Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 18 de Janeiro de 2021
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto : Divulgação/ECB/Felipe Oliveira

O técnico Mano Menezes não é mais o treinador do Bahia. Ele foi desligado do cargo após a derrota por 4 a 3 para o Flamengo, na noite de hoje (20), pelo Brasileirão da Série A. O jogo foi marcado por uma acusação de racismo feita pelo volante flamenguista Gérson contra o meia-atacante Juan Ramírez.

O colombiano teria dito "Cala a boca, negro", em referência ao atleta rubro-negro. Em entrevista coletiva, Mano se manifestou sobre o tema e afirmou que o clube irá apurar o que aconteceu para decidir o futuro do jogador.

"É um assunto extremamente sério que envolve o mundo e, consequentemente, o Brasil. Não temos um relato ou uma imagem, o fato de Ramírez ter falado para Gérson qualquer coisa desse tipo. Lógico que, quando não temos, ficamos do lado desse jogador. O que pareceu para a gente naquela hora foi que a gente cresceu no jogo, tínhamos feito o 2 a 1, e estava uma tentativa de paralisar o jogo e retirar um jogador nosso para igualar. Mas o Gérson é um jogador sério, merece todo o respeito e o clube vai fazer um acompanhamento e uma investigação do que realmente aconteceu", disse Mano.

"O Bahia tem um compromisso com isso, ninguém da comissão técnica nossa apoiaria nenhum tipo de situação como essa. Se acontecer de, depois da conversa com o jogador, as coisas serem esclarecidas amanhã ou quando o time se reapresentar, não só o tribunal provavelmente vai fazer uma denúncia mas o Bahia vai tomar suas providências. Não tem sentido nenhum essa atitude, se ela realmente aconteceu", declarou o treinador.

Pelo comando do Bahia, Mano Menezes comandou a equipe em 21 jogos, conquistando somente sete vitórias, um empate e 13 derrotas.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação/Hemoba

A Fundação Hemoba lança nesta segunda-feira (21), às 9h, a campanha “Presenteie com vida, doe sangue”, que terá 10 dias de mobilização para atender as demandas transfusionais de final de ano. A abertura contará com a presença do Papai Noel, que vai doar sangue e decorar a árvore de natal da sede da Hemoba. O objetivo é celebrar as datas festivas de dezembro, compartilhando amor e solidariedade.

Para isso, a Hemoba fará agendamentos individuais e em grupos, coleta itinerante e estenderá os atendimentos nas unidades fixas de coleta, com horários especiais. As unidades móveis circularão por Salvador, com parada do dia 22 ao dia 24 no hipermercado G Barbosa da avenida San Martin e nos dias 29 e 30 no Conselho Municipal de Saúde de Lauro de Freitas. Os hemóveis atenderão nessas datas das 8h às 17h, com exceção do dia 24, que a unidade móvel do G Barbosa funcionará até às 14h em função do natal.

Segundo o diretor geral da Hemoba, Fernando Araújo, nos períodos festivos e nos feriados prolongados, as unidades de coleta da Hemoba têm uma queda expressiva nas doações. “Infelizmente, nessas datas também temos um aumento da demanda transfusional, por conta dos acidentes nas estradas, pacientes com complicações decorrentes da Covid-19 e outras situações de urgência e emergência”, relata.

A coleta itinerante também vai acontecer no Salvador Norte Shopping e no Salvador Shopping, com atendimento de segunda a sábado das 11h às 19h. No dia 24 e no dia 31, as unidades funcionarão em esquema especial, das 9h às 14h, e fecharão nos dias 25 e 1º.

 

 

Árvore da vida

No hemocentro coordenador, na Vasco da Gama, em Salvador, será instalada uma árvore de natal interativa, onde os doadores poderão pendurar sua gotinha de solidariedade e assinar o próprio nome no enfeite decorativo. A árvore será instalada nessa segunda-feira (21), às 9h, e inaugurada pelo Papai Noel, que vai doar e sangue e dar início a brincadeira.

