Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quinta , 21 de Janeiro de 2021
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Voz da Bahia/ Fernanda Pinheiro

O homem suspeito de matar o enteado, o adolescente Pedro Henrique Sousa Santos, de 16 anos, se apresentou à polícia na quarta-feira (18). Ele foi ouvido e liberado. O crime aconteceu no bairro Urbis V, em Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, no dia 10 deste mês.

A informação foi confirmada ao G1 pelo delegado Adilson Bezerra, nesta quinta-feira (19), que não quis detalhar se vai entrar com pedido de prisão preventiva, para não atrapalhar o caso. A polícia também não divulgou a motivação e as circunstâncias do crime.

Pedro Henrique foi baleado e socorrido para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo dele foi enterrado no dia 11, quando familiares e amigos fizeram um protesto contra o crime.

 

Fonte: Voz da Bahia

Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Joanina Barbosa, de 22 anos, e a filha dela, de 7 anos, foram mantidas em cárcere privado durante cinco meses em Caravelas, cidade do extremo sul da Bahia, por um adolescente de 17 anos, companheiro da jovem. O caso só foi descoberto no início deste mês. A jovem está internada por causa dos ferimentos pelo corpo, após ser agredida pelo suspeito.

Segundo a família, além do cárcere, a jovem era agredida por diversos objetos como cabo de vassoura, fio e até uma barra de ferro. Ainda segundo familiares, o motivo das agressões teria sido ciúmes.

"Proibia de ir na casa de meu irmão. Tinha medo de ele fazer alguma coisa com minha cunhada e meu irmão. Aí não deixava a menina sair mais. Ela se tornou prisioneira. Ela e a filha estavam sendo mantidas em cárcere privado", contou Ivoneide Santos Barbosa, mãe da jovem.

A família contou ainda que a filha de Joanina, de apenas sete anos, também era espancada. Não há informações sobre o estado de saúde dela.

O caso só foi descoberto no início deste mês, depois que Joanina conseguiu pular da garupa da bicicleta que era conduzida pelo adolescente. Apesar de sair do veículo, a mãe da jovem conta que o adolescente conseguiu dar vários golpes em Joanina com um facão.

"Ela caiu e ele ficou batendo nela com a ponta do facão. Foi muita gente que socorreu ela. As pessoas que me conhecem, entendeu? Aí foi a hora que a ambulância chegou. Chamaram a polícia, o Samu", relatou.

A jovem chegou a ser levada para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Feitas. No entanto, dias depois, precisou ser transferida para o hospital da cidade por causa da gravidade dos ferimentos.

"Hoje, ela está mais estável. Eu, como irmã, achava que ela nem iria sobreviver", contou Luana Barbosa, irmã de Joanina.

A mãe conta que está revoltada com a situação e que não deseja que nenhuma família sinta o que ela está sentido.

"Estou muito revoltada. Bateram em minha neta. Minha neta apanhou. Nem consigo dormir direito. Às vezes fico na cabeça de que eu poderia receber minha filha no caixão ou no IML. O que eu estou passando. Te juro no meu coração que não gostaria que mãe nenhuma, família nenhuma, tivesse passando. Está muito difícil", contou.

Ela disse ainda que a filha continua no hospital e que entrega o caso para a Justiça.

"Ela tirou praticamente a parte de trás do braço. Ela passou por cirurgia. Entrego nas mãos de Deus e na Justiça", afirmou.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Camila Peres/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) se reuniu nesta quinta-feira (19), no Ministério da Defesa, em Brasília, para pedir apoio durante a construção da ponte Salvador-Itaparica. Recebido pelo secretário-geral da pasta, o almirante de Esquadra Almir Garnier, Rui apresentou o status do projeto e pediu a colaboração da Marinha no que diz respeito à navegação marítima no transcorrer da obra. “Queremos que haja um olhar participativo e sugerimos a indicação de representante para o grupo de trabalho que vai monitorar todas as interações da ponte. Gostaríamos que a Capitania participe com uma indicação permanente”, disse o governador.

Segundo a assessoria da gestão estadual, Garnier recebeu o pleito do governador prontamente e disse que todas as colaborações serão dadas para que a navegação e o transporte marítimo sigam em harmonia com o avanço das obras.

O secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, detalhou a importância e a grandiosidade da ponte para a Bahia, a ser erguida numa PPP (parceria público-provada) com um consócio de empresa da China.

“Os chineses estão prontos para seguir o projeto e o prazo para iniciar as obras [de um ano] já está em regressiva”, disse no encontro.

