Mídia Recôncavo | Com Anderson Bella
Recôncavo, Terça , 02 de Junho de 2020
Enquete
Entre Aspas
Seja amor,seja muito amor. E se mesmo assim for difícil ser, Não precisa ser perfeito, Se não der pra ser amor, Que seja ao menos respeito. #CultiveORespeito
  Disse Desconhecido  
Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que ontem, 30 de maio de 2020, 03 casos foram confirmados para COVID-19 no nosso município. Dos pacientes que constam como confirmados, 14 (quatorze) receberam alta médica e os 06 (seis) casos ativos estão sendo monitorados pela vigilância em saúde do município, em isolamento domiciliar e com quadro clínico estável.

A distribuição geográfica dos casos confirmados no município se apresenta com 17 (dezessete) casos na zona urbana e 03 (três) casos na zona rural. Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 56 pessoas, e dessas, 07 (sete) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados. O boletim epidemiológico Nº 75 registra ainda 70 casos descartados para Covid19.

Ressaltamos que, ainda que não tenhamos o status de transmissão comunitária, o fluxo de pessoas de outros municípios interfere diretamente no aumento de contaminados.

Portanto, seguimos orientando a toda a população que evite aglomerações, bem como a circulação desnecessária nas vias públicas, usem máscaras, higienizem sempre as mãos e não recebam parentes ou amigos em casa, ainda que mantenham cuidados como o uso de máscaras.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

Na ultima quarta-feira (27), foi realizado um mutirão de limpeza e conscientização no Mercado do Produtor, que fica localizado às margens da BR-101, próximo ao Posto Águia, através da Secretaria de Agricultura em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente.

Durante a ação, foram realizados serviços de capina e roçagem, além da lavagem com o caminhão pipa de toda a área do mercado. Após a realização dos serviços, a Secretária de Agricultura Manuela Rodrigues e o Secretário de Meio Ambiente Edilson Nascimento, conversaram com os produtores a respeito da manutenção e conservação do local, que já conta com uma caçamba para a colocação dos resíduos.

Além dessa ação, no inicio do ano, parte do telhado que estava danificado, foi recuperado pelo Governo da Mudança, que está sempre atento às demandas dos produtores.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Saúde, após publicação da convocação, prorrogou para esta quinta-feira (28), até às 17 horas, a entrega da documentação de validação, em conformidade com o Edital de Convocação publicado no Diário Oficial do dia 25 de maio de 2020, na Secretaria Municipal de Saúde, à Rua Gerson Maia S/N, Coplan.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Divulgação

A Bahia recebeu 12 respiradores no início da tarde de ontem (27). Com isso, o estado completa 219 equipamentos recebidos em uma semana para auxiliar na luta contra o coronavírus em todo o território.

Os equipamentos estão sendo integrados à estrutura dos leitos montados nos centros de tratamento da Covid-19, disponibilizados na capital e no interior.

Na última quarta-feira (20), chegaram à capital baiana 159 respiradores e, na quinta (21), vieram outros 48. Cada respirador atende a até dois pacientes por mês, o que representa 418 pessoas a mais, em toda a Bahia, com acesso à terapia intensiva, na última semana.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

O município de Cruz das Almas registrou ontem (27/05) o 16° caso confirmado de Covid-19.  No boletim epidemiológico, a Secretaria de Saúde informou que dos 16 casos confirmados para COVID-19 no município, 09 (nove) já receberam alta médica e os 07 (sete) casos estão ativos e estão sendo monitorados pela vigilância em saúde do município, em isolamento domiciliar e com quadro clínico estável.

O perfil de fonte de contaminação dos casos ATIVOS no nosso município se apresenta como: Contaminação por visita de pessoas vindas de Salvador: 03; Profissionais de Transporte de carga: 02; Profissional de saúde: 01; Contato familiar 01.

A distribuição geográfica dos casos confirmados no município se apresenta com 13 (treze) casos na zona urbana e 03 (três) casos na zona rural.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 73 pessoas, e dessas, 16 (dezesseis) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados. O boletim epidemiológico Nº 72 registra ainda 62 casos descartados para Covid19.

