Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Sexta , 24 de Novembro de 2017
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Mídia Recôncavo l Divulgação
Cabaceiras do Paraguaçu

Muitas nuvens voltam a se formar e há condições para chuva frequente durante a semana no Recôncavo Baiano, segundo a Climatempo. Sol com muitas nuvens durante o dia, com períodos de nublado e chuva a qualquer hora até quinta-feira, onde a temperatura máxima é de 29º e a minima chega a 21º. Na sexta-feira, o sol aparece entre poucas nuvens, podendo chover rápido durante o dia e à noite. 

Na imagem, vista aerea da cidade de Cabaceiras do Paraguaçu. 

Encerra na segunda-feira (19) as inscrições dos interessados em participar da seleção do Conselho Tutelar de São Félix. O mandato dos aprovados será de 1º de novembro de 2013 a 09 de janeiro de 2016. O prazo encerra dia 19 de agosto.

As inscrições ocorrem até às 14h de segunda-feira na sede do Conselho Municipal de Assistência Social, sediado nas dependência da Secretaria Municipal de Assistência Social, na rua Manuel Vitório, nº 96, Centro.

Segundo o Edital, podem participar os candidatos maiores de 21 anos, aqueles que possuem idoneidade moral, moram na cidade há pelo menos dois anos, têm o ensino médio completo, estão em pleno gozo dos direitos políticos e comprovarem disponibilidade de carga horária. Serão selecionados cinco titulares e cinco suplentes. O salário mensal é de R$ 900. 

Ainda conforme o Edital, o Processo Seletivo, após a inscrição, constará de homologação da pré-candidatura, curso de formação, prova escrita, análise documental, eleição e posse. Mais informações e o Edital completo estão disponíveis no Conselho Municipal de Assistência Social.

 

O som da charanga deu o tom do domingo em Maragojipe. Conduzida por integrantes do terreiro Banda Lecongo, a lavagem popular ganhou as ruas do município. O cortejo sai do bairro Boiada, para na Igreja Matriz e então percorre diversas ruas da cidade até no bairro Enseada.

Com milhares de seguidores, a lavagem reúne momentos de irreverência e religiosidade. Para a comunidade do Banda Lecongo, que há 10 anos inicia a festa, o ritual é o momento de pedir saúde, prosperidade e paz. “Maragojipe precisa de paz”, disse a filha de santo Silvia Maria da Conceição, conhecida como Mãe Itambucá. “É um prazer saudar São Bartolomeu”, completou.



Geddel ao lado de Vera da Saúde

A saída do cortejo do terreiro é uma homenagem a Mãe Quisaci, 84, matriarca e líder da comunidade, onde o santo é para a nação Angola o Angorô. O secretário de Cultura e Turismo, Hernane Mercês de Oliveira destacou que os impactos turísticos e econômicos da lavagem popular são frutos da consolidação histórica do ritual, desde quando eram os escravos que realizavam a lavagem. O gestor lembrou também a união das secretarias para a organização das festas a São Bartolomeu no mês de agosto. “O governo municipal colocou o coração na festa, valorizando a cultura”, afirmou.

O cortejo foi acompanhado pela prefeita Vera Lúcia Maria dos Santos e secretários municipais. A prefeita recebeu a visita do vice-presidente de pessoa jurídica da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima e do deputado federal Lúcio Vieira Lima, que conheceram a lavagem popular.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo

Na manhã deste domingo (18) aconteceram três partidas amistosas de futebol entre as equipes da divisão de base dos municípios de Cruz das Almas e Cabaceiras do Paraguaçu.

Os jogos foram realizados no campo da Rua da Mata, em Cruz das Almas, e contou com a participação de garotos com média entre oito e treze anos de idade. O primeiro jogo que envolveu meninos de até oito anos, teve o placar de 1X0 para Cruz das Almas. Já o segundo embate, com idade de até doze anos, o resultado foi de 1X1. A terceira partida, envolvendo jovens de até 13 anos, foi a mais emocionante, sendo que o time da casa conseguiu aplicar uma goleada de 3X0 nos visitantes.

Os jogos eram de crianças, mas o clima estava quente entre os presentes. Tiveram momentos em que foi necessário paralisar as partidas, pois alguns pais, insatisfeitos com a marcação do juiz, invadiram o campo para protestar o resultado. Porém, tudo foi resolvido e o imprevisto não atrapalhou o brilho do evento.

Falta de Apoio


Equipe de Cabaceiras do Paraguaçu

A reportagem do Mídia Recôncavo manteve contato com os organizadores dos jogos, e percebeu a insatisfação com o poder público das suas respectivas cidades. Os treinadores das equipes de Cabaceiras do Paraguaçu, Beto e Tonhe da Bola, relataram as dificuldades enfrentadas para adquirir material esportivo e apoio para eventos. “É uma vergonha, quando precisamos comprar uma bola, temos que sair pedindo um real a um e a outro.” Lamenta Beto.


Equipe de Cruz das Almas

Já para Fia, treinador das equipes cruzalmenses, a realidade não é diferente. Tenho me esforçado ao máximo para manter esse projeto, porém não temos também ajuda alguma por parte do poder público da nossa cidade. “É lamentável ver uma quantidade de jovens como essa, lutando para fugir das drogas, serem ignorados pelas autoridades.” Desabafa.

