Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Domingo , 26 de Janeiro de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto : Pedro Moraes/GOVBA

Um homem de 25 anos ainda sem identificação morreu na manhã deste domingo (19) na praia do Porto da Barra. De acordo com testemunhas, o rapaz bateu a cabeça nas pedras após pular do cais para a água nas imediações do Forte de Santa Maria.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiro foram mobilizadas para o local, mas já encontraram o homem sem vida. Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica foi acionada para fazer a remoção do corpo.

Este é o terceiro caso de morte registrado na localidade, os outros dois por afogamento, em menos de um mês.

 

Fonte: Metro1

Foto: Agência Brasil

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abre amanhã (21) o calendário dos processos seletivos federais que usam o Enem como critério de seleção. Neste semestre, o Sisu vai ofertar 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. O prazo para se inscrever vai até sexta-feira (24).

Para participar do Sisu, é preciso ter feito o Enem 2019 e ter tirado nota acima de zero na prova de redação. Na hora da inscrição no processo seletivo é preciso informar o número de inscrição do Enem e a senha atual cadastrada na Página do Participante.

A nota do Enem está disponível desde sexta-feira (17) tanto no aplicativo, quanto na própria Página do Participante. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na hora da inscrição. Caso o candidato tenha esquecido a senha, pelo próprio sistema é possível recuperá-la.

É essa senha que deve ser usada na hora da inscrição no Sisu. O número de inscrição, que é solicitado também para participar da seleção, está disponível para cada estudante na Página do Participante.

Cálculo da nota

Na hora da inscrição, é possível escolher até duas opções de curso, de acordo com a ordem de preferência.

Alguns cursos, no entanto, têm certas restrições. O Sisu dá liberdade para as instituições de ensino definirem como usarão o Enem. Assim, determinado curso pode exigir, por exemplo, uma média mínima no Enem - que é a soma de todas as notas obtidas nas provas do exame, dividida por cinco - ou mesmo uma nota mínima em determinada prova. Isso faz com que, dependendo da nota obtida, estudantes não sejam classificados para determinados cursos.

É possível também conferir pesos diferenciados para as provas. A nota em ciências da natureza ou em matemática pode valer mais para um curso de física ou química, por exemplo. Dessa forma, a nota do estudante pode variar dependendo do curso para o qual ele está concorrendo.

Nota de corte

Uma vez por dia, o Ministério da Educação (MEC) divulga na página do Sisu as notas de corte, que são as menores para os candidatos ficarem entre os selecionados na modalidade escolhida. A nota de corte é calculada com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição. Ela não garante que o estudante seja selecionado.

É possível alterar as opções de curso feitas até o final do período de inscrição. O Sisu considera válida a última opção registrada pelos estudantes.

Reservas de vagas

Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu oferecem vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam ainda uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

No momento da inscrição, o participante deve optar por uma dessas modalidades, de acordo com o seu perfil. Os estudantes concorrem apenas com os demais candidatos que fazem a mesma opção, seja pela ampla concorrência ou por alguma política afirmativa. O sistema selecionará, entre eles, os que obtiveram as melhores notas no Enem de 2019.

Cronograma

As inscrições para o Sisu podem ser feitas de 21 a 24 de janeiro. No dia 28 de janeiro será divulgado o resultado da seleção. Os estudantes que forem aprovados deverão fazer a matrícula nas instituições de ensino entre 29 de janeiro e 4 de fevereiro.

Aqueles que não forem selecionados poderão ainda participar da lista de espera. O prazo para se candidatar é de 29 de janeiro a 4 de fevereiro. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas próprias instituições de ensino, entre 7 de fevereiro e 30 de abril.

Próximos processos seletivos

Além de participar do Sisu, os estudantes podem usar as notas do Enem para concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro. Podem também se inscrever no Programa de Financiamento Estudantil (Fies), de 5 a 12 de fevereiro.

