Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Domingo , 26 de Janeiro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto : Reprodução

Um homem morreu por volta de 23h de domingo (12) após sofrer um acidente na BR-116 Norte, próximo a entrada do distrito da Matinha, em Feira de Santana.

Segundo a polícia, Luiz Alberto Miranda Moura conduzia uma motocicleta CB 600 Hornet quando houve uma colisão com um veículo de passeio. Luiz era mecânico e morava no distrito de Maria Quitéria.

O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Reprodução

Um menino de 5 anos, filho do jornalista Mendel Bydlowski, repórter esportivo da ESPN, morreu após cair do 5º de um prédio do Guarujá, em São Paulo, na sexta-feira (10).

Segundo a polícia, a vítima estava brincando com o irmão, próxima a um vidro de uma das janelas do apartamento, que já estava um pouco quebrada. Durante a distração, a criança forçou o vidro e caiu.O menino foi socorrido e encaminhado ao Hospital Santo Amaro, mas a vítima teve parada cardiorrespiratória e não resistiu.

O jornalista estava com a mulher e os dois filhos a passeio na cidade. A Polícia Civil investiga o caso.

 

Fonte: BNews

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) fez o lançamento da campanha de ingresso de estudantes nos cursos de graduação oferecidos pela instituição, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2020.1. O SISU é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Enem.

A campanha tem peças para internet, mídias sociais, rádio, televisão e impressos. Um hotsite “UFRB minha crush” foi desenvolvido pela Assessoria de Comunicação (ASCOM) para explicar todos os procedimentos necessários para ingresso na UFRB.

A proposta de fazer uma divulgação intensiva dos processos seletivos para ingresso na UFRB – com ênfase no SISU – foi apresentada pelo reitor, Fábio Josué Souza dos Santos e pelo assessor de Comunicação, César Velame de Carvalho, hoje (09), às 10h, no Auditório do prédio de Solos, Campus Cruz das Almas.

Com visual colorido e personagens reais do ensino médio de escolas públicas que almejam estudar na UFRB, foi criada uma narrativa que é identificada pela maioria dos jovens inseridos no universo digital.

A estudante Dáfine Candeias, que fez o ensino médio no Colégio Estadual Luciano Passos, de Cruz das Almas, é a protagonista principal da campanha “UFRB minha crush”. Do vídeo produzido pela ASCOM participam, ainda, os estudantes Nívia Souza, Ana Santos, Eric de Jesus, Paulo dos Santos, Cleiton Nascimento e Bruno Silva. A voz da locução final é do servidor Rildo da Conceição (PROGEP).

Tema descolado – O tema “crush” deriva de uma gíria em inglês que significa alguém por quem se tenha uma “queda” (esteja apaixonado). Com uma linguagem simples, digital, moderna e dinâmica que busca provocar uma empatia no público alvo – estudantes secundaristas – Dáfine Candeias provoca curiosidade no internauta no decorrer da narrativa até explicar, no último momento, que sua paixão é a UFRB, onde pretende ingressar na graduação.

Presenças – Estiveram presentes ao lançamento da campanha, os pró-reitores Wagner Tavares da Silva (Gestão de Pessoal); José Joaquim da Silva Ramos (Planejamento); Rosilda Santana dos Santos (Administração); e Maurício Ferreira da Silva (Pesquisa, Pós-Graduação, Ciência e Inovação); os diretores do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), Jorge Luiz Cunha Cardoso Filho; e do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), José Valentim dos Santos Filho; os vices-diretores do Centro de Ciência e Tecnologia em Energia e Sustentabilidade (CETENS), Odair Vieira dos Santos; e do Centro de Formação de Professores (CFP), Tiago Rodrigues dos Santos.

Também estiveram presentes, a superintendente da SURRAC, Mariana Simões; a pedagoga Tábata Figueiredo Dourado (PROEXT), a assessora do Centro de Ciências da Saúde, Ana Lúcia Moreno Amor; a coordenadora de Políticas e Planejamento da Graduação, Janete dos Santos (PROGRAD); a coordenadora de Políticas Afirmativas, Fátima Aparecida Silva (PROPAAE); o coordenador de Ensino e Integração Acadêmica, Gabriel Ribeiro (PROGRAD); professores e técnicos administrativos.

