Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 01 de Junho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação

Rodrigo Faro negociou com a Record para que a emissora utilizasse seu salário de abril para pagar outros funcionários e, assim, evitar demissões em sua equipe. Segundo a assessoria do apresentador, o valor será restituído a ele, pela empresa, no ano que vem.

Ainda segundo informações divulgadas ao programa "A Tarde É Sua", não está descartada a hipótese de que essa negociação se repita nos próximos meses, para que funcionários sejam mantidos nesses tempos de quarentena.

O valor do salário não foi publicizado, mas comenta-se que Rodrigo Faro receba da Record honorários mensais na ordem de R$ 1 milhão.

 

Fonte: Metro1

Nesta quarta-feira, 20, teremos o Papo com o Povo II Edição - Coletiva! O programa abordará tudo sobre o coronavírus, o novo Decreto Municipal e as ações de enfrentamento ao COVID-19 realizadas pela Prefeitura. O bate-papo está marcado para às12h30 e será transmitido pelas emissoras de rádio da cidade - Santa Cruz 87,9 FM, Excelsior Recôncavo 105,1 FM e Transbrasil 93,7 FM, e na Página Oficial da Prefeitura no Facebook. Participe!

 

ASCOM

 

Foto : Reprodução

A Caixa Econômica Federal (CEF) creditar nesta quarta-feira (19) a segunda parcela do Auxílio Emergencial para os beneficiários do programa que não fazem parte do Bolsa Família (que fazem parte do Cadastro Único ou que se inscreveram pelo aplicativo ou site), e que receberam a primeira parcela até 30 de abril. Os primeiros a receber serão cerca de 5 milhões de beneficiários nessa situação nascidos em janeiro e fevereiro.

Também nesta quarta a Caixa paga a segunda parcela do Auxílio a outros 1,9 milhão de trabalhadores que também são beneficiários do Bolsa Família, cujo NIS é terminado em 3. Além disso, também será liberado o pagamento da primeira parcela do benefício para um novo grupo de trabalhadores, que fazem aniversário em fevereiro.

Veja quem recebe nesta quarta:

1-    1- Segunda parcela: 5 milhões de trabalhadores inscritos no Cadastro Único ou que se cadastraram através do aplicativo e do site, e que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em janeiro e fevereiro

2-    2- Segunda parcela: 1,9 milhão de trabalhadores beneficiários do Bolsa Família, cujo NIS termina em 3

3-    3- Primeira parcela: novo lote de aprovados do benefício, nascidos em fevereiro

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Veja calendário da 2ª parcela

Depósito em poupança digital e restrição para saque e transferências

Para os beneficiários que vão receber a segunda segunda parcela e não fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos trazem mais restrições: todos vão receber por meio de conta poupança digital da Caixa - mesmo quem recebeu a primeira parcela em outra conta.

Além disso, a poupança digital não vai permitir transferências inicialmente - apenas pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual. Transferências para outras contas e saques só serão liberados a partir de 30 de maio (veja o calendário ao final da reportagem).

Primeira parcela para novos aprovados

A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.

 

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando testagem para Coronavírus em funcionários e residentes do Lar dos Idosos do município. A ampla testagem permite rastrear possíveis infecções pelo COVID-19, principalmente de pessoas assintomáticas.

Ela segue a recomendação da Nota Técnica nº 54 de 08 de abril de 2020, atualizada em 10 de maio de 2020, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia que destaca como critério elegível para coleta pessoas com 60 anos ou mais, sintomáticos ou não, residentes em instituições de longa permanência, bem como os profissionais de saúde que atuam na instituição.

A ação iniciou nesta segunda-feira e segue até amanhã, 19. Serão realizados cerca de 95 testes.

Foto : Reprodução

O município de Valença, no Baixo Sul do estado, confirmou sua primeira morte em decorrência do novo coronavírus (Covid-19). Conforme noticiou o site Livre Notícias, a vítima foi um homem de 89 anos que estava hospitalizado e teve o quadro de saúde evoluído e chegou a óbito no último sábado (16), após crises respiratórias.

