Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Domingo , 26 de Janeiro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Reprodução / TV Bahia

O filho da mulher que foi achada morta e com sinais de violência dentro da casa, em Eunápolis, cidade do sul da Bahia, foi encontrado e devolvido à família na tarde desta segunda-feira (6).

O bebê de dois meses estava desaparecido desde o dia em que o corpo da mãe foi encontrado. O delegado Bernardo Pacheco, que investiga o caso, informou ao G1 que não poderia dar mais informações sobre o resgate da criança para não atrapalhar as investigações.

Silvia Letícia foi encontrada morta na noite de sábado (04) depois que populares sentiram um cheiro forte de decomposição na sua casa. A criança não estava no local.

Exames do Departamento de Polícia Técnica (DPT) devem apontar as causas e há quanto tempo ela estava morta. A polícia acompanha o caso.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Leitor BNews

Um laboratório clandestino para produção de cosméticos foi descoberto pela polícia nesta segunda-feira (6), no bairro de São Gonçalo do Retiro, em Salvador. Durante patrulhamento, uma guarnição do Esquadrão Águia suspeitou de três indivíduos que estavam em frente a um galpão e resolveu fazer a abordagem.

Localizado na Rua Cássia Leão, no laboratório eram produzidos perfumes e cremes para cabelo. Para conferir uma imagem de originalidade, os produtos eram embalados e rotulados de forma semelhante aos verdadeiros.

De acordo com a polícia, os três suspeitos eram funcionários do local. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Defesa do Consumidor junto com o material apreendido. O caso será apurado pela polícia.

 

 

Fonte: BNews

 

Foto: Sefaz-BA

Os motoristas baianos têm até o dia 10 de fevereiro para aproveitar o desconto de 10% no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), efetuando o pagamento em cota única.

Conforme informou nesta segunda-feira (6) a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-BA), existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

“Outra possibilidade é o parcelamento do IPVA em três vezes, bastando, para isso, observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes”, explicou o órgão.

O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela.

Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deverá ser efetuado até 1º de junho de 2020.

Todas as informações poderão ser consultadas por meio do site, Canal Inspetoria Eletrônica, IPVA ou do call center da Sefaz-Ba, pelo 0800 071 0071.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Marcos Ribolli

O Bahia, finalmente, anunciou a chegada do atacante Clayson, que disputou o campeonato brasileiro no ano passado pelo Corinthians. Líder de assistências do clube em 2019, o atleta de 24 anos teve 40% dos direitos econômicos comprados por R$ 4 milhões e assinou contrato até 31 de dezembro de 2022.

No anúncio do atleta, o Bahia ressalta que ele foi escolhido em 2019, o "Craque do Paulistão", pelo Sindicato dos Atletas, além de ser titular em 22 das 38 rodadas do brasileiro.

 

Fonte: Metro1

Foto : Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje (6), no Diário Oficial da União que a prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2020 será aplicada em 22 de novembro de 2020, com início às 13h30 (horário de Brasília). O exame é feito por estudantes ao final dos cursos de graduação e é indispensável para ele colar grau e receber o diploma.

O Enade tem o objetivo de avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso.  A prova será regulamentada por edital, a ser publicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Através do Inep serão definidos os procedimentos indispensáveis para a realização do exame, incluindo cronograma, prazos, procedimentos técnicos e responsabilidades das Instituições de Educação Superior e dos estudantes, dentre outras diretrizes.

 

Fonte: Metro1

Foto: Jefferson Peixoto/ Secom

O ano de 2020 promete novas experiências para a cantora Anitta. A funkeira vai investir em um novo ramo da carreira artística, a atuação.

A Poderosa fará uma participação na novela ‘Amor de Mãe’, atual das 21h na Globo. Nas redes sociais a cantora deu aos fãs uma prévia do que esperar dela na trama.

“Estou voltando agora do Projac. Estava fazendo a caracterização do meu personagem. [Eu estava] treinando os meus textos, que serão muitos. Eu não serei Anitta, serei Sabrina, uma outra pessoa. Estou supernervosa com essa minha nova fase de atriz. Vão ser vários dias de gravação. Estou muito ansiosa. Meu 2020 vai ser assim, vou fazer as coisas e me jogar”, contou.

