaram o confronto. A vítima fatal, que não teve a idade divulgada, foi atingida por dois tiros e morreu no local. Outros dois rubro-negros da Torcida Uniformizada Os Imbatíveis (TUI) foram baleados, entre elas um adolescente de 16 anos. Os feridos foram levados para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde permaneciam internados até o final da tarde. Bahia Notícias

Segue aberto até quinta-feira (21) o período de inscrição do processo seletivo organizado pelo Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus para contratação de técnico em informática e fisioterapeuta. Os interessados devem encaminhar seus currículos para o e-mail selecaohrsaj@gmail ou entregá-los na portaria administrativa da unidade de saúde. A seleção contará com etapas de conhecimentos e habilidades específicas ao cargo.

 

Entre os dias 25 de novembro e 10 de dezembro, os 24 campi da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) se unem às instituições de ensino básico para promover nova edição da Campanha de 16 Dias de Ativismo na UNEB-Escola pelo Fim da Violência contra a Mulher. A iniciativa, organizada pelo Núcleo de Gênero e Sexualidade (Nugsex Diadorim) da universidade, tem como tema Estado laico = Educação para diversidade, e integra a Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que acontece simultaneamente em mais de 150 países.

Uma videoconferência sobre a temática da campanha será realizada no 25 deste mês, a partir das 8h, na sede do Instituto Anísio Teixeira (IAT), instituição vinculada à SEC. A ação deve ser prestigiada por representantes das 33 Diretorias Regionais de Educação (Direc). A atividade vai contar com a participação de Amélia Maraux, da pesquisadora Jordanna Castelo Branco, do Obervatório da Laicidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ufrj), e da representante da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL), Ana Naiara Malavolta. O evento é aberto ao público externo e para participar, não é necessário realizar inscrição prévia. A ação será transmitida para as salas de videoconferência do IAT e das Direc. Portal Uneb

Cerca de 50 pessoas bloqueiam os dois sentidos da BA-522, na entrada do distrito de Caroba, em Candeias, na manhã desta segunda-feira (18). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), pneus e madeiras queimados fecham as duas vias. Segundo a PRE, moradores do distrito de Caroba pedem a construção de uma passarela na região. Policiais estão no local para negociar a liberação das vias. A PRE registrou no final de semana, de sexta-feira (15) a domingo (17), 33 acidentes com 20 feridos e três mortes. G1

Foto: A Bahia News
Acidente ocorreu na tarde de sábado (16)

Quatro pessoas morreram em um acidente na tarde de sábado (16), na BA-020, próximo ao município de Santa Teresinha, a 200 Km de Salvador. Segundo a Polícia Militar, o motorista de um carro de passeio perdeu o controle do veículo e capotou.

De acordo com a PM, o carro transportava nove pessoas quando houve o acidente. Três passageiros morreram na hora, entre eles uma criança de dois anos de idade, informou a polícia. Um outro ocupante do veículo morreu quando deu entrada em um hospital de Santo Antônio de Jesus.

G1

Foto: Paulo Galvão/Forte na Notícia

Na noite deste domingo (17), um grave acidente envolvendo uma motocicleta 50cc e um ônibus da empresa Expresso Brasil, resultou na morte de um jovem na BR 101, trecho das duas pontes que dividem os municípios de Muritiba e Cruz das Almas. De acordo com informações da Polícia Militar, a vítima fatal tem o prenome Lucas e seria morador do distrito de São José do Itaporã, zona rural de Muritiba. Com a colisão frontal, um adolescente de 15 anos que também estava a bordo da motocicleta, ficou ferido e foi transferido em estado grave para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. Ainda não há informações sobre seu estado de saúde. 


Lucas não resistiu aos ferimentos e morreu no local (Reprodução Facebook)

Ainda que não dependa apenas e si, o Esporte Clube Vitória manteve viva e acesa toda a esperança de jogar a maior competição de clubes das Américas, no próximo ano. Hoje à tarde, o time rubro-negro, jogando um futebol razoável, se reabilitou da derrota contra o Cruzeiro e, fazendo também o dever de casa, manteve a freguesia ao vencer o Santos por placar de 2 x 0, com Dinei marcando o décimo terceiro gol da competição, para se consolidar como o artilheiro do time na atual temporada e Maxi Biancucchi, aos 38 minutos já do segundo tempo.