Os atendimentos na sede da instituição seguirão de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18h30, e aos sábados das 7h30 às 12h30. Na unidade do Hospital do Subúrbio, o funcionamento também será nos horários habituais de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30. Somente nos dias 24 e 31, o atendimento acontecerá das 7h30 às 12h30.

No Hospital Santo Antônio/Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma, o funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Nos dias 24 e 31 a unidade de coleta estará fechada.

No interior

Todas as 21 unidades funcionarão em seus horários habituais, disponíveis no site da Hemoba, e abrirão nos dias 24 e 31 de dezembro normalmente. Com exceção das unidades de Itaberaba e Seabra, que fecharão nas datas festivas.

Sobre a doação

Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Os beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras) cancelado, bloqueado ou negado podem, a partir deste domingo (20), requererem o benefício. Até 29 de dezembro, a revisão do benefício deve ser pedida no site da Dataprev, estatal que processa os requerimentos do auxílio emergencial.

O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Segundo o Ministério da Cidadania, a pasta promove mensalmente um pente-fino entre os beneficiários do auxílio emergencial para verificar se eles atendem a todos os requisitos definidos pela lei que criou o benefício. Quem não se enquadra em um dos critérios é excluído da lista de beneficiários, mesmo tendo recebido alguma parcela.

De acordo com a pasta, a verificação é necessária para garantir que o público-alvo do auxílio emergencial seja atendido e impedir que pessoas que não precisam do benefício recebam a ajuda. Entre as principais situações verificadas estão morte, descoberta de irregularidades ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio.

Contestações

Hoje acaba o prazo de revisão por quem teve o auxílio cancelado por indícios de irregularidade verificados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou pela Controladoria-Geral da União (CGU). O prazo para apresentar o requerimento à Dataprev começou no dia 11.

O Ministério da Cidadania também abriu prazo para a contestação de quem teve a extensão do auxílio emergencial indeferido por não atender aos novos critérios de concessão. Os pedidos podem ser feitos desde a última quinta-feira (17) até o dia 26. Ao prorrogar o auxílio emergencial por três meses com metade do valor do benefício, o governo endureceu alguns critérios, como a utilização de dados fiscais de 2019, em vez de 2018.

Na sexta-feira (18), acabou o prazo de contestação para os trabalhadores informais e inscritos no CadÚnico que tiveram o auxílio emergencial extensão bloqueado, cancelado ou indeferido. Para essa categoria de beneficiários, o prazo tinha começado no último dia 9.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: TV Globo

A atriz Nicette Bruno morreu neste domingo (20), decorrente de complicações causadas pelo novo coronavírus. A artista de 87 anos estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro. Foram pouco mais de 20 dias internada no hospital devido à doença.

“A Casa de Saúde São José informa que a atriz Nicette Bruno, que estava internada no hospital desde 26 de novembro de 2020, faleceu hoje, às 11h40, devido a complicações decorrentes da Covid-19. O hospital se solidariza com a família neste momento”, diz a nota emitida pelo hospital.

De acordo com informações do G1, o boletim médico deste domingo (20) indicou que o estado de saúde de Nicette bruno era considerado muito grave. A viúva de Paulo Goulart estava sedada e dependia de ventilação mecânica.

Nascida em 7 de janeiro de 1933, Nicette Xavier Miessa começou sua carreira aos 4 anos, em um programa infantil na Rádio Guanabara. Ao longo de sua trajetória na vida artística, viveu papeis marcantes, como Dona Benta, na versão de “Sítio do Picapau Amarelo” que foi ao ar entre 2001 e 2004. Nicette Bruno também atuou em “Selva de Pedra” (1986), “Rainha da Sucata” (1990), “Mulheres de Areia” (1993), “O Amor Está no Ar” (1997), “Alma Gêmea” (2005), “Salve Jorge” (2012), “I Love Paraisópolis” (2015) e “Pega Pega” (2017).

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Maurício Vieira/SecomSC

O governo federal passará a exigir um exame com resultado negativo para a Covid-19 para quem entrar no país por avião. A exigência terá validade a partir do dia 30 de dezembro e será obrigatória para brasileiros e estrangeiros. O teste deverão ser do tipo RT-PCR, considerado o melhor para detectar a presença do novo coronavírus.

