Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Segunda , 18 de Junho de 2018
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Arquivo/EBC

O nível de água recuou em todas as represas que abastecem a cidade de São Paulo e sua Região Metropolitana. As informações são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).Depois de ter permanecido por dois dias consecutivos estável, o nível de água armazenada no Sistema Cantareira recuou 0,1 ponto porcentual na passagem de ontem (11) para esta segunda-feira, de 16,5% para 16,4%. O Sistema Cantareira é o principal manancial de abastecimento de água da capital e da região metropolitana, com capacidade para atender 5,2 milhões de pessoas.O indicador leva em conta as duas cotas de volume morto do manancial como se fossem parte do volume útil do sistema. O índice negativo do Cantareira, que passou a ser informado após decisão judicial, permaneceu estável em -12,8% nesta segunda-feira, 12. O mesmo ocorreu com o terceiro indicador, que se manteve hoje em -12,7%.A pluviometria armazenada na região do manancial do Cantareira neste mês é 41,7 mm, montante que corresponde a 32,5% das chuvas previstas para o mês de outubro. A média histórica mensal é de 128,5 mm.No sistema Guarapiranga, que atualmente abastece 5,8 milhões de pessoa, o nível dos reservatórios recuou 0,3 ponto porcentual de 77,7% ontem para 77,4% nesta segunda-feira.O nível do Alto Tietê também recuou, com o volume de água armazenado tendo passado de 15,1% ontem para 15% hoje. O volume de água represada no sistema Rio Claro teve queda de 0,3 ponto, passando para 56,4% para 56,1% de sua capacidade. O sistemas Alto Cotia recuou 0,1 ponto porcentual, de 60,1% para 60% e o Sistema Rio Grande baixou 0,2 ponto porcentual, de 86,5% no domingo para 86,3% hoje.

Estadão Conteúdo

Foto: Reprodução

No inicio da noite do último sábado (10), três homens acusados de traficar drogas morreram em confronto como policiais do Pelotão de Emprego em Táticas Operacionais (PETO) do município de Saubara, no Recôncavo baiano. Segundo informações policiais, guarnições do PETO de Saubara com apoio de policiais de Santo Amaro receberam denuncias anônimas de que uma residência estava servindo de ponto de drogas, localizada em uma localidade conhecida como "QBoa". Os policiais seguiram até o local da denuncia e ao chegar foram recebidos a tiros pelos traficantes. Ainda de acordo com a polícia, os policiais revidaram a altura e na troca de tiros, três traficantes foram baleados e socorridos para o Hospital local, mas não resistiram e morreram. Mais três traficantes conseguiram fugir tomando rumos ignorados. Na residência foram localizadas várias drogas embaladas para venda, balança de precisão e três armas de fogo utilizadas pelos bandidos no momento do tiroteio.

Foto: Reprodução

Uma multidão participou da 'Brincadeira de Criança', festa realizada pela Prefeitura de Cruz das Almas, na manhã desta segunda-feira (12), feriado nacional que comemora o Dia das Crianças. A festa começou às 8h e logo cedo crianças de todo o município já se divertiam nos brinquedos de ar comprimido instalados para alegrar a garotada. Pula-pula, escorregadores, piscina de bolinha entre outros equipamentos que as crianças adoram. Mas não ficou só por ai, a Prefeitura Municipal ainda distribuiu oito mil brinquedos para meninos e meninas e kits de doces.

 

Um dia inesquecível para a garotada, que ainda pôde saborear gratuitamente churros, crepes, algodão doce, pipocas, cachorro-quente, água e suco, uma verdadeira festa que só terminou por volta das 14h com a praça ainda lotada.

 

O prefeito Ednaldo Ribeiro chegou cedo à Prefeitura para ver de perto como estavam os preparativos para a grande festa programada há vários dias. “Assim que assumi o governo, há um mês, convoquei as secretarias do município para que se empenhassem em providenciar uma grande festa para o Dia das Crianças, como elas nunca tiveram em nossa cidade, e que não faltassem brinquedos, pois sei que muitas das nossas crianças os pais não tem condições de dar um presente”,

 

Para Ednaldo esta é uma ação da qual ele não poderia abrir mão de realizar: “O meu desejo era proporcionar um dia de muita diversão para as crianças do nosso município e que não faltasse nada para elas neste dia, estou muito contente com a realização deste evento para as nossas crianças”, afirmou o Prefeito Ednaldo.