Os estudantes podem ainda usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com mais de 40 instituições portuguesas.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem como forma de seleção independente dos programas de âmbito nacional. Os estudantes podem, portanto, consultar diretamente as instituições nas quais têm interesse em estudar.

 

Fonte: Agência Brasil

Foto : Reprodução

O prazo para aproveitar o desconto de 10% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2020 vai até o dia 10 de fevereiro para pagamentos feitos em cota única. Existe ainda a opção de pagamento com 5% de desconto para quem fizer a quitação do valor integral do imposto no dia do vencimento da primeira das três cotas do parcelamento padrão do imposto, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo.

Outra possibilidade é o parcelamento do IPVA em três vezes, bastando, para isso, observar os vencimentos das cotas no cronograma de pagamento do imposto. O cronograma se estende até o fim do mês de outubro. O proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2020. No entanto, o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deverá ser efetuado até 1º de junho de 2020.

Todas as informações podem ser consultadas no site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), no Canal Inspetoria Eletrônica, botão IPVA, ou do call center da Sefaz-BA, pelo 0800 071 0071.

 

Redução

O IPVA está, em média, 3,56% mais barato para os contribuintes baianos em 2020. A queda mais acentuada com relação ao IPVA 2019 beneficiou os utilitários, que vão pagar 4,35% a menos. Em seguida vêm os automóveis, com 4,20%. Para ônibus e micro-ônibus, o imposto ficará 3,93% menor. Já para as motos e caminhões a queda no valor do imposto será de 2,72% e 2,62%, respectivamente.

Os novos valores baseiam-se em pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), com base nos preços praticados no Estado em outubro de 2019. O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado. A frota tributável da Bahia é de cerca de dois milhões de veículos. O valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o veículo foi emplacado.

 

Fonte: Acorda Cidade


Foto: Divulgação/TRE-BA

O prazo de regularização para os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado vai até o dia 6 de maio de 2020. Após esse período, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro. Além disso, sem o documento regularizado, o indivíduo fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O eleitor pode verificar a situação do seu título através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno das eleições de 2020 será realizado no dia 4 de outubro.

 

Fonte: Metro1

 

Foto: Reprodução

Um homem foi morto a facadas enquanto tentava separar uma briga, em Santo Antônio de Jesus, 187 km de Salvador, na madrugada deste sábado (18).

De acordo com policiais, o esposo não aceitou a interferência da vítima durante confusão familiar e acabou esfaqueado o homem. A esposa do acusado do crime não ficou ferida.

Conforme relatos de populares, os vizinhos acionaram a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), contudo ao chegar no local, a vítima identificada como Wesley estava morto. A Polícia Civil foi acionada e isolou a área até a chegada de agentes do Departamento de Polícia Técnica.

O acusado do crime fugiu do local, e a polícia realiza diligências no local a busca na localidade.

 

 

Fonte: BNews

 

 

Foto: Reprodução

Apesar dos erros na correção da segunda prova do Enem admitidos pelo ministro Abraham Weintraub, o Ministério da Educação (MEC) decidiu pela manutenção das datas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), responsável pela realização da prova, a situação, que teria sido causada por uma falha no projeto gráfico do exame, deve ser resolvida até segunda-feira (20) e por isso a hipótese de adiamento nas inscrições não é considerada. Um e-mail foi disponibilizado pelo Inep (enem2019@inep.gov.br) para receber reclamações dos participantes.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária está de volta! A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, estará realizando na próxima terça-feira, 21, às 07h, a abertura das feiras na Praça João XXIII. Os agricultores comercializarão o que há de melhor da agricultura familiar. São várias opções para servi-lo, tudo no precinho camarada! Compareça!!

 

Fonte: ASCOM

Foto: Ediomário Catureba/Portal Bacia do Jacuípe

O adolescente de 13 anos que desapareceu enquanto tomava banho em um açude, com os amigos, em Baixa Grande, no centro-oeste da Bahia, foi encontrado morto, nesta sexta-feira (17). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o corpo de Bruno de Jesus Silva foi encontrado por volta das 12h.