De acordo com o portal IG, a regra foi estabelecida em portaria publicada na quinta-feira (17) em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), assinada pelos ministro Walter Braga Netto (Casa Ciivl), André Mendonça (Justiça) e Eduardo Pazuello (Saúde). Segundo a publicação, o texto renova o fechamento da fronteira por via terrestre e aquática (em vigor desde março, com algumas exceções) e acrescenta a nova exigência para quem entrar no Brasil por via aérea.

“O viajante de procedência internacional, brasileiro ou estrangeiro, deverá apresentar à companhia aérea responsável pelo voo, antes do embarque, documento comprobatório de realização de teste laboratorial (RT-PCR), para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo/não reagente, realizado com 72 horas anteriores ao momento do embarque”, diz o texto.

Além do teste, o governo também exigirá o preenchimento de um documento chamado “Declaração de Saúde do Viajante”, “com a concordância sobre as medidas sanitárias que devem ser cumpridas durante o período que estiver no país”.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (17) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 231 (duzentos e trinta e um). Dos pacientes que constam como confirmados, apenas 12 (doze) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar, 217 (duzentos e dezessete) estão recuperados e 02 (dois) óbitos.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde subiu para 91 (noventa e um), 15 (quinze) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testadas e 473 (quatrocentos e setenta e três) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 08 (oito) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 06 (seis) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O governo Jair Bolsonaro (sem partido) prepara uma nova rodada do programa de saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) em 2021. A medida integra um plano de enfrentamento à pandemia da Covid-19.

A ação em estudo pode ser adotada com outras iniciativas. A meta é injetar dinheiro na economia, de acordo com reportagem do jornal Folha de S. Paulo.

Embora Bolsonaro fale em “finalzinho de pandemia” e o governo não reconheça a chegada de um novo surto de Covid-19, o Ministério da Economia está elaborando um cardápio de medidas que poderão ser acionadas a depender da intensidade das crises sanitária e econômica no país.

As primeiras a serem acionadas devem ser as antecipações do 13º benefício de aposentados e do abono salarial —espécie de 14º salário pago a trabalhadores formais que recebem até dois salários mínimos.

O anúncio das medidas não será feito de imediato. A equipe econômica avalia que ações implementadas neste ano ainda terão efeito no início de 2021. Isso daria uma cobertura para a economia até meados de fevereiro.

No auxílio emergencial, por exemplo, parte dos beneficiários ainda receberá parcelas residuais. Os programas de crédito também seguem com efeito no próximo ano.

A ideia, segundo um dos formuladores do plano, é avaliar o cenário após a virada do ano, com possibilidade de anúncio de medidas a partir do final de janeiro.

Um membro da equipe econômica afirmou à Folha que há margem de recursos no FGTS para permitir uma nova rodada de retiradas. A medida não comprometeria a sustentabilidade do fundo.

Nesse caso, a ação seria voltada, principalmente, à classe média. No programa de saques deste ano, os mais pobres resgataram boa parte dos valores disponíveis nas contas e não conseguiram acumular saldo relevante.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Desde que entrou em operação, em 15 de novembro, o Pix, novo sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, movimentou R$ 83,4 bilhões, num total de 92,5 milhões de transações, informou nesta quarta-feira (16) o Banco Central (BC). As informações são do Felipe Pontes, da Agência Brasil

Segundo o BC, 84% das transferências de dinheiro foram feitas de pessoa física para pessoa física, na modalidade chamada P2P. Em relação ao volume financeiro, essa modalidade corresponde a 44% do total movimentado. O valor médio transferido foi R$ 496,00. Até o momento, foram registradas 46 milhões de pessoas que já utilizam o Pix.

Em seguida, vêm as transações de empresa para empresa (B2B), que representaram 39% do volume financeiro, ainda que tal modalidade tenha sido responsável por apenas 3% das transações. O valor médio transferido, nesse caso, foi de R$ 14,6 mil. Até o momento, são 3 milhões de CNPJs que já usam o Pix.