Foto: Reprodução

Se mesmo assim você precisar de algum artifício para estar mais tranquila, siga as dicas a seguir.

Algumas mulheres deixam de aproveitar um momento de intimidade e troca de carinhos mútuos por terem vergonha do corpo no sexo. Mas é importante para a saúde sexual que esse não seja um impedimento para buscar seu prazer e felicidade. A recomendação é: se cuide e se sinta bem consigo mesma para aproveitar ainda mais as oportunidades que a vida lhe dá. Truques para esconder defeitos do corpo.

1. Não coma demais ou consuma alimentos que dão gases antes de tirar a roupa, porque isso pode te deixar inchada. Prefira fazer apenas pequenas refeições ao longo do dia;

2. Cuide da pele, mãos e pés, deixe o seu cabelo mais lindo do que nunca e arrase na escolha da lingerie sensual. Isso pode ajudá-la na sedução pré-nu;

3. Use maquiagem para cobrir algumas imperfeições, caso você seja muito perfeccionista com beleza;

4. Evite posições que não favoreçam seu corpo, como, por exemplo, sentada como vaqueira em cima dele;

5. Capriche no perfume para estimular mais o sentido do olfato do que o da visão;

6. Use uma luz difusa que seja suficiente apenas para mostrar as silhuetas. Assim, o clima também fica mais romântico e sensual

7. Se fizer muita questão de se esconder, brinque com vendas e deixe-o bem excitado até que você fique completamente nua e ele esteja completamente entregue.

 

Bolsa de Mulher

Foto: Reprodução
Veículo que estava estacionado na praça foi perfurado de um lado a outro por tiro

Tiros e desespero marcaram a noite desta segunda-feira (12), na Praça da Lua, em Santo Estevão. De acordo com informações de testemunhas que presenciaram a cena, três homens chegaram em um veículo prata, não identificado pelas testemunhas, quando um deles desceu procurando uma pessoa. Com arma em punho - segundo as testemunhas - um dos homens desceu do veículo e começou a atirar em diversos pontos da Praça, que estava com intenso movimento de pessoas. Ainda segundo os relatos, uma pessoa foi atingida quando corria dos atiradores e foi socorrida para o Hospital Municipal Dr. João Borges de Cerqueira, em Santo Estevão. Um veículo que estava estacionado na praça foi atingido com uma bala que atravessou a lataria do carro. "Foi um pânico total por aqui. Estávamos sentados próximo ao veículo quando passou um homem a pé e atirando pra todo lado. Foram aproximadamente uns dez disparos", relatou uma testemunha que preferiu não se identificar. Policiais estão nesse momento no hospital enquanto outras guarnições fazem buscas pela cidade. A identidade do ferido ainda não foi revelada e já investiga quais as motivações para o ocorrido. A qualquer momento, novas informações.

Correio da Cidade

Foto: Reprodução

Moradores de Vila do Conde realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (12) em frente ao principal portão de acesso da Companhia Docas do Pará (CDP), em Barcarena, no nordeste do Pará. Eles cobraram providências imediatas para os problemas decorrentes do naufrágio de uma embarcação que transportava cinco mil bois, em Barcarena, no último dia 6. Três praias de Vila do Conde, o píer onde ocorreu o naufrágio e a praia de Beja, em Abaetetuba, foram interditados e proibidos para qualquer tipo de atividade, já que estão tomados por bois mortos e óleo decorrente do naufrágio. Segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), pouco mais de 100 bois foram resgatados com vida - a maior parte morreu afogada e muitos animais não conseguiram sobreviver porque teriam ficados presos no porão do navio, o que gerou um alerta também para a vigilância sanitária, preocupada com o consumo dessa carne. A comunidade reclama que vem sofrendo os efeitos dos danos provocados ao meio ambiente, à economia da cidade e à vida dos moradores. Centenas de bois mortos estão sendo levados pelas águas do rio Pará para as margens da praia de Vila do Conde, onde estão ficando encalhados na areia. Máscaras respiratórias estão sendo distribuídas para a população para evitar contaminação.