O esporte tem sido um dos principais meios de afastar os jovens das drogas, com iniciativas como esta as famílias tem alimentado novas esperanças de ver um futuro cada vez melhor para seus filhos. Informações do Mídia Recôncavo

Veja as fotos!

Foto: Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo

 Por André Borges | Valor

O diretor do departamento do patrimônio material e fiscalização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Andrey Rosenthal Schlee, fez uma crítica contundente à situação do órgão público onde ele próprio atua.

Em audiência realizada pela Comissão de Minas e Energia da Câmara, Schlee disse que o órgão não tem capacidade para lidar com o volume de demanda por conta de licenciamento ambiental de obras de infraestrutura. O Iphan é um dos órgãos de anuência de licenciamento, assim como a Funai e a Fundação Palmares. O órgão que licencia é o Ibama. 

“Hoje chegamos a uma situação extrema. Temos mais vagas não ocupadas do que funcionários efetivos. Profissionais vão se aposentando, o Ministério da Cultura não tem plano de carreiras. Temos cada vez mais atividades e cada vez menos profissionais para realizar esse trabalho”, disse Schlee, durante a audiência.

Segundo o diretor do Iphan, o órgão conta com 38 profissionais para cuidar das pesquisas em todo o país. “Isso mostra a nossa precariedade. Para piorar a situação, vamos perder 11 desses pesquisadores porque são temporários, daí a instituição entra em falência por falta de quadro. Falta de gente, disposição de mudar e substituir quantidade por qualidade”, comentou. 

O assessor de licenciamento da Funai, Ricardo Burg, afirmou que a fundação tem hoje 17 profissionais para cuidar dos processos de licenciamento que chegam à fundação. A Comissão de Minas e Energia debate o processo de licenciamento ambiental aplicado sobre o setor elétrico.

Dinheiro é bom sim. Quem é que gosta de andar num trem lotado todo amassado? Desejar consumir o básico e não ter acesso? Olhar para os seus filhos e não poder dar a eles condições de competirem de igual para igual com crianças de sua idade? Hipócrita é quem diz que dinheiro não é bom.

Mas iludido é quem bate no peito e fala: "dinheiro traz felicidade". Segundo números da Organização mundial da saúde, os campeões da depressão são os Países ricos: 

21% da população da França, 19.2% da população dos EUA e 17.9% da população da Holanda tiveram pelo menos um episódio de depressão na vida. Todos os Países citados possuem alta renda per capta e são considerados Países desenvolvidos. 

Eu conheço os dois lados da moeda e posso afirmar por ter me relacionado e ainda me relaciono com muitas pessoas simples em minha vida, sorridentes, alegres e principalmente felizes, apesar de todas as dificuldades. E por outro lado, já vi muita gente rica vivendo a base de anti-depressivos, com a conta bancária gordinha, mas com o coração vazio e solitário, vivendo numa jaula imaginária para se proteger de todos que se aproximam.

Nem a riqueza e nem a pobreza podem ser rotuladas de geradores de felicidade ou infelicidade. Feliz é aquele que está rodeado de pessoas que ama, de amigos sinceros e de propósito que lhe dará sentido em todas as manhãs quando acordar. Feliz é quem tem propósito.

A propósito, o dinheiro compra uma cama, mas não compra o sono. Compra o melhor plano de saúde, mas não compra a cura de uma doença em que a medicina disse não. Compra momentos alegres, mas não a felicidade. Também compra água mineral Francesa e garrafas de vinhos de U$50.000,00 (cinquenta mil dólares), mas não é capaz de matar a sede de justiça, de amor e de significado.

No último dia de sua vida, se você pudesse escolher quem passaria este dia com você ao seu lado, certamente não seria com o seu gerente do banco que faz a gestão de sua fortuna, nem na companhia de todos os seus diplomas, títulos, conquistas ou até mesmo com os puxa-sacos de plantão. Neste dia, se fosse possível escolher e prever, você certamente preferiria estar ao lado das pessoas mais importantes de sua vida.

Como conciliar este aparente paradoxo? Eu sempre pensei que todo projeto que realizei nos últimos 20 anos, as horas que trabalhei, as incontáveis viagens de negócios que fiz, todo isso foi com a finalidade de proporcionar aos que amo o melhor, ainda que eu sempre soubesse que a minha presença é fundamental para todos. Assim, estive muito presente até durante minha ausência física, ao contrário dos que chegam cedo em casa, mas passam o tempo na frente da TV.

Envolva a sua família em seus projetos. Ainda que eles não trabalhem com você, porque quando você viajar ou trabalhar num fim de semana, eles também estarão ao seu lado onde quer que eles fiquem a sua espera. Viajarão sem sair de casa, porque eles se sentem parte de seus projetos e não meros apoiadores de seus sonhos. Serão donos deles juntamente com você.

Não trabalhe por dinheiro. Pessoas valem mais do que coisas. No meio de tudo isso, o dinheiro será conquistado na medida de sua competência em produzir e empreender. Quando o dinheiro chegar, desfrute dele, faça-o trabalhar pra você em vez de se tornar o seu escravo.