Contrato assinado

O contrato para a construção da ponte foi assinado no dia 12 de novembro, em Salvador, pelo governador Rui Costa e representantes do consórcio chinês vencedor da licitação. Com 12,4 quilômetros de extensão, o equipamento terá investimento de R$5,4 bilhões e aporte do Estado de R$1,5 bilhão, via parceria público-privada. Quando concluída, a Ponte Salvador-Itaparica será a maior ponte sobre lâmina d’água da América Latina e contará com duas pistas, cada uma delas com duas faixas e acostamento, e ainda com um trecho estaiado de 860 metros. A previsão é que sejam gerados aproximadamente oito mil empregos durante a construção do equipamento.

Terreno para escola integral

A pauta do governador no Ministério da Defesa também tratou de um terreno da Aeronáutica em Salvador para a construção de uma escola em tempo integral em Jardim Cajazeiras. De acordo com o secretário de Educação, Jerónimo Rodrigues, presente na agenda, com a liberação para o Estado entrar no terreno, a sondagem e topografia já serão feitas. A escola acolherá mais de 1.400 alunos, com o projeto de 36 salas de aula e auditório para 200 lugares.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Jade Coelho/ Bahia Notícias

Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem mandados de busca e apreensão na sede da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), em Salvador. No âmbito da mesma operação, também foram expedidos seis mandados de prisão.

O Bahia Notícias apurou que um dos alvos é o setor responsável por contratos. A medida é decorrente de um inquérito instaurado em setembro pelo Ministério Público Federal (MPF) para apurar supostos desvios no hospital regional de Juazeiro.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto : Reprodução/CNN

O avião com o primeiro lote de doses prontas da vacina Coronavac, vindas da China, chegou hoje (19) Brasil, no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O imunizante está atualmente em estágio avançado de testes de Fase 3 no país pelo Instituto Butantan. Ao todo, 120 mil doses do imunizante desembarcaram no país. Ainda neste mês, o Butantan espera receber 600 litros de matéria-prima da Sinovac para iniciar a produção local da vacina.

Na avaliação do diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o instituto será capaz de produzir 46 milhões de doses de vacinas até janeiro. Nesta semana, pesquisadores apontaram que dados preliminares dos testes clínicos com o imunizante mostraram que a vacina induziu uma rápida resposta imune, mas o nível de anticorpos produzidos foi menor do que o visto em pessoas que se recuperaram da doença.

Embora os testes em estágios inicial e intermediário não tenham sido desenvolvidos para determinar a eficácia da Coronavac, os pesquisadores disseram que ela pode fornecer proteção suficiente, com base na experiência com outras vacinas e em dados de estudos pré-clínicos em macacos.

 

Fonte: Metro1

Foto: Twitter/ Arquivo Pessoal

Técnicos da Defesa Civil nacional e do Rio Grande do Norte e servidores da prefeitura de Tibau do Sul (RN) estão desde a manhã da última quarta-feira (18) avaliando o risco de novos desmoronamentos de falésias na Praia de Pipa. As informações são da Agência Brasil.

Na terça-feira (17), parte do paredão rochoso se desprendeu naquela localidade, matando um casal e um bebê. Segundo o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, Marcos de Carvalho Fernandes, nove estabelecimentos comerciais que funcionam em um ponto próximo à borda da falésia foram interditados ainda na noite de terça-feira.

Nesta quarta, os técnicos inspecionaram alguns pontos da falésia sujeitos à ação da maré. “À tarde, iniciamos a inspeção dos estabelecimentos que, preventivamente, continuarão interditados”, acrescentou Fernandes.

O prefeito de Tibau do Sul, Modesto Macedo, afirmou que os órgãos municipais responsáveis instalam placas de sinalização advertindo sobre o risco de deslizamentos, mas que estas costumam ser arrancadas pela força do oceano quando a maré sobe. A falésia onde houve o acidente fatal fica no município. O prefeito prometeu adotar providências assim que o “estudo emergencial” for concluído.

 

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Paula Fróes/GOVBA

A Bahia registrou nas últimas 24 horas 2.071 novos casos de Covid-19 e mais 24 óbitos pela doença, segundo dados divulgados ontem (18) pela Secretaria de Saúde do Estado.

Dos 377.445 casos confirmados desde o início da pandemia, 362.017 já são considerados recuperados e 7.415 encontram-se ativos. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 8.013.

