Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Terça , 12 de Novembro de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Osvaldo Corneti/Fotos Públicas

Cerca de 100 mil veículos com placas de finais de 9 a 0 serão notificados pela Sefaz-BA (Secretaria da Fazenda do Estado) pela falta de pagamento do IPVA 2019.

O órgão aconselha que os contribuintes que ainda não quitaram o imposto regularizem o quanto antes a situação para evitar cobrança de multa e juros, que passam a incidir logo após a notificação.

Para quitar o IPVA, o contribuinte deve dirigir-se a uma agência ou caixa eletrônico do Banco do Brasil, do Bradesco ou do Bancoob, com o número do Renavam em mãos. A Sefaz-BA já havia notificado 208 mil automóveis com placas de finais 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 pelo atraso do imposto.

Por meio do site, os proprietários de veículos podem consultar se estão enquadrados nessa situação. Para isso, basta acessar a opção “Inspetoria Eletrônica” => “IPVA” => “Relação de Notificados” e informar o número do Renavam.

Quem tiver sido notificado deve imprimir o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) também no site da Sefaz, clicando em “Inspetoria Eletrônica” =>”IPVA”=> “Relação de Notificados” => “Emissão de DAE “ e quitar o débito em qualquer banco, com desconto de até 70% sobre o valor da multa caso o pagamento seja efetuado antes do ajuizamento da execução fiscal.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução

Um princípio de incêndio na Casa das Coxinhas, na Rua dos Expedicionários, em Santo Antônio de Jesus, mobilizou a equipe do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (16º CBMB) no começo da tarde desta segunda-feira (04).

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a ação dos bombeiros no local. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio, nem se houve feridos.

 

Fonte: Andaiá FM

Foto : Mateus Pereira/GOVBA

Denúncias de casos de racismo já podem ser feitas por telefone na Bahia. O serviço foi inaugurado na semana passada e integra a campanha “Todas as Vozes contra o Racismo. Todas as leis contra os racistas”, parte da agenda do Novembro Negro.

As denúncias podem ser feitas por vítimas de preconceito racial ou por pessoas que tenham presenciado o crime por meio do telefone (71) 3117-7448, de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia e das 14h às 18h.

Todos as ocorrências registradas serão encaminhadas para o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela, responsável por oferecer apoio psicológico, social e jurídico a vítimas de racismo e intolerância religiosa.

 

Fonte: Metro1

Foto: Giana Matiazzi/TV Bahia

Um policial militar morreu após reagir a um assalto em Camaçari, região metropolitana de Salvador, no início da tarde desta segunda-feira (4).

Conforme a Polícia Militar (PM), dois homens armados entraram no restaurante, que fica no bairro Gleba C, e anunciaram o assalto.

No momento do ocorrido, o policial estava de folga e, segundo testemunhas, foi atingido quando reagiu ao assalto e trocou tiros com os criminosos, que fugiram em seguida. Em nota, a PM informou que as circunstâncias do ocorrido ainda serão esclarecidas.

O cabo Renato Santana Medeiros, 46 anos, foi encaminhado para o Hospital Geral de Camaçari, onde não resistiu aos ferimentos e morreu.

De acordo com a PM, a vítima era do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) e integrava há 20 anos o quadro funcional da corporação.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Divulgação

A partir da articulação do Colegiado do Recôncavo, SETAF, Consórcio, Prefeitura de Cruz das Almas (por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente), ADAB, convidamos os coordenadores(as) da agricultura, agentes de ATER, agricultores(as) familiares e secretários de agricultura dos municípios do Território do Recôncavo, para participar da Audiência Pública do fortalecimento da Citricultura do nosso território. O objetivo é organizar os projetos estruturantes para controle e manejo das pragas, levantamento das demandas existentes, construção e adequação de viveiros telados e mapeamento dos citricultores dos municípios.