E para não escrever um texto bonitinho e politicamente correto, desfrute com a sua família as suas conquistas e principalmente com a pessoa que sempre esteve ao seu lado lhe apoiando, em vez de trocá-la aos 40 anos de idade por duas mulheres de 20, o que infelizmente tem se tornado cada vez mais comum... (pode chorar a vontade nos comentários se não gostou)

Certamente, no dia de nossos velórios, os que realmente venceram na vida, sejam eles pobres ou ricos, serão aqueles que deixarão saudades e não os que vão deixar filhos mal resolvidos que passaram toda a vida sendo filho órfão de pai vivo, porque em casos assim, com dinheiro ou sem dinheiro, mais um miserável será enterrado e esquecido.

O empresário Eike Batista, que já foi chamado pela revista Forbes de “Brazil’s Biggest Loser”, ou o maior fracassado do Brasil, não está mais na tradicional lista dos mais ricos da publicação.

A revista divulgou uma prévia com quinze nomes da lista dos brasileiros mais ricos. E deu destaque para a derrocada de Eike Batista, que já esteve no topo do ranking no ano passado com US$ 30,26 bilhões. Depois de aparecer como o quinto mais rico do Brasil e o centésimo mais rico do mundo no ano passado, o empresário ficou fora da lista este ano.

Citando as empresas do Grupo EBX como as que mais perderam dinheiro na bolsa de valores brasileira, a revista excluiu da lista de milionários o homem que ela chamou de ‘o maior perdedor brasileiro’.

Ranking. A revista diz que as empresas de Eike Batista perderam 60% do seu valor.

Jorge Paulo Lemann,  sócio da AB Inbev, aparece como o mais rico do Brasil na nova lista, com fortuna de R$ 38,24 bilhões.

O ranking com os 124 bilionários brasileiros será divulgado na próxima edição da Forbes Brasil.

Os brasileiros que aparecem no topo da lista são:

1ºJorge Paulo Lemann (R$ 38,2 bilhões)

2º Joseph Safra (R$ 33,9 bilhões)

3º Antônio Ermírio de Moraes e família (R$ 25,6 bilhões)

4º Marcel Herrmann Telles (R$ 19,5 bilhões)

5º Roberto Irineu Marinho (R$ 17,3 bilhões)

6º João Roberto Marinho (R$ 17,3 bilhões)

7º José Roberto Marinho (R$ 17,1 bilhões)

8º Carlos Alberto Sicupira (R$ 16,8 bilhões)

9º Norberto Odebrecht e família (R$ 10,1 bilhões)

10º Francisco Ivens de Sá Dias Branco (R$ 9,6 bilhões)

11º Walter Faria (R$ 9,1 bilhões)

12º Aloysio de Andrade Faria (R$ 8,2 bilhões)

13º Abílio dos Santos Diniz (R$ 7,9 bilhões)

14º Giancarlo Civita e família (R$ 7,7 bilhões)

15º Renata de Camargo Nascimento, Regina de Camargo Oliveira Pires e Rosana Camargo de Arruda Botelho (Cada uma com R$ 7,5 bilhões)

Quando éramos crianças, nosso primeiro contato com o limão não foi muito amigável. Mas, agora que já somo crescidos, até que gostamos bastante do sabor e colocamos limão em frangos, carnes, biscoitos, doces e, principalmente, nos coquetéis. 

A fruta é uma importante fonte de vitamina C, magnésio e potássio, além de minerais e antioxidantes que melhoram a aparência e textura dos nossos cabelos, pele e unhas. Por isso, o jornal Huffington Post listou 9 manerias de usar limão como um aliado na beleza. Vale lembrar que é preciso ter cuidado, já que expor-se ao sol depois de ter contato com a fruta pode causar manchas permanentes.

1) Eles curam acne e removem cravos: com propriedades que combatem fungos e bactérias, o limão é uma alternativa natural ao tratamento da acne. Simplesmente, corte uma fatia da fruta e esfregue em seu rosto. Outro modo é aplicar mel junto com o limão no local onde tem cravos, esperar de cinco a dez minutos, e enxaguar com água fria.

2) Eles clareiam manchas escuras: marcas de acnes que dão trabalho para serem removidas podem ter a ajuda do ácido cítrico do limão para saírem de vez. Gradualmente ele vai removendo as manchas e tonificando a pele. Cuidado com feridas abertas e cortes que podem doer muito em contato com o suco.

3) Eles clareiam os dentes: tratamentos branqueadores podem custar uma fortuna. Economize dinheiro e tempo com um clareador caseiro usando bicabornato de sódio e suco de limão. Misture os ingredientes até formar uma massa espumante e aplique nos dentes. Deixe até, no máximo, um minuto (cuidado, pois o ácido é forte o suficiente para quebrar o esmalte do dente) e cuidadosamente retire a massa com a ajuda de uma escova de dentes.

4) Eles ajudam a acabar com a pele oleosa:passe um pouco de suco de limão com a ajuda de um cotonete na pele antes de dormir e retire na manhã seguinte.

5) Eles dão brilho ao cabelo: misture o suco de limão com um condicionador, passe nos fios, penteie, fique algumas horas com a mistura sob o sol, depois lave. Repita o processo algumas vezes durante o mês e terá um cabelo significativamente mais leve e brilhante.

6) Eles fortalecem as unhas: faça uma solução com azeite de oliva e limão e aplique nas unhas para fortalecê-las e desamarelá-las.

7) Eles acalmam o couro cabeludo e são um remédio para as caspas: esfregar no couro cabeludo uma solução de óleo de coco, azeite de oliva, mel e suco de limão pode ajudar a acabar com o ressecamento.