De acordo com informações levantadas junto à delegacia da cidade, por volta das 16h de quinta-feira (16), um grupo de jovens nadava no açude da Pecuária, quando um deles se afogou e desapareceu. Não há detalhes sobre as circunstâncias do afogamento. Na tarde desta sexta, a Prefeitura de Baixa Grande divulgou uma nota de pesar lamentando a morte do adolescente.

 

Fonte: G1

Reprodução / Google Maps

Uma criança morreu após cair de uma escada no primeiro andar em uma residência, na localidade do Alto do Coqueirinho, no bairro de Itapuã, na quinta-feira (16).

De acordo com relato de populares, a vítima foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Itapuã, em seguida conduzida para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos.

Segundo a avó da criança, Sra. Leda, ao chegar na UPA foi informada que a menina precisava de transferência, contudo não tinha ambulância disponível no local. “Chegamos no posto de saúde, e após exames foi constatado que minha neta precisava de transferência. Nós esperamos, mas como não tinha ambulância, os pais levaram a criança ferida no carro do vizinho, mas ao chegar no HGE não teve mais jeito, ela morreu”, afirma.

O sepultamento da criança foi ás 14h, no cemitério de Itapuã, desta sexta.

 

Fonte: BNews

Foto: Ediomário Catureba/Portal Bacia do Jacuípe

Um adolescente de 13 anos desapareceu enquanto tomava banho em um açude, com os amigos, em Baixa Grande, no centro-oeste da Bahia.

De acordo com informações levantadas junto à delegacia da cidade, por volta das 16h de quinta-feira (16), um grupo de jovens nadava no açude da Pecuária, quando um deles se afogou e desapareceu. Não há detalhes sobre as circunstâncias do afogamento.

A delegacia informou que já acionou o Corpo de Bombeiros para iniciarem as buscas pelo adolescente.

 

Fonte: G1

Foto : Reprodução

Quem é fã de verdade do Big Brother Brasil vai ficar ligado nas redes sociais na tarde desta sexta-feira (17). Apesar da 20ª edição do reality só começar no dia 21, a casa mais vigiada do Brasil será apresentada ao público por um time de digitais influencers, entre eles está a representante baiana Lorena Improta.

Ela é uma das influencers que vai entrar na casa, à convite da TV Globo, pelo projeto BBBXP20, para dar alguns spoilers do que os novos competidores vão encontrar. Os participantes serão apresentados neste sábado (18).

Eles estarão dentro da casa por volta das 15h30, quando devem publicar e mostrar detalhes de como será a nova residência do BBB 20, que terá um muro separando os anônimos dos famosos. Tudo, segundo os influenciadores, será mostrado em suas respectivas redes sociais.

Além de Lore, estão também Thaynara OG, Justin Neto, Jade Seba, Fernanda Catania (Foquinha), Nayara Rattacasso, Matheus Mazzafera, Gina Indelicada e a blogueira Laura Brito.

Em seu perfil, Lore contou a novidade aos seus milhões de seguidores. "EITAAAAA  fui convidada para participar do #BBBXP2020 e estou ansiosaaaaa! Fiquem ligados nos meus stories amanhã, por volta das 15:30, pq vou poder dar uns spoilers para vocês  nem eu sei direito o que vai acontecer ainda... mas vou precisar da ajuda de VOCÊS pra entrar na casa mais vigiada do Brasil e poder mostrar tudo em primeira mão! Conto com vcs, hein? Aguardem!! Obrigada, @redeglobo @bbb e @jbboninho pelo convite", escreveu.