 

Fonte: UFRB

Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade | DPT

Um corpo sem a cabeça foi encontrado por volta das 10h15 de sexta-feira (10), na entrada de Afligidos, zona rural do município de São Gonçalo dos Campos. A vítima decapitada é do sexo masculino, não portava documento de identificação e a cabeça não foi encontrada. A outra parte do corpo foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica de Feira de Santana (DPT). A vítima foi morta com um objeto perfurocortante. Não há outros detalhes sobre o fato até o momento.

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Reprodução

A jornalista Silvana Freire foi demitida da TV Bahia, na manhã de sexta-feira (10). De acordo com informações obtidas pelo Bahia Notícias, outros seis nomes da equipe técnica da afiliada da Globo foram dispensados, como a chefe de produção e uma editora. Procurada pelo BN, a TV Bahia informou que enviará um comunicado oficial até o final do dia.

Desde 2018, ela comandava o "Bom Dia Sábado" ao lado de Eduardo Oliveira. Integrante do quadro de apresentadores há quase nove anos, Silvana esteve à frente do Jornal da Manhã ao lado de Ricardo Ishmael, por dois anos e meio, e do Bahia Meio Dia, com Fernando Sodake, por quatro anos.

Além da atração própria, a comunicadora atuava no rodízio do jornalismo, tendo apresentado todos os produtos da casa em 2019. Como já é de conhecimento, a empresa passa por reestruturação após crise de audiência. Nos últimos tempos, nomes como Giácomo Mancini, que era editor-chefe, e Patrícia Nobre, uma das mais conceituadas da empresa, saíram do grupo.

 

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

#OiPessoal! Quero começar esse textão agradecendo . Agradecendo o carinho nas mensagens, nos abraços dos colegas, nas lindas palavras dos amigos , nas lágrimas sinceras de despedida. A vida é assim, feita de chegadas e partidas . Acredito que toda mudança tem a interseção de Deus e acho que pra esse 2020 ele espera mais de mim. E espera o melhor. Bom, também em janeiro , há 8 anos - completados no último dia 02, eu começava meu caminho Rede Bahia. Deixei a TV Aratu, onde trabalhava, cheia de expectativas , de encantamento.. partindo pra onde trabalhavam os melhores profissionais na época e eu aceitei o convite pra fazer parte desse time. Foram muitas fases ao longo desses anos...E nos últimos o que se via era insatisfação e desencantamento de muitos profissionais. As coisas mudam, as empresas mudam. E foram com as mudanças ali dentro que a menina aprendeu a ser “gente grande”. E hoje só tenho a agradecer por ter trabalhado, aprendido e me tornado amiga daqueles que já admirava. De ter feito parte de tantos projetos de sucesso. De saber que os números sempre gostaram de mim. E o último deles foi o BDS, um projeto novo, que desde sua criação dei a ele o meu jeitinho.. E deu certo. Foi o programa que mais cresceu em audiência no último ano 🙏🏻 Graças a vocês, a esse carinho, aos profissionais que de coração estavam comigo nesse projeto. Amanhã será um sábado diferente, sem despertador, sem horário .. mas com a certeza de que trilhei bem o meu caminho até aqui. Vida que segue cheia de carinho , amor e gratidão ! Serei sempre de verdade , dentro ou fora da caixinha 💕

Uma publicação compartilhada por Silvana Freire (@sicafreire) em

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Reprodução

Um homem morreu e sete pessoas ficaram feridas após acidente entre um carro e viatura da Polícia Militar, na madrugada deste sábado (11), na Avenida Paralela, sentido Centro, próximo ao prédio da Receita Federal.

De acordo com informações da PM, testemunhas disseram que uma guarnição do Esquadrão de Motociclistas Águia fazia abordagem a um veículo suspeito, quando foram surpreendidos por outro carro em alta velocidade, com quatro ocupantes, que se chocou com a viatura. Três PMs e os quatro ocupantes do outro veículo ficaram feridos.

