Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 01 de Junho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação/Alba

Em sessão virtual extraordinária realizada na manhã deste sábado (23), a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), aprovou por maioria a antecipação para segunda e terça-feira (25 e 26 de maio) dos feriados referentes ao São João e à Independência da Bahia, celebrados todo ano nos dias 24 de junho e 2 de Julho, respectivamente, em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Lauro de Freitas, Candeias, Ipiaú e Camaçari.

De acordo com o presidente da casa, o deputado Nelson Leal (PP), a antecipação dos feriados é uma medida excepcional para o ano de 2020, com o intuito de proporcionar a redução da circulação de pessoas nas ruas, para evitar a disseminação do novo coronavírus no estado.

“Nós precisamos ter cada vez mais a responsabilidade de contribuir para o combate à essa que é a maior crise da saúde desta geração. Temos que reduzir a curva para o sistema não entrar em colapso, como aconteceu em muitos países”, afirmou Leal.

Os nove municípios foram os escolhidos pela Administração Pública estadual devido ao fato de terem superado a marca de 100 casos confirmados da Covid-19.

Entretanto, as cidades baianas que também quiserem antecipar os respectivos feriados assim poderão fazer mediante decreto municipal.

Com a antecipação dos feriados, os serviços não essenciais nas cidades contempladas, estarão suspensos na segunda e terça-feira, sendo permitidos apenas estabelecimentos relacionados aos serviços de saúde, assim como também farmácias, agências bancárias e supermercados.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Michael Schwenk/Fotos Públicas

Nas últimas 24 horas, a Bahia registrou 744 novos pacientes com diagnóstico positivo para coronavírus. As informações fazem parte do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria da Saúde estadual (Sesab), no início da noite desta quinta-feira (21). Com a atualização, o estado chega ao número de 11.941 pessoas contaminadas com a Covid-19, com 376 óbitos em consequência da doença.

Considerando que 8.042 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Até o momento, 1.852 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Salvador continua liderando o número de infectados no estado com 64,61% dos casos. Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (3.752,62), Itabuna (3.151,63), Ipiaú (2.833,91), Ilhéus (2.575,05) e Salvador (2.395,25).

Taxa de ocupação

Ainda segundo a Sesab, dos 1.427 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19 na Bahia, 718 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 50%. No que se refere aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 571 leitos exclusivos para o coronavírus, 345 possuem pacientes internados, compreendendo uma taxa de ocupação de 60,4%.

O número de leitos é flutuante, representando o quantitativo exato de vagas disponíveis no dia. Intercorrências com equipamentos, rede de gases ou equipes incompletas, por exemplo, inviabilizam a disponibilidade do leito. Ressalte-se que novos leitos são abertos progressivamente mediante o aumento da demanda.

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) realizou 39.949 exames do tipo RT-PCR, que é o indicado para identificar o coronavírus. Atualmente, 3.888 amostras estão em análise laboratorial.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Cerca de 4 postes da rede elétrica localizados nas proximidades do residencial Minha Casa, Minha Vida, na Pumba, em Cruz das Almas, tombaram após chuva torrencial que atingiu o município, na tarde desta quinta-feira, 21. Além da falta de energia elétrica, o trânsito ficou interrompido depois que a via principal que dá acesso a comunidade foi bloqueada. Segundo informações repassadas, moradores aguardam a presença de prepostos da Coelba, mas ainda não há previsão de quando a energia será reestabelecida. Até a publicação desta notícia, não havia informações sobre feridos.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação

O município de Castro Alves, localizado no Recôncavo, confirmou nesta quinta-feira (21) o primeiro óbito decorrente da Covid-19 em seu território. A contaminação foi confirmada através de teste rápido.

Segundo a prefeitura do município, uma idosa de 69 anos deu entrada no Hospital Regional de Castro Alves com tosse e fraqueza, sintomas frequentes da Covid-19. Mesmo após passar por atendimento, a paciente teve uma parada cardiorrespiratória e acabou falecendo.