Na trama a funkeira vai viver uma fã que tenta se aproximar de Ryan, vivido por Thiago Martins.

“Estou muito nervosa, gente! Desta vez eu não vou cantar e nem dançar, né? Vou estar fazendo algo que nunca fiz”, disse a artista ao Gshow.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, Renan de Romualdo fez, na manhã desta segunda-feira (06), as entregas da viatura aos agentes de trânsito e do novo carro da Câmara, além de devolver à Prefeitura a quantia de R$ 95.000,00 para contribuir com a compra de um mamógrafo. Agentes de trânsito da cidade, agentes de trânsito de Salvador e representantes das Associações dos Agentes de Trânsito da Bahia e do Brasil, estiveram presentes na cerimônia, além do prefeito, vereadores, funcionários da Câmara e a população em geral.

 

Fonte: ASCOM/Câmara de Vereadores

Foto: Ilustrativa

Foi necropsiado na manhã desta segunda (06), no Instituto Médico Legal (IML) de Valença, o corpo do agricultor Valdir Conceição da Cruz, 46 anos, conhecido por ‘Vardão de Valmir’.

Segundo o Atualiza Bahia, Valdir foi morto por dois homens na porta da casa, região rural do Orobó em Valença, vitima de três disparos de arma de fogo na cabeça, sendo levada certa importância em dinheiro e o celular da vítima.

A causa do crime que tem indícios de latrocínio está sendo investigada pela Polícia Civil.

 

Fonte: Voz da Bahia

Foto: Divulgação

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulgou o edital do processo seletivo para preenchimento de 295 vagas ociosas em cursos de graduação por meio de Transferência Interna, com ingresso no semestre 2020.1. As inscrições serão gratuitas e realizadas somente via internet, no site dos Processos Seletivos da UFRB (PROSEL), no período de 07 a 14 de janeiro de 2020.

As oportunidades são para 34 cursos ofertados nos campi de Cachoeira, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Santo Amaro, Feira de Santana e Amargosa. Podem participar da seleção estudantes regulares da UFRB que tenham concluído o primeiro semestre sem reprovação por falta e tenham realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), em uma das seguintes edições: 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 ou 2018, e que não tenham obtido nota zero em qualquer uma das provas.

Os critérios de seleção levarão em conta as médias aritméticas das notas obtidas nas provas do ENEM. Caso o candidato tenha participado de mais de uma edição, será considerada a maior média obtida. Será convocado e, portanto, considerado apto ao preenchimento da vaga, o candidato que estiver incluído até o limite das vagas disponíveis no edital. O resultado será divulgado no site do PROSEL, no dia 17 de janeiro.

As matrículas dos convocados serão realizadas automaticamente pela Superintendência de Regulação e Registros Acadêmicos (SURRAC). As aulas terão início no dia 02 de março, de acordo com o Calendário Acadêmico da UFRB.

 

Fonte: UFRB

Foto: Reprodução/Forte na Notícia

A Polícia Civil investiga um caso de estupro na cidade de Cruz das Almas, no recôncavo da Bahia. A vítima tem seis anos e foi abusada pelo padrasto, que está foragido e é procurado pela polícia.

Segundo informações da mãe da vítima, o crime foi descoberto no dia 31 de dezembro, último dia do ano passado. A mulher estava deitada no quarto enquanto a filha brincava de boneca na sala e o marido estava deitado em outro quarto.

“A gente teve uma ‘discussãozinha’ antes de tudo acontecer, ele disse que ia sair [de casa] e eu me deitei no quarto da minha filha. Ela [filha] tava brincando na sala com as bonecas”, disse a mãe da menina.

De acordo com a mãe da menina, quando ela se levantou da cama, não viu a filha na sala e a encontrou a criança deitada com o marido dela no quarto do casal.