8) Eles acalmam os lábios rachados: esfregar limão nos lábios antes de dormir e lavar na manhã seguinte irá eliminar as células mortas da região deixando a pele mais macia.

9) Eles limpam o rosto e o corpo: um creme feito com suco de limão, iogurte e óleo essencial de lavanda ou camomila ajuda a retirar as bactérias da pele do rosto e do corpo, além de hidratá-la.

Foto: Kiko Freitas l Varela Notícias

No próximo dia 7 de Setembro, dia onde se comemora a Independência do Brasil, os jovens que tomaram o país no mês de junho deste ano e colocaram nas ruas do Brasil milhões de pessoas, voltarão aos protestos e devem mobilizar grande parte do país.

No Facebook, o grupo que convoca estudantes e outras pessoas para as ruas, se chama “O maior protesto da história do Brasil”. No grupo nacional, quase 400 mil pessoas já confirmaram presença, enquanto somente no grupo de Salvador sete mil pessoas confirmaram.

“O Brasil vem sofrendo repressões e descasos do governo, praticamente ainda vivemos uma ditadura, não vamos deixar que eles façam farra com a nossa grana, não vamos deixar que joguem fora tudo que conquistamos, as manifestações não param por aqui, vamos lutar por um País mais JUSTO ! Vamos Pra Rua”, diz a descrição do evento.

A ideia é que estudantes de todas as escolas saiam das suas instituições no mesmo horário e caminhem até ao Campo Grande, literalmente parando Salvador.

Após tomar conhecimento de algumas pesquisas que ligavam a atividade sexual com características de pessoas desinibidas e com boa saúde, o pesquisador norte-americano Nick Drydakis resolver pesquisar se uma vida sexual ativa refletiria  em uma vida profissional mais bem-sucedida. Para isso, foram analisadas mais de 7,5 mil pessoas com idades entre 26 e 50 anos.

Entre os participantes, estavam tanto casais heterossexuais quanto gays. Os resultados mostraram que quem tem mais de quatro relações sexuais por semana ganha 5% mais do que os não tem. O estudo também apontou que pessoas que não fazem sexo ganham 3% menos do que as pessoas que praticam alguma atividade sexual.

Apesar dos dados coletados, não houve uma  conclusão do que liga sexo ao dinheiro, mas o autor sugere que possa existir uma relação com o poder de consumo de quem trabalha, com possibilidade de sair mais, ser mais atraente e ainda presentear com frequência o parceiro ou parceira. Do contrário, não transar o suficiente também pode levar as pessoas a sofrerem de solidão, ansiedade social e depressão, segundo a pesquisa. "As pessoas precisam amar e serem amadas, sem esses elementos as pessoas podem apresentar sintomas que podem afetar sua vida profissional", afirmou Drydakis.

O dia em que a Raposa atropelou o Leão. Na noite deste sábado (17), o gramado do Mineirão foi palco para essa "inversão" do Reino Animal, e o Cruzeiro não tomou conhecimento do rival para golear o Vitória por 5 a 1 na partida válida pela 15ª rodada do Brasileirão. Superior desde o começo do jogo, os donos da casa abriram o placar com Léo. Mike, Ricardo Goulart, Borges e Vinícius Araújo completaram a goleada no segundo tempo. Dinei fez o gol de honra do Leão, de pênalti.

Com a maioria dos jogos da rodada no domingo (18), o Leão não mudou de posição, mesmo com a goleada, e segue provisoriamente em quinto, com 22 pontos. O Cruzeiro foi a 28 pontos, passou o Botafogo e assumiu a liderança com 28.

O Rubro-negro volta a jogar fora de casa na próxima rodada e vai até a Baixada Santista para enfrentar o Santos, no sábado (24), às 18h30, na Vila Belmiro. Mas antes disso o time volta para Salvador e tem compromisso na sua estreia na Copa Sul-Americana, diante do Coritiba, quarta (21), às 21h50, no Barradão. O próximo adversário do Cruzeiro será a Ponte Preta, também sábado, no Moisés Lucarelli.

O jogo - Logo que a bola rolou no Mineirão, os donos da casa já começaram mostrando quem era o dono da casa e não deram espaço para o Vitória jogar. Marcando forte na intermediária, a Raposa impediu as investidas iniciais do Rubro-negro e demorou até que o time completasse um de seus ataques. Enquanto se defendia, o Cruzeiro também se armava no ataque e não tardou a assustar. 

A primeira boa chegada mineira rolou aos seis minutos, quando William recebeu o passe vindo da lateral-direita, completou do centro da área e o goleiro Wilson mostrou serviço e fez bem a defesa. A partida seguiu com o Cruzeiro dominando os ataques e na cobrança de escanteio aos 11' os donos da casa encontraram o caminho para abrir o placar. Depois da cobrança, Leo foi no segundo andar na área, cabeceou para baixo e mandou para a rede. O árbitro Marcelo de Lima Henrique chegou a apontar o impedimento num possível toque de Borges, antes da bola entrar, mas o jogador estava em posição legal e o gol foi confirmado.