Na Bahia, 30.255 profissionais da saúde foram diagnosticados com a Covid-19. Dos 1.920 leitos disponíveis para a Covid-19, 915 possuem pacientes internados. A taxa de ocupação de leitos de UTI adulto no estado para pacientes com coronavírus é de 56%.

 

Fonte: Metro1

Foto : Agência Brasil

A vacina contra o coronavírus deve chegar ao Brasil a partir dos meses de março ou abril, conforme previsão do secretário estadual da saúde, Fábio Vilas-Boas.

Vilas-Boas disse que esse é o período habitual da produção de vacinas no hemisfério sul e que mesmo que o imunizante esteja disponível e registrado esse ano a produção não será suficiente para vacinar a população dessa região do planeta.

O secretário afirmou que a Bahia possui um acordo com a Rússia para ter acesso prioritário à vacina produzida por aquele país assim que ela estiver registrada na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e que o estado fará a compra de qualquer vacina eficaz que seja disponibilizada.

 

Fonte: Metro1

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida após uma colisão frontal envolvendo um caminhão e um Kadet na noite desta terça-feira, 17, na BR-101, a 500 metros do trevo de Cruz das Almas.

As vítimas, dois homens e uma mulher, todos moradores de Muritiba, estavam no veículo de passeio com placa de São Paulo que virou um monte de ferro retorcido. De acordo com populares, o motorista conhecido como “Léo” morreu preso às ferragens e o corpo só foi retirado após a chegada de homens do Corpo de Bombeiros de Santo Antônio de Jesus.

Os feridos, entre eles uma freira, foram socorridos pelo SAMU e encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas o passageiro de prenome Jonas acabou morrendo quando recebia os primeiros socorros. Já o motorista do caminhão envolvido na batida não se feriu. “Eu vinha na minha mão quando percebi o carro vindo em minha direção”, disse o caminhoneiro ao Forte na Notícia.

Por conta do acidente o trânsito chegou a ser interrompido nos dois sentidos da pista, mas logo voltou ao normal com a chegada de duas guarnições da Polícia Militar, lotadas na 27ª CIPM.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Uendel Souza/bahia.ba

O governador Rui Costa (PT) foi categórico em sua declaração sobre a possibilidade da realização de eventos de fim de ano na Bahia com o apoio do Governo.

Para o petista, não é pertinente realizar eventos enquanto não houver a distribuição de uma vacina contra a Covid-19. A declaração foi dada pelo governador durante a entrega de novas moradias à 54 famílias de baixa renda no bairro do Costa Azul, em Salvador nesta quarta-feira (18).

“Se não tiver vacina, no estado da Bahia não vai ter festa com aglomeração porque nós não vamos permitir. Qualquer festa com aglomeração só com a vacina. Então não vai ter Réveillon com 5 mil pessoas, com 10 mil, com o apoio, a participação e o consentimento do estado. Nós não permitiremos”, disse Rui.

O governador garante que seu posicionamento não tem ligação com a corrida eleitoral municipal, e alertou para os novos casos na Europa e em São Paulo.

“Vamos manter as restrições, não podemos brincar com a vida alheia, as ações continuam. A minha postura não era pré ou pós eleitoral, minha postura é pela vida das pessoas. Não mudarei a minha forma de encarar a pandemia porque passou a eleição. Então não haverá eventos grandiosos no Estado da Bahia enquanto não houver vacina, nós não vamos brincar com isso. Voltou a morrer gente na Europa, em São Paulo os hospitais estão lotados”.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Rudja Santos/Amazônia Real

O Amapá sofreu um novo apagão na noite de ontem (17), duas semanas após a primeira ocorrência. De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o sistema elétrico apresentou instabilidade e as causas estão sendo investigadas.

Segundo a Folha de S. Paulo, o Operador Nacional do Sistema (ONS) confirmou que houve novo desligamento no Amapá às 20h31. A Eletronorte também confirmou o desligamento por volta das 20h31 da Usina Coaracy Nunes, em decorrência de um evento externo, provavelmente no sistema de distribuição de energia elétrica.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) denunciou a situação nas redes sociais: "Estamos novamente com APAGÃO TOTAL no Amapá. É URGENTE um esclarecimento das autoridades responsáveis sobre o que aconteceu neste momento", escreveu no Twitter.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução/Arquivo pessoal

Um homem morreu após o carro em que ele dirigia cair de uma altura de aproximadamente cinco metros, em um prédio localizado no bairro da Graça, em Salvador. O acidente aconteceu na manhã desta quarta-feira (18).

