Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Terça , 25 de Setembro de 2018
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Reprodução

 A central do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi solicitada numa propriedade rural em Itamaraju, as margens da BA-489, com informações que relatavam a necessidade de atendimento médico de uma mulher. Ao chegar no local, conhecido como Tombador, encontraram uma mulher caída com (corte na região do pescoço).

A vítima identificada como Iara Matias dos Santos foi morta pelo companheiro Antonio Pereira, o popular “Prego”. Que após ter degolado a esposa, destinou até o curral da propriedade e tirou sua própria vida, através de um enforcamento.

As autoridades policiais foram informadas sobre o caso, onde seguiram em direção ao local do crime. Segundo informações, a sede da 8ª COORPIN foi notificada e as equipes solicitaram a utilização da pericia, devido à gravidade do crime. Os corpos deverão ser encaminhados para o IML do município de Itamaraju, no entanto as investigações ficarão a cargo da polícia civil de Prado.

 Fonte:  Feira 24 horas

 

 A ex-esposa do turista gaúcho encontrado morto em Morro de São Paulo disse em depoimento que Júlio César Almeida Dutra, de 31 anos, já tinha passado por uma depressão. O corpo do homem foi localizado já em estado de decomposição na última terça-feira (3/10), na localidade conhecida como Porto de Cima.

A ex-mulher de Júlio, que se dirigiu até Morro de São Paulo assim que foi comunicada sobre o desaparecimento, reconheceu as roupas que ele trajava. De acordo com a Polícia Civil, no dia 21 de setembro, a vítima teve uma discussão com a namorada, na pousada onde ambos estavam hospedados.

O gaúcho saiu para a rua após a briga e ela, que reside em Campinas, São Paulo, retornou para casa imediatamente. O registro do desaparecimento do turista, porém, só foi feito quatro dias depois pela proprietária da pousada, que notou que o hóspede não retornava. Na unidade policial, a empresária disse que Júlio César deixou o estabelecimento aparentando estar transtornado e deixou suas roupas no quarto em que estava.

Ainda segundo a proprietária, a namorada comentou que Júlio César deixou o quarto dizendo que ele poderia se matar. A delegada Argimária Soares já fez contato com ela e seu depoimento será colhido por meio de carta precatória.

 

 As poucas palavras ditas pelo treinador Paulo César Carpegiani à reportagem do Aratu Online no início da manhã desta quarta-feira (4/10) já era um indício. “Não recebi nenhum contato (da Diretoria do Bahia)”, desconversava o gaúcho de 68 anos.

Poucos horas depois da frase, o treinador disse ‘sim’ ao Tricolor de Aço. O experiente treinador  chega ao clube com uma árdua missão. O time ocupa a décima terceira posição do certame nacional, soma atuais 31 pontos. Está apenas a um mísero ponto da temida zona de rebaixamento. Se não bastasse, o Bahia vai encarar nas próximas rodadas nada menos que o Palmeiras (4º), Corinthians (1º), Flamengo (7º) e Vitória (11º), respectivamente.

Extraoficialmente, fala-se que o treinador desembarca em Salvador no máximo até esta quinta-feira (5/10). O Coritiba foi seu último trabalho este ano.  Depois de apenas seis jogos disputados nesta temporada, o treinador  não conseguiu fazer o time coxa-branca jogar bem e, a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o ASA, em pleno Couto Pereira, culminou com sua saída do time paranaense.

Fonte:Aratu Online

Foto: Polícia Militar

 Policiais militares sob o comando do Capitão Rodrigo Chaves da 4ª Cia / 14º Batalhão de Polícia Militar em Mutuípe, prenderam em flagrante delito: Caio Lucino Pinheiro de 19 anos e Carlos André Silva dos Santos de 29 anos, conhecido como “Pina’ nesta segunda-feira (03).

Os policiais chegaram aos acusados após denúncia anônima de ocorrência de tráfico de drogas na rua Clementino Santos, e ao serem abordados foram encontradas as substâncias ilícitas.

Com os acusados a polícia encontrou 12 trouxas de maconha embaladas e pronta para a comercialização, os dois e o material apreendido foram apresentados na delegacia de Polícia Civil de Mutuípe, ficando a disposição da justiça.

