Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Quinta , 21 de Janeiro de 2021
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Marcelo Casal Jr/ ABR

Responsável por organizar a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiu que, este ano, o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo que de costume. A medida visa a evitar aglomerações e a consequente disseminação do novo coronavírus.

Em uma nota divulgada nesta segunda-feira (11), o instituto informou que os portões dos locais de aplicação dos testes serão abertos as 11h30 (horário de Brasília), e fechados as 13 horas – meia-hora antes do início das provas.

Mais de 5,783 milhões de candidatos se inscreveram para participar do exame. As provas estão agendadas para 17 e 24 de janeiro (versão impressa), e 31 de janeiro e 7 de fevereiro (versão digital).

As datas, no entanto, estão sendo questionadas judicialmente por órgãos públicos e entidades que apontam o risco de candidatos e funcionários contraírem a covid-19 devido à reunião de pessoas em locais fechados.

Na sexta-feira (8), a Defensoria Pública da União (DPU) recorreu à Justiça Federal para tentar adiar a realização do exame. No mesmo dia, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) acionaram o Ministério Público Federal (MPF) com o mesmo propósito. Além disso, 50 entidades científicas divulgaram uma nota conjunta em que apontam a “necessidade urgente” de que a realização das provas do Enem sejam adiadas “para outro momento no qual os índices de transmissão e a capacidade de resposta dos serviços de saúde estejam dentro de níveis aceitáveis”. Entre as organizações signatárias estão a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco); a Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

Em resposta às críticas, o Ministério da Educação afirmou que regras específicas foram estabelecidas para reduzir as aglomerações nos locais de prova e, assim, garantir a segurança dos candidatos e funcionários que participarão do exame. Os principais procedimentos de segurança estão detalhados em dois editais publicados pelo Inep, o nº 54 e o nº 55 cuja observância é obrigatória.

Enem

Realizado anualmente desde 1998, o Enem tem o propósito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes que concluem o ensino médio, mas muitas faculdades utilizam a nota dos participantes para selecionar seus novos alunos.

O exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Ao todo, o Inep confirmou 5.783.357 inscrições para o Enem 2020.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Divulgação

O Banco do Brasil anunciou na manhã de ontem (11) a abertura de programas de demissão voluntária e fechamento de 361 unidades, entre agências, postos de atendimento e escritórios no primeiro semestre deste ano.

O programa de demissão, que vai até fevereiro, prevê o desligamento de pelo menos 5 mil pessoas. Segundo o BB, a economia anual estimada com essas mudanças é de R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025.

Das 361 unidades a serem fechadas, 112 são agências, 242 são postos de atendimento e sete são escritórios.

 

Fonte: Metro1

Foto : Divulgação/FordBA

Após o fechamento do Complexo Industrial Ford Nordeste em Camaçari, ontem (11), a estimativa do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade é de que sejam perdidos 12 mil empregos: 5 mil da Ford e 7 mil de empresas sistemistas, fornecedoras de matérias-primas para a montadora. Além destes, o diretor do sindicato, Júlio Bonfim, informou ao jornal Correio que outros 60 mil trabalhadores indiretos também serão impactados com a decisão.

De acordo com Júlio, cerca de 600 pessoas que trabalharão no centro de desenvolvimento que vai permanecer na Bahia ainda terão os seus empregos assegurados.

A Ford anunciou ontem (11), em nota, que vai encerrar a produção de veículos em todas as suas fábricas no Brasil durante 2021. Segundo a empresa, a decisão foi motivada pela pandemia da Covid-19, que "amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas".

 

Fonte: Metro1

Foto : Reprodução

Moradores de Cruz das Almas e Mutuípe estranharam a presença de um boleto do Banco do Brasil nas contas de energia da Coelba, motivados por vídeos postados em redes sociais, levantando a possibilidade de cobrança falsa, muitos estão temendo pagar a conta e perder o dinheiro.

Após vídeos nas redes sociais informando que a cobrança era falsa, a empresa se manifestou através de outro vídeo, esclarecendo que, a cobrança em formato boleto bancário é real e pode ser paga pelo consumidor sem riscos de prejuízo.

