Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 16 de Setembro de 2019
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação

O filho do proprietário de uma tradicional sorveteria de um bairro da Cidade Baixa, em Salvador, foi preso em flagrante pelas guarnições da Rondesp Central com uma arma de fogo, munição e uma grande quantidade de maconha.

De acordo com informações da polícia, o jovem foi abordado durante uma operação no bairro de Sussuarana. Na ocasião, foi encontrado dentro do veículo uma quantidade de maconha e um carregador de pistola. Após deslocamento para casa do jovem, no bairro de Monte Serrat, na Cidade Baixa, foi detectado uma pistola calibre 380.

O jovem foi preso e encaminhado para Central de Flagrante, na Avenida Tancredo Neves, onde passará por audiência de custódia. Ele responderá por porte ilegal de arma de fogo.

 

Fonte: Varela Notícias

Foto: Divulgação/CBM-BA

Um resgate inusitado foi realizado por bombeiros militares do 17° grupamento, em Barreiras, no Oeste da Bahia, na tarde desta quarta-feira (11). Três filhotes de cachorro foram retirados de um buraco de cerca de dois metros, em uma área militar, no bairro Morada da Lua.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), os filhotes estavam há cerca de 30 dias no local, que teria se formado após uma árvore cair em um barranco.

Ainda conforme o CBM, a suspeita é de que os bichinhos foram deixados no local pela própria mãe deles, uma vez que a cadela entrava diariamente no buraco para amamentá-los.

Também há a informação de que os bichos fazem parte de uma ninhada de oito cães nascida na mesma área. O restante dos filhotes, que não estavam presos, foi levado para uma ONG por policiais militares.

Ainda segundo informações, após serem resgatados, os filhotes foram encaminhados para atendimento veterinário e devem passar por exames.

 

Fonte: Correio da Bahia

Foto: Divulgação

O juiz de Direito Pedro Silva Correa, de Inhuma, em Goiás, negou pedido de indenização por dano moral que uma fã pleiteava por cancelamento de ingresso para o show de Sandy e Júnior. O magistrado verificou que a mulher não preencheu o cadastro do site da forma completa, entendendo não ser ilícita a conduta da empresa ao cancelar a compra.

A mulher alegou que depois de realizar a compra de três ingressos para o show de Sandy e Júnior foi surpreendida com o cancelamento da compra. A empresa argumentou que a compra da fã não foi efetivada porque não preencheu o cadastro do site de forma completa (mais especificamente, sem constar o endereço).

Ao analisar o caso, o juiz ressaltou que a turnê da dupla "Sandy e Júnior" causou "alvoroço" nacional entre os fãs e, por isso, seria correto a adoção de medidas de segurança por parte da empresa responsável pela venda de ingressos. Por isso, não considerou ilícita a conduta da empresa e, por conseguinte, negou o dano moral:

“Assim sendo, não verifico caracterizada nenhuma ilicitude por parte da reclamada ao realizar o cancelamento da compra dos ingressos da autora, pois esta deixou de atender a recomendação de preenchimento completo dos dados cadastrais”.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução

Câmara Municipal de Salvador aprovou, durante sessão nesta quarta-feira (11), o PL 45/2016, que proíbe a realização de eventos profanos na "quarta-feira de cinzas", após o Carnaval, como o já conhecido "arrastão".

"É um projeto que, aparentemente, é conservador, de cunho religioso, mas não há nesta Casa, pode ter igual, alguém mais Carnavalesco do que eu", afirmou o vereador Henrique Carballal (PV), autor do projeto.

Ele sugere que, como alternativa para manter a duração da festa, mais um dia poderia ser adicionado ao calendário do evento, antes do início oficial. "O Carnaval é uma festa religiosa, por incrível que possa parecer. Ele segue o calendário litúrgico da Igreja Católica. [...] É quando você extravasa todas suas relações com o mundo, como um período de preparação para a Semana Santa", justificou.

Agora, o PL segue para sanção, ou veto, do prefeito ACM Neto (DEM). "O prefeito é quem decide se quer desagradar a comunidade católica", concluiu.

 

Fonte: BNews

Foto: Divulgação SSP

Os policiais e bombeiros militares definiram um último prazo para que o governo tente negociar com a categoria: 8 de outubro. A decisão foi tomada hoje (11), após assembleia realizada na Adelba. A categoria busca a regulamentação da lei periculosidade, aprovada há 18 anos, segundo a Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra).