De acordo com a publicação, a Vigilância em Saúde procedeu seguiu as orientações necessárias para que o corpo fosse sepultado sem que oferecesse risco para outras pessoas.

Na Santa Casa, segundo o diretor médico Ricardo Fonseca todos os cuidados foram tomados após a retirada do corpo do homem do local isolado para o tratamento. “Fizemos a desinfecção terminal. Procedemos com o rastreio de nossos profissionais que tiveram acesso ao homem, realizamos sorologia e pedimos para alguns o isolamento domiciliar”, explicou.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

A cidade de Amargosa registrou nesta segunda-feira (18/5), a primeira morte por Covid-19. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do município. De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela secretaria, segundo informações oficiais, a paciente de 69 anos, com outras comorbidades presentes, deu entrada no dia 13 de maio no HMA cursando com tosse, falta de ar e febre.

Foi dada toda assistência à paciente que, mesmo assim, não resistiu e evoluiu para morte. A coleta foi realizada e aguardava resultado que, no dia de hoje, deu positivo para Covid-19. Mesmo não tendo confirmação do resultado anteriormente, por precaução, o funeral seguiu todo protocolo recomendado pela Secretaria Estadual de Saúde. A paciente não relatou vínculo com outros casos positivos.

Amargosa descartou também mais dois casos suspeitos. Uma mulher de 32 anos, que buscou atendimento no Hospital Municipal informando tosse e coriza. A paciente é contato direto de caso positivo de Covid-19. Outro caso é o de um homem de 27 anos, assintomático, contato direto do paciente de 60 anos que deu resultado positivo para Covid-19.

Além disso, mais dois casos foram confirmados no município, que possui até hoje, sete casos da doença Amargosa tem o primeiro caso de paciente recuperado do novo coronavírus. Trata-se de um idoso de 75 anos, que era um dos casos importados registrados na cidade. ‘Amargosa possui sete casos confirmados, sendo quatro com contágio local e um deles que veio a óbito, além de 173 pessoas monitoradas pelo município e 1 pessoa recuperada’, diz o boletim.

 

Fonte: Andaiá FM

Foto : Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que dos 07 (sete) pacientes confirmados, em nosso município, 05 (cinco) já receberam alta médica e 02 (dois) encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar. Estão em monitoramento pela vigilância epidemiológica 52 pessoas, e dessas, 06 (seis) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e foram testados.

Ressaltamos que, o caso testado, confirmado e recuperado no estado do Tocantins, encontra-se sob orientação da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica municipais, seguindo as normas e protocolos estabelecidos pela Vigilância em Saúde para pessoas que vêm de outro Estado ou cidade. O boletim epidemiológico Nº 63 registra ainda 47 casos descartados para Covid19.

 

ASCOM

Foto: Divulgação/Sesab

A Bahia registra 8.881 casos confirmados de Covid-19, o que representa 12,73% do total de casos notificados no estado e 312 óbitos. Cumpre ressaltar que, no dia 18 de maio de 2020, 300 casos confirmados aguardam reconhecimento dos municípios e não foram incluídos na análise do boletim, assim, constaram na análise 8.581 casos (faixa etária, sexo e tabela de municípios). Desta forma, os dados apresentados no boletim desta segunda-feira (18) consideram apenas os 8.581 casos já com definição do município.

Considerando o número de 8.581 casos confirmados, 2.407 recuperados e 312 óbitos, 5.862 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos.

Na Bahia, 1.086 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Os casos confirmados ocorreram em 211 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,07%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.119,06), Itabuna (2.992,17), Ipiaú (2.790,31), Ilhéus (2.390,24) e Salvador (1.854,23).

O boletim epidemiológico registra 28.423 casos descartados e 69.717 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Taxa de ocupação

Na Bahia, dos 1.246 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 662 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 53%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 518 leitos exclusivos para o coronavírus, 332 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 64%. Cabe ressaltar que o número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 36.007 exames do tipo RT-PCR, que é o padrão ouro para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 18 de maio de 2020. Atualmente, 3.476 amostras estão em análise laboratorial e os exames são liberados em até 48 horas.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 312 mortes pelo novo coronavírus. Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 18 horas desta segunda-feira (18).