Ressaltamos que, ainda que não tenhamos o status de transmissão comunitária, o fluxo de pessoas de outros municípios interfere diretamente no aumento de contaminados.

Portanto, seguimos orientando a toda a população que evite aglomerações, bem como a circulação desnecessária nas vias públicas, usem máscaras, higienizem sempre as mãos e não recebam parentes ou amigos em casa, ainda que mantenham cuidados como o uso de máscaras.

 

Fonte: ASCOM

Foto: Paula Fróes/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) alertou para o crescimento acentuado de casos de coronavírus em Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador. Em transmissão ao vivo nas redes sociais na noite de ontem (27), o chefe do Executivo estadual cobrou um aumento do isolamento social mo município. Ao todo, de acordo com o último boletim da Secretaria Estadual de Saúde, foram registrados 408 casos de Covid-19 e quatro mortos.

“Não é mais sinal amarelo, é vermelho que está aceso. É preciso aumentar o isolamento urgente em Feira. Se continuar com essa taxa, vai ter explosão de casos em Feira. Enquanto a Bahia está estabilizado, Feira de Santana está crescendo. É hoje o município com maior taxa de crescimento”, afirmou o governador.

Ainda segundo o governador, outros municípios apresentaram taxas de crescimento inferiores em relação aos últimos registros de coronavírus. “Na hora que elas pararem de crescer, vamos começar a descida dos números. Hoje é um resultado para nos alegrar. Não chegou a um resultado final, mas começamos a ver uma luz no fim do túnel. Para fazer essa linha cair, temos que manter isso em alguns dias. Se conseguir manter um isolamento maior, nós vamos reverter esse gráfico”, afirmou Rui.

 

Fonte: Metro1

Foto: Divulgação

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (27/5) pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus, o município registrou, nas últimas 24 horas, onze novos casos confirmados de Covid-19 totalizando agora 38 casos.

Dentre os confirmados, 13 pacientes estão recuperados, enquanto 25 seguem monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Até às 17h desta quarta, 45 pessoas aguardam o resultado de exames, sendo 19 pelo Laboratório Central de Saúde Pública – Lacen, de Salvador, e 26 por laboratórios privados.

Cento e vinte e sete pessoas apresentaram resultado negativo, sendo 58 em exames realizados pelo Lacen e 69 por laboratórios da rede privada.

 

Fonte: Andaiá FM

Foto : Paula Fróes/GOVBA

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou hoje (27) 36 novas mortes por coronavírus no estado, chegando a 531 óbitos e 15.070 casos confirmados de Covid-19. No boletim anterior, eram 14.566 casos, um acréscimo de 504 novos registros. Segundo a pasta, os novos óbitos registrados referem-se a um período de 17 dias.

Ao todo, 9.390 pessoas permanecem monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, o que são chamados de casos ativos. Na Bahia, 2.234 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Os casos confirmados ocorreram em 263 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (63,16%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.581,12), Ipiaú (4.250,87), Itabuna (3.695,66), Salvador (3.268,76) e Ilhéus (3.086,36).

O boletim epidemiológico registra 38.628 casos descartados e 99.304 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17h30 desta quarta-feira (27).

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) contabiliza 531 mortes pelo novo coronavírus:

496º óbito – mulher, 65 anos, residente em Salvador, portadora de doença cardiovascular, foi internada no dia 11/05 e veio a óbito dia 23/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

497º óbito – homem, 57 anos, residente em Salvador, sem comorbidade, foi internado dia 13/05 e veioa óbito dia 18/05, em hospital da rede pública, em Salvador;

498º óbito – homem, 55 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão arterial, foi internado dia 17/05 e veio a óbito no mesmo dia, em hospital da rede pública, em Salvador;

499º óbito – mulher, 63 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão arterial, foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital privado, em Salvador;

500º – mulher, 81 anos, residente em Salvador, histórico de hipertenção arterial, diabetes e doença do sistema nervoso, foi internada no dia 15/05 e veio a óbito 19/05, em hospital privado, em Salvador;

501º – mulher, 84 anos, residente em Ilhéus, histórico de hipertensão arterial, foi internada dia 02/05 e veio a óbito dia 20/05, em hospital da rede pública, em Ilhéus;