A assessoria do deputado e representante da Aspra, Soldado Prisco, afirmou que será feita uma carreata ainda hoje para pressionar o governo a abrir um canal de negociação.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

Uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho da Bahia (TRT5-BA) determinou que uma auxiliar de serviços gerais que prestava serviços para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, seja indenizada em R$10 mil por ter se contaminado com o vírus da hepatite C, enquanto trabalhava na unidade.

Segundo o tribunal, a mulher, entrou com ação em 2016 pedindo o reconhecimento de dano moral e material, lucros cessantes, pensão vitalícia e nulidade da despedida. Os argumentos foram contestados pelos empregadores e ainda cabe recurso.

Na ocasião, ela alegou que, além da contaminação, foi despedida do trabalho após retornar de uma licença de quatro meses para fazer o tratamento, autorizada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Apesar dos pedidos, o TRT só reconheceu o direito a indenização por danos morais, depois que o laudo técnico apontou que havia relação entre doença e o tipo de trabalho dela, que envolvia limpeza de sangue, uma das principais formas de transmissão da hepatite.

A decisão foi dada de forma unânime pela juíza Renata Sampaio Gaudenzi da 2ª Vara do Trabalho de Salvador, e pelos desembargadores Ivana Magaldi e Edilton Meireles, que fazem parte da turma.

 

Fonte: G1

Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) divulga o edital da seleção para novos integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero, Raça e Saúde (NEGRAS) e do Cursinho Popular Luiza Helena de Bairros. As inscrições estarão abertas no período de 16 a 21 de setembro, na internet.

Os interessados devem enviar suas respectivas cartas de intenção e currículo Lattes para o e-mail negras.ufrb.ccs@gmail.com. Ao todo, serão selecionados 15 discentes de cursos de graduação para preenchimento de 05 vagas e 10 vagas, respectivamente.

Para participar do NEGRAS, é necessário ter disponibilidade para reuniões às terças-feiras, das 17h às 19, no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRB, em Santo Antônio de Jesus. Para o cursinho popular, as vagas são para as disciplinas de Matemática, Biologia, Química, Português/Redação, Atualidades, História, Geografia e Física. É preciso ter disponibilidade para dar aulas às terças-feiras (das 19h às 21h), quintas-feiras (das 19h às 21h) ou nos sábados (das 8h às 12h ou das 14h às 18h).

O resultado será divulgado no dia 19 de setembro, por via eletrônica (e-mail dos selecionados), e no dia 20 de setembro por meio de lista impressa e fixada nos murais do CCS.

 

Mais informações aqui.

 

Confira o Edital da Seleção.

Ascom/prefeitura

Na manhã desta quarta-feira (11) estudantes da rede municipal de ensino de Cachoeira, no Recôncavo baiano e membros da Apae saíram da Câmara de Vereadores e sairam em caminhada pelas ruas da cidade com cartazes e faixas, juntamente os agentes de endemias para conscientizar e alertar a população sobre o devido descarte dos materiais sólidos, os cuidados com o lixo, além da não poluição do Rio Paraguaçu.

Nos últimos meses o Ministério da Saúde alertou que Cachoeira e 103 cidades da Bahia estavam afetadas pelo surto dos mosquitos transmissores da zika, dengue e chikungunya. Nestes mesmos meses a população do município apresentou sintomas das doenças, mas diagnosticadas pelos médicos do PSFs e do hospital que era apenas virose, mesmo sabendo que a cidade estava em situação de alerta.


Foto: Reprodução/G1

Moradores do bairro de Areia Branca, em Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, registraram o momento em que um homem passava mal em frente a um posto de saúde, sem ser atendido por funcionários que estavam no local.

O caso aconteceu na terça-feira (10). O homem, que estava ferido e convulsionava no chão, só foi atendido minutos depois por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), acionados pelos moradores.

O G1 entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas (Sesa) nesta quarta-feira (11), que informou que mesmo o paciente estando em frente ao posto de saúde, o deslocamento e socorro em vias públicas, residências e locais de trabalho só podem ser feitos pelo Samu,

A Sesa disse ainda que o paciente foi encaminhado para o Hospital Geral Menandro de Faria onde foi atendido pelo médico cirurgião e segue internado com quadro estável.