Foto: Anderson Bella - Mídia Recôncavo

Uma ampla programação com atividades relacionadas às áreas de cultura, educação e turismo marcará a maior participação do Governo do Estado, até o momento, na Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que será realizada de 14 a 18 de outubro na município do Recôncavo baiano, situada a 108 km de Salvador. Os eventos voltados para públicos adulto e infanto-junvenil vão acontecer em vários pontos da cidade histórica, com destaque para o Espaço Educar para Transformar, instalado na Casa do Iphan, em frente à Câmara Municipal (ver programação completa abaixo).

O governo também é um dos responsáveis pela viabilização da Flica, através do programa de incentivos fiscais, Fazcultura, uma parceria das secretarias estaduais de Cultura e da Fazenda. O evento conta, ainda, com patrocínio da Coelba e da Oi e apoio cultural da Oi Futuro, da Prefeitura Municipal de Cachoeira, do Sebrae e da Odebrecht. As ações do Estado serão promovidas de forma articulada por diferentes órgãos, a exemplo das secretarias estaduais de Educação (SEC) e de Cultura (Secult), que durante a Flica vão lançar 19 obras de literatura infantil. Os livros, escritos por 16 autores baianos, serão apresentados ao público no dia 15, às 15h, no anfiteatro do Espaço Educar para Transformar. Os títulos serão distribuídos nas escolas públicas das redes municipais e estadual de ensino na Bahia. Para mais informações, acesse a programação da Secretaria da Educação na Flica.

Foto: A voz de Brejões
Motociclista morre na BA-046 após colidir em caminhão próximo a Elísio Medrado

Um homem de 25 anos morreu na tarde desta segunda-feira (12) após a moto que conduzia bater em um caminhão na BA-046, próximo a cidade de Elísio Medrado, município localizado a 223 quilômetros de Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), ainda não há detalhes das causas do acidente. A polícia informa ainda que a vítima não chegou a ser encaminhada para uma unidade de saúde, pois não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O fluxo de veículos segue sem retenções na região onde ocorreu o acidente.

Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias

Titular da equipe do Vitória na luta por uma vaga na primeira divisão nacional, o atacante Rhayner confessou em entrevista ao jornal Correio, na edição desta segunda-feira (12), que era usuário de drogas até o ano passado e chegou a traficar para manter o vício na sua adolescência. Entretanto, por conta de sua esposa e da religião evangélica, o atleta conseguiu largar o vício e renovou a sua carreira como jogador de futebol. “Fui viciado em maconha, cheguei a usar cocaína também, entre outras drogas, como lança-perfume e outros tipos que são burladas para não cair no exame antidoping”, afirma o rubro-negro, que também admitiu já ter vendido as substâncias antes de iniciar sua carreira no esporte. “Eu vendia também, além de usar. Eu vendia pra manter meu vício, vendia mais cocaína. Isso foi antes de eu iniciar minha carreira, eu tinha 16 ou 17 anos. No meu bairro, tinha muito tráfico. Quando eu comecei a jogar, eu larguei”. Em boa fase no Leão, Rhayner admite que sua mudança de conduta aconteceu em 2015 desde que se converteu e espera que o seu exemplo seja o diferencial para novos jogadores que se deslumbram com a profissionalização precoce. “Eu converso muito com David, Flávio, Vinícius (jogadores recém-promovidos da base), porque sei o quanto esse deslumbre da subida para o profissional me prejudicou, o quanto é complicado e tem que ter a cabeça no lugar. Pelo que eu passei, desde o meu envolvimento com álcool, baladas, até envolvimento com tráfico, com drogas, pra mim foi muito complicado. Eu não tive esse suporte, alguém que chegasse pra mim e falasse ‘olha, sai desse caminho, vem pra esse que é melhor’. Eu não tive isso. Recebo muitos e-mails, muitas mensagens de pessoas que estão lendo meus testemunhos e levando como exemplo de vida. Fico muito feliz. É muito gratificante saber que, com palavras e histórias de vida, eu vou poder ajudar, quem sabe, alguns futuros brasileiros no futebol”, concluiu.