 

Fonte: BNews

Foto: ilustrativa

Um carro foi tomado de assalto na noite desta quinta-feira, 16, no trevo do município de Muritiba. Segundo informações, o veículo modelo Fiat Palio Weekend de placa OKO-7805 (Licença de Governador Mangabeira) foi roubado por dois homens armados a bordo de uma motocicleta, por volta das 19h. Qualquer informação que leve ao paradeiro do carro ligue 190 (PM) ou para a Delegacia de Polícia mais próxima.

 

Fonte: Forte na Notícia

Imagem: Google Street View

Uma mulher morreu após ser espancada dentro da própria casa, no município de Lauro de Freitas, nessa quarta-feira (15). O suspeito do crime é o companheiro dela, preso em flagrante.

Segundo o G1, a vítima foi identificada como Joanice de Almeida, de 38 anos. O corpo dela foi encontrado por agentes da 52ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Lauro de Freitas).

Já o suspeito foi identificado como Cláudio Bispo Araújo, preso depois que os policiais chegaram ao imóvel, na Rua Romualdo de Brito, onde ele vivia com Joanice. No local, os agentes também apreenderam uma barra de ferro, que pode ter sido usada na arma do crime. Araújo e a barra foram levados para a delegacia de Lauro de Freitas, onde o caso será investigado.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) chegou a ser acionada, mas já encontraram a vítima morta. O corpo da mulher foi levada para o Instituto Médico Legal (IML) de Salvador.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

Investir em tecnologia digital se torna cada vez mais essencial dentro do contexto escolar, não só como meio de se adequar às diretrizes propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), mas também objetivando um melhor desenvolvimento do trabalho da equipe escolar, bem como o progresso na aprendizagem dos nossos estudantes frente o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação.

Dessa forma, o Governo da Mudança, por meio da Secretaria Municipal de Educação, contempla escolas do Sistema Municipal de Ensino com novos notebooks, computadores e impressoras, incentivando cada vez mais na modernização dos recursos digitais nas escolas e de práticas pedagógicas a partir dos mesmos, objetivando desenvolver as habilidades e competências necessárias para o desenvolvimento tanto intelectual, quanto profissional dos servidores.

 

ASCOM

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Um homem foi executado a tiros na localidade do Bebe Água, zona rural do município de Sapeaçu, na noite de ontem, 16. Segundo informações, Wesley Alves dos Santos, de 22 anos, estava sentado na porta de casa com sua irmã quando foi surpreendido por dois homens armados que efetuaram disparos de arma de fogo em sua direção. Após o crime, os suspeitos fugiram do local.

O corpo foi removido para o DPT de Santo Antônio de Jesus. A autoria e motivação do crime serão investigadas pela Polícia Civil. Este foi o primeiro homicídio do ano no município.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto : Marcello Casal JrAgência Brasil

Hoje (17), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso às notas que obtiveram na avaliação. Para acessar os resultados é preciso informar, na Página do Participante, o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame.

Para acessar as notas na Página do Participante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, divulgou um passo a passo: 

- Ao entrar na página, logo aparece a Nanda, uma personagem digital com uma pergunta. Para avançar, é preciso responder ao desafio. Isso é feito para evitar o acesso de robôs.

- Em seguida, os estudantes devem informar o CPF e inserir a senha. Caso não se lembrem da senha, basta clicar no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento.

- O sistema vai, então, pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição.

- Caso a opção seja por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta a verificar a caixa de spam.

- Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser trocar o endereço do correio eletrônico deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail.

- O Inep irá, então, enviar a senha para o novo e-mail, e o participante poderá acessar as notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos.

 

Fonte: Metro1

Foto : Reprodução

Morreu na tarde de ontem (16), no Hospital Estadual da Criança (HEC), a pequena Mallu Carvalho Araújo, de 11 meses, que morava no bairro Conceição, em Feira de Santana.

Segundo a polícia, ela estava internada desde a última terça-feira (14) após cair da janela do 2º andar de um prédio em um residencial no bairro Conceição, onde morava.

Inicialmente Malu foi socorrida para Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Mangabeira e depois transferida para o HEC onde ficou internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas não resistiu e morreu por volta das 14h50.