Diante do quadro, um médico plantonista da unidade hospitalar solicitou a realização de um teste rápido, que confirmou o diagnóstico de contaminação pelo novo coronavírus. Com esse, Castro Alves chegou a 18 casos confirmados da Covid-19 e uma morte. Segundo o último boletim epidemiológico publicado pela prefeitura de Castro Alves, o município não registra nenhum caso suspeito da doença neste momento.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Sapeaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde informa a toda população de Sapeaçu, que na tarde desta quinta-feira (21/05), recebemos a confirmação do primeiro caso do novo voronavírus do município. Trata-se de um caso importado, tendo em vista que o paciente esteve frequentando outros municípios com casos confirmados de Covid-19. Salientamos que o quadro de saúde do paciente é estável e encontra-se em isolamento domiciliar, a partir de agora será monitorado pela Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica do Município.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Marcelo Casal Jr/ ABR

As inscrições para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2020 terminam às 23h59 desta sexta-feira (22). As provas, entretanto, foram adiadas na quarta (20) por 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto inicialmente no edital, por determinação do Ministério da Educação, devido à pandemia do novo coronavírus.

Na quinta (21), segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, mais de 4, 3 milhões de estudantes tinham feito a inscrição para participar desta edição do Enem.

Neste ano, o Inep também oferecerá o Enem Digital, porém, desde a semana passada, as 101,1 mil vagas ofertadas para a versão informatizada do exame já haviam se esgotado.

A aplicação do Enem Digital será em laboratórios de informática, em diversas faculdades brasileiras, e o candidato receberá um cartão de confirmação da inscrição no exame, com o endereço da faculdade e o laboratório de informática onde fará a prova, sob supervisão de fiscais.

Inscrições – Para evitar erros na hora da inscrição, o Inep recomenda que todos os participantes façam o procedimento com calma. O aluno deve, por exemplo, verificar cuidadosamente as informações declaradas, pois, após a conclusão, algumas não poderão ser modificadas.

Os dados que constam na Receita Federal (nome, nome da mãe e data de nascimento) devem ser os mesmos declarados por quem vai fazer o Enem. Quando há divergência, o sistema informa que o participante precisa fazer a correção no órgão. A inscrição poderá ser concluída apenas após a atualização dos dados na Receita.

O participante que já concluiu a inscrição tem a oportunidade de fazer modificações em alguns itens do sistema do Enem, mas somente ao final do prazo de inscrições.

Os inscritos que se enquadram nos requisitos apresentados nos editais como beneficiários da gratuidade da taxa de inscrição ficarão isentos sem a necessidade de um pedido formal. Para os demais, a taxa de R$ 85 deve ser paga até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU), gerada ao final da inscrição.

Nova data – Nos próximos dias, o Inep fará uma consulta aos inscritos para definir novas datas para o exame, que estava previsto para os dias 1º e 8 de novembro (impresso) e 11 e 18 de novembro (digital).

Os candidatos serão convidados a responder a uma enquete na Página do Participante, para que possam manifestar sua opinião em relação ao melhor momento para realizar as provas.

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas no portal do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos. Dúvidas relativas ao processo de inscrição podem ser sanadas pelo Fale Conosco, do Inep, por meio do autoatendimento online ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

Tanto na versão impressa quanto na digital, os participantes farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, com 45 questões de múltipla escolha em cada área de conhecimento. A redação será manuscrita, em papel, nas duas modalidades.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução

Durante entrevista ao programa Comando Geral da Rádio Mangabeira FM, nesta sexta-feira (22), questionado pelo apresentador Anderson Bela, o prefeito Marcelo Pedreira informou em primeira mão que estará elaborando um decreto determinando o toque de recolher no Município das 20h às 5h do dia seguinte.

As novas medidas serão desenvolvidas a partir da próxima segunda (25), de forma conjunta, nas cidades de Cachoeira, Conceição da Feira, Governador Mangabeira, Maragojipe, Muritiba e São Félix, como forma de prevenção e enfrentamento ao Coronavírus na região.

O gestor também falou sobre a confirmação de mais um caso da COVID-19, que dessa vez foi detectada em uma funcionária da saúde do município. Todas as medidas de isolamento foram adotadas desde o inicio dos sintomas e todos os contactantes desta paciente estão sendo monitorados.