A reportagem entrou em contato com um funcionário da empresa, em resposta ele esclareceu que a Coelba modificou o formato da cobrança, e tudo não passa de fake news. “uns estão saindo o carnê normal como antigamente, outro saem com boleto bancário”. Disse ele.

 

Fonte: Mídia Bahia

Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz

Uma pesquisa do Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa (IDOR) e do Hospital São Rafael, em Salvador, detectou o primeiro caso de reinfecção do coronavírus no Brasil com a mutação encontrada na África do Sul.

Segundo o estudo, a paciente é uma mulher de 45 anos, moradora de Salvador e sem registro de comorbidades. A descoberta já foi comunicada às autoridades. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que ainda não foi notificada da pesquisa.

Segundo os pesquisadores, o primeiro episódio da Covid-19 na paciente foi em 20 de maio de 2020, e o segundo em 26 de outubro. Na reinfecção, os sintomas foram mais severos.

Os dois diagnósticos foram confirmados a partir de testes RT-PCR, que são considerados padrão ouro em referência. Quatro semanas após o segundo caso, a paciente passou por um teste de IGg com confirmação de anticorpos.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Governador Mangabeira, através da Secretaria de Saúde, divulgou nesta quinta-feira (07) mais um boletim epidemiológico do município. O número de casos confirmados subiu para 250 (duzentos e cinquenta). Dos pacientes que constam como confirmados, apenas 12 (doze) casos ativos estão sendo monitorados e em isolamento domiciliar, 235 (duzentos e trinta e cinco) estão recuperados e 03 (três) óbitos.

O número de pessoas em monitoramento pela vigilância em saúde caiu para 40 (quarenta), 20 (vinte) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testadas e 496 (quatrocentos e noventa e seis) casos descartados para Covid19. O boletim ainda registra 08 (oito) casos confirmados em munícipes fora do município, sendo 06 (seis) casos recuperados e 02 (dois) óbitos.

Foto: Divulgação

Governador Mangabeira firmou o protocolo de intenção de compra de 6 mil doses da CORONAVAC junto ao Instituto Butantã em São Paulo, para imunização das pessoas que compõe o grupo de risco e já conta com o estoque de seringas e agulhas para a aplicação de até duas doses da vacina contra o coronavírus por pessoa, conforme indicação das autoridades de saúde.

Tão logo as doses cheguem ao nosso município, serão prontamente aplicadas. A nossa SESAU está atenta e antes da corrida pelas seringas já havia comprado e reservado o suficiente para nossa cidade, isso que é eficiência e cuidado com nossa população.

Enquanto a vacina não chega, não esqueça de usar a máscara, manter o distanciamento seguro e higienizar as mãos.

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Cruz das Almas, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foram confirmados 253 novos casos de coronavírus nesta quinta-feira, dia 07 de janeiro de 2021. Porém, esse número corresponde a um acumulado de exames que aguardavam os resultados do LACEN. Todas as pessoas que tiveram resultado confirmado, já estão recuperadas e a Secretaria de Saúde, está informando a alta dos pacientes.

No total 109 casos estão ativos, sendo que 05 pacientes estão internados em Unidades Hospitalares de referência para Covid-19 e mais 259 pessoas estão recuperadas. O Município já confirmou 1887 casos e houve 23 óbitos. No momento 81 pessoas aguardam resultado dos exames e 1755 dos pacientes já estão recuperados.

É importante que toda população continue adotando rigorosamente as medidas de proteção. O uso de máscara e o distanciamento social são essenciais. Dúvidas ou ajuda, ligue para a Secretaria de Saúde, no telefone: (75) 3621-8200.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Maurício Vieira/SecomSC

A imunidade contra o novo coronavírus pode ser superior ao que se acreditava até pouco tempo atrás. De acordo com um estudo feito por cientistas da Universidade de San Diego e do Instituto La Jolla de Imunologia e publicado no jornal Science, pacientes recuperados da Covid-19 podem ficar imunes à doença por oito meses ou até um ano.

A pesquisa analisou amostras sanguíneas de 185 homens e mulheres que contraíram vírus e apresentaram quadros leves de infecção. Deste número, apenas 7% precisaram de internação. As coletas foram feitas entre seis dias e oito meses após o início dos sintomas.

