Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Terça , 31 de Março de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  

No início da noite deste sábado, 21, a redação do blog Forte no Recôncavo, entrou em contato com o Mídia Recôncavo, para esclarecer os fatos relacionados a reportagem de uma suposta ligação do Coronavírus em morte por latrocínio no Município de Governadora. Confira:

É com muita tristeza que recebemos a informação de uma Nota de Repúdio vinda por parte da Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira. A Nota refere-se a uma notícia policial que divulgamos na manhã deste sábado, 21 de março, de 2020, intitulada: "GOV. MANGABEIRA: Coronavírus poder ter sido a causa da morte violenta de um jovem na zona rural". Sabemos da preocupação das autoridades constituídas quanto a divulgação de notícias dessa magnitude, que em alguns casos além do pânico pode gerar uma histeria coletiva sem precedentes. Daí acreditamos que seja essa preocupação excessiva que tenha gerado a Nota de Repúdio em nosso desfavor. Queremos deixar muito bem claro para a população mangabeirense, que, em nenhum momento, dentro do nosso conteúdo jornalístico (desta matéria) afirmamos que o jovem morto barbaramente por disparos de arma de fogo, na comunidade rural do 'torto' foi motivado pelo vírus (covid-19).
 
A matéria levanta uma HIPÓTESE baseada na NOSSA LINHA INTERNA de investigação jornalística, prerrogativa está de direto a repórteres e jornalistas sérios. Seriamos muto levianos ou irresponsáveis ao publicar algo desta natureza sem algum fundamento lógico, ou seja, justificável. 

Foto: Mídia Recôncavo

 Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, o delegado do Município de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, negou qualquer ligação da morte ocorrida na noite desta sexta-feira, 20, na localidade do Torto, zona rural do Município com o Coronavírus.

 
De acordo com o Dr. Luiz Castro Freaza o crime está sendo investigado pela Polícia Cívil, em fase adiantada, mas em momento algum foi ventilada a hipótese da motivação ter sido o Coronavírus, como foi veiculado em um blog da região. "Isso é algo inventado, uma Fake News. Estamos em fase do inquérito que é sigiloso, mas posso garantir a população de Governador Mangabeira  e região que não é verdade essa informação. Tomei como surpresa essa notícia. Não podemos permitir que alguém se aproveite dessa pandemia que o mundo vive para deixar a Comunidade ainda mais assustada. Não posso expor mais detalhes para não atrapalhar as investigações, mas a única linha do inquérito até o momento é o latrocínio." Finalizou.
 
A Prefeitura da cidade emitiu uma nota repudiando veementemente a postura do veículo de comunicação que postou matéria, além de informar que vai acionar as autoridades competentes e o judiciário para punir os responsáveis.
 
Em contato com a reportagem o prefeito Marcelo Pedreira também se manifestou. "Estamos lutando diuturnamente juntamente com a Comunidade na prevenção ao COVID-19. A soma desses esforços tem mostrado resultado e Governador Mangabeira até o momento não tem um só caso de suspeita da doença. Já publicamos alguns decretos como forma de salvaguardar a saúde dos mangabeirenses. Situações como essa devem ser enfrentadas com o rigor das leis no sentido de evitar ainda mais o pânico que o mundo todo enfrenta. O momento é delicado e precisamos punir quem propaga Fake News." Declara.
Foto: Reprodução

Uma guarnição da Polícia Militar da cidade de Feira de Santana evitou, na noite de quinta-feira (19/03), que um adolescente de 17 anos pulasse de um viaduto. O caso aconteceu entre as avenidas Getúlio Vargas e Maria Quitéria.

Transeuntes perceberam a tentativa de suicídio e pediram apoio da Polícia Militar. Chegando ao local, dois militares iniciaram o processo de negociação de crise.

Após cerca de 30 minutos, o adolescente desistiu de pular do viaduto e abraçou um dos PMs. O jovem foi encaminhado a uma unidade de saúde.

 

Fonte: Portal Cruz das Almas News

 

 

Foto: Reprodução

Com seis casos suspeitos do coronavírus, o prefeito de Cruz das Almas declarou situação de emergência na noite desta sexta-feira (20), através de um vídeo publicado nas redes sociais.