Marcelo inclusive anunciou a compra de mais dois respiradores, um aparelho de Raio-x e a implantação de um centro de apoio a pacientes com sintomas gripais.

Já foi instalado no município uma Cabine de Desinfecção no AME, ao longo dessa semana a prefeitura está promovendo testagem para COVID-19 em quase 100 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, também estão sendo distribuídas 25 mil máscaras de tecido para a população em vulnerabilidade social, pacientes do grupo de risco cadastrados nos PSFs, pessoas nas filas da lotérica, bancos e que estiverem na rua sem o equipamento de proteção.

Lembrando que a população deve continuar no isolamento social, usando máscaras e todos os cuidados necessários como medida de prevenção.

Foto: Agência Câmara

Os profissionais que atuam na rede pública de saúde da Bahia, no combate ao novo coronavírus (Covid-19) terão direito a um auxílio excepcional temporário que pode chegar ao valor de R$ 30 mil.

O projeto de lei que estabelece o auxilio foi enviado pelo governador Rui Costa, na quarta-feira (20), para aprovação na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) e posterior sanção do governador Rui Costa (PT).

O objetivo do auxílio é fortalecer o atendimento prestado aos pacientes infectados e a redução do contágio nas unidades hospitalares. Os beneficiários são exclusivamente profissionais que atuam em setores ou unidades da rede pública estadual de saúde, voltados ao tratamento da Covid-19.

Concessão – O auxílio excepcional será concedido ao profissional afastado das atividades exercidas na rede pública estadual ou no caso da morte dos profissionais. Para ter acesso ao benefício, será necessário que o profissional realize os exames que comprovem o diagnóstico de Covid-19, exclusivamente, pelo Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen/BA).

Os profissionais cobertos pelo auxílio terão direito a uma parcela correspondente à diferença entre o valor integral da remuneração, salário ou contraprestação mensal e o benefício previdenciário a que tenha direito em razão do afastamento, limitada ao valor máximo de R$ 30 mil.

Em caso de confirmação de óbito por Covid-19, os dependentes do profissional terão direito, uma única vez, do valor equivalente a 30 vezes o montante da remuneração, salário ou contraprestação mensal que seria recebida pelo profissional. O auxílio não passará a integrar a remuneração, salário, proventos de aposentadoria ou qualquer forma de contraprestação recebida pelos profissionais.

Orçamento – As despesas decorrentes do auxílio excepcional são de responsabilidade do Governo do Estado, por meio de recursos próprios. Para isso, o Poder Executivo tem autorização para promover as modificações orçamentárias necessárias ao cumprimento do benefício. Caberá ao Governo do Estado regulamentar os procedimentos necessários para a fiel execução da lei após aprovação na Alba.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Mídia Recôncavo/Anderson Bela

Na manhã desta quinta-feira, 21, o prefeito Marcelo Pedreira usou as redes sociais para informar a população sobre o segundo caso confirmado do COVID-19 em Governador Mangabeira. Lembrando que o primeiro caso confirmado no dia 2 de maio, a paciente se encontra recuperada.

De acordo com informações o caso é uma profissional de saúde que presta serviço tanto em Governador Mangabeira, quanto em outros municípios. Desta forma, não há como saber de onde houve a contaminação. 

Segundo Thiago, secretário de saúde, todas as medidas de isolamento foram adotadas desde o inicio dos sintomas e todos os contactantes desta paciente estão sendo monitorados.

Segundo o prefeito, este segundo caso é muito mais preocupante e não dá para tratar como caso importado e sim, como um caso comunitário. Portanto, “considerando que este vírus possa estar no município, devemos adotar uma série de posturas”, reforçou.

Marcelo ressaltou ainda a importância da população continuar no isolamento social, usando máscaras e todos os cuidados necessários como medida de prevenção.

 

Foto : Reprodução

A Caixa Econômica Federal (CEF) credita nesta quinta-feira (21) novos lotes do Auxílio Emergencial, tanto da primeira parcela, para novos aprovados, quanto da segunda, para quem recebeu a anterior até 30 de abril.