502º – mulher, 95 anos, residente em Salvador, sem comorbidade, foi internada dia 14/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital provado, em Salvador;

503º – mulher, 46 anos, residente em Salvador, obesa e portadora de doença autoimune, foi internada 15/05 e veio a óbito dia 20/05, em hospital privado, em Salvador;

504º – homem, 35 anos, residente em Nova Rosalândia (TO), sem comorbidade, não foi informada a data de admissão na unidade, onde veio a óbito dia 24/05, em hospital público, em Buritirama;

505º – homem, 38 anos, residente em Lauro de Freitas, com doença hematológica, , não foi informada a data de admissão na unidade, onde veio a óbito dia 18/05, em unidade pública, em Lauro de Freitas;

506º – mulher, 67 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão arterial, diabete, doença cardiovascular, doença respiratória crônica e obesidade, foi internada dia 12/05 e veio a óbito dia 26/05, em hospital privado, em Salvador

507º óbito – homem, 50 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão arterial e obesidade, foi internado 21/05 e veio a óbito 25/05, em hospital público, em Salvador;

508º óbito – homem, 53 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular, foi internado dia 04/05 e veio a óbito 25/05, em hospital privado, em Salvador;

509º óbito – homem, 42 anos, residente em Salvador, com histórico de diabete, foi internado dia 12/05 e veio a óbito 24/05, em hospital privado, em Salvador;

510º – homem, 48 anos, residente em Salvador, com histórico de doença cardiovascular, foi internado 15/05 e veio a óbito dia 23/05, em hospital privado, em Salvador

511º – mulher, 66 anos, residente em Salvador, com histórico de hipertensão arterial e diabete, foi internada 13/05 e veio a óbito dia 25/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

512º – mulher, 73 anos, residente em Salvador; com histórico de doença cardiovascular, dói internada 10/05 e veio a óbito dia 22/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

Para acessar o boletim completo, com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.

 

Fonte: Metro1

Foto: Reprodução / Google Imagens

Durante coletiva de imprensa realizada no início da tarde desta quarta-feira, 27, para falar sobre as medidas de prevenção e enfrentamento ao coronavírus, o prefeito de Cruz das Almas, Orlando Pereira, afirmou que um decreto específico para o São João deste ano está sendo preparado em conjunto com o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Segundo o gestor, medidas mais rígidas serão tomadas nesse período, entre elas está sendo estudada a possibilidade da proibição das vendas de fogos de artifício e fogueiras, com objetivo de evitar aglomerações de pessoas no município durante o período da pandemia. A divulgação das novas medidas restritivas relacionadas aos festejos juninos chegou a ser cogitada pelo promotor de Justiça José Reis Neto, na tarde de ontem, 26, durante entrevista ao radialista Paulo Galvão da Transbrasil FM 93,7.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto : Reprodução/Instagram

Há exatamente um ano, o Brasil foi surpreendido pela morte de um jovem cantor, com futuro promissor, o Gabriel Diniz. Ele não resistiu à queda do avião em que estava, no interior de Sergipe, e naquele dia sua morte chocou amigos, familiares e fãs em todo o país.

Nesta quarta-feira (27), quando se completa um ano da sua partida, Gabriel tem sido homenageado por inúmeras pessoas nas redes sociais. Entre as demonstrações de carinho e saudade, estão as dos cantores Raí, da banda Saia Rodada, e Xand, do Aviões, parceiros declarados do sertanejo.

Quem também fez questão de homenagear o cantor publicamente foi sua namorada, na época, Karoline Calheiros. Em depoimento emocionado, ela compartilhou um vídeo com diversos momentos vividos com Gabriel. "1 ano sem você...Passou tão rápido. Ao mesmo tempo que a falta que faz é tão, tão grande! Que confuso tudo isso... Deve haver alguma explicação para essa data. Mas acima de tudo sou grata a Deus por você significar tanto pra mim, por ter me ensinado tanto, por você ter vindo a esse mundo pra fazer a diferença dando exemplos tão incríveis para tantos, e um deles é “viver a vida da melhor forma, com alegria e plantando o bem.” Assim seja! Sou grata pelas graças de Deus em minha vida e por Ele me manter firme em alegria, como você sempre quis me ver. Te amo demais! Deus é contigo minha estrelinha saudade sem fim", postou.