Todas as vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas a hospitais da cidade. O motorista do carro que bateu na viatura morreu no local.

Equipes da PM deram apoio ao socorro e isolaram o local até a chegada da perícia. Segundo a PM, todos os fatos foram registrados na Corregedoria da Polícia Militar, na Transalvador e na Polícia Civil para adoção das medidas legais cabíveis.

Em nota, a PM informou através do comando do Esquadrão Águia e equipes do Departamento de Promoção Social - DPS que acompanham os militares que ficaram feridos no acidente. Dois estão internados sob cuidados médicos e um já foi liberado. Não há informações sobre o estado de saúde dos outros quatro feridos.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Ao G1, o produtor de eventos Thyago Rihayem contou que passou o fim de ano com a família e retornou para a casa somente no dia 2 de janeiro. No dia 4, ele sentiu um forte odor vindo do motor do veículo.

“Vi gotas caindo do motor e muitas moscas. Abri o capô e achei que era um gato. O meu cunhado e o meu sogro olharam melhor e viram a cobra. Quase tive um treco”, contou em tom de humor ao G1.

De acordo com o motorista, a jiboia ficou presa entre o vão que existe entre o motor e capô do carro. Ele não conseguiu retirar o animal, que já estava morto, sozinho e precisou ir até um Corpo de Bombeiros da cidade no último domingo (5).

“A gente pensou mil coisas e dá um desespero em pensar que ela poderia ter saído do carro e entrado em casa. Mas também ficamos tristes que ela tenha morrido”, relatou  Thyago Rihayem.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução / Instagram @tarciziopimenta

A Polícia Civil começou a investigar a morte de um homem, catador de material reciclável, que ingeriu uma garrafa inteira de cachaça em troca de R$ 20. O caso aconteceu no município de Feira de Santana, nessa quarta-feira (8).

Segundo informações da TV Subaé, a vítima foi identificada como Wellington Cardoso da Silva, de 39 anos. Um vídeo que circula nas redes sociais registra o momento em que ele combina com um grupo de pessoas que vai beber a garrafa para ganhar o dinheiro. Os demais envolvidos ainda queriam que ele bebesse uma segunda garrafa, mas Silva rejeita e cobra os R$ 20.

Outras imagens já mostram o catador desacordado enquanto o grupo tenta reanimá-lo jogando água. Sem sucesso na reanimação, Silva foi levado para uma policlínica da cidade em uma carroça, mas não resistiu.

As causas da morte ainda não foram reveladas, mas o corpo do catador já foi liberado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana. Informações sobre o velório e o sepultamento da vítima também não foram divulgadas. De acordo com a publicação, no momento, a polícia analisa as imagens e vai ouvir as testemunhas sobre o caso.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã desta quinta-feira, 09, a cerimônia de Diplomação e Posse dos conselheiros tutelares eleitos (titulares e suplentes), através do voto popular, para o quadriênio 2020/2023. A cerimônia contou com a presença do prefeito Orlandinho, do vice-prefeito Max Passos, do juiz Renato Alves Pimenta, da presidente do CMDCA Camila Borges, secretários municipais e vereadores.

Confira os membros do Conselho Tutelar de Cruz das Almas

Titulares

1- André Luiz - 1.462 votos

2- Edméa Souza - 1.266 votos

3- Bruno Nascimento - 1.015 votos

4- Guiomar Pereira - 979 votos

5- Nayane Conceição - 969 votos

Suplentes

1- Rosane Santos - 835 votos

2- Camila Silva - 797 votos

3- Emerson - 766 votos

4- Nélia Moraes - 736 votos

5- Gilmara Silva - 721 votos

 

ASCOM

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Na noite de ontem, 09, um homem deu entrada no HRSAJ vítima de tentativa de suicídio na rua Novo Oriente, no centro de Maragogipe.

O homem de prenome José, de 40 anos, tentou tirar sua própria vida perfurando seu abdômen com uma faca.

Ferido, ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), mas até seu estado de saúde não foi divulgado.