Segundo testemunhas, o motorista estava manobrando o veículo quando perdeu o controle da direção, quebrou uma parede do prédio e caiu.

Duas equipes do Corpo de Bombeiros foram deslocados para o local para fazer a retirada da vítima de dentro do carro.

 

Fonte: Bahia.ba

Reprodução: FIFA

Menos de 24 horas após a derrota do Uruguai para o Brasil pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo do Catar, a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) revelou que dois jogadores e cinco membros da delegação testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19). Entre os atletas, estão os atacantes Diego Rossi e Alexis Rolin, relacionados para a partida da noite de ontem (17).

Os demais infectados anunciados nesta quarta (18) são o médico Alberto Pan, o preparador físico assistente Jorge Reis, o especialista em Cinesiologia Richard López, o integrante da AUF TV Emiliano Aguirre, e Víctor Britez, do departamento de vestuário. De acordo com a AUF, todos os infectados passam bem e já cumprem isolamento social.

Antes do embate contra o Brasil, a seleção do Uruguai já havia anunciado três atletas positivos para covid-19 – Matías Viña, Luís Soares e Rodrigo Muñoz -, além do funcionário Matías Faral.

Após vitória por 2 a 0 sobre a seleção Celeste, na capital Montevidéu, o Brasil totalizou 12 pontos, e segue dividindo com a Argentina a liderança das Eliminatórias Sul-Americanas.

 

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Caixa realiza hoje (17) o pagamento de R$ 423,3 milhões referente à terceira parcela do Auxílio Emergencial Extensão para 1,6 milhão de beneficiários do Bolsa Família com final do Número de Identificação Social (NIS) 1.

Ao todo, mais de 16 milhões de pessoas cadastradas no programa Bolsa Família foram consideradas elegíveis para a segunda parcela do Auxílio Emergencial Extensão e receberão, no total, R$ 4,2 bilhões durante o mês de novembro.

Para quem tem o Bolsa Família nada muda. O recebimento do Auxílio Emergencial Extensão atende aos mesmos critérios e datas do benefício regular, permitindo a utilização do cartão nos canais de Autoatendimento, Unidades Lotéricas e correspondentes Caixa Aqui; ou por crédito na conta Caixa Fácil.

Para o pagamento do auxílio, os beneficiários do Bolsa Família tiveram avaliação de elegibilidade realizada pelo Ministério da Cidadania – conforme Medida Provisória nº 1.000, de 2 de setembro de 2020 – e recebem o valor do Programa Bolsa Família complementado pela extensão do auxílio emergencial em até R$ 300 ou em até R$ 600, no caso de mulher provedora de família monoparental.

Se o valor do Bolsa Família for igual ou maior que R$ 300 ou R$ 600, o beneficiário receberá o valor do Bolsa Família, sempre privilegiando o benefício de maior valor.

 

Fonte: Agência Brasil

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas informa que ontem, dia 16 de novembro, registramos 05 novos casos confirmados para covid-19 no município. O que significa que houve crescimento 0,56% de casos nas últimas 24h e 0,54% é a média nos últimos 05 dias.

Apresentamos 884 casos confirmados, e destes 13 ativos, sendo acompanhados pela vigilância em saúde e destes, 01 encontra-se internado em Hospital referência para Covid-19.

Informamos também que 96,7% dos pacientes estão recuperados. Somam 855 os que receberam alta de acompanhamento, após avaliação médica e cumprindo o ciclo da doença em isolamento domiciliar.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 109 pessoas, e dessas 25 apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados. O boletim epidemiológico Nº 245 registra ainda 1334 casos descartados para Covid-19.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta segunda-feira (16) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 150 (cento e cinquenta). Dos pacientes que constam como confirmados, apenas 11 (onze) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar, 138 (cento e trinta e oito) estão recuperados e 01 (um) óbito.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde subiu para 36 (trinta e seis), 16 (dezesseis) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testadas e 404 (quatrocentos) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 08 (oito) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 06 (seis) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

Foto: Flávio Santos

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Militar após danificar um ônibus da empresa Camurujipe, em Cruz das Almas. O caso foi registrado nesta segunda-feira, 16, na Delegacia Territorial.

Segundo informações enviadas ao Forte na Notícia, o veículo passava pelo Terminal Rodoviário quando o desconhecido arremessou uma pedra que danificou uma das janelas do coletivo, deixando os passageiros apreensivos e preocupados com a situação.