“Quando eu vi aquela cena horrível, eu não consegui acreditar no que vi. Aí pensei em gravar, porque eu queria ter uma prova de que ele[marido dela] é um monstro”, contou.

“Só que minha filha pediu para beber água e aí eu voltei para o quarto para pegar o celular. Achei que ela ia voltar para o quarto e eu ia gravar, mas ela foi no quarto onde eu estava e disse que estava sentindo uma dor”, relatou.

Em entrevista ao G1 e em depoimento à polícia, a mulher contou que a menina disse a ela que os abusos já aconteceram outras vezes, mas ela tinha medo de contar.

“Ela falou que tinha medo de me contar e eu brigar com ela. Eu peguei as minhas coisas e fui direto na delegacia prestar queixa”, contou.

A mãe da menina disse que mora há um ano com o suspeito, que está foragido desde o dia 31. Ela conheceu o padrasto da menina em 2018, quando morava na Paraíba.

A criança realizou exames de corpo de delito na cidade de Santo Antônio de Jesus. O caso é investigado na delegacia de Cruz das Almas.

 

Fonte: G1 BA

Foto: arquivo pessoal

A pequena Maria Júlia Cabral de Almeida, de um ano e 11 meses, foi morta com uma facada no pescoço dada pelo pai, Alexandre Gomes, 35, na tarde de domingo (4/1). A mãe da criança também foi alvo do rapaz. O homem foi preso e, nesta segunda-feira (6/1), encontrado morto na delegacia.

Tudo aconteceu na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro. Segundo o jornal O Dia, Alexandre faz uso de medicação controlada, teve um surto psicótico e estava alcoolizado no momento do crime. Ele foi imobilizado e agredido por vizinhos até a chegada da Policia Militar, que fez a prisão em flagrante.

As circunstâncias da morte do suspeito ainda estão sendo investigadas. A Polícia Civil disse que “a unidade instaurou uma sindicância administrativa para apurar as circunstâncias da morte do preso”.

A criança chegou a ser socorrida no Hospital Municipal de Tamoios, mas já chegou à unidade sem vida. A mãe dela foi levada ao Hospital Central de Emergência (HCE) e, como foi feriada apenas na mão, recebeu os cuidados e foi liberada.

 

Fonte: Aratu Online

Foto: Ed Santos

Uma colisão traseira entre um carro e uma motocicleta, na noite desse domingo (5), fez duas vítimas fatais: um homem de 27 anos e uma mulher de 48. O acidente foi registrado por volta das 23h no km 228 da BA-250, no trecho entre os municípios Lajedo do Tabocal e Itiruçu.

Segundo confirmado pela assessoria de imprensa da Polícia Militar (PM), as vítimas eram passageiras da moto e do carro e morreram no local. Agentes da Companhia Independente da Polícia Rodoviária em Itabuna, que atenderam a ocorrência, permaneceram na rodovia até o levantamento cadavérico e a remoção dos corpos.

Além dos óbitos, a colisão também deixou outras cinco pessoas feridas. Elas foram socorridas para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas não há informações sobre o estado de saúde deles. Já os veículos foram removidos pelo serviço de guincho. Toda a ocorrência foi registrada na Delegacia de Jaguaquara.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto : Lúcio Adolfo/Boa Esporte

O Fluminense de Feira desistiu das negociações com o goleiro Bruno para que ele defendesse o time no Campeonato Baiano 2020. De acordo com o site Diplomatas News, a informação foi confirmada pelo presidente do clube, Everton Carneiro.

No fim de semana, o dirigente afirmou que duas propostas de outras equipes fizeram com que o arqueiro não acertasse com o Touro do Sertão. O Barcelona de Ilhéus, que também conversou com o atleta, desistiu de levá-lo à equipe devido aos posicionamentos contra a ida do jogador.

Bruno Fernandes cumpre regime semiaberto após ter sido condenado pelo assassinato, em 2010, da modelo Eliza Samudio, com quem mantinha relação.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

No próximo dia 9 de janeiro, encerram as inscrições para o Vestibular Uesb 2020. Os interessados poderão realizar as inscrições, somente pela internet, acessando aqui. As provas acontecerão nos dias 2 e 3 de fevereiro, nas cidade de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.