Segundo os estudiosos de San Diego e La Jolla, apenas uma pequena parcela da população que contraiu a doença não desenvolve a imunidade.

O estudo rebate uma pesquisa publicada em julho do ano passado que apontava que a imunidade era passageira e poderia durar por cerca de três meses.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Uma jovem de 24 anos morreu de forma trágica na noite deste domingo, 03, em Cruz das Almas. O primeiro acidente de trânsito do ano com vítima fatal aconteceu na Avenida Alberto Passos, região central da cidade.

A vítima identificada como Carol Buri, que estava na garupa da motocicleta envolvida na batida teve ferimentos graves na cabeça e morreu no local.

Já o condutor da CBR 600 (sem placa) de prenome Thiago foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entretanto seu estado de saúde não foi divulgado.

Segundo informações de populares, o motociclista invadiu a contramão e passou a ser perseguido por uma viatura da Polícia Militar depois de desobedecer a ordem de parar, foi quando acabou se envolvendo no acidente que resultou em morte. A Polícia Técnica foi acionada e removeu o corpo da jovem para o DPT de Santo Antônio de Jesus.

 

Fonte: Forte da Notícia

Foto: TV Globo

A apresentadora Fátima Bernardes irá começar o ano de 2021 com tudo em cima. A veterana fará seu retorno à TV após uma licença médica para tratar o câncer de colo de útero descoberto no fim de 2020.

Nas redes sociais, Fátima comemorou a melhora e a retomada no comando do programa já nesta segunda-feira (4).

“Chegou a hora de voltar! Muita coisa aconteceu em um mês. Nem sempre o céu esteve azul, mas em todos os dias recebi de perto o carinho dos meus amores, da minha equipe, de amigos; a atenção do meu médico; e, de longe, a energia de todos vocês que me acompanham por aqui”, disse a jornalista.

Em seu período afastada da TV, a apresentadora recebeu o carinho dos fãs nas redes sociais e os cuidados do namorado, o deputado federal Túlio Gadêlha. A apresentadora foi substituída por Fernanda Gentil e Patrícia Poeta.

 

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Assessoria/Sesab

O secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, afirmou nas redes sociais, na manhã desta segunda-feira (4), que é contra a vacinação da Covid-19 através da iniciativa privada. De acordo com ele, a imunização deve “ser democrática”.

“A vacina contra a Covid-19 tem que ser democrática. Para todos. Sem privilégios para os mais ricos. O compromisso dos fabricantes mundiais é vender inicialmente apenas para governos. Mesmo na hipótese de o governo federal não adquirir em tempo, havendo registro na Anvisa, os Estados o farão”, publicou Vilas-Boas em seu perfil no Twitter.

Até o momento, o Ministério da Saúde ainda não divulgou nenhuma data oficial de quando a campanha de vacinação deve ter início. Em nota, o ministério informou que na pior hipótese, a imunização deve iniciar em fevereiro.

“Na melhor hipótese, nós estaríamos começando a vacinação a partir do dia 20 de janeiro. Num prazo médio, entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, e no prazo mais longo a partir de 10 de fevereiro”, disse a nota.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Reprodução/Redes Sociais

Um carregador de telefone celular explodiu em cima de uma cama no último sábado (2) e causou um incêndio no quarto de uma casa na cidade de Guanambi/Ba. A família que estava no local na hora do incidente foi socorrida e levada para um hospital do município.

A Polícia Militar foi acionada após uma denúncia de incêndio no local. A equipe que foi direcionada utilizou extintores para apagar as chamas e socorrer a família. Um carro-pipa da Secretaria Municipal de Transporte também foi encaminhado para resolver a situação.

O casal e o filho, de 10 anos, moradores da residência, tiveram queimaduras leves e, por terem inalado muita fumaça, foram levados a uma unidade médica.

 

Fonte: Metro1

Foto : Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

O presidente Jair Bolsonaro informou, nas redes sociais, que assinará ontem (30) medida provisória (MP) estabelecendo salário mínimo de R$ 1.100,00 a partir de 1º de janeiro.

O valor atual do salário mínimo é de R$ 1.045, e o novo valor vale a partir de 1º janeiro de 2021.