 

Fonte: Forte na Notícia

 

Foto: Dário Guimarães / Metropress

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) abriu processo seletivo para contratação de 55 professores do Magistério Superior/Substitutos. As inscrições encerram na próxima quarta-feira (15).

Para se candidatar é preciso pagar uma taxa de R$ 150. As vagas são para os campi de Salvador, Camaçari (Região Metropolitana da capital) e Vitória da Conquista (sul da Bahia). Os interessados precisam se dirigir ao Departamento ou Coordenação Acadêmica da Unidade Universitária para onde foi feita a inscrição.

As vagas são ofertadas para 25 departamentos. Mais informações constam no Extrato do Edital de Abertura.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução / Instagram

O corpo do jogador Eric Birighitti foi encontrado sendo devorado por tubarões na costa australiana, na última quarta-feira (08).

Ele estava desaparecido desde o dia 2 de janeiro, quando estava na praia de Twilight, na Austrália, e foi levado pela correnteza ao fundo do mar. Amigos tentaram salvá-lo, mas sem sucesso.

Na quarta, testemunhas avistaram o corpo do jogador sendo devorado por tubarões e chamaram as autoridades, que realizaram o resgate.

Eric havia se transferido recentemente para o St. Thomas Aquinas, de Nova York. Antes, ele jogava pelo Hastings College, no Nebraska. Com a equipe, conquistou o título nacional em 2016.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução/Twitter

O presidente Jair Bolsonaro sancionou na quarta-feira (8) a lei que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. O documento garante prioridade de atendimento em serviços públicos e privados.

A criação da carteira havia sido aprovada pelo Congresso Nacional no último dia 11 de dezembro. A proposta havia sido apresentada pela deputada federal Rejane Dias (PT-PI). O PL ficou conhecido como Lei Romeo Mion, em referência ao portador de autismo e filho do apresentador de TV Marcos Mion.

De acordo com anúncio da sanção da medida feito por Bolsonaro em seu Twitter, a expedição do documento será gratuita. Ainda não há detalhes, no entanto, de como a entrega será feita.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução/Google Maps

Uma turista de 19 anos foi estuprada durante um assalto, no bairro de Itapuã, em Salvador, na última terça-feira (7). O crime ocorreu enquanto a vítima andava na praia do bairro com o namorado, de 27 anos, que também foi abordado pelos criminosos.

O casal é de Teresina (PI) e está na cidade a passeio. A praia fica próxima ao hotel onde os dois estão hospedados e é uma das mais frequentadas por turistas na cidade. O homem e a mulher, que preferiram não se identificar, contam que foram abordados por dois homens, por volta das 23h.

Conforme relatam as vítimas, após o anúncio do assalto, a dupla pediu que o homem voltasse ao hotel onde estava hospedado para pegar dinheiro. O homem fingiu atender o pedido dos assaltantes mas foi procurar ajuda na delegacia de Itapuã. Enquanto deixou o local a mando dos criminosos, um dos bandidos estuprou a mulher e o outro fugiu com os cartões e celular roubados para fazer saques e compras.

Após o estupro, a vítima passou mal e o bandido foi em um condomínio da região pegar água para a mulher.

Durante todo tempo o bandido ameaçou a mulher ela só foi liberada depois de algum tempo e pediu ajuda em outro hotel da região quando foi acolhida por uma mulher.

A jovem, que visita Salvador pela primeira vez relembrou os momentos de terror quando esteve rendida pelo assaltante.

“Ele me levou para trás de uma pedra e me estuprou. Depois, quando viu o carro, as luzes da polícia, ele me puxou pelo braço e disse que era pra eu fingir que éramos um casal e começou a correr. Eu não pude correr porque comecei a ficar com com falta de ar, tenho asma. Ele pegou na minha mão e disse que se eu tentasse alguma coisa que iria me matar. Então, ele foi andando, parou em um condomínio e pediu água na portaria”, disse a jovem.

A vítima relatou que depois do copo de água o homem parou em uma rua do bairro e foi então que ela aproveitou para fugir.