No vídeo, o Prefeito Orlandinho através do decreto 285/2020, declara “situação de emergência no município de Cruz das Almas em virtude do desastre classificado e codificado como doença infecciosa viral que é o COVID-19” e determina novas medidas para proteger a vida da população.

Apesar da decisão difícil, o prefeito anunciou também que as atividades comerciais serão suspensas a partir da próxima segunda-feira (23).

Lembrando que a Secretaria de Saúde do município publicou o terceiro boletim epidemiológico na noite de ontem, informando mais dois casos suspeitos, totalizando seis casos na cidade. Nenhum caso foi confirmado, as medidas necessárias já foram realizadas e está aguardando o resultado. 

DECRETO AQUI.

 

Foto: Divulgação/ Força Aérea Brasileira

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (20) que o Brasil tem 904 casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no Brasil. O balanço somava ainda 11 mortes no país. O número de casos do Covid-19 no Rio de Janeiro subiu quase 60% em 24 horas.

O estado tem 109 casos confirmados do coronavírus, 1701 suspeitos e duas mortes. Os números são da Secretaria Estadual de Saúde. O número anterior era de 66 casos confirmados. A Bahia possuí 34 casos de coronavírus e é o estado do Nordeste com o maior número de infecções.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Reprodução/Acorda Cidade

Foi registrada por volta das 14h desta sexta-feira (20) uma tentativa de fuga de detentos nos pavilhões quatro e nove do Conjunto Penal de Feira de Santana. Segundo informações, cerca de 10 detentos pularam o muro dos pavilhões e quando tentavam pular o muro que dá acesso ao matagal foram recapturados.

O diretor do conjunto penal, capitão Allan Araújo, informou ao Acorda Cidade que as tentativas de fuga ocorrem em dois momentos diferentes. Ele disse não acreditar que a suspensão das visitas pode ter causado essa tentativa de fuga, porém informa que informações iniciais apontam que a ansiedade e temor do coronavírus pode ter alguma influência.

O capitão Allan Araújo destacou que a segurança da unidade prisional está reforçada e que os detentos que tentaram fugir serão ouvidos, posteriormente encaminhados ao setor disciplinar e vão responder processo pela tentativa de fuga. Além disso, eles serão encaminhados para atendimento psicológico.

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Reprodução

 Por volta das 20:00h, desta sexta-feira, 20, um jovem foi morto a tiros na localidade do Torto, zona rural de Governador Mangabeira. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Mídia Recôncavo, Alexandre Souza de Oliveira Barbosa Lima, 25, teria reagido a um assalto, entrou em luta corporal e acabou sendo alvejado no rosto pelo criminoso. Uma equipe do SAMU foi acionada, mas ainda de acordo com as informações Alexandre já estaria morto.

 
A Polícia Militar realizou buscas na região mas até no momento ninguém foi preso. A Polícia Civil investiga o caso. O corpo foi removido para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus.
Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

Na tarde desta quinta-feira (19), a Secretária de Saúde de Cruz das Almas divulgou o segundo boletim epidemiológico informando mais dois casos suspeitos do coronavírus, totalizando quatro casos no munícipio.

Ainda de acordo com a nota, esses dois novos casos que surgiram “as medidas para isolamento domiciliar e coleta de material já foram realizadas” e reforçou a importância da população seguir as recomendações divulgadas pelo ministério da saúde, pela SESAB e pela secretaria municipal de saúde.

Dois casos foram divulgados na última quarta-feira (18), onde segundo o boletim são dois pacientes de uma mesma família. Até o momento nenhum dos quatro casos suspeitos, foram confirmados, seguem em analise.

Foto: Reprodução/Conjur

A Bahia confirmou os primeiros casos de transmissão comunitária de coronavírus. O perfil dos pacientes sem fonte de contágio identificável são estes: Homem, de 29 anos, que encontra-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato; uma mulher, de 45 anos, que encontra-se internada em unidade hospitalar da rede privada; e um homem, 50 anos, que encontra-se internado em unidade hospitalar da rede privada. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou na tarde desta quinta-feira (19) que 31 casos de Covid-19 foram identificados no estado.

De janeiro até às 17 horas de hoje (19), a Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 31 foram confirmados, 443 foram descartados e 524 aguardam análise laboratorial. As localidades com casos confirmados são: Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2), Prado (1) e Itabuna (1).