 

Fonte: Metro1

Foto: ASCOM Prefeitura de Maragojipe

Um sonho acalentado por maragojipanos e cruzalmenses, a pavimentação asfáltica que liga Maragojipe à BR 101, através da cidade de Cruz das Almas, acaba de se tornar realidade.

Em um esforço pessoal da prefeita Vera Lúcia que não poupou em viagens à Brasília, junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, através do deputado federal João Carlos Bacelar, autor da emenda parlamentar, foram liberados e empenhados, nessa terça-feira (29/12), recursos na ordem de mais de R$ 10 milhões.

Trata-se de uma obra que tem um alcance econômico e social de longa escala visto que serão 32,5 km de estrada pavimentada, que irão beneficiar milhares de produtores rurais que poderão escoar a sua produção, sobretudo o inhame, principal produto da região, daí o nome dado à estrada.

A população rural de Maragojipe só tem a comemorar. Os pequenos produtores, aqueles que desenvolvem a Agricultura Familiar terão a oportunidade de potencializar o seu comércio.

O que fora uma promessa de campanha, tornou-se mais uma conquista da atual gestão, levando a certeza de dias melhores para o homem do campo, esse que, com seu trabalho no dia-a-dia, traz o alimento para o nosso povo e impulsiona a economia do município de Maragojipe e de todo o Recôncavo.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Divulgação

O Ministério da Economia determinou ontem (30), em portaria publicada no Diário Oficial da União, que a idade-limite para que viúvos ou viúvas recebam pensão por morte vitalícia, ou seja, para a vida toda, passará de 44 anos para 45.

A pensão por morte é paga aos dependentes de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e dos servidores públicos federais.

A portaria é assinada por Marcelo Pacheco dos Guaranys, ministro substituto de Paulo Guedes, titular da pasta. As novas idades começarão a valer nesta sexta-feira, no dia 1º de janeiro de 2021.

 

Fonte: Metro1

Foto : Pixabay

O dólar fechou em leve queda de 0,01% ontem (30), cotado a R$ 5,1872. O dólar turismo, negociado para os viajantes, terminou o dia a R$ 5,40.

Na última sessão de 2020, os investidores domésticos avalariam a volatilidade e os reajustes de posições à medida que o ano se aproximava do fim. Com o resultado, a moeda acumula ganho anual de quase 30%.

No exterior, influenciou no mercado a decisão do Reino Unido de aprovar a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca para uso na população. No Brasil, os investidores seguem atentos ao desmonte do 'overhedge' - uma proteção cambial adicional adotada por bancos que deixou de ser interessante depois de mudanças em regras tributárias - como um fator importante neste fim de ano, uma vez que zerá-lo implica compra de dólares.

 

Fonte: Metro1

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O prazo para saque emergencial de até R$ 1.045 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) termina nesta quinta-feira (31). O valor do saque considera a soma dos saldos de todas as contas ativas e inativas no FGTS.

Segundo a Caixa, cerca de R$ 7,9 bilhões do saque emergencial, creditados nas contas poupança social digital e que não foram movimentados, retornaram no dia 30 de novembro para as contas vinculadas dos trabalhadores, com correção dos valores.

Entretanto, caso o trabalhador ainda queira ter acesso aos recursos deve fazer pedido pelo aplicativo do FGTS até esta quinta-feira, para que a Caixa transfira novamente o valor para a conta digital, que pode ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. O saque emergencial poderá ser utilizado em transações eletrônicas, saque em espécie ou transferência, sem custo, para outras contas.

A Caixa informa que é preciso estar com os dados cadastrais atualizados para receber o saque emergencial FGTS. Por isso, é preciso acessar o aplicativo FGTS, complementar os dados cadastrais e solicitar o saque dos valores, que serão creditados na poupança social.

O Saque Emergencial FGTS foi criado pela Medida Provisória 946/20 para auxiliar os brasileiros no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. O calendário de pagamentos foi estabelecido com base no mês de nascimento do trabalhador, com crédito na poupança social a partir do final de junho deste ano e posterior saque dos recursos pelo trabalhador.

Segundo a Caixa, desde o início do calendário de saques, foram disponibilizados R$ 37,8 bilhões para mais de 60 milhões de trabalhadores.