Com mais posse de bola, volume de jogo e repertório que o Vitória, a Raposa foi quem mais finalizou e seguiu melhor durante todo primeiro tempo. Aos 38', Egídio ainda teve uma grande chance de aumentar a vantagem, mas acabou perdendo. Ele invadiu a área, conseguiu tirar da marcação, bateu com o goleiro Wilson já caído, mas só acertou a rede pelo lado de fora.

Para tentar tirar a postura recuada do time no primeiro tempo, Caio Júnior voltou com alteração para a segunda etapa e lançou o atacante Dinei no lugar do volante Michel. Ainda assim foi o Cruzeiro quem voltou com mais força no ataque, assim como havia sido antes do intervalo, e conseguiu ampliar o placar aos 13'. No toque rápido de Everton Ribeiro, Myke recebeu na direita da área, invadiu, chutou cruzado e rasteiro e fez o segundo do Cruzeiro. Fabrício ainda desviou antes da bola entrar.

Com poucas chegadas de perigo, o Vitória arrancou a oportunidade de diminuir aos 22'. Dedé cometeu a penalidade na dividida com Dinei na área, o próprio Dinei foi para a cobrança e chutou rasteiro, no canto esquerdo, para fazer o dele. O Cruzeiro não demorou a recuperar o fôlego e voltou a ampliar a contagem aos 29 minutos. Ricardo Goulart cruzou e Borges cabeceou firme, no centro da área e no contrapé do goleiro Wilson, para balançar a rede.

A arrancada implacável da Raposa continuou diante de um Leão sem forças no ataque e na defesa e aos 33' a rede do goleiro Wilson voltou a balançar. Ricardo Goulart aproveitou o cruzamento de Élber e chegou chutando na pequena área. O arremate do Cruzeiro ficou guardado para a marca dos 39' e Vinícius Araújo, que havia acabado de entrar, finalizou a contagem cabeceando na área depois do levantamento de Egídio.

 

Anderson Bella l Mídia Recôncavo

O prefeito de Muritiba, Roque Isquem, comemorou na última sexta-feira, 16, a chegada dos seus 48 anos de idade. Roque escolheu passar a data especial ao lado de amigos e familiares, numa fazenda, na BA 502, que liga a BR 101 à cidade de Muritiba.

Um homem nascido em um berço pobre, filho de um eletricista e de uma destaladera de fumo, perdeu os pais muito cedo e, nesta luta, ajudou a criar os irmãos. Nessa condição foi conseguindo superar as dificuldades da vida, até chegar ao cargo de chefe do legislativo da sua cidade. Depois da Presidência da Câmara, Isquem mostrou que realmente nasceu para ser líder, se tornando prefeito e fazendo uma das melhores administrações já vista em Muritiba, entre 2005 a 2008.

Em 2012, venceu as eleições derrotando o seu principal adversário, sendo recebido nos braços do povo para voltar a fazer Muritiba crescer com responsabilidade e compromisso com o povo da sua terra.

.

Na festa, Roque Isquem demonstrou todo o seu lado carismático e um líder não só em Muritiba, como na região do Recôncavo. Brincando e cantando, recebeu amigos ao lado da primeira dama, Rejane Cerqueira, e de correligionários políticos como o vice-prefeito Roque de Joaquim, o deputado estadual Paulo Câmera, a prefeita de Governador Mangabeira, Domingas Paixão e o prefeito de Cabaceiras do Paraguaçu, Paulinho, do vereador de Cruz das Almas, Renan de Romualdo, além de vereadores da cidade de Muritiba, Jó, Robson, Zé Baiaco, Zé Bim, Beto e Kéleu .

Fabrica de Motos

O prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar a chegada de uma fabrica de motos na cidade de Muritiba. A YASUNA MOTORS BRASIL, fabrica de motocicletas chinesa, irá gerar 300 empregos e será instalada nas mediações da BR 101. Com a presença do presidente da empresa, Saulo Farias, Roque Isquem assinou o Termo de Compromisso, que concretiza a chegada do estabelecimento industrial.

 

Veja as fotos!

A votação ainda não terminou, o que está previsto para acontecer às 15 horas deste sábado, 17, mas já é possível dizer que os sócios do Bahia aprovaram a mudança no estatuto do clube. Isso porque a eleição é aberta e a maioria dos presentes seguiu para as urnas que diziam "sim" para as alterações no regulamento do tricolor. Com atraso, a votação foi aberta por volta das 12h. A partir das 16 horas o resultado será oficialmente divulgado. 

São cinco propostas de mudanças: 1) Voto direto para presidente; 2) Mandato tampão para o primeiro cartola eleito pós-intervenção 3) Redução da maioridade eleitoral (de 18 para 16 anos) ; 4) Redução do conselho de 300 para 100 nomes, além de eleição proporcional e 5) Adoção da Lei da Ficha Limpa para os candidatos a presidente.

A assembleia começou atrasada às 11h15, por conta de uma liminar da justiça emitida às 5 horas deste sábado, que suspendia a eleição. Após ser informado da decisão, o advogado interventor Carlos Rátis conseguiu embargar a liminar e garantiu a assembleia.

 


Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta sexta-feira (16) no bairro Santa Mônica e no distrito de Humildes, em Feira de Santana, a 108 km de Salvador, acusados de integrar uma quadrilha de assalto bancos em cidades do interior do estado.

Com eles foram apreendidos dois veículos, diversas armas de grosso calibre e  R$ 40 mil reais, além de farta munição. No arsenal estavam um fuzil M4, arma usada pela Marinha americana,  um fuzil Hk-47/756 utilizado pelo exército russo.