 A Uesb está oferecendo 1.186 vagas para seus cursos de graduação, sendo 709 para o primeiro período letivo e 477 para o segundo semestre. Metade das vagas são disponibilizadas para ampla concorrência e a outra metade será destinada aos candidatos cotistas. Também estão sendo oferecidas vagas adicionais, em cada curso, para quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência.

Outros detalhes podem ser conferidos no site do Vestibular: www.uesb.br/vestibular

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto : Reprodução/ Redes sociais

Dezesseis animais morreram no último sábado (4) após a queda de um raio na fazenda Limoeiro, no município de Itabela.

Um forte temporal atingiu a região, com chuvas, vento forte e trovoadas.

De acordo com o portal Radar64, o produtor rural Pedro Covre informou que o gado estava próximo de uma cerca de arame, que teria servido como o condutor da descarga elétrica.

Os animais, da raça nelore, foram enterrados na manhã de ontem (5). O prejuízo é estimado em cerca de R$ 45 mil.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução/Google Maps

O corpo de um homem foi encontrado no interior de uma casa na tarde do último sábado, 04, na rua Floriano Mendonça, em Cruz das Almas.

Segundo informações, a vítima, identificada como Gilberto, foi achada por populares devido ao forte odor que saía da residência. O cadáver foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

As circunstâncias da morte não foram divulgadas. A Polícia Civil acompanha o caso.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: © PixaBay

Durante a madrugada deste sábado (4), uma senhora morreu após ser picada por um escorpião, na região conhecida como Catiara em Amargosa. De acordo com informações, a idosa identificada como Maria Lopes dos Santos, conhecida popularmente como Lurdinha, foi encaminhada para o Hospital Municipal, mas veio a óbito. O corpo da idosa está sendo velado e será sepultado às 16h.

 

Fonte: Voz da Bahia

Foto: Divulgação

Vítima de facadas, Tatiana Silva de Jesus, 27 anos, morreu após dar entrada no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, na noite desta sexta-feira (3/12).

Segundo informações, a jovem foi encontrada caída em casa, na rua do Cajueiro, Parque Ouro Verde, em São Gonçalo dos Campos. Esfaqueada nas costas, Tatiana foi socorrida por familiares, mas não resistiu.

A Delegacia Territorial de São Gonçalo está investigando a autoria e motivação do crime.

 

Fonte: Berimbau Notícias

Foto: Ilustrativa

No último sábado, 04, três homens foram presos suspeitos de furtarem combustível de um caminhão tanque no Posto Águia, em Governador Mangabeira. Após denúncia anônima, a Polícia Militar realizou rondas na região e conseguiu encontrar os indivíduos, que não tiveram a identidade divulgada.

Com os homens, os agentes apreenderam 3 galões de vinte litros, uma mangueira, luvas, além de folhas de cheque. Os suspeitos e os materiais apreendidos foram encaminhados para o Plantão Central da Delegacia de Cruz das Almas.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Reprodução

Uma mulher e uma criança sofrerem uma descarga elétrica, nesta sexta-feira (3), dentro do no Residencial Cidade do Ouro, na cidade de Jacobina. O choque teria acontecido quando os dois seguraram na tela de proteção de uma quadra poliesportiva do condomínio.

“Uma mulher que passava pelo local, ao ver os dois grudados, correu e desligou a caixa padrão da energia”, contou uma testemunha. De acordo com o Jacobina Notícias, mãe e filho foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, onde passaram por exames. Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde deles.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução/Foto: Radar 64

Um homem morreu e outras duas pessoas ficaram feridas depois que o carro onde estavam capotou na BA-275, altura de Belmonte, cidade do sul da Bahia, nesta sexta-feira (3). As informações são da Polícia Militar.

Segundo a polícia, o acidente aconteceu por volta das 10h. Não há detalhes sobre as circunstâncias do ocorrido. Informações iniciais apontam que o caso ocorreu depois que o veículo saiu da pista, capotou em um barranco e bateu em uma cerca.