Fonte: Midia Bahia

 Um homem foi preso após se acusado de se masturbar muito próximo a uma mulher no interior de um trem, na noite desta  última terça-feira (3/10). O caso aconteceu na Zona Norte do Rio, quando a composição circulava entre as estações do Méier e de Engenho de Dentro, por volta das 19h. Segundo testemunhas, a vítima, que não teve a identidade revelada, teria alertado os outros passageiros quando percebeu o ato libidinoso.

Em seguida, de acordo com a Polícia Civil, a saída do suspeito foi impedida por passageiros que presenciaram a cena. Ele só pôde desembarcar na estação Engenho de Dentro no momento em que um segurança da Supervia, de acordo com o relato de testemunhas aos agentes, foi acionado. A Polícia Militar também foi chamada, e o homem foi levado para a 24ª DP (Piedade), antes de ser encaminhado para a Cidade da Polícia, no Jacaré. O caso foi registrado na Central de Garantias, local para onde também foram a vítima e testemunhas.

Ainda de acordo com testemunhas, houve tumulto no momento em o homem tentou sair do trem. Um vídeo publicado pela página “Plantão Policial Nilópolis” mostra a confusão: no registro, um passageiro de camisa azul, tenta impedir a saída do homem apontado como o responsável pelo ato libidinoso, que veste uma camisa laranja, com listras. Ele chegou a ser agredido, na ocasião, já que o vagão estava cheio.

Pelas redes sociais, internautas comentaram o caso: “Eu vi , ele desceu em Engenho de Dentro acompanhado de um agente de segurança”, comentou um usuário da rede. “Isso agora está virando moda, meu Deus. Está cada dia pior”, ironizou uma mulher, num comentário na internet.

 

 

 A Secretaria de Transportes e Trânsito de Cachoeira por meio de nota informou que das 8h da manha da próxima quinta-feira (05) às 14h do domingo (08), a Praça da Aclamação será interditada para a realização da Feira Literária Internacional de Cachoeira-FLICA.
Durante o período, será proibido o trafego de motos, carros e veículos maiores no perímetro. O acesso será permitido apenas aos moradores da Ladeira da Cadeira, que se quiserem acessar suas residências utilizando algum transporte.
Com a alteração do trânsito, neste final de semana não ocorrerá o fechamento do Porto e vias adjacentes, ficando esse trecho disponível para os moradores do Caquende, Faceira, Tororó e demais localidades transitarem.
A Secretaria contará com apoio reforçado dos agentes de trânsito e da Polícia Militar, que atuarão intensamente durante o evento para garantir a todas as pessoas as melhores experiências na Flica 2017.

 Mais um acidente registrado BR 324, no perímetro urbano da cidade de Riachão do Jacuípe. Na noite desta terça-feira (03) ocorreu uma colisão envolvendo uma moto e uma carreta nas proximidades da Faculdade Riachão do Jacuipe – FARJ, que fica na saída para Nova Fátima, resultando na morte de um homem até o momento identificado apenas pelo apelido “Pinho”, morador do Povoado Vila Aparecida.

Segundo o Blog Hora da Verdade, Pinho pilotava a motocicleta que foi atingida pela carreta e acabou morrendo no local.O acidente aconteceu no espaço de menos de 48hs em relação a uma colisão que envolveu um Fiat Punto em uma carreta na manhã de domingo (1º),apesar do carro de passeio ter ficado bastante danificado, o condutor que é morador de Riachão sofreu apenas ferimentos leves.

Ainda de acordo com o blog, a carreta após a colisão, tombou e teve um princípio de incêndio no local. Equipes da Policia Técnica e do rabecão de Serrinha estão se dirigindo neste momento (0h10) para o local.