 

Fonte: G1

Foto: Ilustrativa

Um idoso foi assaltado por um homem de bicicleta na Rua Marieta Amâncio, em Santo Antônio de Jesus, nesta terça-feira (10). A vítima tinha acabado de sacar cerca de R$ 480.

Duas mulheres também foram alvos dos criminosos, sendo uma assaltada nas imediações do Clube do 100 e a outra próximo ao Estádio Municipal.

Já nesta quarta-feira (11), uma loja de celulares e assessórios, situada no centro da cidade foi assaltada por homens armados antes das 08h.

Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Até o momento, nenhum dos criminosos foi preso.

 

Fonte: Blog do Valente

Foto: Reprodução

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ajuizou ação civil pública contra a escrivã da Polícia Civil, Yvonne Christina Santana Germann, da 18ª Delegacia de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, por apropriação indevida de valores e objetos sob sua guarda.

Segundo o promotor de Justiça Everardo José Yunes, autor da ação, a servidora armazenava, em seu armário na delegacia, materiais entorpecentes como crack, cocaína, maconha, além de armas, correntes, aparelhos de celular, relógios, munições e anéis, dentre outros materiais sem identificação e sem vinculação a quaisquer procedimentos.

Além disso, segundo o promotor de Justiça, entre os anos de 2014 a 2018, Yvonne Christina apropriou-se indevidamente de R$ 13.351, 57, quantia oriunda de apreensões policiais. Na ação, o MP pede que a Justiça decrete o bloqueio de bens da acionada e a obrigue a devolver integralmente o valor de cerca de R$ 13 mil acrescidos ilegalmente ao seu patrimônio, a suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil e perda da função pública.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução / Blog Verdinho Itabuna

Um homem de 35 anos morreu após cair do 14º andar do prédio onde morava, na Avenida Garcia, no Centro de Itabuna, cidade do sul da Bahia. Ele estava debruçado na sacada da varanda, quando teve uma crise convulsiva e despencou.

De acordo com a família de Alisson Menezes de Araújo, ele sofria de convulsões. A esposa dele, que estava no local, viu toda a situação e tentou segurar Alisson, mas não conseguiu. A vítima morreu na hora.

A esposa dele ficou em estado de choque e recebeu atendimento médico. O corpo de Alisson foi levado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itabuna. 

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução/Marcelo Castro

Dois operários foram atropelados durante o serviço, na tarde desta quarta-feira (11), na Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô), em Salvador. O motorista do veículo modelo Duster seguia no sentido Nazaré, quando perdeu o controle do carro, atravessou o canteiro central e atropelou os dois homens, que estavam trabalhando com capinagem no momento. Uma placa também foi derrubada.

Em entrevista, o motorista do carro relatou que após uma curva leve, tinha uma rampa que o fez bater na calçada e o carro acabou invadindo o canteiro central e atravessando a pista no sentido Avenida Antônio Carlos Magalhães (ACM). “Infelizmente foi uma fatalidade”, declarou.

Cerca de 15 trabalhadores estavam no local no momento do acidente. Equipes do Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros atendimentos às vítimas, que foram identificadas como Lucas e Fernando. Eles foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Equipes da Transalvador estiveram no local para monitorar o trânsito que ficou lento, no sentido Avenida ACM. O motorista também vai passar por teste de alcoolemia.

 

Fonte: BNews

Foto: Carol Garcia/GOVBA
Cidade recebe homenagem porque foi palco de batalhas da independência do Brasil

Foi realizada uma reunião na última terça-feira (10), na Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia (Iphan-BA), entre o secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, Cleydson do Rosário, e a equipe da Diretoria de Patrimônio Imaterial. Na oportunidade, foi tratado sobre o início dos estudos preparatórios para o registro dos atos cívicos relacionados ao 25 de Junho de Cachoeira como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

Durante a reunião, o secretário informou os presentes sobre a historicidade de Cachoeira e também apresentou aos técnicos do Iphan materiais com registros historiográficos, tais como obras literárias, clippings de jornais e produções audiovisuais que subsidiarão o Instituto com um arcabouço de informações nesta primeira etapa do estudo.

O secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira avaliou o encontro como proveitoso, pois constatou que o Iphan está empenhado em fazer essa justa e devida homenagem a Cachoeira e seu povo, conforme ofício protocolado pelo secretário Cleydson do Rosário, na referida Superintendência, no dia 19 de julho de 2019.