” Ele disse: ‘Fique aqui e daqui a meia hora eu volto para pegar o dinheiro’. Então eu aproveitei e fugi. Fui me escondendo atrás dos carros, suspeitava que ele estava me vigiando. Voltei no condomínio que ele [o assaltante] pediu água. O porteiro disse que não tinha como me ajudar. Continuei andando, achei um hotel e pedi ajuda. Foi então que a recepcionista chamou um táxi. Eu voltei pro meu hotel, encontrei meu namorado e então fomos para delegacia para registrar o caso”, relatou.

“Eu só pensava que ia matar a agente. Ele disse que estava doido para matar gente”, disse o homem.

“A gente veio andando pela praia e resolvemos sentar numa pedra. A praia estava cheia, mas começou a esvaziar. Depois dois homens chegaram por trás dizendo: é assalto é assalto você é polícia, passa tudo. Ele pediu dinheiro eu disse que o dinheiro estava no hotel ele então mandou que eu fosse no hotel pegar o dinheiro e disse que se eu não voltasse ele mataria a minha namorada quando eu saí ao invés de ir para o hotel fui para delegacia”.

 

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre processo seletivo interno com vistas à contratação de Coordenador de Curso EaD (Ensino à Distância) e Coordenador de Tutoria, para atuar nos Cursos EaD do âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), ministrados pela UFRB.

As inscrições acontecem no período de 08 a 15 de janeiro.

Entre os requisitos para a inscrição dos interessados, o candidato deve ser professor efetivo e em exercício da UFRB; não estar vinculado a outro programa de fomento em que haja sobreposição de bolsas, inclusive, quando vinculados a programas de Pós-Graduação (mestrado e doutorado); ter experiência mínima de 3 anos como docente do magistério superior; e ter experiência mínima de dois anos como professor, tutor, ou coordenador de curso no âmbito da graduação ou pós-graduação.

O valor da bolsa para Coordenadoria de Curso I e de Coordenadoria de Tutoria é de R$ 1.400,00 (um mil e quatrocentos reais) e de R$ 1.300,00 (um mil e trezentos reais), respectivamente.

Critérios de Seleção

A seleção dos candidatos com inscrições homologadas será realizada pela comissão instituída, baseando-se em critérios como Titulação do candidato; produção bibliográfica (somente no período de 2015 a 2019) e atuação profissional.

Edital SEAD/CETEC Nº 22/2019.

 Saiba mais aqui.

 

Fonte: UFRB

Foto: reprodução/Google Maps

Uma mulher foi assaltada na última sexta-feira, 03, na Avenida Carmelito Barbosa Alves, em Cruz das Almas. O caso só foi registrado nesta segunda-feira, 06, na Delegacia Territorial.

Segundo informações, a vítima foi abordada por um suspeito armado em uma motocicleta Fan preta, que após o crime fugiu em direção ao bairro da Coplan, por volta das 19h30. O assaltante conseguiu subtrair um celular e R$50,00. Até a publicação desta matéria ninguém havia sido preso.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Mauricia da Matta /EC Vitória

Depois de deixar o Vitória após fim do seu contrato, em dezembro, o zagueiro Ramon foi anunciado como primeiro reforço do Cruzeiro para a disputa da Série B.

A diretoria da equipe baiana tentou renovar o contrato do atleta, sem sucesso. Com isso, ele saiu de graça e estava livre no mercado.

O jogador já treina no time mineiro nesta quarta-feira (8), em Belo Horizonte, e terá como concorrentes Léo, Manoel, Cacá, Edu e Arthur para a posição.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

O príncipe Harry e sua esposa Meghan anunciaram nesta quarta-feira (8) que vão trabalhar para se tornar “financeiramente independentes” e que deixarão a condição de “membros seniores” da família real britânica.

O casal explicou que tomou a decisão “após muitos meses de reflexão e discussões internas”. “Agora, planejamos equilibrar nosso tempo entre o Reino Unido e a América do Norte, continuando a honrar nosso dever para com a Rainha, a Commonwealth”, disseram os duques de Sussex em um comunicado.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições para  contratação, por tempo determinado, de professor substituto, em regime de 40 horas semanais, para trabalhar no Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), em Cruz das Almas.