 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 

1 ano sem você...Passou tão rápido. Ao mesmo tempo que a falta que faz é tão, tão grande! Que confuso tudo isso... Deve haver alguma explicação para essa data. Mas acima de tudo sou grata a Deus por você significar tanto pra mim, por ter me ensinado tanto, por você ter vindo a esse mundo pra fazer a diferença dando exemplos tão incríveis para tantos, e um deles é “viver a vida da melhor forma, com alegria e plantando o bem.” Assim seja! Sou grata pelas graças de Deus em minha vida e por Ele me manter firme em alegria, como você sempre quis me ver. Te amo demais! Deus é contigo minha estrelinha🙏🏼❤️🌟 saudade sem fim♾

Uma publicação compartilhada por Karoline C. (@karolinecalheiros) em

Ainda pela memória do artista, será realizada uma missa, com transmissão ao vivo, a partir das 20h, no nstagram e no canal do YouTube do cantor. O anúncio foi feito pelo pai de Gabriel, Cizinato Diniz. “27 de Maio, dia difícil de ser encarado por nós. A vontade é de acordar desse pesadelo, porém tudo isso é real e não podemos negar que aconteceu. Mas também temos que lembrar e festejar o quanto Gabriel foi feliz e contagiante enquanto esteve entre nós e por isso celebremos a Páscoa dele juntos, com alegria, na certeza de que ele esteja como anjo que é, ao lado de Deus todo poderoso.”.

 

Fonte: BNews

Foto: Reprodução / A Tarde

O tradicional fabrico do licor de Cachoeira, no Recôncavo, não registrou uma retração nas vendas deste ano. Os produtores da cidade temiam uma queda por conta do cancelamento das festividades e a antecipação do feriado de São João, comemorado originalmente no dia 24 de junho, para esta terça-feira (26).

Com aumento de aproximadamente 30% das vendas, uma das responsáves pelo Licor de Roque Pinto, uma das principais fábricas de licor cacheoiranas, Sida Silva, credita o aumento a dois fatores: pessoas que ficaram desempregadas durante a pandemia e encontraram na revenda de licor uma renda extra, e aqueles que não dispensam a tradição de tomar um licor no São João, mesmo em casa.

“Nos últimos 20 dias, tivemos um aumento absurdo de vendas e pessoas procurando, muito além do que esperávamos. Até mesmo algumas vendas já antecipadas, que a gente da Roque Pinto achou que seriam canceladas, foram mantidas”, destacou a empreendedora ao jornal A Tarde.

A jornalista e influenciadora digital Ana Letícia é uma das pessoas que fazem parte da parcela que procurou pelo licor de Cachoeira para não passar o feriado do São João em branco. Para Ana, neste momento é importante que se mantenha a tradição, mesmo respeitando o isolamento social e comemorando em casa.

“O São João é uma festa que reproduz a fé do nordestino e, além disso, é época de fartura. Então, mesmo que estejamos enfrentando um momento de crise, acredito que continuar comprando os alimentos e bebidas dessa festa movimenta a renda da nossa região e das pessoas que produzem”, salientou a influencer.

Com os aprendizados das mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 e para facilitar que pessoas de outras cidades tenham acesso ao licor, sem precisar aglomerar Cachoeira, Sida acredita que o próximo passo das indústrias da área será acrescentar pontos de distribuição da bebida em outras cidades do estado.

“Nós tínhamos um depósito que atendia a cidade de Salvador e, nesta pandemia, tivemos que acelerar a abertura do segundo, que estava previsto para mais tarde. No futuro, nosso plano é fazer o mesmo em outras cidades e espalhar o licor com mais facilidade pela Bahia”, acrescentou.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto: Divulgação

O governo da França proibiu oficialmente o uso de hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19 em hospitais. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (27). A utilização em ensaios clínicos ainda é autorizado.

A decisão veio depois que dois organismos responsáveis pela saúde pública na França se declararam contrários à utilização da substância.

Remédio contra a malária, a hidroxicloroquina, derivada da cloroquina, tem sido usada desde o final de março, de forma excepcional, em hospitais franceses para tratar casos graves do coronavírus.