296º óbito – mulher, 73 anos, residente em Canavieiras, comorbidades doença cardiovascular, doença do sistema nervoso, veio a óbito dia 12/05, em unidade da rede pública de Salvador.

297º óbito – mulher, 89 anos, residente em Salvador, comorbidades hipertensão arterial, diabetes, asmática, doença de Alzheimer avançada, hipotireoidismo, veio a óbito dia 17/05, em hospital filantrópico em Salvador.

298º óbito – homem, 81 anos, residente em Salvador, comorbidade doença de Parkinson, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede privada de Salvador.

299º mulher, 66 anos, residente em Itiuba, comorbidades hipertensão arterial e neoplasia, veio a óbito dia 04/05, em hospital da rede pública de Salvador.

300º óbito – mulher, 54 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, veio a óbito dia 16/05, em hospital da rede filantrópica de Salvador.

301ª óbito – mulher, 63 anos, residente em Salvador, comorbidades doença pulmonar obstrutiva crônica, hipertensão arterial, obesidade, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede pública, em Salvador.

302º óbito – homem, 82 anos, residente em Salvador, comorbidades hipertensão arterial e doença de Alzheimer, veio a óbito dia 13/05, em hospital da rede pública em Salvador.

303º óbito – homem, 65 anos, residente em Salvador, comorbidades hipertensão arterial e diabetes, veio a óbito dia 16/05 em hospital filantrópico em Salvador.

304º óbito – mulher, 65 anos, residente em Salvador, comorbidades hipertensão arterial, diabetes, doença cardiovascular, veio a óbito dia 17/05, em hospital filantrópico em Salvador.

305º óbito – mulher, 88 anos, residente em Salvador, comorbidades neoplasia e hipertensão arterial, veio a óbito dia 17/05, em hospital filantrópico, em Salvador.

306º óbito – mulher, 77 anos, residente em Salvador, comorbidades doença cardiovascular e diabetes, veio a óbito dia 16/05, em hospital filantrópico, em Salvador.

307º óbito – homem, 52 anos, residente em Dias D’Ávila, comorbidade doença cardiovascular crônica, veio a óbito dia 09/05, em hospital filantrópico, em Salvador.

308º óbito – mulher, 75 anos, residente em Lauro de Freitas, comorbidade doença cardiovascular crônica, veio a óbito dia 09/05, em hospital da rede privada, em Lauro de Freitas.

309º óbito – mulher, 55 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, veio a óbito dia 13/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

310º óbito – homem, 81 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, veio a óbito dia 12/05, em hospital da rede pública, em Salvador.

311º óbito – homem, 79 anos, residente em Salvador, comorbidades não informado, veio a óbito dia 14/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

312º óbito – homem, 61 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, veio a óbito dia 07/05, em hospital da rede pública, em Salvador.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados, 43,21% foram do sexo feminino. A faixa etária mais acometida foi a de 30 a 39 anos, representando 26,86% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 e mais (1.038,71/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.074,74/1.000.000 habitantes).

Ressaltamos que os números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

 

Foto: Divulgação / Moderna Publicidade

Devido as dúvidas geradas nos últimos dias em relação ao nível do reservatório da UHE Pedra do Cavalo, a Votorantim emitiu uma nota a reportagem do Mídia Recôncavo para tranquilizar a população.

Segundo a nota o nível operacional do reservatório encontra-se dentro dos valores esperados para o período e suas operações seguem conforme a regra operativa estabelecida pelo INEMA. Atualmente o nível do reservatório está na cota de 118,30 metros, sendo que o nível máximo que o mesmo pode chegar é de 124 metros. A reserva entre 120 metros e 124 metros destina-se a contenção de cheias.

O reservatório é de usos múltiplos e atua como controlador de cheias, promovendo o abastecimento humano, irrigação e geração de energia e neste momento ele tem acumulado água, visando o atendimento humano durante o período de seca.

