Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Terça , 31 de Março de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Rayllanna Lima/bahia.ba

O índice de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (Covid-19) na Bahia está abaixo do que havia sido projetado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Chefe da pasta, Fábio Vilas-Boas apresentou um gráfico nesta quinta (26), por meio de seu perfil no Twitter, indicando o achatamento da curva de número de casos da doença.

“Fechamos a quarta-feira (25) com 91 casos confirmados, enquanto o projetado inicialmente seria 193”, afirmou.

Ele atribuiu a conquista às ações adotadas pelo governador Rui Costa (PT). “Estamos ainda no começo mas a Bahia está respondendo bem às medidas de distanciamento social estabelecidas pelo governo”, escreveu.

O Estado adotou uma série de restrições, entre elas a suspensão de aulas em unidades públicas e privadas. Atualmente 25 cidades baianas estão com o transporte intermunicipal suspenso.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Paula Fróes/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa, confirmou hoje que 14 pessoas que foram diagnosticadas com novo coronavírus no estado já estão curadas. A informação também foi confirmada mais cedo pelo secretário de Saúde do estado, Fabio Vilas-Boas, que disse que os pacientes já voltaram à rotina normal. Entre os outros pacientes infectados com a doença, quatro continuam internados em tratamento.

Rui Costa anunciou ainda que vai fazer uma convocação dos prefeitos do interior para um bate-papo virtual na manhã de quinta-feira (26) para discutir ações contra a Covid-19. "O que nós vamos buscar é uniformizar e coordenar as ações. Estamos pedindo no âmbito nacional padronizar as ações para que não fiquem descoordenadas. Vamos tentar falar com o máximo de prefeitos", declarou o governador. "Queremos manter as informações alinhadas para a assistência médica e na coordenação das ações", acrescentou.

 

Fonte: Metro1

Foto: Wikimedia Commons/Domínio público

Em boletim divulgado na manhã desta quarta-feira (25), o governo do Estado afirma que a Bahia tem 84 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19).

Ainda segundo o comunicado, 725 casos foram descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 11 horas desta quarta-feira (25).

Os municípios com casos positivos são: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingo (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (52 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia, mas a notificação foi feita na capital).

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

Na tarde desta quarta-feira (25) a Secretaria de Saúde de Cruz das Almas informou que todos os 7 casos suspeitos de coronavírus que aguardavam resultados pelo Lacen, deram negativo, ou seja, foram descartados.

Desta forma, a população cruzalmense, quanto das cidades vizinhas ficam felizes e tranquilizadas com este resultado.

Mesmo com nenhum caso suspeito, nem confirmado no município, é importante que a população continue seguindo as recomendações divulgadas pelo ministério da saúde, pela SESAB e pela secretaria municipal de saúde. “Reforçamos que a medida de prevenção mais eficaz é o isolamento social em domicílio. Continue em casa e juntos venceremos essa luta”, concluiu.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das Secretarias do Trabalho e Assistência Social e de Saúde, está acolhendo pessoas que viviam na rua para que não sejam contaminadas pelo coronavírus. Até o momento, sete moradores foram abrigados na Escola Municipal Maria Peixoto.

O Governo do Povo está disponibilizando colchonetes, lençóis, travesseiros, fronhas, toalhas de banho, sabonete líquido, creme dental, escova de dente, desodorante e material para limpeza como álcool gel e água sanitária, além da alimentação.

A Prefeitura está realizando o mapeamento para identificar outros moradores de rua que também serão acolhidos.

 

ASCOM

Foto: Reprodução / Youtube

A prefeitura de Conceição do Coité, na região sisaleira, decretou toque de recolher na cidade devido ao risco de disseminação do novo coronavírus. Conforme publicação no Diário oficial do Município desta terça-feira (24), o toque de recolher ocorrerá entre as 20h e 5h do dia seguinte. A medida vigora a partir desta quarta-feira (25) pelo período de 15 dias, podendo ser prorrogada caso haja necessidade.

Ficam autorizados a circular carros oficiais em serviço, ambulâncias e atendimentos de urgência, emergência e prestação de socorro, profissionais de saúde em serviço, pessoas que trabalhem atividades essenciais, além de fiscais da prefeitura. As medidas de contenção do avanço da Covid-19 tomadas pelo prefeito Francisco Assis Alves dos Santos ainda incluem suspensão de feiras livres por tempo indeterminado e fechamento do comércio local até o dia 6 de abril. A excessão são para atividades essenciais, como mercados, padarias, açougues, farmácias, casas lotéricas, entre outros.