No Brasil, a situação é diferente. O presidente Jair Bolsonaro é um entusiasta da hidroxicloroquina e cloroquina. E apesar dos estudos contrários, o mandatário da República permanece defensor da medição.

 

Fonte: Bahia Notícias

Foto : Reprodução

Uma mulher foi presa suspeita de matar o genro a pauladas, em um distrito de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador. A informação foi confirmada pelas polícias Militar e Civil.

Conforme a PM, o caso ocorreu no distrito de Tiquaruçu, no domingo (24). A vítima foi identificada como Michel Brito Machado, de 39 anos. Não há informações sobre a motivação do crime.

Agentes da 67ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que atendem no local, foram até o distrito, após denúncias anônimas, e confirmaram o crime. Informações de testemunhas apontam que a mulher deu golpes na cabeça do genro várias vezes.

Além dela, a filha, que tinha um relacionamento com a vítima, foi levada para a delegacia. Apesar disso, a prisão em flagrante foi decretada só para a sogra de Michel. O caso é investigado pela Polícia Civil.

 

Fonte: G1 BA

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira, 27, será realizado o Papo com o Povo II Edição - Coletiva! O programa abordará tudo sobre o enfrentamento do coronavírus. O bate-papo está marcado para às12h30 e será transmitido pelas emissoras de rádio da cidade - Santa Cruz 87,9 FM, Excelsior Recôncavo 105,1 FM e Transbrasil 93,7 FM, e na Página Oficial da Prefeitura no Facebook. Participe!

 

ASCOM

Foto : Reprodução/Forte na Notícia

Um acidente envolvendo carro e moto foi registrado no final da tarde de ontem, 26, na Avenida Getúlio Vargas, em Cruz das Almas, nas proximidades do Posto Cajá – sentido saída da cidade.

Ferido, o motociclista foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entretanto seu estado de saúde não foi divulgado.

O condutor do carro envolvido na batida não se feriu. Prepostos da SMTT estiveram no local e orientaram os motoristas, mas as causas do acidente não foram divulgadas.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)

A Bahia registra 14.566 casos confirmados de coronavírus (Covid-19), número que corresponde a 15,38% do total de notificações no estado, de acordo com boletim divulgado na noite desta terça-feira (26) pela Secretaria de Saúde (Sesab). Os 18 óbitos contabilizados no boletim atualizado são referentes a um período de 20 dias, segundo a pasta.

A Sesab registra ainda 4.680 recuperados e 495 óbitos em números totais. Há 9.391 pessoas monitoradas pela vigilância epidemiológica e com sintomas da Covid-19, os chamados casos ativos. Na Bahia, 2.158 profissionais da saúde têm diagnóstico confirmado de Covid-19.

Os casos confirmados são registrados em 258 municípios, com maior proporção em Salvador (63,57 %). As cidades com maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 de habitantes são Uruçuca (4.532,38), Ipiaú (4.098,27), Itabuna (3.658,14), Salvador (3.166,05) e Ilhéus (2.833,79).

O boletim desta terça registra ainda 37.852 casos descartados e 94.689 notificações em toda a Bahia. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde, até as 17h30.

Taxa de ocupação de leitos

Dos 1.658 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para coronavírus na Bahia, 917 já estão ocupados, o que representa uma taxa de ocupação de 55%. Sobre os leitos de UTI adulto e pediátrico, das 678 acomodações exclusivas para coronavírus, 465 têm pacientes internados, uma taxa de ocupação de 68,58%.

Exames

O Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) já fez 47.030 exames do tipo RT-PCR, que é o ‘padrão ouro’ para identificar o genoma viral do coronavírus, no período de 1° de março a 26 de maio de 2020.

Óbitos

A Secretaria da Saúde do Estado contabiliza 495 mortes pelo novo coronavírus.