Data: 08 de novembro de 2019

Horário: 08h

Local: Biblioteca Municipal Carmelito Barbosa Alves, Cruz das Almas

 

ASCOM

Foto: Jony Torres/TV Bahia

Uma criança de 10 anos morreu e o pai dela ficou ferido, após o carro que estavam bater de frente com uma carreta, na manhã desta segunda-feira (4), na BR-166, na altura do Km-460, trecho da região de Santo Estêvão, a cerca de 150 quilômetros de Salvador.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), tanto a criança, identificada como José Roberto Gomes da Silva, quanto o pai dela, Robinson Souza da Silva, não usavam cinto de segurança. Não há informações sobre o estado de saúde do pai do menino.

Por causa do acidente, o trânsito está lento na região, e um engarrafamento de cerca de 5 km foi formado nos dois sentidos da via.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Luis Eduardo Vanzeli/Arquivo pessoal

Um carro caiu dentro de uma piscina que estava sendo instalada em um imóvel de Itararé (SP), no sábado (2). O incidente aconteceu depois que uma criança de 2 anos entrou no veículo e deu partida.

A piscina não estava totalmente cheia e a criança foi socorrida por um dos funcionários da empresa que realizava o serviço no local.

Ao G1, o empresário Luis Eduardo Vanzeli, responsável pela empresa que instalava a piscina, disse que o acidente aconteceu muito rápido.

“Ninguém viu o menino entrar no carro, que estava engatado. Ele deu partida, o carro do dono do imóvel chegou a bater na carretinha da empresa e depois caiu na piscina. O vidro estava fechado e o carro também estava travado”, conta.

Ainda segundo o empresário, após o acidente, o veículo foi retirado de dentro da piscina com a ajuda de uma retroescavadeira.

“Por sorte, a piscina não estava totalmente cheia e o pouco de água que tinha amorteceu a queda do carro. O menino, que é filho do nosso cliente, não se machucou e nem susto tomou”, completa Luis Eduardo.

A dianteira e o motor do carro ficaram danificados. Já a piscina não foi prejudicada e passou por limpeza.

 

Fonte: G1

Foto: ilustrativa

Um homem morreu e outro ficou ferido em um acidente envolvendo carro e moto, na BR 101, próximo a Embira, trecho de Cruz das Almas, na noite deste domingo (3).

Segundo informações do Forte na Notícia, a vítima fatal foi Alex Pinho dos Santos, 28 anos, que conduzia a motocicleta de placa DNJ-5834 que colidiu frontalmente com o Celta de placa FFE-3661. Alex era morador do Alto da Embira, em Cruz das Almas, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A equipe do SAMU foi acionada e constatou o óbito. O corpo foi removido pela Polícia Técnica para o DPT de SAJ. O condutor do carro envolvido no acidente foi identificado como Julião da Silva, de 61 anos, reside em Salvador e sofreu ferimentos.

Foto : Reprodução

Um homem morreu vítima de acidente de trânsito na cidade de Sapeaçu, recôncavo baiano, na tarde deste domingo, dia 3.

Dário Nascimento conduzia uma motocicleta na BR-101, quando ao passar em frente ao Motel Hoje foi atropelado por um carro de passeio.

Dário chegou a ser socorrido e levado pela equipe do SAMU para a emergência do hospital em Cruz das Almas, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos vindo a óbito.

 

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Foto : Reprodução

Na madrugada deste domingo (3), dois homens foram executados na Praça Benjamin Costa, localizada no centro de Conceição do Jacuípe, cerca de 97 km de Salvador. As vítimas foram identificadas como Kleber Souza, mais conhecido como “Pezão”, e Edvan Ferreira.

Testemunhas informaram ao Berimbau Notícias que a dupla estava bebendo em um dos quiosques, por volta das 3h, quando aconteceu uma discussão. Edvan estaria brigando por causa de uma mulher e Pezão teria entrado na briga para defender o amigo. Os dois foram mortos a tiros por outro homem, que ainda está sendo identificado.

A Polícia Civil irá apurar a autoria e a motivação deste caso. Os dois eram moradores do bairro Urbis I, em Conceição do Jacuípe.