Caso haja desobediência às determinações, o fiscal da prefeitura poderá requisitar apoio policial.

 

Fonte: BNews

Foto: TV Brasil

Os interessados em se candidatar a um das vagas de voluntários no combate  ao coronavírus em Ilheús pode se inscrever  no site destinado a seleção.

Segundo a prefeitura do município, poderão se inscrever médicos, enfermeiros e demais profissionais e estudantes da área das Ciências da Saúde (níveis superior e técnico), de ambos os sexos, com idade entre 18 e 45 anos e tenham interesse e disponibilidade para ações junto aos equipamentos de saúde do município.

A ação atende o disposto no decreto nº 012 de 16 de março de 2020, que estabelece medidas temporárias de prevenção e controle para enfrentamento da Covid-19 no município.

 

Fonte: BNews

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas divulgou nessa terça-feira (24) o Boletim Epidemiológico informando que o número de casos suspeitos do coronavírus caiu no munícipio.

De acordo com o boletim, o número caiu de 7 para 5 casos que estão aguardando resultado dos exames laboratoriais.

Mesmo com essa redução,  é importante que a população continue seguindo as recomendações divulgadas pelo ministério da saúde, pela SESAB e pela secretaria municipal de saúde.

Foto : Reprodução

Em um comunicado enviado à imprensa nesta terça-feira (24), o YouTube informou que irá reduzir a qualidade de resolução dos deus vídeos em todo o mundo. A medida vale para os próximos 30 dias, contando a partir da data do comunicado.

Os usuários do site do Google só poderão assistir as imagens em resolução com definição padrão (SD, 480p). A medida foi adotada primeiramente pela empresa na União Europeia e agora estendida para todo o planeta, incluindo, obviamente, o Brasil. A decisão visa evitar a sobrecarga nas redes.

“Continuamos a trabalhar em estreita colaboração com governos e operadoras de rede em todo o mundo para minimizar o impacto no sistema durante essa situação sem precedentes”, informou o comunicado.

A empresa decidiu reduzir a qualidade dos seus vídeos depois de um pedido do chefe da indústria da UE, Thierry Breton, para evitar a sobrecarga das redes.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

Em nota enviada a reportagem do Mídia Recôncavo, a Votorantim Energia anunciou que as comportas da UHE Pedra do Cavalo estão previstas para serem abertas a partir das 9 horas, desta quarta-feira (25), devido as fortes chuvas que contribuem para o reservatório, provocando elevação do volume da água.

Segundo a nota “o reservatório continuou a se elevar, desde o último comunicado no dia 22/03, com previsão de atingir o nível definido pelos órgãos competentes para abertura das comportas”.

A Votorantim Energia informou ainda que apesar de elevar significativamente as vazões liberadas, não muda a condição de operação que segue classificada como normal e afirmou que está monitorando caso haja alguma mudança. “A Votorantim Energia segue monitorando a situação e trará atualizações se ocorrerem mudanças no cenário operativo”, concluiu.

 

Foto: Reprodução/Imagens IOC/Fiocruz

A Bahia registra 76 pacientes confirmados com coronavírus (Covid-19), 725 casos descartados e não há óbitos. Este número contabiliza todos os casos de janeiro até às 11 horas desta terça-feira (24). Todos os casos novos foram importados ou de transmissão local.

Os municípios com casos positivos são estes: Alagoinhas (1); Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuipe (1); Conde (1 – paciente reside em Campinas, em São Paulo); Feira de Santana (6); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); Salvador (46, sendo três pacientes residentes em localidades fora da Bahia); e Teixeira de Freitas (1).

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas está oferecendo uma linha telefônica para você, que está confinada (o), se sentindo ansiosa (o), angustiada (o) e queira conversar sobre este momento delicado, devido ao Coronavírus (COVID-19). A informação foi divulgada através da rede social da instituição.

O número é o (75) 3621-8229 e está disponível de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17.

Foto: Reprodução/Mídias Sociais

O policial militar Fabrísio Cordeiro das Mercês, 40 anos, lotado na 66ª Companhia Independente (CIPM), em Feira de Santana, morreu na noite desta segunda-feira (23), após sofrer um acidente.

Em nota de pesar, o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), informou que o Soldado PM Fabrísio estava de serviço por volta das 19h quando a viatura capotou no Anel de Contorno, próximo ao bairro Mangabeira, em meio ao acompanhamento a dois homens que tinham acabado de roubar uma motocicleta.