No primeiro tempo foi jogo equilibrado, no início com o Santos ameaçando algumas vezes, mas o Vitória tomou as redes do jogos, fez 1 x 0 aos 20 minutos, passou a mandar na partida, sendo pouco incomodado pelo time paulista. Já no segundo tempo, o jogo caiu de produção, transformando boa parte do jogo em marasmo, sem perigo de gols ou emoções, em um tipo de jogo fim de festa, isto até os 38 minutos, quando Maxi Biancucchi fez o segundo, para garantir o triunfo rubro-negro e a alegria dos 16 mil rubro-negros que estiveram presentes, prestigiando o time no Barradão.

O Bahia não tinha uma segunda alternativa, não havia outra conversa ou saída, o time de Cristovão Borges, tinha que vencer o Náutico, o pior time do Campeonato, para continuar brigando na competição com vida útil e acalentando ainda esperanças razoáveis para renovação da licença para um novo período na Série A, em 2013.

E depois de muito sofrimento e um péssimo futebol em ambos os tempos de jogo, o tricolor com um gol salvador de Fernandão já aos 37 minutos do segundo, venceu o Náutico por 1 x 0 e desta forma, somou 42 pontos e empurrou o Coritiba para a zona de rebaixamento para alivio da torcida tricolor. 

Agora o Bahia vai encarar a Portuguesa de Desporto na Arena Fonte Nova, novamente precisando do triunfo para continuar na luta, no entanto, estar claro que as aflições serão mantidas até as últimas rodadas, já que o time reiterou desta tarde a falta de qualidade através das dificuldades que encontrou para vencer pelo placar mínimo, um time semi-amador e repleto de garotos das divisões da base que estão sendo utilizados como experimento pela direção do time pernambucano

Em alguns momentos, confira todos os detalhes da partida e, logo após, o vídeo com os melhores momentos e toda movimentação pós-jogo de Náutico 0 x 1 Bahia partida que valeu pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, edição 2013. Informações do Futebol baiano

A cantora Anitta está feliz da vida com o seu novo desafio da carreira. De acordo com a revista Caras, ela, que além de estar com a nova música de trabalho "Zen" na novela Além do Horizonte, irá estrear no Cinema, no filme "Copa de Elite", onde ela interpretará uma repórter.

Em entrevista ao site da novela, ela falou sobre a estreia na telona. "Sempre foi meu sonho atuar, além de cantar. Inclusive, neste momento, estou em estúdio gravando cenas de um filme em que interpreto uma repórter, chamado Copa de Elite, que deve estrear em 2014", disse. iBahia

O Esporte Clube Bahia terá uma nova cartada decisiva para selar no seu destino no Campeonato Brasileiro da Série A depois de um declínio ordinário que gerou como conseqüência, zona de rebaixamento, dores de cabeça e reativação do medo de cair para segunda divisão, O resultado do Criciúma que venceu o Coritiba não teve qualquer influência na situação do Bahia, ainda que o empate seria o resultado ideal. O certo é que hoje o Bahia volta novamente depender das suas pernas, venceu o Náutico, se retira da zona de rebaixamento independente o que venha acontecer com a concorrência. No mínimo coloca um ponto acima do primeiro da lista dos rebaixamentos e lança sua sorte para os jogos contra Portuguesa e Fluminense em casa, e Cruzeiro fora.

Se o Bahia não pode vencer o Náutico, um clube desmobilizado e que vem de uma seqüência denunciadora das suas possibilidades de nove derrotas consecutivas, sendo cinco delas, sofrendo goleadas é melhor desistir e desenganar de vez o seu torcedor, isto despeito do clube aleijado está sem condições de falar do torto, já que acumula uma série de sete partidas sem resultados positivos: são três empates (Atlético-PR, Grêmio e Atlético-MG) e quatro derrotas (Goiás, Flamengo, São Paulo e Santos). 

Foto: Jacuípe Notícias

Foi encontrado nesta sexta-feira (15) em um sitio na localidade de Tanque Senzala na estrada para Oliveira dos Campinhos, distrito de Santo Amaro, um feto do sexo feminino  já  formado. 

O caseiro passava pela viela do sítio na manhã desta sexta, por volta das 09:00hs, quando uma sacola parecendo lixo chamou a sua atenção. Ao verificar o conteúdo da sacola achou um cobertor azul e ao desembrulhar encontrou o feto.

Há suspeitas que o feto tenha sido arremessado para dentro do sítio, pois o sitio fica a margem da estrada e o local tem uma cerca firme. De acordo com o site Jacuípe Notícias, a policia foi acionada para verificar a situação e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Santo Amaro recolheu o feto para as devidas providências. A policia seguirá com as investigações. 