 

Fonte: Aratu online

Foto : Reprodução

Uma equipe com três Policiais Militares evitaram que uma mulher praticasse suicídio, na noite de sábado (2), no Dique do Tororó. O efetivo realizava uma atividade extra conhecida como Corredor Turístico de Salvador, quando foram informados por um homem sobre uma mulher que havia pulado na água. As informações são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA).

"Tentamos convencê-la de sair, mas estava muito alterada. Percebendo que a água estava na região do nariz e a vítima com aparência de afogamento, combinamos que eles continuariam o diálogo, enquanto eu tirava o colete e a arma. Foi aí que pulei no Dique e consegui retirá-la", contou o soldado Cristiano, 32 anos, lotado na 19a Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Paripe).
 
Segundo ele, em um breve relato, a vítima disse que tentou se matar porque passa por problemas familiares. Após ser retirada, ela tentou retornar para água, porém foi impedida pelos policiais. Em seguida ela foi atendida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
 
Foto: ilustrativa

Um homem foi assassinado, no Dia dos Finados, sábado (2), às 14h, na Rua 11 Novembro, no bairro de Santa Cruz, em Salvador.

De acordo com os policiais, a vítima foi espancada com paus e pedras e o rosto do homem ficou desfigurado. Ele estava sem documentos, situação que impossibilitou a identificado do corpo pelos agentes.

Apesar de diligências policais serem realizadas na localidade, nenhum suspeito do crime foi preso.

O assassinato será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução / Calila Notícias

Três pessoas ficaram feridas num acidente automobilístico na noite do último sábado (2), na BA-120, em Conceição do Coité. Segundo o Calila Notícias, dois veículos colidiram frontalmente, por volta das 22h40.

De acordo com a matéria, o motorista de um dos veículos é cadeirante. .Ele foi retirado das ferragens por bombeiros da região.

Todas as vítimas foram conduzidas ao Hospital Português – Unidade Regional de Conceição do Coité. Segundo um bombeiro civil responsável pelo resgate há a suspeita de que o cadeirante, identificado como Jhonata Oliveira dos Santos, tenha sofrido múltiplas fraturas.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Reprodução / Ilhéus 24 horas

Um turista de Minas Gerais ficou manchado de óleo após tomar um banho de mar em uma praia de Ilhéus, no litoral sul baiano. Segundo a TV Santa Cruz, o caso ocorreu na praia de Corurupe. Anderson Gabriel, de 38 anos, disse à emissora que estava sozinho na praia quando decidiu tomar banho. O turista disse que ficou cerca de 40 minutos na água. Ele saiu quando o corpo começou a arder.

A Vigilância em Saúde Ambiental de Ilhéus apura se o caso tem relação com as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste. Conforme o coordenador da vigilância municipal, Gleidson Souza, o turista fez exames e é acompanhado pelo órgão. O caso é tratado como isolado. A vigilância informou que outras pessoas tomaram banho na mesma praia e não tiveram reações.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação/Assessoria

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep) informou que os gabaritos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados no dia 13 de novembro. Os participantes fizeram neste domingo (3) as provas de redação, linguagens e ciências humanas. No dia 10, fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

Desde as 18h30 deste domingo, os estudantes já podiam sair dos locais de prova com os Cadernos de Questões do Enem, o que ajuda na hora de conferir os gabaritos.

No dia 13, os participantes poderão acessar os gabaritos pelo portal do Inep ou pelo aplicativo do Enem. No total, são seis gabaritos para cada dia e seis Cadernos de Questões, de acordo com as cores da prova e opções acessíveis.

Segundo o Inep, os candidatos deverão ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor de prova que fez em cada domingo de aplicação.

Mesmo com o gabarito em mãos, não será possível saber a nota final do Enem. Isso por que o sistema de correção da prova, que segue a chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI), não atribui um valor fixo para cada questão.

Os resultados individuais do Enem 2019 serão divulgados também na Página do Participante ou no aplicativo do Enem, em data a ser anunciada, a partir de consulta com CPF e senha. A previsão é de que ocorra em janeiro.