O reconhecimento é necessário devido à extrema importância de difusão da verdadeira e originária história da Independência do Brasil, propagando-a para todo o país e consolidando o sentimento de pertença e estima de toda a população cachoeirana e do povo brasileiro.

 

ASCOM

Foto: Divulgação

O orégano é uma erva aromática muito utilizada como tempero na cozinha, especialmente de massas, saladas e molhos, além de também poder ser consumido na forma de chá ou óleo essencial. O nome científico do orégano é Origanum vulgare, essa planta possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias, podendo ser utilizadas tanto frescas quanto desidratadas.

1- Reduz a inflamação, por conter a substância carvacrol, que é responsável pelo cheiro e sabor característico do orégano, além de exercer efeitos anti-inflamatórios no organismo, podendo ajudar na recuperação do organismo frente a algumas doenças crônicas;

2- Previne o câncer, pois é rica em antioxidantes, como o carvacrol e o timol, que podem prevenir o dano celular causado pelos radicais livres;

3- Combate alguns tipos de vírus e bactérias, que podem causar infecções como gripes, resfriados e infecções urinárias. Aparentemente, o carvacrol e o timol diminuem a atividade desses microrganismos;

4- Favorece a perda de peso, pois o carvacrol pode alterar a síntese de gordura no organismo, além de exercer um efeito anti-inflamatório, favorecendo o emagrecimento;

5- Combate os fungos nas unhas, uma vez que possui propriedades antifúngicas;

6- Fortalece o sistema imunológico, pois é rico em vitamina A e carotenos, possuindo, portanto, grande poder antioxidante;

7- Acalma as vias respiratórias e fluidifica secreções, sendo esse benefício alcançado principalmente por meio da aromaterapia com orégano.

Foto: Ascom/ SSP-BA

Policiais e bombeiros militares marcaram para a tarde de hoje (11), às 15h, no clube Adelba, em Patamares, uma assembleia da categoria, de acordo com a Associação dos Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra).

Entre os temas que serão discutidos, estão melhorias no Planserv, solução para problemas do novo sistema RH, plano de carreira da categoria, o reajuste do benefício da Condição Especial de Trabalho (CET) e regulamentação da lei que prevê isenção de ICMS na compra de arma de fogo por servidores da segurança pública.

A categoria ainda busca a regulamentação da lei periculosidade, aprovada há 18 anos, segundo a Aspra.

A Aspra afirma que chegou a solicitar a intermediação do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ), Ordem dos Advogados do Brasil (seccional Bahia), Ministérios Público Federal e Estadual (MPE e MPF) e arcebispo primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, para o diálogo com o governo do estado.

A associação ainda diz que se reuniu durante toda a semana com representantes dos órgãos, mas ainda não obteve respostas.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução

Um homem de prenome Cosme foi encontrado sem vida em um rio, entre as comunidades do Riachão do Santíssimo e Riachão Grande, na zona rural de Conceição do Almeida, nesta última terça-feira, dia 10.

Cosme era alcoólatra e irmão gêmeo de Damiana, funcionária do Hospital Municipal de Conceição do Almeida. O corpo de Cosme foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus para ser necropsiado.

 

Fonte: Tribuna do Recôncavo

Foto: Reprodução

Uma jovem de 22 anos, da cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, denunciou ter sido agredida pelo ex-companheiro na frente do filho do casal, na madrugada do dia 25 de agosto. A vítima, Mayra Laura Buchler, só revelou a situação na terça-feira (10).

Por causa das agressões, ela teve a perna fraturada e hematomas em várias partes do corpo, como rosto, barriga, costelas, braços e seios. O caso foi registrado na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) da cidade. Até a manhã desta quarta-feira (11), o suspeito não havia sido preso.

De acordo com informações da delegacia, que confirmou o registro da ocorrência, uma testemunha e o suspeito ainda serão ouvidos. Em uma rede social, Mayra falou sobre a agressão e deu detalhes de como aconteceu.

“Fui agredida de forma brutal. Levei socos no rosto que me fizeram cair no chão, e mesmo assim continuei sendo chutada pelo agressor na barriga, costelas, braços e perna (onde houve a fratura). Se estou viva hoje, foi devido às pessoas de alma boa que, ao passarem por ali, me socorreram, pondo fim nas agressões. Ainda estou em recuperação tanto fisicamente quanto emocionalmente, que me pego perguntando até onde iriam as agressões se não tivessem me prestado socorro”, escreveu ela.