Ainda de acordo com a empresa, ela tem em sua programação a liberação gradativa e controlada da água do reservatório. Caso ocorra a liberação do fluxo de água, se dará de forma segura e responsável, por meio de uma comunicação prévia a todos os interessados.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas disponibilizou um portal exclusivo para ações realizadas no enfrentamento ao coronavírus. Além de acompanhar as notícias através das páginas oficiais já existentes, agora a população tem a sua disposição um site que reúne os boletins epidemiológicos, os decretos municipais, informações sobre a doença, prevenção e sintomas. Está disponível também todos os canais de comunicação da Central do Covid-19. Para conferir, acesse aqui.

Foto: Divulgação

Hoje, a partir das 19h30, acontece a 10ª Sessão Ordinária, na Câmara de vereadores. Ainda não é permitido a presença do público na galeria da Casa Legislativa. Porém a Sessão será transmitida ao vivo pela página oficial do Poder Legislativo, no Facebook e também pela Rádio Excelsior Recôncavo 105.1. Acompanhe!

Confira a pauta.

 

ASCOM

Foto : Divulgação

Hoje (18) será realizado mais uma edição do Papo com o Povo! O programa abordará tudo sobre o coronavírus, o novo Decreto Municipal e as ações de enfrentamento ao COVID-19. O bate-papo está marcado para às 18h e será transmitido nas mídias oficiais da Prefeitura de Cruz das Almas. Participe!

 

ASCOM

Foto: Reprodução/Facebook

Uma técnica de enfermagem de 54 anos morreu por coronavírus em Salvador. A informação foi confirmada neste domingo (17).

De acordo com a diretoria da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), Sônia Maria Silva Barreto atuava na Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) de Salvador, por meio da Fundação José Silveira e também no Hospital Geral do Estado (HGE).

De acordo com a diretoria da Fundac, a técnica de enfermagem estava afastada das atividades na Fundac desde o dia 20 de abril, e teve diagnóstico positivo para Covid-19 confirmado no dia 21 do mesmo mês.

Sônia Barreto estava em tratamento desde o diagnóstico e morreu no sábado (16), no Hospital Santa Izabel, unidade particular de saúde em Salvador, devido ao agravamento do estado de saúde.

Segundo a Fundac, órgão da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), nenhum outro funcionário apresentou sintomas ou foi diagnosticado com a doença. A fundação informou que adotou todas as medidas e protocolos recomendados pelas autoridades da saúde.

Em nota, a direção da Fundac manifestou profundo pesar pela perda da colaboradora ao tempo em que externou todo apoio e condolências aos familiares e amigos.

No perfil do Facebook de Sônia Barreto, a última atualização da capa foi a mensagem "Fique em casa", reforçando a importância do isolamento social.

Profissionais de saúde infectados

De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), divulgado neste domingo, dos 8.443 casos confirmados de coronavírus, 1.073 foram de profissionais de saúde.

Desses, 284 são técnico ou auxiliar em enfermagem, 220 são enfermeiras ou enfermeiros, 184 médicos, 38 fisioterapeutas, 30 assistentes sociais, 21 nutricionistas, 20 farmacêuticos ou bioquímicos, 14 psicólogos, 13 agentes comunitários de saúde, 5 fonoaudiólogos, 3 agentes de combate a endemias, 2 técnicos de raio-x, 2 biomédicos, e outros 237 profissionais de outras áreas da saúde.

Até este domingo, cinco profissionais de saúde morreram vítima da Covid-19. O médico Gilmar Calazans, de 55 anos, foi o primeiro profissional de saúde a morrer em decorrência da Covid-19 na Bahia. Ele morava na cidade de Ilhéus, no sul do estado.

Os técnicos de enfermagem Antônio César Ferreira Pitta Jesus, de 48 anos, e Rosana dos Santos Cerqueira, de 44, também morreram por coronavírus, em Salvador. O médico Ramon Barbosa, de 43 anos, morreu com Covid-19 no dia 10 de maio, Jequié, sudoeste do estado.