Veja quem recebe nesta quinta:

Segunda parcela: 5,3 milhões trabalhadores inscritos no Cadastro Único ou que se cadastraram através do aplicativo e do site, e que receberam a primeira parcela até 30 de abril, nascidos em março e abril

Segunda parcela: 1,9 milhão de trabalhadores beneficiários do Bolsa Família, cujo NIS termina em 4

Primeira parcela: novo lote de aprovados do benefício, nascidos em março

Os trabalhadores podem consultar a situação do benefício pelo aplicativo do auxílio emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

Depósito em poupança digital e restrição para saque e transferências

Para os beneficiários que vão receber a segunda segunda parcela e não fazem parte do Bolsa Família, os pagamentos trazem mais restrições: todos vão receber por meio de conta poupança digital da Caixa - mesmo quem recebeu a primeira parcela em outra conta.

Além disso, a poupança digital não vai permitir transferências inicialmente - apenas pagamento de contas, de boletos e compras por meio do cartão de débito virtual. Transferências para outras contas e saques só serão liberados a partir de 30 de maio (veja o calendário ao final da reportagem).

Primeira parcela para novos aprovados

A primeira parcela para esse novo grupo será creditada na conta escolhida pelo beneficiário, da forma como receberam os primeiros beneficiários: nas contas da Caixa, na Poupança Social Digital ou em contas de outros bancos. Esses beneficiários também poderão fazer o saque em espécie do auxílio na data da liberação.

Veja como ficou o calendário de pagamento da 1ª parcela para novos aprovados:

19 de maio (terça): nascidos em janeiro

20 de maio (quarta): nascidos em fevereiro

21 de maio (quinta): nascidos em março

22 de maio (sexta): nascidos em abril

23 de maio (sábado): nascidos em maio, junho ou julho

25 de maio (segunda): nascidos em agosto

26 de maio (terça): nascidos em setembro

27 de maio (quarta): nascidos em outubro

28 de maio (quinta): nascidos em novembro

29 de maio (sexta): nascidos em dezembro

Calendário da 2ª parcela

O calendário do pagamento da 2ª parcela do Auxílio Emergencial começou na de segunda-feira (18) e seguirá até 13 de junho. O calendário da terceira parcela, que estava prevista para maio, continua sem definição.

O calendário da segunda parcela vale apenas para quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril. O governo não informou quando vai pagar a segunda parcela para quem receber a primeira depois desta data.

PARA CONFERIR O CALENDÁRIO, CLIQUE AQUI.

 

 

Fonte: G1 BA

Foto : Reprodução

O comércio da cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador, voltou a fechar a partir desta quinta-feira (21), depois de passar um mês reaberto.

A medida foi por meio do decreto que vale até o dia 1º junho e ocorreu como ação de combate a disseminação do coronavírus. Até a publicação desta reportagem, Feira de Santana tinha mais de 270 casos de Covid-19, com três mortes.

De acordo com o decreto, fica mantido o fechamento dos shoppings, galerias, lojas de conveniência dos postos de combustíveis, Feiraguai, Mercado de Arte, Campo do Gado, bares e restaurantes.

Também foi prorrogada até o dia 1º de junho, a suspensão das aulas da rede municipal de ensino, além das unidades de ensino superior, médio, fundamental, básico, cursos e creches.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Divulgação

Após a instalação da Cabine de Desinfecção no AME, o Governo Municipal está promovendo, ao longo dessa semana, a testagem para COVID-19 em quase 100 servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Serão testados, todos que trabalham no AME (Emergência), no SAMU, os Motoristas de Ambulâncias, TFD e dos veículos leves que viajam para fora do Município transportando pacientes para consultas, exames e procedimentos.

Essas ações estão sendo adotadas em função da necessidade de garantirmos a proteção e a prevenção para toda a nossa equipe e consequentemente, para toda a população que utiliza os serviços de saúde do Município.

O Governo da Mudança não para de trabalhar e novas medidas de combate ao coronavírus serão implementadas nos próximos dias, para que nosso Município ultrapasse e vença esse momento tão difícil que o Mundo está vivendo.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

Hoje (21) será realizada uma Live Extraordinária sobre o COVID-19, às 9h e será transmitida na página oficial do facebook da Prefeitura de Governador Mangabeira. Participe!