Foto: Divulgação

Após um período de descanso em Trancoso, no sul baiano, o ator Will Smith já deixou a cidade e seguiu para o Rio de Janeiro neste sábado (16). A passagem do astro de Hollywood pela Bahia ganhou poucos holofotes, mas o ator não se negou a tirar fotos com fãs e dar autógrafos para quem encontrava. Em três dias, Will Smith aproveitou o descanso para tirar fotos, conhecer pontos turísticos de Trancoso e também jantou em um dos restaurantes mais badalados da região, além de passar pelas praias do litoral baiano.

Lançado em setembro no palco do Rock in Rio e já no top 10 das paradas de todo país, “Mandou Bem” é o primeiro single do novo álbum “Funky Funky Boom Boom” do Jota Quest. O novo clipe segue a trilha do disco music e aposta no ritmo e na sensualidade de feras dos ‘rollers’ para dar imagem à dançante e divertida música "Mandou Bem". Veja o clipe: 

Foto: Anderson Bella | Mídia Recôncavo

Por volta das 20h desta sexta-feira (15), uma motocicleta foi tomada de assalto na localidade do Torto, zona rural de Governador Mangabeira. De acordo com informações da Polícia Militar, José Carlos da Silva Fiuza, morador da Pumba 1, zona rural de Cruz das Almas, teve a motocicleta modelo Honda CG 125, de cor vermelha (Placa - 1241) levada por dois bandidos. Ainda de acordo com a PM, os elementos chegaram a efetuar um disparo de arma de fogo contra a vítima, que ficou ferido durante a ação, mas não foi atingido pelo tiro. A documentação da motocicleta também foi levada pelos criminosos. A Polícia realizou buscas na região, mas até o momento ninguém foi preso.

Foto: Anderson Bella | Mídia Recôncavo

Por volta das 18h desta sexta-feira (15), um homem morreu e outro ficou gravemente ferido em um acidente com moto no distrito de Quixabeira, zona rural de Governador Mangabeira.  Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, a Polícia Militar informou que Benedito Souza de Oliveira, 48, morreu no local após colidir frontalmente a motocicleta Suzuki, 125 cc, com outra motocicleta, modelo Honda 125 cc, conduzida por Domingos Vale dos Santos, 51, que foi socorrido pelo SAMU e transferido em estado grave para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus. O corpo de Benedito, que segundo informações trabalhava como mototaxista, foi encaminhado para o IML – Instituto Médico Legal de Santo Antonio de Jesus, onde será necropsiado.

O músico Maurício Teles Vellame, 24 anos faleceu no início da noite desta quinta-feira (14), vítima de uma descarga elétrica enquanto instalava um equipamento de iluminação cênica em uma casa de shows de Santo Estevão.

De acordo com informações, Maurício recebeu a descarga elétrica quando estava na parte de cima do palco onde iria se apresentar nesta noite como percussionista de uma das atrações do evento. Amigos que estavam no momento do acidente dizem que Maurício chegou a cair do alto do palco. Eles tentaram reanimar o músico com massagens cardíacas, mas ele chegou sem vida ao hospital municipal Dr. João Borges de Cerqueira. 

De acordo com o site Correio da Cidade, o corpo foi encaminhado para o DPT - Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana para passar por necropsia. Centenas de amigos e familiares da vítima, em estado de comoção, lotaram a unidade hospitalar à procura de informações da fatalidade.

Foto: Riane Barbosa | Mídia Recôncavo

O Partido Democrático Brasileiro- PMDB realizou na manhã desta sexta-feira (15) um encontro regional da sigla, na Câmara Municipal de Cruz das Almas e teve a participação de representantes de várias cidades da Bahia, com o objetivo de traçar articulações políticas para o período eleitoral do próximo ano. O evento contou com a participação do deputado federal Lúcio Vieira Lima, o pré-canditato a governador da Bahia Geddel Vieira Lima, o presidente do PMDB de Cruz das Almas André Eloy, além do prefeito Dr. Jean e outras lideranças políticas da região associadas ao partido. Em seu discurso, o deputado federal Lúcio Viera Lima afirmou que o Recôncavo Baiano está praticamente esquecido pelo atual governo, e o partido está em busca de trazer o reconhecimento do país para a região. “O PMDB regional mostra nesse encontro que temos outra alternativa para observar esta região. Trabalhar com mais compromisso, tudo com o objetivo de tirar o recôncavo baiano deste estado de esquecimento”, declara.

Foto: Diego Oliveira | Mídia Recôncavo

A Prefeitura de Maragojipe promoveu na tarde dessa sexta-feira (15), a inauguração da Policlínica Municipal “São Bartolomeu”, que segundo a prefeita Vera Lúcia (PMDB) é uma de muitas obras que tem a pretenção fazer em prol da melhoria da saúde do município. A unidade deverá fazer atendimentos de urgência e emergências, especialidades médicas em cardiologia, ortopedia, pediatria, ginecologista, urologista, além de clínica geral. A inauguração contou com a presença do pré-candidato a governador da Bahia Geddel Vieira Lima e o deputado federal Lúcio Vieira Lima.