O policial e mais dois integrantes da guarnição foram socorridos, mas ele não resistiu aos ferimentos, e morreu no Hospital Emec.

Ainda segundo o CPRL, os dois policiais foram atendidos e não correm risco de morte. Fabrísio residia no bairro SIM.

A motocicleta roubada foi apreendida. Um dos homens foi preso e o outro conseguiu fugir.

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Camila Souza/GOVBA

Um médico baiano, que voltou dos Estados Unidos contaminado pelo coronavírus, será processado pelo Estado da Bahia, segundo o governador Rui Costa (PT). A informação foi confirmada hoje, em entrevista à TVE.

“Ele atendeu em quatro cidades, já chegou gripado e continuou atendendo a semana inteira. Eu falei com Fábio [Vilas-Boas, secretário de Saúde] para fazer uma representação no Cremeb e com Paulo Moreno [Procurador do Estado] para representar ele junto ao Ministério Público”, afirmou o petista.

Rui ainda questionou a responsabilidade do médico. “Isso é um crime. Você chega dos Estados Unidos, da Itália, tem muita chance de estar com o vírus. Chega com o corpo mole. Chega e vai atender? O pior: ele é obstetra. É desumanidade”, criticou.

 

Fonte: Metro1

Foto : Reprodução

Oito novos casos de coronavírus (Covid-19) foram confirmados na Bahia até às 11 horas desta segunda-feira (23). Com estes casos, a Bahia totaliza 63 pacientes confirmados com coronavírus, 601 foram descartados e não há óbitos registrados. Todos os casos foram importados ou de transmissão local.

Os municípios com casos positivos são estes: Salvador (37), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (8); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); Barreiras (1); Conceição do Jacuípe (1); Juazeiro (1); Jequié (1 – caso importado de São Paulo); Brumado (1 – caso importado de Belo Horizonte). Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito. Outras informações podem ser obtidas no link: www.saude.ba.gov.br/coronavirus.

Foto : NIAID

Um grupo de hospitais recebeu ontem (22), da Comissão Nacional de Ética e Pesquisa, autorização para iniciar um ensaio clínico que testa a eficácia do uso de hiroxicloroquina no tratamento para o novo coronavírus. A medicação vem sendo apontada como tendo potencial para curar a covid-19.

O ensaio começou a ser projetado há três semanas e a expectativa é de que os dados conclusivos sobre a eficácia do tratamento sejam apresentados em dois meses.

O diretor-superintendente de pesquisa do Hospital Albert Einsten, Luiz Vicente Rizzo, explicou que o medicamento não será o único a ser testado e que outros medicamentos serão usados.

 

Fonte: Metro1

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que proíbe o corte de serviços como água, luz, telefonia e internet durante crises sanitária como a pandemia do novo coronavírus. A matéria, de autoria do deputado federal JHC (PSB-AL), altera o artigo 10 da Lei 7.783/1983.

A proposta inclui no dispositivo a proibição da suspensão desses serviços por falta de pagamento em situações que impliquem adoção de medidas de distanciamento social ou quarentena.

“Impedir que serviços como água, luz, internet, telefonia e TV sejam interrompidos neste momento é uma contribuição para que todos possam atravessar esse momento de necessário distanciamento social ou quarentena com alguma tranquilidade”, justifica o deputado.

De acordo com informações da Câmara dos Deputados, a matéria ainda não foi distribuída para as comissões. Mas pode ser incluída na pauta do Sistema de Deliberação Remota do Plenário, caso haja acordo.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução

A Câmara de Vereadores de Cruz das Almas, por meio do presidente Renan de Romualdo, anunciou hoje que fez a doação de mais de R$ 60.000,00 para a Prefeitura, para ajudar o Município a conter o Coronavírus. Além disso, no início do mês de janeiro deste ano, a Câmara também fez uma doação de pouco mais de R$97.000.00, para ajudar na compra de um mamógrafo, e como ainda não houve gasto desse recurso, o presidente indicou que o prefeito o utilize também no enfrentamento ao Covid-19. Totalizando mais de R$ 157.000,00.

Desde o início da semana passada o presidente do Legislativo vem tomando medidas de prevenção. Inicialmente suspendeu a realização de Sessões e orientou os servidores da Câmara e hoje, após Sessão Extraordinária que aprovou a Suplementação no Orçamento Municipal para que a Prefeitura possa utilizar no que for necessário para ajudar no trabalho de prevenção e enfretamento ao Coronavírus, tanto na área de Saúde, quanto em áreas como Assistência Social, resolveu fechar a Câmara para que todos os funcionários fiquem em casa.