Apesar disso, ninguém ficou ferido e o veículo pôde seguir viagem.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto : Reprodução

Uma mulher de 46 anos, moradora do Bairro do Portão, em Governador Mangabeira, no Recôncavo Baiano, foi agredida com um pedaço de piso na cabeça, por uma pessoa que estava no interior da residência da ex-prefeita (Domingas Souza da Paixão). O crime ocorreu no início da noite desta segunda-feira (16).

Segundo informações, dona ‘Kekeu’ como é conhecida, estava comemorando a vitória do candidato reeleito Marcelo Pedreira, quando passou por uma rua pública e sofreu uma agressão física, onde foi lançado um objeto (Pedaço de Piso) da casa da ex-prefeita.

Em contato com o MídiaFest, a filha da vítima nos informou que, sua família sempre apoiou Marcelo e nas duas eleições ao qual ele perdeu, sofreram ataques em sua própria residência, porém, seguiram dentro de casa, para evitar problemas posteriores.

“Onde está o direito de expressão do cidadão??? A minha mãe estava do lado aposto a residência da ex-prefeita, ou seja, em nenhum momento ela fez nenhuma forma de agressão contra eles. Resido no Portão desde que nasci, todos aqui conhece a índole dela, e sabe que por mais que ela apoie um partido, nunca desrespeitou, destratou ou desmereceu uma pessoa da oposição”.

 

Fonte: Mídia Fest

Foto: Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O crédito do auxílio emergencial será liberado hoje (16) para 3,6 milhões de brasileiros nascidos em outubro. Os beneficiários do ciclo 4 de pagamentos receberão R$ 1,4 bilhão distribuído em suas contas da poupança social digital, informou a Caixa Econômica Federal.

Desse total, 660,1 mil receberão R$ 432,6 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial. Os demais, 2,9 milhões, serão contemplados com a segunda parcela do Auxílio Emergencial Extensão, somando 957,6 milhões.

A partir de hoje, os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos, compras na internet e pelas maquininhas em mais de um milhão de estabelecimentos comerciais.

O benefício, criado em abril pelo governo federal, foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000.

O Auxílio Emergencial Extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600.

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta segunda-feira serão liberados a partir do dia 1º de dezembro.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação/INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia nesta segunda-feira (16) a experiência piloto de realização de perícias médicas com uso da telemedicina. A fase de testes vai até o dia 31 de janeiro de 2021. 

Para o trabalhador ter acesso à perícia por telemedicina, a empresa em que trabalha precisa aderir ao projeto. O INSS disponibilizou às empresas, por meio eletrônico, o Termo de Adesão de Participação da Experiência Piloto de Realização de Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (Pmut).

Um médico contratado pela empresa terá a responsabilidade de acompanhar o segurado. Com os documentos e informações encaminhadas, o perito do INSS decidirá se concede o auxílio-doença.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, o protocolo da experiência piloto foi aperfeiçoado para dar segurança ao ato pericial dos peritos médicos federais, que ficam autorizados a realizar perícias médicas por telemedicina, durante o período de enfrentamento da pandemia da covid-19. A medida foi tomada em cumprimento a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU).

Em nota, a Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) se posicionou contra a perícia por telemedicina. “Não existe calamidade no âmbito da perícia médica federal e a prova disso é que as agendas de atendimento dos peritos médicos federais de todo o país estão frequentemente vazias ou incompletas”, diz a nota.

A ANMP argumenta ainda que o Conselho Federal de Medicina (CFM) “possui inúmeros atos que proíbem peremptoriamente a utilização de recursos tecnológicos na perícia médica”.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho disse, em nota, que “está preparada para dar início às Perícias Médicas com Uso da Telemedicina (PMUT)”, nesta segunda-feira. A secretaria não informou quantas empresas já aderiram ao projeto piloto.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Divulgação/TRE-BA

Os eleitores que não puderam comparecer às seções eleitorais neste domingo (15), primeiro turno das eleições municipais de 2020, vão ter até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral.

A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, acessível via internet; ou ainda entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral. A diferença é que a justificativa deve ser sempre acompanhada de documento que comprove a ausência.

É possível ainda enviar o requerimento por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito.

 

Fonte: Metro1

Foto : Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Depois da fase de operação restrita, o Pix, sistema de pagamento instantâneo entra em funcionamento pleno hoje (16). Todas as pessoas e empresas com conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma das 762 instituições aprovadas pelo Banco Central já podem fazer transferências pelo novo sistema que vai funcionar por 24h todos os dias. As informações são da Agência Brasil.