De acordo com o chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte, já há registro de transações na casa das centenas de milhares e de milhões de reais por meio do Pix. “Isso significa uma confiança das pessoas no Pix”, disse ele.

Duarte também frisou o espaço para crescimento nas transferências que tenham o governo como destinatário. Ele destacou a adesão recente da Receita Federal, que no início deste mês passou a receber o pagamento de tributos via Pix. Segundo o executivo do BC, em janeiro, deverá haver a adesão também do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

De acordo com Duarte, a adesão de empresas, que exige procedimentos mais complexos de cadastro, deve aumentar no início de 2021, pois muitas companhias evitam grandes mudanças de sistema em dezembro, preferindo aguardar o início de um novo ano.

Chaves

Questionado sobre possíveis fraudes no novo sistema de pagamentos, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, disse que não há “registro de ocorrência”. Ele destacou que o número de reclamações recebidas a respeito do Pix gira em torno de 1.700 até o momento, número que considera baixo ante o volume de transações.

Os dados do BC mostram que, das transações feitas via Pix utilizando uma chave de transferência, apenas 0,5% não foram bem-sucedidas, com o dinheiro voltando para quem tinha enviado. O número é bem menor do que a taxa de insucesso quando não se utiliza a chave (9,8%). No caso do TED, sistema de transferência mais popular, essa taxa encontra-se em 4,5%.

A chave Pix é cadastrada em cada instituição financeira e facilita a transferência, podendo ser um dado pessoal, como CPF, número de telefone ou e-mail. Também é possível cadastrar uma chave com números aleatórios. Até o momento, foram cadastradas 116 milhões de chaves Pix por pessoas físicas.

O cadastro de uma chave, porém, não é obrigatório, destacou Mello, e as transferências com o novo sistema de pagamentos pode ser feita também do modo tradicional, inserindo número de agência e conta do destinatário.

Diferentemente do TED e do DOC, que são os outros sistemas de transferências disponíveis e que levam tempo para ser processados, o Pix é instantâneo e pode ser utilizado 24 horas por dia, sete dias por semana.

O Pix é gratuito para pessoas físicas. A cobrança de tarifa para transações feitas por pessoas jurídicas é permitida pelo BC, mas, nesse período inicial, ainda não começou a ser feita pelas instituições financeiras.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

A filial das Lojas Americanas, localizada na rua J.B da Fonseca, região central de Cruz das Almas, foi arrombada durante a madrugada desta sexta-feira, 18. A invasão, segundo vídeo que circula em rede social, aconteceu pela porta da frente do estabelecimento, que ficou parcialmente danificada.

O crime foi registrado pelas câmeras de monitoramento e devem ajudar na identificação do ladrão que utilizou um veículo para invadir a empresa. Segundo informações repassadas ao Forte na Notícia, várias TVs foram roubadas na ação criminosa, que será investigada pela Polícia Civil. O valor roubado não foi divulgado.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: reprodução / Jornal da Mídia

O Natal de 91 baianos vai ser ainda mais feliz com o sorteio de dezembro da Nota Premiada Bahia, realizado nesta quinta-feira (17). O prêmio de R$ 100 mil foi para uma moradora da cidade de Maragogipe, e os 90 de R$ 10 mil contemplaram 57 participantes da capital e 33 do interior da Bahia. A lista completa dos ganhadores pode ser conferida clicando AQUI.

Entre as cidades do interior baiano com maior número de ganhadores no sorteio de dezembro, estão Feira de Santana, com cinco contemplados, e Vitória da Conquista, com quatro. A lista segue com seis municípios que tiveram dois vencedores cada: Alagoinhas, Camaçari, Eunápolis, Itabuna, Jequié e Lauro de Freitas.

Além de Maragogipe, que levou o prêmio máximo de R$ 100 mil, doze outros municípios tiveram um sorteado cada, todos com prêmios de R$ 10 mil: Amargosa, Dias D’avila, Guanambi, Itamaraju, Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Nazaré, Ribeira do Pombal, Santo Amaro, São Francisco do Conde, Teixeira de Freitas e Valença.