A vítima falou também sobre o fato das agressões terem acontecido na frente do filho. “O mais banal foi que aconteceu tudo na presença do meu filho, e me senti impotente e com medo do que poderia acontecer a mim e a ele”, disse.

A jovem ainda desabafou que, enquanto enfrenta dificuldades por conta das agressões, como a fratura na perna, o suspeito está solto e segue a vida tranquilamente.

“Eu fiquei pulando de um pé só para colocar meu filho pra dormir (porque só queria a mim), a mama que meu filho tanto gosta de ter antes de dormir (acabou. Devido ao trauma que passei só fazia perder sangue). Dormir? Nem sei o que é dormir, meu filho acorda de 5 em 5 minutos apavorado devido a tudo que presenciou”, disse.

Mayra falou também que a família ficou desestruturada depois do caso.

“Minha família? Desestruturada com tudo que houve, mas se mantendo forte para que eu não desista da vida. Amigos? Me ligando o tempo todo pra saber se ainda estou viva e respirando. Isso é justo com quem? Para quem? Vamos acabar com o silêncio, esse silêncio que nos mata e dá poder a esses agressores. Eu fui vítima, sua filha pode ser um dia, ou sua mãe. Se perguntem: ‘E se fosse comigo?'”, questionou ela.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução

Um homem identificado como Edcarlos Souza Pitanga, 33 anos, foi morto na madrugada desta quarta-feira (11), com cerca de seis tiros, no Bairro do Novo Paraíso, em Conceição do Almeida.

Segundo informações, o crime aconteceu dentro da residência da vítima, na frente da esposa e do filho.

O corpo de Edcarlos foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus. Ainda não há informações sobre autoria e motivação do crime. 

Foto: Ascom/SSP-BA

Cerca de R$ 40 milhões serão pagos para policiais militares, civis e técnicos que conseguiram reduzir, os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), em pelo menos 6%, na Bahia. No total, serão 25,3 mil servidores contemplados, entre eles 19.590 militares, 4.355 civis, 841 técnicos e 563 que atuam em superintendências da SSP.

Esse numero resultou do primeiro semestre de 2019, numa comparação com o mesmo período do ano passado. A iniciativa do Governo do Estado faz parte do Prêmio por Desempenho Policial (PDP), ação desenvolvida pela Secretaria da Segurança Pública (SSP), que busca incentivar e reconhecer os esforços no combate à criminalidade.

 

Criado em 2013, o PDP já pagou R$ 172 milhões a 132,5 mil servidores. “Buscamos sempre valorizar o nosso servidor com novos equipamentos, ampliação das equipes através de concursos, modernização do trabalho com incremento de novas tecnologias, entre outras medidas. O PDP é mais uma ferramenta que reconhece o esforço de todos”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Foto: Carol Garcia / GOVBA

Após a decisão da Petrobras de desocupar o Edifício Torre Pituba até o final do ano e encerrar suas atividades na Bahia, o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindipetro) estima a demissão de 2,5 mil funcionários terceirizados e o remanejamento de 1,5 mil trabalhadores concursados para outros estados.

A previsão do Sindipetro é que, caso a decisão seja mesmo confirmada, a transferência interna dos funcionários comece no mês de novembro, com continuidade em dezembro, e término em janeiro de 2020.

O presidente do Sindipetro, Radiovaldo Costa, disse ao bahia.ba que a medida não tem caráter econômico, técnico, financeiro ou logístico, mas “inteiramente político”.

“O prédio dá todo suporte operacional e logístico. O que a Petrobras está fazendo é tirar o suporte da Bahia, levando para os outros estados: Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo. A intenção da Petrobras é sair completamente do Nordeste, com ênfase na Bahia”, ressaltou.

“É um prejuízo incalculável para a Bahia. Teremos milhares de desempregados e será também um baque para a economia do estado. Várias fábricas serão fechadas. Agora, estamos nos mobilizando para tentar evitar o fim das atividades da Petrobras. Estamos falando com o governo, com os políticos, deputados, senadores. Não podemos ficar parados”, destacou.

Segundo ele, a Bahia é o estado onde a Petrobras tem mais atividades econômicas no Nordeste. “Aqui as atividades são mais diversificadas”, disse.