As inscrições dos interessados acontecem até o próximo dia 20 de janeiro, através do endereço ufrb.edu.br/portal/concursos.

A taxa de inscrição é de R$ 60,00 (sessenta reais). A isenção de pagamento da taxa de inscrição somente será concedida aos candidatos amparados pelo Decreto 6.593, de 02/10/2008, Decreto 6.135, de 26/06/2007 e pela Lei 13.656, de 30/04/2018. As solicitações de isenção serão aceitas até dia 10 de janeiro, em formulário online, disponível no site ufrb.edu.br/portal/concursos.

Os interessados devem ter Graduação em Engenharia Mecânica, Naval ou de Petróleo (01 vaga); e Graduação em Química e áreas afins (01 vaga).

As vagas ofertadas são destinadas para as áreas de conhecimento: Sistemas Mecânicos; e Química e Bioquímica.

Processo Seletivo

O processo seletivo constará de duas etapas distintas: análise de currículo, com peso 3; e prova didática, com peso 7.

As provas serão realizadas entre os dias 03 e 07 de fevereiro.

Mais informações, clique aqui.

 

Fonte: UFRB 

Foto : Divulgação/ Seap

Cinco entre os 100 internos do regime semiaberto do Conjunto Penal de Feira de Santana que foram beneficiados com as saídas temporária de Natal ainda não retornaram, de acordo com o site Acorda Cidade. Os internos foram liberados pela Justiça para deixarem a unidade prisional usando tornozeleiras eletrônicas.

O sargento da Polícia Militar e diretor adjunto do presídio, Roque de Jesus Carvalho, disse que, devido a determinação da saída monitorada, os presos foram liberados em três etapas. O primeiro grupo foi no dia 20 de dezembro, outro grupo no dia 27 de dezembro e o último no dia 3 de janeiro.

O juiz da Vara de Execuções Penais de Feira de Santana, Fábio Falcão, explicou que a saída temporária é um direito do condenado, prevista na lei de execuções penais. É necessário ter cumprido ao menos um terço da pena, ter bom comportamento e estar no regime semiaberto.

Para aqueles detentos que não retornaram na data, será aberto um procedimento, que vai suspender o direito a futuras saídas temporárias.

“Depois, através de um procedimento em que se respeitará o contraditório com a possibilidade da ampla defesa, de justificar o não retorno, será avaliado, com a possibilidade de regressão para o regime fechado”, afirmou.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga a abertura de inscrições para o Concurso Público para cargo de Professor da Carreira do Magistério Superior da instituição.

As inscrições acontecem até o próximo dia 31 de janeiro, somente via internet, observado o horário local, através do endereço ufrb.edu.br/concursos.

Candidatos que concorram ao cargo de professor (Auxiliar A) pagarão R$ 75,00 de inscrição. Os valores da inscrição para candidatos que concorram aos cargos de professor Assistente A e Adjunto A (Dedicação Exclusiva) é de 150,00 e 200,00, respectivamente.

A isenção de pagamento da taxa de inscrição somente será concedida aos candidatos amparados pelo Decreto 6.593, de 02/10/2008, Decreto 6.135, de 26/06/2007 e pela Lei 13.656, de 30/04/2018. As solicitações de isenção serão aceitas até dia 22 de janeiro.

Das onze vagas disponibilizadas para o concurso de professor, duas estarão reservadas para candidatos negros e uma vaga reservada para pessoas com deficiência.

Os candidatos aprovados serão lotados nos Campi Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus.

Dependendo da área, para participar do concurso, os candidatos devem ter Graduação, Aperfeiçoamento, Especialização, Mestrado e Doutorado.

As áreas do concurso em aberto são de Medicina; de Engenharia Civil; de Engenharia Mecânica; de Medicina Veterinária; Engenharia Elétrica; de Ciências da Saúde ou em Educação ou em Comunicação ou Lingüística, Letras e Artes; e de Matemática ou Matemática Aplicada.