Além disso, foram encontradas uma espingarda calibre 20 e pistolas 9 milímetros, todas de uso restritos e que entraram no país de forma ilegal.

 


Este fuzil é de uso exclusivo da Marinha americana e estava sendo usado pelos bandidos.
Fotos: Reprodução / Acorda Cidade

De acordo com a polícia, Gilvando Lima dos Santos, o “Vando”  é morador  do  distrito de Humildes. Ele é apontado como líder da quadrilha, que já agiu nas cidades de Amargosa, Castro Alves,  Ituberá e recentemente assaltou o Banco do Brasil e Bradesco de Barra da Estiva.

Também foi preso, acusado de integrar o bando, Marcos Lavrador Souza, 36 anos, morador no bairro Santa Mônica, proprietário de um antiquário na BR-324 e acusado de furtar mais de 30 imagens sacras dos distritos de Bonfim de Feira e Jaguara e da cidade de Muritiba.

Segundo a polícia, ele tem contato com pessoas no exterior e as imagens seriam levadas para a Alemanha.

A prisão dos dois acusados foi realizada por policiais da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e do Grupo de Repressão à Crimes contra Instituições Financeiras (Garcif). Desde o início do ano, os agentes vinham investigando a ação da quadrilha.

As armas foram encontradas nas casas dos dois acusados  e de um terceiro envolvido identificado como Rogerinho, que conseguiu fugir.

Apenas neste primeiro semestre de 2013, já foram registrados seis casos de suicídio entre policiais militares na Bahia. Segundo a Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), em todo o ano de 2012 foram nove casos, ou seja, 2013 já atingiu 66,7% do número de PMs que tiraram a própria vida no ano anterior, faltando mais de quatro meses para 31 de dezembro.

Porém, de acordo com a Polícia Militar, os números oficiais são de cinco suicídios, sendo apenas um no ano passado.  Segundo o jornal A Tarde, a PM diz ainda que até 2004 a média anual era de oito situações deste tipo, contra três atualmente. O último caso de suicídio aconteceu em Feira de Santana, nesta semana.

A Mega-Sena vai sortear o prêmio de R$ 2,5 milhões no concurso 1.522, que será realizado neste sábado (17), às 20h, no Caminhão da Sorte da Caixa, estacionado em Cícero Dantas,  nordeste baiano. No último concurso, as seis dezenas sorteadas foram: 11 - 14 - 18 - 30 - 33 – 39. Se um apostador levar o prêmio sozinho, e aplicar todo o valor na poupança, receberá um rendimento de R$ 11 mil por mês. A aposta mínima na Mega-Sena é de R$ 2 e pode ser feita até as 19h, em qualquer uma das casas lotéricas do País.

O convênio para ceder dados de eleitores para a Serasa não foi o único acordo de compartilhamento de informações firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral. De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, em 2011, o TSE assinou termo de cooperação com a Caixa Econômica Federal, com cláusula de sigilo, para disponibilizar dados de eleitores para o banco. O objetivo era agilizar o pagamento de programas sociais, como o Bolsa Família. Outro contrato semelhante foi assinado com a Agência Brasileira de Investigação (Abin), para fornecimento de dispositivos criptográficos ao tribunal. Na esteira do escândalo da Serasa, o TSE criou uma comissão para analisar todos os convênios envolvendo informações cadastrais do órgão. Técnicos terão 15 dias apresentar resultado.

Foto: Anderson Bella/Mídia Recôncavo
O motociclista teve dois dedos da mão esquerda dilacerados

No inicio da noite desta sexta-feira (16), um motociclista sofreu um grave acidente após ser fechado por um caminhão, na BR 101, próximo ao trevo de acesso a cidade de Governador Mangabeira. O motociclista Ronaldo Cesar dos Santos Teixeira, 28, morador da localidade de Caatinga Seca, zona rural de Muritiba, dilacerou dois dedos da mão esquerda e teve diversas escoriações pelo corpo durante a queda. De acordo com a vítima, o caminhão fugiu sem prestar socorro. O jovem foi socorrido por uma equipe do SAMU 192, e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antonio de Jesus.  Informações do Mídia Recôncavo

Divulgação
Marcos Lavrador Souza é proprietário de um antiquário


Marcos Lavrador Souza, dono de um antiquário na BR-324, próximo à cidade de Feira de Santana (a 116 quilômetros de Salvador), foi preso na madrugada desta sexta-feira, 16, por volta das 2 horas, após a polícia encontrar imagens sacras roubadas em sua casa. 
Cerca de 30 imagens, além de armas e drogas, foram apreendidas na residência. Das peças encontradas, seis são da Igreja Senhor do Bonfim, no distrito de Bonfim de Feira. As imagens foram roubadas no último dia 29 de julho deste ano.

De acordo com o coordenador Regional de Polícia do Interior, o delegado Ricardo Brito, o acusado foi encontrado após uma denúncia anônima. Em depoimento à polícia, Marcos afirmou que tinha ciência de que as peças eram roubadas e que elas seriam comercializadas, sem mencionar os compradores.