478º óbito – mulher, 75 anos, residente em Salvador, portadora de diabetes e doença cardiovascular, foi internada dia 15/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

479º óbito – homem, 72 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, doença cardiovascular e doença renal crônica, foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

480º óbito – mulher, 68 anos, residente em Salvador, portadora de doença cardiovascular, foi internada dia 10/05 e veio a óbito dia 24/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

481º óbito – homem, 39 anos, residente em Salvador, portador de obesidade, foi internado dia 14/05 e veio a óbito dia 18/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

482º óbito – homem, 37 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, foi internado dia 15/05 e veio a óbito dia 18/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

483º óbito – homem, 59 anos, residente em Salvador, sem comorbidades, foi internado dia 15/05 e veio a óbito dia 18/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

484º óbito – mulher, 85 anos, residente em Jequié, sem comorbidades, foi internada dia 07/05 e veio a óbito 20/05, em unidade da rede pública, em Jequié;

485º óbito – mulher, 31 anos, residente em Ipiaú, portadora de obesidade, foi internada dia 12/05 e veio a óbito dia 13/05, em unidade da rede pública, em Ilhéus;

486º óbito – homem, 71 anos, residente em Salvador, portador de diabetes, foi internado dia 19/05 e veio a óbito dia 21/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

487º óbito – mulher, 85 anos, residente em Salvador, portadora de hipertensão arterial, diabetes, neoplasia e doença de Alzheimer, foi internada dia 03/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

488º óbito – mulher, 67 anos, residente em Salvador, portadora de neoplasia, foi internada dia 06/05 e veio a óbito na mesma data, em unidade da rede pública, em Salvador;

489º óbito – mulher, idade não informada, residente em Simões Filho, sem comorbidades, foi internada dia 20/05 e veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Simões Filho;

490º óbito – homem, 79 anos, residente em Macarani, portador de hipertensão arterial, foi internado dia 21/05 e veio a óbito dia 26/05, em unidade da rede pública, em Vitória da Conquista;

491º óbito – homem, 72 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial e doença cardiovascular, foi internado dia 05/05 e veio a óbito dia 15/05, em hospital filantrópico, em Salvador;

492º óbito – homem, 75 anos, residente em Salvador, portador de hipertensão arterial, foi internado data de admissão não informada e veio a óbito dia 20/05, em unidade da rede privada, em Salvador;

493º óbito – homem, 67 anos, residente em Salvador, portador de diabetes, data de admissão não informada, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

494º óbito – mulher, 30 anos, residente em Salvador, portadora de doença renal crônica, data de internação não informada, veio a óbito dia 22/05, em unidade da rede pública, em Salvador;

495º óbito – homem, 71 anos, residente em Salvador, portador de diabetes e hipertensão arterial, data de internação não informada, veio a óbito dia 21/05, em unidade da rede pública, em Salvador.

Faixa etária

Quanto ao sexo dos casos confirmados 44,96% foram do sexo feminino; 36,68% do sexo masculino; e 18% sem informação. A faixa etária mais acometida é de 30 a 39 anos, representando 20,75% do total. O coeficiente de incidência por 1.000.000 de habitantes foi maior na faixa etária de 80 anos e mais (1.392,91/1.000.000 habitantes), indicando que o risco de adoecer foi maior nesta faixa etária, seguida da faixa de 30 a 39 anos (1.317,28/1.000.000 habitantes).

 

Fonte: Bahia.ba

Foto : Antonio Cruz/Agência Brasil

O novo prazo de inscrição para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 se encerra às 23h59 de hoje (27). A data do término para se candidatar foi prorrogada na última semana, assim como das provas, que aconteceriam em novembro, em razão do coronavírus.

Para se inscrever no Enem, o estudante deve acessar a Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável por organizar o exame.

Apesar do fim das inscrições ter sido postergado, o prazo para pagamento da taxa exigida para prestar o Enem não foi prorrogado: todos aqueles que não estão isentos do valor precisam pagar o boleto de R$ 85 até amanhã (28).

 

Fonte: Metro1

Foto: Facebook/ Rui Costa

A Bahia ocupa o segundo lugar no ranking nacional de testagens para a Covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Rui Costa nas redes sociais, na manhã desta terça-feira (25).

“Investimos muito na ampliação e aquisição de equipamentos para o Lacen-BA, em #Salvador e expandimos para o interior com análises em Porto Seguro, Paulo Afonso, Jequié, Vitória da Conquista e Barreiras”, escreveu o petista.