Em destaque foto da vítima fatal

 Foto: reprodução Blog Hora da Verdade

 É delicado o estado de saúde de Adriano Guedes, vítima de um acidente de moto na Avenida Vereador João Silva, antiga Rua da Linha na manhã da última terça-feira (04/10). As informações são do pai do jovem que concedeu entrevista a Andaiá FM.
Adriano colidiu frontalmente com outro veículo que vinha sentido contrário, e foi encaminhado ao Hospital Regional com um ferimento grave na região da cabeça. Segundo relatos do genitor, Adriano está sedado e entubado e seu quadro de saúde ainda inspira muito cuidado devido à gravidade do caso.
A outra vítima, identificada como João Bonifácio sofreu uma fratura em uma das mãos e passou por procedimento cirúrgico. Ainda muito abalado, o pai de Adriano pediu as autoridades competentes providências em relação a sinalização do trânsito na cidade, “aquele local não pode ser mão dupla, eu ando de moto e sei como ali é complicado. Confesso que o secretário está fazendo um trabalho brilhante, mais em alguns casos é preciso um estudo maior”, disse Evandilson ao repórter Itajaí Júnior.

Fonte: Voz da Bahia

 A Festa Literária de Cachoeira (Flica) é um dos maiores eventos do gênero no Brasil. De amanhã a domingo, influentes nomes da literatura estarão presentes no Recôncavo Baiano. Debates literários, lançamentos de livros, exposições, apresentações artísticas, contação de histórias e saraus estão na programação voltada para o público de todos as idades, com acesso gratuito.

Para além das mesas principais que acontecerão no Claustro da Ordem Terceira, a Flica é composta por um amplo leque de atividades, com destaque para a Fliquinha. Com curadoria de Lília Gramacho e Mira Silva, o espaço é direcionado aos pequenos.

"Esta será a quinta edição do espaço, que já faz parte da programação oficial. Trabalhamos o livro na infância, por meio da multilinguagem. Juntamos cinema, música e teatro, tendo o livro como suporte", explica Mira.

A Fliquinha acontece no Cine-Theatro Cachoeirano, que ganha um cenário especial para o evento. "Cada ano pensamos uma concepção de cenário diferente, mas que sempre busca colocar a criança como a principal protagonista do espaço. Criamos uma atmosfera que valoriza a imaginação e a criatividade. O cenário é parte da surpresa que guardamos à garotada", ressalta a curadora.

Saulo Fernandes é uma das principais atrações do espaço. O cantor e compositor baiano apresentará o show Pé de Maravilha, amanhã, às 16h30. O projeto mistura no repertório clássicos infantis da música popular brasileira aos cheiros e estímulos originários da floresta, representada no palco por um jardim tropical.

Literatura negra

A literatura negra será destaque. A Secretaria de Promoção e Igualdade Racial (Sepromi) organiza o Espaço Educar para Transformar, localizado no Casarão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o objetivo de garantir a visibilidade e o reconhecimento das contribuições da população negra nas artes e no campo literário.

Lançamentos de livros e bate-papo com escritoras e escritores negros, além de manifestações culturais de matriz africana acontecerão no espaço da Sepromi.

No sábado, às 14h30, a procuradora estadual, Cléia Costa dos Santos, e o advogado e professor Sérgio São Bernardo estarão presentes no Casarão no Iphan.

Os pesquisadores lançarão a obra Comentários ao Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa do Estado da Bahia.

Grafias eletrônicas

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) apresenta um conjunto de 20 vídeos do projeto Grafias Eletrônicas. O objetivo do projeto é criar um espaço contemporâneo para a difusão dos artistas da palavra e da literatura baiana, propondo um diálogo com o audiovisual. A programação do Grafias Eletrônicas também será realizada no Espaço Educar para Transformar.

As 40 mil pessoas esperadas em Cachoeira nos quatro dias de evento terão uma diversa programação para aproveitar.

Fonte: A Tarde

 Quem esteve no centro da cidade na manhã desta quarta-feira (4) se deparou com um cavalo amarrado em um poste em frente a agência do Banco do Brasil de Cruz das Almas. Sem comida e com um corte profundo na paleta do lado direito, o animal foi arrastado até local por um desconhecido que utilizou um cabresto improvisado com fio de telefonia fixa. De acordo com um funcionário de uma loja, que prefere anonimato, quando ele chegou para trabalhar, por volta das 7h30, o cavalo já estava no local. “Cheguei a ligar para 190, mas fui informado que o assunto não era da competência da Polícia Militar”. O abandono do animal gerou inúmeros comentários nas mídias sociais. Em contato, por telefone, com o Forte na Notícia, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Melo, disse que uma veterinária foi enviada ao local para avaliar a situação do animal. Além disso, a Secretaria de Serviços Públicos está atuando para resolver o assunto.