Imagens sacras foram recuperadas na madrugada desta sexta-feira em Feira de Santana
 

Investigações da polícia, no entanto, apontam que o acusado vendia as imagens sacras para compradores na Europa. Tanto que policiais agora buscam informações sobre um possível receptor alemão, que já teria recebido imagens de um roubo em Muritiba (a 142 quilômetros da capital baiana), no Recôncavo baiano, realizado em dezembro de 2012. As peças foram comercializadas por Marcos, segundo a polícia.

Adolescentes - Ainda em depoimento, o acusado informou para a polícia que não roubava as imagens, apenas comprava o material. Segundo Marcos, os crimes foram cometidos por adolescentes. Os mandatários dos roubos, segundo Marcos, seriam outras pessoas. Apesar disso, ele não mencionou quem seria o grupo responsável pelos roubos. A polícia ainda apura as conexões com outras pessoas no roubo das peças.

Edgard Abbehusen l Mídia Recôncavo
Graziele vive há quatro anos com o companheiro e vai participar do casamento coletivo em dezembro.

 

O sonho de oficializar a união se tornará realidade para casais que pretendem participar do Casamento Coletivo, promovido pela Prefeitura Municipal de Muritiba, através da Secretaria de Desenvolvimento Social. Os interessados devem procurar a sede da Secretaria, na Rua Anphilófio de Castro (Rua das Flores).

 

Segundo o agente administrativo, Pedro Barbosa da Rocha, o casamento coletivo na cidade teve inicio em 2005, com iniciativa da gestão na epoca, e tem como objetivo proporcionar, sem nenhum custo, a realização do sonho do enlace matrimonial para casais. "A expectativa é de que 20 a 30 casais participem do casamento coletivo, mas a quantidade que aparecer, estaremos realizando", disse.

 


Pedro Barbosa, agente administrativo da Secretaria de Desenvolvimento Social

 

Para se inscrever é necessário apresentar documentos exigidos até o mês de outubro de 2013. A cerimônia será realizada no dia 11 de dezembro, às 10 horas da manhã, na Câmara de vereadores da cidade.

 

Importância do Casamento Civil

 

O casamento civil é um instituto jurídico que regulamenta a união, estabelecendo direitos e deveres mutuamente, colocando-os na condição de cônjuge, ou seja, partícipes quanto aos bens patrimoniais, na condição de companheiros e responsáveis pelos encargos da família, com base na igualdade de direitos e deveres do casal.

 

Morando há quatro anos com o seu companheiro, a Conselheira Tutelar Graziele Conceição Castro, 29, procurou a Secretaria de Desenvolvimento Social de Muritiba e já entregou todos os documentos para legalizar a união estável. Segundo ela, a boa convivência e companheirismo foi fator determinante para a decisão.  "Tenho um casal de filhos do meu primeiro relacionamento que não deu certo, e eles adoram o padrasto e apoiam o casamento.", comemora ela.

 

 

Documentos Necessários:

  • Cópia do CPF dos noivos
  • Cópia da identidade (RG) dos noivos
  • Para solteiros: Certidão de Nascimento dos noivos - Atualizada (Até 06 meses da data de expedição)
  • Para divorciados: Não precisa de certidão de nascimento - Certidão de Casamento com averbação do divorcio (até 06 meses da data de expedição), e cópia da sentença do juiz que trata da partilha (ou não) dos bens do casamento anterior.
  • Para os viúvos: Não precisa de certidão de nascimento - Certidão de Casamento anterior ( até 06 meses da data de expedição) e Certidão de Óbito do cônjuge.
  • Cópia do comprovante de residência dos noivos.

 

 

Afirmação foi feita pelo Ministro da Justiça validade é para todo território nacional

A Justiça proibiu que as operadoras de telefonia móvel estabeleçam prazo de validade para créditos pré-pagos em todo o território nacional.

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) tomou a decisão após recurso do Ministério Público Federal (MPF) contra sentença da 5ª Vara Federal do Pará, que manteve a validade dos créditos de celulares pré-pagos. A decisão deve ser cumprida em todo o Brasil, sob pena de multa diária no valor de R$ 50 mil, mas ainda cabe recurso.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu por meio de resolução, que os créditos podem estar sujeitos a prazo de validade, devendo a operadora oferecer, no mínimo, créditos com validade de 90 a 180 dias.

Uma adolescente de 14 anos morreu após ser atingida por um tiro na cabeça, no município de Itarantim, localizado a 654 Km de Salvador. Segundo informações do delegado Éder Goulart Nogueira, titular da delegacia local, G.C.S, 16 anos, namorado da vítima, disse que a arma disparou acidentalmente durante uma brincadeira, atingido Milene Santos Silva. “Como foi pego em flagrante, ele foi apreendido e está à disposição da Justiça”

.

O delegado informou para o Itarantim Online que existe uma linha de investigação, ainda não confirmada, que aponta que o jovem teria matado a namorada após descobrir que ela estava grávida. “Essa situação ainda não é oficial. Ele disse que a namorada tinha comentado esse assunto com ele, mas que também não sabia se este fato era verdadeiro”, completou.  Segundo informações da polícia o adolescente já tem passagens na polícia por roubo e tráfico de drogas.

 

Enquanto esteve participando do reality show "A Fazenda", Kamyla Simioni - a empresária mineira gritou pelos 'quatro cantos' que teve um affair com Tony Salles -, falou o que quis e o que não quis sobre a apresentadora da Record Bahia, Scheila Carvalho. Chegou a hora da ex-dançarina do É o Tchan dar o troco.