Medidas adicionais de contenção foram tomadas pelo Governador Rui Costa nesta quinta-feira, incluindo extensão da proibição de eventos superiores a 50 pessoas para todo o estado.

 

Fonte: Metro1

Foto : Reprodução

Uma adolescente teve um surto psicótico e tentou contra a própria vida nesta quarta-feira (18/03), na Avenida Getúlio Vargas, no bairro da Coplan, em Cruz das Almas, no Recôncavo baiano.

Segundo informações, a vítima, uma adolescente identificada como F. D. S. A., 16 anos, estava tentando cometer suicídio se jogando na frente de veículos que trafegavam na pista. Uma guarnição da polícia militar foi acionada, e conseguiu conter a vitima.

Foi mantido contato com prepostos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prontamente encaminhou a adolescente em companhia da sua genitora, para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

 

Fonte: Portal Cruz das Almas News

 Na manhã de hoje (19), profissionais da Secretaria Municipal de Saúde estiveram na rodoviária da cidade para recepcionar a chegada dos viajantes e realizar o questionário, afim de prevenir a entrada de pessoas infectadas, bem como o contágio do vírus na cidade por meio destes. À ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pelo COE – Centro de Operações Especiais em Saúde contra o COVID-19 Coronavírus, instituído pelo decreto n° 015/2020, que visa combater e dar celeridade às medidas essenciais que busquem a proteção social dos moradores da nossa cidade.

 
O momento é de cautela. Fique em casa. Ajudemos a não propagar o vírus.
Foto: Reprodução

Durante entrevista ao programa Programa Conexão Excelsior na Rádio Excelsior Recôncavo FM 105,1, o vereador Valter Lucas negou está com suspeita do COVID-19, conforme foi veiculado nas redes sociais e em sites da região. Segundo o parlamentar o uso da máscara é para evitar um possível contato com o vírus, já que a prefeitura confirmou que existem dois casos suspeitos na cidade.

A polêmica foi gerada após o vereador participar de uma reunião na tarde desta quinta-feira, 19, na Câmara Municipal para tratar de assuntos referentes a uma possível sessão ordinária para aprovação de suplementação para a Prefeitura. Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo, o vereador, que também é pastor, confirmou que a informação não procede e pediu para que a população cruzalmense mantivesse a calma e se fortalecesse para o enfrentamento da pandemia.

Controvérsias

Por volta das 17:45h desta quinta-feira, 19, o radialista Paulo Galvão, veiculou no programa Jornal da Transbrasil Segunda Edição uma entrevista do presidente da Câmara Renan de Romualdo que disse ter orientado Valter Lucas ficar de quarentena. Em seguida também foi veiculado um áudio em que o próprio parlamentar afirmou que estaria na reunião mesmo estando com suspeita do COVID-19. Atualizada as 17:58h.

 

Foto: Jade Coelho / Bahia Notícias

O Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou o diagnóstico de três novos casos do novo coronavírus (Covid-19) na manhã desta quinta-feira (19). O resultado foi divulgado pelo secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas, anunciou os números durante a Live no link www.saude.ba.gov.br/coronavirus. No total, a Bahia contabiliza 30 casos, sendo nos municípios de Salvador (18), Feira de Santana (5), Porto Seguro (4), Lauro de Freitas (2) e Prado (1).

De janeiro até às 14 horas desta quinta-feira (19), a Bahia registrou 998 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus. Destes, 30 foram confirmados, 443 foram descartados e 525 aguardam análise laboratorial.

De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “as equipes da vigilância estadual e municipais estão trabalhando ao máximo para reduzir a velocidade de novos casos e até o momento, a cadeia de transmissão está identificada”, afirma.

 

Fonte: SESAB

Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

Devido ao surgimento de três suspeitas do COVID-19 no município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, o Prefeito Tato Pereira proibiu a circulação de vans e ônibus saindo e chegando à cidade a partir desta sexta-feira (20).

O decreto foi divulgado na tarde desta quinta-feira (19), na rede social da COOTAM - Cooperativa dos Condutores Autônomos de Transporte Alternativo do Recôncavo Meridional, que realiza  transporte alternativo na linha entre as cidades de Cachoeira e Cruz das Almas.

O gestor foi criticado pela população de toda a região por não cancelar os festejos em comemoração ao aniversário  da cidade nos dias 13, 14 e 15 deste mês, mesmo após divulgação do aumento de casos do coronavírus na Bahia.