Como participar

Para participar da Nota Premiada Bahia, é necessário cadastrar-se no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e preencher um formulário simples, no qual também é preciso escolher até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

As entidades a serem apoiadas participam do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. A partir do cadastro, que é feito uma única vez, a cada compra com a inclusão do CPF na nota o participante estará concorrendo aos sorteios e ajudando as instituições por ele escolhidas.

Com mais de 577 mil participantes inscritos, a Nota Premiada Bahia já contemplou 1.132 pessoas, das quais 716 de Salvador, 415 do interior do estado e uma de fora da Bahia. Além dos sorteios, a cada quatro meses as notas compartilhadas transformam-se em repasses de R$ 3 milhões distribuídos entre as entidades ativas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, que são hoje 523. Desde 2018, a campanha já destinou R$34,8 milhões para estas entidades.

 

Fonte: Jornal da Mídia

Foto : Divulgação/Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz anunciou ontem (17) que decidiu encerrar a produção de automóveis no Brasil, que era feita em uma fábrica de veículos de luxo no interior de São Paulo, que emprega hoje 370 trabalhadores.

Segundo comunicado da montadora, a decisão foi tomada pela crise econômica enfrentada há anos pelo Brasil, agravada pela pandemia da Covid-19. Além disso, diz que tem trabalhado na "otimização de sua rede global de produção" para desenvolver a eletrificação e digitalização de seus veículos.

A empresa afirma ainda que poderá fazer um programa de demissão voluntária e que o fechamento da fábrica não afetará a produção de ônibus e caminhões no Brasil.

 

Fonte: Metro1

Foto: TV Globo

A apresentadora Ana Maria Braga teria decidido se aposentar após a morte do ator Tom Veiga, que integrava o “Mais Você”, na Rede Globo, na pele do personagem Louro José. Segundo informações do programa “A Tarde é Sua”, da RedeTV!, Ana Maria decidiu que irá comandar a atração matinal até 2021.

A ideia agora da Globo é colocar Rita Lobo para apresentar o programa a partir de 2022. Ela foi apresentada ao público nesta quinta-feira (17) e a proposta é que ela apareça frequentemente no “Mais Você” para que o público se acostume. Até o momento, nem a apresentadora, nem a emissora comentaram o caso.

Tom Veiga foi encontrado morto dentro da casa onde morava na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1º de novembro deste ano. Um laudo médico confirmou que ele sofreu um AVC.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Marcello Casal/Agência Brasil

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até esta sexta-feira (18) para contestar o bloqueio, o cancelamento ou o indeferimento do auxílio emergencial extensão de R$ 300 (R$ 600 para mães solteiras). Segundo reportagem da Agência Brasil, os pedidos podem ser feitos desde o dia 9 no site da Dataprev, estatal que processa os requerimentos do auxílio emergencial.

O processo será inteiramente virtual, dispensando a necessidade de ir a uma agência da Caixa Econômica Federal ou a um posto de atendimento do CadÚnico.

Segundo o Ministério da Cidadania, a pasta promove mensalmente um pente-fino entre os beneficiários do auxílio emergencial para verificar se eles atendem a todos os requisitos definidos pela lei que criou o benefício. Quem não se enquadra em um dos critérios é excluído da lista de beneficiários, mesmo tendo recebido alguma parcela.

De acordo com a pasta, a verificação é necessária para garantir que o público-alvo do auxílio emergencial seja atendido e impedir que pessoas que não precisam do benefício recebam a ajuda. Entre as principais situações verificadas, estão morte, descoberta de irregularidades ou obtenção de emprego formal durante a concessão do auxílio

Contestações

Começou na quinta (17) o prazo de contestação para trabalhadores informais que tiveram o auxílio emergencial extensão negado por não atenderem aos novos critérios de concessão. O prazo vai até o dia 26.