Foto: Reprodução

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) apreendeu cinco quadriciclos conduzidos por menores de idade, durante operação de fiscalização realizada em parceria com o Esquadrão Águia e a 5ª Companhia de Polícia Militar de Vera Cruz, neste domingo (11), na Ilha de Itaparica. Com o objetivo de coibir o uso irregular do veículo, além da fiscalização, o Detran realizou ainda a campanha educativa "Quadriciclo não é brinquedo", com distribuição de material informativo sobre as normas de trânsito para condução do veículo, que só pode ser dirigido por maiores de 18 anos, com carteira de habilitação categoria B. "As nossas operações de fiscalização são sempre acompanhadas de ações educativas, porque o nosso principal objetivo é conscientizar as pessoas, principalmente os mais jovens, chamando a atenção para os riscos de dirigir um veículo fora dos padrões de segurança", afirmou o major Luide Souza, coordenador-geral da operação.

Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Militar do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta segunda-feira (12), dois homens suspeitos pelo assassinato do soldado Caio César Ignácio Cardoso Melo. O militar era responsável por dublar o personagem Harry Potter no Brasil. De acordo com a Folha de S. Paulo, a PM informou que Rafael do Nascimento Silva, conhecido como Rafinha, e Rodrigo Freitas dos Santos, conhecido como Sapo, foram detidos na comunidade de Fazendinha, dentro do Complexo do Alemão, e encaminhados para a 45ª DP, onde policiais que patrulhavam com o soldado Caio, no dia de sua morte, reconheceram Rafinha como autor do disparo. Na tentativa de evitar a prisão, Rodrigo chegou a apresentar um documento falso de identidade.

Foto: Reprodução/ Acorda Cidade

A prefeitura de Feira de Santana, no Portal do Sertão, encaminhou nota ao Bahia Notícias em que informou já ter notificado a Empresa de Águas e Saneamento da Bahia (Embasa) por causa da infiltração na tubulação de água que fez ceder o terreno e provocar o acidente na Estrada da Pedra Ferrada que causou prejuízos na madrugada desta segunda-feira (12). A gestão municipal garantiu que a pavimentação em paralelepípedo é nova e já isolou a área até que a situação seja solucionada. Aproximadamente 60 porcos morreram no tombamento do caminhão que transportava os animais. Segundo o Acorda Cidade, o calçamento da estrada sofreu erosão e desequilibrou o veículo. O dono da empresa, Arnold Pereira, calculou um prejuízo total de R$ 43 mil, somando a perda da carga, os reparos necessários ao veículo que foi parcialmente danificado e o custo com um guincho para retirar o caminhão do lugar. De acordo com ele, “Foi perda total. Os 60 animais morreram. Os que não morreram nos primeiros minutos ficaram estressados, cansaram e não resistiram. Saíram ontem de Brumado, numa viagem de 24 horas e agora a carne vai para o lixão. Em 20 anos de profissão essa é a primeira vez que isso acontece”. Arnold garantiu que vai cobrar o prejuízo junto aos órgãos responsáveis. Além do caminhão, uma Parati carregada com frutas e um caminhão pipa também ruíram. A Embasa foi ao local e já realiza os reparos na via.

Foto: Reprodução

Estão abertas as inscrições para seleção de profissionais consultores e instrutores do Sebrae Bahia. Os interessados em prestar serviços para a instituição precisam ser Pessoa Jurídica (PJ) e e já atuar na área de consultoria. As vagas são limitadas. As inscrições para o processo seletivo número 01/2015 podem ser feitas no site do Sebrae.

O prazo para participar do processo seletivo vai até o dia 19 de outubro. Os interessados têm até o dia 20 de outubro para postar nos Correios toda a documentação exigida no edital, comprovando sua habilitação. Na Bahia já existem cerca de 730 credenciados, entre consultores e instrutores, de acordo com a coordenadora da Gestão de Credenciados do Sebrae, Ademilde Imperial. Os profissionais serão contratados para trabalhar temporariamente em projetos e eventos do Sebrae.

A remuneração é definida em função das horas trabalhadas e da complexidade das atividades. O credenciamento não implica vínculo empregatício com o Sebrae. Podem participar do processo seletivo sócios ou empregados das empresas com atuação nas áreas de Recursos Humanos e Empreendedorismo; Educação; Serviços Financeiros e Contábeis;Comércio Exterior; Planejamento Empresarial; Gestão de Produção e Qualidade; Legislação Aplicada às Micro e Pequenas Empresas; Inovação; Desenvolvimento Territorial; Agronegócio;Associativismo e Cooperativismo; Desenvolvimento Setorial; Políticas Públicas e Gestão Ambiental.