O Mídia Recôncavo entrou em contato com o Sr. José Antônio, o "Toninho", presidente da Cooperativa, que confirmou a veracidade do documento e afirmou que está planejando com a classe, ações no sentido de criar alternativas para a funcionalidade do transporte nos próximos dias.

 

 

Foto: Leitor Mídia Recôncavo

Na madrugada da última quarta-feira (18), cinco suspeitos foram presos no município de Castro Alves, no Recôncavo baiano.

Segundo informações repassadas ao Mídia Recôncavo, os indivíduos, sendo quatro homens e uma mulher, estavam em um Gol Prata, modelo 2019, pertencente a uma Locadora e tinham planos de arrombar as Lojas Guaibim, localizada no centro da cidade.

Após denuncia anônima a Polícia Militar foi acionada e os suspeitos foram levados para a Delegacia local, onde encontram-se custodiados a disposição da justiça. Ainda de acordo com as informações, todos os envolvidos são moradores do bairro de Tancredo Neves, na capital baiana.

 

Foto : NIAID

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro e a prefeitura de Miguel Pereira confirmaram, na manhã de hoje (19), a primeira morte por coronavírus no estado. Com isso, o total de mortes no país sobe para cinco. A informação é do G1.

A vítima é uma mulher de 63 anos que estava no grupo de risco para a Covid–19. A Secretaria de Saúde também afirmou que o caso de um idoso de Niterói, cujo primeiro exame deu positivo, também foi encaminhado para o Laboratório Central Noel Nutels e será submetido a uma contraprova.

No último balanço do Ministério da Saúde, divulgado ontem (18), foram registradas quatro mortes, todas no estado de São Paulo.

 

Fonte: Metro1

Foto : Reprodução

Os últimos beneficiários do calendário 2019/2020 dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem o abono salarial a partir de hoje (19). O prazo máximo para sacar os recursos é 30 de junho de 2020.

Quem é cliente da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil recebeu os recursos por meio de crédito automático no último 17. O pagamento do PIS para trabalhadores da iniciativa privada é feito pela Caixa, e do Pasep, para servidores públicos, pelo Banco do Brasil.

O último lote do atual calendário foi liberado para os trabalhadores nascidos em maio e junho, no caso do PIS. Para os servidores, o pagamento foi liberado para aqueles com inscrição final 8 e 9.

Os valores variam de R$ 88 a R$ 1.045, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2018. Os pagamentos são escalonados conforme o mês de nascimento do trabalhador e tiveram início em julho de 2019, com os nascidos naquele mês. A estimativa é de que sejam destinados R$ 19,3 bilhões a 23,6 milhões de trabalhadores, em todo o calendário do PIS/Pasep.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: NIAID

A China anunciou ontem (18) que não registrou novas infeções locais pela primeira vez desde o início da epidemia do novo coronavírus. No entanto, as autoridades notificaram 34 casos importados de outros países. De acordo com o Ministério da Saúde chinês, o número de pessoas infectadas procedentes de outros países bate recordes diariamente.

A maioria dos casos foi identificada em chineses que regressaram de países particularmente atingidos pelo Covid-19. A Comissão de Saúde da China tinha registrado 13 novos casos de Covid-19, 12 deles importados.

Desde 11 de março, os números de novas infecões e de mortes permanecem abaixo dos 21 por dia, de acordo com as estatísticas oficiais. Em 12 de março, o governo chinês declarou que o fim do pico das transmissões no país.

Em todo o mundo, mais de 210 mil pessoas foram infectadas pelo coronavírus, das quais mais de 8.750 morreram. Mais de 84 mil contaminados se recuperaram da doença. O surto começou na China, em dezembro, e já se espalhou por 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar situação de pandemia.

 

Fonte: Metro1

Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

A prefeitura Municipal de Cachoeira por meio da Secretaria de Saúde, divulgou na manhã desta quinta-feira (19/03), um boletim epidemiológico, onde informa que foram identificados 03 (três) pacientes classificados como casos suspeitos para o Coronavírus, com histórico de viagem vindos de São Paulo e da Europa.