 

Fonte: Forte Na Notícia

 O especial de fim de ano do 'Dancing Brasil', da RecordTV, deverá ter um desfalque. Isso porque a cantora Joelma abandonou as gravações do programa depois que passou mal. Segundo o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, ela teve febre e dores no corpo na hora do ensaio.

Com suspeita de dengue, ao contatar seu médico, Joelma foi orientada a ficar em repouso absoluto e precisou voltar às pressas para casa. Sendo assim, a participação da cantora no programa ficou comprometida. Ainda não foi anunciada se as gravação será em outra data ou se ela será substituída.

 

 Um jovem identificada apenas como Luciana, 18 anos,  acusa o Hospital Municipal de Simões Filho (HSF) de ‘erro médico’. Grávida da primeira filha, ela começou a sentir dores no último dia 8 de agosto e foi levada pela mãe para a referida unidade de saúde. A médica, no entanto, falou para Luciana voltar para casa.

“Eu já estava com nove meses [de gestação], perdendo líquido e sentido as contrações. Minha médica do pré-natal falou que eu não poderia passar do dia 16 de agosto, contudo, a do hospital disse que eu iria ter minha Heloísa no dia 10 de setembro”, contou a jovem ao Simões Filho Online.

LEIA MAIS: MOBILIZAÇÃO: Servidores municipais fazem assembleia em frente à Secretaria Municipal de Saúde

Luciana voltou ao hospital no dia 23 de agosto e fez uma ultrassom, em que foi verificado que o bebê já estava encaixado, mas foi orientada a voltar para casa novamente. Então, dois dias depois, uma sexta-feira (25/8) percebeu que não sentia mais movimentos na barriga. “Fiquei sábado e domingo em casa e, na segunda-feira (28/8) acordei ‘morrendo’ de dor e toda inchada”, falou.

Neste dia, retornou ao HSF mais uma vez. A mesma médica que a atendeu no primeiro momento, ao tentar ouvir o coração do bebê, percebeu a ausência de batimentos. “A médica mandou eu sair para procurar um lugar para fazer uma ultrassom, sendo que lá no hospital faz o exame. Porém, ela não queria se responsabilizar pela morte da minha filha”, disse Luciana.

Ela teve a confirmação da morte do bebê em uma unidade hospitalar no bairro do Pau Miúdo, em Salvador. “Até hoje eu choro”, confessou a jovem. Ela acredita que o óbito poderia ter sido evitado caso tivesse feito uma cesárea, e diz que espera “justiça”.

Resposta

A Diretora Médica do Hospital Municipal de Simões Filho, Elizabete Dantas, informou ao Simões Filho Online, parceiro do Aratu Online, que a unidade de saúde vai abrir uma sindicância para verificar em quais circunstâncias aconteceram os fatos. Ela disse, ainda, que as investigações vão partir desde o momento em que a jovem passou pelos atendimentos médicos, com o objetivo de apurar responsabilidades. “A nossa conduta é abrir uma sindicância para apurar todas as responsabilidades, e tomarmos as medidas cabíveis”, informou Elizabete.

A diretora ainda esclareceu que a paciente foi atendida por três médicos diferentes. “A paciente não foi atendida pela mesma doutora. Ela foi atendida por três profissionais diferentes, tecnicamente capacitados. O que ocorreu entre um atendimento e outro eu realmente não posso descrever. A gente se solidariza e uma sindicância será aberta para apurar a denúncia”, ressalta.

A reportagem também tentou contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Simões Filho, mas as ligações não foram atendidas.

O Hospital  Municipal de Simões Filho é administrado pela Associação de Proteção á Maternidade e a Infância de Castro Alves (APMI).

 

Fonte: Aratu Online

 O mistério persiste. Poucas horas após a demissão de Preto Casagrande, a diretoria do Bahia se mantém em silêncio quanto ao futuro sobre o novo treinador do clube. Apesar de ter sido especulado ao posto, Milton Mendes, que recentemente estava no Vasco e foi  campeão pernambucano e da Copa do Nordeste no Santa Cruz em 2016, já teve seu nome descartado.