Foto : Reprodução

A Bahia soma nesta quarta-feira (20) 362 mortes relacionadas à epidemia do novo coronavírus. O número corresponde a 36 novos falecimentos em relação ao balanço da terça feira. Entre os infectados, são 11.197 casos confirmados desde o começo da pandemia, mas 2.377 registrados desde 19 de maio aguardam validação dos municípios.

Considerando o total de casos com ou sem essa validação, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) informou que 3.216 pacientes já foram recuperados na Bahia, enquanto 7.619 pessoas permanecem monitoradas por manterem o vírus ativo. Na Bahia, 1.744 profissionais da saúde testaram positivo para Covid-19.

Taxa de ocupação

O SUS dispõe no momento de 1.365 leitos para Covid-19 no estado, 688 deles ocupados – taxa próima de 50%. Para UTI adulto e pediátrica, dos 547 leitos exclusivos para o coronavírus, 327 possuem pacientes internados. A taxa de ocupação, neste caso, é de 59,8% .

O Lacen concluiu 38.694 exames do tipo RT-PCR, que é o mais recomendado para identificar o coronavírus. Mais 3.653 amostras estão em análise laboratorial.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que ontem, 20 de maio de 2020, foram confirmados mais 03 (três) casos de COVID-19. Um dos casos, é caminhoneiro e, em retorno de viagem de outro Estado, apresentou sintomas e foi testado no nosso município. O segundo caso é morador do município e trabalha em outra cidade e o terceiro caso confirmado na data de hoje, após receber visitas de familiares de outro município, apresentou sintomas e, após avaliação médica, foi testado.

Ressaltamos que, dos 10 (dez) pacientes confirmados, em nosso município, 06 (seis) já receberam alta médica e quatro pacientes estão em isolamento domiciliar, com evolução estável do quadro clínico. Encontram-se em monitoramento pela vigilância epidemiológica 59 pessoas, e dessas, 08 (oito) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados. A distribuição geográfica dos casos confirmados no município se apresenta com 08 (oito) casos na zona urbana e 02 (dois) casos na zona rural.

O boletim epidemiológico Nº 65 registra ainda 49 casos descartados para Covid19.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Superintendência de Educação Aberta e a Distância (SEAD) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abre inscrições para seleção de professores formadores, professores orientadores e tutores a distância para a Especialização em Ensino de Ciências – Anos Finais do Ensino Fundamental “CIÊNCIA É DEZ!”.

São oferecidas 4 vagas para professor formador, 35 vagas para professor orientador e 10 vagas por módulo para tutores a distância. As inscrições online ocorrem no período de 25 a 29 de maio de 2020.

Para concorrer às vagas de tutor a distância, o candidato deve possuir formação acadêmica de nível superior de Licenciatura em Biologia, Física, Química ou Ciências Naturais, com Curso de Pós-Graduação em Ensino de Biologia, Ensino de Química, Ensino de Física, Ensino de Ciências e/ou áreas afins ou em Educação. Além disso, deve possuir, no mínimo, um ano de exercício no magistério básico ou no magistério superior. A bolsa para tutor a distância é no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).

As inscrições para professor formador e professor orientador se destinam a professores da UFRB com formação acadêmica de nível superior de Licenciatura em Biologia, Física, Química ou Ciências Naturais, com Mestrado ou Doutorado em Ensino de Biologia, Ensino de Química, Ensino de Física, Ensino de Ciências e/ou áreas afins ou em Educação. A bolsa para professor formador ou orientador I é no valor de R$1.300,00 (mil e cem trezentos) e para professor formador ou orientador II é no valor de R$1.100,00 (mil e cem reais).

As atividades dos professores formadores e professores orientadores estão previstas para iniciarem em 25 de junho de 2020. Já para tutores a distância, as atividades iniciam em 06 de julho de 2020.

 

Fonte: UFRB

Foto: Divulgação / Coelba

Os beneficiários do auxílio emergencial na Bahia já podem pagar a conta de energia com o cartão virtual da Caixa Econômica Federal. A Coelba, por meio da Flexpag, incorporou a modalidade à plataforma de pagamento no site da distribuidora. Desta forma, os clientes podem quitar, inclusive, faturas de meses anteriores caso estejam em aberto.