De acordo com o banco, dúvidas podem ser esclarecidas pelo aplicativo FGTS, pelo site, pela Central de Atendimento Caixa 111, opção 2; e por meio do internet banking Caixa.

O banco alerta que não envia mensagens com solicitação de senhas, dados ou informações pessoais. A Caixa também não envia links ou pede confirmação de dispositivo ou acesso à conta por e-mail, SMS ou WhatsApp.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A Petrobrás reajustou em 5% o valor da gasolina e em 4% o óleo diesel S10 e S500. O anúncio foi feito na segunda-feira (28) pela estatal, com vigência a partir desta terça-feira (29).

Com a medida, o preço médio da gasolina da Petrobras vendida para as distribuidoras aumentou R$ 0,09 e passou a R$ 1,84 por litro. No acumulado do ano, houve redução de 4,1% no preço da gasolina. Segundo a estatal, em 2020 foram feitos 41 reajustes nesse combustível, sendo 20 aumentos e 21 reduções no valor.

Para o óleo diesel, o valor para as distribuidoras aumentou R$ 0,08, chegando a R$ 2,02 por litro. O diesel acumula queda de 13,2 % no ano, em um total de 32 reajustes, com 17 aumentos e 15 reduções no valor.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Leonardo Sá/Agência Senado

A última parcela do Auxílio Emergencial será paga hoje (29) pela Caixa Econômica Federal (CEF), finalizando o calendário de pagamentos do programa lançado para apoiar trabalhadores autônomos e desempregados afetados pela pandemia.

O dinheiro desta parcela será destinado a 3,2 milhões de pessoas. Ao todo, 68 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo auxílio.

Até o momento, não há indicação de que haverá um novo auxílio em 2021 ou lançamento de um novo programa social ou substituto do Bolsa Família.

De acordo com o G1, parlamentares seguem defendendo a prorrogação do auxílio por dois ou três meses em 2021, por meio da ampliação do estado de calamidade pública, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reafirmado que o programa não irá continuar.

 

Fonte: Metro1

Foto : Ruvic/Reuters

O governo da Espanha planeja deixar registrados os nomes dos habitantes do país que não tomarem a vacina contra o coronavírus. A lista será compartilhada com outros países da União Europeia, segundo o ministro da Saúde.

A pretensão nasceu após uma pesquisa recente do Fórum Econômico Mundial-Ipsos sobre a confiança na vacina que mostra que a intenção de vacina caiu 8 pontos entre agosto e setembro na nação, ficando em 64%.

De acordo com cientistas, a taxa ideal de pessoas vacinadas para atingir a imunização de rebanho é estimada em 70%, a depender da eficácia da vacina.

A vacina não é obrigatória na Espanha, mas o Ministério da Saúde acredita que a melhor saída da pandemia seria a vacinação em massa. Segundo o representante da pasta, o governo acompanhará as recusas das vacinas, mas o documento não virá a público e não infringirá a privacidade de dados. Ele reforça que o não comparecimento é um direito do cidadão, mas afirma considerar um “erro”.

A partir de janeiro, o país já estará cumprindo a primeira etapa de imunização, com a vacinação de idosos, funcionários de asilos e profissionais da saúde. Até março, o governo espera, através de convocações pelo sistema público de saúde do país europeu, vacinar 2,5 milhões de residentes.

A Espanha registra, até hoje (29), mais de 50 mil mortes.

 

Fonte: Metro1

Foto : Jefferson Peixoto/Secom

O Brasil contabiliza 191.735 óbitos e 7.517.088 contaminações em decorrência da Covid-19, de acordo com boletim das 13h divulgado hoje (29) pelo consórcio de veículos de imprensa - formado por O Globo, Extra, G1, Folha de S.Paulo, Uol e O Estado de S. Paulo.

Ontem (28), às 20h, o balanço indicou 191.641 mortes confirmadas, sendo 495 em 24 horas.

A variação da média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de -8% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nas mortes por coronavírus. Dos 26 estados do país, 11 alcançaram estabilidade no número de óbitos - entre eles a Bahia.