Pelo menos foi o que assessoria do treinador informou:  “Milton Mendes já avisou que só trabalhará em 2018. Amanhã (nesta quarta-feira 4/10) vai pra Portugal. Portanto, não é verdade esta informação (vinda para o Bahia)”.

Outro nome levantado pela imprensa baiana  é a de Paulo César Carpegiani. O Aratu Online esteve em contato com o o gaúcho, de 68 anos, na manhã desta quarta-feira (4/10). Questionado sobre um possível contato com a diretoria do Bahia, o técnico foi econômico nas palavras .

“Bom dia, não teve nenhum contato. Estou no sul do país”, disse Carpegiane, que fez no Curitiba seu último trabalho este ano.  Depois de apenas seis jogos disputados nesta temporada, o treinador  não conseguiu fazer o time coxa-branca jogar bem e, a eliminação na segunda fase da Copa do Brasil para o ASA, em pleno Couto Pereira, culminou com sua saída do time paranaense.

Outros dois nomes também foram levantados: Argel Fucks (ex-Vitória) e Cristóvão Borges (ex-Corinthians). Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação do Bahia foi enfática. “Só iremos falar sobre treinador, quando o nome do mesmo estiver definido. O próximo jogo do Bahia será no dia 12 (Palmeiras), até lá já teremos um novo técnico”.

 

 Uma adolescente de 16 anos foi apreendida na madrugada desta quarta-feira (4/10), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), em ação conjunta com a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Mata Atlântica. Ela foi flagrada transportando 10 kg de maconha e  513 gramas de cocaína, em um ônibus que seguia de Salvador para a cidade de Vitória, no Espírito Santo.

A ação ocorreu por volta das 2h, durante operação de combate ao tráfico de entorpecentes em Eunápolis, sul do estado. Os policiais abordaram o veículo no KM 720 da BR 101 e, com auxílio de cão farejador na fiscalização das bagagens, foram encontradas as drogas. Quando questionada, ela informou ter recebido os produtos na capital baiana e que os entregaria a um homem em Vitória.

A ocorrência foi encaminhada para a Delegacia de Polícia em Eunápolis.

 

Fonte: Aratu Oline

Desde sua morte, no dia 16 de setembro, muito se falou sobre a herança deixada por Marcelo Rezende, que gerou polêmica entre os filhos e a namorada do jornalista. Mas, os herdeiros precisarão de paciência para receberem sua parte. Segundo o colunista Ricardo Feltrin, do Uol, os bens só serão repartidos após análise minuciosa da Justiça, o que só deverá ocorrer a partir de 2020, quando sua filha caçula completa 18 anos. 

Além disso, quem for herdar o que foi deixado pelo apresentador não pode se empolgar muito. De acordo com a publicação, o total de bens de valor deixado por Rezende gira em torno de R$ 12 milhões, o que não chega a ser nada absurdo, quando comparado ao deixado por outros artistas da televisão brasileira.

Um exemplo de herança bastante superior a do jornalista é a do ator e diretor da Globo, Marcos Paulo, morto em novembro de 2012. Ainda de acordo com a publicação, o total de bens deixado pelo artista ultrapassa R$ 35 milhões e até hoje ainda não foi consumado. 

 

Entre os motivos de Rezende não ter deixado uma herança absurda, está seu padrão de vida elevado durante muitos anos, sua adega que chegou a ter mais de 3 mil garrafas, que teve valor em torno de R$ 1,5 milhão e o cumprimentos dos compromissos como pai e ex-marido. O colunista garante que todos os filhos e as ex-mulheres sempre receberam muitos bens quando ele ainda estava vivo.

Menino de 13 anos é encontrado em cela com estuprador preso em cadeia do Piauí

 O garoto de apenas 12 anos que foi encontrado sob o estrado da cama de um presidiário, acusado de estupro no Piauí, teve anuência dos pais para ficar na cadeia. Os pais do garoto foram procurados pelo Conselho Tutelar e tiveram a surpresa quando ouviram dos próprios pais que eles sabiam que o menino ficaria na cela do Estuprador. Ainda conforme relato dos pais à conselheira Nazaré Castelo Branco, o fato do menino ter dormido ali no local aconteceu porque o próprio filho havia pedido.