Ao editar a medida provisória que estendeu o auxílio emergencial por até três parcelas com metade do valor original, o governo endureceu os critérios. Um dos exemplos foi o uso de dados fiscais de 2019, em vez de 2018, para prorrogar o benefício. Quem não se enquadrou nos novos parâmetros teve a extensão negada.

O Ministério da Cidadania também reabriu o prazo para quem teve o auxílio cancelado por indícios de irregularidade verificados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou pela Controladoria-Geral da União (CGU). Os requerimentos podem ser feitos até o dia 20.

A pasta também abriu prazo para que beneficiários do Bolsa Família que tiveram o auxílio emergencial extensão cancelado, bloqueado ou negado possam requerer o benefício. Os pedidos poderão ser feitos a partir de domingo (20) até o dia 29. Todos os processos são exclusivamente feitos na página da Dataprev na internet.

 

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Valter Pontes/Secom

A seis dias do inicio do verão em Salvador, o prefeito da capital baiana, ACM Neto, afirmou hoje (15) que a prefeitura pretende fazer uma abertura seletiva das praias da cidade aos domingo no mês de janeiro. A condição, entretanto, depende do número de casos da covid-19 na cidade.

"Por enquanto as coisas ficam como estão. [A abertura aos domingos] depende muito da postura de cada um. Se estivessem respeitando, desde agora, os protocolos estabelecidos, talvez estivéssemos em outras condições e as praias já poderiam estar funcionando todos os dias", disse o prefeito. "Espero que não tenhamos que viver o verão inteiro com os domingos fechados, esse não é o interesse da prefeitura, mas vamos acompanhar os casos", completou.

Atualmente, as praias do Porto da Barra, São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã funcionam de terça a sábado (exceto feriados) e as demais, de segunda-feira a sábado, sem restrição de horário.

 

Fonte: Metro1

Foto : Divulgação

O Aeroporto de Salvador colocou em prática na manhã de hoje (15) o projeto piloto chamado "Embarque + Seguro", que visa substituir a utilização de documentos de identificação pelo reconhecimento facial e biometria. O objetivo é tornar o processo de embarque mais eficiente e seguro. A tecnologia está sendo testada inicialmente com passageiros voluntários da companhia aérea GOL.

“No momento do check-in no aeroporto, é feita a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e foto tirada na hora, com a base do governo e a vinculação ao cartão de embarque. Para entrar na aeronave, o embarque ocorre por meio de identificação facial por biometria, sem a necessidade de apresentar qualquer documento”, informou, por meio de nota, o Ministério da Infraestrutura.

O banco de dados usado para validação das informações das pessoas agrega a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), bem como das CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

 

Fonte: Metro1

Foto: YouTube

Morreu na noite desta segunda-feira (14) o cantor Paulo César Santos, o Paulinho, vocalista do grupo Roupa Nova. O artista estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D’or, na Zona Sul do Rio, se tratando da doença e não resistiu. A informação da morte foi confirmada pela assessoria de imprensa da banda à GloboNews.

De acordo com o G1, Paulinho estava internado desde o mês passado devido à Covid-19. Em setembro, ele já havia passado por um transplante de medula óssea para tratar de um linfoma. Na ocasião, foram utilizadas as próprias células do paciente.

À época, o cantor respondeu bem ao tratamento, mas precisou ser novamente internado para tratar da Covid. No início da noite desta segunda, por meio das redes sociais, o grupo informou que o quadro de saúde dele era delicado.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cerca de 3,4 milhões de beneficiários do ciclo 6 de pagamentos do auxílio emergencial, nascidos em março, receberão R$ 1,2 bilhão em suas contas poupança social digital, nesta segunda-feira (14). Desse total, 65,4 mil receberão R$ 98,4 milhões referentes às parcelas do auxílio emergencial. Os demais, 3,3 milhões, receberão as parcelas do Auxílio Emergencial Extensão, em um montante que totaliza R$ 1,1 bilhão.

A partir de hoje, os valores podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem para pagamento de boletos ou nas casas lotéricas, compras na internet e pelas maquininhas em mais de 1 milhão de estabelecimentos comerciais.