Por meio das redes sociais, a Sesab manifestou pesar pela morte da técnica de enfermagem Sônia Barreto, neste domingo:

Hoje, a Bahia se despede de mais uma guerreira, que dedicou a sua vida para cuidar de vidas baianas. Neste momento, profissionais de saúde são heróis, mas também estão entre as vítimas da doença no estado.

Até agora, cinco heróis perderam suas vidas para a Covid-19 em todo o estado. Mas em meio à batalha, seguiremos com vocês e venceremos juntos essa guerra.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Divulgação / Secom-BA

O Governo do Estado da Bahia entregará 26 ambulâncias para 24 municípios baianos com Unidades de Pronto Atendimento (UPA) dedicadas a pacientes suspeitos de coronavírus (Covid-19), para reforçar o combate à pandemia. “Já entregamos 12 unidades e, nesta semana, faremos as demais entregas”, confirmou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Os municípios contemplados são: Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Camacan, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Esplanada, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Irecê, Itabuna, Itacaré, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Morro de Chapéu, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santa Maria da Vitória, Serrinha, Tucano e Itaparica.

 

Fonte: Metro1

Foto : Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Caixa começa a pagar hoje (18) a segunda parcela do Auxílio Emergencial de R$ 600. Este calendário, no entanto, só vale para quem recebeu a primeira quantia até o dia 30 de abril.

Os beneficiários do Bolsa Família cujo NIS terminam em 1 serão os primeiros a receber. Amanhã (19), aqueles que tiverem o NIS terminado em 2 terão o dinheiro depositado. Já os trabalhadores que estão no Cadastro Único ou que se inscreveram para receber o Auxílio Emergencial por meio do site ou aplicativo, só começam a receber na quarta-feira (20).

Para quem recebeu a primeira parcela depois do dia 30 de abril, o governo ainda não divulgou as datas de pagamento da segunda quantia.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que dos 07 (sete) pacientes confirmados, em nosso município, 04 (quatro) já receberam alta médica e 03 (três) encontram-se estáveis e em isolamento domiciliar.

Estão em monitoramento pela vigilância epidemiológica 58 pessoas, e dessas, 06 (seis) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e foram testados.

Ressaltamos que, o caso testado, confirmado e recuperado no estado do Tocantins, encontra-se sob orientação da Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica municipais, seguindo as normas e protocolos estabelecidos pela Vigilância em Saúde para pessoas que vêm de outro Estado ou cidade.

O boletim epidemiológico Nº 62 registra ainda 45 casos descartados para COVID-19.

 

ASCOM

Foto: Alex Pazuello/Fotos Públicas

Com 485 novas mortes, o Brasil chegou a 16.118 óbitos por Covid-19 , segundo os dados consolidados do Ministério da Saúde. No total, são 241.080 casos registrados de contaminação pelo novo coronavírus.

No sábado (16), após registrar 233.142 casos da doença, o país superou Itália e Espanha e atingiu a quarta colocação em registros, atrás de Estados Unidos (1.480.873), Rússia (281.752) e Reino Unido (244.603), segundo os dados da universidade estadunidense John Hopkins atualizados até a tarde deste domingo.

Em termos de óbitos, o Brasil fica na sexta colocação. Os Estados Unidos lideram os registros de mortes, com 89.318, seguidos por Reino Unido (34.716), Itália (31.908), França (28.111) e Espanha (27.563).

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de mortes (4.782). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (2.715), Ceará (1.641), Pernambuco (1.516) e Amazonas (1.413).Foram registradas mortes no Pará (1.239), Maranhão (549), na Bahia (295), no Espírito Santo (285), em Alagoas (210), na Paraíba (194), em Minas Gerais (156), no Rio Grande do Norte (139), Rio Grande do Sul (142), Paraná (124), Amapá (119), Santa Catarina (83), Sergipe (77)Rondônia (74), Piauí (72), Goiás (70), Acre (60), Distrito Federal (59), Roraima (51), Mato Grosso (27), no Tocantins (31) e Mato Grosso do Sul (15).