Os pais moram um pouco distante do presídio e foram visitar o preso acusado de estupro em Altos, a 38 km do Piauí. Como voltariam a pé, o menino se disse cansado e pediu para ficar ali mesmo na cela, e dormisse com o 'amigo' preso.

O caso aconteceu no último sábado, 30, dia de visitas. O preso está detido na Colônia Agrícola Penal Major César Oliveira, em Altos do Piauí.

Fonte: Blasting News

Tabletes de maconha que estavam dentro de um carro de passeio (Foto: PRF/ Divulgação)

 A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada desta quarta-feira (4), em Campo Grande, 946,8 quilos de maconha que estavam em um carro roubado, cujo motorista fugiu.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, policiais que faziam fiscalização no posto 21, localizado na BR-163, deram ordem de parada ao veículo, mas o motorista desobedeceu, fez retorno e seguiu em alta velocidade.

Houve perseguição e o suspeito até derrubou cancela de posto de pedágio perto do distrito de Anhanduí. No local, ele abandonou o carro e fugiu.

O veículo estava lotado de tabletes de maconha e tinha placas de Campo Grande. Os policiais verificaram que as placas verdadeiras eram de Feira de Santana (BA) e que o carro havia sido roubado em 2015, no município.

Segundo a PRF, o tipo de tráfico em que o carro é modificado para o transporte de drogas e o motorista arrisca fuga em alta velocidade é chamado de cavalo doido. Em uma semana, a PRF apreendeu 8 toneladas de drogas na região de Campo Grande.

 

Fonte: G1

 O deputado estadual soldado Prisco foi reintegrado aos quadros da Polícia Militar da Bahia, em cumprimento a decisão proferida pelo ministro do Supremo Tribunal de Federal (STF), Alexandre de Moraes. A decisão foi publicada no Boletim Geral da PMBA (BGO) no último dia 27 de setembro.

Agora, o parlamentar aguarda convocação, sendo após isso, conduzido imediatamente à reserva. a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) argumentou que quando Prisco já exercia o mandato parlamentar possuía menos de 10 anos de serviço, o que não o credencia para pleitear a volta ao serviço público.

 “Soldado Prisco passou a integrar aos quadros da segurança pública em 1997 e foi eleito pela primeira vez em 2012, quando já estava demitido e a lei não alcançava ele, quatro anos após ter completado 10 anos de ingresso na carreira militar”, analisou a advogada de defesa, Marcelle Maron.

Prisco foi demitido da corporação em 2002 acusado de liderar um movimento grevista de policiais militares.

 

 

 Lançado hoje (3/10) pela Agência Nacional de Águas (ANA) e voltado para acompanhar a situação da seca no Nordeste por meio do celular, o aplicativo “Monitor de Secas” permite ao usuário monitorar a evolução da situação das chuvas e comparar dois meses selecionados.

Com longos períodos de estiagem desde 2012, a Região Nordeste enfrenta uma das mais severas secas já registradas, o que impacta diretamente na gestão dos recursos hídricos. De acordo com informações da Agência Brasil, o aplicativo permite que os usuários possam ver a  intensidade de seca que determinadas áreas do Nordeste estão passando: seca fraca, moderada, grave, extrema, excepcional ou que não passam por seca.

A ferramenta gratuita está disponível para download em celulares com sistema Android ou IOS. Segundo a ANA, o aplicativo também indica os possíveis impactos sobre os diferentes setores econômicos; se são de curto ou longo prazo, e mostra, inclusive, os impactos no abastecimento, agricultura e pecuária.

 Faltando apenas um mês para a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os estudantes que vão participar da seleção devem aproveitar os últimos dias para revisar o conteúdo e fazer provas anteriores e simulados, sem esquecer de ficar ligado nos noticiários para saber o que está acontecendo no país e no mundo.

Além de solidificar os conceitos, a resolução de simulados e de provas anteriores deve ser a principal estratégia de estudo nesses últimos dias, aconselha o professor de matemática Bruno Vianna, do Colégio Mopi, do Rio de Janeiro. Segundo ele, essa prática faz com que o aluno se acostume com o tempo que terá para analisar e responder a todas as questões no dia do Enem.