De acordo com o Inep, o resultado dos participantes eliminados não será divulgado, mesmo que eles tenham realizado o Enem nos dois dias de aplicação. Para os treineiros, que fazem o exame para autoavaliação de conhecimentos, a consulta só será liberada 60 dias após a divulgação dos resultados.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Ilustrativa

Na Tarde da última sexta-feira (1), um homem identificado por Reginaldo Almeida Santos de 30 anos, conhecido por “Pitel da Rifa”, foi ferido por golpes de arma branca, próximo ao mercado municipal no centro de São Felipe. De acordo com as primeiras informações, Pitel recebeu pelo menos 3 facadas, na região do abdômen, costas e mandíbula.

O mesmo foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal, e em seguida para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), onde deverá passar por cirurgias. O acusado de golpear a vítima, foi preso em flagrante pela Polícia Civil, em conjunto com a Polícia Militar da cidade, e está a disposição da Justiça. Até o fechamento desta matéria, não temos ainda informações sobre o estado de saúde da vítima.

 

Fonte: Beni Comunicações

Foto: Ilustrativa

Um carro foi tomado de assalto por uma dupla armada na tarde deste sábado, 02, em Cruz das Almas. Segundo informações, o motorista do veículo estava nas proximidades do Atacadão quando foi surpreendido por dois homens armados com revólver em uma motocicleta, por volta das 15h.

Durante a ação, os assaltantes obrigaram a vítima a entregar o carro modelo Gol na cor vermelha, com placa policial PKC-7753, em seguida fugiram do local. O Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia Territorial.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Mesmo sem horário de verão, diversos celulares foram adiantados em uma hora na madrugada deste domingo (3), segundo informações de usuários nas redes sociais. A atualização automática se dá por conta do período do horário de verão de 2018, que aconteceu durante a primeira semana de novembro.

Em 2019, no entanto, o presidente Jair Bolsonaro revogou a mudança em todo o país. O problema já havia ocorrido antes, na madrugada do dia 20 de outubro.

Para corrigir o problema em aparelhos Android é necessário acessar o menu Configurar, ir à Data e Hora e desativar a opção automática e alterar manualmente o horário. Em aparelhos iPhone, é necessário acessar o menu Ajustes, ir à opção Geral, Data e Hora, desativar a opção de configuração Automática e corrigir o horário.

Na sexta-feira (1º) o Google já havia alertado os usuários sobre a possibilidade desta alteração e recomendou que os usuários alterassem as configurações dos aparelhos. Se estivesse em vigor, o horário de verão terminaria no dia 16 de novembro, quando uma nova alteração nos aparelhos deve acontecer.

Para tirar as dúvidas e saber o horário certo, basta procurar por “hora certa” no Google e o site exibe uma ferramenta exibindo o horário atual.

 

Fonte: Varela Online

Foto: Reprodução

Um atropelo deixou ao menos três pessoas - de nomes não divulgados - feridas, por volta das 8h deste domingo (3), na Feira do Pau, região da Baixa do Fiscal, sentido Paripe. A informação é da Transalvador, que conta com equipe no local.

Segundo informações extraoficiais, de testemunhas, o motorista se assustou com uma tentativa de assalto e acelerou, atingindo cerca de oito pessoas.  Ainda não há informações sobre o estado de saúde das vítimas, contudo.

Ainda de acordo com a Transalvador equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Salvar também estão no local para atender aos feridos.

 

Fonte: Aratu Online

Foto: Divulgação/SSP-BA

Uma fábrica clandestina de munições para armas de diversos calibres foi desmontada, na sexta-feira (1), pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Nordeste. O flagrante aconteceu na cidade de Monte Santo, após denúncias anônimas.

Os PMs foram até o endereço repassado e notaram que um homem, provavelmente o possível dono, acabou fugindo. Dentro da casa foram encontrados 25 kg de chumbo, 7.800 espoletas, estojos vazios e munições calibre 32 confeccionadas. Todo o material apreendido foi apresentado na Delegacia Territorial de Monte Santo, que investigará o caso.