 

Fonte: Metro1

Foto: Governo de São Paulo

Chegou ao Brasil na manhã desta quinta-feira (24) um carregamento contendo 5,5 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

O avião com a carga pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, no interior do estado. O governo de SP informou que esta é a maior remessa do imunizante desembarcada no Brasil.

Outros dois carregamentos estão agendados para os dias 28 e 30 de dezembro, devendo totalizar 10,8 milhões de doses no país ainda este ano.

Segundo o Plano Estadual de Imunização, a previsão é que a vacinação seja iniciada no dia 25 de janeiro.

“A vacina atingiu índice de eficácia superior ao mínimo recomendado pela OMS e, assim, poderá ter seu registro aprovado para imunizar a população”, informou o governo de João Doria, por meio de publicação no Twitter.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Divulgação

A prefeitura de Madre de Deus, na região metropolitana de Salvador, proibiu a entrada de veículos e pessoas não residentes na cidade. O decreto foi publicado nesta quinta-feira (24) e deve ser cumprido até as 23h59 do dia 5 de janeiro.

Outras medidas como o controle da entrada e saída de pessoas que moram no município, a proibição de eventos no período do réveillon e uso obrigatório de máscaras também foram publicadas no documento.

No caso da proibição da circulação de não residentes, as exceções são apenas por por motivos de saúde, próprios e de terceiros, ou para obter ou facilitar assistência em hospitais, clínicas, postos de saúde e outros estabelecimentos do mesmo gênero.

Quem faz deslocamentos entre os domicílios e os locais de trabalho de agentes públicos, ou para assistência e cuidados de pessoas com deficiência, crianças, progenitores, idosos, dependentes ou pessoas vulneráveis também têm entrada liberada.

No decreto, o prefeito Jailton de Almeida informou que a decisão foi tomada como medida de enfrentamento da pandemia durante o período de festejos de final de ano, para reduzir a velocidade de propagação da doença.

A publicação também determina que as pessoas que estão infectadas ou com suspeita de contágio devem permanecer em isolamento domiciliar, em uma unidade hospitalar, ou em outro lugar determinado pela autoridade de saúde.

No período estabelecido, bares, restaurantes, barracas de praias, igrejas, templos religiosos e demais ambientes de lazer estão proibidos de usar carros com som ou aparelhos similares. No caso das barracas de praia, os comerciantes somente poderão colocar cinco mesas na faixa de areia.

Além disso, o funcionamento de bares e restaurantes fica restrito até as 18h. Todo os funcionários do comércio deverão realizar todos os procedimentos de higienização e de prevenção, previstos nos protocolos de saúde.

Nos casos de descumprimento, a prefeitura informa que a força policial poderá ser empregada, e que os infratores serão responsabilizados, inclusive na esfera criminal.

 

Fonte: G1

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Uma Comissão Provisória da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai acompanhar, avaliar e atuar nos procedimentos de registro e autorização de uso emergencial de vacinas contra a covid-19. 

Sob a coordenação técnica de um servidor especialista, a comissão vai alinhar as ações de diversas áreas da Anvisa para dar suporte técnico aos processos e garantir celeridade nas decisões e na avaliação completa dos aspectos de segurança, qualidade e eficácia dos imunobiológicos, com foco no processo de monitoramento, após aprovação pela Agência.

De acordo com a Portaria Conjunta 1/2020, publicada na quarta-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU), a coordenação da comissão “poderá convidar, quando necessário, representantes de outras unidades organizacionais da Anvisa e também de outros órgãos e entidades, públicas e privadas, além de pesquisadores e especialistas ligados ou não a sociedades científicas ou médicas, para o cumprimento das competências da comissão, assegurando o interesse público”.

“Ressalta-se que a Comissão terá caráter consultivo quanto à proposição das autorizações temporárias de uso emergencial, sendo a deliberação final atribuída à Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa”, explicou a Anvisa.

A comissão será extinta quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar o fim da atual emergência em saúde pública de importância internacional provocada pela Covid-19.

“A Portaria Conjunta é mais uma medida que favorece a segurança dos pacientes, pré-requisito essencial, especialmente no que diz respeito ao monitoramento da autorização de vacinas a serem disponibilizadas aos brasileiros”, disse o diretor da Anvisa Alex Campos.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.