Ao todo, o estado já realizou mais de 40 mil testes RT-PCR, no período de 1º a 21 de maio. Segundo o governador, a expectativa é de que a testagem seja ampliada com a chegada de três novos equipamentos.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) na noite de segunda-feira (25), o estado soma 14.204 infectados pelo novo coronavírus e 477 mortes no total.

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Reprodução / TV Bahia

Moradores de vários bairros de Salvador aproveitaram a antecipação do feriado de São João , que passou para esta terça-feira (26), e celebraram a data na noite de segunda (25). Foram registrados nas ruas da capital baiana fogos de artifício, fogueiras e até guerra de espadas.

Com o intuito de diminuir o movimento nas ruas e, consequentemente, combater a taxa de propagação do coronavírus, o governador da Bahia, Rui Costa, e o prefeito de Salvador, ACM Neto, anunciaram na sexta-feira (22) a antecipação de feriados durante esta semana. Assim como ocorre no Natal, a festa de São João é celebrada na véspera do feriado. Por isso, as celebrações nas ruas da capital baiana foram registradas na noite de segunda-feira.

No bairro de Periperi, que fica no subúrbio ferroviário de Salvador, os moradores aproveitaram a data para fazer guerra de espadas. Imagens divulgadas em redes sociais mostram algumas pessoas arremessando o artefato.

Em Periperi fogueiras foram vistas nas portas de casas. Um dos moradores se mostrou surpreso. “Gente, inacreditável. É São João mesmo. Eu vim aqui comprar o pão. É uma fogueira de verdade”, disse em um vídeo divulgado nas redes sociais.

No bairro do Uruguai, um grupo de jovens da comunidade do Bate Estaca soltaram rojões na rua. Uma cortina de fumaça se formou no local. Imagens mostram que todos estavam muito próximos e sem máscara.

Em São Cristóvão, outro bairro da capital baiana, os moradores também montaram fogueiras. Um deles ressaltou que não poderia ficar sem comemorar a data. “Viva o São João. Nós temos que comemorar essa data muito importante aqui no nosso bairro”, falou.

 

Fonte: G1

Foto: Reprodução/Forte na Notícia

Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a apreender grande quantidade de “espadas de fogo”, no município de Cruz das Almas. O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (25/05), na Chapadinha, nas proximidades da Embrapa.

Durante a ação do Ministério Público estadual (MP-BA) com apoio da PM, também foram apreendidos material utilizado no fabrico do artefato, como marretas, socadores, barro, bambu e pólvora.

Em contado com o Forte na Notícia, por telefone, o promotor José Reis Neto, disse que quatro pessoas foram presas em flagrante e apresentadas juntas com o material apreendido na sede da 4ª COORPIN em Santo Antônio de Jesus, onde aguardam decisão da Justiça Criminal. Essa é a primeira apreensão do artefato após inúmeras denúncias anônimas que tem sido envidas ao Complexo Policial.

 

Fonte: Forte na Notícia

Foto: Divulgação

Santo Antônio de Jesus registra nesta segunda-feira (25/5) sete novos casos positivos de Covid-19, totalizando 19 casos confirmados. Os dados são do boletim epidemiológico divulgado hoje. Dos novos casos, dois realizaram exames pelo Laboratório Central (LACEN) e cinco em laboratórios da rede privada.

Dentre os confirmados, oito estão recuperados e 11 estão em isolamento domiciliar, monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde. Outros quatro pacientes aguardam o resultado de exames e também são monitorados; enquanto 117 apresentaram resultado negativo, sendo 55 em exames realizados pelo Laboratório Central (LACEN) e 62 por laboratórios da rede privada.

 

Fonte: Andaiá FM

Foto: Divulgação

A Associação dos Remanescentes de Quilombo Vila Guaxinim, através de solicitação ao MDH e da Fundação Cultural Palmares, distribuiu na última sexta-feira (22) 760 cestas básicas às comunidades Quilombolas Vila Guaxinim e Baixa da Linha, através da articulação da sua representante Miriam Feliciano de Barros.

A ação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, por meio da Secretaria de Políticas Especiais, e da UFRB. "Esta ação contribui para o fortalecimento das comunidades neste momento de pandemia, não só com a distribuição de alimentos, como a prevenção do Covid-19", declarou o secretário de políticas especiais Natanael Conceição.