Scheila Carvalho esteve reunida com o advogado Marcos Rogério Ferreira na tarde desta quinta-feira (15), tomando conhecimento de toda a situação, de acordo com informações publicadas pelo Ego. A reunião, que durou quase cinco horas, teminou com Scheila assinando uma procuração para que o até então advogado de Tony Salles também a represente. 

"Conversamos muito e vamos manter a estratégia jurídica que havíamos traçado até então. Tenho uma procuração da Scheila, e ela já está protegida pela medida cautelar que impede que Kamyla Simioni fale o nome dela, e também vamos mover uma ação indenizatória contra ela", explicou ao site o advogado Marcos Rogério Ferreira, que não quis entrar na questão pessoal do casal.

"Scheila e Tony estiveram reunidos comigo, mas não estou autorizado a falar sobre a esfera pessoal. Acredito que em breve vão se manifestar a respeito", disse o advogado.
Também em entrevisa ao site, Kamyla Simioni não se mostrou muito preocupada com as possíveis consequências do processo. "Ela tem que resolver a vida dela do jeito que achar melhor. Eu não tenho mais a menor intenção de falar sobre o assunto. Depois que ele (Tony Salles) me chamou de oportunista não quero mais falar sobre isso. E, sobre ela diretamente, nunca falei. Falei sobre o caso, mas também não tenho o que falar mais disso", comentou a empresária.

E completou: "Mesmo que ela fique com o marido dela, que é o que vai acontecer, o fato dessa traição ser exposta faz com que ela tenha que se defender. Ela está tentando mostrar para o Brasil que fez alguma coisa e querendo me culpar pelo que aconteceu no casamento dela".

Scheila soube por telefone

Scheila ficou sabendo que o episódio de traição do seu marido com Kamyla Simioni veio a público na quarta-feira (14), um dia depois de ser eliminada do reality show do qual participava.  Assim que saiu do programa, ela conversou com Tony Salles por telefone, e só encontrou o marido pessoalmente na noite de quarta.

"Ela está ciente do assunto, já teve uma breve informação. Ela e Tony bateram um papo por telefone (ele está na Bahia por causa de compromissos profissionais), e devem conversar com mais calma mais tarde, quando ele chegar a São Paulo. Tudo está muito corrido para ela e este é um assunto muito delicado, íntimo. Acredito que depois que conversarem, eles mesmos vão querer falar a respeito e esclarecer tudo. A família não tem o que esconder", contou o advogado Marcos Rogério.

 

Cerca de cem professores da rede municipal de ensino fazem ocupação no prédio da Prefeitura Municipal de Santo Estevão, nesta quinta-feira (15). De acordo com o presidente da categoria, Cristiano Pereira Rodrigues, em contato com o site Correio da Cidade, o objetivo é uma audiência com o prefeito a fim de resolver o impasse da greve.

IMPASSE - A proposta de reajuste oferecida pelo governo municipal foi aceita pelos professores. De acordo com informações, o aumento salarial consiste em 5,84% para ser pago em outubro e 2,13% em dezembro. “Estamos aqui para tentar resolver o último ponto que inviabiliza o retorno dos professores às salas de aula”, frisou Cristiano. Os professores querem que o governo pague o reajuste salarial retroativo ao mês de maio. “Queremos que seja pago todo no mês de janeiro do ano que vem”, explicou Cristiano.

Para chegar ao reajuste, o governo municipal teve que diminuir a folha de pessoal, demitindo cerca de 50 servidores. O Secretário Municipal de Educação já levou um estudo de impacto da folha para análise do gestor. 

Eduardo Martins | Ag. A Tarde

O juiz Mário Maron Agle concedeu uma medida liminar que anula a inscrição de novos sócios para o Esporte Clube Bahia pelo valor da joia de R$ 10. A decisão foi emitida devido ao processo movido por Danilo Habib Batista do Val, conselheiro destituído do Bahia, por meio do advogado Ailton Barbosa de Assis Júnior.

Entretanto, a decisão não anula a participação de todos aqueles que se associaram ao clube antes da decisão da justiça, que ainda cabe recurso. Segundo o interventor do Bahia, Carlos Rátis, a medida não vai atrapalhar a realização da assembleia marcada para este sábado, 17, na Arena Fonte Nova, que deve decidir quais serão as regras da eleição para a substituição do presidente destituído do clube, Marcelo Guimarães Filho.

Rátis diz ainda não ter sido notificado da decisão. Mesmo assim, já estava definido anteriormente que as inscrições para novos sócios seriam suspensas na tarde desta quinta-feira, 15, com a finalidade de decidir quem estará apto a participar da assembleia. O processo que corre no tribunal de justiça da Bahia pode ser visto 
aqui.

A Tarde

Entrevistas
Governador Mangabeira: Programa ‘Prefeitura em Movimento’ ganha destaque e coloca município como referência de gestão pública
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Marcia escreveu para Midiareconcavo
"Parabens ao melhor de todos os sites da regiao. Eu ja estava com saudades da informação de todos os lugares em primeira mao."
simone escreveu para planejar concursos
"Bom dia, gostaria de uma justificativa da empresa pois, estou tentando a horas realizar minha inscrição no concurso e até o momento não obtive êxito, o que está ocorrendo com o site. Agradeço desde de já."
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.