Saques e transferências para quem recebe o crédito nesta segunda-feira serão liberados a partir do dia 4 de janeiro de 2021.

O benefício criado em abril pelo Governo Federal foi estendido até 31 de dezembro por meio da Medida Provisória (MP) nº 1000. O Auxílio Emergencial Extensão será pago em até quatro parcelas de R$ 300 cada e, no caso das mães chefes de família monoparental, o valor é de R$ 600.

Bolsa Família

Também nesta segunda-feira, a Caixa realiza o pagamento da quarta parcela do Auxílio Emergencial Extensão para os beneficiários do programa Bolsa Família. Cerca de 1,6 milhão de pessoas com Número de Identificação Social (NIS) 3 receberão R$ 416,2 milhões.

Durante todo o mês de dezembro, 15,8 milhões de pessoas cadastradas no programa que foram consideradas elegíveis vão receber, no total, R$ 4,1 bilhões.

No caso do Bolsa Família, o pagamento do auxílio segue os mesmos critérios e datas do benefício regular do programa.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução / NBC

A primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no estado de Nova York, nos Estados Unidos, foi uma enfermeira do Centro Médico Judaico de Long Island. A aplicação da primeira dose da vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech foi transmitida ao vivo, na manhã de hoje (14).

Sandra Lindsay é enfermeira da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do centro de emergência para o combate ao coronavírus do hospital. O governador do estado, Andrew Cuomo, fez uma participação virtual no momento da aplicação do imunizante.

Cuomo afirmou que a enfermeira "pode ser a primeira dos Estados Unidos" a ser vacinada, mas essa informação ainda não foi oficialmente confirmada pelas autoridades.

 

Fonte: Metro1

Foto: Arquivo/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Entre 12h e 15h desta segunda-feira (14), brasileiros de quase todos os estados poderão acompanhar o eclipse solar. Quem tiver na área de observação do fenômeno, irá ver o sol ‘cortado’. Apesar de ser considerado total, no Brasil só será possível observá-lo de forma parcial.

Conforme o Climatempo, todos os estados do Nordeste, incluindo a Bahia, terão “boa visibilidade” durante o eclipse. Outro estado que será possível ver o fenômeno é o Sul. Sudeste e Centro-Oeste terão uma visibilidade “ruim a moderada”, já o Norte possivelmente não terá visibilidade alguma.

Nesta segunda, a maior parte do país onde ocorrerá o eclipse tem uma grande quantidade de áreas de instabilidade, com muitas nuvens, o que pode impedir ou, pelo menos, dificultar, a observação dos astros.

Quem perder o fenômeno nessa segunda, só poderá assistir novamente em 14 de outubro de 2023.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou neste domingo (13) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 225 (duzentos e vinte e cinco). Dos pacientes que constam como confirmados, apenas 23 (vinte e três) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar, 200 (duzentos) estão recuperados e 02 (dois) óbitos.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde caiu para 23 (vinte e três), 04 (quatro) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testadas e 450 (quatrocentos e cinquenta) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 08 (oito) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 06 (seis) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) lançou um questionário online para que os professores e alunos da instituição avaliem a experiência de ensino remoto ocorrida no semestre 2020.3. O mesmo questionário busca entender quais os fatores que determinaram a não participação no Calendário Acadêmico Suplementar 2020.3.

As respostas servirão para as instâncias administrativas e deliberativas da UFRB compreenderem melhor, do ponto de vista dos professores e alunos, sobre o desempenho das aulas remotas, neste período de pandemia do novo coronavírus, COVID-19.

Essa mesma avaliação será utilizada para aperfeiçoar e redimensionar as atividades a serem desenvolvidas no próximo Calendário Acadêmico, que terá início em 22 de fevereiro de 2021, já aprovado de forma remota.

O prazo para participar se encerra na próxima sexta-feira, 18 de dezembro. O acesso aos questionários é feito após o login no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

 

Fonte: UFRB

Foto : Leonardo Sá/Agência Senado

Começou no último sábado (12) o último calendário de pagamentos do auxílio emergencial criado pelo governo Jair Bolsonaro (sem partido). O programa teve início em abril com ajuda de R$ 600 para a população que perdeu ou ficou sem renda durante a pandemia do coronavírus, mas foi reduzida pela metade - R$ 300 - há quatro meses.