Processo seletivo

Após postagem da documentação, os candidatos serão submetidos a uma avaliação, com aplicação de prova escrita e apresentação oral na sua área de atuação. A empresa de recrutamento selecionará os participantes aptos e os certificarão. Todos os selecionados passarão por treinamento para se adaptar à metodologia do Sebrae. A seleção dos novos instrutores e consultores será realizada em três etapas: inscrição, análise documental e avaliações de conhecimentos técnicos e de habilidades. Os profissionais poderão prestar serviço a qualquer unidade estadual do Sistema Sebrae ou para o Sebrae Nacional, conforme critérios definidos no Edital.

Foto: Reprodução

O triunfo sobre o Boa Esporte fez o Vitória ficar a apenas um ponto do líder Botafogo. O Rubro-Negro segue em ascensão na reta final da Série B. E para a alegria dos torcedores, o Leão está cada vez mais próximo de retornar à Série A. Segundo os matemáticos do portal Chance de Gol, o time baiano, após a vitória sobre os mineiros atingiu 96,3% de probabilidade de acesso. Já quando o assunto é o título nacional, o Vitória também aumentou suas possibilidades. Na cola do Alvinegro carioca, o Rubro-Negro chegou a 18,6% de chance de ser campeão. Na sexta colocação, o Bahia segue com 35,2% de chance de acesso. O Tricolor, segundos os matemáticos apresenta menores possibilidades que os rivais América-MG (71,5%) e Paysandu (37,4%).

Foto: Reprodução

A turma de Marcelo Santana trabalhou o ano inteiro para estruturar um Bahia que hoje não orgulha sua torcida. Que hoje briga para não ficar ainda mais para trás na briga pelo acesso. Enquanto times grandes buscam o título como Vitória e Botafogo, o Bahia briga para chegar em quarto. Não por coincidência, afinal de onde vieram os gestores que hoje são responsáveis por essa trajetória? O Alexandre Faria veio do América de MG, estado onde o referido time não figura entre os grandes da capital mineira.

O América não tem tradição de série A, mas sempre brigou para subir. Não para ser campeão, mas para subir. O Barros, que é do Administrativo Financeiro, comandava uma faculdade de Salvador, que não é a melhor também, mas brigava para sobreviver em um mercado prostituído e dominado por grandes grupos internacionais. O presidente, não tem experiência em gestão de futebol, apenas em projetos de marketing e cobertura esportiva, está dando seu máximo, mas será que isso basta? Ou seria necessário alguém com experiência e vivência no futebol? Ao certo pelo menos de uma coisa o torcedor tem certeza: A Diretoria que aí está, agora que percebeu o eminente insucesso que terá pela frente, resolveu abrir a guarda para ser abraçada pelo torcedor.

Foto: Reprodução

As cenas quentes de sexo protagonizadas pela modelo Daniella Cicarelli e seu então namorado, Tato Malzoni, em uma praia da Espanha, em 2006, ficaram bastante famosas e um vídeo mostrando o momento íntimo do casal viralizou na internet. O fato chegou a criar um novo "apelido" e muitas pessoas passaram a chamar de "Cicarelli" o ato de fazer sexo na praia. Se a história rendeu bastante há quase 10 anos atrás, agora pode render ainda mais. Segundo informações do colunista Lauro Jardim, do jornal 'O Globo', a Google pode ter que pagar uma indenização de R$ 93 milhões ao ex-casal. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai discutir, nesta terça-feira (13), a indenização milionária que deverá ser paga pela Google, dona do site YouTube, por não ter excluído e retirado do ar o vídeo com as cenas íntimas. Segundo o colunista, em 2012, o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que o vídeo fosse removido, sob pena do pagamento diário de R$ 250 mil. De acordo com Daniella e Tato, a ordem teria sido desobedecida. O recurso em discussão no STJ diz que o valor atualizado da indenização chega a R$ 93 milhões. Na terça, o STJ vai decidir se realmente essa será o valor a ser pago pela Google.