“Na Bahia a Petrobras tem a RLAM (refino), Transpetro (logística) Fafen (fertilizantes, ureia e amônia) PBIO (Biodiesel), Termoelétricas (energia), Campos Terrestres (produção de petróleo e gás) e EDIBA (prédio administrativo)”, enumerou.

Frente parlamentar na Alba

Além de uma audiência pública na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) para discutir os impactos que serão causados ao estado com o encerramento das atividades da Petrobras, os deputados estaduais vão criar uma frente parlamentar em defesa do funcionamento da estatal na Bahia.

A audiência pública acontecerá no dia 23 de setembro, às 9h, no auditório Jorge Calmon, na Alba, e contará com a presença de deputados estaduais, federais e trabalhadores da estatal.

Rui pede esclarecimentos

No programa “Papo Correria”, que apresenta em suas redes sociais, o governador  Rui Costa (PT), pediu um posicionamento oficial sobre a desocupação da Petrobras no prédio Torre Pituba. “Se quer comunicou à sociedade o que pretende fazer”, disse.

“Infelizmente, o nosso país passa por um momento difícil. Resolveram criar mais dificuldade pro povo brasileiro do que já vinha passando. As ferramentas que poderiam gerar emprego e renda pra população estão fechando, privatizando. Infelizmente, a gente não vê luz no fim do túnel”, ressaltou o petista.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação/ MP-BA

Uma tonelada de carnes e laticínios de origem clandestina foi apreendida ontem (10) na cidade de Planalto, centro-sul baiano.

A operação conjunta foi realizada pelo Ministério Público estadual (MP-BA), pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e pela Vigilância Sanitária Executada com apoio da Polícia Militar.

A ação percorreu pontos de abate clandestino de animais e supermercados, onde foram recolhidos produtos em condições impróprias ao consumo, a exemplo de queijos, presuntos e manteiga fora da validade.

Para combater a comercialização de carne clandestina, segundo o MP-BA, será realizada uma campanha educacional para conscientizar a população local.

 

Fonte: Metro1

Reprodução

Funcionários dos Correios entraram em greve geral por tempo indeterminado noite desta terça-feira (10), segundo o portal G1.

A categoria quer impedir a redução dos salários e de benefícios, e é contra a privatização da estatal, que foi incluída no mês passado no programa de privatizações do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em nota, a direção dos Correios informou ter participado de 10 encontros com os representantes dos trabalhadores para apresentar propostas dentro das condições possíveis, "considerando o prejuízo acumulado na ordem de R$ 3 bilhões".

 

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Reprodução/Varela Notícias

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), anunciou nesta terça-feira (10) que, com a construção do novo Centro de Convenções de Salvador, a capital baiana irá sediar a Bienal do Livro 2020.

“Não quero alimentar polêmicas, esse não é o espaço, mas nós somos a cidade da diversidade, onde qualquer tipo de censura é proibida, porque essa é a essência do nosso povo”, disse Neto, se referindo ao episódio em que o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, determinou a retirada do livro “Vingadores, a cruzada das crianças” da bienal, alegando que havia conteúdo sexual para menores.

“Fico feliz porque a última vez que nós sediamos uma bienal foi em 2013. Agora estamos acertados, a palavra foi dada e será a maior bienal de todos os tempos”, comemorou.

“Sei que essa disputa saudável com o Rio de Janeiro sempre aconteceu. Eu adoro o Rio, mas sempre que puder puxar sardinha para o meu lado eu vou puxar”, brincou. “Agora o Brasil inteiro vai saber que ano que vem a bienal será na primeira capital do Brasil”, anunciou.

 

Fonte: Varela Notícias

Foto: Reprodução/ Leitor Notícias de Santaluz

Um homem morreu nesta terça-feira (10) em um acidente na BA-416, na região de São Domingos (BA). Ele dirigia um caminhão carregado de fibra de sisal, que acabou tombando depois de invadir a contramão e sair da pista em uma reta próximo ao antigo chafariz.

De acordo com o Notícias de Santaluz, a suspeita é que o motorista tenha passado mal ou cochilado ao volante. A Polícia Civil investigará o caso. A carga foi transferida para outro caminhão.

 

Fonte: BNews

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Fúria do mar causa destruição em Arembepe - BA
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.