Na manhã desta segunda-feira (23) o Renan de Romualdo também denunciou uma empresa de construção civil que, desobedecendo os decretos estadual e municipal, mantinha cerca de 60 operários trabalhando na construção e foi até o local, junto com a polícia e representante do executivo municipal, pedir para que todos fossem para as suas casas. “Não podemos deixar que a irresponsabilidade de algumas pessoas prejudique a população inteira. Infelizmente precisamos adotar medidas duras para que as pessoas entendam que o caso é sério, e que, ficar em casa é a forma mais eficaz de contermos o vírus. Por isso, vou estar vigilante denunciando e ajudando no que for preciso para evitarmos que aconteça conosco o que está acontecendo na Itália”, comentou Renan.

 

ASCOM

Foto: Divulgação/Detran-BA

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realiza, nesta segunda-feira (23), a partir das 9h, o primeiro leilão online após suspensão da modalidade presencial, em função da pandemia do novo coronavírus, o Covid-19.

Serão oferecidos 386 veículos e sucatas custodiados nos pátios credenciados ao órgão, em Salvador e Feira de Santana. Os interessados deverão dar os lances pelo site www.focoleiloes.com.br, onde podem ser conferidas informações e fotos dos lotes. Os carros e motos arrematados serão entregues livres de dívidas, exceto o IPVA proporcional.

Na quarta (25), quinta (26) e sexta-feira (27), acontecem leilões do Detran-BA pelos sites www.focoleiloes.com.br e www.brbid.com, para a comercialização de 1,4 mil lotes que estão em pátios de Salvador, Camaçari, Conceição do Coité, Jacobina, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Alagoinhas, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), considerando a Declaração de Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e o interesse na preservação da saúde de toda a comunidade acadêmica, bem como a colaboração com a sociedade em geral para evitar a propagação do novo coronavírus CoViD-19, suspendeu o calendário acadêmico 2020 da graduação e pós-graduação.

A medida foi tomada por meio de decisão “Ad Referendum” do presidente do Conselho Acadêmico (CONAC), com a publicação da Resolução CONAC Nº 08/2020. Após o encerramento do estado de emergência e avaliação dos cenários nacional, estadual e local, a UFRB apresentará os ajustes ao calendário acadêmico para retorno e reposição das atividades suspensas.

 

Fonte: UFRB

Foto: Reprodução

A mulher de 66 anos, que, ao lado do marido, foi a primeira diagnosticada com a Covid-19 em Pernambuco teve cura clínica – ciclo do vírus concluído – constatada nesta sexta-feira (20). Ela estava internada no Real Hospital Português (RHP), no bairro do Paissandu, área central do Recife. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o caso da paciente não era grave. Ela ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para monitoramento, chegou a contrair uma infecção paralela e, em seguida, foi registrada a cura. A unidade de saúde confirmou a informação divulgada pela SES.

“O marido dela, de 71 anos, e outros oito pacientes da doença, permanecem internados, todos estáveis. Os demais casos confirmados estão em isolamento domiciliar”, disse o secretário estadual de Saúde, André Longo. “Apesar de ter passado um período na UTI, a mulher não se encontrava em situação de gravidade, foi muito mais para vigilância. Ela desenvolveu uma infecção, que é esperado que aconteça, foi tratada e está em condições clínicas de alta hospitalar”, afirmou o chefe do setor de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Recife, Demetrius Montenegro.

O casal, que mora em Boa Viagem, Zona Sul do Recife, apresentou sintomas da doença após viagem para Roma, na Itália, segundo país com mais casos do novo coronavírus no mundo e com o maior número de mortes. Eles retornaram para o Brasil no dia 29 de fevereiro e foram internados em 5 de março. A confirmação dos casos aconteceu no dia 12 deste mês.

Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco subiu de 28 para 31. Desses, apenas nove estão hospitalizados. Os outros cumprem isolamento domiciliar. Dois dos novos casos são de residentes do Recife e um de Jaboatão dos Guararapes. No total, são 529 casos notificados da doença no estado. Desses, 289 ainda estão em investigação e 206 foram descartados. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 904 casos confirmados e 11 mortes.

“O que estamos observando é que alguns pacientes, cerca de 5% deles, podem evoluir para uma situação de maior gravidade, mas a maioria dos pacientes está sendo acompanhada em domicílio porque são casos considerados leves. Não apenas os infectologistas de Pernambuco, mas os médicos clínicos e de outras especialidades, estão preparados para conduzir a situação no estado”, pontuou Demetrius.