O cartão de débito virtual da Caixa é disponibilizado gratuitamente pelo banco e deve ser emitido por meio do Internet Banking ou o aplicativo Caixa. Para efetuar o pagamento da fatura de energia, o cliente precisa acessar o site da Coelba (clique aqui). Na página inicial, é necessário clicar no banner “pagar faturas no cartão e, em seguida, será direcionado a agência virtual para acesso com login e senha.

A iniciativa também beneficia clientes baixa renda cadastrados na Tarifa Social que ultrapassem 220 kwh, limite de isenção da tarifa estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto :Divulgação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais (Inep) anunciou hoje (20) o adiamento do Enem 2020. Em nota divulgada pelo Inep, as provas serão adiadas entre 30 a 60 dias, em relação ao previsto nos editais, podendo ocorrer em dezembro ou janeiro.

"Atento às demandas da sociedade e manifestações do Poder Legislativo em função do impacto da pandemia do Coronavírus no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Ministério da Educação (MEC) decidiram pelo adiamento da aplicação dos exames nas versões impressa e Digital. As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao previsto nos editais", diz trecho da nota.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou através do Twitter na manhã desta quarta-feira (20) a chegada de 100 monitores multiparamétricos no estado para a abertura de mais 100 leitos de UTI para tratar infectados pelo coronavírus. De acordo com o gestor, os aparelhos serão distribuídos entre Salvador e interior.

“Bom dia! Já estão na #Bahia 100 monitores multiparamétricos para abrir mais 100 leitos de UTI. Mandamos um avião do @governodabahia buscar ontem os equipamentos em #MinasGerais e eles já estão em solo baiano para serem distribuídos hoje a hospitais de #Salvador e do interior”, escreveu.

De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), dos 1.293 leitos disponíveis do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para Covid-19, 683 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 53%. Em relação aos leitos de UTI adulto e pediátrico, dos 527 leitos exclusivos para o coronavírus, 342 possuem pacientes internados, o que significa uma taxa de ocupação de 65%.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação/Prefeitura de Coração de Maria

O município de Coração de Maria, a cerca de 111 km de Salvador, passa a ter toque de recolher a partir desta quarta-feira (20). A informação é da prefeitura, e a ação segue decreto publicado na terça-feira (19), no Diário Oficial do município.

O toque de recolher, que será válido por 15 dias, é uma das medidas adotadas para combate à pandemia do coronavírus. Até a manhã desta quarta-feira, tinham sido registrados dois casos de pacientes infectados com a Covid-19, em Coração de Maria.

O toque de recolher proíbe a circulação de pessoas e veículos entre 20h e 5h. A ação contará com a colaboração da Policia Militar que garantiu apoio efetivo na fiscalização e cumprimento do decreto.

Apesar de ter poucos casos confirmados, a prefeitura informou que o toque de recolher foi definido ao considerar a proximidade do município com a cidade de Feira de Santana, onde tem aumentado muito o número de casos de Covid-19. Os casos em Feira de Santana passam de 180, com duas mortes.

Confira todas as cidades na Bahia que já decretaram toque de recolher:

Alagoinhas

Brejões (Decretado pela Prefeitura)

Conceição do Coité (Decretado pela Prefeitura)

Curaçá (Decretado pela Prefeitura)

Ibirataia (Decretado pela Prefeitura)

Ipiaú (Decretado pelo Governo)

Itabuna (Decretado pelo Governo)

Jequié (Decretado pelo Governo)

Juazeiro (Decretado pela Prefeitura)

Lauro de Freitas (Decretado pela Prefeitura)

Madre de Deus

Maragogipe (Decretado pela Prefeitura)

Retirolândia (Decretado pela Prefeitura)

Ubaíra (Decretado pela Prefeitura)

Valente (Decretado pela Prefeitura)

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que dos 07 (sete) pacientes confirmados, em nosso município, 06 (seis) já receberam alta médica e que apenas um paciente continua cumprindo o isolamento domiciliar, com evolução estável do quadro clínico. Estão em monitoramento pela vigilância epidemiológica 50 pessoas, e dessas, 10 (dez) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

Informamos que hoje, 19 de maio de 2020, foi confirmado também, através da SESAB, mais um paciente testado positivo para COVID-19 em outro Estado. Trata-se do acompanhante do paciente anterior, e que ainda se encontra cumprindo quarentena no Estado do Tocantins.