Segundo a nota, a Secretaria já tomou medidas para o isolamento domiciliar das pessoas e a coleta do material já foi enviada ao Lacen e reforça “o pedido à população de Cachoeira que intensifiquem a adoção de medidas de isolamento domiciliar e social, bem como os hábitos de higienização”.

“Reiteramos os cuidados com os idosos e pessoas com doenças crônicas! Eles não devem sair de casa, exceto em situações de extrema necessidade”, completa.

O Laboratório de Saúde Pública do Estado da Bahia (Lacen) confirmou o diagnóstico de quatro novos casos do novo coronavírus (Covid-19), totalizando 27 casos no Estado.


Foto : Reprodução

Um adolescente de 17 anos foi executado a tiros na noite de ontem, 18, na rua da Estação, no município de Sapeaçu. Segundo informações, João Vitor dos Santos Oliveira foi surpreendido por homens armados que invadiram sua residência e efetuaram vários disparos de arma de fogo contra ele, por volta das 22h.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegou a ser acionada, e constatou o óbito da vítima. O corpo do jovem foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus. A autoria e a motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil.

 

 

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto : Reprodução

Os casos confirmados de coronavírus na Bahia acenderam um alerta em relação à realização das festas juninas nas cidades do interior do Estado. Até a manhã desta quinta-feira (19/03), a Secretaria da Saúde (Sesab) registrou 27 casos da doença: dezessete em Salvador; cinco em Feira de Santana; quatro em Porto Seguro; um em Prado. Diante da pandemia, o governador Rui Costa (PT) determinou a suspensão de eventos para evitar a aglomeração de pessoas, e consequentemente, a transmissão do vírus.

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, a tendência é de que o número de casos da doença aumente nos próximos dias. Faltando pouco mais de três meses para o São João, as prefeituras das principais cidades baianas que realizam a festividade, estão alertas diante da situação. Apesar de manterem o planejamento da festa, as gestões municipais não descartam uma possível suspensão se for necessário.

Ao BNews, o vice-prefeito de Cruz das Almas, Max Passos (PP), contou que a prefeitura está avaliando o avanço da quantidade de casos do Covid-19 no estado. Ainda segundo o político, que também é coordenador-geral do São João do município, uma reunião com todas as secretarias municipais foi realizada na última segunda (16).

“Estamos aguardando um posicionamento do governo do Estado para saber qual será o procedimento em relação às festas juninas. Apesar disso, estamos planejando o São João normalmente, mas sabendo que a qualquer momento ele pode ser cancelado devido a esse surto que está assolando o mundo inteiro”, explicou.

Considerada a capital do forró na Bahia, a cidade de Senhor do Bonfim, localizada no norte do estado, também está com a festa junina confirmada até o momento. Mas, para o prefeito Carlos Brasileiro (PT), ainda é “precoce” falar sobre a realização ou não do evento. “Quem vai nos responder isso são os acontecimentos daqui pra frente. Claro que se tivermos casos confirmados ou número elevado de suspeitos em Senhor do Bonfim ou região, nós temos que em primeiro lugar preservar a vida das pessoas”, afirmou o gestor que disse ainda estar atento ao cenário da doença.

“Espero que não chegue a esse estágio, mas se chegar, nós vamos junto com as autoridades superiores atender as orientações. São João tem todos os anos e a vida da gente é o maior patrimônio que se tem e devemos ter cuidado. Por enquanto, não discutimos a possibilidade de suspensão, porém estamos atentos a toda situação. Mas se houver a necessidade de suspensão, assim faremos”, completou.

Sobre as medidas já adotadas pela prefeitura, Carlos explicou que já foram adquiridos materiais de prevenção, além da capacitação da equipe de governo. “Estamos nos preparando para que caso venha a acontecer, a gente está preparado para atender a sociedade como deve segundo as orientações”.

O futuro do São João de Amargosa, cidade situada a cerca de 240 km de Salvador, será decidido em reunião com a equipe do governo municipal. No entanto, por meio da assessoria de comunicação, a prefeitura sob o comando de Júlio Pinheiro (PT), informou que a festa está mantida até então.

“A gente acredita que seguindo as orientações que estão sendo feitas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde do Estado, a gente vá conseguir conter essa curva de contaminação entre as pessoas. Ainda não temos um retorno em relação ao São João. Ainda não discutimos essas questões até o momento. Vamos começar as nossas reuniões com a equipe do secretariado para falar sobre o São João nessa semana ou na próxima, mas não temos uma decisão ainda. Esperamos que até junho a gente consiga ter o controle da situação para que a gente possa realizar o evento”.