Etapas do concurso

Para avaliar os concorrentes será realizado Prova Escrita, Prova Didática, Defesa de Memorial e Prova de Títulos.

É dever do candidato acompanhar todas as informações divulgadas na página de concursos bem como as disponibilizadas nos locais de prova.

 

Para saber mais, clique aqui!

Foto: Ilustrativa

Um idoso de 68 anos foi esfaqueado após ter a casa invadida pelo vizinho, em Simões Filho, cidade da região metropolitana de Salvador, na manhã desta terça-feira (7).

Segundo informações do Posto da Polícia Civil no Hospital Geral do Estado (HGE), o suspeito do crime esfaqueou Agnelo Dias por ciúmes, já que a vítima teria tido um relacionamento com a companheira atual dele.

Conforme a polícia, o crime ocorreu por volta das 5h20, na Rua Marlene Carneiro, Ponto Parada, região central da cidade.

Agnelo foi encaminhado para o HGE, com ferimentos no rosto e também na perna esquerda, pelo Serviço Médico de Urgência (Samu) . Não há detalhes sobre o estado de saúde do homem.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Ao sair do Palácio da Alvorada na manhã de hoje (7) o presidente Jair Bolsonaro disse que pretende privatizar Correios mas tem encontrado dificuldades. “Não são fáceis as privatizações. Até o próprio Correio que a gente quer privatizar, mas tem dificuldade”, disse.

Bolsonaro também afirmou que não tem como garantir que conseguirá privatizar a estatal até o fim do seu governo. “Se eu pudesse privatizar (os Correios) hoje, privatizaria. Mas não posso prejudicar o servidor dos Correios”, disse o presidente.

De acordo com decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) a venda de empresas-mães precisam passar pelo Legislativo e outras questões, entre elas o controle do Tribunal de Contas da União (TCU).

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação/SSP-BA

Pelo menos oito revólveres, dois simulacros de arma de fogo e 800 porções de drogas foram apreendidos entre o último sádado (4) e domingo (5) em Salvador e interior por unidades da Polícia Militar.

Guarnições das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Nordeste e Sudoeste localizaram, no sábado (4), dois revólveres calibres 38 e duas espingardas na cidade de Monte Santo e na zona rural de Licínio de Almeida, respectivamente.

No mesmo dia, em Salvador, no Centro, na localidade conhecida como Manoel Velho, equipes das Rondas Especiais (Rondesp) BTS localizaram um revólver calibre 38, munições e 721 porções de cocaína. O Esquadrão Águia da PM conseguiu apreender um adolescente, na Avenida Luis Viana Filho, com um simulacro.

No domingo (5), além de um revólver calibre 38, também foram apreendidos pela Rondesp Atlântico munições e 30 pacotinhos com maconha, no bairro de Cassange, na capital. Já por volta das 23h, na Via Regional, a Rondesp Central encontrou um simulacro de arma de fogo e quatro aparelhos celulares com um bandido que havia acabado de assaltar pessoas na região de Cajazeiras V.

Durante rondas na área rural do município de Governador Mangabeira, integrantes da Cipe Litoral Norte localizaram um revólver calibre 32. Em Filadélfia, a Rondesp Norte e o 6ª Batalhão da PM apreenderam uma arma de fogo, 25 porções de maconha e munições durante abordagens.

 

Fonte: SSP BA

Foto: Reprodução / TV Bahia

O filho da mulher que foi achada morta e com sinais de violência dentro da casa, em Eunápolis, cidade do sul da Bahia, foi encontrado e devolvido à família na tarde desta segunda-feira (6).

O bebê de dois meses estava desaparecido desde o dia em que o corpo da mãe foi encontrado. O delegado Bernardo Pacheco, que investiga o caso, informou ao G1 que não poderia dar mais informações sobre o resgate da criança para não atrapalhar as investigações.

Silvia Letícia foi encontrada morta na noite de sábado (04) depois que populares sentiram um cheiro forte de decomposição na sua casa. A criança não estava no local.

Exames do Departamento de Polícia Técnica (DPT) devem apontar as causas e há quanto tempo ela estava morta. A polícia acompanha o caso.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.