 

Fonte: Correio Braziliense

Foto: Divulgação/Agencia Fapesp

Oito casos do novo coronavírus (Covid-19) foram confirmados na Bahia nas últimas 12 horas, conforme informou na manhã deste domingo (22) a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Com isso, o número de infectados subiu para 49.

Segundo o órgão, os diagnósticos foram feitos Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) e todos os pacientes estão em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

Os municípios com casos positivos são: Salvador (28), sendo que um caso é importado, visto que o paciente reside na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Seguro (7); Feira de Santana (6); Lauro de Freitas (3); Prado (2); Itabuna (1); Camaçari (1); e Barreiras (1).

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

Em nota enviada a reportagem do Mídia Recôncavo na manhã deste domingo (23), o grupo Votorantim Energia informou que “com as fortes chuvas nas regiões que contribuem para o reservatório de Pedra do Cavalo nos últimos dias, a vazão afluente (água que chega no reservatório) teve um aumento significativo”.

Apesar da elevação do volume da água, a Votorantim afirmou que o nível do reservatório está normal e as operações são de rotina, cumprindo as regras.

Devido a isso, a empresa informou que pode haver possibilidade de abrir as comportas. “Dentro da normalidade da operação e por estarmos no período de chuvas, temos previsão de vertimento para os próximos dias e poderemos abrir as comportas com uma vazão controlada”, concluiu.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou na manhã da última sexta-feira, 20, o ato simbólico de entrega de um microtrator e um kit de irrigação para a comunidade de Baixa da Linha.

Foram R$ 44 mil em investimento nos equipamentos, através de emendas parlamentares das deputadas Alice Portugal e Olívia Santana, beneficiando cerca de 40 famílias

O Governo do Povo tem adotado os cuidados necessários e seguido as recomendações de saúde durante os atos simbólicos que beneficiam a população.

 

ASCOM

Foto: Reprodução/Imagens IOC/Fiocruz

Sete novos casos de Covid-19 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) nas últimas 24 horas. Os novos casos são de Salvador (5), Prado (1) e Porto Seguro (1). Destes, 41 foram confirmados, 535 foram descartados e nenhum óbito. Todos os pacientes encontram-se em isolamento domiciliar, adotando as medidas de precaução respiratória e de contato.

Do total de confirmações, 23 foram em Salvador; 6 em Feira de Santana; 5 em Porto Seguro; 3 em Lauro de Freitas; 2 em Prado; 1 em Itabuna; e 1 em Camaçari.

Ressalta-se que os números são dinâmicos e na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

É importante pontuar que o paciente com diagnóstico positivo para o novo coronavírus pode cursar com grau leve, moderado ou grave. A depender da situação clínica, pode ser atendido em unidades da atenção básica, unidades secundárias ou precisar de internação. Mesmo definindo unidades de referência, não significa que ele só pode ser atendido em hospital.

Os casos graves devem ser encaminhados a um hospital de referência para isolamento e tratamento. Os casos leves devem ser acompanhados pela Atenção Primária em Saúde (APS) e instituídas medidas de precaução domiciliar.

O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou indução de escarro). Na suspeita de coronavírus, é necessária a coleta de uma amostra que será encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA). Para confirmar a doença, é necessário realizar exames de biologia molecular que detecte o genoma viral. O diagnóstico do coronavírus é feito com a coleta de amostra, que está indicada sempre que ocorrer a identificação de caso suspeito.

Diagnóstico laboratorial de infecção pelo SARS-CoV-2

Pacientes com suspeita de Covid-19 devem ter amostras coletadas e enviadas para o Lacen-BA quando estiverem em um dos seguintes critérios abaixo-relacionados:

1. Pacientes com sinais de gravidade, SRAG ou internados;

2. Pacientes sem sinais de gravidade contactantes de caso de Covid-19 suspeito ou confirmado, ou com histórico de viagem recente ao exterior em países com circulação do SARS-CoV2, e regiões do país com transmissão comunitária sustentada;;

3. Profissionais de saúde com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19;

4. Gestantes com sintomas respiratórios suspeitos de Covid-19;

5. Pessoas com febre, suspeitas de infecção, triadas nos Aeroportos, Portos e nas Estradas

Observação:

Pacientes que não se enquadrem nas situações acima não tem indicação para coleta de amostras

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.