O benefício será entregue até o dia 29 de dezembro segundo os meses de nascimento dos participantes e não tem previsão de continuidade. A retirada do dinheiro poderá ser feita até o dia 27 de janeiro.

Segundo as informações da Caixa Econômica Federal, participaram do programa assistencial nos últimos nove meses 67,9 milhões de brasileiros. Foram barradas, porém, 41,3 milhões de pessoas que solicitaram o auxílio por serem considerados inelegíveis. A Dataprev, empresa responsável pelo cruzamento de dados, constatou que 38,2 milhões de brasileiros não aparecem nos cadastros oficiais do governo.

A estimativa é de que existiram 2,6 milhões de fraudes. Apenas 5%, ou seja: 200 mil pessoas, porém, restituíram os cofres após o recebimento indevido do benefício.

 

Fonte: Metro1

Foto: TRE/BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) voltou a atender os eleitores por meio do site do órgão. Também pela internet é possível solicitar a emissão da certidão de quitação eleitoral. Além disso, os eleitores poderão fazer o primeiro título, realizar a transferência de município, revisar e alterar dados e ainda regularizar o título que foi cancelado.

Para realizar o procedimento, o eleitor precisa acessar o site do órgão e clicar em “Serviços Online”, que fica na legenda da imagem do topo da página. Em seguida, é só clicar no Título Net e preencher o formulário. Para fazer o primeiro título, é só escolher a opção “Não tenho” e continuar preenchendo os campos obrigatórios.

Em caso de dúvidas, o eleitor deve entrar em contato com sua zona eleitoral.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Fernando Vivas/GOVBA

Os contribuintes baianos vão pagar em 2021, em média, cerca de 3,2% a menos no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O reajuste será possível com a portaria que será divulgada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba) na edição de amanhã (15) do Diário Oficial do Estado, juntamente com o calendário de pagamento do imposto. A redução mais significativa é de 5% para os automóveis. O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa em publicação nas redes sociais na manhã de hoje (14).

O IPVA dos utilitários registra queda de 4,7%, o dos ônibus e microônibus, de 2,7%, os caminhões irão pagar menos 1,8%, e para as motos a queda é de 1,7%. A pesquisa foi realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) com base nos preços praticados em outubro de 2020. A frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos, e o IPVA constitui a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado. O valor arrecadado com o imposto, lembra o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

A tabela traz descontos para quem pagar o imposto antecipadamente. O prazo final para o pagamento do tributo com 10% de desconto, em cota única, é 10 de fevereiro. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Parcelar o imposto em três vezes, por fim, é outra opção para os proprietários de veículos, bastando para isso observar a data de vencimento da primeira cota na tabela, de acordo com o número final da placa. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela, e os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. Já o seguro obrigatório deverá ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento do IPVA.

As informações estarão disponíveis também no www.sefaz.ba.gov.br.

 

Fonte: Metro1

Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O Google apresentou uma falha na manhã desta segunda-feira (14) e deixou serviços como YouTube, Gmail, Drive e Maps fora do ar. Relatos da instabilidade são feitos por usuários do serviço em diversas partes do mundo.

Conforme o DownDetector, o problema foi iniciado por volta das 8h30 e desde então mais de seis mil pessoas já fizera reclamações. A maioria dos relatos é dos Estados Unidos e de países da Europa, contudo, no Brasil o Google também apresenta falha.

Estão fora do ar os serviços YouTube, Gmail, Drive, YouTube TV, Classroom, Nest (produtos de casa conectada do Google), Play Store (loja de aplicativos no Android), YouTube Music, Google Home, Stadia (streaming de jogos), Google Hangouts, Google Maps, Google Meet e Google Duo.

Apenas a busca na web está funcionando sem falhas. A empresa ainda não se pronunciou sobre a pane.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.