Ainda conforme a assessoria da prefeitura, algumas medidas como o cancelamento de eventos que tenham ligação com órgãos estaduais e federais para evitar deslocamento dos participantes já foram adotadas pela gestão.

Já Rogério Andrade (PSD), prefeito de Santo Antônio de Jesus, informou que o município localizado no Recôncavo da Bahia está se preparando normalmente para a realização da festa. Apesar disso, ele não descarta o cancelamento caso a situação se agrave.

“Estamos trabalhando na direção de realizar o São João, dando os passos para que aconteça, porém não descartamos o cancelamento a depender da evolução da crise. Se as coisas evoluírem, se existir uma recomendação do próprio secretário de Saúde do Estado, alguma recomendação do Ministério Público ou da Procuradoria Geral, não existe outro a caminho a não ser cancelar o evento”, explica o gestor que já determinou algumas medidas de prevenção na cidade.

“Suspendemos a entrega de obras públicas com aglomeração de pessoas. Em acordo com os empresários do ramo de música, suspendemos festas grandes na cidade. Suspendemos também o baile da melhor idade que acontece uma vez por semana e estamos preparando um decreto com outras medidas que pode ser publicado a qualquer momento”, ressalta.

 

Fonte: BNews

Foto: Eder Mota

Se a recomendação é ficar em casa, pelo menos sem música ninguém vai ficar. Com a quarentena voluntária sendo realizada em todo país para evitar a contaminação e a propagação do novo coronavírus, alguns artistas se reuniram para não deixar a peteca cair em momentos de crise e no melhor estilo Arlindo Cruz, fazer o show continuar.

Os sertanejos Matheus e Kauan deram o pontapé inicial no que parece ser um movimento muito maior, os shows por transmissão ao vivo nas redes sociais.

A dupla se apresentou na última quarta-feira (18) em seu perfil oficial do Instagram como um presente para os seguidores pelo dia do fã e propôs convocar outros colegas do gênero para se “juntarem”, cada um em suas casas, neste projeto.

A partir do dia 20 de março, grandes artistas se apresentam no Festival Música em Casa, realizado pela Universal Music.

O evento virtual gratuito contará com shows de Sandy, Atitude 67, Léo Santana, Felipe Araújo, Melim, Vitão, Luísa Sonza, Mumuzinho, Preto no Branco, Tropkillaz, Tayrone, Rodrigo Suricato, Lauana Pradao, Paula Fernandes e outros.

Serão 5 shows por dia com 30 minutos de duração, das 19h às 21h30. Cada artista irá se apresentar da sua casa e as apresentações serão transmitidas pelo perfil oficial de cada cantor.

Quem também adotou a medida de segurança foi a San Boate, uma casa de shows em Salvador do Grupo San Sebastian. O espaço manteve o evento que aconteceria no sábado (21) a partir das 22h, de uma forma diferenciada.

Ao invés do público participar da festa na casa de shows, o DJ que se apresentaria no espaço estará ao vivo no perfil da San nas redes sociais com o seu set do dia. “Em qualquer momento, triste ou feliz, a música nos conecta e é capaz de nos trazer alegria”, destaca Pedro Sarkis, um dos sócios da casa.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Paula Fróes/GOVBA

O governo do Estado declara hoje (19), em decreto publicado no Diário Oficial, situação de emergência em todo o território baiano devido ao novo coronavírus. Na Bahia, já são 27 casos da doença confirmados e 335 aguardam análise laboratorial.

Conforme o decreto publicado, "a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública, a fim de evitar a disseminação da doença".

Além das medidas de combate ao coronavírus já anunciadas pelo governo, a exemplo da suspensão do transporte coletivo intermunicipal público e privado, o decreto determina a suspensão, a partir de segunda-feira (23), dos atendimentos presenciais do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) em Salvador, Feira de Santana, Prado, Porto Seguro, Lauro de Freitas e Simões Filho.

Também fica autorizada pelo decreto a mobilização de todos os órgãos estaduais para empregar esforços a fim de apoiar as ações de resposta ao desastre, reabilitação do cenário e reconstrução.