São Paulo tem o maior número de casos confirmados (62.345), seguido de Ceará (24.255), Rio de Janeiro (22.238), Amazonas (20.328), Pernambuco (19.452), Pará (13.864), Maranhão (12.492), Bahia (8.443), Espírito Santo (6.744) e Santa Catarina (4.776).

 

Fonte: Bahia.a

Foto: Divulgação

Neste domingo (17), a Prefeitura Mutuípe divulgou através do seu Boletim Epidemiológico mais dois casos confirmados da covid-19 no município, somando agora mais três positivos. Segundo a Secretaria de Saúde, as vítimas tiveram contato com o primeiro caso confirmado no sábado (16).

No seu Boletim ainda mostra que 111 pessoas estão sendo monitoradas, 4 aguardam resultados e 11 foram descartados até o momento. Conforme o órgão da saúde, os pacientes positivos, estão estáveis em seus quadros e sendo acompanhadas pela vigilância sanitária.

Fechamento do Comércio

Vale ressaltar, que devido aos novos casos confirmados, o prefeito do município, Rodrigo Maicon de Santana, popular Digão (MDB), divulgará um novo decreto nesta segunda-feira (18), autorizando o fechamento de todo o comércio exceto os serviços essências como: farmácias, supermercados, postos de combustíveis, hortifrúti e funerárias. Ressaltando que os estabelecimentos só funcionarão até às 15h. A decisão foi tomada devido aos novos casos que surgiram no município.

 

Fonte: Voz da Bahia

Foto : Ingrid Anne

A Bahia registrou 295 mortes por coronavírus em todo o estado, de janeiro até este domingo (17), segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Na Bahia há 8.443 casos confirmados da doença, 2.199 pacientes recuperados e 5.949 pessoas sendo monitoradas pela vigilância epidemiológica.

Os casos confirmados ocorreram em 205 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,96%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes são Uruçuca (3.070,33), Itabuna (2.973,41), Ipiaú (2.790,31), Ilhéus (2.316,31) e Salvador (1.851,10).

No estado, 1.073 profissionais da saúde já foram contaminados pela Covid-19.

Confira os últimos registros:

287º óbito – homem, 82 anos, residente em Alagoinhas, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito em 15 de maio, em unidade da rede pública na localidade de residência.

288º óbito – homem, 64 anos, residente em Ilhéus, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito em 05 de maio, em hospital filantrópico na localidade de residência.

289º óbito – mulher, 83 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito em 12 de maio, em domicílio.

290º óbito – homem, 65 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito em 12 de maio, em domicílio.

291º óbito – homem, 78 anos, residente em Ilhéus, com histórico de diabetes, doenças cardíacas crônicas e imunossupressão, veio a óbito em 11 de maio, em unidade da rede pública na localidade de residência.

292º óbito – homem, 96 anos, residente em Itabuna, com histórico de doenças cardíacas, respiratórias crônicas e diabetes, veio a óbito em 12 de maio, em unidade da rede pública na localidade de residência.

293º óbito – mulher, 52 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito em 2 de maio, em unidade da rede pública na localidade de residência.

294º óbito – mulher, 45 anos, residente em Salvador, sem informação sobre comorbidades, veio a óbito em 9 de maio, em unidade da rede pública na localidade de residência.

295º óbito – homem, 77 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão arterial, veio a óbito em 17 de maio, em hospital da rede privada na capital baiana.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

O município de Cruz das Almas registrou o 8º caso confirmado de coronavírus. A informação foi divulgada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e confirmada na manhã deste sábado, 16, pela secretária de Saúde, Aline Pires, durante entrevista na Rádio Excelsior Recôncavo.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação

A Secretaria de Meio Ambiente tem realizado operações e mutirões para deixar a nossa cidade ainda mais agradável e intensificar os trabalhos de limpeza pública que já é feito regularmente. Dessa vez, a pedido dos artesãos que ficam localizados à margem da BR-101, em frente ao Posto Águia o Secretário atendeu prontamente e levou a equipe de colaboradores para realizar capina e a poda onde foi solicitado, visto que essa ação, dá mais visibilidade da curva no trecho e segurança para os moradores daquela localidade.