“No Enem, o aluno tem que estar preparado para fazer uma prova nos moldes em que ele não está acostumado, pois é muito diferente das avaliações internas que as escolas costumam fazer. Os alunos não têm o costume de resolver 45 questões em um espaço grande de tempo”. Na área de matemática, Vianna diz que os assuntos que vêm aparecendo com mais frequência no Enem são os do ensino fundamental, como geometria plana e proporcionalidade. “Seria bom focar nesses assuntos principalmente”.

O coordenador de biologia do Colégio Sigma, de Brasília, Alessandro Reis, diz que é importante a leitura de temas da atualidade, que são abordados com frequência no Enem. Ele chama a atenção para assuntos ligados à ecologia, como o aquecimento global e os acordos internacionais sobre o clima, que envolvem também as relações internacionais. Outros assuntos da atualidade que podem ser abordados na prova, segundo o professor, são as ocorrências ligadas ao mosquito Aedes aegypti.

Reis também recomenda ao candidato a realização de provas anteriores, para aprender a gerenciar o tempo e identificar dificuldades. “Quando ele pega as provas anteriores para fazer, parte de exames reais e, com isso, ele consegue quantificar o tempo e ver onde encontrou mais dificuldades”.

Para a redação, a sugestão dos professores é analisar provas passadas e trabalhar a compreensão dos temas que já foram propostos. A coordenadora de redação do Colégio Sigma, Carolina Darolt, sugere que os alunos analisem as cinco últimas provas, montando uma estrutura de argumentação, ou seja, analisando qual seria a tese apresentada diante do tema e quais seriam os argumentos. Ela também destaca a importância de o aluno estar atualizado com os noticiários.

Outra dica para os últimos dias é fazer o percurso de casa até o local de prova, para garantir que o candidato saberá chegar ao endereço no dia do Enem, além de ter uma noção do tempo gasto até lá. O cartão de confirmação do Enem estará disponível na página eletrônica do exame a partir do dia 20 de outubro. O cartão informa o local onde cada estudante fará as provas, além do número de inscrição e dos horários.

Neste ano, o Enem será realizado em dois domingos, nos dias 5 e 12 de novembro. A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. O início dos testes será às 13h30, sempre tendo como referência o horário de Brasília.

No primeiro domingo, os estudantes farão testes de ciências humanas, linguagens e redação e terão cinco horas e meia para fazer o exame. No segundo domingo, as provas serão de matemática e ciências da natureza, com prazo de quatro horas e meia.

Estratégia

Para fazer uma prova tranquila, é importante que o estudante tenha uma estratégia para resolver as questões. A dica do professor Bruno Vianna é deixar para o final as perguntas que ele não sabe resolver e priorizar os assuntos que domina.

“Quando esbarrar em uma questão que não domina e não sabe como resolver, ele deve automaticamente pular. Com isso, sobra mais tempo para voltar a essas questões e fazer com mais calma, evitando o nervosismo, porque o que é dele ele já garantiu, e o que vier depois é lucro”, diz. Segundo o professor, o nervosismo durante a prova geralmente é causado por estratégias equivocadas que o aluno costuma adotar.

O resultado das provas do Enem poderá ser usado pelos estudantes em processos seletivos para vagas no ensino público superior, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas de estudo em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para obter financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

 

Carro caiu em canal após batida na noite de terça-feira (3), em Luís Eduardo Magalhães (Foto: Elvis Araújo/ Blogbraga)

 Duas mulheres ficaram feridas em um acidente na noite de terça-feira (3), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, quando o carro em que elas estavam colidiu com outro carro e o veículo caiu em um canal.

De acordo com a Polícia Militar, o acidente ocorreu por volta das 18h30, na Avenida ACM, o bairro Jardim das Acácias. As mulheres foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico Urgência (Samu) para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O estado de saúde delas é desconhecido.

Os ocupantes do outro carro não tiveram ferimentos. As causas do acidente são desconhecidas.

 Síndico de um condomínio na Vila Sônia, na zona sul, o administrador José Ronaldo Menezes, 51, levou um susto ao receber cinco carnês de IPTU de uma só vez em agosto passado. As novas cobranças, que vencem nos próximos dias e beiram os R$ 3.700, apareceram após ele ter quitado o tributo devido de 2017.