A delegada Cláudia Fernanda Pugliese efetuou o levantamento cadavérico no hospital, porém ainda não passou outros detalhes, inclusive o nome do residencial em que o acidente aconteceu. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser necropsiado. Aguarde mais inforações

 

Fonte: Acorda Cidade

Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil

Em três meses, o Brasil acumula três salários mínimos diferentes: R$ 998 em dezembro, R$ 1.039 em janeiro e R$ 1.045 em fevereiro. A mudança ocorreu porque, inicialmente, o governo corrigiu o valor apenas pela estimativa de inflação (4,1%), sem ganho real. No entanto, a inflação pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) fechou 2019 acima do esperado (4,48%).

Para resolver o problema de defasagem, o presidente Jair Bolsonaro anunciou, na terça-feira (dia 14), que o valor vigente em 2020 subirá de R$ 1.045, mas apenas em 1º de fevereiro.

Por causa disso, os empregadores têm que ficar atentos para fazer o pagamento do Fundo de Garantia (FGTS) e da contribuição ao INSS de seus funcionários de forma correta nos próximos meses.

Marcus Morais de Souza, sócio da MR2C Consultoria e Contabilidade, explica que o recolhimento de 8% de FGTS é sempre referente ao salário do mês anterior. Ou seja, em janeiro de 2020, se o funcionário ganha o salário mínimo, o empregador teve que pagar 8% sobre valor vigente em dezembro de 2019. O recolhimento, portanto, foi de R$ 79,84 (referente ao piso de R$ 998).

Ainda com base nesse exemplo, em fevereiro, a contribuição deverá ser R$ 83,12 (referente ao salário de R$ 1.039). Em março, deverá chegar a R$ 83,60 (referente ao piso de R$ 1.045). — O pagamento é de total responsabilidade do empregador. Grandes empresas têm sistemas que já fazem esse cálculo de forma automática. O maior problema será para os autônomos e pequenos empreendedores — opinou Souza.

Alíquota do INSS também muda

O valor descontado do salário do trabalhador como contribuição mensal ao INSS — paga pelo patrão até o dia 20 de cada mês — também mudou. Como o percentual de desconto para quem ganha um salário mínimo hoje é de 8% ao mês, quem ganha o piso nacional terá aumento salarial e, consequentemente, um desconto maior. Ainda assim, em janeiro, esse empregado receberá um valor líquido de R$ 918,16. Em fevereiro, terá R$ 955,88. Em março, R$ 961,40.

Como a reforma da Previdência instituiu mudanças nas alíquotas de contribuição a partir de março de 2020, o valor debitado no contracheque vai ficar diferente a partir de abril. Aqueles trabalhadores que recebem o salário mínimo passarão a descontar 7,5% (menos do que os 8% atuais).

Mas aqueles com salários mais altos estarão sujeitos a alíquotas de até 14%.— Hoje, o percentual máximo cobrado de contribuição para o INSS é 11% (considerando os trabalhadores que ganham mais). Eles vão se assustar ao receber menos a partir de abril (por causa do desconto previdenciário maior) — opinou Marcus.

De acordo com a presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade, Lucélia Lecheta, a tabela de contribuição ao INSS que entrará em vigor em março de 2020 (com desconto nos salários de abril) é mais complexa, devendo ser calculada por faixas salariais, como acontece hoje com o Imposto de Renda (IR). — Na alíquota máxima, o teto de desconto hoje é R$ 671,12. Vai passar a ser de R$ 854,15.

Exemplo

Um trabalhador que recebe R$ 3.500 por mês, por exemplo, deverá calcular a contribuição ao INSS da seguinte forma:Seu salário será fatiado. Na primeira fração de seu salário, serão aplicados 7,5% sobre R$ 1.045, resultando num desconto de R$ 78,37.Na segunda faixa, será aplicada a alíquota de 9% sobre mais R$ 1.045. Esse desconto ficará em R$ 94,05.