A Secretaria Municipal de Saúde de Muritiba, em conformidade ao Edital Nº 065/13 fez a convocação dos candidatos que foram avaliados no processo seletivo simplificado do SAMU. Os candidatos deverão se apresentar na Secretaria Municipal, situada na Avenida Durval Fraga, 162, centro de Muritiba. O espaço que será sede da unidade ainda está em processo de reforma. Segundo o prefeito Roque Isquem (PDT), que tem acompanhado as obras, a entrega oficial da SAMU em Muritiba está prevista para o dia 13 de dezembro. A solenidade de entrega contará com a presença do secretário de saúde do Estado da Bahia, Jorge Solla.

Veja lista aqui.

 
Foto: Anderson Bella

A Mostra Internacional de Arte Eletrônica começou ontem quinta-feira (14) e segue até sábado (16) nos municípios de Cachoeira e São Felix, no Espaço Hansen Bahia.

O evento tem por objetivo promover o diálogo entre a produção internacional, nacional e local, através da realização de conferências, intervenções artísticas, exposições e performances áudios-visuais, reunindo autores, pesquisadores e coletivos que utilizam o vídeo e a música eletrônica em suas obras artísticas ou acadêmicas.

A mostra tem o apoio financeiro da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, e apoio da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e seus centros de ensino: o CECULT, em Santo Amaro da Purificação, e o CAHL, em Cachoeira.  

Não importa a estação: os cuidados com os olhos devem ser mantidos em qualquer  época do ano. No entanto, seja para estar na moda  ou apenas para economizar, muita gente aposta na diversidade de modelos  dos óculos  vendidos  no mercado informal. No entanto,  especialistas alertam que as lentes escuras precisam ter qualidade para impedir que a radiação entre nos olhos. Caso contrário, “os danos podem ser até maiores do que os sofridos por quem não usa óculos nunca”, diz o oftalmologista e vice-diretor do Hospital Santa Luzia, Alexandre Príncipe.

De acordo com o especialista, além de não filtrarem o espectro total dos raios UVA e UVB, os óculos de baixa qualidade não oferecem garantia de proteção. “Quando estamos no escuro, nossa pupila se dilata para facilitar a entrada de luz. A mesma coisa acontece quando utilizamos óculos com lentes escuras. Exatamente por esta razão, os óculos escuros de baixa qualidade podem ser danosos porque, além de não protegerem dos raios ultravioletas, dilatam a pupila, ampliando o campo de entrada para estes mesmos raios” alertou.

Devido a falta de garantia na fabricação, outro risco é o de apresentarem graus ou desníveis nas lentes, o que obriga o olho a gastar energia para corrigir a visão errada (ou “torta”) provocada por elas. Os raios ultravioletas são radiações eletromagnéticas não perceptíveis aos nossos olhos, assim como os raios infravermelhos. A radiação UVA está mais relacionada ao envelhecimento, enquanto a radiação UVB, às queimaduras de pele.

A Bahia guarda o segredo para o futuro da energia do Brasil. E ele fica num estádio de futebol. Não estamos falando da Arena Fonte Nova, capaz de abrigar quase 50 mil torcedores durante os jogos da Copa do Mundo. Falamos do seu irmão menor, o Estádio de Pituaçu, também em Salvador e com capacidade para 32 mil espectadores, um humilde candidato a centro de treinamento durante o Mundial. No futebol, é pouco, mas a missão do Pituaçu com o Brasil é enorme: ele está equipado com placas que captam a energia solar. E representam uma das grandes tendências na utilização e produção de energia limpa: o smart grid.

Funciona assim: o estádio receberá a energia do Sol em duas placas e transformará esta energia em eletricidade. Ele deve gerar 630 MWh por ano, mais do que suficiente para alimentar o próprio estádio, que consome 360 MWh durante partidas e treinamentos. A sobra, 270 MWh, capaz de sustentar 300 casas, será devolvida à malha de energia da Bahia. E esta devolução faz parte do conceito mais importante do smart grid. Esta expressão significa "malha inteligente". Hoje a malha é burra. Mesmo quando você não consome eletricidade, ela continua sendo produzida. Desperdício. Com um smart grid, dá para saber exatamente onde está faltando energia e onde está sobrando (algo impossível de ser feito hoje). Nisso, dá para redistribuir a força, evitando apagões.

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Fúria do mar causa destruição em Arembepe - BA
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.