 

ASCOM

Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Cruz das Almas, através da Secretaria de Saúde, informa que hoje, 25 de maio, confirmou mais 01 caso para Covid19.

O perfil de fonte de contaminação dos casos ATIVOS no nosso município se apresenta como: Contaminação por visita de pessoas vindas de Salvador: 03; Profissionais de Transporte de carga: 02; Profissional de saúde: 01.

Dos 15 casos confirmados para COVID-19, 09 (nove) já receberam alta médica e os 06 (seis) casos ativos estão sendo monitorados pela vigilância em saúde do município, em isolamento domiciliar e com quadro clínico estável.

Encontram-se em monitoramento pela vigilância em saúde 63 pessoas, e dessas, 15 (quinze) apresentam suspeita diagnóstica para a Síndrome Gripal e já foram testados.

A distribuição geográfica dos casos confirmados no município se apresenta com 12 (doze) casos na zona urbana e 03 (três) casos na zona rural.

O boletim epidemiológico Nº 70 registra ainda 56 casos descartados para Covid19.

 

ASCOM

Foto: Fotos Públicas

A Bahia confirmou mais 47 mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus. Com este número, o estado passa a ter 460 óbitos relacionados à Covid-19, além de 13.899 casos confirmados. Neste segundo grupo, em virtude de nova metodologia do Ministério da Saúde, 190 infecções aguardam validação dos municípios.

Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, 9.474 pacientes estão sendo monitorados pois apresentam sintomas da Covid-19, enquadrando-se como casos ativos e que pode em contaminar terceiros.

Os casos confirmados ocorreram em 246 municípios do estado, com maior proporção em Salvador (62,83%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 1.000.000 habitantes foram Uruçuca (4.239,97), Ipiaú (3.923,88), Itabuna (3.878,57), Ilhéus (3.172,61) e Salvador (2.998,59).

Na Bahia, dos 1.475 leitos disponíveis do SUS exclusivos para Covid-19, 728 possuem pacientes internados, o que representa uma taxa de ocupação de 49%. Nas UTI adulto e pediátrico, dos 610 leitos exclusivos para o coronavírus, 375 possuem pacientes internados (taxa de 61,5%).

 

Fonte: Bahia.ba

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa depositará nesta segunda-feira (25) segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) para trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados.

Serão contempladas pessoas que nasceram em setembro ou outubro e receberam a primeira parcela entre 1º e 30 de abril. A exceção é o beneficiário do Bolsa Família, que recebe de acordo com outro calendário.

O calendário de hoje é para o depósito na poupança digital da Caixa. Todos os beneficiários da segunda parcela vão receber o dinheiro em uma conta digital, mesmo aqueles que indicaram conta de outro banco no cadastro. Nesse caso, os valores poderão ser usados apenas para pagamento de contas e boletos e para compras por meio de cartão de débito virtual.

Nesta terça (26), o crédito será feito para quem nasceu em novembro e dezembro.

Para sacar o dinheiro ou transferi-lo para outro banco será preciso esperar alguns dias, seguindo um calendário que começa no dia 30 de maio.

 

Fonte: Bahia.ba

Entrevistas
Vem aí uma série de entrevistas com personalidades do nosso Recôncavo
Mídia TV
Loteamento Paraguassu Residence - Cabaceiras do Paraguaçu
Mural de Recados
Tarsila escreveu para Joseane
"Vdd eu tbm eu quero saber tbm de todas as notícias desses anos que esta acontecendo muitas coisas ai è bom saber das coisas primeiro..."
Joseane Bonfim escreveu para Anderson Bella
"Ola, tudo bem? Sou Joseane Bonfim e estou fazendo uma pesquisa sobre os blogs da região de SAJ, o Midia Reconcavo se encaixa na categoria de Blog?"
Podcast
Áudio que circula nas redes sociais diz que a Barragem Pedra do Cavalo não está segura; Votorantim Energia desmente.
Um áudio que vem circulando nas redes sociais vem preocupando os moradores da região. Segundo uma mulher, que não teve a identidade revelada, a UHE Pedra do Cavalo está toda estralada.