O boletim epidemiológico Nº 64 registra ainda 47 casos descartados para Covid19. Nossos números são dinâmicos e, na medida em que as investigações clínicas e epidemiológicas avançam, os casos são reavaliados, sendo passíveis de reenquadramento na sua classificação.

 

Fonte: ASCOM

Foto : Fernando Vivas/GOVBA

Médicos da China observam que o coronavírus se manifesta de forma diferente entre pacientes de um novo foco na região nordeste do país, em comparação com o surto original em Wuhan. Segundo a agência Bloomberg, os dados sugerem que o patógeno pode estar em mutação de maneiras desconhecidas, o que torna mais complicado eliminá-lo.

De acordo com o médico chinês Qiu Haibo, especializado em cuidados intensivos, pacientes nas províncias de Jilin e Heilongjiang, no norte do país, parecem portar o vírus por um período mais longo, e seus testes demoram mais para dar negativo. Infectados na região nordeste também parecem levar mais do que uma a duas semanas para apresentar sintomas, diferentemente do que aconteceu em Wuhan. O atraso dificulta a identificação de casos pelas autoridades e espalha o vírus mais facilmente.

Cerca de 46 casos foram registrados nas últimas duas semanas, espalhados por três cidades - Shulan, Jilin e Shengyang - em duas províncias. Novas medidas de confinamento foram instituídas devido ao surto, em uma região de 100 milhões de pessoas.

 

Fonte: Metro1

Um homem de 56 anos é procurado pela família há três dias, após desaparecer de Humildes, distrito de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador. Segundo os familiares, Evaldo dos Santos Borges sumiu na manhã de domingo (17).

Segundo Rosália dos Santos, o irmão tem depressão, mas não apresentava crises. Ela relata que ele escondeu a chave, para fugir de casa.

"Ele só teve crises no começo. Nunca mais ele teve. Na noite de sábado (16), eu percebi que a chave de casa tinha sumido. Perguntei então se ele pegou, mas ele disse que não. Então fui dormir. No domingo, quando fui fazer o café, ele já não estava mais em casa", disse.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Reprodução / Instagram

O prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), divulgou na noite desta terça-feira(19), que foi confirmado o primeiro caso da Covid-19 na cidade. O anúncio foi feito em vídeo divulgado nas redes sociais.

Segundo o gestor, a paciente, de aproximadamente 30 anos, contraiu a doença em Vitória da Conquista, e se encontra em insolamento na sua residência na cidade de Bom Jesus da Lapa, sendo acompanhada pela equipe médica da Secretaria de Saúde do município. Eures destacou, que a doença demorou muito para chega em Bom Jesus da Lapa, considerando que várias cidades da região já tinha registrado casos.

“Finalmente chegou em Bom Jesus da Lapa, o que nós temíamos que chegasse. Esse vírus está interiorizando agora, chegando em todas as cidades da Bahia e do Brasil. Agora chegou a vez de Bom Jesus da Lapa”, disse.

O gestor frisou ainda, que o município irá tomar novas medidas, e pediu a colaboração de todos os lapenses, que deverá sair de casa só quando necessário, e não deixar de fazer o uso da máscara de proteção. E já agora a noite será publicado um novo decreto fechando novamente o comércio de Bom Jesus da Lapa e proibido circulação de transporte intermunicipal e municipal do interior do município para sede.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

A Polícia Militar informou que o capitão Marcelo de Souza Moura, de 41 anos, morreu na manhã desta quarta-feira (20), em Jequié, vítima do novo coronavírus.

Segundo nota de pesar da corporação, o oficial era lotado na CIPE (Companhia Independente de Policiamento Especializado) Central daquele município e estava internado no Hospital Geral Prado Valadares desde o dia 5 deste mês.

Marcelo, que integrava a PM-BA há 21 anos, deixa esposa e um filho.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.