Outro decreto, também publicado no Diário Oficial de hoje, com prazo de 180 dias, estabelece a requisição administrativa de bens e serviços, como máscaras cirúrgicas, máscaras de proteção, luvas, aventais hospitalares, óculos de proteção e antissépticos para higienização.

 

 

Fonte: Metro1

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Apesar de não ter, até o momento, nenhum caso do novo coronavírus (Covid-19) no município de Saubara, a prefeitura publicou um decreto, na quarta-feira (18), com medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento da doença. Destino de vários baianos, principalmente moradores de Feira de Santana, que já tem cinco casos confirmados, Saubara recebe milhares de visitantes principalmente nos finais de semana nas praias de Cabuçu, do Sol e Bom Jesus dos Pobres.

Entre as medidas do decreto Nº 0697/2020, a prefeitura proibiu a partir da próxima sexta-feira (20), a entrada de ônibus e vans de passeio ou excursão, pelo prazo de dois meses. Para impedir a entrada, a prefeitura designou que os Órgãos Municipais de Fiscalização, a Guarda Municipal e a Superintendência Municipal de Trânsito façam barreiras na entrada da cidade, em frente ao Colégio Luís Eduardo Magalhães, com a ajuda das polícias Militar e Civil e da Polícia Rodoviária Estadual.

O decreto não afeta os ônibus coletivos que fazem as linhas regulares Salvador-Saubara e Salvador-Bom Jesus dos Pobres, bem como as vans que compõem o transporte alternativo do Município. A publicação determina que as empresas de transportes públicos, táxis, carros de aplicativo e operadoras de ônibus intermunicipais reforcem as atividades de limpeza e higienização dos veículos para garantir a segurança dos usuários e dos funcionários.

Suspensão de serviços, atividades e lazer

A prefeitura suspendeu, a partir de 20 de março, por 15 dias, inicialmente, o funcionamento de academias de ginástica, parques aquáticos, piscinas, parques infantis, auditórios e espaços de eventos ou casas de espetáculos, bem como as academias ao ar livre, as quadras de esportes, o estádio municipal e o campo de futebol.

Proibiu inicialmente, por 60 dias, a realização de shows, eventos cívicos, culturais, populares e religiosos, realizados por órgãos e entidades da administração pública municipal ou por particulares, com ou sem fins lucrativos, que impliquem em aglomeração de pessoas, para público igual ou superior a 50 participantes, em todo o território do Município.

Sobre os restaurantes, bares, barracas de praia, lanchonetes, pizzaria, hotéis e pousadas localizadas no Município de Saubara-Bahia, o decreto determina deverão obedecer, na disposição de suas mesas, a distância mínima dois metros entre elas.

A prefeitura também suspendeu o “Alvará de Funcionamento Eventual”, concedido ao “Circo Castelona”, instalado na Sede do Município, que deverá desmontar toda a sua estrutura.

Confira o decreto na íntegra.

 

Fonte: Acorda Cidade

A Prefeitura de Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, lançou na tarde desta quarta-feira, 18, o Disque COVID-19, que tem como  objetivo orientação, tirar dúvidas e em caso de suspeitas dos sintomas do Coronavírus e orientar a população sobre as medidas a serem adotadas.

 
O Município com cerca de 21 mil habitantes tem se destacado pela atenção dada a Comunidade desde o primeiro momento em que o surto foi confirmado no Brasil. Na última sexta-feira, 13, o prefeito Marcelo Pedreira anunciou o cancelamento de todas as atividades cívicas e festivas em comemoração ao aniversário da cidade, que aconteceria no dia seguinte. Posterior a isso Pedreira assinou Decreto impondo diversas medidas preventivas. Na tarde desta terça-feira, 17, entregou para a população o AME - Atendimento Médico Emergencial, realizando um grande sonho dos moradores.
 
Em contato com a reportagem do Mídia Recôncavo o gestor informou que todas as Unidades de Saúde do Município estão bem estruturadas para ajudar a Comunidade a enfrentar esse momento delicado. "Temos unidades de saúde equipadas para atender a Comunidade. Todos os Postos de Saúde possuem veículos exclusivos, equipes de profissionais altamente qualificadas, além de estruturas voltadas para o acolhimento. Tenho certeza que com o apoio da população vamos enfrentar essa pandemia e sairemos muito mais fortes." Finaliza.
Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.