Foto: Reprodução

Por essa Claudia Leitte não esperava. A cantora teve mais um show cancelado de sua agenda de compromissos por falta de público. A jurada do “The Voice Brasil”, da TV Globo, iria se apresentar na cidade de Jaú, no interior de São Paulo, neste sábado (10), porém, vendeu apenas 170 convites, dos 15 mil que estavam disponíveis.Segundo o blog da jornalista Fabíola Reipert, quem comprou ingressos para ver o show da loira terá seu dinheiro devolvido.Apesar disso, rumores dão conta de que o cancelamento também deve-se pela demora do alvará do Corpo de Bombeiros para a realização do show no Estádio Zezinho Magalhães (XV de Jaú).Vale destacar que esta não é a primeira vez que isso acontece com Claudinha. A artista já passou pela mesma situação recentemente com um show que faria em Curitiba, no Paraná.

?

Foto: Reprodução
O Policial Militar lutava contra problemas nos rins

A notícia da morte do policial militar Bartolomeu Silva Brito, 52, deixou a população do município de Cruz das Almas de luto, na tarde deste domingo, 11. De acordo com informações colhidas pela reportagem do Mídia Recôncavo, o subtenente Bartolomeu, estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do EMEC, em Feira de Santana e lutava contra uma doença que afetava seus rins. O PM era músico e seu corpo está sendo velado na Sociedade Filarmônica, Euterpe em Cruz das Almas, para o sepultamento que deverá ocorrer nesta segunda-feira (12).

Foto: Reprodução

Você já deve ter recebido uma mensagem da sua operadora, nos últimos dias, informando que terá que acrescentar o 9 em todos os números de telefones móveis da agenda. Isso porque a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que o nono dígito seja implantado em todo o Brasil até o final de 2016. Na Bahia, assim como em Minas Gerais e Sergipe, o nono dígito começa a valer amanhã, domingo. Por aqui, a mudança vai mexer com 18,69 milhões de linhas, que deverão adotar o novo formato: 9xxxx-xxxx. Para quem tem smartphone, já estão disponíveis vários aplicativos (apps) gratuitos para atualizar a agenda com o “9”.

O CORREIO testou dez destes apps e indica os quatro melhores para você escolher e baixar (veja na página ao lado). Quem tem um celular antigo, que não é smartphone, pois não tem acesso à internet, vai ter que atualizar a agenda manualmente. As quatro operadoras anunciaram que já possuem apps próprios e gratuitos para fazer a edição dos contatos. Ao entrar na loja virtual no seu smartphone (Apple Store, para sistema iOS, e Google Play, para Android), basta digitar o “nome da operadora” + “9º dígito”. Você pode ainda usar apps independentes. Prazo As ligações com 8 dígitos ainda serão completadas normalmente, entre 11 e 20 de outubro de 2015, para adaptação das redes e dos usuários, é o chamado duplo convívio.

Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo

A reprogramação do calendário acadêmico da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia(UFRB) já está disponível para acesso online. Aprovado em reunião do Conselho Acadêmico (CONAC) realizada nesta sexta-feira, 09 de outubro, o documento assinala o retorno das aulas da graduação do primeiro semestre letivo de 2015.1 para o dia 13 de outubro, com término em 20 de fevereiro. Na ocasião, a pró-reitora de Graduação, Rita Dias, apresentou aos conselheiros a proposta da reitoria ao novo calendário acadêmico. Segundo a pró-reitora, o cronograma do segundo período letivo de 2015 será discutido posteriormente pelo CONAC. Datas referentes ao recesso de final de ano, aproveitamento de estudos e confirmação de matrícula dos calouros do processo seletivo do SiSU nos NUAAC'S , por exemplo, também estão definidas no calendário.

Confira o novo Calendário Acadêmico de 2015 fornecido pela Resolução Nº 10/2015 do CONAC.