O homem, que não teve a identidade divulgada e dirigia o carro, morreu no local. O corpo dele foi levado para o Instituto Médico Legal (IML). Não há informações sobre o enterro.

As duas pessoas que ficaram feridas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital Regional de Eunápolis, na mesma região.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Reprodução

Um dos carros dos Correios foi roubado por dois homens armados no bairro do IAPI, em Salvador, neste sábado (4).

Após levar o automóvel da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a dupla ainda seguiu com o carro roubado praticando série de roubos, em localidades diferentes do bairro do Iapi, como Rua Jair Santos, e Largo do Tamarineiro de acordo com informações preliminares do Centro Integrado de Comunicações (Cicom).

Os suspeitos seguiram em direção ao bairro da Santa Mônica e apesar de rondas policiais serem realizadas no local, nem os acusados nem os pertences roubados foram encontrados.

 

Fonte: BNews

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e Trabalho e Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado, realizou na tarde desta sexta-feira, 03, a entrega de aproximadamente 17 toneladas de alimentos para três entidades beneficiárias (CRAS, Lar dos Idosos e Projeto Cristão Solidário) através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Somente nesta entrega, cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas com os gêneros alimentícios.

Para incentivar a agricultura familiar no município, o programa compra alimentos produzidos pelos agricultores e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O vice-prefeito Max Passos, os secretários Pedro Melo (Agricultura e Meio Ambiente), Tateane Maia (Trabalho e Assistência Social) e Ricardo Pinheiro (Infraestrutura) participaram das entregas.

 

ASCOM

Foto: Divulgação

A comunicóloga e jornalista Luana Souza é a mais nova repórter da Rede Bahia, maior emissora do Norte-Nordeste. A jovem cachoeirana, de 23 anos, assinou o contrato com a afiliada da Rede Globo de Televisão na última quinta-feira, 02, em Salvador.

Formada pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB, Luana é escritora e mestranda em Cultura e Identidade, pela Universidade Federal da Bahia. Profissionalmente, atuou como assessora parlamentar, radiojornalista e repórter. Ela deixa o programa Saberes Cruzados, exibido na Web e na TV Kirimurê - canal 10.2, para se dedicar a novos projetos.

A informação foi divulgada através das redes sociais da jornalista, que falou sobre o início de uma nova fase.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em 2020 a gente se vê na Rede Bahia. Ano passado, nos encontramos nas telinhas da TV e da WEB no programa @saberescruzados. Cruzamos o rio, os becos e vielas. Conhecemos pessoas e histórias incríveis. Falamos de empreendedorismo, arte, cultura e educação. Dialogamos por várias vias possíveis. Construímos junt@s todas essas histórias e crescemos com cada uma delas. Mas, a jornada mudou. E, desde ontem, dia 02 de janeiro, passei a compor o time de repórteres da Rede Bahia. Uma notícia que me pegou de surpresa e que será, sem sombra de dúvidas, um desafio maravilhoso. Lá continuarei a crescer profissionalmente e pessoalmente, e seguiremos junt@s na telinha. Do Recôncavo para toda Bahia 💪🏿 . . . #jornalistanegra #redebahia #televisão #bahia #reconcavo

Uma publicação compartilhada por Lua Souza (@luafsouza) em

Foto : Reprodução

Um acidente com o envolvimento de um carro de passeio e uma carreta culminou na morte de uma pessoa, na noite dessa quinta-feira (2). As circunstâncias da ocorrência não foram divulgadas, mas a vítima fatal foi o condutor do veículo menor, que chegou a capotar na pista.

Já o motorista da carreta passou mal e foi socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para um hospital da região.

Segundo informações da concessionária Via Bahia, a ocorrência foi registrada por volta das 23h20, na altura do km 524, trecho do município de Milagres. Além da concessionária, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT), responsável pela remoção do corpo, também registraram o acidente.

 

Fonte: Bahia Notícias

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.