A equipe também está fazendo a poda e a roçagem, removendo as folhagens que ficam encobrindo a visão dos motoristas que passam pela BA-491, conhecida também como Rodovia Jonival Lucas no trecho que compõe até a localidade do Carpina, afim de trazer mais segurança a população, o trabalho de remoção do matagal que também se encontra na BA-863 que vai até a localidade de Brejos, mostrando a preocupação do Governo da Mudança em trazer cada vez mais segurança aos mangabeirenses.

Cuidar da população é um compromisso do Governo da Mudança, que tem em sua linha de frente contra o coronavírus os profissionais da limpeza pública que vão para o campo de batalha todos os dias, deixando Mangabeira mais limpa e cada vez melhor.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Conceição do Almeida informa a toda população, que registramos na manhã deste sábado, o segundo caso do novo Coronavírus no município.

A Secretaria municipal de Saúde está tomando todas as medidas necessárias para enfreamento e controle da disseminação do vírus em todo território.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que hoje, 15/05/2020, foi confirmado mais um caso de Coronavírus no nosso município.

Os dois últimos casos confirmados são contatos diretos de profissionais de saúde que atuam na capital baiana. Dos confirmados, quatro receberam alta médica e os outros 3 estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhados pelas equipes de saúde e da Vigilância Epidemiológica (VIEP).

Estão em monitoramento e orientados acerta do isolamento domiciliar pela VIEP 78 pessoas, e dessas, 08 (oito) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e foram testados.

O boletim epidemiológico Nº 60 registra ainda 43 casos descartados para Covid19. Destes, 05 (cinco) foram testados em outros municípios, e por serem residentes em Cruz das Almas, os resultados foram encaminhados no dia de hoje.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

Dando continuidade às ações de combate ao coronavírus, foi instalada ontem Cabines de Desinfecção em nosso Município. A primeira das três que foi adquirida, foi instalada na parte interna do AME - Atendimento Médico Emergencial, com o objetivo de garantir maior proteção aos profissionais de saúde.

As outras duas serão instaladas na parte externa do AME e nas proximidades da Casa Lotérica, visando proteger a população. Em breve também será implantado Torres de Higienização em vários pontos do Município.

Foto : Reprodução

Art. 1º. Fica regulamentado, a partir da 0:00 horas do dia 18 de maio, pelos prazos a seguir estabelecidos, o funcionamento dos estabelecimentos comerciais de Governador Mangabeira, em função da pandemia do novo coronavírus (COVID – 19), nos seguintes termos.

1 - Serviços e comércios relativos às atividades de Saúde, Supermercados, Casas de frutas e verduras, Padarias, Depósitos de Gás e Água Mineral, Açougues, Funerárias e Casas de Ração Animal - Funcionamento de Segunda a Sábado das 7 às 17 horas, obedecendo às regras de higienização e controle de fluxo de clientes no interior das lojas, inclusive com demarcação nos caixas, de metro em metro, para organizar as filas, até o próximo dia 31/05/2020;

1.1 - Supermercados, Mercadinhos, Mercearias, Casas de Frutas e Verduras, Padarias, Depósitos de Gás e Água Mineral, Açougues e Casas de Ração Animal – EXCLUSIVAMENTE NA ZONA RURAL - Funcionamento domingo das 7 às 11 horas, obedecendo às regras de higienização e controle de fluxo de clientes no interior das lojas, inclusive com demarcação nos caixas, de metro em metro, para organizar as filas, a partir do dia 19/04/2020 até o próximo dia 31/05/2020;

1.2 – Farmácias - Funcionamento de Segunda a Sábado das 7 às 17 horas e domingo das 8 às 12 horas, obedecendo às regras de higienização e controle de fluxo de clientes no interior das lojas, inclusive com demarcação nos caixas, de metro em metro, para organizar as filas, até o próximo dia 31/05/2020;

1.3 - Postos de Gasolina - Funcionamento de Segunda a Domingo obedecendo os horários regulamentados pela ANP, obedecendo às regras de higienização e uso de EPI, até o próximo dia 31/05/2020;

 

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.