Na terceira, serão aplicados 12% sobre mais R$ 1.045. Isso resultará num desconto de mais R$ 125,40.Na última faixa, serão aplicados 14% sobre o valor restante do salário, ou seja, sobre R$ 365 (o que falta para completar R$ 3.500 de rendimento). Esse desconto será de R$ 51,10.

Dessa forma, o desconto total para o INSS no mês será a soma de R$ 78,37 + R$ 94,05 + R$ 125.40 + R$ 51,10, totalizando R$ 348,92.

Confira as faixas:

Até R$ 1.045 – 7,5%De R$ 1.045,01 até R$ 2.089,60 – 9%

De R$ 2.089,61 até R$ 3.134,40 – 12%De R$ 3.134,41 até R$ 6.101,06 – 14%Esses novos descontos serão feitos em abril (referentes à folha de pagamento de março).

 

 

Fonte: Agência Brasil

Foto : Reprodução

A Prefeitura de Ilhéus, na Bahia, abriu inscrições para um novo concurso público. Ao todo, são 30 vagas, além de cadastro reserva, para agentes de combate às endemias. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições até o dia 17 de janeiro de 2020, através de um formulário online.

No formulário, o candidato deve informar e-mail, número e órgão expedidor do Registro Geral (RG), CPF, endereço, escolaridade, entre outras informações pessoais.

Os aprovados desempenharão atividades externas no combate à proliferação do mosquito aedes aegypti. A contratação terá validade de um ano e os agentes serão lotados na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), mediante as condições previamente estabelecidas. A remuneração é de 1.250, além de vale transporte. Mais informações no edital.

O processo seletivo contará com entrevista e apresentação dos documentos comprobatórios cadastrados no momento da inscrições (a pessoa deve apresentar fotocópia e original).

 

 

Fonte: iBahia

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, divulgou convite para toda a população participar do LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DA CLÍNICA DE HEMODIÁLISE, que será realizado na próxima quarta-feira, 22, às 10h, no Loteamento Hipólito Lima, bairro Itapicuru, próximo ao CRAS.

A clínica irá beneficiar diretamente, em diversos aspectos, as pessoas que necessitam realizar hemodiálise. Atualmente, vários pacientes com insuficiência renal crônica se deslocam três vezes na semana para outras cidades para a realização deste tratamento. Contamos com a sua presença!

Foto: Leitor VN

Banhistas encontraram uma jiboia na tarde da última quarta-feira (15), na praia de Amaralina, em Salvador. Em um vídeo é possível ver o momento que o animal é retirado do mar por homens e causa reações de espanto e curiosidade aos frequentadores do local.

A cobra foi resgatada por equipes do Instituto do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis ( (IBAMA) e levada para uma unidade do órgão, após contato feito pelos banhistas, segundo informações do G1.

 

Fonte: Varela Notícias

Foto: Defesa Civil de Camaçari

O adolescente de 14 anos que desapareceu enquanto tomava banho de rio com amigos foi encontrado morto, na tarde desta quarta-feira (15), no distrito de Monte Gordo, em Camaçari, cidade da região metropolitana de Salvador.

De acordo com a Defesa Civil do município, o corpo de Jeferson Santiago Barbosa foi achado por volta das 14h30. Conforme informações do órgão, a vítima foi para o rio com amigos para pegar caranguejo. Ela atravessou o rio e, na volta, acabou se afogando.

O menino tinha desaparecido por volta das 12h10 de terça (14), em uma região que fica perto da Fazenda Jessé, que fica na Rua do Saco. Ele estava com um grupo de quatro adolescentes, segundo informações do Corpo de Bombeiros. Os outros jovens não tiveram ferimentos. O corpo de Jeferson foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Não há informações sobre o sepultamento dele.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução / Instagram

O cantor Kevin O Chris, uma das atrações esperadas para a segunda edição do Baile da Santinha desta sexta-feira (17), precisou cancelar a sua vinda para Salvador após ser submetido a uma cirurgia urológica de emergência.