 

Fonte: SSP-BA

Foto: Reprodução

Um homem é suspeito de matar a ex-mulher dele, Luana dos Anjos Sampaio, de 22 anos, e a filha do casal, de sete meses, em Fortaleza, no Ceará. Em depoimento à polícia, Robert da Silva Pereira, de 25 anos, confessou e afirmou que cometeu o crime por não querer assumir a paternidade da menina.

Após assassinar filha e ex mulher, o suspeito foi até a delegacia a procura de informações sobre a criança. Informado pela delegada do caso que o corpo da menina tinha sido encontrado dentro de um saco, Robert  confessou o crime. Câmeras de segurança captaram o momento em que ele deixava o corpo da filha no local. O cadáver de Luana foi encontrado a um quilômetro de distância dentro de uma caçamba.

 

Fonte: Varela Notícias

Foto: Reprodução

Um carro capotou após o motorista perder o controle da direção depois que o freio do veículo falhou em uma ladeira na Travessa do Bairro Rádio Clube, em Santo Antônio de Jesus no final da tarde desta sexta-feira (01).

O acidente aconteceu quando o motorista descia a ladeira e perdeu o freio. Segundo informações concedidas, o motorista, que não teve identidade informada, tentou reduzir a velocidade puxando o freio de mão quando perdeu o controle do carro e invadiu uma casa. O motorista sofreu alguns ferimentos e foi encaminhado ao Hospital Regional por uma equipe do SAMU. Não há informações de seu estado de saúde e se há outras vítimas.

 

Fonte: Voz da Bahia

Foto: Ivonaldo Paiva/Blog do Braga

Um adolescente de 15 anos foi morto a golpe de faca após discutir com um colega por causa de um prato de farofa, na tarde de sexta-feira (1°), na cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. Conforme o coordenador de polícia da região, Rivaldo Luz, o suspeito, que tem 13 anos, fugiu após o crime.

Segundo informações de Rivaldo Luz, o caso aconteceu por volta das 15h, na Rua das Mangabeiras, no bairro Nova Conquista. A vítima foi identificada como Wesley Vinicius Ferreira Alves.

De acordo com o coordenador, Wesley Alves ainda tentou correr, mas não resistiu aos ferimentos. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi até o local, mas já encontrou o garoto morto.

O corpo do garoto foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Barreiras. O caso é investigado pela Delegacia de Homicídios.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Pelo menos 47 pessoas ficaram feridas após colisão frontal de dois trens na Estação do Lobato, em Salvador, nesta sexta-feira (01). Não há registro de mortos. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os feridos foram levados para as Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Paripe, Adroaldo Albergaria, San Martin e Hospital Ernesto Simões, além disso, 24 vítimas foram atendidas e liberadas no local.

De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que administra o sistema, a “colisão foi de leve intensidade” entre dois trens, na altura de Santa Luzia. A CTB informou também que realizou todos os procedimentos de segurança, evacuação, proteção e assistência aos passageiros e funcionários.

As estações do Sistema Ferroviário do Subúrbio de Salvador foram esvaziadas e o sistema teve a operação interrompida. Além do corpo técnico da CTB, a Polícia Militar, SAMU e Corpo de Bombeiros foram prontamente acionados e rapidamente chegaram ao local para prestar atendimento.

A companhia reforçou que alguns passageiros sofreram ferimentos leves e não houve vítimas de maior gravidade. A CTB lamenta o ocorrido e informa que já iniciou a investigação para apurar as possíveis causas.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução/Acorda Cidade

Duas mulheres ainda não identificadas foram assassinadas com disparos de arma de fogo por volta das 2h da madrugada deste sábado (2) na estrada da Salgada, no bairro Papagaio em Feira de Santana.

Uma das vítimas trajava bermuda preta e blusa estampada e a outra mulher trajava short branco e blusa estampada. Este é o sétimo duplo homicídio registrado pela polícia neste ano de 2019 em Feira de Santana. No mês de novembro já houve três homicídios.

O delegado Rodolfo Faro juntamente com peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) efetuaram o levantamento cadavérico.

Os corpos foram encaminhados ao DPT para serem necropsiados. Até o momento autoria e motivação do crime são desconhecidos da Polícia Civil.

 

Fonte: Acorda Cidade

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.