Foto: Reprodução

Quase um ano depois de o PSDB pedir autorização ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para promover uma auditoria sobre o resultado da eleição presidencial de 2014, o partido concluiu na semana passada que não houve fraude no processo. Um documento elaborado pelo departamento jurídico da sigla deve ser apresentado ao TSE nesta semana, provavelmente na quarta-feira (14), dizendo que o relatório das urnas não é "conclusivo" em relação a fraudes, mas que o sistema de voto eletrônico "não permite a plena auditagem". Segundo o relato de tucanos que tiveram acesso ao documento, o PSDB vai sugerir que o tribunal faça uma série de alterações no sistema de votação, como adoção do voto impresso, unificação do horário da eleição em todo território nacional e aperfeiçoamento do sistema de voto paralelo, adaptando-se ao voto biométrico. Os tucanos pedirão que o TSE faça um "tese de penetração", procedimento que consiste em forjar um ataque de hacker a uma urna em condições normais de uso. A decisão de promover uma auditoria das urnas foi tomada apenas quatro dias depois do 2º turno das eleições presidenciais do ano passado e foi o primeiro movimento do PSDB de contestação ao resultado do pleito. Em dezembro, o partido abriu outra frente ao protocolar no TSE um pedido de cassação do registro da candidatura de Dilma Rousseff e Michel Temer com alegação de que eles teriam praticado abuso do poder político e econômico na campanha eleitoral. Com o acirramento da crise política, o julgamento pelo Tribunal de Contas da União (TCU) das contas do governo e no TSE da ação aberta pelo PSDB, o pedido de auditoria se tornou, nas palavras de um tucano, "obsoleto". A avaliação majoritária do partido é de que a iniciativa acabou se tornando um problema porque reforçaria o discurso governista de que a oposição quer ganhar a eleição no tapetão. Procurado pela reportagem, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), disse que não poderia falar sobre a auditoria, pois ela está em sigilo, mas elogiou o tribunal. "O presidente do TSE agiu com correção durante todo o processo e o PSDB reconhece que só foi possível fazer o trabalho de auditoria pela contribuição do presidente daquela Corte." A assessoria do TSE afirmou que "até o presente momento" não foi protocolado pelo interessado (o PSDB) qualquer manifestação nos autos do processo.

Estadão

Foto: Anne-Sophie Bost/AltoPress/PhotoAlto

Cada vez mais conectadas aos smartphones, crianças entre 6 e 12 anos costumam pedir eletrônicos aos pais como presente no Dia das Crianças. Segundo a Nielsen Ibope, 15% dos 68 milhões de usuários da internet pelo celular no Brasil têm entre 10 e 17 anos. Outra pesquisa divulgada em julho deste ano pelo Comitê Gestor da Internet indica que o celular superou os computadores e é o aparelho mais usado por crianças para acessar internet. Os dados foram coletados a partir de 2,1 mil entrevistas com jovens entre 9 e 17 anos, feitas em 2014 (clique aqui para ler o estudo). Mas antes de dar um celular ao seu filho, veja o que pais e especialistas dizem ao G1.

Dentro ou fora da bolha

A administradora Fabiane Campedeli, de 38 anos, é mãe de Sofia, 7, e Luiza, 4. As duas usam smartphone. "Eu já tinha em casa um aparelho e a Sofia queria ir na casa das amigas. Então comprei um chip para ela poder ligar para mim. A Luiza ficou com ciúmes, claro. Eu tinha um outro celular aqui na gaveta e também comprei um chip pra ela. Mas ela usa pouquíssimo. Ela não sabe escrever ainda então manda emojis e fotos para os avós."

Fabiane conta que está sempre de olho nas filhas. "Se elas ficam muito tempo, eu falo para guardar o celular, e as chamo para brincar", diz. "Prefiro que elas brinquem de boneca com outras crianças, mas não posso colocá-las numa bolha. Eu e o pai delas ficamos no celular. Não tem como falar 'eu posso e você não pode'. Os amiguinhos usam. Uma amiguinha mudou de cidade e ela vive mandando WhatsApp, assim como eu mandava muita carta para a minha prima. Mas não acho correto ficar o dia inteiro. Quero que elas sejam crianças", afirma Fabiane.

Foto: Reprodução / Ilustrativa

Em setembro, quando os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) tiveram uma queda de 33% e as prefeituras baianas deixaram de receber mais de R$ 1 bilhão, em relação a setembro de 2014, o sinal de alerta disparou. Sem dinheiro em caixa, pelo menos 86% dos 417 municípios baianos não terão como pagar o 13º salário dos servidores, afirma a presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria (PSB). Pesquisa que está sendo feita pela UPB confirma que a maioria das prefeituras está sem provisão de caixa para arcar com esta obrigação. Dos 103 prefeitos que já responderam à pesquisa, 71 disseram que não terão verba para pagar o 13º, contra 26 que disseram que terão. Apenas seis gestores responderam que já pagaram a primeira parcela do 13º. A crise nas prefeitura fica mais evidente, quando 50% dos gestores consultados admitem que não estão pagando em dia o salário dos servidores.