O artista foi internado no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (14). De acordo com o informações da equipe médica, o funkeiro terá de ficar em repouso absoluto por cerca de sete dias.

Apesar do imprevisto, Kevin “já confirmou presença na última edição da temporada, próxima sexta-feira, 24 de janeiro, onde realizará seu show completo”, informou a Salvador Produções, organizadora do evento.

Consumidores que adquiriram o ingresso e desejam realizar troca ou devolução pelo motivo do cancelamento do show de Kevin O Chirs, “deverão se dirigir ao ponto de venda onde a compra foi realizada para ressarcimento ou troca do ingresso”.

O prazo para a realização das operações de troca ou devolução será até a próxima sexta-feira (17), às 18 horas. Após a data limite não serão mais aceitos, em nenhuma hipótese, ressarcimentos e/ou trocas de ingressos.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Quase 4 milhões de participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 terão acesso neste sábado (17) às notas que obtiveram na avaliação. Para acessar os resultados é preciso informar, na Página do Participante, o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame.

Desde já, os estudantes podem se preparar para conferir as notas. Aqueles que não lembram a senha, podem recuperá-la no próprio sistema. É possível acessar o resultado também pelo aplicativo do Enem.

Para acessar as notas na Página do Participante, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do exame, divulgou um passo a passo:

Ao entrar na página, logo aparece a Nanda, uma personagem digital com uma pergunta. Para avançar, é preciso responder ao desafio. Isso é feito para evitar o acesso de robôs.

Em seguida, os estudantes devem informar o CPF e inserir a senha. Caso não se lembrem da senha, basta clicar no link “Esqueci minha senha”, que está logo abaixo do campo de preenchimento.

O sistema vai, então, pedir para o usuário escolher se a senha cadastrada será enviada para o e-mail registrado durante a inscrição ou se quer alterar o e-mail. O sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição.

Caso a opção seja por receber a senha no e-mail cadastrado, basta procurar na caixa de entrada. Se não encontrar, o Inep orienta a verificar a caixa de spam.

Quem não tem mais acesso ao e-mail informado na inscrição ou quiser trocar o endereço do correio eletrônico deverá responder às perguntas solicitadas a respeito dos dados informados na inscrição. Acertando todas as respostas, é só informar o novo e-mail.

O Inep irá, então, enviar a senha para o novo e-mail, e o participante poderá acessar as notas no exame. É possível, inclusive, consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos.

A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso. Ela ainda será usada para a inscrição nos programas federais de acesso ao ensino superior. Na Página do Participante, os candidatos têm acesso ao número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Nesta sexta-feira (17), os estudantes terão acesso à nota da redação e à pontuação de cada uma das quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Ensino superior

Com os resultados, os estudantes poderão concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiapróximo ›mento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

Além dos programas nacionais, os estudantes podem usar as notas para cursar o ensino superior em Portugal. O Inep tem convênio com mais de 40 instituições portuguesas.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

O Bahia anunciou ontem (15) a contratação do lateral Juninho Capixaba, prata da casa do Esquadrão. O atleta de 22 anos chega por empréstimo junto ao Grêmio até o fim desta temporada.

Capixaba é do próprio Bahia, onde virou titular no Campeonato Brasileiro de 2017 e acabou vendido por cerca de R$ 6 milhões ao Corinthians, mais a cessão definitiva do goleiro Douglas.

Campeão paulista, foi emprestado pelo alvinegro aos gaúchos, ainda em 2018, e depois definitivamente comprado. Em 2019, marcou 5 gols nos 34 jogos que realizou pelo Grêmio.

Capixaba já está treinando com o restante do elenco azul, vermelho e branco no CT Evaristo de Macedo.

 

Fonte: Metro1

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.