Ele e outros 339 moradores do Condomínio Jardins e Quintais, construído no início dos anos 2000 com apartamentos de 64 m², pretendem entrar na Justiça contra o imposto adicional.

Segundo a gestão João Doria (PSDB), trata-se de uma cobrança com efeito retroativo aos últimos cinco anos devido a uma atualização do valor venal do imóvel –por causa de uma fraude interna na prefeitura, esse valor teria sido lançado de forma irregular.

O caso do condomínio revela um recorde de cobranças retroativas na gestão Doria após aumento na fiscalização, segundo dados da Secretaria da Fazenda. Esses impostos "extras" são cobrados sempre que a prefeitura detecta erros no cadastro do imóvel, seja por desatualização, incorreção de cálculos, omissão de reformas e ampliações ou fraude.

Medidas do tipo foram intensificadas na gestão passada, mas cresceram mais em 2017, ano em que Doria prometeu não fazer reajustes no imposto, pelo menos até o ano que vem, quando ocorrem as eleições. Em 2017, a previsão é arrecadar R$ 8,2 bilhões em IPTU, perdendo apenas para o ISS (R$ 12,7 bilhões).

 

 Moradores do município de Caetité, a 635 km de Salvador, afirmam ter visto um animal misterioso rondando a zona rural. De acordo com eles, o bicho se parece com um macaco.

O repórter da TV Aratu, Daniel Silva, foi ouvir os depoimentos de quem afirma já ter ficado frente a frente com o animal. Um deles, inclusive, detalhou que cachorros da localidade foram atacados. Os biólogos, porém, não acreditam muito nessa tese. E você, em quem acredita? Veja o vídeo e tire suas conclusões.

 Fonte: Aratu Oline

 A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou nesta terça-feira (3/10) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contra pedido da Defensoria Pública da União (DPU) para retirar do regime de isolamento carcerário presos que estão há mais de dois em presídios federais. A questão será decidida pelo ministro Alexandre de Moraes.

No pedido de habeas corpus coletivo que chegou ao STF na semana passada, a defensoria argumentou que acordos internacionais e a Lei 11.671, de 2008, limitam a um ano a permanência de presos em regime de isolamento 22 horas por dia, prazo prorrogável por mais 365 dias.

Na manifestação, a procuradora argumenta que se o pedido for aplicado a todos os presos poderá comprometer a segurança pública no país.

 “A alegada maior incidência do regime diferenciado em presídios federais tampouco diz respeito ao local da custódia, mas sim à gravidade das infrações praticadas pelos custodiados no curso da execução da pena, isto em decorrência do fato de que para lá são destinados presos de grande periculosidade”, disse.

Sobre o cumprimento dos direitos dos detentos, a procuradora explicou que cada situação deve ser analisada individualmente.

“A gravidade da situação atual em presídios estaduais, analisada em decisões judiciais fundamentadas, não pode ser desconsiderada por uma ordem liminar genérica, tal qual pleiteada pelo impetrante. Além disso, eventual retorno precipitado, de modo linear e sem motivação, pode inclusive gerar violações de direitos do preso”, concluiu.

 

 Deputados da bancada religiosa conseguiram emplacar, durante a votação do Refis, o perdão de dívidas tributárias de igrejas, além da isenção de impostos para entidades de ensino vocacional por cinco anos.

Os benefícios foram incluídos em duas emendas à medida provisória que criou o Refis, cuja votação na Câmara foi concluída na noite desta terça-feira (3). O texto segue agora para o Senado. A medida permite que empresas e pessoas físicas com dívidas com o fisco parcelem os débitos com descontos de juros e multas.

A remissão das dívidas de igrejas foi proposta pelo DEM, partido do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), importante aliado do presidente Michel Temer. A emenda recebeu 276 votos favoráveis e 122 contrários.

Com esta inserção, todas as dívidas de igrejas e de instituições de ensino vocacional, inclusive as inscritas em programas de refinanciamento passados, deverão ser perdoadas. Os débitos com a Previdência Social também, assim como as que já foram inscritas na dívida ativa da União.

 

Entrevistas
Organizadores do “Bloco As Muriquetes” falam sobre a expectativa deste evento que vem animando os muritibanos a cada ano
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.