A Tarde

Bolsa Família entrou na mira da tesoura

Sem novas receitas para fechar o rombo das contas do governo em 2016, o Bolsa Família – o intocável programa social do governo – entrou na mira da tesoura. O relator-geral do projeto de Orçamento da União de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), decidiu que não vai incluir na proposta os recursos previstos com a arrecadação da nova CPMF e avisa que, para compensar, não terá “dó” de cortar recursos de programas do governo. Para ele, pode haver espaço para enxugar o Bolsa Família porque há “fraude” no programa. O programa de transferência que beneficia cerca de 13,8 milhões de famílias sempre foi blindado dos cortes orçamentários e, no próximo ano, deverá custar R$ 28,8 bilhões. O pagamento médio por família é de R$ 164. Para tirar o orçamento do déficit, o governo já promoveu uma série de cortes em programas sociais no valor de R$ 25,5 bilhões, como mostrou reportagem do Estado. “Eu posso passar a tesoura. Eu não tenho dó. Eu não tenho nenhuma dificuldade de cortar as coisas que não vão ter dinheiro para serem feitas. Não adianta deixar no Orçamento o que não vai se realizar depois”, disse Barros, um dos vice-líderes do governo da Câmara. “Eu não tenho nenhum problema em cortar o Bolsa Família porque eu sei que tem fraude.” Ricardo Barros já avisou aos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa, que não pretende incluir no orçamento do próximo ano os R$ 32 bilhões previstos para serem arrecadados com a volta da CPMF. Para Barros, além da aprovação “incerta” pelo Congresso, ela não produzirá a arrecadação esperada pelo governo. O relator cobra do governo outras medidas que elevem a arrecadação para compensar o déficit orçamentário. Barros defende o aumento das alíquotas da Cide sobre a gasolina e o diesel – medidas que o Executivo pode fazer sem o aval do Legislativo -, mas que o governo resiste em adotar. Ele disse que não tem compromisso em cumprir a meta de superávit primário (economia para pagamento de juros) das contas do setor público de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB), como defende o ministro Joaquim Levy, mas sim em entregar um orçamento “equilibrado” sem déficit. Estadão Conteúdo

Foto: Anderson Bella / Mídia Recôncavo
Centro Comercial de Cruz das Almas - Bahia

O Natal deste ano deverá ser pior que o do ano passado para o comércio brasileiro, de acordo com estimativas de entidades e especialistas do setor. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por exemplo, prevê que as vendas nesse período caiam 4,1%. Segundo a CNC, será primeira queda desde o início da série histórica sobre vendas de comércio, em 2004. A retração será acompanhada de queda de 2,3% no número de vagas para contratação temporária, acrescenta a CNC. “O emprego temporário é uma aposta que o comerciante faz no Natal. Quanto maior o crescimento das vendas, maior o aumento das contratações”, explicou o economista da CNC Fábio Bentes. As contratações para o Natal costumam começar em setembro e se estendem até novembro. De acordo com a CNC, um dos segmentos mais afetados é o de móveis e eletrodomésticos, em razão da desvalorização cambial, da alta da inflação e, em especial, do encarecimento do crédito. A retração projetada este ano para as vendas do segmento atinge 16,3%. “A situação não deve melhorar até o Natal”, afirmou Bentes. Como a taxa básica de juros (Selic) não deve cair até o fim do ano, Bentes disse que isso consolida a taxa de juros recorde atual, o que afeta de forma negativa as vendas e, indiretamente, o emprego temporário no setor. O economista citou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), segundo os quais o comércio registrou redução das vendas de 2,4% de janeiro a julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. No fim do ano, a previsão da CNC é queda de 2,9%, piorando nas festas natalinas, quando as vendas devem cair 4,1%. Bentes lembrou que os produtos vendidos no Natal têm maior relação com a variação do dólar do que ao longo do ano. É o caso de alimentos importados, brinquedos e até vestuário. “Com o dólar em torno de R$ 4, isso coloca uma dificuldade muito grande. No Natal passado, o dólar estava em R$ 2,65.” Agência Brasil

Entrevistas
Organizadores do “Bloco As Muriquetes” falam sobre a expectativa deste evento que vem animando os muritibanos a cada ano
Mídia TV
VT - Moderna Gestão e Assessoria
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Spot - Câmara de Cruz das Almas
Escute o Spot da Câmara de Vereadores de Cruz das Almas.