Desde o dia 5 de outubro, pessoas e empresas estão fazendo o cadastro das chaves Pix, para identificar a conta para receber pagamentos e transferências. E a fase restrita de operação ocorreu de 3 a 15 deste mês, com horários específicos para fazer as transações, disponível apenas para alguns clientes selecionados pelas instituições financeiras.

Segundo o Banco Central, não há limite mínimo para pagamentos ou transferências via Pix. As instituições que ofertam o Pix podem estabelecer limites máximos de valor para reduzir de riscos de fraude, lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

 

Fonte: Metro1

Foto : Paula Fróes/GOVBA

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou ontem (12) três novos casos da doença de Haff, conhecida como a “doença da urina preta”, Camaçari. Segundo o comunicado, todas as pessoas relataram consumo de pescado.

O Centro Informação Estratégica em Vigilância em Saúde da Bahia (CIEVS) alerta que a doença de Haff é uma síndrome de rabdomiólise (ruptura de células musculares) sem explicação, e se caracteriza por ocorrência súbita de extrema dor e rigidez muscular, dor torácica, falta de ar, dormência e perda de força em todo o corpo, além da urina cor de café, associada a elevação sérica de da enzima CPK, associada a ingestão de pescados.

A secretaria explicou que a doença pode evoluir rapidamente para insuficiência renal e pode levar a morte caso não seja tratada.

Em agosto, o município de Entre Rios registrou a ocorrência de três casos suspeitos de doença de Haff, todos relacionados com a ingestão de pescado. Houve consumo do peixe conhecido como “olho de boi” por cinco pessoas da mesma família e sete horas depois apareceram os sintomas: fortes dores no corpo, tontura, náuseas e fraqueza.

Em Salvador, nos meses de setembro e outubro, seis casos foram registrados em duas unidades hospitalares.

 

Fonte: Metro1

Foto : Divulgação/Ministério de Minas e Energia

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou hoje (13) que o racionamento de energia no estado deve continuar por mais 13 dias, até o dia 26 de novembro, que é o prazo previsto para um transformador chegar em Macapá. As informações são do G1.  

Após dez dias do início do apagão no Amapá, após incêndio que atingiu a subestação de energia mais importante do estado, 13 dos 16 municípios ainda dependem de um rodízio do fornecimento de energia.

"O racionamento tem uma previsão até o transformador ser colocado na subestação. A gente tem uma previsão por volta do dia 26. Ontem teve problema no transporte, a balsa que levava até lá não estava dimensionada. Temos essa informação via acompanhamento dessa situação", explicou Marcos Pereira, diretor-presidente da CEA.

 

Fonte: Metro1

Foto : Divulgação

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) divulgou um passo a passo para votar com segurança no dia das eleições, que acontecem durante a pandemia da Covid-19, no próximo domingo (15).

Por causa da pandemia, os idosos terão prioridade para votar das 7h às 10h, e o horário de votação foi estendido das 7h até as 17h. Também por questões de segurança não haverá votação por biometria e os eleitores devem levar uma caneta própria para assinar a ficha de votação.

Ainda de acordo com o TRE-BA, os eleitores que apresentarem febre ou tenham sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição não deverão comparecer à votação e poderão, posteriormente, justificar a ausência.

Confira o passo a passo:

1- O eleitor deverá entrar na seção eleitoral e se posicionar na frente da mesa receptora de votos, respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro, conforme marcação de fita adesiva;

2- Para evitar contato com o mesário, o eleitor deverá exibir o seu documento oficial com foto, erguendo o braço em direção ao mesário. O e-Título (título digital) poderá ser usado como documento de identificação para votar;

3- O mesário vai localizar o nome do eleitor no caderno de votação e ler em voz alta o número do título do eleitor para que o presidente digite esse dado no terminal do mesário. O presidente lerá em voz alta o nome do eleitor que aparece no terminal do mesário e o eleitor deverá confirmar que é ele;

4- O eleitor deverá guardar o seu documento de identificação;

5- O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel;

6- O eleitor deverá assinar o caderno de votação (de preferência, com a sua própria caneta). Caso o eleitor não possa assinar o caderno de votação, será feita a coleta da impressão digital com uso da almofada para carimbo. O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois do uso da almofada;

7- Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitá-lo ao mesário antes de se dirigir à cabine de votação;

8- Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação.

9- O eleitor deverá digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla “confirma” após cada voto;

10- Após votar, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

 

Fonte: Metro1

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.